SONIC POCKET ADVENTURE

Falhas Técnicas (Bugs)  Dicas e Códigos Secretos  Sonic em Outros Games  Detonados  Resumos/Reviews Previews Personagens Manuais de Instrução Página Inicial

  Sonic Pocket Adventure foi o segundo game do Sonic a sair em outras plataformas além dos consoles da Sega (o primeira fora Sonic Jam para Game.Com). Foi lançado para o Neo Geo Pocket Color, da SNK, no ano de 1999. Não é um game muito popular, até mesmo pelo console, que não fez muito sucesso, embora seja um grande jogo. Trata-se na realidade do Sonic 2 do Mega Drive convertido neste sistema portátil da SNK lançado para concorrer no então ascendente mercado de consoles portáteis.

Novidades

  Há alguns anos atrás, por volta de 1999, a Sega fez um acordo com a SNK (fabricante do Neo Geo Pocket), no qual, dentre outros, foi formalizado que a Sega deveria produzir jogos para o novo portátil da SNK, o Neo Geo Pocket. O Neo Geo Pocklet é um portátil que surgiu para tentar conter o avanço do Game Boy Advance. Baseado num sistema de 16 bits, o sistema não se tornou muito conhecido, mesmo no Japão.

  Sonic Pocket Adventure tem um quê de nostalgia. O game utiliza praticamente toda a estrutura do Sonic 2, utilizando fases extremamente parecidas, inclusive contando com estágio especial praticamente igual, bem como chefes praticamente iguais. Assim ao se utilizar o jogo pela primeira vez o usuário tem a impressão de estar jogando um game que já jogou anteriormente, caso tenha jogado Sonic 2.

  As músicas do game, um grande destaque com uma das melhores trilhas já produzidas, são praticamente todas baseadas na trilogia Sonic 3 & Knuckles, sendo que cada ato do jogo utiliza uma música. Os elementos das fases são os mesmos dos jogos do Mega Drive: os anéis, que servem para o Sonic se proteger, evitando sua morte quando atingido por um badnik, valendo as mesmas regras de 50 anéis necessários para ir ao estágio especial e a cada 100 anéis uma vida; os badniks, que são os robôs projetados por Dr. Eggman para deter o Sonic; os postes estrelares, que servem para registrar o jogo, de modo que quando o jogador morrer, ele volta ao último poste e no Sonic Pocket Adventure eles não levam ao estágio especial; as placas de fim de ato, que indicam o final dos atos sem chefes; monitores, que trazem variados itens, como 10 anéis, invencibilidade, proteção, vida, super velocidade e etc. Um novo elemento no jogo são os hologramas espalhados pelas fases. Eles serão utilizados no Puzzle Mode, conforme será mais detalhado abaixo.

Personagens e habilidades

  Sonic é o único personagem jogável deste game. Alguns emuladores possuem um cheat que permite jogar com o Tails, mas isso não ocorre no jogo. O Tails é apenas um coadjuvante, ajudando o Sonic na fase Sky Chase. Knuckles também aparece para enfrentar Sonic, algo que não ocorria evidentemente no Sonic 2, pois o personagem não foi inserido neste enredo. O vilão é o Dr. Eggman, com um novo visual, já bem parecido com o que será utilizado em Sonic Advance. O vilão traz novas engenhocas e os chefes serão assim totalmente inéditos. O Sonic possui apenas as habilidades básicas:

 Pulo: quando o Sonic pula, ele vira uma verdadeira bola, que devasta com tudo que há pela frente! Basta pressionar A ou B
Giro Supersônico: quando o personagem estiver com velocidade, aperte para baixo e ele fará essa habilidade, com a qual ganha velocidade e destrói inimigos facilmente
SpinDash: segure para baixo, e com ele segurado, aperte A ou B. Quanto mais você apertar esses botões, maior impulso vai conseguir. Com essa habilidade você consegue muito mais velocidade, para fazer subidas e acertar inimigos.

Modos de Jogo

  O jogo começa com a tela-título pedindo para apertar o Botão A. Apertando, surgem três opções: START, CONTINUE (caso você já tenha iniciado um jogo anteriormente, pois o game utiliza bateria) e GO TO ROOM. Primeiro vamos ao Go to Room. Ele equivale a um menu de opções. Nele temos as seguintes opções:

Trial Room: equivale a um Time Attack, havendo dois sub-modos. Em Time Trial você faz uma simples tomada de tempo nas fases do jogo. Você pode conseguir um Rank de Ouro, Prata ou Bronze. O modo Advanced exige alguns outros desafios, como completar a fase em pouco tempo e um número mínimo de anéis (ex: 50). Por fim, há a opção de Ranking, onde você pode conferir os tempos registrados na memória do console. O Trial Room de Sonic Pocket é um dos Time Attacks mais bem elaborados dos jogos do Sonic, em virtude de sua variedade.

Duel Room: é o modo de dois jogadores, que exige dois consoles próximos, através do cabo de link.

Puzzle Room: ao longo das fases você pode coletar alguns hologramas. Juntando todos você tem a possibilidade de montar um quebra cabeça. Mas para isso é preciso juntar todos os hologramas em todas as fases. É um pouco difícil fazer isso, vai exigir com toda certeza jogar o game mais de uma vez. Em Build Puzzle, você constrói os quebras-cabeças com as peças que você juntou ao longo das fases. São no total 12 quebras-cabeças. Cada um utiliza uma cor. Em View Puzzle você visualiza os quebras-cabeças que você já montou.

Game Option: neste menu é possível ajustar algumas opções. Como dificuldade (isso mesmo, esse é um dos poucos jogos do Sonic que utiliza sistema de dificuldades: Normal ou Easy); número de vidas iniciais (1, 3 ou 5); e alguns ajustes de tempo.

  O jogo trouxe alguns prenúncios do que ocorreu mais tarde, nos jogos da série Advance: menus secretos. Você pode liberar o menu Sound Test, se pegar todas as esmeraldas e construindo todos os puzzles, você libera o Special Stage Option. A tela do jogo é relativamente simples e igual de outros jogos do Sonic. Ela contém o campo de contador de tempo; anéis (com 3 casas) e vida. Ela não traz o contador de pontos, como em Sonic 3D Blast, sendo que os pontos existem e só são exibidos no fim de cada ato.

Enredo

  O jogo não tem enredo específico. Trata-se de mais um plano de Dr. Eggman de roubar as esmeraldas do Caos. Porém, o vilão contará com a ajuda de Knuckles, que não sabe quais são as reais intenções de Sonic e nem conhece as verdadeiras intenções de Eggman. Sonic deverá coletar as seis esmeraldas do caos nos estágios especiais. Porém, a sétima e última delas está em poder de Eggman. Somente com ela, Sonic poderá derrotar mais um plano de Eggman e restaurar a paz de novo.

Sobre o Jogo

  Sonic Pocket Adventure é um game de qualidade. Não irá desagradar os fãs mais tradicionais, nem os fãs mais modernos. Isso porque o jogo é uma perfeita transição entre duas eras do Sonic: o Sonic pré-Adventure e o Sonic pós-Adventure. O jogo traz todos os elementos clássicos do Mega Drive, com novos elementos e novas formas de construção de fases, com novos túneis, novos movimentos, e mais diversidade de chefe.

  Em termos gráficos, o Neo Geo Pocket embora seja um console de 16 bits, deixa um pouco a desejar. Não é que Sonic Pocket Adventure especificamente tenha gráficos fracos, mas os gráficos não são melhores do que os do Mega Drive. O Sonic ganhou um novo sprite, bem como o Tails e Knuckles, que fazem pequenas aparições apenas. Os backgrounds contêm alguns elementos novos em relação aos do do Mega Drive e são um pouco mais coloridos. A jogabilidade do game é boa, respondendo bem aos comandos, embora o Sonic seja um pouco mais lento que no Mega Drive.

  A parte sonora do game é boa, com ótimos remixes tirados de Sonic 3 e Sonic & Knuckles. Porém efeitos sonoros como o do SpinDash e a coleta de rings deixam um pouco a desejar, bem como sons de quando se destrói um badnik ou se acerta Dr. Eggman em seus chefes. A diversão é garantida e o game é um jogo que tem fator replay, isto é, quem zerar o game certamente terá vontade de jogá-lo novamente. Isso porque o jogo traz vários caminhos por fases, o que já é uma novidade em relação ao Sonic 2. Fases como a Gigant Angel Ato 2 trazem muitos caminhos diferentes, o que pode despertar a atenção dos jogadores. Deste modo, Sonic Pocket Adventure não irá decepcionar os fãs mais exigentes. Na mídia, o game ganhou nota 10 pela IGN e 8,3 pela Gamespot.

Estágio Especial e Super Sonic

  Para chegar aos estágios especiais, você deve fazer a mesma coisa que no Sonic 1: juntar 50 anéis e pular no grande anel no final dos act 1. Os estágios são os mesmos do Sonic 2, nada de diferente, e você tem que pegar seis Chaos Emerald. A sétima você pega com o chefe de Lust Utopia e exige um pouco de cuidado. É possível detonar o chefe diretamente sem coletar a esmeralda. Para isso, primeiro, se deve bater várias vezes na esmeralda do Caos, até ela cair do chefe e você deve pegá-la imediatamente. Aí sim deve-se detonar o chefe. Com as sete esmeraldas, você pode virar o Super Sonic. Somente com o Super Sonic você chega à última fase. Super Sonic será jogável apenas na fase final.

Fases

  O jogo contém 9 fases, que variam o número de atos. A última fase é liberada apenas se o jogador tiver as sete esmeraldas do Caos. As fases são feitas em cima das fases do Sonic 2, com exceção da última. São relativamente fáceis e rápidas, com vários elementos como novos loopings e túneis em Neo South Island.

Neo South Island (Emerald Hill): equivale à Emerald Hill de Sonic 2. É uma fase bem fácil, rápida, com muitos elementos. O jogador irá se surpreender com novos elementos, como um longo túnel no ato 2 da fase. Chefe: Dr. Robotnik surge com uma marreta. Desvie dela e acerte o chefe por cima, tomando cuidado para não pular em cima da marreta, pois nela você também perde anéis.  Oito batidas e pronto!

Secret Plant (Chemical Plant): equivale à Chemical Plant. Sem muitas diferenças, com um visual mais limpo que a versão do Mega Drive. Chefe: completamente diferente do Mega Drive, você não o enfrenta numa plataforma em cima do líquido poluído. O chefe soltará umas bolas por meio de uma espécie de canhão, elas fazem você perder anel. Para derrotá-lo suba nas plataformas azuis ou rosa, tomando cuidado para não acertar o espinho em baixo delas. Depois pule em cima do chefe 8 vezes e pronto.

Cosmic Casino (Cassino Night): equivale à Cassino Night, embora com bem menos cassinos que a original do Mega Drive. Estamos num cenário noturno cheio de luzes, bem colorido. Não é uma fase difícil. Chefe: lembra um pouco o do Mega Drive. Dr. Eggman vai surgir com uma esmeralda, mas ela não fará nada. O chefe ficará andando e você tem que procurá-lo e acertá-lo 8 vezes. Cuidado que às vezes ele fica dando algumas rasantes.

Aquatic Relix (Aquatic Ruin): equivale à Aquatic Ruin. Um cenário que lembra um pouco a Grécia e suas colunas e com água. Evite ao máximo de ficar na parte aquática porque há pouquíssimas bolhas e elas demoram muito para sair. Se você ficar de baixo da água por muito tempo, o contador contará desde 5 e você morre afogado. Chefe: Knuckles. O equidna está com uma esmeralda e quer enfrentar Sonic. Muito fácil, é só acertá-lo sempre por cima, evitando de acertá-lo quando ele voa ou está fazendo spindash. Acerte-o oito vezes e ele será derrotado.

Sky Chase (Sky Chase): Knuckles é derrotado. Sonic tenta pegar sua esmeralda, mas Eggman a rouba antes. O cenário começa a desmoronar, repentinamente Knuckles dá um soco em Sonic, que sai voando e cai em cima do... Tornado! Tails está de volta para ajudar o Sonic e conduzi-lo rumo à fortaleza de Eggman. Fase sem chefe. Ato único.

Aerobase (Wing Fortress): equivale à Wing Fortress. Nela você deve passear pela nave de Dr. Eggman. Cuidado com o fogo que sai dos propulsores da fortaleza, pois eles fazem você perder anéis quando estão amarelos. Só passe por eles quando estiverem cinza (e bem curtos). Chefe: Silver Sonic; acerte-o bem na sua cabeça, procurando não cair em cima dos espinhos. Desvie dele e fique atento para seus movimentos.

Gigant Angel (Metropolis): equivale à fase Metropolis Zone, porém com um cenário que lembra muito a Scrap Brain de Sonic 1. Sim, ela vem depois da fase que equivaleria à Wing Fortress. No início do ato 2, fique atento e pegue a mola que fica à direita para pegar um atalho em que você pode juntar 50 anéis. Cuidado com as lavas e com as flechas que saem de um bloco. Cada hora elas saem numa direção. Fique atento. Chefe: Dr. Eggman é pego de surpresa e surge numa nave em que ele solta uma bomba, que faz um efeito no chão. Por isso pule e desvie da bomba. Ele também solta algumas bolas de fogo, desvie delas. Geralmente, mas não sempre, a cada duas vezes que o chefe solta a bomba ele se abaixa. Acerte neste momento em qualquer local da nave. Oito batidas e pronto!

Last Utopia (Death Egg): equivale ao chefe da Death Egg Ato 2 do Sonic & Knuckles em termos de cenário, mas o chefe é um pouco diferente. Dr. Eggman está com a última esmeralda. É preciso derrotá-lo. Chefe: são dois desafios: em primeiro lugar você tem que pegar a esmeralda e depois derrotá-lo. Se você só derrotá-lo deixará de ter a esmeralda e não poderá chegar à verdadeira fase final e final verdadeiro. Para isso, acerte a esmeralda umas 4 ou 5 vezes. Você precisa pular bem em cima dela. Para isso dê impulso e acerte bem em cima dela. Quando o chefe atravessar o cenário aproveite para pular na esmeralda. Quando a esmeralda cair no chão, pegue-a. Agora, derrote o chefe. É preciso acertar sua cabine, tomando cuidado para não cair na garra dele. É bom acertar quando ele estiver parado ou atravessar o cenário. Às vezes ele solta a garra, que voa em sua direção ou fica rodopiando. Não há lógica nos movimentos, é aleatório.

Chaotic Space (Doomsday): se você conseguiu as 7 esmeraldas, vai liberar o Super Sonic e poder jogar nesta fase que equivale à The Doomsday de Sonic 3 & Knuckles. Você deve enfrentar Dr. Eggman. É um pouco mais difícil que a do Sonic & Knuckles, pois nela você tem que primeiro acertar os mísseis para eles acertarem o chefe. É um pouco difícil fazer isso. Você tem que empurrá-los de baixo para cima, não pode acertá-los de frente. Depois dessa etapa é só atingir o chefe como no Mega Drive.

Curiosidades

Um jogo de transição: Sonic Pocket Adventure é um jogo de transição. Quase nunca lembrado, o jogo é um intermediário entre o Sonic clássico e o Sonic pós-Adventure. Isso porque ele já utiliza o Dr. Eggman no visual parecido com o que veio a ser usado em Sonic Advance. Utiliza elementos como menus liberados após o término do jogo ou completando missões. Trouxe também pela primeira vez na trilogia clássica o Super Sonic apenas na fase final.

Easter-Egg: Na fase Aquatic Relix Ato 1 há o desenho do Sonic e do Eggman no cenário. Para isso basta segurar para baixo para poder visualizar. Enviado por Samuel Douglas.

Dimps: Parte da equipe que ajudou no desenvolvimento do jogo saiu da SNK e fundou a Dimps, que passaria dali para frente a produzir games do Sonic.

Resumo Técnico

  Capa do jogo  Ficha técnica

Nome: Sonic Pocket Adventure
Plataforma: Neo Geo Pocket
Gênero: Ação
Distribuidora: Sega e SNK
Desenvolvedora: Sonic Team
Idioma: Inglês
Data de Lançamento: 03/12/1999 (EUA)
 
  Avaliação  Prós/Contras
Gráficos: 8,0
Som: 9,0
Jogabilidade: 8,5
Diversão: 9,0
Nota Média: 8,6
Nota Geral: 8,5
Prós: conseguiu fazer uma boa transição entre os clássicos e os jogos Adventure; embora utilize fases de Sonic 2, soube ser criativo com a criação de novos elementos.

Contras: somente o Sonic é jogável. Em alguns emuladores é possível jogar com Tails, mas isso é fruto de emulador, no console não é possível.

Por: HKº
Atualizado em: 10/03/2018