A Sega e o Sonic em eventos esportivos

J√° que estamos em uma seca de not√≠cias, vamos a um especial para contar um pouco sobre o rico mundo da s√©rie Sonic. Os anos 90 representaram o auge da Sega e da s√©rie Sonic, ao menos em termos de marketing. Nesta d√©cada a Sega, tanto do Jap√£o quanto da Europa ou EUA, realizou uma s√©rie de patroc√≠nios a eventos esportivos, estampando n√£o s√≥ o nome da Sega, como tamb√©m o ouri√ßo. 

A ideia, √© claro, era de transmitir a no√ß√£o de que a Sega contribui n√£o apenas para os games, como tamb√©m para os esportes reais, sendo uma empresa com valores ligados ao fomento do esporte e do entretenimento. O esporte √© algo que move muitas pessoas, seja pelo lado do espet√°culo, seja pelo lado do ser humano sendo submetido ao seu limite. Al√©m disso, √© um rico campo para apostadores, que acabam se especializando no esporte para tra√ßar estat√≠sticas e probabilidades de resultado para apostas. No site Sportingbet b√īnus √© poss√≠vel participar de apostas sem sair de casa.

Fórmula 1 (1993 e 1994)

O mais conhecido caso do Marketing da Sega foi o patrocínio realizado pela empresa na Fórmula 1, a categoria máxima do automobilismo mundial. À época as melhores equipes eram a Williams, McLaren e Benetton. Por ser uma equipe inglesa, a Sega da Europa esquematizou o patrocínio da equipe Williams e do Grande Prêmio da Europa de 1993 através do piloto inglês Damon Hill (o outro piloto era o rival de Senna, Alain Prost).

O patroc√≠nio no carro da Williams em 1993 trazia o Sonic em dois lugares: na asa traseira, apontando o n√ļmero do piloto e um curioso desenho na lateral do ve√≠culo, em que o pr√≥prio Sonic aparecia acelerando o carro. Al√©m disso, o nome da Sega aparecia no macac√£o dos dois pilotos e no capacete de Damon Hill. 

A Sega patrocinou tamb√©m o Grande Pr√™mio da Europa, que levou o nome de “Sega European GP”. O curioso √© que esta corrida, disputada em condi√ß√Ķes ca√≥ticas de chuva que ia e voltava, foi considerada a melhor corrida de Ayrton Senna. Al√©m de ter feito uma primeira volta perfeita (considerada por muitos a melhor volta da hist√≥ria da F√≥rmula 1), Senna venceu com facilidade apesar da superioridade da Williams. O Sonic apareceu em v√°rios lugares da pista em bal√Ķes e placas de marketing, al√©m da pr√≥pria Sega. O trof√©u da corrida foi um Sonic, que segundo se conta foi um trof√©u provis√≥rio apenas para ser exibido na transmiss√£o esportiva, sendo que n√£o se sabe hoje onde est√° este trof√©u.

Um ouri√ßo descaracterizado de Sonic sendo “atropelado” pela McLaren

Em 1994 o patroc√≠nio continuou sendo apenas para o piloto Damon Hill. Justamente no ano em que o Senna foi para a Williams (equipe e ano em que fatidicamente morreu), a Sega deixou de patrocinar toda a equipe. Mas o Senna tamb√©m j√° teve o Sonic estampado em sua McLaren em 1993, em uma curiosa provoca√ß√£o da equipe McLaren √† Williams: o carro carro estampava um ouri√ßo (descaracterizado de Sonic) atropelado, demonstrando que a equipe “atropelava” a Williams.

Fórmula Indy (1992)

Quando descobrimos esta informa√ß√£o, constatei que a Power Sonic era o √ļnico site de Sonic do mundo a comentar este caso. A Sega, dessa vez a da Am√©rica, patrocinou antes ainda da F√≥rmula 1 a equipe Dick Simon Racing na F√≥rmula Indy em 1992 (categoria de automobilismo americana). Na Indy os carros podem mudar o patroc√≠nio ao longo das corridas, ent√£o n√£o sabemos em que corridas isso aconteceu. O carro estampava a Sega e o Sonic e tinha uma cor mais puxada para o azul. Nesta equipe corrida o brasileiro Raul Boesel. A melhor coloca√ß√£o com o carro foi o segundo lugar no GP de Detroit. O carro com o patroc√≠nio disputou as 500 milhas de Indian√°polis (que comp√Ķe a Tr√≠plice Coroa do Automobilismo, junto do GP de M√īnaco e 24 horas de Le Mans e que somente um piloto, justamente o pai de Damon Hill, conquistou at√© hoje). Ali√°s, os √ļnicos pilotos hoje aptos a conseguirem novamente s√£o o colombiano Juan Pablo Montoya e o catal√£o Fernando Alonso, este pode conseguir ainda em 2019 se vencer as 500 milhas de Indian√°polis).

Sonic no Futebol (1995)

Digamos que o Futebol japonês não é exatamente um primor, mas a Sega ajudou a dar um empurrãozinho

Saindo do campo do automobilismo, onde o Sonic fazia todo o sentido de ser o patrocinador, a Sega, agora do Jap√£o, patrocinou a equipe JEF United Ichihara Chiba de Futebol Japon√™s no ano de 1995. Neste caso, o logo da Sega e do Sonic estampavam a camisa da equipe, que, curiosamente, √© verde-e-amarela (reparou como os 3 patroc√≠nios t√™m algo ligado ao Brasil?).

E assim encerramos esse especial mostrando a ousada estratégia de marketing da Sega nos anos 90 no campo de patrocínio de eventos esportivos. A Nintendo, sempre mais conservadora em suas estratégias, nunca chegou a fazer algo parecido.

Coment√°rios do Facebook

Coment√°rios do Facebook

2 Responses to A Sega e o Sonic em eventos esportivos

  1. Shaoran disse:

    De onde s√£o essas todas informa√ß√Ķes?
    E se for perguntar porque? é só por curiosidade!

    Obs:O texto em baixo da imagem onde mostra o Sonic sendo “atropelado” t√™m um erro de digita√ß√£o onde voc√™ repetiu a palavra carro duas vezes em seguida!

  2. HK¬į disse:

    @Shaoran. Valeu pelo toque corrigirei. Eu sou fanático por automobilismo. Esses detalhes todos (do carro da McLaren provocar a Williams via Sonic) e etc são muito comentadas nos blogs especializados, além dos registros fotográficos. A da Indy é a mais escassa de todos, muito pouco comentado, mas confirmei o registro fotográfico com vídeos no YouTube. E o do futebol é também baseado nos registros fotográficos e os vários blogs especializados ^^

Deixe um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *