Lembra do Game Gear?

image001

  O final da década de 1990 e início de 2000 marcou o lançamento de um console da Nintendo, o Game Boy Advance (precisamente em 2001). Seu design, horizontal, era familiar. A qualidade gráfica era semelhante. Cópia? Melhoria? Onde já tínhamos visto aquilo?

Foi no SEGA Game Gear, lançado aqui no Brasil em 1991 (graças à Joint-Venture TecToy/SEGA). Na teoria, ele foi lançado para competir com o Game Boy da Nintendo – embora não tenha dado certo. Na prática ele era um Master System portátil, com uma paleta maior de cores e que sugava pilhas tão rápido quanto o Usain Bolt corre os 100 metros. Era possível até mesmo jogar os jogos do Master System através de um adaptador (mas o contrário não era possível).

Por que não deu certo? Afinal de contas, ele tinha especificações técnicas bastante superiores ao Game Boy “tijolão” e sua tela verde. A questão é que o Game Gear não conseguiu conquistar o mercado. Muitos fatores explicam isso. O primeiro deles é que o portátil não era tão portátil assim. Ele era muito grande se comparado ao Game Boy. Além disso, ele precisava de 6 pilhas AA para funcionar – em comparação às 4 do Game Boy. Se não bastasse isso, a iluminação interna da tela detonava as pilhas em pouquíssimas horas. Por mais que houvesse, como acessório, um adaptador de tomada, isso não faria muito sentido num vídeo-game portátil.

O golpe fatal foi a biblioteca de jogos: o Game Boy contava com Tetris – e já tinha muito mais jogos, haja vista que foi lançado um ano antes.  Todos esses fatores fizeram com que uma frase definisse o Game Gear: um vídeo game muito, muito a frente de seu tempo.

De qualquer forma, que tal a gente conhecer melhor o Game Gear com esse vídeo do Tails correndo atrás de rings como se estivesse querendo ficar rico como num concurso da caixa econômica federal mega sena? Veja os gráficos! Isso é um portátil do início da década de 1990. Incrível, não?

O Game Gear ganhou os seguintes jogos do Sonic: Sonic 1, Sonic 2, Sonic Chaos, Sonic Triple Trouble, Sonic Blast, Tails Adventures, Tails Sky Patrol, Sonic Spinball, Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine, Sonic Drift e Sonic Drift 2.

Comentários do Facebook

Comentários do Facebook

7 Responses to Lembra do Game Gear?

  1. Thiago disse:

    Pessoal, divulguem essa notícia: Sonic 2 HD está de volta a ativa!!! Os detalhes estão no próprio facebook do projeto! Hooray! o/

  2. José disse:

    Tales.

  3. HKº disse:

    Falha nostra, erro de digitação corrigido XD

  4. HK° disse:

    @Thiago: Pois é, foi uma boa relançarem já que a Sega resolveu não investir no novo Sonic 2 HD para PC.

  5. Thiago disse:

    @HKº: Pois é, parece que as vezes a SEGA se esforça pra NÃO ganhar dinheiro… qual alma viva no mundo acha que esse projeto não é uma boa? xD

  6. GabrieLakeKAI disse:

    HK° O GameBoy Advance não foi lançado em 1990 e sim em 2000/2001, neste ano não foi lançado o GameBoy (1988) nem o GameBoy color (1995).

  7. HK° disse:

    @GabrieLakeKAI: É o Game Gear que foi lançado nos idos de 1990. O GBA foi lançado no fim da década de 90, mais precisamente em 2001. Mas ok, mudou a década, tens razão =P

    @Thiago: A Sega parece ter um certo medo de jogos do Sonic para PC por causa da pirataria. Não é à toa que os games da Sega dos anos 90 possuíam uma técnica anti-pirataria que exigia além do crack, que o usuário gravasse o game em um CD ao menos, pois os discos eram mistos de dados e mídia. Ou seja, se o usuário tentasse apenas copiar o CD com copiadores comuns daquela época, o máximo que conseguiria seria apenas o jogo, sem as músicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 6 =

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!