MANGÁS E COMICS DO SONIC

Quiz Mangás e Comics  Jogos Online Letras de Músicas Página Inicial


  Mangá é um tipo de gibi japonês, cuja característica pessoal são os traços típicos (com os olhos se destacando, pois é por meio deles que se passa a emoção do personagem) e leitura de trás para frente. Aqui nesta seção falaremos sobre os principais mangás do Sonic, cujas informações encontramos principalmente na internet. Os mangás possuem os personagens desenhados no estilo japonês, além de ter muito humor e diversão. Grande parte é feita por fãs. Falaremos também de algumas comics.

Sonic the Hedgehog  (Francis Mao)

 Foi o primeiro comic do Sonic, lançado para elevar a imagem do ouriço. A história é totalmente à parte dos games, e os traços são propositalmente diferentes do videogame (não se iluda com a capa). Foi lançado nos EUA em 1991. Foi um gibi promocional. Foram poucos exemplares, pois a comic foi em estilo promocional para promover a imagem do Sonic.

Sonic the Hedgehog (Seimu)

 Trata-se de uma série de mangás do ouriço, feito por fã, sendo portanto um fanzine. É um dos mais bem feitos e bem desenhados mangás encontrados. Surgiu provavelmente em 1994, sendo circulado até hoje, trazendo personagens da série Sonic, e até Nights. Foi influenciado pelos games Sonic 2, Sonic the Fighters, Sonic & Knuckles e Sonic Adventure e Sonic Adventure 2 - mais recentemente.

Exemplos de páginas: [ 01 ] [ 02 ]

Sonic Serials (revista "Shogaku-Yonensei")

 Este mangá também não é oficial, é um fanzine, publicado numa revista japonesa de nome "Shogaku-Yonensei". Não temos informações do período no qual foi publicado, mas sabemos que ele também não é mais publicado. Ao lado temos uma miniatura de uma página do mangá, que aparenta ter bastante senso de humor, assim como são a maioria dos mangás. O enredo fala de um menino que se tornava o nosso querido Sonic.

Sonic Booklets

Não temos muitas informações sobre este mangá. Parece ser  fanzine. Na realidade, é apenas mais um mangá do Sonic, sendo lançado em dezembro de 1997, e hoje não sendo mais publicado. Ele é influenciado pelos games, mas também nem tanto. Os traços não são muito ben feitos. O idioma é o japonês.

Archie Comics: "Sonic the Hedgehog"

São os mais famosos comics do Sonic e também os mais conhecidos. No início com traços bem mal desenhados, além de um enredo fraco e patético. Inclusive esta versão inicial chegou a ser publicada no Brasil e foi um fracasso total, não tendo-se editado mais que 7 ou 8 edições. Após essa dura lição inicial, os editores resolveram caprichar.

A partir de então, com enredos mais bem construídos e com mais qualidade editorial, a série passou a ser um sucesso, tornando-se hoje a mais famosa série de comics do Sonic, de amplo sucesso, tendo já lançado mais de uma centena de edições.

Na sua fase inicial, a comic reunia Sonic, Tails e outros personagens novos como Sally, Antoine, Bunnie e outros, que formam a equipe dos guerreiros da liberdade. A Archie Comics serviu de inspiração para o desenho Sonic the Hedgehog (Sonic SatAM) e foi também lançado no Brasil pela Ed. Escala, mas ficou pouco tempo nas bancas, devido à pequena aceitação, conforme já dito.

O comic foi lançado em 1992 e teve mais de 170 revistas publicadas, com diversos especiais como "Sonic Kids"e "Super Sonic" . A revista se dividiu, também, em dois outros comics. Houve se não me engano 5 revistas do Tails e exatamente 32 do Knuckles. Fizeram também uma edição especial de Sonic X.

Alguns especiais da Archie Comics:

*Sonic Adventure: era feito no computador em 3D
*Sonic versus Knuckles
*Knuckles no Futuro
*Sonic Spinball no México
*Sonic nos livros: Sonic viajava dentro de grandes clássicos da literatura
* Sonic X

A revista continua sendo editada. Vale dizer que ao longo dos anos, a revista buscou mesclar elementos dos enredos dos jogos lançados em cada época com elementos próprios da revista, resultando numa mistura que divide opiniões. Veja mais informações na página do Wikipedia em inglês: http://en.wikipedia.org/wiki/Sonic_the_Hedgehog_(comics).

  Vários personagens são exclusivos da série Archie Comics: Sally, Bunnie, Antoine D'Coolette, Rotor, Nicole, Julie-Su, Chuck, Jules Hedgehog, Mina Mongoose, Dulcy, Rei Acorn, Elias Acorn, Zonic the Zone Cop, Geoffrey St. John, Rob O' the Hedge, Dimitri the Echidna, Althair, Nate Morgan, Tommy Turtle, Sir Connery. Dentre os vilões: Snively, Ixis Naugus, Mammoth Mogul, Doctor Finitevus, Scourge the Hedgehog, Enerjak, Fiona Fox, Xorda, General Kage, Crocbot, A.D.A.M, Mecha, The Arachne, Kodos.

Confira download de algumas das capas da versão brasileira: Download (5,96 MB)
Confira download de uma história inteira da versão brasileira:
Download (5,4 MB)
Confira download da edição número 6 inteira: Download (22,2 MB)
Confira download da edição número 3 inteira:
Download (5,61 MB)
Fan site que fez a tradução de algumas comics: http://sonictales.wordpress.com/

Sonic the Hedgehog: Ataque em tornado

Comic baseada em enredo alternativo do ouriço. É aquele velho enredo, que vinha nos livros do Pense Bem da Tec Toy: Sonic e Dr. Kintobor eram ótimos amigos. Dr. Kintobor, que era cientista, fez sua última invenção que iria salvar Móbius de todo o mal: o Reco, mas algo deu errado e que fez ele ficar maligno. Assim Dr. Kintobor passou a ser Dr. Robotnik, o maior inimigo do Sonic. Esse comic ainda é vendido em Portugal pela Editora Porto, não sabemos de que ano é. O gibi é dividido em 3 partes: na parte 1 equivale ao enredo do Sonic 2; a parte 2 conta a história do Sonic (alternativa, não é oficial) e a parte 3  é uma aventura do Sonic contra Dr. Robotnik. Caso você queira ter um preview do gibi, pode curti-lo aqui:
Download Demo
Por: Pedro Figueiras, de Portugal

Sonic the Comic (Fleetway)

Esse não é um mangá, e sim um gibi mesmo do Sonic. É a série oficial Sonic the Comic, publicado pela editora Fleetway na Europa, mais precisamente na Inglaterra. É um similar à Archie Comics, e são escritos em inglês. Fez muito sucesso e acabou vendendo muitas edições, esse comic não era especialmente do Sonic, teve outros personagens da Sega como Streets of Rage, Golden Axe e Shinobi. Ele durou 223 edições de 1993 a 2000.

Você pode fazer alguns downloads no site http://www.knuckleschaotix.info/other.htm e http://tails.kicks-ass.net/?area=comics

Dash & Spin; Super Fast Sonic!! (Coro Coro Comics)

Trata-se de um mangá oficial, há alguns anos no Japão e que parou de ser publicado em fevereiro de 2005 numa edição especial. Este mangá se caracteriza por ter muito humor, com histórias em situações bem cômicas. Suas histórias não seguem os jogos do Sonic, e os personagens principais são o Sonic, Tails, Robotnik e Knuckles. Os traços são propositalmente muito ruins, de todos os personagens, para gerar efeito de humor. Não é muito recomendável, mas para quem gosta de mangá e de humor, está aí uma boa pedida.

Sonic X (Editora On-Line)

Está sendo circulada no Brasil atualmente a comic de Sonic X, publicada pela Editora Online, baseada na Archie Comics. Não se sabe quantas edições vão ser publicadas, mas o preço é bem acessível, R$ 2,99. A revista, é inteiramente baseada no anime Sonic X, trazendo os mesmos personagens (inclusive Chris). A revista traz também alguns extras, como pôster, passatempos. Os quadros estão bem feitos.

Sonic Universe

A Sonic Universe é a continuação direta das comics da Archie Comics e traz vários personagens da série Sonic, inclusive o ouriço Shadow. A publicação é mensal e feita pela própria Archie Comics, lançada em março de 2009. Traz também os personagens mais recentes como a Blaze the Cat.

Outros:

  Estes são alguns outros gibis feitos do Sonic, alguns em caráter promocional, temporários, outros já não tiveram muito sucesso:

*Sonic Blast
*Sonic live! (Sonic ao vivo): era um gibi feito com ftos de crianças jogando Sonic contando como Sonic mudou suas vidas...
*Sonic in Your Face (Sonic em sua face): era como uma revista coquetel mas com os personagens do Sonic Satam.
*Sonic & Knuckles
*Sonic & Knuckles: Mecha Madness
*Sonic Triple Trouble
*Princess Sally

Por: Hyper Knuckles
Atualizado por: Heloísa