SONIC SPINBALL

Falhas Técnicas (Bugs)  Dicas e Códigos Secretos  Sonic em Outros Games  Detonados  Resumos/Reviews Previews Personagens Manuais de Instrução Página Inicial

  Mesmo não sendo um game muito popular, Sonic Spinball ganhou mesmo assim uma versão nos 8 bits, para o Game Gear em 1994. A versão é um pouquinho diferente da versão do Mega. Mas não deixa de ser um game original, pois agora Sonic deve virar uma "bolinha" de pinball e detonar com Robotnik!

Novidades

  Sonic Spinball difere em vários aspectos de sua versão para Mega Drive. O clima do jogo ainda é o mesmo: Sonic deve invadir a base de Robotnik que mais parece uma máquina de Pinball. Ou seja, maior parte do game você deverá encarar vários desafios nas máquinas, diminuindo aquele valor de velocidade que maioria dos games de Sonic possuem. Mas, ainda sim na versão de 8-Bits, Sonic resolve mais desafios e passa mais tempo fora das máquinas de Pinball do que a versão 16-Bits.

  As fases são um pouco diferentes e mais desafiadoras. Podemos ver mais mesas de Pinball e a velocidade que Sonic atinge as vezes é alta, dificultando a sua locomoção para um certo ponto. Algumas esmeraldas estão numa localização bem diferente da versão de Mega Drive e ainda sim é preciso fazer alguns Puzzles para achá-las. A primeira fase agora se chama Toxic Pools ao invés de Toxic Caves, por um motivo desconhecido. Fora isso, os elementos do cenário são os mesmos. O sistema de pontuação só aparece no final da fase ou quando você perde uma vida.

  O menu sofreu uma pequena mudança. Agora não é possível escolher a velocidade do game e sim sua dificuldade. Já a pequena apresentação da história de Sonic Spinball teve uma pequena mudança sendo bem simples, mas mesmo assim divertida para ver. A tela de apresentação da fase também ganhou uma reformulação, sendo melhor que a versão 16-Bits. Nessa tela, é possível ver a planta de toda a base de Eggman e saber sua localização, correspondente a fase.

  Maioria das músicas são diferentes da versão Mega Drive. Mas, a diferença principal fica para o estágio especial, logo após derrotar o chefe da fase. Agora, ao invés de salvar seus amigos que estariam encapsulados por Robotnik, Sonic deve percorrer por várias estruturas de pinball, coletando Rings e destruindo cápsulas para ganhar vidas e continues extras.

  Além disso, em cada fase existe uma passagem secreta que revela monitores de continue, vida e um monitor especial. Ao destruí-lo, uma parte de um código é mostrado na tela. Destruindo todos os monitores do jogo, você consegue uma senha para habilitar algo em especial.

Enredo

    Este é mais um plano de Robotnik! Transformar em robôs os cidadãos do mundo onde o Sonic vive, utilizando para tal, uma fábrica de última geração para a efetivação de seus planos, escondida num vulcão ativo, utilizando a própria energia do magma que corre pelos túneis do vulcão. A ‘Weg-O Fortress’, fábrica de Robotnik, é guardada por um sistema de Pinbal, que poderia afastar qualquer intruso, mas não é nada para Sonic, apenas ele mesmo para girar como uma bola de pinbal e destruir esse plano de Robotnik!

Análise Técnica

  Sonic Spinball segue a mesma linha de sua versão 16-Bits. O gráfico é bem simples e bonito para os termos 8-Bits e as máquinas, cenário e outros itens assemelham-se à versão Mega Drive. O Sonic também é o mesmo porém um pouco menor. As telas de apresentação, de história também são bonitas, principalmente pela tela de introdução da fase, que conta com mais detalhes que a versão16-Bits.

  A jogabilidade é confusa. Sonic às vezes é rápido demais ou justamente o contrário. Acertar algum tubo, para prosseguir pela máquina é difícil, ainda mais acertar pequenos interruptores que abrem caminho pela fase. Os loops que Sonic pega enquanto não está no formato de bola lhe dão uma imensa velocidade ficando muito difícil para frear, caindo num abismo rapidamente. A dificuldade é imensa e você irá passar um bom tempo travado na fase, o que irrita e muito!

  As músicas são bem simples e boas de se escutar. O som não é tão estridente e elas são bem compostas, tendo um ritmo adequado a fase. Já a diversão é boa. Mas ainda sim a dificuldade faz você desistir e esquecer do game por um tempo. Jogar a mesma fase inúmeras vezes é simplesmente irritante. O que salva são os estágios especiais no final.

Personagens e Habilidades

  Apesar da ajuda de Tails com o Tornado, apenas Sonic encara a aventura maluca das máquinas de Pinball. E com isso, contamos com a ajuda de algumas habilidades do ouriço. Elas são:

Pulo: Apertando o botão 1 ou 2 do controle, Sonic irá pular, somente se estiver fora de um mecanismo de Pinball. É útil para pegar Rings e fugir de obstáculos. Dentro do mecanismo de Pinball, os botões servirão para mexer os gatilhos e lançar Sonic para locais mais distantes. O botão 1 aciona o gatilho esquerdo e o botão 2 aciona o gatilho direito.

Spin: Fora do mecanismo de Pinball, Sonic poderá rolar e destruir seus inimigos. Para isso, segure o direcional para baixo enquanto corre e Sonic irá transformar-se numa bola, destruindo tudo pela frente.

Spin Dash: Habilidade ideal para adquirir velocidade além de destruir os inimigos. Para usar o Spin Dash, segure o direcional para baixo e depois o botão 1 ou 2 enquanto parado. Ao soltá-los, Sonic adquire uma velocidade incrível. Essa habilidade também só poderá ser usada fora do mecanismo de Pinball.

Fases

  Sonic Spinball é um game com poucas fases. Porém, elas são demoradas e seu desafio é imenso, prolongando mais o tempo de jogo. O objetivo de Sonic é coletar as Chaos Emeralds que estão espalhadas pela fase. Após coletar todas, você deverá encontrar uma passagem para o chefe da fase. Derrotando-o, você irá progredir para outra área. As fases são:

Toxic Pools: Com um nome um pouco diferente da versão 16 Bits, Toxic Pools é o primeiro desafio do game. Evite cair na água. Logo no começo, acione duas alavancas na parte de cima, para destravar dois tubos e pegar outros caminhos. Lembre-se também de derrotar os tubarões-robô para ativar mais passagens e coletar mais esmeraldas.

Chefe: Bem simples. Robotnik ficará sobrevoando com a sua nave, sem desferir nenhum golpe. Use os gatilhos para jogar Sonic para cima e acerte Robotnik várias vezes. Só tome cuidado com a volta. Se você cair dessa área, voltará para o mecanismo anterior.

Lava Powerhouse: Fase cheia de poças de lava. Evite cair nelas e quebre algumas paredes colidindo-as. Passando mais a frente, você irá cair num tubo que solta um vapor quente, fazendo Sonic subir. Use esses vapores para subir pelos tubos mais acima. Após pegar a primeira esmeralda, pegue o caminho da esquerda ou direita e no pinball mais à frente, quebre uma tampa que está bloqueando um tubo. Pegando esse tubo, você irá cair numa passagem com a esmeralda. Para pegá-la é preciso pular em pequenos botões que lhe jogam pra cima. Pegando a outra esmeralda usando o mesmo esquema, suba todo o estágio até Robotnik.

Chefe: Mais simples que  primeiro. Dois rostos do Robotnik ficam flutuando num recipiente. Suba nesse recipiente e acerte-os sem parar. Tome cuidado pois Sonic fica quicando em direção aos rostos. Qualquer erro faz você cair e voltar para o estágio.

The Machine: Fase eletrônica. Dessa vez, o número de esmeraldas a ser coletado é cinco. Três delas estão num recipiente coberto, no meio da fase. A primeira é facilmente encontrada. Basta mover-se para o lado direito do pinball. Existe uma esmeralda que está escondida na parte mais alta da fase, dentro de algumas "garras". Para abrir essas "garras", basta colidir numa pequena esfera azul que fica logo abaixo delas. Sonic irá quicar e abrir a garra. Numa delas está a esmeralda.

Chefe: Um pouco mais complexo. Destrua dois cabos que sustentam o núcleo, colidindo neles. Depois, destrua dois dispositivos que estão abaixo do núcleo. Assim você poderá entrar nele. Para entrar, use os gatilhos e entre com velocidade no núcleo da máquina. Sonic irá rodopiar e acertar as paredes do núcleo. Destruindo as duas paredes, o chefe é destruído e você prossegue para o último estágio.

Final Showdown: Último estágio. Não é nada tão complicado, pois as esmeraldas estão muito próximas umas das outras. São cinco ao total. Algumas delas estão flutuando numa seqüência de molas que fazem você quicar, impedindo alcançá-la. Para pegar a esmeralda, você terá de achar uma mola que lhe empurra em direção à ela. Pegando todas as esmeraldas, suba a fase toda até o chefe final.

Chefe: A única preocupação por aqui é de não cair, o que é muito fácil. Suba, utilizando os gatilhos e no final da arena, siga o caminho esquerdo ou direito. Nesses dois caminhos há duas válvulas que comandam a máquina. Quebre-as apenas correndo por cima delas e faça isso do outro lado. Quebrando todas as válvulas, Robotnik aparece com sua nave. Ele apenas ficará flutuando, acerte-o sem dó tomando cuidado para não cair. Depois de várias batidas, Robotnik é destruído e você verá o final do game e terá de esperar pelo longa tela de créditos!

Special Stage

  Os estágios especiais são bem diferentes da versão de Mega Drive e não deixam de ser divertidos! Agora, Sonic não terá de salvar seus amigos encapsulados e sim coletar Rings e monitores em pequenas construções num determinado tempo.

  Ao total, são 3 máquinas de Pinball. Sonic possui 1 minuto e 20 segundos para percorrer as três máquinas. Para passar de uma para outra, é preciso coletar um determinado número de Rings. Além das Rings espalhadas pelo tabuleiro, existem algumas cápsulas que quando destruídas, revelam monitores que podem adicionar-lhe vidas e continues e tempo extra.

Coletando o número de Rings, uma passagem à direita é destruída e você terá de prosseguir o caminho, até o final da fase. A única exceção ficar para o último estágio, em que a máquina está coberta por água e a única saída é para baixo.

Análise Técnica

  Capa do jogo  Ficha técnica

Nome: Sonic Spinball
Plataforma: Master System e Game Gear
Gênero: Pinball
Distribuidora: Sega
Desenvolvedora: Sonic Team
Idioma: Japonês Inglês (US)
Data de Lançamento: ??/08/1994 (Game Gear EU); 25/01/1995 (Master System BR/US)
 
  Avaliação  Prós/Contras
Gráficos: 8,0
Som: 8,0
Jogabilidade: 6,0
Diversão: 6,0
Nota Média: 7,0
Nota Geral: 7,0
Prós: Idéia de Pinball com aventura é criativa. Versão 8-Bits não deixa a desejar para a de 16-Bits. Gráficos e músicas simples e ideais. Escolha de nível de dificuldade. Os estágios especiais são divertidos.

Contras: Jogabilidade esquisita. Dificuldade extrema. Falta do sistema de pontuação da versão de Mega Drive.

Por: Dark Fou-Lu
Atualizado por: Hyper Knuckles
Atualizado em: 10/01/2014