Do xadrez ao pôker: clássicos personalizados do Sonic para se divertir

Criado por Naoto Oshima, Yuji Naka e Hirokazu Yasuharano no início da década de 1990, o personagem Sonic já tem quase três décadas de vida e ainda continua a marcar gerações em todo o mundo.

Yuji Naka é um dos criadores do personagem Sonic (Foto: Yves Tennevin)

Devido ao sucesso longínquo do famoso ouriço nos videogames, é natural que grande parte dos olhares dirigidos ao Sonic sejam direcionados para os games da franquia. Mas que tal sair um pouco do universo dos consoles e partir para jogos clássicos do Sonic divertidos e estratégicos?

Do xadrez ao poker, não é muito difícil encontrar no comércio online nacional e internacional jogos à moda antiga do ouriço mais rápido do mundo. Basta uma rápida busca nos sites de busca e aparecem diversas opções de clássicos da franquia, seja para colecionar ou para promover muita diversão entre amigos.

Jogo de tabuleiro (Sonic the Hedgehog: Battle Racers)

Sonic the Hedgehog: Battle Racers é um jogo de tabuleiro de corrida de miniaturas que pode ser jogado por até cinco participantes. Os jogadores jogam como Sonic ou com outros personagens, correndo em uma pista cheia de obstáculos, plataformas e badniks.

Para ganhar, os participantes terão que coletar o maior número de anéis possíveis e eliminar todos os badniks que puderem. Além disso, não é necessário apenas ser o mais rápido, também é preciso prestar atenção aos outros pilotos rivais e ainda evitar bater contra as paredes ou cair com os corredores na água.

A cada partida, os jogadores escolhem uma determinada carta de corrida e jogam ao mesmo tempo. As cartas combinam uma ação e um movimento. Na carta de ação, é permitido tomar variadas decisões, como ajustar a velocidade dos pilotos para facilitar a eliminação dos obstáculos.

Já as cartas de movimentos permitem que os jogadores possam saltar ou correr com os pilotos. No fim, o jogador com mais anéis ao final da corrida é o vencedor. Esse jogo pode ser encontrado no site da Amazon.

Xadrez (Sonic the Hedgehog 3D Chess)

“Sonic the Hedgehog 3D Chess” é um jogo de tabuleiro de xadrez em 3D, com os seguintes personagens e objetos: Sonic (Rei), Amy Rose (Rainha), Knuckles the Echidna (Cavalos), Esmeralda Mestre (Torres) e Anel (Peões).

Lançado em 2010, o jogo é baseado no estilo clássico do xadrez, mas com detalhes em 3D para deixar os personagens mais atrativos e divertidos. O conjunto inclui o padrão de 32 peças de xadrez e um tabuleiro de 8×8.

Esse lado lúdico dos fãs com os personagens da franquia deixa a experiência com o xadrez mais leve e proveitosa, além de promover uma série de benefícios para o cérebro. Assim como poker, dama, bridge e go, o xadrez é reconhecido como esporte da mente pela Federação Internacional dos Esportes da Mente (IMSA).

“O xadrez é um dos esportes com maior representação mundial. Na arte, os jogadores muitas vezes buscam um arremate brilhante, ganhar com algum sacrifício de peça, buscando um final magnífico. Na ciência, a evolução das ideias na sociedade”, afirma o pedagogo Wilson da Silva, integrante da Federação de Xadrez do Paraná.

Apesar de estar disponível no site do Mercado Livre brasileiro, “Sonic the Hedgehog 3D Chess” não é um jogo de tabuleiro com ampla venda no comércio nacional e é encontrado com maior facilidade em sites de compras do exterior.

Pôker (Sonic The Hedgehog Classic Playing Cards)

Disponível para compra no ebay, “Sonic The Hedgehog Classic Playing Cards” é um baralho de cartas customizado do Sonic muito bem desenhado e com vários personagens da franquia. 

Uma ótima dica para aos fãs se divertirem com o baralho personalizado do Sonic é organizar jogos de pôker entre amigos em casa. O home game de pôker é uma ótima oportunidade de reunir as pessoas, mas para isso é necessário cuidar de alguns detalhes.

Para jogadores que não estão muito habituados a jogar poker, o esporte das cartas é cercado de probabilidades e estratégias. A clássica modalidade Texas Hold’em é uma das mais simples de aprender entre amigos e ninguém precisa ser um mestre das probabilidades para se dar bem no jogo.

Com relação ao ambiente para a prática do poker, o ideal é que ele seja bem iluminado para que os jogadores se sintam mais confortáveis na mesa. Além disso, por se tratar de uma partida recreativa entre amigos, colocar uma música ambiente com volume moderado pode deixar os convidados ainda mais à vontade.

 

Bebidas e petiscos são cruciais em um home game de poker (Foto: Tookapic)

Bebidas e petiscos também não podem faltar em um home game de poker, pois as partidas podem durar muitas horas. O conforto dos assentos é outro fator a ser levado em conta. Não são necessárias cadeiras luxuosas, mas elas precisam oferecer aos jogadores uma experiência agradável.

Se você for craque no poker, procure ajudar os amigos que não que não estão muito familiarizados com essa modalidade. Uma boa dica é jogar com uma colinha com o valor de cada uma das combinações de cartas. Outra é fazer algumas rodadas iniciais com as cartas abertas para ensinar algumas jogadas e facilitar com que todos peguem o jeito.

Por último, os fãs do Sonic podem ousar com a criatividade, como imprimir os personagens da franquia e colocá-los nas fichas e utilizar outros utensílios personalizados com a cara do ouriço mais rápido do mundo.

Outras alternativas de jogos da franquia

O jogo de tabuleiro “Monopoly – Sonic The Hedgehog”, à venda no Mercado Livre, também não deixa de ser uma boa opção para colecionar e se divertir.

Por fim, não poderia faltar os clássicos puzzles do Sonic, muito populares ente os fãs mais jovens do ouriço mais rápido do mundo. Em sites de e-commerce populares, como Carrefour, Ponto Frio e Casas Bahia há opções de quebra-cabeça do Sonic para diferentes gostos e desafios.

Comentários do Facebook

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 2 =

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!