Ir para conteúdo

Foto

Voltei a ouvir músicas do Sonic após 3 anos de Julien-K [Review das Músicas do Sonic]

Música Julien-K Sonic

• Por favor, faça o login para responder
13 respostas neste tópico

#1 Synth Frenetic

Synth Frenetic

O mesmo Solister de antes agora com conta fake

• Membros do Fórum
  • 124 posts
  • LocationAround the World

Postado 26/04/2018 - 21:07:25

Recentemente, vagando pelo The Pirate Bay, achei um torrent que dizia possuir todas as músicas do Sonic até 2012. Baixei para relembrar um pouco minha época de 2014 onde eu era fanático por Sonic, e agora decidi fazer um review geral das músicas do Sonic após tanto tempo.

Mas realmente fazem 3 anos?

Eu não tenho muita certeza, mas certamente já faz mais de 1 ano e alguns meses, pois comprei minha coleção em mídia física da Julien-K em Novembro de 2016, entretanto já ouvia as músicas deles via Spotify, mídia pirata e pelo próprio site deles.

Lembro que já no começo de 2015 eu já ouvia algumas outras músicas que não eram do Sonic, mas por artistas que já fizeram músicas para a série, então estimo algo em torno de 3 anos, mas com certeza a mais de 1 ano (Nesse período de 2 anos eu poderia ouvir músicas de ambos, tanto do Sonic, como não).

Não necessariamente eu deixei totalmente Sonic de lado, visto pelos próprios jogos em que eu deixava a música rolar, assim como algumas leves visualizações de músicas no YouTube e a OST Americana do Sonic CD a qual tenho o jogo para Windows 95 que também serve como OST.

Foi só Julien-K?

Óbviamente que não, apesar de toda a fama que recebi, atualmente tenho ouvido variações de músicas eletrônicas como Trance, assim como outras bandas mais antigas (Final dos anos 90 e começo dos anos 2000). Mas isso não significa que deixei de seguir a banda (Afinal, tenho todo o material principal deles originais, e eu não trocaria isso pela coleção de Sonic pirata).

Enfim, aqui vão algumas músicas que mais me chamaram a atenção, e depois faço um geralzão da série.

As músicas que mais me chamaram atenção:

Encontrei algumas músicas que eu não lembrava de ter gostado tanto, mas que agora parecem ser bem o meu estilo, e elas são Un-Gravitify (Cashell, Sonic Riders: Zero Gravity) e Sonic Speed Riders (runblebee, Sonic Riders) coincidentemente as duas são da série Riders, muito provavelmente por possuirem estilo electro-futuristicos me chamaram mais a atenção. Ironicamente, Free (Chris Madin, Sonic Free Riders) não me interessou muito, provavelmente por sair desse estilo electro-futuristico.

Claro, isso para não citar This Machine (Julien-K, Sonic Heroes) e Waking Up (Julien-K, Shadow the Hedgehog), que me colocaram nessa bagaça toda e me fazem ser quem eu sou hoje, mas por ter ouvido tantas vezes, e lembrar delas, eu não vejo o porquê de mencioná-las aqui.

Gostaria também resaltar as músicas Look-a-Like (Riu Konaka, Sonic OVA), Sonic You Can do Anything e Cosmic Eternity – Believe in Yourself (Casey Rankin, Keiko Utoku, Sonic CD (JPN) ambas), além de Sonic Boom (Pastiche, Sonic CD (USA)) que, além de serem as primeiras músicas vocais da série, ainda são bem legais de se ouvir.

Outra música que gostaria de mencionar, é o tema do E-102γ (Fumie Kumatani, Sonic Adventure), que também possui uma pegada mais eletrônica. Por algum motivo a música parece sofrer algum “preconceito”, visto que é o único tema de personagem do jogo a não ter um nome (Apenas “Tema do E-102γ” em tradução livre), e estar fora da coletânea de temas do jogo.

Ainda falando de Sonic Adventure, gostaria de mencionar a Pleasure Castle (Jun Senoue, Sonic Adventure), uma das músicas de Twinkle Park que realmente fazem da fase um passeio mágico, provavelmente a melhor música de fase do jogo. Deixarei citações a Open Your Heart (Crush 40, Sonic Adventure) para depois.

A melhor OST

Falando de Twinkle Park e temas de fase, de longe, a OST do Sonic Unleashed é a melhor. Independente da versão (PS2/Wii ou PS3/360), acredito que Sonic Unleashed é o jogo em que se melhor aproveita a OST. Apesar do jogo não ter um tema marcante (Apenas um encerramento lembrado por uma meia duzia de fans hardcores), cada música das fases me fazem lembrar da primeira vez que joguei o jogo em meu PS2 lá em 2012, além de sempre combinar muito com o cenário.

Poderia citar também a OST do Sonic Generations, que inclusive possui músicas remixadas por Amir Derakh e Anthony “Fu” Valcic, da Julien-K (Mencionados como Cirtcuit Freq.), além de vários outros artistas que também trabalharam na série anos antes, mas visto que basicamente a OST é formada por remixes de jogos anteriores, não acho que seja um mérito justo.

Então aqui vai um geralzão da série:

Era Clássica (1991-1997)

Começando com os primórdios, a era 8/16/32-bits, além de marcarem o começo da série Sonic, já mostrava o potencial da série em trazer músicas de qualidade. Óbviamente que citar cada música de cada jogo seria um tanto desgastante e desnecessário, então aqui vou fazer uma análise geral dos jogos, citando minhas músicas favoritas de cada título.

Começando pelo Sonic 1 (16-Bits), mencionaria duas fases, Green Hill e Star Light (Masato Nakamura, Sonic 1 (16-Bits) ambas), que acredito serem as duas melhores músicas do jogo. Dando uma passada de leve nos 8-Bits, destacaria a Bridge Zone (Yuzo Koshiro, Sonic 1 (8-Bits)), que além de ser excelente aos padrões de um console 8-bits, foi feita por Yuzo Koshiro, responsável também por grandes jogos como Streets of Rage, Shinobi e Shenmue.

Voltando aos 16-Bits, mencionaria a OST do Sonic 2 como um todo, mas neste caso pela nostalgia, afinal foi meu primeiro contato com Sonic. Daria um destaque maior a Chemical Plant e Metropolis (Masato Nakamura, Sonic 2 (16-Bits) ambas). E em Sonic 3 & Knuckles, destacaria Sky Sanctuary (Desconhecido, Sonic & Knuckles), além de IceCap (The Jetzons/Brad Buxer, Sonic 3), mas isto levaria a uma situação mais complexa quanto a trilha sonora do jogo.

A grande maioria dos jogos dessa era possuem uma OST razoável para boa, mencionaria a do Knuckles' Chaotix (Junko Shiratsu, Mariko Nanba) além de um destaque especial a OST do Sonic R (Richard Jacques, T.J. Davis), que apesar de underrated, ainda sim é uma de minhas favoritas, e não entendo muito o hate em cima dela.

Era Adventure (1998-2006)

Com os avanços dos consoles e dos jogos que exigiram maior qualidade e consequentemente, músicas mais desenvolvidas, a Era Adventure marcou principalmente da introdução de vocais e temas marcantes aos jogos. Não vou falar muito dessa era, visto que já falei do Sonic Riders e uma pequena parte do Sonic Adventure, então será uma revisão bem de leve, falando majoritariamente dos temas dos jogos.

Mas como falar de Open Your Heart, Live & Learn e Sonic Heroes sem tomar porrada?

Admito que falar algo sobre essas músicas talvez sejam a parte mais difícil desse review. Foram músicas que eu gostei quando eu era viciadão em Sonic, mas olhando hoje para elas, me dá uma sensação inexplicável, mas não era como antes, talvez seja a idade (Visto que na época eu tinha apenas 11 anos, eu estava saindo da minha infância...).

Atualmente, sinto que a Live & Learn (Crush 40, Sonic Adventure 2) é a melhor de todas, todas as músicas (E o rock da Crush 40 num geral), ainda são muitos bons de ouvir, mas é bem difícil dizer algo quando eu lembro que era fanático por essas músicas a 4 anos atrás, e depois ter me reclusado genericamente em música eletrônica.

Era Moderna (2006-2016)

Antes de mais nada, não estou conisderando que a era moderna acabou em 2016, quero deixar Sonic Mania e Forces à parte (Aliás, eles nem estão no torrent).

Não tem muito do que falar da Era Moderna que eu ainda não tenha dito. Sonic Unleashed como melhor OST, além de uma leve passada no Generations. Então aqui só daria duas ressalvas (Sonic the Hedgehog 2006 e Sonic Colors):

Sonic the Hedgehog (2006), que apesar de uma péssima jogabilidade, consegue ter uma OST excelente (A um nível pouco abaixo da OST do Unleashed). Só diria um detalhe quanto a His World (Crush 40/Zebrahead (Dependendo da versão), Sonic the Hedgehog 2006) que acho que daria um bom mix o instrumental da Zebrahead com os vocais da Crush 40. Se alguém manja bem de mix de música, fica aí uma sugestão.

Dreams of an Absolution (Lee Brotherton, Sonic the Hedgehog 2006) e All Hail Shadow (Crush 40, Sonic the Hedgehog 2006) também são boas músicas, no caso de All Hail Shadow, a versão da Crush 40 é bem melhor para mim.

Apenas vou dar uma passadinha rápida na OST do Sonic Colors. O tema (Reach for the Stars (Cash Cash, Sonic Colors)), apesar de bem feito, usa alguns aspectos eletrônicos não muitos legais (É mal de geração, eu odeio música eletrônica no estilo anos 2010. Nos anos 2000 as coisas pareciam mais suaves e fluídas, eu não sei explicar direito, mas notei que isso se torna bem mais marcante pós anos 2010). As músicas das fases até são interessantes, e algumas bem legais, mas como quase nunca joguei Sonic Colors, não estou conseguindo formular uma opinião decente.

Daí tem o Generations, que eu já citei antes ele é basicamente Remix de músicas anteriores.

Também tem o Sonic Lost World, que não está incluso na coletânea e assim como o Colors, não joguei muito para dizer algo.

Era "Atual" (Sonic Mania e Sonic Forces)

E enfim, temos a OST do Sonic Mania e do Sonic Forces. Assim como o Generations, algumas das principais músicas foram apenas remix, e então aqui só vou citar algumas poucas músicas que realmente me chamaram a atenção.

Mirage Saloon Act 1,2 e K (Tee Lopes, Sonic Mania), talvez minha música favorita do jogo, junto com a de Flying Battery Act 1 e 2 (Tee Lopes, Sonic Mania). Dizem que a Mirage Saloon foi inspirada (E até de certa forma plageada) na The Good, The Bad and the Ugly (Ennio Morricone, Três Homens em Conflito, título no Brasil) de um clássico filme de velho oeste, e por possuir esta música em CD confesso que as duas se parecem muito. A OST do Sonic Mania possui boas faixas, apenas me decepciona o fato das músicas do Sonic CD terem sido feitas em base na versão japonesa, há especulações que tal fato seja arrumado no Sonic Mania Plus, a qual também aguardo anciosamente, inclusive por mais fases e até novas músicas.

E por fim, o Sonic Forces, que apesar de ter uma OST boa para um jogo mediano, fiquei muito decepcionado ao ver que o jogo não apresenta quase nenhuma remix de fase. Não é a mesma coisa correr nos tubos da Chemical Plant sem uma remix eletrônica frenética igual ao Generations, ainda mais quando essa foi a primeira fase em que você foi desafiado na série toda (Tendo em conta que Sonic 2 foi meu primeiro jogo, e Chemical Plant foi a primeira fase a me tirar algumas vidas).

E bem, eu acho que é isso. Desculpem pelo textão, mas tentei resumir ao máximo 26 anos de música em apenas um tópico, 3 folhas e meia segundo o Office (Sim estou escrevendo isso no OpenOffice Writer). Se gostarem, talvez eu traga mais tópicos como este ao fórum e alguns projetos em que estive trabalhando nesses últimos tempos.

#2 Super Solaris

Super Solaris

Superdimensional lifeform

• Membros do Fórum
  • 4.513 posts
  • LocationBoituva-SP

Postado 26/04/2018 - 21:45:17

IMO Sonic CD JP >>>>>>>>>>>> Sonic CD US, exceto nas B mix.

As ACT 2 da Stardust Speedway e Metallic Madness do Sonic Mania são dlç demais.

#3 Flame Haze

Flame Haze
  • Guests

Postado 26/04/2018 - 23:28:16

Que tópico delícia. 

#4 Sonicaralho

Sonicaralho

Fã que tem medo do decair da série

• Membros do Fórum
  • 1.016 posts

Postado 27/04/2018 - 03:30:27

SonicCD JP >>> US cm Ressalva do Som do Metal Sonic no Forces ser a Versão US que no Remix ficou mt boa

• Ken curtiu isso

#5 Synth Frenetic

Synth Frenetic

• Membros do Fórum
  • 124 posts

Postado 27/04/2018 - 06:46:55

IMO Sonic CD JP >>>>>>>>>>>> Sonic CD US, exceto nas B mix.

As ACT 2 da Stardust Speedway e Metallic Madness do Sonic Mania são dlç demais.

SonicCD JP >>> US cm Ressalva do Som do Metal Sonic no Forces ser a Versão US que no Remix ficou mt boa

Ainda prefiro a OST Americana, seja talvez pelo fato de eu ter jogado nela primeiro, ter jogado muito mais nesta OST do que na japonesa, além de ter a OST e o jogo americano originais na minha estante de jogos. Não é fácil engolir a OST japonesa assim, ainda mais quando Stardust Speedway é sua música favorita e ela se parece com algo assim:

Isso para não citar o Sonic Boom (Álbum da OSTs Americana e do Spinball) com versões originais/estendidas da música que são um pouco melhor.

#6 Blue Potato

Blue Potato

Bandana Dee para DLC

• Membros do Fórum
  • 2.784 posts
  • LocationSe informar o FBI me pega

Postado 27/04/2018 - 10:38:42

Esse tópico fez eu voltar a escutar a OST do Unleashed, soundtrack do caralho. 

Mas todos os jogos tem uma excelente soundtrack exceto algumas exceções.

#7 Sonicaralho

Sonicaralho

• Membros do Fórum
  • 1.016 posts

Postado 27/04/2018 - 11:35:30

Vc deve ser um caso a parte pois eu tbm joguei com a OST americana em primeiro toque ao jogo e joguei por um bom tempo mas dps de trocar para a JP onde o Ritmo se encaixa melhor cm as Fases (Menos a Tidal Tempest nhm OST é boa nela) eu me permaneci na JP

• Ken curtiu isso

#8 Super Solaris

Super Solaris

• Membros do Fórum
  • 4.513 posts
  • LocationBoituva-SP

Postado 27/04/2018 - 12:58:02

Ainda prefiro a OST Americana, seja talvez pelo fato de eu ter jogado nela primeiro, ter jogado muito mais nesta OST do que na japonesa, além de ter a OST e o jogo americano originais na minha estante de jogos. Não é fácil engolir a OST japonesa assim, ainda mais quando Stardust Speedway é sua música favorita e ela se parece com algo assim:

Eu também comecei pela OST americana, mas sempre achei que suas músicas eram 8 ou 80: Ou eram excelentes (Quartz Quadrant B mix) ou eram bem sem sal (Metallic Madness G mix). Mas quando eu comecei a escutar a OST japonesa, eu senti que havia muito mais qualidade nelas em geral do que nas americanas, poucas musicas eu poderia considerar como sem graça.

Fazia sentido que desde o inicio na OST americana eu preferia as versões P mix do que as outras em geral.

#9 Harmony of Dragons

Harmony of Dragons

Flaming, y' know...

• Membros do Fórum
  • 1.450 posts
  • LocationSpark City

Postado 27/04/2018 - 16:33:07

#10 Sonicaralho

Sonicaralho

• Membros do Fórum
  • 1.016 posts

Postado 27/04/2018 - 17:57:50

A OST do Unleashed é excelente, a primeira vez que dei de cara com o Final de Super Sonic e a batalha com o Dark Gaia cm aquele Instrumental eu me arrepiei todo, assim como a instrumental do Final do Colors

#11 Harmony of Dragons

Harmony of Dragons

Flaming, y' know...

• Membros do Fórum
  • 1.450 posts
  • LocationSpark City

Postado 27/04/2018 - 18:09:19

Nossa, o tema do Nega Wisps Armor é simplesmente fantástico.

#12 Synth Frenetic

Synth Frenetic

• Membros do Fórum
  • 124 posts

Postado 27/04/2018 - 20:40:16

Eu também comecei pela OST americana, mas sempre achei que suas músicas eram 8 ou 80: Ou eram excelentes (Quartz Quadrant B mix) ou eram bem sem sal (Metallic Madness G mix). Mas quando eu comecei a escutar a OST japonesa, eu senti que havia muito mais qualidade nelas em geral do que nas americanas, poucas musicas eu poderia considerar como sem graça.

Fazia sentido que desde o inicio na OST americana eu preferia as versões P mix do que as outras em geral.

Vc deve ser um caso a parte pois eu tbm joguei com a OST americana em primeiro toque ao jogo e joguei por um bom tempo mas dps de trocar para a JP onde o Ritmo se encaixa melhor cm as Fases (Menos a Tidal Tempest nhm OST é boa nela) eu me permaneci na JP

Bem, eu acho que eu nem preciso dizer o quão polêmico é a OST do Sonic CD. Mas sempre vão ter os dois lados, e o único jeito de não acabar em treta é justamente adicionando as duas opções (Como foi feito no Sonic CD (2011) e no Generations). Mas algo que tenho notado, é o que o fato do Past ser igual nas duas versões me faz sentir que as músicas da OST JPN me fazem sentir que as fases estão no passado, mesmo elas estando no futuro ou não presente. Daí noto que justamente as músicas que não são de fases me agradam em ambas as versões como é o caso do Special Stage, em que eu até prefiro a versão Japonesa do que a americana, assim como o tema do jogo.

@Sonicão

Pô, eu acho a Tidal Tempest Bad Future (USA) uma das melhores do jogo e até uma das melhores da série. Experimente a versão estendida (O que talvez seja outro fator do hate em cima da americana, a maioria das músicas foram encurtadas, no álbum Sonic Boom, dá para ouvir as músicas originalmente compostas):

#13 Super Solaris

Super Solaris

• Membros do Fórum
  • 4.513 posts
  • LocationBoituva-SP

Postado 27/04/2018 - 21:13:02

Mas algo que tenho notado, é o que o fato do Past ser igual nas duas versões me faz sentir que as músicas da OST JPN me fazem sentir que as fases estão no passado, mesmo elas estando no futuro ou não presente.

Isto é algo que me faz preferir ainda mais a OST japonesa do que a americana, pois o fato de na OST Japonesa o P mix ser de fato um remix da versão original (presente) agrega ainda mais a questão da integração temporal entre as versões das fases.

Eu sinto que por causa da diferença gritante que há nas musicas do passado para o restante na OST americana, isto prejudica bastante esta sensação de viagem no tempo.

Pô, eu acho a Tidal Tempest Bad Future (USA) uma das melhores do jogo e até uma das melhores da série. 

Idem, para ser sincero eu prefiro um pouco mais a Tidal Tempest na OST americana do que na japonesa.

Acho que este é o único caso em que isto ocorre.

#14 Sonicaralho

Sonicaralho

• Membros do Fórum
  • 1.016 posts

Postado 27/04/2018 - 23:39:44

No caso eu acho ruim nas duas versões, não gosto msm

Tópicos que também usam as tags Música, Julien-K, Sonic:

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos