SONIC DRIFT 2

Falhas Técnicas (Bugs)  Dicas e Códigos Secretos  Sonic em Outros Games  Detonados  Resumos/Reviews Previews Personagens Manuais de Instrução Página Inicial

  Após o sucesso do game Sonic Drift, no ano de 1994, a Sega não poderia deixar de dar uma seqüência ao jogo. Foi assim que no ano seguinte, em 1995, surgiu a continuação do Sonic Drift, Sonic Drift 2. A nova versão trouxe algumas mudanças, que melhoraram bastante o jogo, tais como: novos personagens que ficaram de fora do primeiro jogo (como Knuckles por exemplo), novas pistas, e algumas outras mudanças internas (como as chamadas das fases, as opções e a pequena melhora gráfica, que era o ponto fraco do jogo anterior).

Novidades

  Internamente o jogo não mudou quase nada. Como dito na introdução, há apenas algumas mudanças, porém que deram um novo aspecto ao game em si. Entre elas está uma pequena melhora gráfica, pois o grande ponto fraco do Sonic Drift era justamente os gráficos (pois consoles de 8-bits têm pouco processamento de vídeo). As músicas foram melhoradas (destaque a Wilky Way e Death Egg Final Round), as fases estão mais aperfeiçoadas para jogar, além de que agora você pode escolher quando aplicar os itens, no momento em que achar conveniente, ou seja, agora você vai poder usá-los na hora em que realmente precisar. A jogabilidade continua a mesma, um tanto quanto fraca.

  Esses são os elementos do jogo (fotos tiradas da The GHZ):

    Anéis: servem para dar o especial dos personagens (3 para Metal Sonic e 2 para os outros), além de prevenir dano quando se encosta em algum inimigo ou obstáculo (se estiver sem, você vai rodar o carro).
Reverso: simplesmente o item mais chato do jogo. Se você tocar nele, você ficará uns 2 ou 3 segundos com os direcionais invertidos. Direita será esquerda e esquerda será direita.
Mola: a mola serve para você ganhar impulso, além de desviar de obstáculos ou buracos na pista.
Flash Star: com ela a tela para os oponentes será paralisada por uns segundos, ajudando você a ganhar distância. segundos
Invencibilidade: com ele não tem obstáculo que vai te atrapalhar, além de que se você tocar nos oponentes, eles irão rodar.
Bomba: com este item você pode jogar uma bomba no circuito! Cuidado para não pisar em cima dela! Lembre-se que se você usar o salto, você perde a velocidade.
Salto: com ele você ganha impulso, igual na habilidade do Tails e Knuckles e das molas.
Speed: com ele você ganha muito mais velocidade. Deixa para usar nas retas. Lembre-se que se você usar o salto, você perde a velocidade.

  Ao lado temos a tela de jogo, que é relativamente simples. Na parte superior temos ao centro o mapa da fase. As fases podem ser do tipo abertas ou fechadas. As abertas é um circuito sem volta, onde você deve sair da largada até a bandeirada final sem dar voltas. Já as pistas fechadas são aquelas tradicionais, com voltas (3 voltas sempre). No canto superior esquerdo temos o ícone do personagem selecionado, o contador de anéis e o item disponível. Para acioná-lo, basta apertar PARA CIMA. À direita temos o competidor que está em primeiro ou segundo lugar. O percentual representa a sua velocidade relativa à do oponente. Se estiver 100%, significa que a sua velocidade é a mesma do oponente. Se estiver mais ou menos, significa o quanto sua velocidade representa em relação à do adversário. Finalmente, na parte inferior temos o circuito, que geralmente é uma rua estreita, com uma zebra (que não tem importância se tocar nela) e a área de brita/grama ou em alguns cenários, o espaço.

  Ao apertar START na tela título, você acessa os menus do jogo. O primeiro deles é o Chaos GP. É nele que rola o jogo. São três  modalidades de circuito: Purple, White e Blue. O Blue é o principal e mais difícil, e Purple o mais fácil. A segunda opção é o Free Run. Nele você faz sua tomada de tempo e aproveita para conhecer os circuitos. O menu Free Run tem as seguintes opções: Result (quadro de tempo), Driver (personagem que você vai correr), Course (a pista em que você vai treinar) e finalmente Run, para iniciar o treinamento, que é sem oponentes. O próximo menu é o Versus, modo de competição entre dois jogadores. Por fim, o  menu de Opções (Options). Nada demais. É apenas a dificuldade (Normal/Hard) e Enemy (On/Off). Enemy são os obstáculos.

Enredo

  Não se sabe muito a respeito do enredo do jogo, até porque não existe uma "apresentação", assim como no primeiro game. O provável é que Dr. Eggman, em mais um de seus planos maléficos, quer acabar de vez com Sonic, mas agora ele se tocou de que não pode lidar com o ouriço e seus amigos sozinho. Então chamou uma ajuda de peso: Metal Sonic. Metal Sonic é que é um robô na forma de ouriço que pode copiar os dados das formas de vida. Sendo assim ele pode copiar a velocidade de Sonic. Sonic decidido a novamente acabar com sua cópia e com os sonhos de Eggman, entra nessa disputa, juntamente com Tails, seu melhor amigo, Knuckles (que por motivos desconhecidos ficou fora do primeiro game), ao qual pode-se dizer que seja o segundo melhor amigo de Sonic, Amy, que nunca desiste (e talvez nunca vai desistir) de conquistar o herói e o último personagem é Fang the Weasel, uma espécie de doninha. Ele é um caçador de jóias ou um ladrão querendo furtar as esmeraldas. As esmeraldas são as recompensas para cada vitória. Quem conseguirá elas? Que vença o melhor!

Análise técnica

  Houve algumas mudanças, mas nada que alterasse o resultado finais do jogo se comparado com o anterior. Os gráficos receberam uma pequena melhora, ainda sim significativa, o que pode render ao jogo uma vendagem mais que a do primeiro. O áudio continua no mesmo esquema, Mono, com muita semelhança do Nintendo 8-bits, mas as músicas tiveram um pequeno aperfeiçoamento, mais elaboradas, combinando mais com os jogos tradicionais do Sonic. Algumas trilhas foram remixadas dos jogos do Mega Drive: a música tema de Sonic & Knuckles foi usada para invencibilidade; a música do chefe de Sonic & Knuckles também foi usada na Final Round Death Egg.

  Infelizmente, o game não conta com o Sound Test, e se quiser ouvir todas as músicas terá que finalizar o jogo. Por falar em finalizar, o jogo possui um ranking onde quem vence é quem tem mais pontos. Ou seja, você não precisa vencer todas as corridas para faturar o circuito. Basta apenas vencer no quesito pontuação. Ao final do jogo, se você se classificar entre os 3 primeiros, você terá direito a subir ao podium. Se classificando em primeiro você ganha até troféu. Entretanto, o final do jogo é somente no modo Blue com todas as esmeraldas, ou seja, vencendo todas as corridas.

  Uma pequena mudança que deu uma grande reviravolta no jogo foi a questão da opção do jogador de poder escolher a hora que queira usar um item. Isso facilita nas partes finas das fases onde você pode esconder uma carta na manga e usar num momento crítico. Mas nada tão brusco, tanto que as corridas não são tão difíceis assim de serem completadas. Isso melhorou um pouco a jogabilidade, que continua fraca.

  Outro fator positivo é que há agora 7 personagens, entre ele Knuckles, que muitos gostaram de ter dado as caras neste game para compensar sua ausência no primeiro. Metal Sonic também resolveu voltar, na sua primeira vez nos 8 bits. Esses dois personagens são a segunda opção do jogador escolher para competir nas pistas (a primeira opção é Sonic, claro, é o mais rápido) mas Tails também é ótimo, principalmente nas curvas, onde tem o melhor "steering". Enfim. Comparar com Mario Kart é inevitável, mas Mario Kart é um jogo 3D feito para Super Nintendo, 16 bits, de modo que é praticamente incomparável os games. A dúvida é: como seria Sonic Drift para Mega Drive?

Personagens e Habilidades

  O jogo possui 7 personagens. Cada um deles tem características próprias em seus carros, além de uma habilidade especial. Para acionar essa habilidade basta apertar PARA CIMA no momento adequado. É preciso ter 2 ou 3 anéis, de acordo com o personagem. Os personagens são os seguintes (fotos tiradas da The GHZ):

Sonic: O ouriço azul é claro que não está de fora. Possui o carro mais rápido, porém não é o mais estável. Sua habilidade especial é a velocidade extra. Requer 2 anéis.

Tails: o melhor amigo do Sonic não está de fora, com seu carro amarelo e um dos mais estáveis. Sua habilidade especial é um salto. Requer 2 anéis.

Knuckles: o equidna finalmente apareceu no jogo, com seu carro vermelho forte, que ao tocar nos inimigos, quase sempre se dá melhor. Sua habilidade também é o salto. Requer 2 anéis.

Amy: a ouriça rosa não se cansa de tentar conquistar o seu amor, o Sonic. Seu carro não é lá muito bom, mas "tá" valendo! Sua habilidade é um beijo enfeitiçado. Se qualquer um cair nele, inclusive ela, fica na hora enfeitiçado. Requer 2 anéis.

Fang the Sniper ou Nack the Weasel: a famosa doninha, que nunca deu as caras no Mega Drive e que foi o primeiro caçador de esmeraldas, muito antes de Rouge, também está no jogo. Sua habilidade é tacar pedras no circuito, o que vai atrapalhar um pouco a vida dos corredores. Requer 2 anéis.

Dr. Eggman ou Dr. Robotnik: o famoso vilão da série Sonic está no game com seu famoso Egg Mobile. Sua habilidade é jogar bombas na pista. Requer 2 anéis.

Metal Sonic: sua primeira aparição nos jogos 8 bits. Metal Sonic possui o carro mais moderno, mas é menos estável que o carro do Sonic. Sua habilidade é também a velocidade extra. Requer 3 anéis.

Fases

   O jogo possui 3 modalidades de corrida, como dito: Purple, White e Blue. Purple são as fases mais fáceis, White são as intermediárias e Blue são as mais difíceis. A Blue é a principal modalidade, a única que tem o final do jogo. Os circuitos são mistos. A pista é muito estreita, de modo que ultrapassar os oponentes pode ser meio difícil. As curvas nem sempre são fáceis de fazer. A grande maioria deve ser feita com o jogador acelerando e ao mesmo tempo freando e virando para o lado correto. Cada circuito tem obstáculos próprios. Fique de olho neles!

Purlpe

Emerald Hill 1 -  A clássica fase de Sonic 2, agora no Sonic DRIFT 2. Use bem as partes retas da pista para ganhar velocidade e ultrapassar seus oponentes.
Hill Top 1 - Agora você está no topo da colina, e se prepare para pular bastante, pois nessa fase existem rampas, que podem tanto ajudar quanto também atrapalhar. Mas seja rápido porque essa fase tem apenas uma volta.
Dark Valley - A fase mais sombria do game, contém muitos obstáculos, e, como a anterior, possui apenas uma volta, e ainda conta com uma artimanha a mais: se você sair pra fora da pista, vai cair pois não há "laterais". Portanto cuidado redobrado nas curvas, mas não tenha medo. Aliás coragem é o que não falta para Sonic e sua turma.
Casino Night - Façam suas apostas. Aqui é a fase onde a jogatina rola solta. Essa clássica e emocionante fase não poderia ficar de fora dessa seqüência do primeiro jogo. Desvie sempre que puder dos obstáculos e use a supervelocidade preferencialmente nas partes retas da pista. E cuidado para não cair nas laterais.

Desert Road 1 - Se você nunca foi ao Texas, pode matar um pouco a vontade. Esse fase é nada mais nada menos que um deserto e no meio do nada lá estão os competidores novamente. Com curvas mais fechadas, tente acelerar o mínimo para poder fazê-las com o máximo de perfeição. Aproveite na hora das curvas especiais onde você vai poder pular bastante.
Iron Ruin - Muito parecida com uma cidade, principalmente aquelas que o Robotnik gosta de construir. Também possui buracos em algumas partes laterais e é terminada com apenas uma volta. Dica: nem pense em bater na traseira do carro dos outros competidores, principalmente no final da pista pois poder ser que você não consiga ultrapassá-los depois. Aproveite porque é a última fase do jogo.

White

Desert Road 2 - A pista ficou maior, com mais curvas e alguns túneis.  E, é claro, e com mais desafios! Tome cuidado no segundo trecho pois há muitos obstáculos.
Rainy Savana - Estamos agora numa savana. O tempo não está muito bom. O cenário é meio escuro e para ajudar, relâmpagos farão você perder a vista por um momento. Tome cuidado quando isso ocorrer! E fique de olho nas poças d'águas, elas fazem o carro patinar.
IceCap - Pista de circuito fechado. Estamos na nossa tradicional IceCap, uma pista no gelo. É uma pista relativamente fácil, com curvas muito abertas. Fique de olho nas pedras de gelo ao longo da pista. E curta os loopings!
Hill Top 2 - Mesma coisa da Hill Top 1, porém agora maior. Tome muito cuidado com os buracos de toupeira ao longo da fase.
Mystic Cave - Você está dentro de uma caverna, onde foi instalada uma pista aberta (sem voltas). Cuidado para não encostar na parede, pois você perde velocidade. Não se esqueça de desviar das estalactites.
Emerald Hill 2 - Circuito com muitas retas e curvas fáceis. Por isso mesmo se você não usar e abusar dos especiais, você vai ter muita dificuldade para vencer. É a pista que mais tem anéis e itens, especialmente a velocidade.

Blue

Dark Valley 2 - É uma pista fácil, com muitas retas e curvas abertas. Utilize as molas para desviar dos buracos. O grande problema da pista é que se você escapar dela, você cai do cenário e perde muito tempo.
Quake Cave - Mais uma fase dentro de caverna. É uma pista aberta, sem voltas. Cuidado com as curvas, que são bem fechadas. Tome cuidado com as estalactites e com as pedras que caem logo após o pequeno terremoto.
Balloon Panic - Pista com muitas curvas, algumas até em "S". Estamos num festival de balões. Os itens estão dentro de bexigas ao longo da pista. Tome cuidado com um obstáculo azul. Uma pedra... no meio do caminho... ela fará você perder muita velocidade.
Emerald Ocean - Você está numa pista meio alagada. A pista possui muitas retas, mas suas curvas são bem fechadas e a pista tem muitos, mas muitos obstáculos e poucos itens à disposição. Um bom braço aqui será fundamental, além, é claro, dos especiais dos personagens.
Milky Way - Sem dúvida alguma a pista com o mais belo cenário. Estamos no espaço, em plena chuva de meteoros! Tome cuidado para um deles não te atingir. E tome cuidado com suas curvas fechadas ou senão você escapará do cenário!
Death Egg - Isso mesmo! Estamos agora no Ovo da Morte de Dr. Eggman, caso você esteja com os heróis (Sonic, Tails, Knuckles ou Amy). É uma pista sem retas, então a todo momento você tem que frear e virar. Utilize os seus especiais e pegue o máximo dos itens, especialmente a bomba.

Final Round Death Egg: Se você conseguiu vencer todas as pistas, conseguindo as 6 esmeraldas do Caos, você vai para o desafio final. Dr. Eggman ou o Sonic não ia deixar barato se perdessem, não é mesmo? Por isso, se você tiver escolhido um personagens dos heróis (Sonic, Tails, Knuckles e Amy) você vai enfrentar Dr. Eggman na Death Egg. E Eggman é Dick Vigarista total: tome muito cuidado para não cair nas bombas do vilão.Se você estiver com um dos personagens vilões (Metal Sonic, Fang/Nack e Dr. Eggman) você vai enfrentar o Sonic, que fica a todo momento usando sua velocidade. Você só tem uma chance! Se perder, não vai ter o final do jogo. Se vencer, poderá acompanhar a tela de Staff.

Curiosidades

Fang the Sniper/Nack the Weasel = Rouge the Bat ? Um fato muito curioso é que esse personagem tenha servido de base para a criação da amada caçadora de tesouros, Rouge the Bat, que só apareceu nos jogos do ouriço 6 anos depois. Talvez a Sonic Team tenha apostado numa mulher por falta de personagens femininas na série. Apesar do sucesso de Amy, talvez ela tenha sido pouca para as meninas fãns da saga, que gostariam de mais personagens femininas, então Rouge surgiu no jogo Sonic Adventure 2, para Dreamcast, e em Sonic Adventure 2 Battle, para Nintendo Game Cube. De todo modo o Fang ou Nack é mais um personagem na geladeira da Sonic Team.

Knucles? Não, não é um novato que escreveu o nome do Knuckles errado, mas sim o próprio jogo! Se você reparar, a tela de seleção de personagens marca "Knucles" e não "Knuckles". A razão não é esquecimento, mas sim o fato de que o nome Knuckles não cabia no espaço designado para o nome do personagem. Por isso, cortaram um k. O mesmo ocorre com Metal Sonic, que ficou como M.Sonic (tudo junto mesmo). A fonte do Knuckles, Eggman e Metal Sonic está diferente da fonte usada para Sonic, Tails, Amy e Nack, também devido a isso. No caso, os personagens citados ficaram sem o negrito. O nome de Knuckles é corrigido  nas telas de classificação.

Sonic Drift Racing 2? O jogo também é conhecido como Sonic Drift Racing na Europa, onde todos os encartes foram feitos com este nome.

Sonic Drift 2 para Master System. Pouca gente sabe, mas o Sonic Drift 2 também foi adaptado para o Master System. Isso mesmo! Advinha por quem? Pela nossa querida Tec Toy. O jogo vem junto da última versão do Master System lançada, que não contém slot para encaixe de cartuchos. A adaptação ficou relativamente boa, no entanto, usa a resolução do Game Gear, por isso há uma borda preta em volta da tela. Exclusividade brasileira!

Relançamentos: O jogo foi relançado para PC e Game Cube no Sonic Adventure DX; para GameCube, Playstation 2 e Xbox 360 no Sonic Gems Collection; e em 2013 para o Virtual Console para 3DS na Europa.

Ficha técnica

  Capa do jogo

 Ficha técnica

Nome: Sonic Drift 2 (Sonic Drift 2 Racing na Europa)

Plataforma: Game Gear e Master System (Brasil apenas)

Gênero: Corrida

Distribuidora: Sega, Tec Toy (Master System)

Desenvolvedora: Sega of Japan

Idioma: Inglês

Data de Lançamento: 17/03/1995 (JP)

 

  Avaliação

 Prós/Contras

Gráficos: 8,0

Som: 8,0

Jogabilidade: 8,0

Diversão: 8,5

Nota Média: 8,2

Prós: Jogo bem desenvolvido, mais novidades, novos personagens queridos (como Knuckles e Metal Sonic), faz valer a pena ter o Game Gear.

Contras: Gráficos ainda assim baixos, além do jogo ser muito parecido com Mario Kart, o que muitos não gostam.

Nota Geral: 8,0

Por: Hyper Knuckles
Colaboração: Amauri Metal Shadow
Atualizado em: 10/01/2014