SONIC THE HEDGHEOG

Falhas Técnicas (Bugs)  Dicas e Códigos Secretos  Sonic em Outros Games  Detonados  Resumos/Reviews Previews Personagens Manuais de Instrução Página Inicial

  O início da década de 90 acompanhou uma verdadeira guerra no mundo dos games. A Sega e a Nintendo buscavam ano-a-ano aperfeiçoar os seus jogos, para atrair novos consumidores para si. A Nintendo já possuía o seu próprio mascote - o baixinho bigodudo Mario Bros. A Sega tentou investir no jogo Alex Kid, mas o game não correspondeu mais às expectativas dos usuários. Uma das principais reivindicações era a necessidade de um jogo mais rápido. Com isso, a Sega investiu pesado no game Sonic the Hedgehog, protagonizado por um ouriço azul que corre a velocidades incríveis e o mundo dos games assistia ao nascimento daquele que viria a ser um dos maiores sucessos do mundo dos games.

Novidades

  O jogo atendeu às expectativas dos fãs. Sonic the Hedgehog é um jogo rápido, com muita ação. Ao longo das fases não faltará desafios: espinhos, inimigos, paredes secretas, obstáculos e muito mais. O personagem sobrevive dos anéis. Toda vez que Sonic é atingido por um inimigo ou cai num espinho, fogo, dentre outros obstáculos, o personagem irá perder estes anéis. Se o personagem estiver sem nenhum anel ele morre.

  Na tela do jogo, vemos os elementos básicos. O Score representa a sua pontuação. Você ganha ponto toda vez que destrói um inimigo e ao final da fase, quando será computado o seu bônus pelo número de anéis coletados (100 por anel) e pelo tempo (até 30 segundos ganha bônus de 50 mil pontos). O segundo elemento é o Tempo. Você tem 10:00 minutos para terminar a fase, sendo que quando for atingido esse tempo, o personagem morrerá e será dada a tela de Time Over. O terceiro elemento é o contador de anéis. Ele conta o número de anel que o personagem tem no momento. Quando um inimigo lhe tirar todos os anéis, o contador volta do zero, mas há a possibilidade de resgatar alguns. Na primeira vez que você atinge 100 e 200 anéis você adquire uma vida extra. Por fim, na tela ao lado temos o contador de vidas, que chega até zero. Após isso é dado o Game Over, com a possibilidade do personagem ganhar um Continue (3 vidas extras).

Ao longo de cada fase alguns elementos comuns estarão presentes. Além dos anéis, que impedem o personagem de morrer ao ser atingido por um inimigo ou obstáculo, temos também as molas. As molas servem para dar um impulso para que você atinja áreas secretas. As molas vermelhas dão mais impulso que as molas amarelas. Existe também postes ao longo de todas as fases. Quando você atingi-lo, seu jogo estará salvo e quando você morrer, você volta nele (exceto para o Game Over). É preciso tomar cuidado com os espinhos, pois dependendo do jeito que você cai sobre eles, primeiro você perderá os anéis e depois morrerá, pois nem sempre é fácil sair deles. Chama a atenção também os monitores distribuídos ao longo das fases em locais visíveis e secretos. Eles são num total de 5:

 Super Rings (Super Anéis): dá 10 anéis extras;

 Invencibilidade: deixa o Sonic 100% protegido, basta encostar nos inimigos que eles serão destruídos automaticamente. Você só morrerá se cair de um abismo, for esmagado ou se for afogado na Labyrinth Zone.

 Life-Up (Vida Extra): dá uma vida extra.
 Shield (Escudo): deixa você protegido, de modo que quando você for atingido não perde anéis ou se não tiver nenhum, não morrerá;
 Power Sneakers (Super Velocidade): deixa o personagem ainda mais rápido temporariamente;

  As fases são dividas em atos - subfases. Ao final dos atos 1 e 2 de todas as fases você encontrará uma placa. Essa placa indica a conclusão da fase. No final dos atos 3, após derrotar o chefão, você encontrará com uma cápsula que após aberta, liberará os animais que haviam sido prendidos pelo vilão do jogo.

Enredo

  Na Ilha do Sul todos viviam tranquilamente até aparecer um cientista maluco, Dr. Robotnik. Com o objetivo de dominar o mundo, Robotnik capturou inúmeros animais para usá-los em sua nova experiência: ele quer formar um exército de robôs (os badniks) comandados por esses animais, que ficarão presos dentro deles. Enquanto isso, ele terá tempo de sobra para procurar as místicas Chaos Emeralds (em português: Esmeralda do Caos ou Esmeralda Caóticas). Essas pedras possuem um poder desconhecido, mas sabe-se que quem as possuir terá uma grande fonte de energia ao seu dispor.

  O único que poderá deter este plano é o ouriço azul Sonic the Hedgehog. Graças à sua velocidade, ele enfrentará todos os badniks, que após destruídos, liberam o animal que os comandavam. Mas Sonic terá que enfrentar várias vezes o Dr. Robotnik. O desafio está lançado. Será o ouriço forte e esperto o suficiente para pôr fim aos planos de Robotnik?

Análise Técnica



  Graficamente o jogo se destaca por suas cores vivas e por backgrounds (planos de fundo) bem desenhados. As fases são equilibradas, sem ser ao mesmo tempo fáceis demais ou exageradamente difíceis. Os cenários variam de paisagens tropicais, a palácios de mármore e até cenários noturnos. A trilha sonora ficou bem agradável, sem ser "enjoenta". Os efeitos sonoros são simples e não merecem maior atenção. O grande ponto positivo do game é a jogabilidade, um requisito que foi muito bem atendido com a maior velocidade. O jogo é rápido, sendo possível zerá-lo tranquilamente em 1 hora. É bem equilibrado, e o controle responde bem aos comandos. O quesito diversão é outro muito bem correspondido: as fases possuem alguns acessos secretos, o que força o player a ter que explorar bem as fases. Às vezes é possível achar vários itens, anéis e até vidas secretas. Além disso, o game possui fases secretas, que são os Special Stages.

Personagens e habilidades

  Você joga com o Sonic e o vilão é o Dr. Robotnik. Robotnik é o nome que se deu na América, mas no Japão o vilão sempre foi conhecido como Dr. Eggman. Nos jogos atuais do Sonic, desde Sonic Adventure, mesmo nas versões americanas, se abandonou o uso do nome Dr. Robotnik, embora curiosamente em Sonic Adventure 2, o seu avô se chame Dr. Gerald Robotnik. A explicação é que Robotnik seria o sobrenome, e Eggman provavelmente o apelido do vilão, cujo nome seria Ivo. O Sonic possui algumas habilidades especiais:

 Pulo: quando o Sonic pula, ele vira uma verdadeira bola, que devasta com tudo que há pela frente! Basta pressionar A ou B
Giro Supersônico: quando o personagem estiver com velocidade, aperte para baixo e ele fará essa habilidade, com a qual ganha velocidade e destrói inimigos facilmente

Fases

  O jogo possui 7 fases. Cada uma é dividida em atos, sendo em número de 3 até a sexta fase, e num único ato para a sétima fase. Você sempre enfrenta o chefe no Ato 3.

Green Hill Zone - Uma paisagem tropical, típica de ilha, repleta de loopings e paredes que escondem acessos secretos. Dica: para acessar as passagens secretas pegue velocidade, e faça o uso do giro-supersônico para quebrar. Não são todas as paredes que possuem isso. Dica: Alguns monitores ficam escondidos nas palmeiras. Antes do chefe, no terceiro ato, há uma invencibilidade escondida na palmeira logo no início da ponte. Para pegá-la, você terá que pegar impulso, voltando um pouco para trás. Chefe: facílimo: basta subir numa das plataformas e acertá-lo quando a bola estiver do lado oposto. Após isso lembre-se de correr para o outro lado tomando cuidado para não ser atingido. Basta acertar o chefe 8 vezes e você já terá ele destruído.

Marble Zone - uma linda fase que esconde palácios construídos de mármore. O fogo poderá ser um grande obstáculo, tome sempre cuidado para não cair nele. Cuidado com os morcegos e com os espinhos que aparecem de vez em quando do nada. Dica: no ato 1, na parede ao lado de um dos espinhos em forma de piano há uma passagem secreta para vários rings e vida. É logo no final da fase. Pule e vá pela esquerda. Dica: lembre-se sempre de procurar os acessos secretos que escondem vários itens: há um logo no início do primeiro ato. Dica: cuidado com a minhoca robô: lembre-se de acertar a sua cabeça. Chefe: aproveite logo que ele surgir para acertá-lo o tanto quando puder. Quando ele subir para cima de uma das plataformas ele vai jogar um fogo que se espalha pela plataforma toda. Você tem que pular para a outra plataforma e de lá acertar ele. Oito batidas e pronto!

Spring Yard - cenário de fim do dia, com muitas luzes e molas. É preciso tomar muito cuidado, pois em vários pontos você pode cair num abismo e morrer. Cuidado com os espinhos, que nesta fase estão espalhados de modo diferente: em pedras flutuantes e em obstáculos giratórios. Dica: em algumas paredes há acessos secretos com anéis e monitores. Dica: cuidado para não ser esmagado pelas plataformas móveis. Chefe: é um dos mais difíceis do jogo. Logo que ele surgir, procure acertá-lo ao máximo, e quando ele estiver para se abaixar, não o atinja mais por baixo porque ele usará um espinho que vai destruir pouco-a-pouco a plataforma. Aproveite quando ele se abaixar para acertá-lo, mas acerte-o e use o direcional para voltar para a plataforma, caso contrário você vai escapar do cenário. Lembre-se: você tem que ser rápido, pois pode ficar sem ter chão para pisar, pois a cada vez que o chefão se abaixa, ele destrói um pedaço da plataforma. São 8 batidas.

Labyrinth Zone - primeira fase aquática do jogo, repleta de obstáculos. Dica: logo no início do ato 3 você vai ficar caindo pelo riacho infinitamente. Você precisa chegar na segunda plataforma e acionar o botão (para chegar nela, basta pular, sem usar o direcional). Dica: cuidado com os inimigos que surgem do chão: para identificá-los eles deixam parte do seu corpo para fora. Dica: cuidado com os eixos giratórios com uma pedra de espinho na ponta. Às vezes é melhor ter calma, e ficar o mais próximo possível do eixo central para continuar atravessando o cenário. Dica: para recuperar o fôlego, procure as bolhas de ar, que ficam espalhadas em vários locais. Apenas as bolhas grandes dão ar. Elas surgem de um aglomerado de bolhas. Chefe: você o enfrentará andando pelo cenário. Por isso é preciso ter calma, pois tem realmente muitos obstáculos. Não é preciso bater no chefe, basta você desviar dos obstáculos. O chefe fugirá quando você chegar até a parte final da fase.

Star Light - fase de cenário noturno, cheia de loopins e inimigos-bombas. Tem também muitos locais com perigo de escapar do cenário. Dica: em alguns locais você só consegue prosseguir se ficar na gangorra: para isso, pule do lado em que não há o obstáculo e fique nele até ter impulso suficiente para chegar na plataforma. Dica: com os inimigos-bomba, espere eles se acenderem e então escape um pouco para que os pedaços dele não te atinjam. Chefe: no cenário do chefe haverá três gangorras. Robotnik passará por elas e deixará uma pedra-espinho que se destruirá. Tome cuidado com os seus destroços. Quando ele soltar essas pedras-bombas sobre um lado da gangorra, você tem duas opções: você pode pular no lado oposto para que elas atinjam o chefe quando ele passar por cima ou senão, você pula no lado oposto, e vai para o outro lado, e lá você ganhará impulso suficiente para alcançar o chefe.

Scrap Brain - a penúltima fase fase do jogo. É um laboratório maluco, com muitos obstáculos, choques, raios, fogo e inimigos. Cuidado com as tochas de fogo e com os esmagadores. Dica: na parte externa, tome cuidado com as plataformas que se abrem e fecham, para que você não pule justo na hora em que elas forem abrir. Essa fase não tem chefe. O terceiro ato é apenas uma transição, que você pode seguir por dois caminhos: por cima ou por baixo.

Final Zone - um único ato e zero anéis para você enfrentar o chefão final, que não é difícil. Robotnik surgirá por meio das plataformas. Sempre fique no lado da direita, pois lá você nunca será acertado. Quando as plataformas surgirem, você terá que usar um pouco de intuição porque Robotnik sempre estará numa delas. Quando for criado as bolas de eletricidade, você tem que procurar qual delas têm mais espaço entre si e procurar ficar nesse local e pular quando eles chegarem perto. Depois, corra novamente para a direita. Oito batidas e você terá fechado o jogo!

Badniks

1 - Ball Hog: É um pequeno porco que aparece em Scrap Brain Zone, ele lança bolas que ficam quicando no chão. Pode ser facilmente destruído com um pulo.
2 - BatBrain: É um badnik-morcego que aparece em Marble Zone. Eles ficam pendurados nos tetos e quando avistam Sonic ficam voando, logo que não o enxergam mais, voltam para o teto. Pode ser facilmente destruído com um pulo.
3 - Bomb: É uma pequena bomba que aparece em Star Light Zone e Scrap Brain Zone, ele anda para frente e para traz, no chão ou no teto. Quando Sonic chega perto, ele explode sozinho em quatro bolinhas que podem te machucar. Não pode ser destruído, apenas devemos evitá-lo.
4 - Burrobot: É um badnik que aparece em Labyrinth Zone e Scrap Brain Zone Ato 3. São badnicks que saem da terra quando você está por perto. Eles andam lentamente pelo chão e podem subir em algum lugar mais alto instantaneamente. Podem ser facilmente destruídos com um pulo.
5 - Buzz Bomber: É um badnik aéreo que aparece em muitas fases. Ele voa um pouco acima de Sonic e atira uma bola de fogo em diagonal. Eles voam muito rapidamente, mas, antes de atirar, dão uma parada, esse é o momento certo para atacar. Podem ser facilmente destruídos com um pulo.
6 - Caterkiller: É um badnik lagarta que aparece em Marble Zone e Scrap Brain Zone. Ele se arrasta lentamente pelo chão. Se você o atingir em alguma parte do corpo que contenha espinhos, além de te machucar, ele explodirá e poderá lhe machucar novamente. Seu único ponto fraco é a cabeça, ao atingir ela com um pulo, o badnick se destruirá, essa é a melhor forma de destruí-lo.
7 - Chopper: É um peixe piranha que aparece pulando nas pontes de Green Hill. Ele fica pulando de baixo para cima da ponte. Pode ser facilmente destruído com um pulo.
8 - Crabmeat: É um badnik caranguejo que aparece em muitas fases. Ele caminha lentamente e é muito fácil destruí-lo, porém ele tem em suas garras pequenas bombas que são atiradas quando ele faz uma parada. Pode ser facilmente destruído com um pulo.
9 - Fire Statue: É uma estátua que aparece em Labyrinth Zone, são ligadas às paredes e não se movem, apenas atiram uma bola de fogo pausadamente. Não pode ser destruída, mas também, se Sonic encostar-se a ela, não fará mal algum.
10 - Jaws: É um badnik piranha que aparece em Labyrinth Zone. Eles nadam lentamente para frente e para traz. Podem ser facilmente destruídos com um pulo.
11 - Moto Bug: É um besouro de metal que aparece em Green Hill. Eles são rápidos. Podem ser facilmente destruídos com um pulo ou um spin.
12 - Newtron: Esses badniks vêm "divididos" em dois, os que ficam parados e os que se movem. Eles aparecem em Green Hill.
13 - Orbinaut: É uma pequena esfera rodeada de quatro "bolinhas", que servem de ataque e defesa. Esses badnicks têm diferentes formas e são os que mais aparecem no jogo. Para destruí-lo, espere ele lançar as "quatro bolinhas", e pule sobre ele.
14 - Roller: É um badnik tatu que aparece em Spring Yard Zone. Ele aparece de repente rolando, para atacá-lo deve esperar ele parar de girar. Pode ser facilmente destruído com um pulo quando não estiver rolando.
15 - Spikes: É um badnik "caranguejo" com espinhos nas costas que aparece em Spring Yard Zone. Para destruí-lo use o spin, pois não pode acertá-lo por cima com um pulo.

Badniks nas Fases:

Green Hill:

Chopper
Moto Bug
Crabmeat
Buzz Bomber
Newtron

Marble Zone:

Caterkiller
Buzz Bomber
BatBrain

Spring Yard:

Buzz Bomber
Crabmeat
Spikes
Roller

Labyrinth Zone:

Burrobot
Jaws
Orbinaut

Star Light:

Bomb
Orbinaut

Scrap Brain:

Caterkiller
Bomb
Burrobot
Jaws
Ball Hog

Special Stage

  Quando você termina os atos 1 e 2 com mais de 50 anéis, ao final da fase você encontrará um anel gigante logo acima da placa. Entre dentro dele: ele fará o acesso a uma fase secreta chamada Special Stage. São seis no total. O Estágio Especial é um labirinto gigante cheio de anéis e que guarda a Esmeralda do Caos. Para você acessá-la, será preciso destruir a sua proteção, que é composta de pedras especiais. Basta encostar nelas para desaparecerem. Após isso é só resgatar a esmeralda! Elementos do Estágio Especial: "Up" e "Down", modifica a velocidade de rotação do estágio; "R", rotaciona o estágio para o lado inverso; Estrela, ajuda a pular; e, finalmente, Goal, faz você cair fora. Coletando mais de 50 anéis (não há como contar) você consegue um Continue (+3 vidas) e juntando mais de 100 você ganha uma vida extra. Você ouvirá uma musiquinha quando isso ocorrer. Somente conseguindo as seis Esmeraldas do Caos você terá o final verdadeiro do jogo, pois elas serão usadas para restaurar a destruição feita por Eggman.

Troféus no Playstation 3

 O jogo Sonic 1 foi lançado no PSN. Foi acrescentado um sistema de Troféus. Eis a lista dos troféus disponíveis:

Centurion - Bronze: Coletar 100 rings ou mais.
Clear Green -
Bronze: Passar dos 3 acts de Green Hill Zone
Fast Green - Bronze: Terminar Green Hill Zone Act1 em menos de 35 segundos.
Fast Marble - Bronze: Terminar Marble Zone Act1 em menos de 80 segundos
Star Light Zone - Bronze: Chegar até a quinta fase.
Spring Yard Zone - Bronze: Chegar até a terceira fase.
Labyrinth Zone - Bronze: Chegar até a quarta fase.
Chaos Emerald - Prata: Pegar qualquer Chaos Emerald
Chaos Master - Prata: Pegar todas as Chaos Emeralds
Win - Prata: Zerar o jogo
Fast Win - Prata: Zerar o jogo em 40 minutos
Perfect Win - Ouro: Zerar o jogo sem perder nenhuma vida

Curiosidades

Versões do jogo: Existem algumas diferenças entre as versões americana e japonesa do jogo (Rev 01). A versão japonesa foi lançada posteriormente, e possui algumas correções e alguns extras. Chama-se a americana de Rev 00 e a Japonesa de Rev 01. Aqui vão as diferenças: foi consertado o bug das demonstrações do jogo no qual se você segurasse o botão "C", o Sonic não pulava; ordem das fases na tela de seleção de fases foi corrigida; nuvens da Tela de título movem-se mais rapidamente; nuvens da Green Hill Zone movem-se da esquerda pra direita; nuvens da Marble Zone movem-se em planos diferentes;  pedras que caem do teto na Marble Zone ficam subindo e descendo vagarosamente sobre a lava; nuvens da Spring Yard Zone movem-se em planos diferentes; água da Labyrinth Zone possui dois novos efeitos: o background fica distorcendo, dando um ar mais realista, e várias pequenas distorções no cenário vão passando aos poucos; há um anel extra na parte alta da Labyrinth Zone act 1; nuvens da Scrap Brain Zone movem-se em planos diferentes. (Por Skar)

Tela secreta e Press Start Button: Como todos sabem o jogo Sonic 1 não tem tela de Press Start Button, entretanto, algumas versões foram distribuídas com essa tela. Temos relatos de gente que comprou um Sonic 1 que veio com essa tela, mas especialmente nos últimos anos, a tela veio direto na coletânea Sega Top Ten. Sonic the Hedgehog esconde ainda uma tela secreta. Essa tela aparece no logo da Sega, e representa os créditos do jogo. Para ativar estas duas telas, é preciso fazer um procedimento um pouco difícil, mas que valerá a pena. Primeiro de tudo vamos convencionar chamar de condição 1 a fita japonesa no Mega Drive americano e de condição 2 a fita japonesa no Mega Drive japonês.

  Durante a tela-título, aperte C seis vezes, CIMA, BAIXO, ESQUERDA e DIREITA na condição 1, ou C seis vezes, CIMA, BAIXO, BAIXO, BAIXO, ESQUERDA e DIREITA na condição 2. Em ambos os casos, um som de anel irá soar. Logo após o código ser inserido, mantenha segurado BAIXO+A+B+C antes que a tela com a mensagem Sonic Team Presents apareça para que essa tela seja substituída por uma tela branca com o Staff do jogo. Após essa tela, aparecerá a mensagem Press START Button durante a tela-título.

Rad Mobile e Remakes: A primeira aparição do Sonic em video-games foi no Arcade "Rad Mobile", em que era um chaveiro pendurado no carro. O jogo Sonic 1 foi novamente produzido na coletânea Sonic Classics do Mega Drive, depois em Sonic Jam (em que foi adicionado o Spin Dash no jogo) e em muitos outros jogos do Sonic até hoje.

Tela-título: uma curiosidade sobre a Tela-Título. O corpo do Sonic se sobrepõe ao logo, ficando parcialmente em cima do letreiro "Sonic". Repare na primeira foto deste review.

Adaptações para outros sistemas: o game Sonic the Hedgehog foi adaptado para Arcade, no sistema Sega Mega Play e Mega Tech, um sistema de Arcade lançado em 1993 pela Sega, baseado na tecnologia do Mega Drive. O jogo ganhou bastante edições para se adaptar ao estilo Arcade. O game Sonic 1 foi também relançado num dos maiores fracassos da Sega: uma versão remixada para Game Boy Advance, que deveria ter alguns avanços, mas foi considerado um dos piores jogos do Sonic, com uma engine inferior a qualquer fan game que se encontra por aí...  O Mega Play é menos desenvolvido e roda simultaneamente 4 jogos do Mega Drive, enquanto o Mega Tech tem uma performance superior, suportando 8 jogos simultâneos. Na foto, vemos o Mega Play.

Monitores perdidos na Scrap Brain: nos cenários da Scrap Brain Act 2 é possível visualizar diversos monitores perdidos. Tais monitores estão inativos e escondidos atrás do cenário. Em emuladores que retiram o background secundário, é possível visualizar esses monitores. Acima temos um exemplo de uma foto normal e outra sem o background. Colaboração de Nick the Hedgehog.

  Logo após o primeiro teletransporter do ato 1, algo curiosíssimo acontece. Se você cair na área onde há um monitor de anéis logo à esquerda da saída do teletransportador e pular bem baixinho, mas o suficiente pro Sonic andar pela plataforma, você ouvirá o barulho de um monitor sendo estourado e um item rosa surgindo no chão, como visto na foto acima. Isso ocorre porque este monitor é "estourável".

Chefe Final Infinito: No chefe final, se você bater mais uma vez no Dr. Robotnik após ele ser derrotado, a sequência de destruição do chefe é interrompida e o chefe não tem mais fim!

 

Comercial animado com cenas análogas à Sonic CD? Um dos comerciais mais famosos de Sonic 1 trazem cenas do game, intermediadas por animações do Sonic. Dentre estas animações, Sonic atravessa um deserto (igualzinho ao presente no cenário do Little Planet de Sonic CD) e acerta um satélite com a cara de Dr. Robotnik (igualzinho à cena final do Sonic CD e uma possível inspiração futura à Death Egg).

Duas placas de fim de ato: Na Spring Yard Act 2 há dois caminhos possíveis para se chegar ao final, cada qual com sua placa. As placas de fim de ato ficam na mesma linha vertical. Com o Debug Mode é possível vê-las claramente.

Sonic 1 para Sega CD: Uma versão de Sonic 1 começou a ser adaptada em 1992 para ser lançada com o Sega CD. O projeto, contudo, foi cancelado para dar lugar ao Sonic CD. Fonte: Sonic Retro.

Sonic 1 para Dreamcast: Sonic 1 foi também relançado no Dreamcast na coletânea Sega Smash Pack Vol 1. A qualidade do jogo ficou bem comprometida, com uma fraca emulação: https://www.youtube.com/watch?v=QBBAOwp4Kgo. A versão adaptada foi a Rev00.

Referência à Marble Zone? No game Crash Bandicoot 2: N-Tranced de Nintendo DS, na música da Volcano Stage é possível ouvir um trecho praticamente igual ao da Marble Zone. Confira no vídeo a seguir a partir do exato instante: http://youtu.be/znXzYihKVBo?t=22s.

Música acelerada no Special Stage: Essa nos foi enviada pelo Lucas Couto no Facebook. Se você terminar uma fase com o Speed Shoes e entrar no Special Stage, a música do Special Stage ficará acelerada. A música continuará acelarada até mesmo na contagem dos pontos do Special Stage.

Ficha Técnica

  Capa do jogo  Ficha técnica

Nome: Sonic the Hedgehog
Plataforma: Mega Drive, Master System e Game Gear
Gênero: Ação
Distribuidora: Sega
Desenvolvedora: Sonic Team
Idioma: Inglês
Data de Lançamento: 23/06/1991
 
  Avaliação  Prós/Contras
Gráficos: 8.8
Som: 9,0
Jogabilidade: 9,0
Diversão: 9,0
Nota Média: 8,9
Nota Geral: 9,5
Prós: bons gráficos, boa jogabilidade, muita diversão e aventura. Jogo que marcou gerações.

Contras: um único personagem jogável.

Por: Hyper Knuckles
Atualizado em: 17/12/2016