Power Sonic >> Colunas >>
Sonic e as suas origens

Título: Sonic e as suas origens
Data:
06/04/13 - 20:34:58
Por:
Hyper Knuckles

 

 

Trazemos hoje uma coluna feita pelo André TH no ano de 2011, em que ele analisa os primórdios da série Sonic e algumas considerações sobre as pessoas envolvidas na história do ouriço. Espero que gostem e não deixem de comentar!

//Sonic e as suas origens
Por: André TH

O Princípio...

Dia 23/06/1991

O que se ouvia nas ruas dos Estados Unidos e da Europa antes mesmo das lojas se abrirem neste dia provavelmente seriam gritos de crianças alvoroçadas, com seus pais um tanto perdidos naquele meio de gente frente à loja. Assim também foi no dia 26 do mesmo mês nas ruas do Japão, lojas lotadas, estoques esgotados, mais pedidos ao fornecedor. Mas qual o motivo?

Simplesmente Sonic, o mais novo jogo lançado pela Sega -SErvice GAmes- do Japão era o grande motivo pra tudo isso, era a grande novidade do momento.

Nessa época um dos grandes carros-chefes do mundo dos games no Japão era a gigante Nintendo -do japonês ‘Deixe o Destino para o Céu’- com o imbatível Super Mario a Nintendo estava no topo, ninguém a desafiava. A época foi promissora para muitas empresas, tal como foi para a Sega. Ambas já tinham 2 consoles cada, o Nintendinho -8bits-, lançado em 15/07/1983, o Super Nintendo -16bits-, lançado em 21/11/1990, o Master System -8bits-, lançado em 20/10/1985 e o Mega Drive -16bits-, lançado em 29/10/1988 no Japão. E seus respectivos jogos mais vendidos:

Mega Drive -MD- Sonic the Hedgehog 2,6 milhões
Master System -MS- Castle of Illusion, -número não foi divulgado =p-
Nintendinho -NES- Super Mario Bros, 40,24 milhões
Super Nintendo -SNES- Super Mario World, 21 milhões

O Problema

A Sega já tinha um mascote, o Alex Kidd

Com jogabilidade semelhante ao Mario ao que parece para cativar o público da Nintendo, porém o Alex não fez tanto sucesso quanto o esperado, assim complicou para a Sega, que tinha dois consoles, mas não tinha um jogo nem um personagem cativante e destruidor da concorrência como a Nintendo fazia com o Mario.

A Sega foi inteligente, aproveitando o processamento de dados rápido que o Mega Drive tinha -era mais rápido que o SNES- a idéia era criar um jogo que se aproveitasse dessa vantagem. Assim nasce Sonic, e afinal de contas a Nintendo achou um competidor à altura.

A briga com Mario foi grande, hoje tem o nome de A Guerra dos 16 Bits -que talvez eu fale em outro post-, a Sega se manteu no mercado de consoles até a queda do Dreamcast, seu último console fabricado. Desde então a Sega parou de produzir consoles próprios porém Sonic continuou a viver, mas na casa dos outros, nos consoles da Sony e da Nintendo pra ser exato.

O Sonic que conhecemos hoje foi criado por 4 pessoas, Yuji Naka, Hirokazu Yasuhara, Naoto Oshima e Masato Nakamura.

[Um adendo: Vale lembrar que o jogo Sonic the Hedgehog foi lançado em 23/01/1991, mas antes disso o personagem Sonic já vinha sendo grande alvo de ações publicitárias e até contou com aparições no game Red Mobile de Arcade, da Sega, além de protótipos para demonstração em feiras de games.]

Os grandes nomes da Sega

Yuji Naka

 Yuji Naka -Aparece como “YU2″ ao final de Sonic 1- , um dos criadores de Sonic.

Yuji Naka fez parte da equipe criadora de quase 35 jogos na Sega, fez parte da Sonic Team – divisão da Sega criada em 1988, junto com o Mega Drive.

Cargo: Foi o programador dos jogos clássicos que levaram Sonic ao topo, criou a física dos clássicos que os fãs tanto amam.

Sonic seria inicialmente chamado de Neeedlemouse - literalmente, rato-agulha-, mas o nome foi mudado com a implementação do conceito de que Sonic pode quebrar a barreira do som quando corre, assim relacionando o nome e o poder com mais facilidade.

Naoto Oshima

Yuji naka à esquerda e Naoto Oshima à direita.

Cargo: Desenhista do Sonic, Naoto fez dos primeiros conceitos de como o ouriço iria aparecer ao público até o chegar ao Sonic que conhecemos hoje.

Hirokazu Yasuhara

  Hirokazu Yasuhara -Aparece como “Carol Yas”-

Cargo: Foi o level designer de quase todas as fases dos primeiros jogos do Sonic para Mega Drive.

Também fez parte de equipes de grandes jogos como Jak and Daxter e Uncharted.

Masato Nakamura

Masato Nakamura compôs a trilha sonora de Sonic 1 e 2, junto com sua Banda japonesa Dreams Come True, o que foi o toque final perfeito para fazer Sonic 2 ser um dos clássicos mais jogados até hoje.

Sweet Dream – Música final de Sonic 2

Jun Senoue

Guitarrista da Banda Crush 40, que faz músicas especialmente para os jogos do Sonic. Ele e a banda tem incontáveis participações em muitos jogos, incluindo Sonic 3, Sonic Adventure 2, Sonic Heroes, Shadow the Hedgehog. Jun foi diretor da divisão de Som de Sonic and the Black Knight e trabalhou como diretor de som e compositor de Sonic the Hedgehog 4 -lançado em 10/10/10.

Takashi Iizuka

Desde 1994 seu nome está envolvido em quase todos os jogos do Sonic atuais, foi o level designer de Sonic 3 and Knuckles, ajudou no design de Sonic R e Nights into Dreams…. , e diretor de design de Sonic Adventure, hoje é o atual Diretor da Sonic Team.

 
  Takashi Iizuka e Naoto Oshima
   

 

 

 

Comentários

 
 
 
Por: SonicR3 em 07/04/13 - 21:33:19
É... Pelo visto Feel continua sendo um mistério que ninguém cita. Eu acredito e tenho como comprovar que ele veio antes do Sonic, foi engavetado e depois de um bom tempo voltou como Ristar. Existem americanos que já fizeram até fã artes fazendo graça disso.
Não citaram o Feel nas entrevistas de 20 do Sonic, porque isso poderia implicar com Ristar.
 
 
 
Por: Ted em 08/04/13 - 08:45:42
Que história é essa de Feel, SonicR3? Nunca tinha ouvido falar. Sobre a coluna fico bacana ^^.
 
 
 
Por: SonicR3 em 08/04/13 - 12:31:36
Existe um tópico que eu fiz explicando sobre o protótipo Feel no Sonic Zone Fórum. Mas por enquanto o fórum está fora do ar. Eu colocarei o endereço aqui pra você assim que o fórum voltar a funcionar. ;)
 
 
 
Por: SonicR3 em 08/04/13 - 18:56:49
@Ted! Aqui está:
http://www.soniczone.com.br/forum/index.php?/topic/19441-feel-ristar-e-dynamite-headdy-troca-de
-opinioes-sobre-misterio/page__hl__feel

Divirta-se! xD
 
 
 
Por: blue the hedgehog em 08/04/13 - 21:24:21
ja joguei alex kid mas não gostei muito! o sonic eu tinha jogado o 1 achei legal mas quando joguei sonic e knuckles! virei fã! gostei muito!
 
 
 
Por: efraim leonardo em 09/04/13 - 04:54:37
ficou muito legal a sua coluna!
 
 
 
Por: Radical893 em 10/04/13 - 07:53:55
Gostei da coluna, por falar nisso, Yuji Naka está com quantos anos? Acho que na casa dos 40 neh?
 
 
 
Por: AxelTH em 17/04/13 - 20:58:09
Sempre culpo a Sega of America pelas cagadas do passado, inventou muita porcarias e acabou queimando a imagem da empresa. Agora entendi o motivo do Yuji Naka ter saído da Sega.

Also, incrivelmente o Sonic salvou duas vezes a empresa Sega pelo mesmo motivo: Levantar a empresa novamente.
 
 
 
Por: blaze cat em 04/05/13 - 17:59:00
Esta coluna foi incrivel! Adorei! estou emocionada!
 
 
 
Por: DarkCyborg em 12/05/13 - 05:48:25
Massa!! ^^
 
 
 
Por: hiper shadow em 26/05/13 - 12:10:51
o primeiro jogo que joguei foi sonic the hedgehog 1 mas quando joguei sonic e knuckles 3 fiquei emocionado e desde la adorei a saga muito bom!
 
 
 
Por: hiper shadow em 26/05/13 - 12:12:47
e sonic e show!
 
 
 
Por: nanda the hedgehog em 13/06/13 - 14:12:40
Gostei da coluna, eu até que gosto de Alex Kidd, mas ele não chega aos pés de Sonic