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Sonic Deve Viver

Título: Sonic Deve Viver
Data:
04/05/08 - 18:22:35
Por:
Fast the Hedgehog

 

 

Sonic Deve Viver

Afina, Sonic deve viver ou morrer?

Depois do sucesso da minha ultima matéria, “Preconceito nos videogames”, eu decidi voltar a escrever para a seção de Colunas a Power Sonic. Obviamente, eu sou um fã dos jogos de Sonic e, provavelmente, não sou o mais adequado a escrever essa matéria, mas tentarei ser o mais imparcial possível. A matéria é dividida em duas partes: a primeira é um mini-resumo da história do Sonic e a segunda apresenta motivos para o Sonic viver.

Em 1991, lançava um game para o console da Sega, mas esse jogo não era apenas “mais um” da impressa japonesa, que até então não estava bem das pernas no Japão. O mascote da Sega nasceu no dia 21 de Junho de 1991, o seu nome? Sonic The Hedgehog. Ninguém jamais esqueceria esse nome. O mundo dos games nunca mais seria o mesmo.

Sonic The Hedgehog, de fato, era o oposto do mascote da BIG N. A Sega, no auge de sua competência, sabia que a geração de 90 era diferente da geração de 80, esta última comandada por  Myamoto e sua turma com seu Mario Bros para NES. Os consoles eram mais rápidos, eram mais potentes, eram mais dinâmicos. A Sega inovou, e acertou, ao fazer uma jogabilidade rápida para o ouriço.

Mario teve grandes jogos na primeira metade dos anos 90, mas nenhum deles conseguiu ofuscar o brilho da geração de ouro do Sonic The Hedgehog para Mega-drive. Curiosamente, nada dava errado para a Sega naquela época. Mesmo com intrigas dentro da própria produtora tínhamos bons resultados: Sonic CD (Sega of Japan) e Sonic 2 (Sega of América) são considerados os melhores jogos do ouriço de todos os tempos. O Sonic crescia e com ele arrastava vários fãs, a maior prova do fanatismo ao ouriço foi uma enquete de uma revista norte-americana nomeando Sonic The Hedgehog como o segundo maior ícone do mundo no ano de 1994, perdendo apenas para o Arnold Schwarzenegger.

Mas, no sublime da noite, Sonic The Hedgehog passaria por maus momentos a partir da decadência da empresa japonesa.  A decadência começou com o Sega Saturn que, por algum motivo, não emplacou, talvez a única esperança para o console de mesa fosse o Sonic X-Treme, mas o jogo foi cancelado pela Sega, o motivo? Não era páreo para Super Mario 64 da BIG N. O tempo passou, e a Sega decidiu apostar todas as suas fichas no Dreamcast, que foi um grande console, mas não emplacou. O console teve grandes jogos como Sonic Adventure e Shenmue, mas o espírito revolucionista da Sega não a conteve, e lançou o console ainda no século XX. A mídia GD e a confirmação de que o Playstation 2 estava no forno contiveram as vendas do Dreamcast.

No Dreamcast, Sonic The Hedgehog estava de volta, ele havia sido redesenhado para ficar mais “cool” e atrair um outro publico. Alguns discutem se esse foi o motivo da queda dos jogos de Sonic. Eu discordo, porque o Sonic sempre teve o seu lado rebelde e redesenhar o mascote da Sega foi fundamental para construção de uma das maiores comunidades de videogame que existe, aliás, muito maior que do Mário.  

Sonic conseguia bons resultados no ultimo console da Sega, Sonic Adventure 2 honrou os 10 anos do ouriço. Com a prematura morte do Dreamcast, Sonic The Hedgehog acabou migrando para outros consoles a fim de se manter vivo, mas mesmo com a morte do dreamcast, a fusão da Sega com a Sammy, a transformação da empresa em um softhouse, a má fase continuava.

A partir de 2002, cada ano foi pior para o Sonic, como uma doença degenerativa, até atingir o coração do ouriço. Em 2005, a série alcançava o fundo do poço com o jogo Shadow The Hedgehog que, por ironia, nem era do Sonic. Curiosamente, Sonic só se dava bem no portátil da Nintendo, Sonic Rush e Sonic Rush Adventure são duas provas desse mini sucesso. Se alguém te falasse em 1994, quando Sonic foi ícone do mundo dos games, que o Sonic teria um jogo para um aparelho da Nintendo, o que você faria? Eu ia rir muito.

A partir de 2007, as coisas começam a melhorar, pouco, é verdade, mas começam. Sonic and The Secret Rings trouxe esperanças para os simpatizantes do WII, Mario & Sonic nos jogos olímpicos venderam mais 4 milhões de exemplares, Sonic Chronicles, primeiro RPG da série, foi anunciado, Sonic confirmado como um dos personagens em Brawl. Tudo isso fortaleceu o nosso herói azul e trouxe um ano promissor para ouriço.

Em 2008, Sonic deve viver para retornar a sua glória, retornar ao posto que lhe foi tirado. Sonic Unleashed é um pacote que todos os fãs estavam pedindo, o retorno à origem. Alguns torceram o nariz com ouriço-monstro, mas, depois de muito tempo, eu estou botando fé na equipe da Sega.

Segunda - parte:

Quando Sonic The Hedgehog para o Mega-drive foi lançado, ele automaticamente se tornou um clássico do videogame, assim como Legend of Zelda, Mario, Metal Gear e etc... Ele conquistou fãs pelo mundo inteiro, é um dos mascotes mais famosos do videogame.

Alguns dizem que o Sonic deve morrer, porque a Sega está o aproveitando demais essa geração, tudo para ganhar o ganha pão da impressa japonesa, mas eu discordo. Como um dos maiores ícones do videogame, a marca Sonic The Hedgehog pode e deve ser explorada ao máximo. A Nintendo faz isso com extrema competência com o seu mascote, porque a Sega não pode?  O que está errado na política da Sega é fazer a marca Sonic como cobaia de impressa pequena fazer seus jogos particulares. Vocês já ouviram falar na Backbone Entertainment, pois é, ela criou o Sonic Rivals, a produtora até que possui boas idéias, mas não se dá permissão de criar um jogo de Sonic a uma produtora qualquer de jogos, principalmente uma que nunca fez um jogo de expressão. Vocês por acaso vêem algum jogo de Metal Gear sem ter o selo da Konami ou do Hideo Kojima? É, mas com Sonic, infelizmente, eu vejo.

Eu tenho muito orgulho de dizer que a era de 16-bits foi a melhor geração de todos os tempos de videogames, tivemos ótimos jogos. A Nintendo e Sega disputavam para saber quem seria a vencedora na geração. A Sega não teve muito apoio de outras third-partys, ou seja, a Sega dependia muito de seus jogos e Sonic The Hedgehog foi um deles. A Sega já mostrou que tem competência, mesmo que tenha sido nos anos 90. Eu acredito que ela possa a voltar a ser competente. Para recomeçar, primeiro, ela tem que trazer Sonic de voltar às glórias.

O presidente da Sega disse ano passado que colocaria Sonic na geladeira por alguns meses. A partir desse momento, a Sega começou a focar o seu trabalho, Sonic The Hedgehog passou por um processo de reformulação. Eu acredito que essa reformulação tem dado boas colheitas. 

De 2002 até 2006, Sonic perdeu muito. Perdeu qualidade, respeito e fãs. Sonic não morreu em ’06 porque é um dos grandes ícones do videogame. Perder Sonic seria um golpe muito forte para industria dos games.  Não acredito que o simples fato de não ter jogos de Sonic o salvasse. Sonic também passou por maus momentos entre 95-98, mas voltou por cima com Sonic Adventure, marcando uma nova era do videogame, era dos 128-bits.

Enfim, Sonic The Hedgehog deve viver porque é um dos grandes ícones do videogame, fez parte da maior era do videogame, sobreviveu a uma grande crise na segunda metade da década de 90, é o mascote com a maior comunidade de games, junto com os jogos da Square, e porque seus fãs merecem compartilhar as glórias do passado.

- Fast The Hedgehog