ADVENTURES OF SONIC

Sonic SatAM  Sonic Ova's   Adventures of Sonic  Sonic Underground  Sonic X Sonic Boom Página Inicial

  Adventures Of Sonic The Hedgehog, conhecido graças às suas iniciais como "Sonic Aosth", foi o primeiro desenho do Sonic, feito pela DiC Enterteinment sob licença da Sega, tendo sido lançado em 06/09/2013. A DiC foi responsável por vários desenhos clássicos nos anos 90, como o Inspetor Bugiganga. O desenho foi transmitido no Brasil pela Rede Globo, dentro do programa "TV Colosso" em janeiro de 1996. É um desenho mais "light", com menos ação que os outros desenhos da DiC, com muitas cenas de humor, sendo por isso mesmo um prato cheio para memes e poops no YouTube. Faça uma viagem no tempo e veja como foi o desenho foi anunciado na Rede Globo em 1996:

  Durante muito tempo, no Wikipédia em português havia a informação de que o desenho tinha sido transmitido no Xou da Xuxa, o que não é verdade, pois o Xou da Xuxa foi encerrado em 1992, sendo portanto impossível que o Xou da Xuxa tenha transmitido o desenho. Também já constou no Wikipédia também que o desenho foi transmitido na Sessão Aventura, o que também não é verdade, pois a Sessão Aventura não passava desenhos animados. O desenho foi transmitido no Brasil apenas na TV Colosso em 1996 e depois disso nunca mais foi retransmitido. O desenho também não pintou ainda no Netflix nem nos serviços ondemand, como o Now, da Net TV. Em Portugal o desenho foi transmitido na SIC.

Enredo

  O desenho foge da história oficial dos jogos, mas não se distancia totalmente. Sonic é um ouriço super veloz, que vive com seu fiel amigo Tails (seu ajudante) e tem a missão de combater as malvadezas do Dr. Robotnik, um malvado e atrapalhado cientista que vive com seus robôs num laboratório. Robotnik quer capturar os animais para fazê-los de escravos, mas para isso ele precisa vencer o Sonic. O Sonic age completamente por seu impulso de velocidade e junto de Tails, sempre arruma um jeito de deter Robotnik. Nem que para isso tenham que se fantasiar e usar um disfarce. Mas Robotnik nunca dá paz e está sempre arrumando o seu exército de robôs contra Sonic, e gera divertidas e confusas aventuras. No final, é claro, o ouriço sempre se dá bem. Na dublagem brasileira a maioria dos episódios termina com o Dr. Robotnik dizendo "Eu odeio este Sonic".

Personagens

  Adventures of Sonic não possui muitos personagens centrais, mesmo porque ele foi feito em 1993, quando havia apenas o Sonic, Tails e Robotnik (Amy estava sendo lançada naquele ano). Por isso, o desenho gira em torno dos 3, que formam os personagens principais. Os outros personagens são os robôs de Robotnik e personagens que aparecem em apenas um episódio, sendo meros coadjuvantes. Veja abaixo a descrição dos personagens principais:

Nome: Sonic the Hedgehog

História: Sonic é o personagem principal, um ouriço super veloz, cuja velocidade permite que ele sempre derrote Dr. Robotnik. Sonic é bem esperto, e está sempre pronto para novas aventuras, e para isso, sempre conta com disfarces, que quase sempre dão certo! Sua história não é mostrada no desenho, mas é a mesma dos desenhos. Sua personalidade é marcada por um senso de humor sarcástico e está sempre devorando "chili dogs".

Nome: Miles "Tails" Prower

História: É o melhor amigo do Sonic, sendo uma raposa de dois rabos. Havia sido abandonado pelos pais numa floresta, na qual Sonic o achou e passou a cuidá-lo. Seu nome verdadeiro é "Miles", mas ele não gosta deste nome e por isso pede para lhe chamarem de Tails. Sempre quer ajudar o Sonic, sendo bastante esperto, mas geralmente o Sonic prefere que o Tails não vá junto, e acaba deixando-o para trás! Mas Tails sempre fala: "Sonic, me espera!!!" e acaba indo atrás, ajudando o ouriço. Sua personalidade é retratada de uma forma mais infantil, uma espécie de "garoto prodígio", mas não é um inventor como em "Sonic SatAM". Muitas vezes chega até a atrapalhar o Sonic na tentativa de ajudá-lo.

Nome: Dr. Robotnik

História: Dr. Robotnik é o grande vilão do desenho, um típico vilão atrapalhado! Sempre bola engenhocas, mas nunca dão certo! Ele vive em seu laboratório, pois é um cientista, onde comanda um exército de robôs. O desenho brinca com o seu nome em japonês, "Eggman", para mostrar que ele fede ovo e sua comida preferida é ovo. Sempre sem sucesso em seus planos, ele sempre encerra o episódio gritando: "Eu odeio este Soniccccc!". Seus traços são iguais aos do jogo Dr. Robotnik's Mean Bean Machine. Virou meme na era da Internet, com a palavra "pingas" (como será explicado mais adiante). Sua personalidade é retratada de forma bem humorada e atrapalhada. Robotnik em Aosth não é em si pura maldade, como em Sonic SatAM. É uma espécie de rival atrapalhado, sendo por isso uma figura muito simpática o público.

Nome: Scrath

História: Scrath é um dos robôs de Robotnik, que trabalha junto com o Grounder. Ele sempre está competindo com Grounder para ver quem é o melhor perante Dr. Robotnik. Nos games, ele fez parte de Dr. Robotnik's Mean Bean Machine, sendo um dos mais espertos robôs. Apesar de sempre tentar, ele nunca consegue pegar Sonic. Além disso, ele odeia Robotnik, mas ao mesmo tempo, o teme e quer mostrar que é o melhor. Sua personalidade é de uma espécie de "empregado" de Dr. Robotnik e está sempre de mau humor.

Nome: Coconuts

História: Coconuts também é um dos principais robôs de Robotnik. Fez parte do Sonic 2, e do game Dr. Robotnik's Mean Bean Machine. Possui personalidade forte, bastante impulsivo e mal-humorado. Ele geralmente trabalha sozinho, e também nunca consegue pegar o Sonic! Não aparece muitas vezes no desenho e sempre quando aparece sua personalidade é marcada pelo mau humor e competitividade com os demais robôs.

Nome: Grounder

Históra: O Grounder é outro dos robôs principais de Robotnik. Ele atua sempre junto do Scrath, também sempre competindo com este, para ver quem é o melhor. Sempre bola planos, mas nunca dão certo. Ele também odeia e teme ao Dr. Robotnik. Nos games, fez parte de Sonic 2 e Dr. Robotnik's Mean Bean Machine. Sua personalidade é retratada como alguém mais malvado do que os demais robôs, ao mesmo tempo que não deixa de ser atrapalhado.

  Estes são os personagens principais. Os robôs também aparecem ao mesmo tempo nos jogos Sonic 2, e principalmente Dr. Robotnik Mean Bean Machine (como num episódio, em que há vários robôs daquele jogo). Os personagens neste desenho são mostrados de forma bastante oposta dos outros desenhos da DiC, como você vê nas seções dos outros desenhos. Os robôs não são do tipo "humanóides que atiram" como em Sonic SatAM ou Sonic Underground. São robôs bem parecidos com os dos jogos mesmo. Ao mesmo tempo o desenho não permite afirmar que dentro de cada robô há um flickie. Outros personagens vão aparecendo ao longo do desenho em episódios ocasionais, como a mãe do Dr. Robotnik.

Sobre o desenho

  Este desenho foi o primeiro do ouriço e se trata de uma boa adaptação. O desenho ficou bem legal, bem feito, com bastante humor em detrimento da ação. As histórias não são seqüenciais e por isso tratam-se de episódios sem ordem direta (embora um ou outro tenham algum nexo entre si). Quase sempre envolve algum caso que o Dr. Robotnik aprontou e em torno disso é construído toda a história. engraçada por trás). O seu grande defeito são os traços, que poderiam ter sido melhores. Quanto mais passa o tempo em relação ao lançamento, mais se percebe como seus traços realmente deixam a desejar.

  Algumas particularidades: o Sonic e o Tails vivem numa espécie de caverna, e o Sonic adora o chilli-dog, um lanche feito com muita pimenta (como o tradicional chilli mexicano com cachorro quente), além das lições de moral (detalhes logo adiante). A sua fuga com o enredo oficial, se dá com o fato de não haver as esmeraldas (ao menos não do modo oficial, vide abaixo) e pela história do Tails, que não tem ligação com os jogos. Por outro lado, as batalhes de Sonic contra Robotnik é como nos jogos, sendo por isso, dos desenhos da DiC (Aosth, Underground e SatAM) o que mais se aproxima dos jogos. O mais legal do desenho, é que ao seu final, como nos clássicos desenhos da DiC (como em Inspetor Bugiganga), há uma "rapidinha", na qual há a lição de moral de cada episódio (no caso: "Pintando o 7", em inglês seria "Sonic diz"). Por isso, o desenho se destina ao público mais infantil.

  Outro fator positivo do desenho é que há alguns jargões e clichês divertidos, que renderam diversos memes e poops, como já dissemos anteriormente: os disfarces do Sonic, que quase nunca é percebido; a famosa frase com que Robotnik termina todos os episódios ("Eu... eu.... EU ODEIO ESTE SONIC!!!"); além de que é sempre engraçado ver Grounder e Scrath falando mal de Dr. Robontik. Os cenários do desenho são de formas geométricas (triângulos, retângulos, não é algo certinho como em desenhos tradicionais).

A Saga das Esmeraldas

  Poucos sabem, mas Adventures of Sonic também tem as esmeraldas. Não são as nossas conhecidas Esmeraldas do Caos, mas outras especiais, que só tem neste desenho. A saga tem começo no episódio 48 e vai até o 51. Tudo começa quando Robotnik obriga o Professor Kanestsen a construir uma máquina do tempo para que Robotnik viajasse nela para conseguir as 4 esmeraldas que se encontravam em vários locais do passado de Mobius e juntá-las para se tornar o soberano de todo universo.

A primeira delas era a esmeralda da invisibilidade, que dava o poder de invisibilidade e a própria esmeralda também se tornava invisível, encontrada no episódio 48 Black Bot the Pirate.

A segunda era a da invencibilidade, a qual tornava seu portador totalmente invencível era usa pelo próprio rei Arthur, encontrada no episódio 49 Hedgehog of the 'hound' table.

A terceira era a da imortalidade, que dava o poder de se tornar imortal e estava na pirâmide de Tutan Robotnik, encontrada no episódio 50 Robotnik's Scheme Pyramid.

A quarta era a da vida, que dava vida a qualquer coisa e encontrada dentro de um vulcão no episódio 51, Prehistoric Sonic.

  Contudo, diante da situação, Professor Kanestsen procura Sonic para ajudá-lo a impedir que Robotnik pegue as esmeraldas e ele então dá ao ouriço um par de sapatos e uma prancha especiais que permite ele viajar pelo tempo. Colaboração de Super the Hedgehog!

Prós x Contras

Prós: bastante cenas de humor, garantindo risadas do começo ao fim; as lições de moral; sua história é legal, combinada junto com a trilha sonora, fazendo com que o telespectador assista ao desenho graças à sua divertida história.

Contras: poderia ter sido trabalhado com as Chaos Emerald; para quem gosta de cenas de ação, o desenho é pobre; os traços estão mal feitos.

Episódios

  Aosth foi um dos desenhos do Sonic que mais teve episódios. Só perde para Sonic X. A rede Globo mostrou pouquíssimos. Todos são de aproximadamente 30 minutos (feitos para serem exibidos em TV aberta em 30 minutos com comerciais). Os episódios não possuem ligação entre si, portanto, não há uma ordem cronológica, como ocorre nas outras 3 séries animadas (SatAM, Underground e Sonic X), embora haja algumas sagas, como a da esmeralda. Os mais de 60 episódios da série são:

Super Sonic Search and Smash Squad
Subterranean Sonic
Lovesick Sonic (resumo)
Slow going
High stakes Sonic
Sonic break out
Trail of the missing Tails
Close encounter of the Sonic kind
Mama Robotnik's birthday
Big daddy
Sonic's Song
Birth of a salesman
Best hedgehog
The Robotnik Express
Too tall Tails
Tails' new home (resumo)
Over the Hill Hero
Blank headed eagle
Mystery of the missing hi-tops
So long sucker
Sonic gets trashed
Pseudo Sonic
Grounder the genius
Tails in charge
Sno problem
Submerged Sonic
Boogeymania
Musta been a beautiful baby
Robotnik junior
Full tilt Tails
Mac Hopper
Mama Robotnik returns
Spaceman Sonic
Mad Mike, da bear warrior
The last resort
Robotnik's rival
The magic hassle
Sonic the matchmaker
Tails prevails (resumo)
Zoobotnik
Attack on Pinball Fortress
Mass transit trouble
Coachnik
Untouchable Sonic
Super Robotnik
Robolympics
Magnificent Sonic
Black Bot the pirate
Hedgehog of the 'hound' table
Robotnik's Pyramid Scheme
Prehistoric Sonic
Baby- Sitter jitters
Honey, I shrunk the hedgehog
Robotnikland
The Mobius 5000 rallye
The little merhog
Road Hog
The robot's robot
Tails' tale
Hero of the year
Fast and easy
Lifestyles of the sick and twisted
Sonic is running
Robo-ninjas
Sonically ever after
Sonic Christmas Blast Special

  Grande destaque ao episódio "Sonic Christmas Blast Special" que foi lançado alguns anos depois, sendo um episódio especial de Natal, que foi lançado em VHS e também adaptado em DVD. Na relação de episódios acima, em alguns temos o resumo do episódio, o que pode ser identificado com um link.

Mídia (YouTube)

Episódio Piloto (sem efeitos sonoros, apenas falas) YOUTUBE, postado pelo usuário Dvarino
Abertura e Créditos YOUTUBE, postado pelo usuário KingStegBlob
Trailler do DVD com os episódios (em inglês - EUA) YOUTUBE, postado pelo usuário NoserProductions

Review "Nostalgia Critic" do That guy with the Glasses

Sonic Pintando o 7/Sonic Diz (PT-PT) 2 YOUTUBE, postado pelo usuário AssuntosImportantes

DVD Sonic o Fantástico

  No Brasil não foi lançado um DVD com os episódios de Adventures of Sonic, mas é possível comprar um DVD que vem com o episódio especial de Natal, "Sonic, o Fantástico". Ele vem no DVD Sonic, o Fantástico, facilmente encontráveis em lojas de DVDs. O DVD traz dois episódios de Sonic Underground e também o especial de Natal de Adventures of Sonic.

Aosth no Brasil

  Hoje não é mais possível assistir ao desenho no Brasil, pois nunca mais foi comprado por alguma emissora nem transmitido nos serviços de vídeos ondemand. E como dito acima também não houve lançamento de DVD aqui no Brasil (nos EUA houve). Então, aos brasileiros resta assistir ao desenho pela internet, onde é impossível achar dublado em alguns canais do YouTube. A única coisa que foi lançada de Aosth no Brasil foi o VHS em 1993, que era facilmente encontrável nas locadoras comerciais. A dublagem no Brasil coube à Herbert Richers, VTI e Delart e o único personagem que teve a mesma dublagem dos outros desenhos foi Dr. Robotnik, na voz do já tradicional Eggman "Isaac Bardavid", único dublador que dublou todos os desenhos do Sonic no Brasil. Segue abaixo os dubladores (fonte: Wikipedia):

  • Sonic - Oberdan Júnior
  • Tails - Christiane Monteiro
  • Dr. Robotnik - Isaac Bardavid
  • Scratch - Márcio Simões
  • Grounder - Marco Ribeiro
  • Príncipe Sharmok - Waldyr Santana

Aosth em Portugal

  Os dubladores em Portugal foram (fonte: Wikipedia):

  • Sonic - Manuel Arouca
  • Tails - Maria Lemes
  • Dr. Robotnik - Vítor Norte
  • Scratch - João Baião
  • Grounder - Pedro Granger
  • Coconuts - Rui Paulo

Dublagem nos EUA

  • Sonic - Jaleel White
  • Tails - Christopher Welch e Chris Turner
  • Dr. Robotnik - Long John Baldry
  • Scratch - Phil Hayes
  • Grounder - Garry Chalk
  • Coconuts - Ian James Corlett

Curiosidades

* O dublador do Sonic dublou também o comercial da Tec Toy do Sonic (veja em http://www.youtube.com/watch?v=BxfXsF05j7g)
* No episódio do Natal Fantástico do Sonic, há um momento em que aparece um pássaro com um anel; na hora que o pássaro cai, o Sonic aparece com 4 dedos, na hora que ele põe o pássaro de volta ao ninho, ele fica com 3 dedos
* Há referências ao jogo Dr. Robotnik Mean Bean Machine. Não concordamos com o que a Sonic Wikia diz, afirmando que há referências ao Sonic 1, Sonic 2 e Sonic Spinball (salvo um outro badnik, como o Coconuts)

Pingas!

   Adventures of Sonic ficou famoso porque se tornou um famoso YouTube Poop (montagem de sons que usam em vídeos malucos de humor). Num dos episódios Dr. Robotnik afirma "snooping as I usual see", o que acelerado formou o som "pingas", formando o meme "pingas", que foi usado em diversas montagens! Divirta-se:

Mighty Morphin Pingas Rangers!

Robotnik's Pingas Machine

The Inspector Pingas

Diga não ao plágio, cite a autoria!
Por: Hyper Knuckles
Atualizado em: 12/04/2014