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Minha entrevista com Left4Joker - O Global Mod brasileiro do Mugen Archive


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3 respostas neste tópico

#1 Alex

Alex
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  • LocationCordeirópolis - SP

Postado 03/11/2016 - 01:22:10

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Se você nunca ouviu falar do Mugen... Parece impossível, mas eu vou explicar: É uma ferramenta onde você pode criar um jogo de luta 2D baixando personagens e cenários criados por autores espalhados pela internet. Ou você pode se aventurar e criar seus próprios personagens.

 

Como algo que me marcou bastante, resolvi ir até o Mugen Archive e entrevistar o Global Mod brasileiro Left4Joker que falou muita coisa interessante e me surpreendeu de verdade.

 

Acompanhe a entrevista na íntegra:

 

 

 

[color=#0000ff;]ALEXANDRE[/color][color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]: Enfim, eu queria saber se podia te chamar simplesmente de "Joker" pra ficar mais fácil. E acho que eu devia começar perguntando como você conheceu o Mugen, e de onde surgiu o interesse em participar de uma comunidade como essa?[/color]


[color=#ff0000;]LEFT[/color][color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]: Primeiramente, desculpa a resposta comprida mas eu tenho muita história pra contar kkk[/color]

[color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]Na verdade eu prefiro que chame de "Left", é como fiquei conhecido na comunidade. O Joker veio depois. Eu conheço o Mugen desde os primórdios, quando ainda funcionava pelo DOS. Se bem me lembro, era por volta de 2001, 2002. É um pouco de tempo demais para lembrar como comecei, estou com 26 anos hoje, tinha uns 12 na época. [/color]

[color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]A internet até então ainda era discada, e eu lembro de ir ao escritório da minha mãe nos finais de semana para baixar chars e stages. Em disquete ainda. Sim, eu tinha MUITOS disquetes hehe. Me recordo também que, por conta da velocidade de conexão, era costume também que os makers lançassem os arquivos .snd em separado. [/color]

[color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]Várias vezes eu saí de cena mas sempre acabo voltando. Meu nick atual veio de um tempo em que fui membro da Pão de Mugen, não recordo-me o ano. Fui newsposter por 2 anos lá. Criei um método de organização das news que acabou sendo muito usado depois e copiado por alguns outros sites. Eu também fazia edits de imagens em estilo SNK e CVS. Eu não era muito bom... mas era convencido, se você falasse que eu não era muito bom na época, aquele garoto de 15 anos provavelmente teria te xingado muito hehe. [/color]

[color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]Foi lá, inclusive, que começou a história do nick "Left4Joker". Certa vez um colega fez um edit do Hamtaro (aquele anime que passava na TV Globinho) e eu falei que se ele fizesse uma versão zumbi eu colocaria de avatar e mudava meu nick para Left4Hamsters hehe. A brincadeira aconteceu, e fui então mudando periodicamente a segunda parte do nick. Left4algumacoisa. Um dia botei joker, gostei, e ficou. Eu era carinhosamente chamado de "Tio Left" às vezes haha.  Por volta de 2007-2008 resolvi que era o fim de tudo aquilo. [/color]

[color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]E sim, toda essa história pra responder o que me fez querer participar dessa comunidade (Mugen Archive). Uns 2 anos atrás eu resolvi ver como estava a situação do Mugen. Eu sempre gostei muito do estilo do Phantom.Of.The.Server (fui inclusive amigo dele por um bom tempo), e me surpreendi como havia novos personagens seguindo aquele padrão. Resolvi que era hora de voltar pra montar um Mugen CVS/POTS (ainda em andamento). Numa dessas minhas buscas encontrei um mega arquivo, que era uma fração do Mugen Museum, e decidi que precisava dividir com a comunidade - pra quem não conhece, Mugen Museum era um serviço que servia por e-mail, eles tinham tudo de tudo que já havia sido lançado por Mugen, você mandava o nome do arquivo com author, e eles enviavam pra você. [/color]

[color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]Era cerca de 4 mil arquivos. Encontrei a Mugen Archive e comecei a subir eles. Como eu participava subindo 30-40 arquivos por dia, e seguia bem as regras, os admins resolveram me promover pra Support Staff. Pouco tempo depois, como eu mostrei interesse em arrumar arquivos de outros membros, e reportava muitos como "repetidos", ganhei o título de Global Mod. Foi bem rápido, menos de 1 ano.[/color]



[color=#0000ff;]ALEXANDRE[/color][color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]: Tudo bem, então vou te chamar de "Left", como você pediu, hehe.[/color]

[color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]Cara, eu notei muita semelhança comigo, porque quando eu conheci o Mugen , eu nem tinha PC ainda, era em 2006 na casa de um amigo. E era aquele Mugen que abria numa janela 640x480 e tinha os tradicionais personagens do Capcom vs. SNK com um ou dois cenários diferentes só. Nem screenpack tinha, era aquele fundo azul do Mugen , sabe? Daí em 2007 quando eu consegui meu PC com a boa e velha internet discada eu comecei a baixar personagens e tentar montar meu próprio jogo de luta só com personagens que eu queria.[/color]

[color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]Mas o que fez eu me impressionar mesmo com o Mugen foi quando eu conheci um game chamado "Naruto: The Way of the Ninja" que eu consegui numa daquelas revistas de jogos que vinham com CDs. Eu demorei muito, mas muito pra entender que aquilo era um Mugen porque parecia tão bem feito que o meu colega e eu tratávamos como jogo oficial mesmo. Lembrando que eu ainda era leigo no assunto Mugen, então pode ser que nos dias de hoje eu reconheceria bem mais rápido.[/color]

[color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]Enfim, a gente sabe que o Mugen surgiu em 1999, e nós estamos agora quase entrando em 2017. Ou seja, são quase duas décadas de existência. Tendo conhecido ele em 2001 ou 2002, bem antes do meu primeiro contato em 2006, e eu acredito que você teve bem mais experiência com essa ferramenta do que eu, o que você acha que mudou em todos esses anos envolvendo a comunidade e o próprio Mugen em si? Há mais interesse hoje do que tinha antes?[/color]

[color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]Uma coisa que eu sei é que hoje temos personagens de jogos atuais, como Undertale, sendo adaptados. Temos cenários em HD, e até personagens que usam gráficos 3D. Você acha que o Mugen continua evoluindo e isso ajuda a manter a comunidade ativa?[/color]


[color=#ff0000;]LEFT[/color][color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]: A comunidade hoje é mais.. como vou dizer.. "de boas". Haha. Antigamente usar o código de algum outro maker era motivo pra crucificação. Eu lembro quando saiu a primeira versão do Ravenous do Ex-Inferis, que era baseado no Freeman (Garou) de um outro maker. Nossa, ele ficou muito mal falado. Demorou muito tempo pro pessoal aceitar ele novamente. Hoje é só vasculhar os arquivos da mugen archive pra perceber que tem alguns gazilhões de edits nesse estilo. [/color]

[color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]Acho que todo mundo gosta de criar, e é por isso que o Mugen se mantém firme. É uma das ferramentas mais acessíveis em termos de programação. Nós tivemos, claro, um "boom" no início, mas o que sobrou da calmaria que seguiu essa explosão inicial, acredito, se manterá. Muitos inclusive acabam voltando, como eu. [/color]

[color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]Tem uma metáfora muito legal que eu gosto de usar nessas situações, que é a comparação com uma mola. Se você esticar ela muito (o 'boom'), o momento em que aquilo se tornar insustentável, soltando a mola, ela ficará por alguns momentos bem pequena, comprimida(a diminuição brusca), e com o tempo tenderá a atingir uma estabilidade. É essa estabilidade que vivemos hoje na comunidade. Pra citar outro exemplo, estamos vivendo o mesmo com o Pokémon GO agora. Tivemos a febre, uma queda consistente em seguida, e logo isso atingirá uma estabilidade de usuários.[/color]

[color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]Outro motivo, bem evidente, é porque não apareceu absolutamente nenhuma outra engine melhor até então.[/color]



[color=#0000ff;]ALEXANDRE[/color][color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]: Eu fiz essa última pergunta porque, eu tinha parado de mexer com Mugen por volta de 2012 ou 2013 e voltei nesse ano. Foi quando eu conheci o Mugen Archive e percebi o quão ativa é essa comunidade. Numa das minhas visitas no dia 18 de Julho, eu upei uma personagem original que eu gosto bastante chamada 2nd Yun Kanzaki, confesso que mais pra subir de rank mesmo e desbloquear mais downloads. E agora quando eu fui ver, ela já tem 90 downloads e 3 positivos. Isso é muita coisa pra uma personagem original que eu encontrei por aí e resolvi upar pra subir de rank no site.[/color]

[color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]Eu percebo que o pessoal tem essa curiosidade de conhecer novos personagens, sejam eles apenas adaptações de jogos da Capcom ou da SNK ou criações iniciadas a partir do zero. E eu me surpreendi em ver que tanta gente ainda usa essa ferramenta, e a julgar pelo tráfego de personagens, cenários e outras edições que surgem a cada dia aqui no Mugen Archive, eu não acho que vá parar tão cedo.[/color]

[color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]Uma pergunta um pouquinho mais pessoal: Às vezes eu estou procurando um personagem, e descubro que ele está offline. Daí eu encontro um fórum qualquer e vejo alguém pedindo por esse personagem. No entanto, ao invés de colocá-lo para download, o usuário em questão manda o personagem por Mensagem Privada porque o próprio autor removeu de seu site. Por que você acha que isso acontece? Existem casos onde o autor cria um personagem, e depois não quer que ninguém mais o baixe? Você já viu algum caso assim?[/color]


[color=#ff0000;]LEFT[/color][color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]: Ao meu ver é simplesmente uma chaga daquele período que citei, quando publicar algo de algum criador sem autorização era praticamente uma abominação. [/color]

[color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]Confesso que nunca entendi à nível psicológico porque existe essa mania de manter as coisas privadas. Não faz sentido. Mas enfim, não me importo com aqueles que mantém arquivos privados, assim como não me importo com aqueles que vazam os mesmos. Acredito que todos são livres pra fazer o que quiserem.[/color]



[color=#0000ff;]ALEXANDRE[/color][color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]: É, eu também nunca entendi muito bem esse lance de "Private Character", mas concordo com você, o autor tem o direito de fazer o que quiser com sua obra. Porém, acho que fica chato pro pessoal que gostaria de colocar tal personagem em seu Mugen.[/color]

[color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]Sendo um brasileiro Global Mod em um site tão grande quanto o Mugen Archive, você poderia nos contar um pouco como é a participação do pessoal do Brasil no Mugen? Conhece muitos autores brasileiros, sejam eles ativos ou já inativos?[/color]

[color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]Se eu não me engano eu cheguei a ver sites brasileiros com autores brasileiros, mas já faz tanto tempo que não sei se ainda estão no ar.[/color]


[color=#ff0000;]LEFT[/color][color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]: Tem algum pessoal ativo sim, mas a maior parte desbandou. O Ilusionista, acredito, é o mais famoso. Tive alguns desentendimentos com ele no passado, e desde então não nos falamos. O Gui, lá na guild, costuma fazer umas conversões de screenpacks de winmugen pra 1.0 e 1.1 - preciso inclusive fazer backup dos trabalhos dele, estão na minha lista. Ainda lá, temos um excelente editor que é o Metal Warrior. Ele trabalha inclusive por comissão, acho que está editando agora uma Morrigan e um Megaman SNK, tem o Ryou Win, que sempre está envolvido com personagens de Robocop. Não tenho certeza, mas acho que o Hloader é brasileiro também... mas não posso confirmar isso, posso estar enganado. [/color]

[color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]O restante dos ativos desconheço. Aqui na Mugen Archive deve ter pelo menos uma dezena de uploaders brasileiros bem ativos. O fato é que como a comunicação normalmente se dá em inglês deve ter muito mais gente que é BR que eu nem sei. [/color]

[color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]Sinto é falta de um pessoal. O Evil Orochi não sei se está ativo ainda, mas fazia uns chars muito bons. O Spiderboy também faz falta, os screenpacks dele eram excelentes. Survivor também. O Spiderboy, usei o screenpack de KOF dele por muuuito tempo. A maior parte dos sites brasileiros está com poucas atualizações ou abandonado. Triste isso. [/color]

[color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]Fato é que quando voltei dois anos atrás vim direto pra archive, não cheguei a verificar como estava a situação nos forums brasileiros, então acho que estou até meio por fora de como está indo a cena brasileira ^_^'. O povo costumava se reunir muito na MgBr, mas recentemente o site fechou, sem avisos.[/color]

 

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[color=#0000ff;]ALEXANDRE[/color][color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]: Tem vezes que eu já descobri que um criador é brasileiro quando baixo o personagem e ele vem com um "Readme" em português. Lembro de ter consigo um Iron Man que veio com arquivos quase todos em português, isso nos meus primeiros dias de Mugen.[/color]

[color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]Agora, falando um pouco mais de você como Jogador de Mugen, o que mais te agrada com relação aos personagens? Você gosta quando alguém faz algo bem fiel ao seu material original, ou quando saem aquelas edições loucas tipo as do Kaz? (Pra quem não sabe, o Kaz pega personagens da Capcom e transforma em máquinas de matar).[/color]

[color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]Eu por exemplo gostei muito de um Bonus Stage que imita perfeitamente a Sky Chase do Sonic 2. E tem também um outro baseado em Streets of Rage que praticamente fez o Mugen virar um jogo de Beat'em up. E minhas personagens originais favoritas são Inverno e Yun Kanzaki.[/color]

[color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]Fale um pouco do que mais te agradou em matéria de criação dos fãs.[/color]


[color=#ff0000;]LEFT[/color][color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]: Eu gosto de personagens balanceados, no geral. Monto meus Mugens como se fossem fullgames, então não há muito espaço pra esse tipo de porralocagem kkk. Tenho um para personagens KOF, outro para SF, outro para CVS, outro para MVC, e assim por diante. Não misturo. Como comentei no inicio da entrevista, adoro o estilo do Phantom.of.The.Server (POTS), e se dependesse de mim, todos os personagens do mundo ganhariam uma versão POTS kkkkkkk, é sério, gosto muito do estilo mesmo. Quantos outros makers você conhece que iniciaram um estilo completamente diferente e que foram seguidos por toda a comunidade? De longe meu criador e estilo favorito. [/color]

[color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]Acompanho de perto também o trabalho do Chuchoryu. Eu sei que em nível de programação ele não é o cara mais sensacional do mundo, mas convenhamos que ele trouxe uns personagens que nem em sonho teríamos no Mugen. Vários de Tekken como Ogre, Jin, Heihachi, o Oni do SF4, etc. Eu sei que ele está trabalhando numa Zelda CVS e num Garuda (sim, do SF EX), além de um Ryu e um Bison, ambos com o visual do SF5. A cada release ele melhora um pouco, sendo que os últimos foram bem promissores. Ano que vem promete. [/color]

[color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]Já sobre stages, é outra conversa, esses eu misturo. Meus Mugens costumam ter uns 500 stages pra cima. Gosto de velharia, World Heroes, Art of Fighting, Fight Fever, também gosto muito de stages de jogos mais desconhecidos, e nesse sentido meu maker favorito de stages acaba sendo o Cenobite 53. Poderia citar o EXShadow também , mas ele é muito modinha (lol). Um que anda me chamando a atenção pela evolução estupidamente acelerada é o Oldgamer, que já foi membro aqui da Archive, hoje mesmo ele lançou um stage demais chamado Mid-Air Fight, vale a pena conferir o trabalho dele. [/color]

[color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]De chars originais a única coisa que realmente curti, que ficou na memória, foi a Femina Blakey, do Anarquia. Simplesmente fantástico. Acompanhei todo o desenvolvimento dela nas antigas.  É o que me vem na mente agora... com certeza lembrarei de mais no fim da entrevista. É sempre assim né? Depois que acaba que lembramos de tudo que queríamos falar kk[/color]

[color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]Confesso que achei que ias perguntar alguma coisa de games no geral. É que eu coleciono, tenho uma pá de aparelhos aqui em casa kkk[/color]



[color=#0000ff;]ALEXANDRE[/color][color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]: Aaaah, mas não seja por isso. A gente abre uma pergunta extra aqui![/color]

[color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]Left, já que você tem uma pá de aparelhos na sua casa, fale um pouco sobre os seus hábitos de games. Que tipo de jogos você mais gosta? Tem algum vídeo-game ou jogo em especial que te marcou mais? No meu caso eu tive um Super Nintendo que fez eu me tornar o fã de games que eu sou hoje.[/color]


[color=#ff0000;]LEFT[/color][color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]: Ó que bom que perguntou kkk. Essa é daquelas respostas compridas novamente.[/color]

[color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]Meu primeiro videogame foi um Dynavision, eu tinha 4 anos. Depois disso tive um Mega, um Snes, um Play, um Dreamcast (que me arrependi eternamente de ter vendido), passei um tempo nos emuladores, e alguns anos atrás comprei o Xbox 360. De lá pra cá resolvi comprar tudo de volta hahah, dessa lista só falta o Snes. Acabei adquirindo um PS2 também, um Wii, um PSP, e estou de olho pra comprar um Gameboy agora. Imagina jogar Pokémon Red no aparelho original? Sonho de infância hehe. Também jogo algumas coisas casuais no iPhone.[/color]
[color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);] [/color]
[color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]Antes que alguém saia me taxando de milionário, todos meus aparelhos tem algum tipo de alteração pra rodar games pelo HD, memória ou pendrive ok? Não dá pra ficar comprando jogo aqui no Brasil, muito caro kkk e o iPhone eu ganhei de presente hehe.[/color]

[color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]Dos meus hábitos, hoje com a vida corrida estou mais no iPhone mesmo, tem umas pérolas muito boas. Tenho um de Gundam (meu anime favorito), Star Wars Heroes que é ótimo, Pixel Gun 3D, Sonic CD, etc. Fora dos smartphones, meus hábitos são mais voltados pra J-RPG e FPS. Sou fã de carteirinha de Final Fantasy, joguei praticamente todos. Não sou o maior fã de jogos multiplayer, então rpg online fica de fora dos meus gostos. O importante pra mim é a história no fim das contas. Mesmo em games de luta, eu sempre vou atrás da história. Acredito que nesse sentido Soulcalibur seja a mais rica. Ai você me diz "pow mas tu falou em FPS", sim.. as campanhas, com uma bela exceção para Unreal Tournament, aquele jogo é demais. [/color]

[color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]É difícil dizer essa de game que mais marcou, pode ser uma lista? Eu não vou citar games de luta porque é bem óbvio que eu adoro kkk. Bom, amo a série Megaman X, Chrono Trigger, fechei Final Fantasy 8 inúmeras vezes, cheguei a chorar jogando Mass Effect - gastei 300 horas, fiz questão de jogar três vezes os três games da franquia - Super Mario World pois eu jogava com meu primo, Twisted Metal, Crazi Taxi, toda a série 'Tales of', fui fã fanático de Assassins Creed também, embora eu gostasse mais quando a trama das memórias servia de suporte para o presente. Decaiu muito depois da ... morte.. de um certo personagem.. no final de um certo título da série (evitando spoiler). Ah e toda vez que ligo meu Wii acabo jogando House of The Dead, muito divertido com o Wiimote. [/color]

[color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]Pasme, detesto GTA e Skyrim. Por favor não me bate kkk. Acho a história relativamente fraca se comparado com um Final Fantasy por exemplo. É muita coisa pra falar assim, poderia passar a madrugada toda escrevendo aqui e não acabaria.[/color]



[color=#0000ff;]ALEXANDRE[/color][color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]: Opa, então bate aqui porque eu também acho Skyrim um saco. Até gosto de explorar o mundo do game, mas a história fica devendo e muito pra qualquer outro RPG como Final Fantasy, Breath of Fire, Chrono Trigger, Xenoblade, etc.[/color]

[color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]Agora voltando ao Mugen, e pra fechar a entrevista...[/color]

[color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]Left: Vendo todos os grandes sites que ainda falam sobre Mugen além do Mugen Archive, como por exemplo o Mugen Free for All e o Mugen Guild (Eu acho que dos que eu acompanhava só o Mugen Infantry morreu, não tenho certeza), eu te deixo a seguinte pergunta:[/color]

[color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]Você acha que o Mugen ainda tem força pra seguir em frente pelos próximos anos? Desde 1999 até hoje, quase duas décadas se passaram e ainda tem o pessoal que cria, distribui, ou apenas se diverte criando seus próprios jogos de luta 2D. Na sua opinião, o Mugen ainda tem muita lenha pra queimar? Ainda vamos ouvir falar em Mugen por muito tempo?[/color]


[color=#ff0000;]LEFT[/color][color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]: Então, como eu citei antes, vivemos um momento de estabilidade, então sim, deve continuar firme e forte, a comunidade não vai simplesmente se extinguir. Temos muito conteúdo disponível hoje, é muito chamativo. Os screenpacks já vem patcheados também, algo que era incomum no início. Está tudo muito fácil. O que pode, de repente, é dar um novo "boom" em algum momento. Será imprevisível, com certeza. O lançamento do Mugen 1.1 pela Elecbyte teve quase esse efeito, deu um novo gás. [/color]

[color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]O que vejo pro futuro é novas modificações saindo. O ADD004 é o maior exemplo disso? É uma ferramenta que adiciona inclusive lutas 3vs3, 4vs4, tag para todos os personagens, pontuação... tem também o mod de Super Smash Bros... o IKEMEN que permite partidas on-line.[/color]

[color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]No fim das contas, o gênero de luta 2D ainda é amado demais por seus fãs. Essa é a maior garantia. E alguém poderia perguntar "Mas e a próxima geração que vai crescer com KOF, SF, MvsC e MK em 3D?" Dessa eu não sei. O que eu sei é que logo vamos ter um bando de velho de bengala ainda mexendo com Mugen hehe, e eu serei um deles. (Pow mais 4 anos eu faço 30, pensa só). O Mugen pode até acabar um dia, mas não estaremos mais vivos pra ver esse momento, pode ter certeza.[/color]


[color=#0000ff;]ALEXANDRE[/color][color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]: Left, muito obrigado pela entrevista! Eu gostei muito, e me surpreendi positivamente com as suas respostas! Espero que você continue sendo um ótimo Global Mod por aqui, e quem sabe, mais brasileiros comecem a se juntar no universo do Mugen, seja criando ou caçando personagens e cenários para distribuir, como é o caso do Mugen Archive.[/color]

[color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]Enfim, algum comentário final para se despedir?[/color]


[color=#ff0000;]LEFT[/color][color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]: Antes de mais nada quero agradecer a oportunidade, fiquei lisonjeado. Nunca fui entrevistado antes kkk é muito bom saber que o tempo gasto aqui não está sendo em vão. Fico feliz que há quem se importe, de verdade. [/color]Imagem Postada

[color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]Acho que gostaria de utilizar esse final, também, para convidar todos a conhecerem a Mugen Archive, e se juntar à única comunidade que se preocupa, realmente, em preservar todos os conteúdos já disponibilizados para Mugen. Tem algo que não temos? Compartilhe! Membros que participam ganham privilégios como limite maior de uploads, remoção de ad.fly, entre outras regalias. Quer participar mas não sabe onde encontrar arquivos que não temos? Peça ajuda a um mod (pode ser eu mesmo). Tenho uma lista gigantesca de itens pra subir, ajuda é sempre bem recebida [/color]Imagem Postada[color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]. Estamos sempre de portas abertas ^^[/color]

[color=rgb(77,77,77);font-family:Tahoma;font-size:13px;background-color:rgb(234,234,234);]Também queria fazer um breve comentário sobre um assunto delicado. É comum recebermos algumas críticas referentes a distribuição de alguns conteúdos que os criadores não desejam disponibilizar aqui, sim, mas lhe pergunto...Algum site avisa quando vai sair do ar? Algum maker avisa que é hora de fazer backup porque vai abandonar o Mugen? Algum link do mediafire, sendspace, etc diz quando vai expirar? Não! E é nossa responsabilidade ter o backup de tudo isto! É uma missão quase infinita, que gera até certo desconforto em outros fóruns, mas é justo e digno. E sempre, sempre mesmo, precisamos de mais mãos, quanto maior a ajuda, melhor! Então, se você que está lendo tiver tempo livre e gostar de colecionar, entre em contato pois será muito bem vindo![/color]



#2 Thun the Forgotten

Thun the Forgotten

    The Drunken One

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  • 1.409 posts
  • LocationAlgum lugar que vai ficar sem luz por causa de um temporal de novo por umas horas.

Postado 03/11/2016 - 12:01:53

A entrevista foi legal.

 

Um problema da época em que eu jogava MUGEN era justamente essa persistência de links quebrados e outras putarias. O osso é que quase toda comunidade que tem uma camada extensiva de edição sempre tem um drama absurdo, geralmente mata projetos que seriam promissores. Lembro até que o MK MUGEN teria um update maravilhoso que foi cortado por causa de drama interno.

 

Só uma pergunta, essa entrevista era para algum blog, não? Meio estranho imaginar algo destinado pra cá.



#3 Alex

Alex
  • Membros do Fórum
  • 677 posts
  • LocationCordeirópolis - SP

Postado 03/11/2016 - 13:03:32

A entrevista foi legal.

 

Um problema da época em que eu jogava MUGEN era justamente essa persistência de links quebrados e outras putarias. O osso é que quase toda comunidade que tem uma camada extensiva de edição sempre tem um drama absurdo, geralmente mata projetos que seriam promissores. Lembro até que o MK MUGEN teria um update maravilhoso que foi cortado por causa de drama interno.

 

Só uma pergunta, essa entrevista era para algum blog, não? Meio estranho imaginar algo destinado pra cá.

 

Foi pra um fórum que eu tenho com uns amigos, mas eu resolvi aproveitar e postar aqui também.



#4 Ambrose

Ambrose

    Loopholes...

  • Membros do Fórum
  • 1.804 posts
  • LocationFloripa

Postado 03/11/2016 - 19:57:15

Quanto tempo não jogo Mugen. O meu último foi provavelmente um de Mortal Kombat baixado no Baixaki, que se vc apertasse espaço a vida recuperava e eu fazia banho de sangue na tela haha. Sei lá, os que eu costumava baixar pareciam ser incompletos e eu perdi o interesse logo.






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