SONIC ERASER

Falhas Técnicas (Bugs)  Dicas e Códigos Secretos  Sonic em Outros Games  Detonados  Resumos/Reviews Previews Personagens Manuais de Instrução Página Inicial

    A grande surpresa do ano de 2004 foi a descoberta de um jogo do Sonic perdido no tempo! Trata-se de Sonic Eraser, game que foi lançado de forma bem limitada no ano de 1991 no Japão, para ser baixado com o MegaNet através do Sega's B-Club Download Service (isso mesmo, em 1991 já haviam jogos para download). Na realidade se trata de um mini-game bem simples feito para ser jogado on line, através do Mega Net/Sega Net (que aqui na Power Sonic, fizemos um especial sobre o sistema). Quando se joga num emulador, o nome do jogo aparece como "Seganet Game".

Sobre o Jogo

    O jogo não é nada parecido com qualquer outro jogo do Sonic, pois não é bem um game de Sonic (no sentido de ação), mas sim um puzzle. Parecido com Dr Robotnik's Mean Bean Machine (que já teria sido baseado pelo Puyo Puyo), o jogo também lembra um pouco o famoso Tetris. Divide-se a masmorra em duas partes, e perde quem chegar até em cima, como em Mean Bean Machine. O jogo se inicia com uma pequena tela escrito Sonic Eraser, e depois abre as informações do jogo como num livro (em japonês), onde consta comandos, informações sobre os modos de jogo, entre outros. Os gráficos do jogo são bem fracos, há poucos detalhes. As músicas lembram os RPG's clássicos do Mega Drive (aliás, há pouquíssimos efeitos sonoros). E a jogabilidade, é normal. O jogo provavelmente foi inspirado no jogo Collumns, um "clone" do Tetris que a Sega fez e teve grande sucesso no Master System e Mega Drive.

  Acima temos uma foto mostrando como funcionaria o sistema do Sega Net. É provável que Sonic Eraser viesse num desses cartuchos. O usuário conectaria o Sega Modem ao Mega Drive, conectaria na internet e com a internet conectada, dentro do cartucho do Sega Net, haveria a opção de jogos, dentro do qual haveria então o Sonic Eraser.

Download de uma música do jogo

Modos de Jogo

   Você pode jogar de 3 modos diferentes: 1P AND 2P (um modo em que dois jogadores jogam independentes, apenas para ver qual faz mais pontos); 1P VS 2P (primeiro jogador versus o segundo) e 1P VS COMP (contra o computador). Para vencer, basta juntar duas formas geométricas iguais. Mas não só isso: se possível é bom acumular vários pontos de uma vez. Dependendo do modo que você fizer os pontos, os Sonic's (no modo 1P VS 2P e 1P VS COMP) fazem uma animaçãozinha, em que um ataca o outro (veja na parte de fotos). Com isso, é possível perder temporariamente o controle das peças. Além do mais, a intensidade da ação que o Sonic faz no outro (pode ser desde um spindash, até invencibilidade), depende do grau de pontuação feito.

Mais sobre o Jogo

   O curioso deste jogo foi o fato de que até 2004 ele era completamente desconhecido da comunidade Sonic, não se tendo encontrado referências ao game nem mesmo na comunidade de fãs japoneses. Nos créditos do jogo, vemos o nome Bigisland que é o apelido de Naoto Oshima, um dos designers do Sonic 1 do Mega Derive. (colaboração de Guilherme). O jogo é exatamente como o Tetris, mas nele você joga sempre com um bloco de 4 peças (dispostas nas mais diferentes configurações, sendo que você pode mover a posição das peças e acelerar a sua queda), sendo que o encaixe numa mesma linha de 3 peças iguais, faz você eliminá-las e ganhar ponto. Há 3 modos principais de jogo:

1P AND 2P: Neste modo você pode jogar sozinho ou opcionalmente de dois jogadores.
1P AND 2P: Neste jogo modo joga necessariamente contra um segundo jogador.
1P AND COM:  Neste modo você joga contra o computador.

  Dentro de cada jogo, há 4 tipos de partida:

NORMAL: É o modo Normal, onde você pode mover todos os blocos para obter a melhor pontuação.
ROUND: Neste modo você faz 10 partidas num limite de 3 minutos.
DOUBT: Mesma coisa do normal, mas não tem algumas peças especiais que servem para facilitar a eliminação das demais peças.
BLOCK: Este modo não tem escolha. Você recebe o bloco do jeito que vem e não tem como mudar a disposição das peças, nem acelerar a queda.

Fotos

Curiosidades

Um jogo único perdido no tempo. O jogo seria disponibilizado na coletânea Gems Collection, mas por razões desconhecidas ele foi retirado. Trata-se, assim, de um dos jogos mais perdidos da série Sonic, por não ter sido disponibilizado em cartucho, impossibilitando sua circulação pelo mundo. Este foi também o primeiro game do Sonic para download.

Dados Técnicos

Título: Sonic Eraser
Lançamento: ??/91
Plataforma: Mega Drive (pode ser usado com o Mega Net)

Por: HK°
Atualizado em: 10/01/2014