Afina, Sonic deve viver ou morrer?
Depois do sucesso da minha ultima matéria,
“Preconceito nos videogames”, eu decidi voltar a
escrever para a seção de Colunas a Power Sonic.
Obviamente, eu sou um fã dos jogos de Sonic e,
provavelmente, não sou o mais adequado a
escrever essa matéria, mas tentarei ser o mais
imparcial possível. A matéria é dividida em duas
partes: a primeira é um mini-resumo da história
do Sonic e a segunda apresenta motivos para o
Sonic viver.
Em 1991, lançava um game para o console da
Sega, mas esse jogo não era apenas “mais um” da
impressa japonesa, que até então não estava bem
das pernas no Japão. O mascote da Sega nasceu no
dia 21 de Junho de 1991, o seu nome? Sonic The
Hedgehog. Ninguém jamais esqueceria esse nome. O
mundo dos games nunca mais seria o mesmo.
Sonic The Hedgehog, de fato, era o oposto do
mascote da BIG N. A Sega, no auge de sua
competência, sabia que a geração de 90 era
diferente da geração de 80, esta última
comandada por Myamoto e sua turma com seu Mario
Bros para NES. Os consoles eram mais rápidos,
eram mais potentes, eram mais dinâmicos. A Sega
inovou, e acertou, ao fazer uma jogabilidade
rápida para o ouriço.
Mario teve grandes jogos na primeira metade
dos anos 90, mas nenhum deles conseguiu ofuscar
o brilho da geração de ouro do Sonic The
Hedgehog para Mega-drive. Curiosamente, nada
dava errado para a Sega naquela época. Mesmo com
intrigas dentro da própria produtora tínhamos
bons resultados: Sonic CD (Sega of Japan) e
Sonic 2 (Sega of América) são considerados os
melhores jogos do ouriço de todos os tempos. O
Sonic crescia e com ele arrastava vários fãs, a
maior prova do fanatismo ao ouriço foi uma
enquete de uma revista norte-americana nomeando
Sonic The Hedgehog como o segundo maior ícone do
mundo no ano de 1994, perdendo apenas para o
Arnold Schwarzenegger.
Mas, no sublime da noite, Sonic The Hedgehog
passaria por maus momentos a partir da
decadência da empresa japonesa. A decadência
começou com o Sega Saturn que, por algum motivo,
não emplacou, talvez a única esperança para o
console de mesa fosse o Sonic X-Treme, mas o
jogo foi cancelado pela Sega, o motivo? Não era
páreo para Super Mario 64 da BIG N. O tempo
passou, e a Sega decidiu apostar todas as suas
fichas no Dreamcast, que foi um grande console,
mas não emplacou. O console teve grandes jogos
como Sonic Adventure e Shenmue, mas o espírito
revolucionista da Sega não a conteve, e lançou o
console ainda no século XX. A mídia GD e a
confirmação de que o Playstation 2 estava no
forno contiveram as vendas do Dreamcast.
No Dreamcast, Sonic The Hedgehog estava de
volta, ele havia sido redesenhado para ficar
mais “cool” e atrair um outro publico. Alguns
discutem se esse foi o motivo da queda dos jogos
de Sonic. Eu discordo, porque o Sonic sempre
teve o seu lado rebelde e redesenhar o mascote
da Sega foi fundamental para construção de uma
das maiores comunidades de videogame que existe,
aliás, muito maior que do Mário.
Sonic conseguia bons resultados no ultimo
console da Sega, Sonic Adventure 2 honrou os 10
anos do ouriço. Com a prematura morte do
Dreamcast, Sonic The Hedgehog acabou migrando
para outros consoles a fim de se manter vivo,
mas mesmo com a morte do dreamcast, a fusão da
Sega com a Sammy, a transformação da empresa em
um softhouse, a má fase continuava.
A partir de 2002, cada ano foi pior para o
Sonic, como uma doença degenerativa, até atingir
o coração do ouriço. Em 2005, a série alcançava
o fundo do poço com o jogo Shadow The Hedgehog
que, por ironia, nem era do Sonic. Curiosamente,
Sonic só se dava bem no portátil da Nintendo,
Sonic Rush e Sonic Rush Adventure são duas
provas desse mini sucesso. Se alguém te falasse
em 1994, quando Sonic foi ícone do mundo dos
games, que o Sonic teria um jogo para um
aparelho da Nintendo, o que você faria? Eu ia
rir muito.
A partir de 2007, as coisas começam a
melhorar, pouco, é verdade, mas começam. Sonic
and The Secret Rings trouxe esperanças para os
simpatizantes do WII, Mario & Sonic nos jogos
olímpicos venderam mais 4 milhões de exemplares,
Sonic Chronicles, primeiro RPG da série, foi
anunciado, Sonic confirmado como um dos
personagens em Brawl. Tudo isso fortaleceu o
nosso herói azul e trouxe um ano promissor para
ouriço.
Em 2008, Sonic deve viver para retornar a sua
glória, retornar ao posto que lhe foi tirado.
Sonic Unleashed é um pacote que todos os fãs
estavam pedindo, o retorno à origem. Alguns
torceram o nariz com ouriço-monstro, mas, depois
de muito tempo, eu estou botando fé na equipe da
Sega.
Segunda - parte:
Quando Sonic The Hedgehog para o Mega-drive
foi lançado, ele automaticamente se tornou um
clássico do videogame, assim como Legend of
Zelda, Mario, Metal Gear e etc... Ele conquistou
fãs pelo mundo inteiro, é um dos mascotes mais
famosos do videogame.
Alguns dizem que o Sonic deve morrer, porque
a Sega está o aproveitando demais essa geração,
tudo para ganhar o ganha pão da impressa
japonesa, mas eu discordo. Como um dos maiores
ícones do videogame, a marca Sonic The Hedgehog
pode e deve ser explorada ao máximo. A Nintendo
faz isso com extrema competência com o seu
mascote, porque a Sega não pode? O que está
errado na política da Sega é fazer a marca Sonic
como cobaia de impressa pequena fazer seus jogos
particulares. Vocês já ouviram falar na Backbone
Entertainment, pois é, ela criou o Sonic Rivals,
a produtora até que possui boas idéias, mas não
se dá permissão de criar um jogo de Sonic a uma
produtora qualquer de jogos, principalmente uma
que nunca fez um jogo de expressão. Vocês por
acaso vêem algum jogo de Metal Gear sem ter o
selo da Konami ou do Hideo Kojima? É, mas com
Sonic, infelizmente, eu vejo.
Eu tenho muito orgulho de dizer que a era de
16-bits foi a melhor geração de todos os tempos
de videogames, tivemos ótimos jogos. A Nintendo
e Sega disputavam para saber quem seria a
vencedora na geração. A Sega não teve muito
apoio de outras third-partys, ou seja, a Sega
dependia muito de seus jogos e Sonic The
Hedgehog foi um deles. A Sega já mostrou que tem
competência, mesmo que tenha sido nos anos 90.
Eu acredito que ela possa a voltar a ser
competente. Para recomeçar, primeiro, ela tem
que trazer Sonic de voltar às glórias.
O presidente da Sega disse ano passado que
colocaria Sonic na geladeira por alguns meses. A
partir desse momento, a Sega começou a focar o
seu trabalho, Sonic The Hedgehog passou por um
processo de reformulação. Eu acredito que essa
reformulação tem dado boas colheitas.
De 2002 até 2006, Sonic perdeu muito. Perdeu
qualidade, respeito e fãs. Sonic não morreu em
’06 porque é um dos grandes ícones do videogame.
Perder Sonic seria um golpe muito forte para
industria dos games. Não acredito que o simples
fato de não ter jogos de Sonic o salvasse. Sonic
também passou por maus momentos entre 95-98, mas
voltou por cima com Sonic Adventure, marcando
uma nova era do videogame, era dos 128-bits.
Enfim, Sonic The Hedgehog deve viver porque é
um dos grandes ícones do videogame, fez parte da
maior era do videogame, sobreviveu a uma grande
crise na segunda metade da década de 90, é o
mascote com a maior comunidade de games, junto
com os jogos da Square, e porque seus fãs
merecem compartilhar as glórias do passado.
- Fast The Hedgehog