SONIC THE HEDGEHOG 2 (8 BITS)

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  Sonic The Hedgehog fez sucesso absoluto como mascote em seu jogo para Mega Drive e também o foi no Master System e Game Gear. O game "Sonic The Hedgehog" para 8 bits fez bonito e agradou a todos, mesmo sendo uma versão naturalmente inferior à do Mega Drive. Surpreendentemente, a sequência do jogo foi lançada primeiro para os 8 bits e somente depois para Mega Drive. O ano é 1992 e o mundo conhecia Sonic the Hedgehog 2, com um novo personagem: Tails. Conheça mais sobre o game em nossa análise.

Novidades

  Graficamente Sonic 2 se assemelha muito ao Sonic 1, contudo traz uma série de novos elementos que podem ser percebidos na fase. Alguns inclusive nem sequer estão na versão 16 bits: como a asa delta em Sky High Zone. Sonic está em busca de Tails, seu novo companheiro de aventuras que foi raptado por Dr. Robotnik. Assim, o ouriço parte para a aventura, enfrentando diversos inimigos e fases.

  Ao contrário da versão 16 bits, as Esmeraldas do Caos são encontradas pela fase, escondidas sempre no segundo ato dentro de monitores. O Special Stage infelizmente foi retirado. Mas não pense que os continues ficaram de fora. Eles estão em Sonic 2: para consegui-los, basta que a placa de fim de ato mostre a face de Tails ou através de um monitor especial. Algo bem divertido são alguns itens que estão espalhados pelas fases e que dão um toque diferenciado no jogo. Há um carrinho de mina logo na primeira fase; tem também uma asa-delta e uma bolha de água, que irão lhe ajudar a passar pelos locais mais difíceis em outras fases. Quanto aos itens dispostos em monitores, o monitor de Checkpoint não existe mais. Ou seja, caso você perca uma vida, terá de recomeçar a fase desde o princípio. Outro monitor retirado foi o escudo. Nunca se explicou o motivo. Os demais itens permanecem no jogo: o monitor de anéis, de vida, tênis mágico (Power Sneakers) e invencibilidade. São eles:

 Super Rings (Super Anéis): dá 10 anéis extras.

 Invencibilidade: deixa o Sonic 100% protegido, basta encostar nos inimigos que eles serão destruídos automaticamente. Você só morrerá se cair de um abismo ou se for esmagado.

 Life-Up (Vida Extra): dá uma vida extra.

 Power Sneakers (Super Velocidade): em tese deveria deixar o personagem mais rápido, mas houve um erro de programação no jogo e tudo que ele faz é deixar o Sonic envolvido por estrelas, sem ficar invencível e sem ficar mais rápido, com direito a música própria e tudo. Só existe um monitor de Power Sneakers no jogo, na fase Aqua Lake Ato 2 e somente na versão MS, pois na versão do Game Gear é um monitor de anéis.

Continue: só aparece na Crystal Egg Zone Act 2. Dá direito a continuar o jogo se perder todas as vidas.

  As placas de fim de ato distribuem alguns bônus: se aparecer Dr. Robotnik você não ganha nada; um anel, você ganha dez anéis; Sonic, você ganha uma vida; Tails, você ganha continue. As fases, assim como em Sonic The Hedgehog, se passam em três atos (diferente da versão 16 bits). O destaque fica para a introdução do ato, que mostra uma foto de Sonic com Tails se aventurando pela fase, com seu respectivo nome logo acima. Os dois primeiros atos são as fases e o último ato é o chefe. Uma novidade é que Robotnik somente é enfrentado como último chefe e não em todas as fases.

Enredo

  Tails, o melhor amigo de Sonic foi raptado. Sonic descobre uma mensagem que a simpática raposa de dois rabos deixou: "Robotnik está de volta, e capturou todos os animais da ilha! Estou preso em um lugar chamado Ovo de Cristal. Para me libertar, você tem que achar e trazer as seis Esmeraldas do Caos. Robotnik Obrigou-me a escrever isso. Ele disse que está esperando por você, e que criou seis robôs realmente perversos a fim de 'livrar-se de você de uma vez e para sempre'. Eu não sei o que ele planejou, mas... Sonic, tenha cuidado!"  Robotnik o forçou a escrever esta carta, contando que ele estava preso nas garras do vilão. O único jeito de resgatá-lo, seria coletando as seis Esmeraldas do Caos e entregá-las para Robotnik. Mas, assim ele poderá dominar o mundo! Tudo depende de Sonic. Ele terá de encarar mais uma aventura sozinho para resgatar seu amigo e impedir que os planos de Robotnik tornem-se realidade!

Análise Técnica

  Sonic 2 foi um game promissor. É difícil saber se seu antecessor é melhor ou não, pois os dois títulos são ótimos e agradam a todos por sua imensa diversão e simplicidade. O gráfico de Sonic The Hedgehog 2 recebeu uma pequena melhora. Pode não parecer, mas os sprites de Sonic estão mais bem acabados e possuem mais animações. Os cenários estão mais coloridos e mais bem elaborados, como a Sky High Zone. Seu primeiro ato, várias nuvens encobrem o céu. No segundo ato, uma chuva torrencial cobre o local e as nuvens estão carregadas de raios. Além do mais novos elementos foram adicionados a cada fase, criando um diferencial (como a asa delta ou o carrinho de mina).

  A jogabilidade é ótima como a de seu antecessor, mas Sonic está muito mais rápido, o que é maravilhoso. Os pequenos slowdowns que ocorriam em "Sonic The Hedgehog" não ocorrem mais nesta seqüência. Tudo está bem mais rápido e a jogabilidade é leve e prática.

  Tanto o design como a estrutura das fases são simples e bonitos. A fase possui desde momentos bem rápidos como pequenos desafios que podem levar o jogador a parar de correr por um instante. Em pouco tempo, já é possível decorar os caminhos e a dificuldade e terminar a fase em segundos. A diversão é garantida, com bom fator replay! As músicas das fases são muito boas e viciantes e os efeitos sonoros ainda são os mesmos do primeiro (também satisfatórios).

  Infelizmente algumas coisas sumiram, como o mapinha da fase de Sonic The Hedgehog de 8 Bits. Ele foi trocado por uma tela muito bonita, trazendo sprites dos personagens do estilo 16 Bits numa pequena foto, introduzindo a fase ao jogador. O monitor de Check-Point sumiu, fazendo você recomeçar a fase do princípio, caso perca uma vida, o que é bem irritante em algumas fases. E outro monitor essencial que não aparece aqui é o escudo, que sempre lhe ajudava nos piores momentos. E além dos monitores, o Special Stage que era habilitado quando se tinham 50 Rings ou mais, foi retirado, o que é uma pena. Apesar de tudo isso, Sonic 2 sem dúvida alguma é um ótimo jogo!

Personagens e habilidades

  O jogo tem três personagens: Sonic, o protagonista. É com ele que você irá jogar. Trouxe também o novo personagem, Tails, uma raposa de dois rabos, que é um dos melhores amigos do Sonic e que foi raptado por Robotnik, mas não é jogável. E o próprio vilão, que é o Dr. Robotnik. Dr. Robotnik agora, porém, é apenas o vilão final, pois dentro do enredo do jogo, ele espalhou um robô especial para deter Sonic em cada fase. As habilidades do Sonic são:

 Pulo: quando o Sonic pula, ele vira uma verdadeira bola, que devasta com tudo que há pela frente! Basta pressionar o botão 1 ou 2 (A/B).

Giro Supersônico: quando o personagem estiver com velocidade, aperte para baixo e ele fará essa habilidade, com a qual ganha velocidade e destrói inimigos facilmente

  O game não trouxe o SpinDash dos 16 bits.

Fases

  Sonic The Hedgehog 2 possui fases bem simples e originais, no mesmo esquema do Sonic 1: dividas em 3 atos cada. Todas são agradáveis de jogar e os chefes agora são mais desafiadores e não existe nenhuma Ring nos atos dos chefes. Lembrando que as esmeraldas ainda estão escondidas sempre no segundo ato da fase. Assim, todas as dicas que dermos são para o segundo ato!

Under Ground Zone: Uma fase subterrânea, com vários carrinhos de mineiros espalhados pela fase em alguns trilhos, fase cheia de passagens que podem ser acessadas usando o giro supersônico quebrando certas paredes. A fase contém uma cena épica: Sonic é salvo pelo Dr. Robotnik, mas logo depois enfrenta o seu primeiro robô.

Chefe: Apenas pule das bombas que o chefe atira. Elas irão acertar o robô de Robotnik, destrujndo-o. Apenas tome cuidado com o ataque traiçoeiro de Robotnik logo no final.

Esmeralda: Logo no começo da fase, na pista onde possui o carrinho de mina, ignore-o e vá girando até o final da trilha. Antes que ela acabe, pule bem alto para cair numa plataforma. Nela, existe uma "ladeira" com uma pequena rampa no final. Vá girando também até o final da ladeira, para pegar impulso o suficiente, e cair numa terceira plataforma. Nela, mais uma trilha com um carrinho de mina o espera. Pegue o carrinho, e antes de cair da trilha, pule para frente, caindo na última plataforma, aonde a esmeralda se encontra.

Sky High Zone: Um paraíso no alto dos montes. Esta fase tem algumas asa-deltas espalhadas ao seu decorrer deixando ela muito interessante! Cuidado com as pontes que caem e com os espinhos escondidos.

Chefe: Primeiramente, destrua os badniks-pássaros pequeninos com apenas uma batida cada. Depois, destrua o ninho, antes que o pássaro maior apareça, pois os pequeninos podem acabar tirando uma vida. São oito batidas no nosso querido passarinho e ele estará derrotado, apenas tome cuidado com seus ataques energéticos que podem ser fatais.

Esmeralda: Está bem escondida dessa vez. No segundo ato, algumas nuvens carregadas de raios podem servir como molas. No céu, próximo da parte onde existe uma plataforma recheada de espinhos, em cima e embaixo, existe uma nuvem-mola muito poderosa. Pule em cima dela e vá indo para frente. Existe uma outra nuvem-mola escondida. Tente cair em cima dela, de um jeito que você consiga pegar mais impulso para frente. Fazendo isso certo, você cairá em cima de umas nuvens, com a esmeralda logo ao lado.

Aqua Lake Zone: Um palácio aquático muito bonito. O segundo ato é um desafio e tanto, já que ele se passa totalmente embaixo d'água. Pegue as bolhas gigantes para recuperar o ar e locomover-se. Segurando para baixo, a bolha vai mais devagar, e para cima, ela acelera.

Chefe: Não espere a foca preparar ataque algum. Assim que seu nariz começar a inchar, ataque-o, destruindo o nariz. Caso demore muito, ela joga a bola em sua direção. Após destruir o nariz, ela tentará lhe agarrar. Pule. Se ela "brincar" com você, te equilibrando como uma bola, nada acontece. Você é apenas jogado para o outro lado do cenário e não perderá vida. São oito batidas ao total.

Esmeralda: No meio do 2° ato, existe um longo caminho que é feito passando por uma seqüência de tubos. Assim que você chegar neste local, mantenha o direcional pressionado para a esquerda, até que Sonic termine todo o trajeto. Numa hora, ele entrará num tubo mais a esquerda e lá estará a terceira esmeralda.

Green Hills Zone: Fase de colina do jogo, com o nome "Hills" no plural, diferente da eterna Green Hill. Aproveite a fase para coletar muitas Rings e ganhar vidas. A fase é tranquila, nos dois atos. O mais lega, é que a música que toca na fase foi depois aproveitada em Sonic CD com a famosa "You Can Do Anything".

Chefe: O caminho da fase é mais complicado que o chefe. Cheio de espinhos, procure as molas certas, para não cair e perder vida. No chefe, ele irá rolar em sua direção. Desvie de seu ataque e acerte-o assim que ele parar de girar. Só tome cuidado, pois enquanto gira, ele pode pular e descer em sua direção ou apenas passar pelo outro lado. Só pule quando necessário, senão é morte na certa.

Esmeralda: Bem simples: logo no final da fase, existe uma descida, cheia de espinhos, mas com uma plataforma com duas molas em cima. Pule nelas, indo para frente e tente cair numa outra plataforma mais à frente, com mais duas molas. Pisando nelas e indo para frente mais uma vez, você cai numa plataforma com a esmeralda logo ao lado.

Gimmick MT. Zone: Esta fase se resume em apenas uma palavra: Metal. Uma das fases mais difíceis do jogo e que novamente encontramos carrinhos de minérios para nos ajudar em certos pontos.

Chefe: Cuidado com os terremotos que o rinoceronte mecânico provoca, desvie das pedras e ataque-o sempre que os espinhos abaixarem. São 8 batidas para derrotá-lo.

Esmeralda: No começo do 2° ato, logo após subir a rampa com espinhos, antes de pular da trilha para a plataforma a seguir, pule em direção à parede que está a sua esquerda. É uma passagem secreta. Passe pela esteira e tome cuidado com os espinhos. Seguindo, pegue algumas Rings e a esmeralda estará no final do caminho.

Scrambled Egg Zone: Adentrando à base de Robotnik, esta fase é a mais chata do jogo. Existem vários canos com várias passagens, geralmente fica-se muito tempo até acertar o caminho.

Chefe: Este boss é ninguém mais do que uma versão metalizada do Sonic, que foi apelidada pelos fãs de "Silver Sonic". Apenas esquive de seus ataques rápidos e giratórios. São 10 batidas para derrotá-lo.

Esmeralda: É e a mais fácil de coletar. Basta apenas derrotar Silver Sonic, que a última esmeralda aparece.

Cristal Egg Zone: Um paraíso de cristal! Esta fase só pode ser acessada se você possuir todas as 6 esmeraldas do caos. Cheia de pisos falsos e passagens interessantes. Destrua blocos de cristal sempre que puder.

Chefe: Finalmente, frente-a-frente com Robotnik! Aproveite sempre que Robotnik não estiver te atacando e avance! Proteja-se com os canos de seus ataques elétricos e seus bumerangues, 12 batidas muito sofridas para derrotá-lo e finalmente devolver a liberdade a Tails!

Diferenças entre o Console e o Portátil

 Sonic The Hedgehog 2 possui algumas diferenças, na versão de Game Gear e Master System. Elas são:

Músicas: A versão de Game Gear possui a música de chefe bem diferente da versão de Master. Sem contar que a tela de título possui uma música, que é a mesma da primeira tela, em que Robotnik captura Tails, na versão de Master System. Alguns efeitos sonoros foram retirados na versão de Master, como por exemplo, a tela da Sega, com o famoso som falando: "Sega!". Esta tela nem aparece na versão de Master.

Gráficos: Embora sejam praticamente iguais, há diferenças na versão do Game Gear para o Master System. O campo de visão no chefe da Under Ground Zone, por exemplo, é muito maior no de Master System, o que torna mais fácil desviar das balas de canhão que caem no chefe. Nas fases, há diferenças sutis de caminhos e mapas entre as duas versões. A Aqua Lake Zone Act 2 merece menção especial, pois nela temos diferenças gritantes entre as versões. A de Game Gear possui um tom azulado e a de Master System um tom mais verde. Veja a diferença abaixo (primeiro a foto do Game Gear e depois do Master System):

  Além disso, na Aqua Lake Zone do Game Gear, você começa a fase no seco e logo ela vai sendo tomada por água. Na versão de Master System você já começa na água. A Aqua Lake Zone do Master System contém o único Power Sneakers ou Speed Shoes do game. Para pegá-lo, a localização é fácil: siga o caminho natural. No momento em que você precisa subir por uma bolha num local que há uma mola à esquerda e outro à direita, estoure a bolha para pegar as molas. Pule sobre elas e automaticamente você chegará ao local das fotos acima.

Curiosidades

Flickies?: Em Sonic 2, ao destruir um badnik, ele apenas explode. Não sai nenhum animalzinho dentro dele. O mais estranho, é que no primeiro ato de Sky High Zone, ao pegar uma seqüência de molas e seguir o lado esquerdo da fase, você cai numa plataforma com uma vida. Até aí tudo bem. Mas, se você começar a empurrar o lado esquerdo do monitor, um monte de flickies começam a sair da arvore, até que você pare de empurrar o monitor. O conteúdo não foi deletado e está presente nas duas versões do game, não tendo a Sega nunca esclarecido se é um bug ou apenas um Easter Egg.

Sprites das chamadas: Sonic 2 do Master e Game Gear se destaca pelas chamadas das fases. Elas sempre são do Sonic e Tails, entretanto, o Tails não participa do jogo nas fases... será que originalmente seria assim? Mas o mais interessante é que o sprite do Sonic é o do Sonic 1 do Mega Drive, sendo que o Tails foi criado no Sonic 2, quando o Sonic ganhou novo sprite.

Green Hills Remixada? A música You Can do Anything de Sonic CD foi baseada na música da fase Green Hills do game Sonic 2 versão 8 bits. A mesma música ainda foi utilizada também de forma semelhante em Sonic Drift, na música de invencibilidade.

Placa de fim de ato à esquerda: Gimmick Mt. Zone Ato 1 é uma das únicas fases dos jogos do Sonic que possui a placa de fim de ato localizada à esquerda.

Enredo anterior: pode-se dizer que o enredo de Sonic 2 dos 8 bits é anterior ao do Mega Drive. Isso porque em Sonic 2 dos 8 bits é apresentado em primeiro lugar o Tails e ele é raptado. Em Sonic 2  do Mega Drive Tails já está com o Sonic e o ajuda em suas aventuras.

Brasil: O Master System fez tanto sucesso no Brasil, que o país teve o lançamento do jogo para o console junto dos EUA em 16/10. Para Game Gear o jogo seria lançado apenas em 21 de Novembro, junto da versão de Mega Drive. O game não foi lançado para Master System na Europa e Japão.

Tails no final e animações não usadas: O Tails aparece correndo com o Sonic no final bom (sprites animados acima). Segundo o canal Sonic_Hedgehog do Twitter (atenção, não é o oficial do ouriço), haveria algumas animações que não foram usadas, como o Tails sorrindo e chorando. Confira os sprites acima.

Silver Sonic: O Sonic metalizado não possui nome oficial nos manuais, diferente do Metal Sonic que aparece em Sonic CD e outros games. No mundo das Archie Comics houve a aparição de um personagem semelhante com o nome "Silver Sonic", razão por que este foi o apelidado dado ao personagem.

Ficha Técnica

  Capa do jogo  Ficha técnica

Nome: Sonic the Hedgehog 2
Plataforma: Master System e Game Gear
Gênero: Ação
Distribuidora: Sega
Desenvolvedora: Sega of America
Idioma: Inglês
Data de Lançamento: 16/10/1992 (Master System)
 
Avaliação  Prós/Contras
Gráficos: 8,0 Prós: Gráficos mais coloridos (embora não muito trabalhados). Cenários mais compostos. Enredo elaborado. Fases simples e divertidas. Diversão garantida, com bom fator replay. O game está mais veloz que seu antecessor

Contras: Special Stage não aparece nessa versão. Monitores de Shield e Check-Points sumiram. Tails não é jogável. Sonic não usa SpinDash, diferente da versão de Mega Drive.

Som: 8,0
Jogabilidade: 9,0
Diversão: 9,0
Nota Média: 8,5
Nota Geral: 9,0

Por:  LsSoNiC
Atualização: Dark Fou-Lu  e HKº
Atualizado em: 21/04/2018