SONIC R

Falhas Técnicas (Bugs)  Dicas e Códigos Secretos  Sonic em Outros Games  Detonados  Resumos/Reviews Previews Personagens Manuais de Instrução Página Inicial

  Estávamos já encerrando a década de 90 e o ouriço seguia em ligeira decadência. A Sega planejou para esse período jogos alternativos do Sonic, enquanto planejava o projeto Sonic Adventure. Foi nesse contexto que veio o game Sonic R, feito pela Traveller's Talles, a mesma que produzira Sonic 3D Blast. Sonic R é basicamente um game de corrida, onde você correrá não com carros, mas diretamente com os personagens. É assim um pega geral, para ver quem é o mais rápido. O jogo foi lançado para Sega Saturn em 1997 e ganhou sua versão para PC em 1998.

Enredo

  Sonic e Tails davam um tempo em suas aventuras, e aproveitaram para visitar a Flicky Island, após o Sonic tê-la salvo das garras de Eggman. Tails vê um grande anúncio: são as inscrições para o grande Grand Prix Mundial. Tails diz ao Sonic: "Sonic! Olhe, haverá uma grande corrida com os maiores corredores do mundo! Que oportunidade você tem de mostrar sua velocidade e competir com os outros corredores!"

  O ouriço nem se anima muito. Competir para quê? Sonic descobre que o Dr. Eggman havia se escrito para a competição! E com Eggman no meio, não deu outra: o ouriço logo se inscreveu. Tails também se inscreveu. Knuckles, o grande rival do Sonic, não ia perder essa chance e também se inscreve. E Amy, que há muito tempo procurava pelo ouriço também se inscreve. Quem sabe assim ela não fica junto com o Sonic?

  Ao descobrir que o ouriço se inscreveu para a corrida, Dr. Eggman dá gargalhadas. "Agora que você caiu na minha armadilha Sonic, eu terei as Esmeraldas do Caos e derrotarei você ao mesmo tempo! Ho Ho Ho!" Tudo não passava de um plano de Eggman para ter as Esmeraldas do Caos, que estão escondidas por todo lado. E Eggman conta ainda com um segredo... são três competidores que darão um jeito se ele não vencer o ouriço: Metal Knuckles, Tails Doll e Metal Sonic.

  Nada pode dar errado nos planos de Eggman. Ou pode?

Novidades

  Sonic R é um game em 32 bits. Portanto, representa uma plataforma gráfica muito superior à dos jogos do Mega Drive. Há a presença de mais cores, sons e efeitos visuais como textura e backgrounds realistas. O estilo de Sonic R por outro lado, não foge ao velho estilo Sonic. Ou seja, o velho princípio dos jogos do Sonic continua presente: seu objetivo é juntar o máximo de anéis, em menor tempo e coletar as esmeraldas do Caos.

  Contudo, em Sonic R os anéis têm um papel diferente. Ao invés de proteger o ouriço dos obstáculos e inimigos, eles servem para abrir portas secretas e ativar os aceleradores. Assim, em cada fase há inúmeras portas secretas, que se abrem com uma determinada quantidade de anéis.

  Essas portas servem para coletar itens secretos, como os medalhões do Sonic e as próprias esmeraldas, além de muitas vezes servirem para revelar um atalho. Esses medalhões do Sonic são ao todo de 5 por fase. São um ícone com a cara do ouriço, exatamente como em Sonic 3D Blast. Eles servem para destravar personagens secretos.

  Os aceleradores farão o personagem sair a uma velocidade altíssima, cortando caminho e ganhando tempo. Eles estão dispostos em lugares variados, às vezes em passagens secretas. Quanto mais anéis você tiver, mais vai ganhar caminho. Mas o limite máximo é 50 anéis. Assim, se você tiver 60 anéis, ficará com 10 após passar pelo acelerador.

  Os Power Ups também estão no jogo. Não em monitores, evidentemente. Eles estão nos logotipos do jogo. Você pode ganhar mais anéis, velocidade extra, e até escudos (Shield). O escudo azul serve para você andar sobre a água sem afundar. E o escudo do raio vai atrair todos os anéis em volta.

  Outros elementos presentes no jogo incluem os loopings. Todos muito altos e longos, que muitas vezes vale a pena cortar por um caminho alternativo. Placas indicadoras do caminho facilitarão a vida do jogador, para se reposicionar na pista ou até para pegar atalhos. As tradicionais molas também estão no jogo.

  Vamos agora à tela de jogo. Segue ao lado a tela do game. No canto superior direito temos o contador de anéis. Ele conta em três dígitos. Os anéis serão úteis para destravar as portas e para usar o acelerador. Abaixo do contador de anéis, temos o posicionamento dos jogadores. Aquele que você estiver jogando estará em destaque. No canto superior esquerdo temos o contador de tempo. O número maior é o contador contínuo. Os menores são o tempo por volta. Ao quebrar um recorde, uma música soará e o tempo ficará destacado em amarelo. Por fim, no canto inferior esquerdo temos o mapa da pista. Na cor branca há o traço principal da pista. Os traçados em cinza são os caminhos alternativos e os em amarelo representam caminhos ativados por meio das portas secretas.

  Logo ao iniciar o game será dada ao jogador a opção de Direct Draw ou Direct 3D. A opção Direct 3D trabalha melhor os gráficos, mas poderá apresentar mais bugs. Por isso recomendamos a opção Direct Draw. Selecione-a com a barra de espaço. Após será dada a tela de apresentação. Pressione Enter. Agora você terá 4 opções. Escolha-as apertando a barra de espaço.

Grand Prix - É  o modo de jogo. É onde você deve competir. O seu objetivo é vencer a corrida das 4 pistas. Após vencê-las, será liberada uma pista secreta. Mas o jogo não se resume a correr e ganhar. É preciso ainda coletar as sete Esmeralda do Caos. Com elas você poderá competir com o Super Sonic. E além disso é preciso ainda colher os 20 medalhões do Sonic, dispostos 5 em cada fase, exceto na fase secreta. Coletando os 5 medalhões de uma fase e ficando entre os três primeiros, será dada a tela de desafio. Você deve vencer a corrida contra o personagem secreto. Vencendo, você poderá jogar com ele.

Time Attack - É o modo de disputa de tempo. Serve apenas como puzzle. Há o Time Attack Normal, pelo qual você corre na pista comum apenas para fechá-la em menor tempo. Aproveite esse modo para conhecer bem as pistas e seus atalhos. Há o modo Reverse, no qual você corre as 5 pistas em sentido invertido. Depois há o modo Get 5 Ballons, no qual você deve procurar os 5 balões que estarão espalhados pelas fases. É uma ótima oportunidade para conhecer a pista toda. E por fim há o modo Get 4 Characters, um divertido modo da tradicional brincadeira de pega-pega. Você terá que correr através de 4 personagens e pegá-los. Para isso basta encostar neles. Mas fique esperto. Se eles verem você e você não conseguir pegá-los, eles vão fugir por outro caminho. Cada personagem vai para um lado. Fique de olho no mapa para ver onde achá-los.

MultiPlayers - É o modo de 2 ou mais jogadores. É possível jogá-lo conectado à internet, desde que você pegue o plugin disposto no site da Sega para até 4 jogadores. Será dada a tela "Join the Game". Nesse momento, há 10 segundos para aparecerem os jogadores. Mesmo no computador, é possível jogar de dois. Após os jogadores apertarem o botão de Start, haverá duas opções: Race e Get 5 Ballons. O modo Race é a corrida normal nas 4 pistas. E o modo Get 5 Ballons é para ver quem acha primeiro os 5 balões.

Options - Tela de opções. Ela é dividida em vários sub-menus. No menu Times, você terá os tempos de todos os modos para cada jogador. Para passear entre os jogadores, use as setas da direita ou esquerda e para mudar de fase use para cima ou para baixo. Depois há a tela de Load/Save Game, muito necessária. Você terá que entrar nessa tela toda vez que terminar o seu game para salvar o seu progresso e quando reiniciá-lo para continuar. No início os slots estarão vazios. Após terminar de jogar, escolha SAVE e escolha um dos slots. Depois confirme e o seu jogo estará salvo. Para abrir um jogo salvo, vá até o slot desejado e escolha LOAD. Confirme e continue o seu jogo. O save inclui os tempos, esmeraldas, personagens liberados e o status das pistas (caso você tenha vencido). Depois há a opção Graphics, na qual você pode escolher dentre outras opções a resolução do jogo (mínima: 300x200, máxima: 640x480), Cores (8 ou 16 bits), Linhas horizontais, Construção do cenário (Em Near o cenário vai se construir apenas quando você se aproximar e em Far, ele já está construído com antecedência), tamanho da janela, mapa, dentre outras. A próxima opção é Sound, no qual você pode escolher entre mono ou estéreo ou ainda poderá fazer o Sound Test. Na opção Control, você poderá configurar os comandos do jogo, através das opções "Set". É possível calibrar em joystick. Em View Keys, você vê quais são as opções padrão. Na opção Game, você pode ativar o Ghost (útil quando você reiniciar o Time Attack para ver por onde o seu personagem seguiu na corrida anterior) e a Dificuldade. A dificuldade pode ser fácil, média ou difícil. Uma importante opção é Weather, pela qual você pode escolher o tempo/clima. Deixando em Random, o computador vai escolher aleatoriamente. Você pode forçar para ficar tempo seco, chuvoso ou ainda em neve. A neve é muito útil nas fases com água, pois assim o seu personagem não vai cair nela e você poderá cortar muito caminho. Finalmente, você tem a tela de Exit to Windows. Você só pode fechar o jogo aqui.

COMANDOS BÁSICOS
A - Voltar/Aceleração
Z - Freio para à esquerda
X - Freio para à direita
Barra de espaço - Ação/Confirmação de opção
Enter - Botão de início
Setas do teclado - movimentação dos personagem
Para cima - Aceleração
Encerrar o game - Vá em Options > Exit to Windows

Personagens e habilidades

  Sonic R conta com 5 personagens iniciais: Sonic, Tails, Knuckles, Amy e Dr. Robotnik. Inicialmente você poderá selecionar apenas Sonic, Tails, Knuckles ou Amy. Após vencer as quatro fases principais, o Dr. Robotnik será liberado para jogar. O jogo conta ainda com quatro personagens secretos. Para visualizá-los e competir com eles é necessário destravá-los. Para isso, você deve coletar os 5 medalhões  que estão espalhados pelas fases. Procure em tudo que é lugar... em atalhos, portas, e às vezes no caminho normal. Após juntar os 5 uma música soará. Você deve então ficar entre os 3 primeiros lugares. Se não ficar, é preciso pegar tudo de novo. Se ficar, será dada a tela Prepare to Challenge. Você deve vencer a disputa e então habilitará o personagem. Se perder, vai ter que pegar tudo de novo... Os personagens secretos são: Metal Sonic, Tails Doll, Metal Knuckles e Eggrobo. O próprio jogo divide os personagens em dois grupos, no primeiro estão os personagens principais: Sonic, Tails, Knuckles, Amy e Dr. Robotnik, e no segundo grupo estão os personagens secretos, Metal Sonic, Tails Doll, Metal Knuckles, Eggrobo e Super Sonic, esta divisão serve para decidir quais serão seus oponentes nas corridas, por exemplo, se você escolher correr com o Sonic, você só enfrentará os personagens do primeiro grupo e vice-versa, a menos que você não tenha habilitado algum personagem do segundo grupo e escolher um corredor deste grupo. Conheça melhor os personagens abaixo:

 Sonic the Hedgehog - O nosso velho e clássico ouriço. É o mais rápido dentre os personagens iniciais, porém é o pior para fazer curvas, principalmente se forem no ar. Suas habilidades são: Pulo Duplo, basta apertar o botão de pulo durante o pulo para saltar mais um vez no ar, Spin, basta segurar para baixo por alguns instantes enquanto estiver correndo para começar a rolar pelo chão, excelente para descidas, e Spin Dash, basta segurar para baixo enquanto estiver totalmente parado e pressionar várias vezes a tecla A, está habilidade pode ser executa durante a contagem regressiva para a largada.
 Miles "Tails" Prower - A velha raposa. Tails é um dos melhores para se correr. Tem um comando fácil, faz bem as curvas e tem a melhor aceleração dos personagens iniciais, mas não é tão veloz em linha reta. Suas habilidades são: Tails Fly, pelo qual ele pode voar por algum tempo, após isso, ele vai perder o fôlego e cair de uma vez, Spin, basta segurar para baixo por alguns instantes enquanto estiver correndo para começar a rolar pelo chão, excelente para descidas e no caso de Tails, em linha reta, ele alcança maior velocidade no Spin do que correndo, e Spin Dash, basta segurar para baixo enquanto estiver totalmente parado e pressionar várias vezes a tecla A, está habilidade pode ser executa durante a contagem regressiva para a largada.
 Knuckles the Echidna - O grande rival do Sonic é o melhor para se jogar (dos personagens principais). É rápido e ainda por cima faz bem as curvas. Lógico que não tão rápido quanto Sonic e nem tão versátil quanto o Tails. As suas habilidades são: Planagem, que será útil para cortar caminho, mas Knuckles é mais lento planando do que correndo, portanto use essa habilidade apenas o necessário , Spin, basta segurar para baixo por alguns instantes enquanto estiver correndo para começar a rolar pelo chão, excelente para descidas, e Spin Dash, basta segurar para baixo enquanto estiver totalmente parado e pressionar várias vezes a tecla A, está habilidade pode ser executa durante a contagem regressiva para a largada.
 Amy Rose - A simpática ouriça está no jogo, no visual clássico ainda, igual ao de Sonic CD e Sonic Drift. Ela é a única que corre em um carro. É um dos piores corredores. Perde facilmente a velocidade e a sua habilidade ao invés de ajudar, atrapalha. A habilidade dela é o Turbo Boost, basta apertar o botão de pulo quando aparecer um pneu ao lado do contador de tempo contínuo, e Amy correrá mais rápido que Sonic durante alguns segundos, mas tanta velocidade resulta em péssimas curvas, portanto use somente em retas. Amy não pode pular, mas seu carro se transforma em uma espécie de barco assim que ele tocar na água, impedindo que Amy afunde, porém não é possível usar o turbo sobre a água.
 Dr. Robotnik - O vilão está jogável nesse game, após vencer as 4 pistas. Ele segue em sua nave flutuante. É o melhor personagem para fazer curvas, mas é lento, um pouco mais rápido que Amy. Sem dúvidas um dos piores personagens para correr, sua única habilidade é atirar um ridículo e lento míssel teleguiado em seus adversários ao custo de 10 anéis o disparo, para isso basta apertar o botão de pulo quando uma mira aparecer em algum de seus oponentes, mas tal míssel não causa danos significativos, no máximo faz o personagem dar um pequeno salto para frente, o que pode atrapalhar em uma curva. Robotnik também não pode pular, mas assim como Amy, pode passar sobre a água.
 Metal Sonic - O ouriço metálico está no jogo. Ele nada mais é do que uma versão melhorada do próprio Sonic, sua velocidade é maior, mas faz curvas tão ruim quanto o ouriço, seu pulo é bem longo e pode ser feito em seqüência, algo parecido com um sapo, para isto basta segurar o botão de pulo durante o pulo e no instante que ele tocar no chão ele pulará novamente na direção em que estiver virado, isso pode ser feito infinitamente. Mecha Sonic também pode planar sobre a água, porém ele perde velocidade e se ficar muito lento poderá afundar. Você o libera na Resort Island.
 Tails Doll - Motivo de algumas lendas urbanas este personagem é a versão mecânica do Tails, na verdade uma versão pelúcia, porém, ao contrário de Metal Sonic, ele não é uma versão melhorada. Sua velocidade é próxima do Tails, mas ele faz curvas um pouco melhor. Sua única habilidade é planar de forma oposta a Knuckles, para isso basta segurar o botão de pulo e Tails Doll começará a subir lentamente até atingir sua altura máxima e então cairá com tudo e começará a subir novamente. Assim como Robotnik e Amy, Tails Doll também não pode pular e pode planar sobre a água sem perder velocidade, mas se parar irá afundar como uma pedra. Você o libera na Radical City.
 Metal Knuckles - Se o ouriço e a raposa tem uma cópia metálica, porque Knuckles não poderia ter? Metal Knuckles é a versão metalizada do eqüidna. Dentre os personagens ele é o que mais se aproxima de Super Sonic, definitivamente ele é uma versão melhorada do Knuckles. Sua velocidade máxima, aceleração são melhores que a do eqüidna e também faz curvas de forma melhor. Sua habilidade é idêntica a de Knuckles, a planagem, basta pular e pressionar o botão de pulo durante o salto. Assim como a versão metal de todos, Metal Knuckles também pode andar sobre a água, mas se parar afunda. Você o libera na Reactive Factory.
 Eggrobo - Até Eggrobo está de volta. Ora... com uma versão em brinquedo do Tails, um Knuckles metálico e Sonic metálico, por que não a cópia metálica de Robotnik? Tão ruim, ou pior, que Amy, Eggrobo resume-se apenas a correr, mas infelizmente a uma velocidade um pouco superior que Robotnik, ele não pula, mas anda sobre a água, porém perde muita velocidade e pode afundar, e sua única habilidade é atirar um míssel teleguiado igual a Robotnik, ou seja, ao custo de 10 anéis o disparo assim que aparecer uma mira em seu adversário aperte o botão de pulo e ele atirará, mas definitivamente não espere acertar o Super Sonic ou a versão metal do Sonic ou do Knuckles com isso. Você o libera na Regal Ruin.
 Super Sonic - Apenas duas palavras: O melhor. Sem dúvidas Super Sonic é o melhor de todos os personagens do jogo, chega a ser covardia correr com ele. Com a melhor velocidade do jogo e uma ótima aceleração, não há como alcançar esse super ouriço, mas se você pensa que tanta velocidade resulta em péssimas curvas está enganado, pois ele as faz com perfeição. Sua habilidade é o pulo duplo, igual ao de Sonic, porém com muito mais altura e impulso, basta apertar o botão de pulo duas vezes e como era de se esperar Super Sonic também pode andar sobre a água. Experimente jogar com ele na Radiant Emerald. Para habilitá-lo basta pegar todas as esmeraldas e na tela de personagens ele está localizado abaixo do Sonic.

As Pistas

  Inicialmente são quatro pistas, todas começando com a letra R: Resort Island, Radical City, Regal Ruin e Reactive Factory Zone. Cada fase é muito grande, com inúmeras possibilidades de caminho. Você tem 3 objetivos básicos: vencer a corrida, juntar as esmeraldas e liberar os personagens secretos. Felizmente, é possível liberar os personagens separadamente. Conheça melhor cada uma:

Resort Island: Uma bela ilha tropical. É o típico primeiro cenário de todos os jogos do Sonic. Uma pista simples, sem muita complicação. Possui uma curva bem fechada após a sua metade. Se você bobear, vai direto pra água! Esmeralda: Essa fase contém uma única esmeralda: junte pelo menos 50 anéis e use a porta de 50 anéis antes da bifurcação da pista. Dica: não faça o looping completo, exceto se for para ganhar anel. Siga pela esquerda e ganhe tempo.

Radical City: Você está correndo dentro de uma cidade, entre prédios, lagos e avenidas. Uma pista um pouco mais complexa, mas que se você conhecer bem, vai se dar numa boa. Ela possui duas esmeraldas. Esmeralda 1: está dentro da porta que abre com 20 anéis, seguindo pelo lago logo após a faixa de largada (DICA: vá na volta 2 e escolha o tempo de Neve, para você não se afundar na água). Esmeralda 2: está dentro da porta que se abre com 50 anéis, não há como não ver. Dica: siga pela pista de baixo, é mais rápida.

Regal Ruin: Uma ruína em estilo civilização americana, como os astecas, com pirâmides e muitos detalhes. É a pista mais chata de todas, com curvas muito fechadas. Knuckles é melhor que o Sonic nessa pista. Esmeralda 1: Logo após subir a rampa do começo da fase, abra a porta com 20 anéis. Suba e vá até a pirâmide que vai se abrir. Volte rapidamente à pista porque você vai estar muito para trás. Esmeralda 2: logo após a linha de largada, abra a porta de 50 anéis na pista que segue pela esquerda. Atenção! É muito difícil pegar essa esmeralda. Antes de entrar na porta, freie, para não ir direto pra água. Depois pule com cuidado sobre as plataformas. Dica: há um belo atalho nessa pista. Pegue-o logo após subir a rampa e vire à esquerda e não à direita.

Reactive Factory: Uma fábrica em plena atividade. Não é uma pista difícil, mas é cheia de caminhos diferentes. Esmeralda 1: Atravesse o looping, e quando a pista seguir numa rampa à direita, siga a pequena entrada à esquerda. Acione a porta de 50 anéis e breque um pouco. A esmeralda cairá sobre o submarino. Pegue-a e corra para recuperar o tempo perdido. Esmeralda 2: Também depois do looping, siga à direita na pista inclinada e abra a porta de 50 anéis. Espere a esmeralda cair sobre o chão.

Radiant Emerald: uma fase movida pela energia das esmeraldas, ideal de ser jogada pelo Super Sonic. Uma pista fácil, cheia de retas e com apenas dois cortes de caminhos que estão atrás de portas de 50 anéis. Não tem segredo algum. É uma fase se divertir e curtir! Aparentemente esta fase se passa em outra dimensão ou no espaço, então não existem variações de tempo e clima nela, e a paisagem é sempre noturna. Vença a corrida nesta fase e você verá a seqüência final do jogo.

Esmeraldas do Caos

  Elas estão no jogo e estão escondidas dentro das fases, conforme o fase-a-fase mostrou. Após pegar as sete esmeraldas você poderá ativar o Super Sonic. O Super Sonic possui as mesmas habilidades que o Sonic e não consome anéis, como nos jogos do Mega Drive. Ele chega a flutuar de tão rápido, até mesmo sem afundar na água, quando você passa rapidamente. A habilidade do Super Sonic é a mesma do Sonic, apenas o pulo duplo. Para coletar os medalhões mais facilmente, tenha paciência! Primeiro libere o Super Sonic. Depois, colete os medalhões com o Super Sonic. A velocidade dele será fundamental.

Análise Técnica

  Sonic R não decepciona nos quesitos diversão. É um jogo que primeiro estranha-se. Mas depois entranha-se! Especialmente se você conseguir liberar todos os personagens e o Super Sonic. Seus gráficos são bons, com belos backgrounds. Mas peca pela falta de expressão dos personagens. O Sonic comemorando ou decepcionado é exatamente o mesmo. O que muda é a posição do corpo. Falta expressão facial nos personagens e isso era possível sim num 32 bits. Os efeitos sonoros são um pouco fracos também, mas a bela trilha sonora compensa. As músicas são todas cantadas e muito boas. Dão muito clima para o jogo. Jogar ele com música, é outra história! A jogabilidade é variável de personagem a personagem, mas num aspecto geral é deficitária. O jogo não é só corrida, também tem elementos de ação. Para coletar os medalhões, por exemplo, faz muita falta alguns movimentos. Para girar o personagem, por exemplo, leva-se uma eternidade (aperte Z ou X). E os personagens não andam para trás, o que atrapalha muito. A diversão fica garantida com os novos personagens e com o modo de pega-pega, muito original e divertido.

Curiosidades

Saturn x PC: a versão do Saturn possui gráficos mais enxutos. Isso por sinal deixa o jogo mais leve, menos poluído. Igualzinho em Sonic 3D Blast. No entando a versão para PC supera a do Saturn em todos os aspectos: nos efeitos, na engine do jogo e ainda na parte sonora.

Relançamentos: Sonic R foi ainda relançado na coletânea Sonic Gems Collection para Game Cube, Xbox 360 e Playstation 2.

A Lenda do Tails Doll: Sonic R é praticamente um meme da série Sonic. Uma lenda urbana em torno do Tails Doll ronda a Internet desde 2000 e pouco. A história é que o Tails Doll é um personagem amaldiçoado e que diversas pessoas teriam visto ele após jogar o game na versão do Saturn. Tudo não passa de uma brincadeira, mas ganhou muita popularidade.

Referência à Letra R: todas as fases de Sonic R começam com a letra R, fazendo referência ao nome do jogo.

Resumo Técnico

  Capa do jogo  Ficha técnica

Nome: Sonic R
Plataforma: Sega Saturn e PC
Gênero: Corrida
Distribuidora: Sega
Desenvolvedora: Traveller's Talles
Idioma: Inglês
Data de Lançamento: 11/11/1998 (US)
 
  Avaliação  Prós/Contras
Gráficos: 8,5
Som: 9,0
Jogabilidade: 8,0
Diversão: 8,5
Nota Geral: 8,5
Prós: Ótimas músicas, extras, vários personagens e muita diversão numa mistura de corrida e aventura.

Contras: Jogabilidade não é das melhores. Podia ter mais pista. Falta de expressão facial dos jogadores.

Por: Hyper Knuckles
Colaboração: Skar
Atualizado em: 10/01/2014