SONIC 3 (SONIC THE HEDGEHOG 3)

Falhas Técnicas (Bugs)  Dicas e Códigos Secretos  Sonic em Outros Games  Detonados  Resumos/Reviews Previews Personagens Manuais de Instrução Página Inicial

  Em 1993 o Mega Drive teve dois títulos do Sonic: Sonic Spinball e Dr. Robotnik's Mean Bean Machine. Durante esse tempo, outra divisão da Sega ficou encarregada de elaborar a terceira seqüência da série Hedgehog, e assim em 1994 estreava Sonic the Hedgehog 3, ou simplesmente Sonic 3.

Novidades

  Sonic está de volta, junto de seu companheiro Tails! Os dois se metem em mais uma aventura para deter os planos de Dr. Robotnik. Será preciso coletar os anéis ao longo das fases para ganhar energia. O grande vilão de Sonic é o Dr. Robotnik, um hábil cientista. O vilão utiliza os animais da Ilha para colocá-los dentro de robôs - os badniks - que visam a deter o Sonic e o Tails.  Basta Sonic destrui-los, para que os animais sejam libertados. Os outros velhos elementos dos dois primeiros jogos do Sonic estão de volta também: os anéis (que dão energia ao Sonic e impedem que ele morra), os monitores (que escondem itens secretos), postes de estrelas, espinhos e obstáculos.

  Os demais elementos da série continuam presentes: os loopings, agora incrementados com algumas novidades (logo na Angel Island o jogador irá se deparar com uma). Os espinhos, badniks, tudo continua igual. Os postes de checkpoint continuam, porém agora servem para levar você ao Bônus Stage, um estágio onde você pode ganhar alguns bônus (mais abaixo será explicado). O que temos de novidades aí no meio é a presença de um sub-chefe logo no ato 1. Agora você enfrentará alguns inimigos criados por Robotnik um pouco mais incrementados. O Dr. Robotnik propriamente você enfrenta nos atos 2. Outra novidade está na transição de atos, ao invés de a tela ficar preta e vir a chamada do ato 2, agora isso ocorre na seqüência, no próprio cenário.

  O cartucho de Sonic 3 traz um "mamão com açúcar" para os fãs: por meio dele é possível salvar o jogo, e continuar mais tarde, mesmo resetando ou desligando o videogame. É o sistema de baterias. Por meio dele o usuário tem à sua disposição 6 slots e mais um para jogar sem salvar o game. Os jogadores são Sonic, Tails ou Sonic+Tails e o novato Knuckles, que você só pode jogar no modo Competition. Knuckles irá atrapalhar o jogo do Sonic, sempre criando obstáculos e dificuldades ao ouriço.

  As telas do jogo são duas: 1 Player e Competition. O modo 1 Player é o modo de game, onde estão os seis slots e por meio do qual você vai detonar o game. O modo Competition é um modo especial de jogo, em que você joga em cenários próprios para bater tempos ou jogar em desafio com os amigos.

  São três submodos. Pelo modo GrandPrix você correrá em todos os cenários em seqüência, com outro colega ao mesmo tempo ou não. No modo MatchRace você escolhe individualmente as pistas em que vai correr, e pode jogar com outro player também. Nesses dois modos você pode jogar com itens ativados ou não. No modo Time Attack só joga o primeiro jogador, que é exclusivo para bater recordes: neste não há como ativar a presença de itens, e ao final é dado um relatório de volta-a-volta. São ao todo 5 cenários, onde em cada um você deve completar um ciclo de 5 voltas.

  As Esmeraldas do Caos estão presentes outra vez, porque Sonic as trouxe junto (o game é a exata seqüência do fim de Sonic 2). Elas são pedras preciosas místicas, que dão grande poder a quem as detêm. Em Sonic 2, Sonic pôde se transformar e ficar invencível, através do Super Sonic graças aos seus poderes e em Sonic 1, o mundo foi restaurado com o seu poder. E agora o Super Sonic também está de volta. Os postes de estrela também estão presente. Eles servem para salvar o jogo temporariamente, para que quando você morrer não precise enfrentar a fase inteira de novo. Dessa vez, elas não levam ao estágio especial (como em Sonic 2), mas sim a uma fase de bônus. Basta ter mais de 50 anéis, e acionar um dos postes, e entrar no círculo de estrelas formado. O Estágio Especial ainda é o meio de acesso para coletar as esmeraldas e agora ficam espalhados em anéis gigantes.

  Os monitores estão presentes novamente no jogo, agora em maior número. Eles servem para dar anéis, invencibilidade, proteção, dentre outros. Em Sonic 3, desapareceu o Shield (Escudo), mas este deu lugar a três escudos novos. Vamos aos itens:

 Super Rings (Super Anéis): dá 10 anéis extras.
 Invencibilidade: deixa o Sonic 100% protegido, basta encostar nos inimigos que eles serão destruídos automaticamente. Você só morrerá se cair de um abismo, se for esmagado ou ainda afogado.
 Life-Up (Vida Extra): dá uma vida extra.
Water Shield: ideal para fases aquáticas, com esse item você não precisará coletar bolhas de ar quando estiver dentro d'água.

Flame Shield: com esta você não precisa ter medo de cair em magma ou de ser atingido por fogo. Lembre-se que o fogo se apaga na água, por isso não há como usar este item dentro da água.

Lightning Shield: com este escudo, Sonic cria uma camada eletrostática ao seu redor, que atrai para perto de si todos os anéis, além de dar uma proteção extra para pequenos trechos com raios (como na fase Death Egg do Sonic & Knuckles). Não há como entrar na água com ele.
Super Shoes: antes chamada "Power Sneakers", com este item o personagem fica bem mais veloz que o normal, mas é por pouco tempo! Aproveite.
Dr. Robotnik: o vilão não é bobo: sabendo que Sonic adora os monitores, ele espalhou monitores próprios. Com estes, você perde a proteção, e se não tiver, os anéis e se não tiver anéis, morre.

  A novidade dos Shield em relação aos jogos anteriores, é que agora aquele que você está no ato 1, continua no ato 2, como já ocorria na trilogia do Master System.

As placas de fim de ato ainda aparecem, mas não estão mais fixas, elas caem do céu. Você pode direcionar onde cair através do pulo e assim garantir itens escondidos (consulte detonado aqui). Elas servem para concluir a fase. E após encerrar o chefão, é preciso liberar os animais capturados. Para isso, as cápsulas de aprisionamento estão de volta, e muitas vezes vão surgir flutuando. Basta apertar o seu botão. Ao lado temos a tela do jogo. O primeiro campo é o Score, que representa a pontuação momentânea do jogador. Cada inimigo destruído vale 100 pontos, sendo acumulativo e pode chegar até 10 mil pontos por inimigo, caso sejam destruídos em seqüência. Existe o exclusivo Bônus do 9:59. Se você conseguir fechar o jogo em exatamente 9:59 (o que não é fácil), você ganha 100 000 pontos. O segundo campo é o Tempo. Você tem os mesmos 10 minutos para concluir o jogo. Até 1:00 você ganha o Bônus de Tempo, que dá 50 mil pontos. De 1:00 minuto a até 1:30 minuto você ganha bônus parcial, de 30 mil pontos. A cada 50 mil pontos é sempre computada uma vida. Dado os 10 minutos, é dada a Tela de Time  Over. O terceiro campo é o de anéis, que você pode ganhar uma vida coletando pela primeira vez na fase 100 ou 200 anéis. Por fim, o último campo é o contador de vidas, que após zerado dá Game Over, e você pode continuar caso consiga um Continue. Para conseguir, você tem que coletar 50 anéis no Estágio Especial.

Enredo

  Existe uma misteriosa ilha chamada Floating Island (Ilha Flutuante), que guarda uma misteriosa pedra preciosa: é a Master Emerald (Esmeralda Mestre). Não se sabe ao certo quais são os seus poderes, mas sabe-se que dela se pode obter muita energia. Ela é diferente das Esmeraldas do Caos. Dr. Robotnik não ficou nem um pouco satisfeito com a derrota do seu Ovo da Morte em Sonic 2, e por isso o maléfico cientista ao tomar conhecimento da existência dessa Esmeralda especial, resolve pegá-la: é tudo o que ele precisa para reativar o Ovo da Morte e definitivamente derrotar o Sonic e dominar o mundo.

  Para isso, o cientista vai usar novamente os animais em seu exército de robôs. Enquanto eles dão uma segurada em Sonic, o cientista pode tranquilamente roubar a esmeralda. Mas não será assim tão fácil: a Esmeralda é guardada por Knuckles, o sobrevivente de uma civilização de equidnas. É graças à Esmeralda Mestre que a ilha é flutuante. Como deter Knuckles e ainda por cima o Sonic?

  Sabendo que Sonic viria atrás dele, Robotnik diz a Knuckles que Sonic está vindo para roubar a Esmeralda Mestre. Knuckles fica furioso e fará de tudo para impedir o suposto plano de Sonic. Logo que Sonic chega, Knuckles dá um jeito de roubar as esmeraldas e as espalha em vários portais pela ilha. Sonic terá que resgatar as esmeraldas novamente, deter Knuckles e ainda por cima derrotar Robotnik, sem deixar de salvar a Esmeralda Mestre e a Ilha Flutuante. Será este um plano perfeito de Robotnik?

Análise Técnica

  Os cenários do jogo e o padrão gráficos foram bem modificados. Agora está mais maduro. Os detalhes são um destaque a mais, com backgrouns muito bem construídos, vegetações em segundo plano, dando noção de profundidade. Os sprites dos personagens também foram modificados: Sonic especialmente ficou mais distante do padrão do Sonic 2. Tails ficou bem semelhante. A trilha sonora é outro show à parte, há uma harmonia do som com a fase. Ice Cap é um exemplo perfeito. Além disso, cada ato do jogo possui uma música diferente. Por fim, a jogabilidade - que já era ótima - ficou ainda melhor com os novos escudos. O vôo de Tails agora pode ser controlado, o que também auxilia muito. No aspecto diversão, a garantia é o modo Competition, onde você pode jogar com outro player ou sozinho, em fases próprias para fazer tempos mais rápidos. A Sega realmente caprichou neste jogo e está de parabéns.

Personagens e Habilidades

  São três personagens principais: Sonic, Tails e Knuckles. Knuckles foi enganado por Robotnik e por isso atrapalhará o Sonic, apertando botões, jogando obstáculos e tudo mais. Ele só é jogável no modo Competition. Os personagens ganharam novas habilidades, além das anteriores:

 Pulo: quando o Sonic pula, ele vira uma verdadeira bola, que devasta com tudo que há pela frente! Basta pressionar A, B ou C
Giro Supersônico: quando o personagem estiver com velocidade, aperte para baixo e ele fará essa habilidade, com a qual ganha velocidade e destrói inimigos facilmente
SpinDash: segure para baixo, e com ele segurado, aperte A, B ou C. Quanto mais você apertar esses botões, maior impulso vai conseguir. Com essa habilidade você consegue muito mais velocidade, para fazer subidas e acertar inimigos.

Insta-Shield: quando você aperta o botão de pulo duas vezes em seguida, o giro do Sonic gerará uma pequena energia que servirá como um escudo, que auxilia muito a destruição dos inimigos. Essa habilidade é exclusiva do Sonic.

Tails Fly: agora é possível você comandar o vôo do Tails. Basta ficar apertando em seguida o botão de pulo do Tails. Mas a pequena raposa não tem fôlego ilimitado: são aproximadamente oito segundos sozinho. É possível o Tails também carregar o Sonic junto. Para isso basta voar, e chegar perto das mãos do Sonic e ele vai automaticamente voar junto com o Tails. É possível destruir inimigos atacando por baixo, por meio desta habilidade do Tails.
Tails Swin: com sua habilidade de raposa, Tails consegue nadar muito bem. Quando estiver na água, basta apertar repetidamente os botões de pulo para sair nadando no estilo cachorrinho com Tails. O fôlego do garoto também não é ilimitado aqui: são os mesmos oito segundos.

FireBall SpinDash: com o escudo de fogo (Flame Shield) basta apertar duas vezes o botão de pulo, que ao invés do Insta-Shield, o Sonic fará uma rajada de fogo instantânea, muito útil para destruir inimigos. Essa habilidade é exclusiva do Sonic.

Water Shield Bubble: também somente com o Sonic: com isso, o escudo de água funcionará como uma bolha, dando impulsão ao ouriço. Muito boa para destruir inimigos por baixo. Ele impede que o ouriço fique sem fôlego nas partes aquáticas. É também habilidade exclusiva do Sonic.

Com o Lightning Shield, não há uma habilidade específica. Por ser um escudo eletrostático, ele tem a capacidade de atrair metais próprios, mais especificamente os anéis. Ele é um Insta-Shield duplo, que ajuda você a fazer pulos duplos, chegando a lugares que sozinho o Sonic não alcançaria. Essa última habilidade é exclusiva do Sonic.

Fases

  Em Sonic the Hedgehog 3 são novamente seis fases, como em Sonic the Hedgehog. Cada fase é composta de dois atos. A grande diferença está que o jogo agora foca mais pela ação do que pela aventura: e por isso agora toda fase terá um chefe. Os chefes dos atos 1 são robôs próprios criados pelo Robotnik, enquanto que o dos atos 2 é o próprio Robotnik. Ao se usar o Debug Mode o jogador pode reparar uma série de caminhos inacessíveis. Isso antes de ser lançado o Sonic & Knuckles, levou a muita especulação. Com o lançamento do jogo seguinte, soube-se que estas partes "secretas", na realidade já eram o caminho para ser jogado com o Knuckles, sendo que aqueles que jogaram o Sonic 3 isoladamente antes do lançamento de Sonic & Knuckles puderam ter um vasto campo para explorar partes secretas nas fases. Algumas partes exclusivas do Knuckles podem ser acessadas facilmente pelo Sonic. É preciso ser um pouco rápido e habilidoso. Dois lugares são clássicos: em Ice Cap e em Marble Garden. Em geral, Sonic 3 possui um bug de câmera que facilita. Ao se apontar para baixo e a tela descer, se você pular imediatamente a tela do jogo bugará e assim você pode passar para partes que eram acessíveis somente com o Knuckles. Vamos agora às fases do jogo.

Angel Island: uma bela ilha, com cachoeiras e águas, com muitas passagens secretas e sub-terrâneas. O robô de Robotnik ateará fogo, fazendo com que parte da ilhe se queime, enquanto Sonic deverá enfrentar os inimigos. Dica: fique atento para passagens secretas. Logo no ato 1 é possível ver uma pedra em cima de um túnel secreto: basta empurrar a pedra com Spin Dash para acessar esta passagem. Chefe/Ato 1: muito fácil, se você tiver o Flame Shield, é só atacar por baixo. Se não tiver, ataque por cima. Chefe/Ato 2: quando a fortaleza de Robotnik surgir, ela soltará bombas. Fique correndo em frente e não terá perigo. Na primeira vez que Robotnik surgir, ele vai destruir a ponte. É recomendável ter calma e nem tentar acertar ele agora, porque é perigoso acertá-lo e cair na ponte que logo será destruída. Tails poderá ser bem fundamental nessa hora. Mas caso esteja sozinho, espere ele surgir para acertá-lo. Se tiver o Flame Shield não há dificuldade, se não tiver, será necessário desviar do fogo. Se você conseguir, espere ele abaixar pela segunda vez e ponha o Sonic para ficar pulando por cima dele. Oito batidas como nos dois primeiros jogos. A cápsula surgirá de cima.

Hidrocity: uma cidade aquática, cheia de tubos. Aqui o Water Shield fará toda diferença. Fique ligado em acessos secretos que poderão ter anéis e o estágio especial. Dica: é sempre melhor seguir longe da água. Dica: cuidado com a piranha, ela vai sugar seus anéis. O único jeito de tirá-la caso ela te acerte, é tentar subir nas pequenas plataformas móveis giratórias e pular ao sair delas. Você pode também tentar correr para os lados e segurar para baixo, até ela desgrudar. Chefe/Ato 1: um bug do jogo fará tocar a música do Robotnik, mas o chefe é um dos seus robôs. Para destrui-lo, com o Sonic basta desviar dele pulando com pequeno impulso antes. Com o Tails basta voar. Depois, quando ele for se encaixar no eixo central acerte-o o quanto puder, e faça isso logo após a água para de girar. Lembre-se de pular antes da placa cair, se não você poderá ficar sem fôlego. 6 batidas. Chefe/Ato 2: com o Tails, basta voar quando ele estiver se mexendo (com as hélices paradas) e acertá-lo por baixo. Com o Sonic será preciso acertar ele quando se abaixar, e lembrar de desviar depois para não ser sugado. Depois, quando Robotnik soltar as bombas na água, use o impulso delas para acertar o vilão oito vezes no total.

Marble Garden: um grande e belo jardim, com um pouco de poluição. Um belo cenário, que esconde muitas armadilhas. Há vários caminhos a serem percorridos. As setas sempre indicam as possibilidades. Terremotodos podem acontecer, alterando o rumo da fase. Dica: cuidado com os grilos-robôs que surgem do chão no ato 2 principalmente. Dica: cuidado com o robô que fica com o espinho de fora, sempre acerte-o com calma após ele recolhê-los. Dica: quando tiver uma escultura gigante atirando flechas, tome cuidado para elas não te acertarem e acerte o ponto central dele para liberar caminho. Chefe/Ato 1: é igual ao chefe de Mystic Cave. Lembre-se que os escudos irão te proteger dos objetos pontudo que vão cair. Acerte o chefe quando o parafuso estiver em posição contrária. Chefe/Ato 2: chefe muito difícil. Tente chegar até ele com o Flame Shield. Com isso ficará bem mais fácil derrotá-lo. Se não tiver, aproveite quando ele chegar à plataforma para acertá-lo duas vezes. Agora, de carona com o Tails você tem dois modos de acertá-lo: pulando em algum local que não esteja a broca e o fogo. Com o Tails é bem mais difícil: você vai precisar usar as hélices para acertá-lo somente quando ele andar da esquerda para direita ou vice-versa. Tem que ter paciência, pois será bem demorado. Oito batidas e pronto.

Carnival Night: fase noturna, com muitas luzes e cores: um verdadeiro circo, com direito a balões e canhões. Há trechos aquáticos e sem gravidade. Você andará sobre vários tipos de eixos giratórios. Dica: para sair bem na parte de cima nos eixos giratórios brancos, dê antes um Spin Dash bem caprichado. Dica: para sair das caixas flutuantes, como a do ato 2, pule sobre ela, e segure para baixo, quando ela subir, segure para cima, quando descer para baixo. Faça isso até conseguir se livrar. Dica: nos trechos aquáticos os balões soltarão bolha de ar ao serem estourados. Chefe/Ato 1: uma estranha engenhoca de Robotnik, que você tem que destruir logo ou ele vai acabar com a plataforma. Quando ele soltar o disco giratório, acerte-o, para que o próprio disco acerte o chefe. Fazendo isso quatro vezes já era. Chefe/Ato 2: bem fácil. Ele jogará uma bola usada para acumular energia eletrostática. Logo após jogar a bola é possível acertá-lo três vezes (antes que comece a girar os eletrodos). Após isso, ele vai se abaixar para pegar, é possível acertar mais umas 3 vezes por cima. Faça isso até dar oito batidas. Lembre-se que o Lightning Shield não protege desse campo eletrostático. Não tente acertá-lo quando ele estiver com a bola acoplada sobre si.

Ice Cap: uma super fase, a primeira de neve nos jogos do Sonic. Sonic começa esquiando, sendo possível coletar até 50 anéis durante esse trajeto. Depois disso, Sonic percorrerá trechos externos cheios de neve e até palácios congelados. Os gráficos da fase são show! Dica: logo no começo do ato 1, quando você ficar escorregando sobre plataformas inclinadas, lembre-se de pular para pegar uma pedra que será usada para quebrar a parede. Dica: nas plataformas presas por um eixo, basta dar um Spin Dash bem forte antes para conseguir usar todo impulso. Chefe/Ato 1: é meio difícil se desviar do gelo que ele cria em volta... aproveite quando as pedras de gelo sumirem para acertar ele nas 6 batidas necessárias. Chefe/Ato 2: bem simples, basta acertá-lo na cabine tomando cuidado para não ser congelado. Oito batidas como sempre.

Launch Base: última fase, agora é a hora da Base de Robotnik. Também possui trechos aquáticos, especialmente no ato 2. Muitas armadilhas poderão te atrapalhar. Dica: para acumular vida, na sirene, dê um Spind Dash e deixe o Sonic parado. À medida que os robôs forem te acertando e forem destruídos, você poderá ganhar até 10 mil pontos por robô, ganhando facilmente inúmeras vidas. Chefe/Ato 1: usando o Insta Shield, basta acertá-lo na parte de baixo, quando for possível (ele vai girar os eixos, tem hora que é possível acertar). Acerte-o seis vezes. Com o Tails é um pouco mais complicado, mas ele sempre se aproxima do bastando um pulo simples para acertá-lo. Chefe/Ato 2: é um composto de chefes. Já aqui vem o chefe final. O primeiro é Robotnik. Ele vai atirar bolas pretas. Elas saem primeiro por cima e depois por baixo, use a plataforma para subir e usar o Insta Shield para acertar o chefe oito vezes. Depois dessa etapa, vem o chefe triplo. Acerte-o sempre por cima, tomando cuidado com a proteção, e fugindo do raio laser que ele dispara na lateral. Oito batidas. No chefe final, agora, você pode destruir rapidamente acertando bem no meio dele com o Insta Shield, mas é um pouco arriscado. Nunca bata de lado exatamente para ele não te agarrar. Ele passará pela tela 2 vezes, então ele vai andar em cima e depois por baixo. Você pode acertar ele por baixo, quando ele estiver em cima, mirando mais ou menos no meio entre a cabine e o braço. OBS: o Super Sonic pode perder anéis aqui se for agarrado. Bata oito vezes e já era!

Special Stage

  Eles estão novamente presentes no jogo, mas agora não são mais acessíveis através dos postes de estrela. Eles estão novamente nos anéis gigantes, que dessa vez também não ficam ao final da fase como em Sonic 1. Estes anéis estão espalhados por toda parte em todas as fases em locais secretos. O estágio é um cenário tridimensional, em que o Sonic ou o Tails deverão obter todas as esferas azuis. Conseguindo 50 anéis você consegue um Continue. Conseguindo coletar todos os anéis você consegue um Perfect, que lhe dá 50 mil pontos (uma vida). Para isso será necessário converter algumas esferas em anéis.

  Acima temos a tela do estágio. O primeiro contador é o de número de esferas azuis restantes, após obter todas, você ganha a Esmeralda do Caos. O outro contador é o de número de anéis coletados. Para ganhar todos os anéis da fase, você só precisa pegar as esferas ao redor, da borda. Assim, todas serão convertidas em anéis. Veja melhores detalhes sobre esse estágio no review "Sonic Special Stages". Os elementos do estágio são: rebatedores (esferas brancas com estrela), esfera azul (a ser coletada) e esfera vermelha (elimina o jogador do estágio).

Bônus Stage

  Sonic 3 tem ainda além do Estágio Especial uma fase de bônus. É a Gunball Machine e para acessá-la use os postes de estrelas quando tiver mais de 50 anéis. Vai surgir um círculo de estrelas. Pule nele, e você acessará o bônus. Basta girar o botão dela para você coletar os mais variados itens. O Tails vai atrapalhar demais nesse bônus. O ideal é você pegar o controle 2 e deixar o Tails cair da tela. Veja abaixo quais são os elementos possíveis de você pegar (passe o mouse sobre cada um para ver a legenda).

Competition

  O modo Competition compreende três sub-modos. No modo GrandPrix você joga sozinho ou com outra pessoa nos 5 cenários, para ver quem chega mais rápido ou ganha mais tempo. No modo MatchRace você escolhe um cenário e pode jogar com outro player. E por fim, o modo Time Attack serve exclusivamente para 1 jogador para a tomada de tempos. Os cenários são:

Azure Lake: um lago poluído num cenário um pouco frio. É o cenário mais rápido de todos, é possível fazer voltas com menos de 4 segundos. Dica: aproveite os loopings para pular do alto e ganhar velocidade.
Balloon Park: um parque de diversões, com balões e alguns obstáculos. Dica: aproveite o bug da fase, e fique pulando no último balão. Suba no cenário até você escapar dele e seguir por cima.
Crhome Gadget: outro cenário frio e escuro, tome cuidado com a plataforma móvel.
Desert Palace: um verdadeiro palácio de areia. Tome cuidado com a areia movediça. Dica: o Tails é o melhor pra essa.
Endless Mine: visite uma velha mina e use o Spin Dash para seguir passagem.

Curiosidades

Tails ou Miles? Se você jogar este game num Mega Drive japonês, o nome do Tails aparecerá como Miles. No marcador de vida e na tela de contagem de pontos, além da tela do Super Tails, que é chamado de "Super Miles". Se você jogar num Mega Drive americano ou europeu, o jogo chama o personagem de Tails.

Michael Jackson? Você já reparou alguma semelhança entre a trilha sonora de Sonic 3 e as músicas de Michael Jackson? Durante muitos anos rolava o boato de que a equipe de Michael Jackson teria sido responsável por compor a trilha de Sonic 3. Falava-se que o cantor POP havia sido inicialmente contratado para compôr todas as músicas do Sonic 3, mas ao final do projeto, ele foi deixado de lado, pois mais havia vindo à tona mais um dos escândalos do cantor. Da voz do próprio cantor poderia aponta-se os famosos "Hey" e "Go" (Launch Base), comuns nas músicas de Jackson. A mais impressionante de todos é a música de créditos do jogo, que seria muito semelhante à musica Stranger of Moscow. Veja esse vídeo feito por um fã: www.youtube.com/watch?v=JbVM-l2Oku4

 Logo após a morte de Michael Jackson foi confirmado oficialmente por um ex-funcionário da Sega que os produtores do cantor realmente fariam todas as músicas de Sonic 3 e que de fato chegaram a fazê-las, de modo que temos algumas músicas de Michael Jackson que poderiam ter ido no jogo e que se perderam no tempo. Em entrevista recente, um produtor da Sega avisou que perdeu essas músicas. Só nos restou assim as músicas de Ice Cap, Carnival Night, Launch Base e Créditos, todas elas trocadas na versão de PC do jogo. O mesmo ocorre no Sonic ScreenSaver, que não tem as músicas de Ice Cap, Carnival Night e Launch Base. No game Moonwalker, vários elementos sonoros de Sonic são utilizados, como o som de rings. Em recente entrevista de uma revista à Naoto Ohshima, o mesmo revelou que inclusive o tênis do Sonic foi inspirado no Michael Jackson. Os tênis teriam sido influenciados pela capa do álbum Bed de Michael Jackson (fonte: http://www.wii-brasil.com/index.php?sec=lernoticia&id=26720).

 Em 2018 em um novo trabalho de fã (veja vídeo aqui), que entrevistou Naoto Ohshima, novos detalhes desta parceria foram revelados: Michael Jackson teria enviado à Sega uma fita com uma composição sonora, feita com a sua própria boca, com os efeitos conhecidos, acima mencionados. Naoto afirma na entrevista que não chegou a usar as músicas, mas é inegável pela semelhança que elas foram no mínimo inspiradas ou baseadas na versão do cantor.

Música da Ice Cap: Em 2013 usuários de fóruns de Sonic na Internet acharam uma música no YouTube da banda "The Jetzons". Trata-se de uma música que não chegou a ser lançada chamada "Hard Times". Seu ritmo é extremamente parecido com o da Ice Cap. Quem está por trás da banda é Brad Bruxer, que seria um dos compositores de Sonic 3. Apesar de tudo, não se tem claramente informações sobre a ligação com Michael Jackson. Veja a música no YouTube em http://www.youtube.com/watch?v=H2OWC5Hosv8

Fases secretas? Sonic 3 = Sonic 3 & Knuckles? A tela de seleção de fases de Sonic 3 é muito misteriosa. Ela traz três fases não presentes no jogo: Flying Battery, Mushroom Valley, Sandopolis. Além disso, havia duas opções de fase de bônus. Imagine a polêmica que isso foi na época: mais uma vez a Sega deixou destroços do projeto original, como a fase Hidden Palace em Sonic 2. A explicação é simples: inicialmente era para haver um único game - Sonic 3 - com várias fases. O projeto foi dividido em dois por uma questão de marketing, dando origem a outro jogo, o Sonic & Knuckles. Outra curiosidade: as imagens das fases são as de Sonic 2. Advinha qual fase aparece ali? Hidden Palace. Não bastasse isso, editando a rom do Sonic 3, é possível achar inúmeros elementos de Sonic & Knuckles. Teria a Sega deixado o bote armado?

Bugs nos chefes de Hidrocity. O chefe do ato 1 do Hidrocity toca como bug a música do chefe do ato 2. Para corrigir a música, basta ficar sem sair da água. Quando o contador começar a tocar a sua música, saía da água e a música será corrigida para o chefe de ato 1. Já no ato 2, se você ficar debaixo d'água e começar o contador de afogamento, quando você sair tocará a música do chefe de Sonic & Knuckles!!! Quem estivesse jogando o Sonic 3 antes de lançar o Sonic & Knuckles imaginaria que isso era uma música secreta.

Super Sonic não invencível? No chefe final, se o Dr. Robotnik agarrar o Super Sonic, não tem jeito, você perde os anéis, mesmo sendo Super Sonic. Em Sonic 3 & Knuckles somente o Knuckles enfrente o chefe da garra e ele não perde anéis.

Recorde mundial? Na internet há muitos que fazem por bem menos tempo. Mas nos livros dos recordes, edição Games, o tempo recorde de fechamento do jogo é de 49:01 com o Sonic, feito em 9/8/2008, por James Richards (RU), de Maidstone, Kent, Reino Unido.

Seleção de fases com jeitinho brasileiro. A seleção de fases de Sonic 3 é uma das mais difíceis de se fazer de toda a série Sonic. Até hoje não é possível fazê-la em emuladores. Existe uma forma de se fazer no console, o que pode danificar o aparelho. Primeiro deve-se fazer a seleção de fases do Sonic 2. Depois, deixar na tela de seleção de fases. Com o console ligado, tirar o cartucho do Sonic 2 e encaixar o de Sonic 3. Dar reset e aí ao apertar para cima a seleção de fases estará ativada e o seu Mega Drive um pouquinho mais danificado. Mas nada que vá afetar o seu desempenho! Essa forma de fazer a dica era uma febre nos anos 90.

Mega Drives refeitos da Tec Toy: Nos Mega Drives criados após o ano 2000 pela Tec Toy, onde o Sonic 3 vem na memória do console, não é possível salvar o jogo em Sonic 3. O sistema de baterias não funciona porque o console não tem memória para salvar progresso nos jogos como Sonic 3.

Trechos perdidos: usando-se o código de Debug Mode, é possível ter acesso a áreas perdidas das fases. Nem todas possuem, mas a maioria é possível achar alguns "restos" de fase. Um bom exemplo é a fase Carnival Night.

Música bugada na Data Select: após 47 minutos parados na tela de Data Select por alguma razão a música buga a passa a tocar com alguns efeitos. Não existe explicação oficial do porquê isso acontece.

Seleção de Fases quase impossível: Por que é tão difícil fazer a seleção de fases de Sonic 3? Bom, segundo alguns sites da internet, como a animação da abertura utiliza demais os recursos de hardware do Mega Drive, isso gera um lag no sistema. Com isso, os comandos demoram um pouco para responder, o que explicaria por que mesmo usando a sequência exata da seleção de fases, ainda assim é difícil ativá-la.

Angel Island pegando fogo: Nos EUA existe uma ilha chamada Angel Island na Baía de São Francisco, Califórnia. Até aí tudo bem, não dá para dizer se a Sega homenageou a Ilha ou não. Ocorre que em 2008 a Ilha foi atingida por um incêndio!

Cenário na Hidrocity: Na Hidrocity o Sonic está no detalhe do background, como pode ser visto na foto acima (tirada do ato 1). Agradecimentos ao Proler.

Referência a Dragon Ball Z: Yuji Naka já declarou que os Special Stages, que se passam em um mundo esférico, foram inspirados em Dragon Ball Z, no planeta de King Kai. A revelação se deu em entrevista à Revista Famitsu em 2018.

Ficha Técnica

Capa do jogo Ficha Técnica

Nome: Sonic the Hedgehog 3
Plataforma: Mega Drive
Gênero: Ação
Distribuidora: Sega
Desenvolvedora: Sonic Team
Idioma: Inglês
Data de Lançamento: 02/02/1994 (US)
 
Avaliação  Prós/Contras
Gráficos: 9,5 Prós: bateria para salvar o jogo, o modo Time Attack, dois personagens jogáveis, possibilidade de controlar o vôo do personagem Tails

Contras: é realmente difícil arrumar algum... talvez o final sem sentido (que sabemos muito bem a razão!)

 

Som: 9,5
Jogabilidade: 9,5
Diversão: 9,0
Nota Média: 9,4
Nota Geral: 9,5

Por: HKº
Atualizado em: 18/05/2018