SONIC 3D BLAST

Falhas Técnicas (Bugs)  Dicas e Códigos Secretos  Sonic em Outros Games  Detonados  Resumos/Reviews Previews Personagens Manuais de Instrução Página Inicial

  O ano é 1996 e já fazia dois anos que não vinha nada de Sonic para o Mega Drive. O console já estava dando seus últimos suspiros e iniciava a corrida pela nova geração de games. Sonic 3D Blast foi uma tentativa de introduzir no Mega Drive um pouco do mundo 3D, ainda que de forma simulada. É assim que é lançado o game Sonic 3D Blast, trazendo Sonic em uma nova grande aventura, com uma ótima trilha sonora.

Novidades

  Após as expectativas com o lançamento de Sonic X-Treme, que acabou não ocorrendo, a Sega logo buscou não deixar os fãs desamparados. A Traveller's Tales, empresa britânica de Softwares, ficou responsável pela construção de um jogo do Sonic que envolvesse três dimensões. A empresa havia lançado para o Mega Drive o game Mickey Mania - que se destacara por seus belos gráficos - e também Toy Story. Agora, lançava um jogo do famoso ouriço da Sega, que desapontou muitos, embora seja um ótimo game. Na realidade não é exatamente o 3D que todos imaginavam (e devemos lembrar que as cobranças eram muitas, devido ao recém lançamento de Mario 64), mas há uma mudança na perspectiva da plataforma, dando ao game uma jogabilidade original.

  Todos os elementos típicos dos jogos do Sonic estão presentes: os loopings, os espinhos, as molas, dentre outros. Os anéis - que servem para impedir que o Sonic morra - também estão presentes, e quando você os perde é possível recuperar muitos. Contudo, elementos novos não vão faltar ao jogo! Ao longo das fases você terá que se desviar dos atiradores, que se atingirem o Sonic, pode fazer o ouriço perder a proteção ou os anéis ou se não tiver nada, a vida. Além disso, algumas bombas/minas terrestres ficarão instaladas no chão: basta chegar perto que elas vão espalhar estilhaços para todo lado. Há também os "SpinDashers", que ficam numa flecha no chão. Basta pisar em cima delas, para o Sonic fazer um super SpinDash e seguir passagem. Outro elemento são os canhões: com eles você vai chegar a novos lugares. Para usá-los, basta pular em sua boca, e depois apertar outra vez o botão de pulo.

  O grande destaque do jogo são os flickies. Eles são pequenos pássaros que o Sonic deverá juntar para salvá-los. E como salvá-los? Após destruir um badnik eles ficarão à solta. Você tem que encostar neles e eles passarão a seguir o Sonic. Quando o Sonic for atingido ou se eles forem atingidos, eles irão se dispersar e você terá de pegá-los de novo. O resgate é feito jogando eles dentro de um anel gigante. Basta chegar perto desses anéis com os 5 flickies de uma vez (ou aos poucos) e fazer o Sonic pular, que ele vai colocar os flickies dentro do anel. Ao fazer isso, o jogo será salvo, servindo como substituição aos postes de salvamento e servirá para seguir passagem nas fases. São 5 flickies que você precisa resgatar por rodada. Após juntá-los, uma nova passagem será liberada e o jogo continua, devendo o Sonic juntar mais 5 flickies. São 4 espécies de flickies: o azul, verde, roxo e o vermelho.

  Os flickies ficam dentro de robôs, pois Dr. Robotnik repetiu o seu velho plano de colocar os animais dentro de seu exército de badnik. Mas desta vez o vilão utilizou os pobres flickies. Basta destruir os robôs para que os flickies sejam libertados.  Então isso significa que será necessário destruir todos os badniks? Sim! A única exceção é para a fase Panic Puppet, onde os flickies ficarão dentro de cápsulas. Depois de salvá-los, basta encostar neles para que eles sigam o Sonic. Outros elementos presentes no jogo são os monitores de itens. Basta estourá-los para ganhar vários extras, como vidas, anéis, proteção, invencibilidade, dentre outros. Ao longo das fases haverá uma medalha do Sonic. Juntando 10 delas você consegue um Continue, caso fique sem vida. Veja abaixo quais são os itens e para que serve cada um (deixe o mouse parado sobre cada foto para ler a legenda):

  Por fim, não poderia faltar as Chaos Emerald ou Esmeraldas do Caos, não é mesmo? Pois bem, elas estão de volta agora e serão essenciais para que o Sonic consiga sair da Flickie Island. Para acessá-las será necessário vencer sete estágios especiais, que estão a cargo de Tails e de Knuckles. Ambos os personagens estarão escondidos em cada ato de ação e você deve entregar ao menos 50 anéis para acessar o estágio.

  Vamos agora às telas do jogo. O game se destaca com o grito Sega bem diferente daquele que estamos acostumados, ao que se segue com o logo da Traveller's Talles. Logo após há um pequeno vídeo do Sonic sobre a ilha e logo depois o personagem pula e aparece a tela-título. Depois desta, há três menus: Start, Control e Sound Test. O modo Start é o jogo em si, que é introduzido com uma pequena animação mostrando o enredo do jogo. O menu Control permite você escolher diferentes combinações de comando do joystick. Por fim, no Sound Test é possível ouvir as músicas do jogo (BGM) e os efeitos sonoros (SFX).

  Ao lado temos a tela do jogo. Bem diferente das telas dos outros games, ela não apresenta o contador de tempo e de score. O contador de anéis continua presente, valendo a regra de que no primeiro 100 e 200 anéis é dada uma vida extra. O contador de vida está presente na tela inferior esquerda. Após zerado, é dada a tela de Game Over, havendo a possibilidade do jogador ganhar um Continue desde que junte 10 ou mais medalhas do Sonic ao longo das fases. No canto inferior direito há o contador de flickies. São sempre 5 por etapa. O símbolo de Robotnik representa o total que falta pegar, e os de flickies representam o tanto que você já pegou. O fato de o jogo não apresentar a tela de contador de tempo e score não impede que eles existam. Ao final de cada fase haverá a contabilidade dos bônus do jogo, que resultarão em score. Você ganha ponto a cada flickie salvo. Cada um individualmente dá 100 pontos, mas se você juntar todos de uma vez, haverá uma progressão geométrica de 2, de modo que no primeiro flickie você vai ganhar 100 pontos, no segundo 200, no terceiro 400, depois 800 e finalmente 1600. Além desses pontos, ao final de cada fase será contabilizado os seguintes bônus: Tempo (50 000 com menos de 0:30, 10 000 com 0:30 a 1:00 e outras faixas), Anéis (cada um vale 100), Flicky (1 000 por flicky) e finalmente o do Estágio de Knuckles e de Tails (que leva em conta o número de vezes que você acessou, quantos anéis pegou, se juntou a esmeralda ou não, dentre outros elementos). Não é concedida vida para a junção de 50 mil pontos. Sobre o tempo de jogo, é possível passar dos 10 minutos. Quando isso ocorrer, na tela de contagem de pontos, será dada a mensagem "Too Long" para o tempo.

Enredo

  Os Flickies são pássaros misteriosos. Eles vivem em outra dimensão e podem viajar para qualquer lugar através dos anéis gigantes. Dr. Robotnik passou a estudar a respeito dos Flickies. "Eu posso colocar os flickies dentro de robôs e então usá-los para procurar as Esmeraldas do Caos para mim. Usando o poder infinito das Esmeraldas, eu posso dominar o mundo!". Sonic vistou a Flicky Island para ver os seus amigos. Mas a única coisa que viu foram robôs! "O Dr. Robotnik transformou meus amigos nisso. Eu preciso salvá-los! Robotnik precisa ser detido.". O ouriço começou a destruir os robôs, para resgatar os flickies que estavam presos dentro deles. Agora o ouriço vai precisar usar a Warp Zone dos anéis gigantes para ajudar os Flickies. Será que o ouriço vai conseguir?

Análise Técnica

   O jogo se destaca pelo seu padrão gráfico, que está muito bom. Os cenários ficaram muito bem construídos, aproveitando bastante as cores do Mega Drive, além de que as fases possuem um mapa relativamente bem elaborado e longo. O jogo se destaca, ainda, pelas pontes, loopings e obstáculos, que estão muito bem localizados. Contudo, é bom ressaltar que o jogo na realidade não é 3D puro. Assim como em Sonic Labyrinth, o que ocorre é que o ângulo de visão se localiza acima do personagem, visualizando também as áreas que estão de todos os seus lados. Assim, é possível se locomover para todos os lados. A trilha sonora ficou muito boa, com grande destaque às músicas de Dr. Robotnik nas fases ímpares. Assim como em Sonic 3 e Sonic & Knuckles, há uma música por ato do jogo, que se encaixa muito bem com o seu cenário. A jogabilidade não é das melhores, mas também não é ruim. Há um equilíbrio: o controle de seis botões do Mega Drive, que contém a direcional com diagonais facilitará muito a locomoção do personagem. O jogo não oferece muita interatividade: não há um modo de 2 Players. Há apenas a ação, mas que possui inúmeros novos elementos que chamarão muito a atenção.

Personagens e habilidades

  O único personagem jogável é o Sonic. O Tails e o Knuckles também aparecem, mas servem para você acessar o estágio especial. O Sonic possui as mesmas habilidades dos outros jogos, com destaque ao novo Blast Attack.

 Pulo e giro super-sônico: com eles o ouriço fica igual uma bola, e pode destruir os robôs facilmente. Para pular, basta apertar A ou C. Para dar o giro super-sônico, basta dar um toque no botão B.

 SpinDash: super habilidade, com a qual você ganha bastante velocidade e pode destruir os inimigos facilmente e ainda acessar áreas secretas. Basta pressionar e segurar o botão B.

Blast Attack: após pegar o Gold Shield, você pode dar essa habilidade muito útil para destruir robôs. Basta acioná-la e o Sonic dará um ataque direto no inimigo, sem nenhuma dificuldade. Para acioná-lo, pegue o Gold Shield e aperte duas vezes os botões de pulo (A ou C).

  Embora existe algo parecido com o Flame Shield, ele não tem nenhum especial.

Fases

  O game possui 8 fases, sendo a última acessada somente se o jogador tiver as sete Esmeraldas do Caos. As fases são divididas em atos, num total de 3 por fase, com exceção da última fase, que é de ato único. No Ato 3 se enfrenta o chefe, que é sempre Dr. Robotnik dentro de alguma engenhoca.

Green Grove: cenário que lembra muito a Green Hill e que é a marca registrada dos jogos do Sonic: o cenário tropical com muita área verde e alguns riachos. Aqui Sonic precisará tomar cuidado com os atiradores e com as minas terrestres. Fique de olho nas paredes com riscos (rachaduras): elas escondem túneis secretos. Dica: para que você possa acessar o estágio do Knuckles no ato 1, quebre a parede secreta, e use o canhão. Para acessar o de Tails, vá ao canto extremo esquerdo da fase, e volte aonde a mesma a começou. Chefe: fique dando voltas para que a pedra não caia em cima de você. Quando ele se abaixar para pegá-la, acerte-o 5 vezes.

Rusty Ruin: uma bela ruína, lembrando a arquitetura de antigas civilizações e que esconde muitos trajetos cheios de perigo. Fique atento para passagens secretas que estiverem na parede entre duas colunas. Dica: use os rodamoinhos para o Sonic ficar girando e quebrar as colunas. Dica: no ato 2, tome muito cuidado com as três plataformas necessárias para passar ao outro lado. Elas cairão uma-a-uma. Chefe: não fique de baixo das sombras das patas, e logo após elas caírem no chão, suba nelas e segure o SpinDash. Agora direcione o Sonic para a cabine, e acerte-a 5 vezes.

Spring Stadium: agora Sonic caiu num circo colorido, cheio de balões, molas e muitas cores. Será preciso tomar cuidado com os canhões atiradores de flechas e com as lanças que surgem do chão. Dica: para destruir os robôs que se incham, acerte-os quando eles estiverem 100% vazios, por baixo. Dica: No ato 2, use a mola e os balões para chegar até a plataforma final. Chefe: fique fugindo dele, e quando ele estiver próximo do chão, acerte-o 5 vezes.

Diamond Dust: uma linda e bela fase de gelo. Aqui até mesmo o chão pode ficar coberto de gelo: tome muito cuidado para não escorregar. Para destruir as pedras de gelo, basta usar o SpinDash. Fique atento para não ser congelado e perder os flickies. Se isso ocorrer, fique pulando e o Sonic quebrará o gelo. Dica: para achar Knuckles e alguns itens secretos, enfrente as correntezas pulando direcionando em sentido contrário da mesma. Chefe: tome cuidado com os bonecos de gelo, e quando o chefe se aproximar do chão, acerte-o 5 vezes.

Volcano Valley: agora Sonic veio parar dentro de um vulcão. Muito magma e fogo para todo lado vão atrapalhar a sua vida. O Flame Shield será essencial para esta fase. Ao pegá-lo, Sonic fica imune ao fogo. Para acionar os elevadores, use o SpinDash. Dica: além das paredes rachadas, detone as placas de concreto para acessar caminhos secretos. Chefe: é bem difícil. Para acertar a primeira vez, suba nos canos e quando ele descer o acerte. Agora tome cuidado, pois os canos dispararão fogo e uma tocha vai te seguir. Assim que ela sumir, dê um jeito de pular sobre os canos antes da parte que solte fogo e dê um jeito de acertar ele mais 4 vezes.

Gene Gadget: um gigantesco laboratório será agora explorado por Sonic. Com direito a túneis, elevadores, ventiladores e tudo mais. Para acertar o robô que se incha, espere ele ficar bem cheio para acertá-lo por baixo. Dica: tome cuidado com o chão em alguns lugares: ele é eletrificado e se você ficar muito tempo em cima, levará choque, perdendo anéis e flickies. O escudo azul, no entanto, te protege deste choque. Chefe: você terá que correr contra uma esteira gigante, desviando dos espinhos. Após a esteira parar, chegue até o chefe - que vai disparar mísseis - e o acerte 5 vezes.

Panic Puppet: a coisa fica traumática. Sonic está chegando à base de Dr. Robotnik. Alguns elevadores podem atrapalhar a sua vida e outros são necessários para você chegar a novos locais. Os flickies ficarão escondidos dentro de cápsulas. Ao final da fase entrará dentro da onde Robotnik está se escondendo. Dica: no ato 1 será necessário inverter o sentido da esteira. Para isso pule sobre a alavanca e jogue o personagem para o outro lado. Chefe: são três etapas onde você deve acertar a luz azul. Na primeira, você tem que ficar na sombra das garras e quando ela estiver para cair, sair correndo em direção à luz azul para acertá-la. Faça isso 4 vezes de cada lado. Na segunda etapa, o chefe vai disparar ora uma tocha de fogo pela esquerda, ora pela direita. Acerte enquanto a luz azul estiver piscando, e desvie da tocha. Quatro vezes de cada lado. Por fim, ele vai disparar bolas azuis. Fique pulando no canto extremo direita ou esquerdo, e acerte a luz azul 4 vezes de cada lado.

Final Fight: se você juntou todas as esmeraldas, chegou a hora do tudo ou nada. Se não, volta para casa mais cedo. Para começar, pegue no máximo 2 ou 3 anéis para enfrentar a primeira etapa. Espere o chefe concentrar as garras para disparar o lazer e vá para a lateral quando ele disparar. Ele fará isso 2 vezes. Depois, ele virá em direção à plataforma. Acerte-o bem no meio por cima. Agora, pegue apenas mais 1 anel no máximo, pois você terá que fazer todos os procedimentos e correrá o risco de ficar sem anéis para a segunda etapa. Agora, siga pela ponte temporária. Desvie da tocha de fogo e quando ele for em direção à plataforma, acerte-o. Na próxima etapa, espere a garra cair, e quando ela estiver para fazer isso, desvie. Ele fará isso duas vezes. Depois, fique bem no meio e pule quando as garras passarem por baixo. Acerte o chefe, que virá em sua direção. A próxima etapa é a mais fácil. Desvie dos mísseis, que cairão onde ficou as suas sombras. Acerte quando o chefe se aproximar. Por fim, fique no canto direito do lado esquerdo pulando para as bolinhas não te acertarem e acerte o chefe quando ele parar. Agora você vai voltar a todas as etapas, por isso é essencial deixar uma reserva de anéis. DICA: Nas pontes temporárias para passagem de local você não pode enrolar; se passar de 10 segundos elas somem e você morre se estiver em cima delas ou se não tiver passado por elas. Boa sorte!

Special Stage

  Eles estão de volta. São fases especiais que servem para o Sonic ganhar as Chaos Emerald, 7 ao todo. Em Sonic 3D Blast, eles são num total de 14, dos quais basta você vencer 7 para conseguir as esmeraldas. Para acessá-los, você vai precisar localizar o Tails e o Knuckles, e entregá-los 50 anéis. Basta encostar neles. Caso não tenha quantia suficiente, não se preocupe. Você pode ir dando de pouco em pouco até totalizar os 50. Mas vale lembrar que independente da quantia que você der, vai ficar depois sem anéis.



  Os estágios são diferentes para o Tails e Knuckles, mas o princípio é o mesmo princípio do Sonic 2: basta juntar a quantia de anéis pedida para que você consiga chegar até o final. Mas não será assim tão simples, uma vez que você vai encontrar muitos obstáculos - especialmente nos do Tails, que são os mais difíceis. Após juntar todas as esmeraldas você ainda poderá acessar os estágios e ao final deles você será recompensado com uma vida. Ao final do estágio serão contabilizados ao score o bônus de anéis (100 por anel) e da esmeralda (10 mil). Após acessar o estágio - ganhando ou não a esmeralda - nem adianta tentar pegar o estágio de novo no mesmo personagem (Knuckles ou Tails), porque se não você não conseguirá mais acessá-lo. Mas, se você morrer e dar os 50 anéis ao mesmo personagem, você conseguirá jogar normal e poderá ganhar ao final uma vida caso não tenha antes pego a esmeralda. Após pegar as sete, você poderá acessar os estágios e poderá ganhar também uma vida. Infelizmente este jogo não tem Super Sonic.

Curiosidades

Traveller's Talles: O jogo Sonic 3D Blast foi o primeiro jogo do Sonic para Mega Drive não feito pela Sega. A Traveller's Talles é uma empresa britânica de Softwares e voltou a jogos do ouriço, com o Sonic R em 1997. Outros games feitos pela empresa incluem: Mickey Mania, Mickey's Wild Adventure, Toy Story, A Bug's Life e Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex. O game foi licenciado pela Sonic Team e publicado pela Sega.

Tela Secreta:
O game Sonic 3D Blast esconde uma tela secreta. Ao achá-la o jogador vai se deparar com a tela "Congratulations! You have found the secret Level Select Screen." É possível abri-la usando saves de outros jogos em emuladores. No videogame, não se sabe ao certo como faz aparecer. Recebemos um e-mail dizendo que ela aparece na primeira vez que se usa o código de seleção de fases, mas não é bem confirmado isso. Uma forma bem heterodoxa é dando um tapinha em cima da fita, mas isso faz correr o risco de danificar o sistema.

Música reaproveitada? No game Super Fantasy Zone, lançado para Master System e também para Mega Drive, há uma fase chamada Picnic, cuja música lembra muito a música dos Special Stages de Sonic 3D Blast. Vale lembrar que o jogo foi lançado muito antes de Sonic 3D Blast. A música pode ser vista em https://www.youtube.com/watch?v=EDqdKikTRec. Não há qualquer informação oficial a respeito, se a música de Sonic 3D Blast é um remix. Agradecimentos ao Samuel Douglas pelo relato.

Plágio de Green Grove? A Banda Mastruz com Leite de Forró possui uma música chamada "Noite Fria", cujo início apresenta um ritmo praticamente igual ao de Rusty Ruin... pode ser coincidência, mas que é muito semelhante, é sim! Confira acima! Detalhe: o ano da música é 1997, após Sonic 3D Blast.

Meias Azuis do Knuckles: a cor predominante das meias do Knuckles em Sonic 3D Blast é azul, diferentemente do que é o padrão nos demais jogos (que é verde, salvo em Sonic 3 & Knuckles. em que também aparece algumas vezes com a cor amarela).

Japão de fora: Não houve versão japonesa de Sonic 3D Blast para Mega Drive. Somente o Saturn teve. Em compensação, Sonic 3D Blast foi lançado na Coréia do Sul. Contudo, não há consenso: alguns sites apontam que o game teria sido sim lançado no Japão, mas não se encontra na Internet fotos de box arts, nem do cartucho ou qualquer outra referência que comprove.

Ficha Técnica

  Capa do jogo  Ficha técnica

Nome: Sonic 3D Blast
Plataforma: Mega Drive, Sega Saturn e PC
Gênero: Ação
Distribuidora: Sega
Desenvolvedora: Traveller's Talles
Idioma: Inglês
Data de Lançamento: 05/11/1996 (EUA)
 
  Avaliação  Prós/Contras
Gráficos: 10,0
Som: 9,5
Jogabilidade: 8,5
Diversão: 8,5
Nota Geral: 9,1
Nota final: 9,0
Prós: excelentes gráficos, fases variadas e um novo estilo de jogo.

Contras: faltam elementos interativos ao jogo, para atrair mais a atenção e somente o Sonic é jogável e não há Super Sonic.

Diga não ao plágio, cite a autoria!
Por: HKº
Atualizado em: 04/12/2015