SONIC 3 & KNUCKLES

Falhas Técnicas (Bugs)  Dicas e Códigos Secretos  Sonic em Outros Games  Detonados  Resumos/Reviews Previews Personagens Manuais de Instrução Página Inicial

  Chegamos ao auge da série Sonic no Mega Drive: a junção do game Sonic & Knuckles com Sonic 3 faz surgir um dos maiores e melhores games do Sonic considerado por muitos como o melhor até os dias de hoje: Sonic 3 & Knuckles. A razão de tanto sucesso não é nada por acaso: há uma fusão e sincronia perfeita de Sonic 3 + Sonic & Knuckles. E o motivo disso tudo também não é nenhum mistério: ao final teceremos algumas conclusões. Enquanto isso, vamos ao review do melhor jogo do Sonic - segundo a maioria dos fãs.

Novidades

  Sonic 3 & Knuckles não é um jogo lançado num único cartucho. Ele é fruto do lock-on do Sonic & Knuckles com o cartucho do Sonic 3. O Sonic está de volta! Dessa vez em um imenso jogo com mais de 10 fases divididas em atos. Nelas, você terá tudo o que a série Sonic oferece: desafios, enrascadas, estágios especiais e os bônus. Os badniks vão infernizar a sua vida, mas há algumas recompensas: ao longo das fases há vários anéis espalhados. Quanto mais se junta, menos vulnerável se torna aos inimigos: quando atingido, basta recuperar parte dos anéis de volta e seguir em frente. Além disso, há os postes de salvamento de jogo, que além de salvarem a partida momentânea, também levam o jogador a uma das três fases de Bônus. Nas fases de bônus você pode pegar mais anéis e itens. Os itens são aquela ajuda extra que o game oferece, escondidos dentro de monitores. Basta estourá-los e se beneficiar do item que estiver dentro. Os itens do jogo são:

 Super Rings (Super Anéis): dá 10 anéis extras.
 Invencibilidade: deixa o Sonic 100% protegido, basta encostar nos inimigos que eles serão destruídos automaticamente. Você só morrerá se cair de um abismo, se for esmagado ou se afogar.
 Life-Up (Vida Extra): dá uma vida extra.
Water Shield: ideal para fases aquáticas, com esse item você não precisará coletar bolhas de ar quando estiver dentro d'água.
Flame Shield: com esta você não precisa ter medo de cair em magma ou de ser atingido por fogo. Lembre-se que o fogo se queima na água, por isso não há como usar este item dentro da água.
Lightning Shield: com este escudo, Sonic cria uma camada eletrostática ao seu redor, que atrai para perto de si todos os anéis, além de dar uma proteção extra para pequenos trechos com raios (como na fase Death Egg do Sonic & Knuckles). Não há como entrar na água com ele.
Super Shoes: antes chamada "Power Sneakers", com este item o personagem fica bem mais veloz que o normal, mas é por pouco tempo! Aproveite.
Dr. Robotnik: o vilão não é bobo: sabendo que Sonic adora os monitores, ele espalhou monitores próprios. Com estes, você perde a proteção, e se não tiver, os anéis e se não tiver anéis, morre.

  Outros elementos que aparecem no jogo são as placas de fim de ato. Elas servem para mostrar que o ato foi concluído. Neste jogos elas surgirão do céu, e através do pulo você pode direcionar onde elas vão cair. Dependendo do lugar que isso ocorrer você pode ganhar alguns dos itens acima relacionados. Nos atos de chefe, no lugar da placa aparece uma cápsula de aprisionamento de animais. Basta acionar o seu botão e liberar assim os animais aprisionados por Dr. Robotnik.

  As fases são numerosas e são bem mais longas que as de Sonic 1 e Sonic 2. Nos atos 1 você enfrenta um sub-chefe de Robotnik, nunca o próprio vilão. A única dúvida seria o chefe de Hidrocity. No Sonic 3 a música que toca nele é a própria música de Dr. Robotnik, fato que não se repete em Sonic 3 & Knuckles. Entretanto, não é possível saber se o chefe é ou não Robotnik, ou se é apenas uma engenhoca do vilão. Um grande destaque são as esmeraldas. Tão destaque que merece uma atenção à parte, fundamental para compreender o objetivo do jogo.

  O jogo possui exatamente as mesmas características do Sonic 3 e do Sonic & Knuckles. A fusão dos dois games é auxiliada com a possibilidade do uso da bateria de Sonic 3. Com isso dois novos slots são criados. As telas que ficarão no jogo são as de Sonic 3. As opções serão as mesmas: 1 Player (jogo normal) e Competition (desafio em uma ou duas pessoas, para fazer tempos rápidos em fases próprias). A diferença residirá no fato de haver agora um único game, com as fases do Sonic 3 e com as fases do Sonic & Knuckles. As fases do Sonic 3 competem à busca da Chaos Emerald e as fases de Sonic & Knuckles competem à busca das Super Emeralds. O final verdadeiro do game se dá quando todas as esmeraldas forem coletadas. São assim ao todo 14 esmeraldas.

A tela de jogo é exatamente a mesma desde o Sonic 1. No campo Score é computado a pontuação do jogador, sendo que cada inimigo destruído dá 100 pontos, e se forem destruídos vários em seqüência pode-se chegar a 10 mil pontos. A cada 50 mil pontos o usuário ganha uma vida. Ao final da fase será feita a contagem de pontos, onde serão analisados o tempo de conclusão: até 1:00 dá 50 mil pontos, de 1:00 a 1:30 dá 10 mil pontos. E existe o Bônus de 100 000 pontos para quem fechar a fase em exatamente 9:59 minutos, o que é meio difícil. O segundo campo é o Tempo, você tem 10:00 minutos como sempre. E dessa vez 10 minutos não é muita coisa, Sandopolis Act 2 que o diga. O terceiro é o contador de anéis, onde você ganha uma vida na primeira vez que junta 100 e 200 anéis. Por fim, há o campo de contador de vidas, que após zerado, dá a tela de Game Over. Para continuar é preciso ter um Continue, que você adquire pegando mais de 50 anéis no bônus Slot Machine ou no Estágio Especial. Neste jogo o contador de vidas chegará facilmente a 99, mas a bateria não grava acima disso, mas apenas 99 vidas. O que já é ótimo, contando que em Sonic 3 a bateria não salvava os Continues e as Vidas. De igual modo, a Pontuação máxima chega a 999.999, não há marcador para acima disso.

Como funciona?

  Você tem que conectar o jogo Sonic 3 ao Sonic & Knuckles. Certifique-se que o jogo está bem firme e encaixado. Após isso, conecte cuidadosamente no Mega Drive, certificando-se de que o jogo está bem encaixado. Finalmente,  basta ligar o Mega Drive. Lembre-se que os seus slots do Sonic 3 não serão perdidos e você vai reaproveitá-los no Sonic 3 & Knuckles.

As Esmeraldas

  No primeiro jogo do Sonic havia 6 Esmeraldas do Caos. Essas esmeraldas são pedras preciosas cujo poder não se sabe o limite, mas elas foram fundamentais para restaurar a destruição que o grande vilão Dr. Robotnik provocou. Em Sonic 2 as esmeraldas voltaram, em número de 7. Ao juntar todas, Sonic pôde virar Super Sonic e assim pôde vencer Dr. Robotnik no seu audacioso projeto "Ovo da Morte".

  Após esse episódio, Dr. Robotnik conhece a existência da Esmeralda Mestre. Ela fica localizada numa misteriosa ilha, a Ilha Flutuante. Essa Ilha, ao contrário do comum, não fica sobre o mar, mas sim flutuante. E para isso o poder da Esmeralda Mestre é fundamental. Sabe-se que esta esmeralda não é igual às Esmeraldas do Caos e que o seu poder é ainda maior. Era tudo o que Robotnik precisava para pôr em prática o seu plano de restabelecer o Ovo da Morte e efetivamente acabar com Sonic num verdadeiro dia de Juízo Final.

  Dr. Robotnik, derrotado, acaba caindo na Ilha Flutuante. Sonic e Tails seguem Dr. Robotnik até a ilha através do Tornado, o avião que Tails inventou. Sonic, que ainda estava com as esmeraldas, chega até a ilha, mas Knuckles o intercepta e esconde as Esmeraldas do Caos pela ilha.

  Sonic terá que coletá-las novamente. Após isso ocorrer, Sonic acessa um misterioso portal que o leva ao Palácio Secreto. É lá que a Esmeralda Mestre fica guardada. Quando as Esmeraldas do Caos tomaram contato com a Master Emerald, algo misterioso aconteceu: as esmeraldas se transformaram em novas espécies de Esmeraldas, ao total também de 7. Sonic terá que vencer o desafio para conseguir recuperá-las. Mas agora as esmeraldas não são mais as Esmeraldas do Caos, e sim, as Super Esmeraldas.

  O poder das Super Esmeraldas só foi ativado graças à Esmeralda Mestre, e com elas Sonic vai se tornar não Super Sonic, mas Hyper Sonic. Knuckles se tornará não Super Knuckles, mas Hyper Knuckles. E Tails se tornará Super Tails. É preciso dizer por que este jogo ainda é considerado o melhor game do Sonic?

Enredo

  O enredo de Sonic 3 é estranho e sozinho incompleto. O de Sonic & Knuckles parece ser o de Sonic 3 com alguns elementos novos. E o de Sonic 3 & Knuckles é a junção desses dois enredos, se transformando numa única e super história, cujo início começa com os primeiros jogos do Sonic.

  Dr. Robotnik é o terrível vilão que com seu QI de 300 inventou o grande plano de robotizar os animais e espalhá-los por toda parte para poder dominar o mundo. Eles dariam uma segurada enquanto ele procurava pelas Esmeraldas do Caos. Felizmente Sonic, o ouriço azul super veloz, foi mais rápido e coletou as esmeraldas antes e derrotou o vilão [Sonic 1]. Não satisfeito, o vilão voltou para pôr em prática seu novo plano: um Ovo da Morte, preparado para ser imune aos ataques do Sonic, localizado no espaço para não ter dor de cabeça. Por via das dúvidas, Robotnik colocou nele Silver Sonic, um robô com as mesmas habilidades de Sonic para detê-lo e ainda guardou um truque na manga: um super robô que detonaria Sonic de vez. As Esmeraldas haviam voltado, agora em número de 7. Se seis foram suficientes para restaurar o mundo, imagina as sete? O vilão então vai dar um jeito de coletá-las enquanto novos badniks cuidam de Sonic. Os planos frustram, graças à ajuda de Tails, o novo ajudante de Sonic. [Sonic 2]

  Agora Dr. Robotnik resolveu mudar de tática. Ele tentou partir às escondidas para a Ilha Flutuante, uma misteriosa Ilha que flutua sob o céu. E flutua não por acaso, mas por conta da Esmeralda Mestre, uma pedra que talvez seja mais poderosa do que as sete Esmeraldas do Caos juntas. Isso é o que Robotnik precisava para pôr em prática o novo Ovo da Morte, ainda mais perigoso e poderoso. Mas há um pequeno problema: nesta ilha vivia uma misteriosa civilização - cujos detalhes vieram com o game Sonic Adventure em 1998 - de equidnas, que por algum motivo foi quase dizimada e só sobrou Knuckles the Echidna, que se tornou o guardião da Esmeralda Mestre.

  Knuckles está sempre de plantão para que ninguém chegue perto da Esmeralda. Robotnik sabe que não será fácil chegar até ela com Knuckles, ainda mais sabendo que o local onde ela está é secreto. Sabendo que Sonic viria atrás dele de uma forma ou de outra, o vilão diz a Knuckles que Sonic está atrás da Esmeralda Mestre e que ele precisa dar um jeito. Enganado, Knuckles acha que Sonic é um inimigo e fará de tudo para deter o ouriço. Logo de início ele vai roubar todas as esmeraldas de Sonic e espalhá-las ao longo da ilha. E vai também dar um jeito de criar obstáculos para o ouriço. Enquanto Knuckles segura Sonic, Robotnik ganha tempo para localizar a Esmeralda Mestre.

  Ele instala uma base sobre a ilha, mas Sonic a localiza. Ainda por cima, o ouriço conseguiu mais uma vez pegar as sete Esmeraldas do Caos e com a ajuda do seu poder, pôde enfrentar Robotnik numa dura batalha na Base do vilão. Sonic derrota Robotnik, mas a base começa a ruir. Robotnik cai com o Death Egg em algum outro local da Ilha e Sonic vence mais um desafio [Sonic 3]. Mas o ouriço vai parar num misterioso Vale de Cogumelos. Lá, ele sem querer acaba vendo Knuckles partir de um local secreto. Sonic espera Knuckles sair de lá, e vai vasculhar o que é.

  Sonic acaba parando num misterioso portal que o leva ao local onde a Esmeralda  Mestre é guardada. Algo misterioso acontece: a Esmeralda Mestre faz as Esmeraldas do Caos brilharem e logo em seguida elas desaparecem dando lugar a sete novas esmeraldas. Essas são as Super Esmeraldas. Sonic vai ter que coletá-las novamente, mas dessa vez vai precisar procurar os vários acessos secretos àquele local misterioso. Em cada acesso Sonic tem uma chance de recuperar uma esmeralda. Se ele conseguir recuperá-las, perderá o acesso ao local secreto onde a Esmeralda Mestre está.

  O ouriço assume o desafio e consegue coletar as sete novas esmeraldas. Com elas ele pôde virar agora Hyper Sonic: muito mais veloz do que já era quando tinha as sete Esmeraldas do Caos, agora o ouriço poderia facilmente deter Dr. Robotnik e o enfrentar no seu Ovo da Morte. Mas faltaria ainda salvar a Esmeralda Mestre e deter Knuckles.

  Após mais uma das inúmeras batalhas contra Robotnik, Sonic consegue achar outro acesso ao local secreto. Descobre que o seu nome é Palácio Secreto, não por acaso. Lá, Sonic e Knuckles ficam frente-a-frente e Knuckles desafia Sonic. Os dois começam a lutar. Mesmo sendo muito forte, Knuckles não consegue vencer. Derrotado, ele descobre a verdade sobre Robotnik e topa aceitar Sonic, afinal é o futuro da Esmeralda Mestre e da Ilha que estão em jogo. Os dois conseguem chegar no exato momento em que Robotnik estava para roubar a Esmeralda Mestre. O vilão consegue retirá-la, Knuckles tenta evitar, mas é inútil. Agora será preciso encarar o Santuário Celeste para alcançar o Ovo da Morte, para onde o vilão foi. No Santuário, Knuckles não tem mais condições de ajudar Sonic e o ouriço agora vai ter que seguir sozinho.

  Sonic agora enfrenta mais uma vez uma cópia metálica sua. O novo projeto agora é o Mecha Sonic. Com um pouco de suor, o ouriço consegue derrotá-lo. Agora é a hora de seguir para o Ovo da Morte. O novo Ovo da Morte é muito mais perigoso e cheio de obstáculos. Em muitos momentos descargas elétricas tentarão enfraquecer Sonic, e com a gravidade invertida o ouriço terá ainda mais problemas.

  Sonic passa por mais este desafio e chega a hora de mais um desafio contra Robotnik. Sonic estava quase ganhando, quando descobre que na realidade tudo apenas havia começado: Robotnik punha em prática o seu mais novo plano. É o Dia do Juízo Final. Ou Sonic derrotará o inimigo, ou perderá. Segue no espaço a maior luta de Sonic contra Robotnik. Com a Esmeralda Mestre sob seu comando, Robotnik viaja a velocidades incríveis no seu robô-nave. Hyper Sonic com as Super Esmeraldas consegue chegar perto, mas será preciso tomar cuidado com as rochas e coletar o máximo possível de anéis ou o ouriço poderá ficar sem energia e morrer.

  Felizmente Sonic consegue alcançar definitivamente Robotnik, e consegue destruir o seu robô. A nave se despedaça, Sonic pega a Esmeralda Mestre e se manda. Ainda no Espaço, Tails aparece com o Tornado para salvar Sonic, que está exausto. Sonic e Tails, junto com a Esmeralda Mestre voltam à Ilha Flutuante, que sem a Esmeralda Mestre estava no mar. A Esmeralda Mestre volta à ilha. Com o seu poder, a Ilha volta a flutuar. A paz e a tranquilidade voltam à Ilha Flutuante. Sonic venceu mais um desafio. O que aconteceu com Robotnik não é possível saber, mas aparentemente tudo voltou, enfim, ao normal.

  Para Knuckles o enredo é um pouco diferente. Provavelmente as ações de Knuckles seguem em seqüência às de Sonic, logo imediatamente. Poderíamos dizer que tudo começa com a mentira de Robotnik, que faz Knuckles acreditar que o Sonic quer as esmeraldas. Isso faz o eqüidna espalhar as Chaos Emerald. Mas ele precisará delas para conseguir vencer Eggrobo, o robô que Dr. Robotnik mandou para atrapalhar Knuckles. Knuckles enfrentará ao final Mecha Sonic, que usará o poder da Esmeralda Mestre, mas Knuckles consegue detê-lo a tempo, enquanto Sonic dá um jeito em Dr. Robotnik.

Análise Técnica

  O padrão gráfico e sonoro é exatamente igual ao Sonic 3 e Sonic & Knuckles, ou seja, muito bons. O game ocupa uma memória que é considerada muito elevada para um jogo de 16 bits: 32 Megabits ou 4 Megabytes. São poucos os jogos do Mega que possuem a mesma memória. Os cenários são bem construídos, com belos backgrounds e muitos elementos interativos. A jogabilidade permanece excelente como sempre. E o jogo segue mais divertido e interessante do que nunca, porque não existe mais a inconveniência da ausência de bateria no Sonic & Knuckles e do modo Competition, e o jogo não fica mais curto e sem sentido como em Sonic 3.

Personagens e Habilidades

  São três personagens jogáveis: Sonic, Tails e Knuckles. Sonic e Tails jogam nas mesmas fases, à exceção de The Doomsday, exclusiva do Sonic. Knuckles segue em caminho diferente, com a maioria das fases iguais. Mas o eqüidna terá partes próprias nas fases. Lembra-se daquela rocha ao final de Angel Island Act 1 no Sonic 3? Se você usou o Debug Mode lá, pôde ver que o game prossegue por um caminho misterioso por lá. Este caminho é o que vai ser seguido por Knuckles, cuja fase Angel Island Act 2 será bem diferente. As habilidades dos personagens são:

 Pulo: quando o Sonic pula, ele vira uma verdadeira bola, que devasta com tudo que há pela frente! Basta pressionar A, B ou C
Giro Supersônico: quando o personagem estiver com velocidade, aperte para baixo e ele fará essa habilidade, com a qual ganha velocidade e destrói inimigos facilmente
SpinDash: segure para baixo, e com ele segurado, aperte A, B ou C. Quanto mais você apertar esses botões, maior impulso vai conseguir. Com essa habilidade você consegue muito mais velocidade, para fazer subidas e acertar inimigos.

Insta-Shield: quando você aperta o botão de pulo duas vezes em seguida, o giro do Sonic gerará uma pequena energia que servirá como um escudo, que auxilia muito a destruição dos inimigos. Essa habilidade é exclusiva do Sonic.

Planar: Knuckles pode alcançar lugares secretos e acessar determinados locais longínquos com maior facilidade: para isso, o personagem pode planar. Para fazer é bem simples: basta apertar duas vezes o botão de pulo. Quanto mais do alto você sair, maior velocidade vai alcançar. É possível destruir inimigos dessa forma. Habilidade exclusiva do Knuckles.
Escalar Paredes: outra habilidade exclusiva do Knuckles é a de escalar paredes. Usando os ossos de sua mão, ele vai facilmente subir pelas paredes e achar locais secretos. Para fazer é bem simples: basta planar e direcionar o personagem contra uma parede.
Tails Fly: agora é possível você comandar o vôo do Tails. Basta ficar apertando em seguida o botão de pulo do Tails. Mas a pequena raposa não tem fôlego ilimitado: são aproximadamente oito segundos sozinho. É possível o Tails também carregar o Sonic junto. Para isso basta voar, e chegar perto das mãos do Sonic e ele vai automaticamente voar junto com o Tails. É possível destruir inimigos atacando por baixo, por meio desta habilidade do Tails.
Tails Swin: com sua habilidade de raposa, Tails consegue nadar muito bem. Quando estiver na água, basta apertar repetidamente os botões de pulo para sair nadando no estilo cachorrinho com Tails. O fôlego do garoto também não é ilimitado aqui: são os mesmos oito segundos.

FireBall SpinDash: com o escudo de fogo (Flame Shield) basta apertar duas vezes o botão de pulo, que ao invés do Insta-Shield, o Sonic fará uma rajada de fogo instantânea, muito útil para destruir inimigos. Essa habilidade é exclusiva do Sonic.

Water Shield Bubble: também somente com o Sonic: com isso, o escudo de água funcionará como uma bolha, dando impulsão ao ouriço. Muito boa para destruir inimigos por baixo. Ele impede que o ouriço fique sem fôlego nas partes aquáticas. É também habilidade exclusiva do Sonic. Funciona apertando duas vezes o botão de pulo.

Lightning Shield: por ser um escudo eletrostático, ele tem a capacidade de atrair metais próprios, no caso do game, os anéis. Sua habilidade é um Insta-Shield duplo, que ajuda você a fazer pulos duplos, chegando a lugares que sozinho o Sonic não alcançaria. Essa última habilidade é exclusiva do Sonic. Funciona apertando duas vezes o botão de pulo.

   Terremoto: Não é bem uma habilidade com esse nome, mas podemos chamar como tal. Quando o Knuckles vira Hyper Knuckles e faz a planagem ao tocar numa parede para fazer a escalada, isto provoca um pequeno terremoto, que destrói todos os inimigos em volta. Habilidade exclusiva do Hyper Knuckles. Para fazê-la é só fazer o procedimento de escalar paredes.

Com o Hyper Sonic, o ouriço adquire uma nova super habilidade exclusiva. Apertando duas vezes o botão de pulo o ouriço fica tão rápido que surge um clarão na tela. Este clarão destrói todos os inimigos em volta. Essa habilidade além de ter essa função de destruir os inimigos, tem pelo menos outras duas funções: serve como impulso inicial para atingir super velocidades e serve também para direcionar o ouriço a algum local em específico. Habilidade exclusiva do Hyper Sonic.

Fases

  São ao todo 14 fases com o Sonic, 13 com o Tails e 12 com o Knuckles. Um incrível jogo! As fases com o Sonic e Tails são iguais às próprias fases originais, com a diferença que agora você terá o Tails nas fases do Sonic & Knuckles. Já para Knuckles segue a diferença de fase que já há no Sonic & Knuckles mais os trajetos exclusivos na parte de Sonic 3. Algumas partes exclusivas do Knuckles podem ser acessadas facilmente pelo Sonic, o que já ocorria desde o Sonic 3. É preciso ser um pouco rápido e habilidoso. Dois lugares são clássicos: em Ice Cap e em Marble Garden. Voltando às fases, a primeira etapa do jogo é até Launch Base, onde se pega as Chaos Emerald. A segunda etapa é a partir de Mushroom Hill, onde se pega as Super Emeralds.

Angel Island: uma bela ilha, com cachoeiras e águas, com muitas passagens secretas e sub-terrâneas. O robô de Robotnik ateará fogo, fazendo com que parte da ilhe se queime, enquanto Sonic deverá enfrentar os inimigos. Dica: fique atento para passagens secretas. Logo no ato 1 é possível ver uma pedra em cima de um túnel secreto: basta empurrar a pedra com Spin Dash para acessar esta passagem. O Knuckles seguirá por um caminho próprio, mas os chefes são os mesmos. Chefe/Ato 1: muito fácil, se você tiver o Flame Shield, é só atacar por baixo. Se não tiver, ataque por cima. Chefe/Ato 2: quando a fortaleza de Robotnik surgir, ela soltará bombas. Fique correndo em frente e não terá perigo. Na primeira vez que Robotnik surgir, ele vai destruir a ponte. É recomendável ter calma e nem tentar acertar ele agora, porque é perigoso acertá-lo e cair na ponte que logo será destruída. Tails poderá ser bem fundamental nessa hora. Mas caso esteja sozinho, espere ele surgir para acertá-lo. Se tiver o Flame Shield não há dificuldade, se não tiver, será necessário desviar do fogo.  Se você conseguir, espere ele abaixar pela segunda vez e ponha o Sonic para ficar pulando por cima dele. Oito batidas como nos dois primeiros jogos. A cápsula de aprisionamento de animais surgirá de cima.

Hidrocity: Knuckles aperta um botão e você cai numa cidade aquática, cheia de tubos. Aqui o Water Shield fará toda diferença. Fique ligado em acessos secretos que poderão ter anéis e o estágio especial. Dica: é sempre melhor seguir longe da água. Dica: cuidado com a piranha, ela vai sugar seus anéis. O único jeito de tirá-la caso ela te pegue, é tentar subir nas pequenas plataformas móveis giratórias e pular ao sair delas. Você pode também tentar correr para os lados e segurar para baixo, até ela desgrudar.  Chefe/Ato 1: foi corrigido o bug que tocava a música de Dr. Robotnik. O chefe é um dos robôs do vilão. Para destruí-lo, com o Sonic basta desviar dele pulando com pequeno impulso antes. Com o Tails basta voar. Depois, quando ele for se encaixar no eixo central acerte-o o quanto puder, e faça isso logo após a água para de girar. Lembre-se de pular antes da placa cair, se não você poderá ficar sem fôlego. Com o Knuckles você tem que dar Spindash nas laterais e quando estiver em cima, saltar para não ser acertado. Acerte o chefe quando ele estiver parado. 6 batidas. Chefe/Ato 2: com o Tails, basta voar quando ele estiver se mexendo (com as hélices paradas) e acertá-lo por baixo. Com o Sonic será preciso acertar ele quando se abaixar, e lembrar de desviar depois para não ser sugado. Depois, quando Robotnik soltar as bombas na água, use o impulso delas para acertar o vilão oito vezes no total.

Marble Garden: um grande e belo jardim, com um pouco de poluição. Um belo cenário, que esconde muitas armadilhas. Há vários caminhos a serem percorridos. As setas sempre indicam as possibilidades. Terremotos podem acontecer, alterando o rumo da fase. Dica: cuidado com os grilos-robôs que surgem do chão no ato 2 principalmente. Dica: cuidado com o robô que fica com o espinho de fora, aguarde ele recolher os espinhos para acertá-los. No robô-espinho, você pode pular sobre eles sem medo, mas para derrotá-lo, dê um spindash. Dica: quando tiver uma escultura gigante atirando flechas, tome cuidado para elas não te acertarem e acerte o ponto central dele para liberar caminho. Chefe/Ato 1: é igual ao chefe de Mystic Cave. Lembre-se que qualquer dos escudos irá te proteger dos objetos pontiagudos que vão cair. Acerte o chefe quando a rosca estiver em posição contrária. Chefe/Ato 2: chefe muito difícil com o Sonic e Tails. Tente chegar até ele com o Flame Shield. Com isso ficará bem mais fácil derrotá-lo. Se não tiver, aproveite quando ele chegar à plataforma para acertá-lo duas vezes. Agora, de carona com o Tails você tem dois modos de acertá-lo: pulando em algum local que não esteja a broca e o fogo. Com o Tails é bem mais difícil: você vai precisar usar as hélices para acertá-lo somente quando ele andar da esquerda para direita. Tem que ter paciência, pois será bem demorado. Oito batidas e pronto. Com o Knuckles o chefe é muito fácil: o chefe usará uma lança para subir em direção ao teto e depois para o solo. Acerte quando ele estiver fazendo o trajeto, tomando cuidado com a broca e com o fogo.

Carnival Night: fase noturna, com muitas luzes e cores: um verdadeiro circo, com direito a balões e canhões. Há trechos aquáticos e sem gravidade. Você andará sobre vários tipos de eixos giratórios. Dica: para sair bem na parte de cima nos eixos giratórios brancos, dê antes um Spin Dash bem caprichado. Dica: para sair das caixas flutuantes, como a do ato 2, pule sobre ela, e segure para baixo; quando ela subir, segure para cima, quando descer para baixo. Faça isso até conseguir se livrar. Dica: nos trechos aquáticos os balões soltarão bolha de ar ao serem estourados. Chefe/Ato 1: uma estranha engenhoca de Robotnik, que você tem que destruir logo ou ele vai acabar com a plataforma. Quando ele soltar o disco giratório, acerte-o, para que o próprio disco acerte o chefe. Fazendo isso quatro vezes já era. Chefe/Ato 2: bem fácil. Ele jogará uma bola usada para acumular energia eletrostática. Logo após jogar a bola é possível acertá-lo três vezes (antes que comece a girar os eletrodos). Após isso, ele vai se abaixar para pegar, é possível acertar mais umas 3 vezes por cima. Faça isso até dar oito batidas. Lembre-se que o Lightning Shield não protege desse campo eletrostático. Não tente acertá-lo quando ele estiver com a bola acoplada sobre si. O Knuckles tem um caminho alternativo, que não enfrenta o chefe, embora seja possível localizar o caminho do Sonic e assim achar o chefe.

Ice Cap: uma super fase, a primeira de neve nos jogos do Sonic. Sonic (e somente ele) começa esquiando, sendo possível coletar até 50 anéis durante esse trajeto. Depois disso, Sonic e os outros percorrerão trechos externos cheios de neve e até palácios congelados. Os gráficos da fase são show! Dica: logo no começo do ato 1, quando você ficar escorregando sobre plataformas inclinadas, lembre-se de pular para a esquerda pegar uma pedra que será usada para quebrar a parede. Dica: nas plataformas presas por um eixo, basta dar um Spin Dash bem forte antes para conseguir usar todo impulso. Chefe/Ato 1: é meio difícil se desviar do gelo que ele cria em volta... aproveite quando as pedras de gelo sumirem para acertar ele nas 6 batidas necessárias. Chefe/Ato 2: bem simples, mas difícil, acerte-o na cabine tomando cuidado para não ser congelado. Oito batidas como sempre.

Launch Base: última fase no trecho Sonic 3, agora é a hora da Base de Robotnik. Aqui é o limite para você pegar as Esmeraldas do Caos. A fase também possui trechos aquáticos, especialmente no ato 2. Muitas armadilhas poderão te atrapalhar. Dica: para acumular vida, na sirene, dê um Spind Dash e deixe o Sonic parado. À medida que os robôs forem te acertando e forem destruídos, você poderá ganhar até 10 mil pontos por robô, ganhando facilmente inúmeras vidas. Chefe/Ato 1: usando o Insta Shield, basta acertá-lo na parte de baixo, quando for possível (ele vai girar os eixos, tem hora que é possível acertar). Acerte-o seis vezes. Com o Tails é um pouco mais complicado, mas ele sempre se aproxima do bastando um pulo simples para acertá-lo. Com o Knuckles o chefe é ainda mais difícil, porque você vai ter que escalar a parede e acertá-lo de lado ao planar, tomando cuidado para não acertar o espinho. Chefe/Ato 2: é um composto de chefes. O primeiro é Robotnik. Ele vai atirar bolas pretas. Elas saem primeiro por cima e depois por baixo, use a plataforma para subir e pular para acertá-lo. O Insta-Shield de Sonic será muito útil. Acerte o chefe chefe oito vezes. Depois dessa etapa, vem o chefe triplo. Acerte-o sempre por cima, tomando cuidado com a proteção, e fugindo do raio laser que ele dispara na lateral. Oito batidas. No terceiro e último chefe, no Sonic 3 & Knuckles somente o Knuckles enfrente ele, pois o equidna segue um caminho diferente em Launch Base e não encara o chefe das bolas. Para derrotá-lo, ao invés de dar o Insta-Shield como com o Sonic, você tem que planar exatamente na direção da cabine, entre as garras e a proteção de espinhos em cima do chefe. Além do mais, terá que planar para passar de um lado para o outro quando o chefe estiver sondando pelo chão.

Mushroom Hill: Estamos numa colina de cogumelos, que esconde muitos estágios especiais e monitores escondidos. Sonic e Tails descobrem uma passagem secreta que leva à Hidden Palace. Knuckles já conhece essa passagem. Em Hidden Palace, as Esmeraldas do Caos são transformadas em Super Emeralds (Super Esmeraldas). Dica: Lembre-se de usar o "chapéu" do cogumelo para pular e alcançar áreas mais altas. Dica: naqueles dispositivos em que você fica girando, se solte quando você estiver terminando de fazer a curva para cima. Chefe/Ato 1: se você estiver com o Flame Shield é só bater sem pensar por baixo. Se não tiver você pode usar o Insta-Shield na parte oposta à do fogo. Acerte-o seis vezes. Chefe/Ato 2: bem fácil. Quando ele estiver enviando o sinal por satélite, pule em cima dele e deixe o personagem em cima. Isso o acertará 5 vezes. Agora é só desviar das bombas e acertá-lo quando o fogo estiver desligado (salvo se você tiver o Flame Shield). Com o Knuckles lembre-se de planar quando as bombas surgirem em cima e em baixo ao mesmo tempo.

Flying Battery: uma gigantesca base aérea usada por Robotnik. Muitos desafios estarão à sua espera. Dica: quando tiver aquele trecho com as pedras, espere magnetizar para elas serem atraídas para cima, pois não há como pular delas sem perder anéis. Dica: há várias cápsulas ao longo das fases, a grande maioria liberam inimigos, não se deixe enganar. Chefe/Ato 1: fique parado sobre o botão da falsa cápsula de animais, quando o chefe piscar, saia correndo e pule para ele não te acertar na primeira vez. Agora repita o procedimento 5 vezes. Chefe/Ato 2: é dividido em duas etapas. Numa primeira o chefe apenas soltar um laser. Cuide apenas para desviar dele, ele começa a disparar após ficar um tempo parado. Depois ocorrerá um terremoto e a tela andará. Seja rápido. No cenário externo, vem Dr. Robornik. Acerte-o quando ele estiver oscilando de cima para baixo, e lembre-se de desviar dele dando um pulo longo. Com o Knuckles é mais difícil porque ele soltará fogo direto, e você vai ter que acertá-lo de lado (repare que todos os chefes sempre é bom você ter o Flame Shield).

Sandopolis: você começa num deserto, enfrentando areias movediças. Tome cuidado com as minhocas que surgem dentro dela, com o Sonic eles surgirão após você cair numa cápsula de aprisionamento e com o Knuckles eles já começarão no início da fase O que indica que possivelmente o enredo de Knuckles é posterior ao de Sonic. No segundo Ato você começa dentro de uma pirâmide, onde no escuro pode ser atacado por fantasmas. Será necessário empurrar as pesadas alavancas para abrir as portes. Dica: procure sempre deixar o cenário claro, para que os fantasmas não te ataquem. Chefe/Ato 1: você pode ficar à esquerda dele, e deixar ele ir pulando até cair na areia. Ou pode facilitar o serviço, atingindo sua cabeça no lado direito. Cuidado quando ele se levantar. Chefe/Ato 2: bem fácil. É só subir sobre as suas mãos e acertar a cabeça dele. Quando a cápsula de Robotnik aparecer, acerte-a e faça isso oito vezes. Tem que ser rápido se não fica sem espaço e tempo (provavelmente você vai chegar com 7:00 de jogo aqui).

Lava Reef: belo cenário com um lindo background, especialmente no chefe. Fase de fogo, o Flame Shield mais do que nunca será fundamental aqui. Dica: quando aquela fumaça ficar sobre você e tirar seus anéis, dê um spin dash para se livrar dela. Chefe/Ato 1: não é difícil, é só acertar os atiradores, tomar cuidado com a garra, e acertá-la por cima até destruir. Chefe/Ato 2: é um chefe complexo. Primeiro vai destruir as plataformas, depois ele vai criar uma inclinação na lava de fogo. Nesse momento fique entre as plataformas e pule para plataforma posterior, para não ser atingido pelo chefe. Ele vai se matar, quando as bombas que ele atirar o atingirem. O Knuckles não enfrenta o chefe da Lava Reef, pois o personagem acaba a fase de forma direta.

Hidden Palace: belíssimos gráficos revelam essa fase de ato único. Aqui Sonic enfrentará Knuckles e ele vai descobrir a verdade após a briga. Dr. Robotnik tentará roubar a Master Emerald, e mesmo com Knuckles tentando impedir não vai ter jeito. Knuckles ajuda Sonic chegar até o Santuário do Céu. Chefe/Knuckles: sempre acerte o equidna por cima quando ele estiver parado, ou por baixo, quando ele estiver planando e passar por cima de você. Nunca tente acertar ele de frente quando estiver planando. Para Knuckles essa fase é só transição. Dica: existe um local com vários monitores escondidos e que pode ser acessado também com o Sonic, se o Tails o levar de carona. O local fica no terceiro nível da fase (após passar por duas catapultas). Quando tiver um local com três anéis e um espinho, pegue o Tails e voe até a direita ou a esquerda. Lá haverá muitos monitores com itens. Knuckles apenas passa reto em Hidden Palace.

Sky Sanctuary: uma linda paisagem externa, uma zona de transição onde você enfrentará o Mecha Sonic. O robô vai aparecer várias vezes relembrando os chefes dos jogos velhos, mas mais fáceis: o chefe de Green Hill, Metropolis e outros. Por fim, o desafio é contra ele. Essa fase é fim de linha para Knuckles. Nela, o equidna vai enfrentar inicialmente Mecha Sonic e depois o robô vai usar a Master Emerald para virar Super. Mecha Sonic: o desafio é igual para Sonic e Knuckles. Faça o mesmo procedimento do Silver Sonic, ou seja, acerte-o pela cabeça, tomando cuidado com os espinhos. Depois, Sonic prossegue no jogo e Knuckles vai enfrentar novamente Mecha Sonic. Ele agora vai usar a Master Emerald para virar Super Mecha Sonic. Super Mecha Sonic: aproveite para acertá-lo após ele soltar as bolas de fogo e quando ele estiver para ir na Master Emerald. Após isso, o enfrente quando ele se enfraquecer.

Death Egg: o Ovo da Morte está de volta. Dessa vez bem mais trabalhado. É uma fase propriamente agora. São dois atos. Em muitos momentos você vai ter a gravidade invertida. Só Sonic e Tails vão nela. Dica: para passar de um trecho em que você fica preso com uma plataforma com seis botões amarelos (3 de cada lado), você tem que acionar todos os botões, para ficar todos vermelhos. Chefe/Ato 1: um pouco difícil. Primeiro sempre precisa acertar o olho dele, primeiro 6 vezes, no momento oportuno, quando as bolas que ficam perto dele estiverem mais distantes (use o Insta-Shield). Depois, ele soltará plataformas móveis e ficará se mexendo e soltando raio laser por baixo. Acerte o olho dele. Muito cuidado pois ele ficará muito rápido, espere voltar ao normal e acerte de novo. Chefe/Ato 2: mais fácil que o do ato 1. Você precisa deixar os carrinhos virados com o espinho para cima (em baixo) ou com o espinho para baixo (em cima). Basta esperar o chefe ficar na linha deles e entrar no elevador para inverter gravidade. Com isso eles atingirão o chefe, até detoná-lo. Agora o chefe vem nos 6 dedos gigantes. Deixe ficar no meio dos 6 dedos, e dê um Spin Dash. Isso destruirá cada dedo mais rápido (é preciso 3 batidas em cada dedo). Depois, o chefe virá de lado. Acerte o nariz dele, desvie da bola de fogo, e acerte o canhão laser 8 vezes, tomando cuidado para o raio não te atingir. Por fim, enfrente Robotnik atacando SEMPRE POR BAIXO, pois se você o atacar de lado, corre o risco de na última batida morrer (por cair no espaço).

The Doomsday: fase secreta do jogo, só acessível com o Sonic quando você virar Hyper Sonic, ou seja, tiver as sete Super Esmeraldas. A perseguição segue no céu. Na primeira etapa, use o Super Sonic para desviar os mísseis de Robotnik até a sua cabeça. Lembre-se de pegar anéis e tomar cuidado com as rochas, porque elas seguram a velocidade. Na última etapa, use o botão de pulo para ganhar impulso e acerte Robotnik oito vezes. Jogo encerrado!

Special Stage

  São estágios tridimensionais onde o Sonic, Tails e Knuckles têm que coletar todas as esferas azuis. Os anéis podem dar Continue (se você pegar mais de 50) e Vida Extra (Perfect - juntando todos os anéis do estágio). Após coletar todas as esferas azuis, você ganha a Esmeralda do Caos na primeira etapa do jogo. Na segunda etapa do game (a partir de Mushroom Hill) você coleta as Super Esmeraldas. Fique atento: as esferas vermelhas te eliminam; as brancas são rebatedoras e as esferas alaranjadas servem como molas. Somente com as esmeraldas você pode virar Super Tails, Hyper Sonic e Hyper Knuckles (fotos abaixo). Nem todos os anéis estão dispostos nos estágios. Você pode converter esferas vermelhas em anéis. Para isso, sempre pegue as esferas azuis em bordas (vide foto acima).

  Na tela do Estágio Especial, vemos o contador de esferas azuis, mostrando o tanto que falta e o contador de anéis, contando o número de anéis arrecadados. Vencendo os sete estágios, você ganha as Esmeraldas do Caos primeiro e depois as Super Esmeraldas. Knuckles e Sonic absorverão o poder das Esmeraldas do Caos e assim podem virar Super Knuckles e Super Sonic. Super Sonic fica dourado, é invencível e mais rápido. Super Knuckles fica com cores mais brilhantes, e também é invencível e mais veloz que Knuckles. Já a absorção do poder das Super Esmeraldas farão surgir o Hyper Sonic, Hyper Knuckles e Super Tails! O Hyper Sonic e Hyper Knuckles são tão velozes que quando correm aparecem sombras deles (rastros), como se a velocidade tivesse sido superior à da luz. Já o Super Tails contará com a ajuda dos flickies, que poderão destruir badniks e derrotar chefes. O fôlego do Super Tails é igual, mas ele nada e voa a uma velocidade muito superior.

  Infelizmente, Super Knuckles, Hyper Knuckles e Super Tails nunca mais aparecerão em jogos do Sonic. O poder para todas essas formas requisita a necessidade dos anéis, por isso, é preciso ter no mínimo 50 anéis, e dar dois pulos para se transformar. Após isso, o número de anéis vai contar negativamente até zerar, fazendo os personagens voltarem ao normal.

Bônus Stage

  Existem três fases de Bônus, que servem apenas para coletar anéis e itens: o primeiro é o Glowing Spheres Stages, onde você joga na habilidade do giro super-sônico, e tem que usar as esferas para liberar os itens secretos. É possível pegar todos os elementos do game e também vida e anéis. Os anéis à medida que se sobe ficam mais valiosos, podendo dar de uma vez 80 anéis. É o melhor bônus. O outro é o Slot Machine, um Bônus de Cassino, que tem a grande vantagem de dar continue quando você tem 50 ou mais anéis (até o valor de 100, depois disso, só com mais de 150) e pega mais um dos anéis externos, fora do Cassino. Por fim, temos o Gunball Machine que é uma máquina de Gunball gigante: basta girar a sua abertura para ele liberar vários itens. Todos eles são acessíveis pelos postes. De 25 a 35 anéis você acessa o Slot Machine, de 45 a 60 anéis aproximadamente você acessa o Gunball Machine e de 35 a 45 você acessa o Glowing Spheres. Após 50 anéis, vale de novo a regra, basta adicionar mais 50 para saber. Lembrando que não são exatos os números. Veja abaixo abaixo a legenda dos itens que aparecem no Glowing Spheres e no Gunball Machine:

  Na Slot Machine eis as combinações possíveis para pegar ou perder anéis (fonte: manual europeu):

Curiosidades

Tails ou Miles? Se você jogar este game num Mega Drive japonês, o nome do Tails aparecerá como Miles. No marcador de vida e na tela de contagem de pontos, além da tela do Super Tails, que é chamado de "Super Miles". Se você jogar num Mega Drive americano ou europeu, o jogo chama o personagem de Tails.

Michael Jackson? Você já reparou alguma semelhança entre a trilha sonora de Sonic 3 e as músicas de Michael Jackson? Durante muitos anos rolava o boato de que a equipe de Michael Jackson teria sido responsável por compor a trilha de Sonic 3. Falava-se que o cantor POP havia sido inicialmente contratado para compôr todas as músicas do Sonic 3, mas ao final do projeto, ele foi deixado de lado, pois mais havia vindo à tona mais um dos escândalos do cantor. Da voz do próprio cantor poderia aponta-se os famosos "Hey" e "Go" (Launch Base), comuns nas músicas de Jackson. A mais impressionante de todos é a música de créditos do jogo, que seria muito semelhante à musica Stranger of Moscow. Veja esse vídeo feito por um fã: www.youtube.com/watch?v=JbVM-l2Oku4

 Logo após a morte de Michael Jackson foi confirmado oficialmente por um ex-funcionário da Sega que os produtores do cantor realmente fariam todas as músicas de Sonic 3 e que de fato chegaram a fazê-las, de modo que temos algumas músicas de Michael Jackson que poderiam ter ido no jogo e que se perderam no tempo. Em entrevista recente, um produtor da Sega avisou que perdeu essas músicas. Só nos restou assim as músicas de Ice Cap, Carnival Night, Launch Base e Créditos, todas elas trocadas na versão de PC do jogo. O mesmo ocorre no Sonic ScreenSaver, que não tem as músicas de Ice Cap, Carnival Night e Launch Base. No game Moonwalker, vários elementos sonoros de Sonic são utilizados, como o som de rings. Em recente entrevista de uma revista à Naoto Ohshima, o mesmo revelou que inclusive o tênis do Sonic foi inspirado no Michael Jackson. Os tênis teriam sido influenciados pela capa do álbum Bed de Michael Jackson (fonte: http://www.wii-brasil.com/index.php?sec=lernoticia&id=26720).

  Em 2018 em um novo trabalho de fã (veja vídeo aqui), que entrevistou Naoto Ohshima, novos detalhes desta parceria foram revelados: Michael Jackson teria enviado à Sega uma fita com uma composição sonora, feita com a sua própria boca, com os efeitos conhecidos, acima mencionados. Naoto afirma na entrevista que não chegou a usar as músicas, mas é inegável pela semelhança que elas foram no mínimo inspiradas ou baseadas na versão do cantor.

As meias do Knuckles: O Knuckles aparece duas vezes no game com meias diferentes. O normal é que suas meias sejam verdes, mas o Knuckles também aparece com meias amarelas, no caso da fase Sky Sanctuary e no início do game, quando ele rouba as esmeraldas.

Vá Sonic! Na fase Sky Sanctuary, se você apertar para baixo logo após o Knuckles acionar o botão, o Knuckles vai mandar o Sonic seguir em frente. O local exato para você se abaixar, é ao lado esquerdo da plataforma que tem uma base para o Sonic pular e não cair sobre o espinho.

Anulando a leitura de Sonic 3 + Sonic & Knuckles: é possível anular a leitura dos dois games, mesmo com eles plugados. Para isso, no game Sonic 3 & Knuckles, faça a seleção de fases e Debug Mode. Vá na seleção de fases a The Doomsday Ato 2 (o chefe de Death Egg), e insira vários monitores alinhados. Você vai virar Hyper Sonic e a tela vai ficar confusa. Se você morrer (por exemplo colocando o Sonic para cair do espaço) ou apertar START e A (para voltar à tela inicial), o jogo vai abrir no Sonic & Knuckles sem efetuar a leitura de Sonic 3. Agora então você poderá acessar a seleção de fases do Sonic & Knuckles, com as fases somente de Sonic & Knuckles e com Debug Mode.

Dr. Robotnik contra Knuckles: quando se joga com Knuckles ele luta com Robotnik apenas na Flying Battery o restante das fases só com o Eggrobo e a última com Mecha Sonic. De vez em quando o jogo buga e você também consegue lutar contra Robotnik em outras fases, especialmente quando se acessa o Bonus Stage antes do chefe. Ex: na Mushroom Hill se você morrer ao tentar destruir o chefe, tentando destruí-lo pela segunda vez você se defrontará com Eggman e não com Eggrobo.

Fôlego dos Hypers: nas partes aquáticas, como em Hidrocity, o Hyper Sonic e Hyper Knuckles contam com fôlego ilimitado, ou seja, eles não morrem afogados mesmo sem o shield da bolha. Exceção se dá com o Hyper Knuckles quando a transformação vem através do Debug Mode, pelo monitor. Neste caso, ele terá fôlego e morrerá. Com o Hyper Sonic aparentemente o jogo anula o fôlego até do Tails, pois ele também não morre quando o Sonic vira Hyper.

Seleção de fases: Knuckles pode ir na Death Egg através da seleção de fases. Tails e Knuckles se estiver ativado o Debug Mode podem ir em The Doomsday, porém o sprite estará desconfigurado.

Quase imperceptível: os monitores do jogo e os marcadores de checkpoints (postes) utilizam as cores do personagem em que você está jogando. É que cada um dos itens citados, se você abrir a imagem ampliadamente, vai notar que eles têm um espaço com cores que variam de acordo com o personagem! Veja um exemplo abaixo:

Eggman ou Eggrobo? Na comemoração de Sonic & Knuckles, ao final da Doomsday tem-se que o Eggrobo é quem se levanta dos destroços, mesmo no final bom. Ocorre que em Sonic 3 & Knuckles essa cena não aparece e quem comanda o chefe final é na realidade Eggman.

Lava Reef & Death Egg. No Sonic 3 & Knuckles e Sonic & Knuckles de Sonic Jam, a Death Egg não fica visível no fim do ato 2 quando o Knuckles atira a pedra que faz Sonic cair no chefe. Veja as fotos acima. A primeira é de Sonic 3 & Knuckles e a segunda é de Sonic Jam.

Trechos perdidos: usando-se o código de Debug Mode, é possível ter acesso a áreas perdidas das fases. Nem todas possuem, mas a maioria é possível achar alguns "restos" de fase. Um bom exemplo é a fase Carnival Night.

Música bugada na Data Select: após 47 minutos parados na tela de Data Select por alguma razão a música buga a passa a tocar com alguns efeitos. Não existe explicação oficial do porquê isso acontece.

Angel Island pegando fogo: Nos EUA existe uma ilha chamada Angel Island na Baía de São Francisco, Califórnia. Até aí tudo bem, não dá para dizer se a Sega homenageou a Ilha ou não. Ocorre que em 2008 a Ilha foi atingida por um incêndio!

Cenário na Hidrocity: Na Hidrocity o Sonic está no detalhe do background, como pode ser visto na foto acima (tirada do ato 1). Agradecimentos ao Proler.

Referência a Dragon Ball Z: Yuji Naka já declarou que os Special Stages, que se passam em um mundo esférico, foram inspirados em Dragon Ball Z, no planeta de King Kai. A revelação se deu em entrevista à Revista Famitsu em 2018.

Ficha Técnica

Avaliação  Prós/Contras
Gráficos: 9,5 Prós: o melhor jogo do Sonic.

Contras: Se alguém souber de algum, nos avise!

Som: 9,5
Jogabilidade: 9,5
Diversão: 10,0
Nota Média: 9,5
Nota Final: 10,0

Diga não ao plágio, cite a autoria!!
Por: HKº
Atualizado em: 18/05/2018