SONIC CHAOS

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  No Mega Drive só havia o lançamento de spin-offs em 1993. Devido à boa recepção dos jogos do Sonic também no mundo dos 8 bits, era necessário o lançamento de um jogo que trouxesse o Tails como personagem jogável, porque no Sonic 2 de Master System e Game Gear, ele é apenas elemento de enredo. Foi assim, que em 1993, a Sega lançou Sonic Chaos, que também ficou conhecido como Sonic & Tails no Japão, sendo o primeiro jogo da saga 8 bits a ter o Tails enquanto personagem jogável.

Novidades

  Sonic Chaos diferenciou-se do modelo de Sonic 1 e Sonic 2. Praticamente tudo teve de ser remodelado. Os gráficos mais coloridos com detalhes maiores, além dos personagens são notados logo de imediato, mostrando claramente uma leve mudança de conceito. Agora, é possível escolher entre dois personagens: Sonic e Tails. Os dois agora possuem habilidades distintas que lhe ajudarão e muito nas fases.

  Falando das fases, elas agora estão mais complexas do que os games anteriores. Possuem mais caminhos, acessibilidade e guardam mais monitores em todo o seu trajeto. Tudo isso sem perder a velocidade que está ainda maior aqui! Elas são divididas em 3 atos, onde o terceiro sempre será o chefe, assim como em seus antecessores. A vantagem, é que agora no ato dos chefes, algumas Rings estarão no meio do caminho, para lhe ajudar. Em Sonic 1 e 2 de 8Bits, o chefe era enfrentado sem nenhuma Ring.

  O Special Stage é divertidíssimo! Novamente, são apenas 6 esmeraldas, onde cinco são coletadas pelo Special Stage. Para ser acessado, precisa-se de coletar 100 Rings pela fase. Ao chegar num Special Stage, você terá um tempo determinado para coletar a esmeralda do caos que está escondida em algum ponto do estágio. O mais interessante, é que cada esmeralda revela um estágio totalmente diferente do outro!

  Os monitores também estão de volta. Monitores são de grande ajuda nos jogos de Sonic. Principalmente em Sonic Chaos, onde agora existem dois novos monitores. Um chamado Rocket Shoes, sapato que possibilita Sonic a voar por alguns segundos e o Monitor Relógio, que tem uma função especial nos Special Stages. Ao todo, os monitores são:

 Super Rings (Super Anéis): dá 10 anéis extras;
 Life-Up (Vida Extra): dá uma vida extra.
 Invencibilidade: deixa o Sonic 100% protegido, basta encostar nos inimigos que eles serão destruídos automaticamente. Você só morrerá se cair de um abismo ou se for esmagado.
 Power Sneakers (Super Velocidade): deixa o personagem ainda mais rápido temporariamente;
 Rocket Shoes (somente com Sonic!): Sonic poderá voar temporariamente usando este novo item;
 Stop Time: Item especial visto nos estágios especiais, para o tempo do relógio do estágio especial por alguns segundos;

  Por fim, alguns elementos continuam sempre presente: as rings (e a cada 100 se consegue 1 vida), os loopings ao longo das fases, as molas, espinhos, os já referidos monitores e os estágios especiais. A tela do jogo é simples, trazendo apenas novas fontes e posicionamento dos elementos: TEMPO (até 10:00), Vidas e Anéis.

Enredo

 Novamente, a South Island está com grandes problemas. Depois de várias derrotas seguidas de Robotnik, ele vai diretamente para a fonte de energia: as Chaos Emeralds, onde acaba pegando a vermelha. O desequilíbrio de forças faz com que a South Island comece a afundar no oceano. Sonic e Tails devem coletar as esmeraldas restantes para recuperar a Esmeralda que está com Robotnik, antes que a South Island afunde com todos os seus habitantes.

Análise Técnica



  Sonic Chaos mudou bastante seu estilo, comparado à Sonic 2. E mudou para melhor! Começando pelos gráficos, que estão maiores e com um maior detalhe. Mesmo assim, podemos encontrar alguns elementos do cenário que parecem não ter sido bem acabados também possuindo uma cor mais desbotada. Mesmo assim, tudo está muito mais colorido, sendo percebido logo na primeira fase.

  O som não parece ter progredido muito. As músicas são bem agitadas seguindo bem o ritmo da fase. Só que a qualidade parece ter caído e os ruídos nas músicas e nos efeitos sonoros estão inevitáveis. Ainda temos diferenças na versão de Game Gear e Master System, onde alguns efeitos e também músicas foram trocados.

  A jogabilidade é o ponto forte. Conseguiu melhorar ainda mais e sem dúvida é um dos fatores que faz de Sonic Chaos um jogo magnífico. A velocidade melhorou totalmente tornando-se mais dinâmica. Os comandos respondem corretamente. Além disso, cada personagem possui duas habilidades especiais, que irão lhe ajudar muito em qualquer fase.

  As fases são novamente divididas em 3 atos com um dos robôs de Robotnik à sua espera. A diferença, é que agora é possível coletar algumas rings que estão espalhadas pelo terceiro ato, o que não era possível anteriormente. Fora os chefes, as fases foram bem "montadas", lhe dando a opção de um caminho mais alto ou mais baixo, por exemplo. Muito mais Rings estão distribuídas estrategicamente pelos atos e agora os monitores estão muito mais úteis. A roleta no final de cada ato também mudou um pouco. Agora, ao atingi-la, a roleta mostra sua velocidade média em torno de toda a fase e pode lhe dar alguma premiação, desde vidas até um continue.

  O Special Stage é a diferença de Sonic Chaos. Dessa vez, as esmeraldas são coletadas num Special Stage como no Mega Drive, e não espalhadas pelas fases. Para acessá-los, precisa-se coletar 100 Rings em algum ato. Depois disso, você será mandado para um Special Stage, onde terá de achar a Esmeralda do Caos em um limite de tempo. O interessante, é que cada estágio é totalmente diferente do outro. Isso tudo sem perder a diversão, é claro.

  Agora Sonic conta com a ajuda de Tails. Esse é o primeiro jogo em que podemos finalmente fazer a raposa voar! Tails é aconselhável para os principiantes, pois sua habilidade de voar ajuda muito a cortar trechos difíceis das fases. E também ele inicia com um maior número de vidas que Sonic, além de continues. Isso sem dúvida influencia muito ao fator Replay, já que podemos jogar com personagens bem distintos.

Personagens e habilidades

  Pode-se jogar com Sonic ou Tails. Ambos podem Pular pressionando o botão 1 ou 2, usar e desfrutar do Giro Supersônico quando estiver em alta velocidade pressionando pra baixo ou abusar do Spin Dash, apertando pra baixo e segurando o botão 1 ou 2. Além destas habilidades clássicas, os dois heróis possuem uma habilidade extra. As habilidades são:

Sonic The Hedgehog: O personagem principal da aventura. Sonic The Hedgehog está mais veloz do que nunca na plataforma 8-Bits e possui habilidades bem legais. Elas são:

Pulo: Ao apertar o botão 1 ou 2 do controle, Sonic transforma-se numa bola, atacando seus inimigos.
Spin: Segurando para baixo enquanto corre, Sonic poderá rolar em formato de bola e destruir tudo em seu caminho.
Spin Dash
: Segurando para baixo e o botão 1 ou 2 enquanto parado, Sonic começa a girar sem sair do lugar. Ao soltar os botões, ele rola numa velocidade incrível.
Strike Dash: Segurando para cima e o botão 1 ou 2 enquanto parado, Sonic gira seus pés, adquirindo uma velocidade maior que o Spin Dash, porém sem acertar os inimigos.

Miles "Tails" Prower: O melhor amigo de Sonic, finalmente é jogável em Sonic Chaos. É um personagem recomendado para quem ainda quer aprender melhor sobre o jogo. Suas habilidades são:

Pulo: Ao apertar o botão 1 ou 2 do controle, Tails transforma-se numa bola, atacando seus inimigos.
Spin: Segurando para baixo enquanto corre, Tails poderá rolar em formato de bola e destruir tudo em seu caminho
Spin Dash: Segurando para baixo e o botão 1 ou 2 enquanto parado, Tails começa a girar sem sair do lugar. Ao soltar os botões, ele rola numa velocidade incrível.
Voar: Para fazer Tails voar, segure para cima e o botão 1 ou 2 enquanto parado. Tails irá voar e você pode locomover-se. Após um tempo, ele cairá no chão.

Fases

  O jogo possui 6 fases. Cada uma é dividida em 3 atos, onde o terceiro sempre será o chefe. Fique ligado e sempre tente ganhar vidas e localizar monitores, que podem lhe trazer Rings, vidas ou outros benefícios. As fases são:

Turquoise Hill Zone - Clássica fase tropical dos jogos do ouriço, belas paisagens e muitos loopings.

Chefe: Uma joaninha mecânica. Use e desfrute do spin-dash para o mesmo. Caso fique encurralado por ela, use a spring que está acoplada à joaninha.

Gigalopolis Zone - Uma típica cidade grande à noite, repleta de monitores escondidos. Corra a toda velocidade acabando com todos seus inimigos e apenas tome cuidado com uma ponte bem íngreme, que faz você cair na hora, se sua velocidade estiver baixa. 

Chefe: Um tipo de centopéia-mecânica, que curiosamente aparece na capa do game. Acredita-se que essa serpente teria um papel mais importante no jogo e que seria uma das maiores invenções de Robotnik, mas a idéia teria sido descartada. Para derrotá-la, basta esquivar das bolas que ela atirará em você a na hora certa acertar sua cabeça.

Sleeping Egg Zone - Uma fase muito confusa, com algumas passagens secretas e chãos falsos, por isso cuidado onde pisa! Bastante divertida apesar de um tanto parada. Ah, não se esqueça de usar as Springs que fazem Sonic quicar por toda a fase para cortar caminho.

Chefe: Um robô que lembra bastante Robotnik! Não descuide de modo algum neste chefe ou poderá ser facilmente derrotado! Não deixe que ele o atinja com seus tiros certeiros e assim que oportuno, acerte-o na cabeça e tente se manter o máximo golpeando-o.

Mecha Green Hill Zone - A nossa querida e conhecida Green Hill Zone, mas metalizada! Palmeiras que soltam bombas, pequenas plataformas que caem e dão em passagens, etc... De longe a fase mais radical e interessante do jogo.

Chefe: Moleza! O chefe é um robô que fica pendurado nas palmeiras da Mecha Green Hill Zone. Apenas pule em cima do robô e acerte sua cabeça. Só tome cuidado com seus tiros triplos e para não morrer esmagado, ao tentar acerta-lo.

Aqua Planet Zone - Fase de água bem interessante, porém pode ser bem tediosa. Apenas vá andando e derrotando os pingüins mecânicos. Quando estiver em salas abaixo da superfície (submersas), não se esqueça de pegar bolhas de ar, se não é morte na certa!

Chefe: Derrote os filhotes de pingüim com 2 batidas cada. Isso inicialmente, logo após um robô redondo aparece. Não encare-o de frente em hipótese alguma pois por trás dele será muito fácil. Acerte-o por trás, depois disso ele começara a voar e atirar pingüims! Quando a metade dele aparecer na tela, acerte-a, para derrotar o chefe.

Eletric Egg Zone - Última fase do game. Bastante eletrônica, cheia de tubos e saídas. Tome cuidado com algumas saídas, pois elas podem lhe levar direto para um abismo. 

Chefe: Finalmente, Robotnik! Ele está em um mobile com pernas, e irá atirar em você de várias maneiras. Tente arrumar uma forma de prendê-lo na parede, para você poder quicar em cima dele sem parar. Só pare de atacá-lo assim que ele atirar um raio que rebate ao encostar no chão e nas paredes. Após várias batidas, Robotnik será destruído mas ainda não desistirá. Aí que está o desafio do chefe! Ele vem em alta velocidade para lhe atacá-lo, de qualquer direção. Não importa com quantas Rings você esteja, um golpe do gorducho e você morre! Seja rápido e pule em cima dele para derrotá-lo de uma vez por todas e conseguir a sexta Esmeralda do Caos.

Special Stage

  Sonic The Hedgehog de 8-Bits traz estágios especiais muito criativos. Infelizmente a seqüela deste game não trouxe nenhum estágio especial. Mas agora, eles voltaram em Sonic Chaos, e são de extrema importância. Para acessá-los, é preciso coletar precisamente 100 Rings espalhadas por qualquer ato, durante o game. Ao coletá-las, você imediatamente será mandado à um Special Stage. ocê terá exatos 100 segundos para vencer o desafio dos estágios especiais, cada estágio especial é diferente.

  Nele, o objetivo será encontrar a Esmeralda do Caos, que está estrategicamente escondida pelo percurso. Além disso, existe uma contagem de 1 minuto, para achá-la. Ao achá-la, o Special Stage termina, e você coleta a Esmeralda e também termina a fase. Caso o contrário, apenas a fase terá sido terminada. Aproveite para coletar Rings que estarão durante todo o caminho e para achar algum monitor com o relógio dentro. Ao quebrar esse monitor, ele congela o tempo durante poucos segundos. O mais interessante, é que são cinco estágios diferentes. Uma para cada esmeralda. E a cada esmeralda pega, o desafio aumenta!

  Vale lembrar, que os Special Stages são somente acessados com Sonic. Eles são:

Esmeralda Azul: O primeiro Special Stage e um dos mais fáceis. Sonic estará no céu indo em toda a velocidade com seu Rocket Shoes. Siga para frente e colete as rings pelo caminho. As rings gigantes valem por dez. A esmeralda está localizada no finalzinho do percurso, bem no centro da tela. Tome cuidado para não passar direto por ela. Você terá de retornar e perderá tempo.

Esmeralda Laranja: A esmeralda localiza-se no topo do estágio. Para chegar, precisa-se subir várias plataformas. Ignore a primeira plataforma, corra e encontre outra mais à frente, com uma spring que faz Sonic quicar. Assim que Sonic chegar ao máximo de seu impulso, pule para a plataforma seguinte, e faça o mesmo procedimento, tomando muito cuidado para não cair. Após subir uma seqüência de plataformas, uma última spring estará o esperando. Use-a e vá subindo facilmente até o topo, onde a esmeralda laranja o espera. Lembre-se de pegar o caminho da direita o maior número de vezes, pois caso pegue o caminho errado, você terá de retornar algumas plataformas e perderá bastante tempo.

Esmeralda Verde: O Special Stage mais fácil. De começo, ele é bastante complicado. Mas não há mistérios. Pule no monitor de invencibilidade e logo depois entre na tubulação. Sonic irá girar pelos tubos e depois sair numa outra sala, com outro monitor de invencibilidade e outra tubulação. O estágio sempre será assim. Ao chegar na quinta seqüência, assim que entrar na tubulação, fique segurando o direcional para cima para subir pelo um outro caminho da tubulação e chegar tranqüilamente até a Esmeralda verde. Caso não faça isso, você cairá numa outra sala e voltará a mesma seqüência, perdendo bastante tempo

Esmeralda Cinza: Possui um estágio bem complicado. Ao começar, execute um Strike Dash bem rapidamente, para subir a pequena rampa. Antes de cair, use um Spin Dash e pule para frente bem rapidamente. Você deverá cair em cima, ou próximo a uma plataforma mais alta. Pule nela e tente alcançar uma outra plataforma mais a frente, com uma pequena descida. Chegando nesta outra plataforma, não desça a rampa, carregue o Spin Dash e pule rapidamente para frente mais uma vez. Você deverá pegar um percurso bem alto, com um monitor de Rocket Shoes no caminho. Pegue-o e vá para frente o mais rápido possível. Você deverá cair num local com um outro monitor de Rocket Shoes mais a frente. Pegue-o e vá para frente. Ao cair, você estará próximo a várias plataformas estreitas, com várias springs horizontais, que podem fazer você ir para trás. Tente pular por cima delas, sem encostar na spring mais a frente. É uma tarefa difícil. Fazendo isso, continue o caminho e desvie de todas as springs. No finalzinho, existe uma plataforma grande, e uma spring colada bem embaixo. Não encoste na Spring, pule para baixo e encontre mais a frente o último Rocket Shoes. Vá para frente sem parar e pegue a Esmeralda. Sem ele, não é possível coletar a Esmeralda do Caos.

Esmeralda Roxa: O último e mais difícil Special Stage. Tem um esquema parecido com o da Esmeralda Verde, porém a tubulação é mais confusa. Abuse dos monitores relógio, para parar seu tempo. Pegue o Monitor Relógio atrás de você e faça o seguinte caminho na tubulação à sua frente, segurando o direcional: Cima, direita, cima, direita e para baixo. Faça isso no momento certo, para que Sonic pegue o caminho exato. Assim que chegar na plataforma certa, tome cuidado, pois uma mola está bem à frente. Você pode acabar batendo nela e voltando todo o caminho, perdendo seu tempo. Pule por cima e pegue a última Esmeralda. Uma outra possibilidade é seguir no último túnel pela vertical e se seguir o caminho normal até encontrar um tubo. Segure pra baixo, que ele vai direto para a plataforma com a mola. Desvie dela e pegue a esmeralda (agradecimentos ao Matheus Lucas Souza, via Facebook).

  Existem 6 esmeraldas do caos no jogo, 5 delas podem ser coletadas em estágios especiais que são pra lá de criativos que são acessíveis somente com Sonic, já a sexta conseguirá após derrotar Robotnik em Eletric Egg.

Diferenças entre Consoles

  Sonic Chaos possui bastantes diferenças na versão do Game Gear e do Master System. Apesar de algumas vezes o Console levar a melhor do que o portátil, nada deixa de ser bom e divertido. As diferenças estão nos seguintes quesitos:

Gráficos: O gráfico das duas versões são um pouco diferentes. Não existe mudança quando aos personagens. Porém, em alguns estágios, parte do cenário é um pouco diferente. Além disso, a tela de entrada das fases também é diferente nas duas versões, além da tela de escolha de personagens e de Stage Clear.

Música: Algumas músicas foram trocadas na versão de Master System. Elas são: Gigalopolis Zone, Aqua Planet Zone e Special Stage Zone. A Gigalopolis está bem diferente na versão de Master, a Aqua Lake é bem parecida, mas possui um ritmo diferente no começo da música e o Special Stage de Master possui apenas uma música, ao invés de duas. Sem contar que a versão de Game Gear possui músicas mais estridentes, o que irrita bastante quando o som é alto.

Dificuldade: A dificuldade é um pouco mais fácil na versão de Game Gear. Os chefes são derrotados com maior facilidade. Na versão de Master System, os chefes são derrotados com um maior número de golpes.

Curiosidades

Sonic Chaos ou Sonic & Tails?: Simples, Sonic & Tails é como o jogo é conhecido no ocidente, mesmo caso que posteriormente veio a ocorrer com Sonic Blast, também conhecido como G-Sonic no ocidente.

Relançamentos: Sonic Chaos foi relançado na coletânea Sonic Mega Collection Plus para Playstation 2, Xbox 360 e PC; e foi também relançado no Sonic Adventure DX; em 2009 foi a vez do Virtual Console de Wii.

Ficha Técnica

  Capa do jogo  Ficha técnica

Nome: Sonic Chaos / Sonic & Tails
Plataforma: Master System e Game Gear
Gênero: Ação
Distribuidora: Sega
Desenvolvedora: Sonic Team
Idioma: Japonês Inglês (US)
Data de Lançamento: 19/11/1993 (JP)
 
  Avaliação  Prós/Contras
Gráficos: 9,0
Som: 8,0
Jogabilidade: 10,0
Diversão: 10,0
Nota Geral: 9,25
Prós: Pode-se jogar com Sonic e Tails, ambos com um movimento exclusivo cada. Primeiro jogo em que Tails pode voar. Jogabilidade aperfeiçoada. Special Stages divertidos. Diversão garantida, sem dúvidas!

Contras: Chefes chatinhos. Música boa, porém um tanto estridente. Tails não pode ir ao Special Stage.

Por:  LsSoNiC
Atualizado por: Hyper Knuckles
Atualizado em: 10/05/2014