MARIO & SONIC AT THE OG

Falhas Técnicas (Bugs)  Dicas e Códigos Secretos  Sonic em Outros Games  Detonados  Resumos/Reviews Previews Personagens Manuais de Instrução Página Inicial

 

  O sonho de todos os fãs se realizou somente agora em 2007: finalmente temos o primeiro jogo oficial em que o Sonic e o Mario estão presentes juntos. Muitos já imaginavam a cena: como seria o Sonic e o Mario juntos? Alguns fãs já produziram arquivos em flash sobre isso, onde o Sonic e o Mario se guerreiam até a morte. Contudo, o objetivo deste jogo não é despertar a ira e a violência entre os personagens, mas sim o espírito de competição esportiva, adiantando-se às Olimpíadas de 2008. O game é o Mario & Sonic at the Olympic Games, também conhecido no Japão como Mario & Sonic at the Beijing Olympics.

Novidades

  No final de 2007 e no começo de 2008, como era de se esperar saiu a versão do game para Nintendo DS, e muitos ficaram contentes com esse jogo, pois o Sonic e o Mario estavam juntos pela primeira vez no game. Desde o lançamento, a versão Wii já tinha vendido mais de 5 milhões de cópias pelo mundo todo, e isso tem deixado os fãs de Sonic e Mario muito contentes, pois se baseia numa das maiores competições do mundo: as Olimpíadas de Pequim.

E a aparência em 3D surpreende e o jogo parece real, pois no game os personagens dos jogos de Sonic e Mario disputam diversas modalidades esportivas. O game traz diversas opções de jogar, e sendo assim, ele é um dos games mais vendidos do Brasil atualmente. Porém o game recebeu várias críticas quando saiu, o que não impediu seu sucesso pelo Brasil  e no Mundo.

Modos de Jogo

Single Match Mode: Neste modo o usuário poderá jogar as modalidades olímpicas e posteriormente os Dream Events, depois de desbloqueados, individualmente ou um grupo (de 2 a 4 jogadores conforme a modalidade).

Circuit Mode: Competição numa série de eventos em circuito, para ganhar a maior pontuação. Existem vários circuitos, cada um com nome de um planeta. Pode ser jogado de 1 a 4 jogadores.

Mission Mode: O modo de missões do jogo, refere-se principalmente a desafios especiais das modalidades olímpicas. Eles variam desde conseguir uma determinada pontuação num evento, ou vencer um personagem especialista num evento. A dificuldade varia muito, pois existem eventos muito fáceis e até desafios bem difíceis, como vencer o Sonic extremamente rápido com Mario na corrida.

Bônus: Este modo se refere a um extra do game. Ele possui perfis de personagens, pequenos mini games e muitas curiosidades sobre os Jogos Olímpicos. No entanto parece que foi bem concebido e é divertido de se jogar, principalmente depois das modalidades normais.

Personagens

  O jogo apresenta ao toto 16 personagens, divididos em 4 grupos de habilidades especiais:

Power Type: É relativo a personagens de força (Knuckles, Bowser, Vector e Wario). São os melhores em modalidades, onde é essencialmente necessária maior força, como no Arremesso de Peso.

Speed Type: É relativo a personagens velozes (Sonic, Yoshi, Shadow, Daisy). Como é lógico, estes personagens são melhores em provas de corrida.

Skill Type: É relativo a personagens técnicos (Peach, Tails, Waluigi, Eggman). Estes personagens são melhores em provas onde é preciso algo diferente de Força e Velocidade, como nas provas de Tiro ao Alvo e Arco e Flecha.

All Around: É relativo a personagens equilibrados (Mario, Amy, Luigi e Blaze). Estes personagens possuem menos desvantagens e menos vantagens em eventos, já são equilibrados.

Acompanhe embaixo, a lista de todos os personagens jogáveis:

  No Team Mario, fazem parte o Mario, o Luigi, a Peach, o Wario, o Yoshi, o Bowser, o Waluigi e a Daisy.

  No Team Sonic, fazem parte o Sonic, o Tails, o Knuckles, a Amy Rose, o Shadow, a Blaze, Vector e o Eggman.

  No jogo também temos alguns outros jogadores que não são jogáveis, mas fazem parte da arbitragem do jogo, são eles  Cream, Toad, Lakitu, Espio e Charmy. Durante alguns eventos, onde esta presente uma platéia, o público é constituído por Chaos e Yoshis, e outros personagens de ambas as séries, pois fica meio estranho ver esses personagens fantasiados em um estádio muito realístico.

Modalidades

  Como todo mundo sabe, o jogo é tipo um simulador de Olimpíadas, e foram feitos diversos tipos de modalidades no jogo. Logo a seguir, falaremos de cada uma das modalidades do jogo e instruções de como se joga em cada uma delas. As modalidades do jogo são:

Corrida

  - 100 Metros: 4 Personagens,  competirão pela medalha de ouro nas pistas olímpicas. No início você seleciona com ajuda de uma stylus (caneta) quem vem com o console, na tela do game e deve ficar pressionada sobre a tela durante a contagem. Quando der a largada, você deve mover a stylus para a direita para dar o impulso inicial. Depois basta mover a stylus para a direita e esquerda para ganhar velocidade. Assim, quanto mais pressionar a stylus rapidamente na tela, mais o personagem fica rápido. A dica para ganhar velocidade é que além de passar a stylus na seta e passar nas estrelas também, o personagem ganha uma velocidade bem alta e um ponto de exclamação aparece em cima da cabeça dele.

  - 400 Metros: Use a stylus para carregar e quando der, a largada mova a caneta para a direita, para o passo inicial. Um coração mostra teu fôlego. Uma dica é mover a stylus de um lado para o outro lentamente, pois assim evita que a barra passe para a faixa amarela e perca fôlego.

  - 400 Metros com Barreira: Você irá usar a stylus pra jogar esse evento. Quando a palavra READY! Aparecer, toque na tela sensível, deixando a stylus pressionada para carregar o power. Quando aparecer GO! , deslize a stylus para a direita para começar a se mover. Corra movendo a stylus para a direita e esquerda. Controle sua velocidade para que sua estima não abaixe (evite que passe da faixa amarela), quando chegar perto da barreira, espere aparecer o sinal, e toque a tela sensível para pular. Quando estiver na reta final, vai aparecer FINAL SPRINT e a barra de estima irá sumir, mova a stylus rapidamente e pronto.

Arremesso de Peso

  Use a stylus para jogar esse evento. Deslize em movimentos circulares contínuos, na tela sensível de seu personagem (a direção da rotação não interfere). Para arremessar, remova a stylus no momento que aparecer “3, 2, 1, !”, para lançar o martelo. Uma dica importante é remover a stylus, quando aparecer o ponto de exclamação para um bom arremesso.

Lançamento de Dardo

  Use a stylus para jogar esse evento. Com a stylus, faça o personagem correr deslizando esquerda e direita na tela sensível pressionando-o. Quando aparecer “SPEED LOCKED”, deslize diagonalmente a esquerda inferior, para preparar o lançamento. Deslize diagonalmente para a direita superior a seu ângulo desejado para lançar o dardo. Tenha cuidado para não infringir as regras!. Uma dica importante quanto mais se acelerar a stylus para o personagem correr mais rápido, mas força ele terá para lançar o dardo, procurando lançar o dardo, um pouco antes da linha branca.

Salto Triplo

  Use a stylus para jogar esse evento. Primeiramente com o auxílio de um microfone, bata palmas para poder dar incentivo ao personagem, pois isso talvez possa dar mais ajuda para o personagem saltar mais longe. Com a stylus faça o personagem correr deslizando esquerda e direita o mais rápido que puder na tela sensível. Quando aparecer “SPEED LOCKED”, sua velocidade será fixada. Salte perto da tábua de partida, usando a stylus, deslizando três vezes na tela sensível, no ângulo que se quer o pulo, passo e salto. E uma dica importante sempre salte antes da linha da partida, e hora dos três saltos, procure sempre apontar o ângulo para cima, para que o salto saia perfeito, e sem problemas na pontuação.

Salto em Distância

  Use a stylus pra jogar esse evento. Depois na hora que o personagem estiver batendo palmas, use o microfone para bater palmas, para dar mais incentivo para o personagem, pois assim ele ira saltar mais alto, e conseguir uma boa colocação. Depois com a stylus, faça o personagem correr deslizando a stylus para a direita e esquerda, e vai correndo até aparecer “SPEED LOCKED”, a velocidade vai ficar fixada. Depois quando chegar perto da tábua de partida, faça o personagem saltar pro alto, para conseguir uma boa colocação. Uma dica importante é sempre saltar um pouco atrás, não muito da tábua de partida.

Arco e Flecha

  Use a stylus para jogar esse evento. Comece armando teu arco para jogar, deslize-o para baixo na tela sensível ao toque para puxar o arco e a flecha, segurando o arco um pouco, até que você esteja pronto para libertar a flecha. Deslize na tela sensível ao toque, para apontar o alvo na tela de topo. Sempre observe a velocidade de vento e direção. Ergue longe da tela sensível ao toque para disparar a flecha. Dispare a flecha, só quando os cursores preto e vermelho se enfileirarem para aumentar a precisão do disparo. No caso de empate em total de ponto, o vencedor é o personagem que disparou os alvos em menos tempo.

Esgrima

  Use a stylus e as setas do DS, para jogar esse evento. Você joga uma eliminatória com 4 personagens.  Para movimentar o personagem você pode usar as setas do controle, ou o botão Y vai para a direita e o botão A vai para a esquerda, e movimente o personagem. Introduza sempre na mesma direção, para dar um passo rápido. Com a stylus, vai em direção ao oponente e ataque-o, usando a tela sensível ao toque. Uma dica na hora que atacar use o stylus pra cima e depois por frente. Quem fazer 10 pontos primeiro vence a partida. Para se defender basta posicionar o stylus para cima, e o ataque do oponente será bloqueado, se funcionar a defesa o oponente afastara.  Deslize longe de seu oponente na tela sensível para executar uma finta.

Tênis de Mesa

  Use a stylus e os botões A e B, para jogar esse evento. Será uma eliminatória, com 4 personagens.  Você começa usando o botão B para sacar a bola. Para movimentar o personagem use as setas do controle, tanto pra esquerda, como pra direita. Você deve usar o botão A também para sacar, contudo se apertar o B e as setas ao mesmo tempo, o bola ficara num trajeto de uma certa cor, que também determina a velocidade. A bola pode estar com o trajeto branco, amarelo e vermelho. Contudo o vermelho é o que da mais velocidade na bola.  O personagem que chegar a 5 pontos primeiro vence. Uma dica importante, que procure sempre jogar a bola pelos cantos, e com a trajetória vermelha, assim o oponente não ganha de você.

Natação

  Use a stylus e os botões L e R pra jogar esse evento.  Quando aparecer “READING!”, toque e mantenha contato com a tela sensível ao toque para aumentar o poder.  Depois quando aparecer “GO!”, pule para mergulhar. Vai dando movimentos de cima e baixo, na stylus para ir nadando rápido. Os estilos natatórios variam (formas) variam do caráter do personagem que se comanda. Quando o fôlego do personagem acabar, aperte R ou L, para o personagem respirar. Continue respirando e nadando rápido com a stylus para ganhar a prova. Dica na hora que o personagem estiver virando para o outro lado, pressione a stylus em cima do personagem, para fazer ele nadar mais rápido, para ganhar a modalidade.

Plataforma de 10 Metros

  Use os botões A, B, Y e X, para jogar esse evento. Na hora que o personagem se preparar para saltar da rampa, vai aparecer uma barra que indicará a força do salto que o personagem vai fazer. Quando a barra estiver bem cheia aperte o botão A, que ele vai lá em cima. Em pleno ar, introduza os comandos que verá no canto direito da tela de topo, e segue através dos botões A, B, X e Y, comandos que você vê na tela. Depois de bem sucedido os comandos, é hora de fazer a entrada na piscina, para isso fica observando a seta vermelha, que aparece abaixo da cabeça do personagem. Depois quando o personagem estiver de ponta cabeça, e com a seta indicando pra baixo, aperte A, e mergulhe na água completando a apresentação. Uma dica, para se conseguir uma pontuação alta primeiro não demore muito para dar os comandos, salte bem alto e acima de tudo na hora que entrar na água, depois de girar bastante, posicione o personagem em linha reta, para mergulhar.

Ciclismo

  Nessa modalidade use os botões R e L, além das direcionais do controle. Ao iniciar uma corrida, segure os botões R e L para carregar o poder. Quando a palavra “GO!”, aparecer solte os botões e aperte-os seguidamente para pedala. Use as direcionais para mover o personagem para a direita e esquerda, pegue os corações que aparecerem para ganhar fôlego. Caso teu fôlego se esgote pare de pedalar por um tempo para recuperá-lo.

Trampolim

  Use a stylus para jogar esse evento. Deslize a stylus para cima para pular. Continue deslizando  quando o personagem tocar na rede, você terá 20 segundos para pegar a altura certa. Depois aperte os comandos que aparecerem na tela, e mova a stylus quando tocar o trampolim. Se acertar todos os comandos o seu limite de 10 pulos vai aumentá-la (o máximo é pulos 30).

Salto sobre Cavalo

  Use a stylus para jogar esse evento. Corra deslizando com a stylus, para a direita e esquerda na tela sensível ao toque.  Na hora que o personagem chegar no aparelho do cavalo, na tela sensível ao toque com a stylus em cima do aparelho, pois isso vai dar tempo de desempenho.  Quando teu personagem estiver no ar, aparecerão alguns comandos de toque em ordem, com a stylus vai riscando o formato que aparecer dos comandos, e comece no 1,  e depois no 2 e assim por diante. Se fizer a seqüência dos comandos certos e completar a figura, o personagem vai ter movimentos de giro maiores, assim como se acompanhe no sinal de seta circular, que indica quanto que o personagem girou no ar. Toque a Tela sensível ao toque no chão no momento que seus pés aderirem sua aterrissagem e evitar cair. E aparecera um sinal de exclamação na hora da aterrissagem, e seja rápido senão, teu personagem vai conseguir ficar firme no chão. Se o personagem perder o equilíbrio, clica no meio da barra de metro de equilíbrio para ele ficar firme no chão.

Tiro ao Alvo

  Use a stylus e os botões R e L para jogarem esse evento. Toque a Tela sensível ao toque para pedir objetivos. Quando você chamar, o evento começará e serão lançados objetivos no ar. Você também pode apertar o Botão A,ou falar ao invés para o microfone. Os eventos começarão automaticamente em 5 segundos. No caso de empate em total de ponto, o vencedor é a pessoa que usou menor de tempo da chamada para o último tiro deles/delas. Deslize na Tela sensível ao toque para mover a arma mirando na tela de topo. Quando as linhas designadas para cima com a visão mirando, aperte  o botão R ou L para atirar!. Uma coisa importante nessa modalidade você tem que o objetivo de acertar 40 alvos com 40 tiros no total em  8 rodadas. O vencedor é aquele que acertar mais alvos em menos tempo. Uma dica pra verificar um alvo, se pode observar que sempre vai aparecer uma seta azul indicando o local que o alvo vai aparecer, então fique esperto na seta azul que aparecer.

Dream Events

    Os Dream Events são um modo específico do jogo e secreto, que é ativado através do modo Circuit, em que à medida em que você for passando os circuits, estará  liberando os Dream Events. Esse modo de jogo lembra muito as fases de Mario Party. As modalidades disponíveis possuem aspectos, de corações, power-ups e ataques especiais, sempre no estilo dos jogos tanto do Sonic quanto do Mario. Os jogos são 8 no total:

Dream Race (Corrida): É uma corrida cheia de obstáculos e power-ups (1 a 4 jogadores)

Dream Long Jump (Salto): Salto do céu, fazendo uma combinação de truques e evitando obstáculos e adversários para chegar primeiro ao solo. (1 a 4 jogadores)

Dream Fencing (Esgrima): É um Dream de combate. Aqui cada personagem possui ataques especiais, é bem familiar a esgrima normal, mas é muito divertida. (1 a 4 jogadores)

Dream Table Tennis (Tênis de Mesa): É uma mesa de ping-pong mágica, que oferece uma habilidade especial, para cada personagem. (1 a 4 jogadores).

Dream Basketball (Basquete): É um Dream de Basquete, aqui você tem que converter as bolas nas cestas voadoras, vence aquele personagem que conseguir mais pontos, e contém vários itens e power-ups, pra ajudar nos Combos. (1 a 4 jogadores).

Dream Boxing (Boxe): É um Dream de Combate, aqui você luta uma luta de boxe, tentando acertar o personagem com as mãos, e todos os personagens possuem ataques especiais, se o personagem cair em nocaute, tenta levanta-lo, antes que o coração encha e de os 10 segundos. (1 a 4 jogadores).

Dream Shooting (Tiro ao Alvo): É um Dream de Tiro, aqui ao invés de acertar alvos como discos, você vai acertar os robôs que aparecerem e cada um tem uma pontuação diferente, além dos itens que terá que pegar e ainda temos um chefão no final. Vence aquele que conseguir o maior número de pontos pelos alvos atingidos. (1 a 4 jogadores).

Dream Canoe (Canoagem): É um Dream de canoagem, aqui você tem que ir em volta de uma ilha pegar mais moedas possíveis em menos tempo e tenha cuidado pra não ser atingido por uma bomba e outras armadilhas que surgirem, pois poderá perder moedas e cair na colocação, e tem itens pra você pegar. Vence aquele que coletar mais moedas em menos tempo. (1 a 4 jogadores).

  Os oito Dream Events são baseados nas modalidades dos Jogos Olímpicos, que graças à adição de Power-ups e efeitos especiais, e aos cenários mais familiarizados com ambas as séries, é o modo de jogo mais divertido.

Análise Técnica

  O game possui ótimos gráficos 3D, proporcionais à capacidade do Nintendo DS. Tem cores vivas e fortes e o game como um todo é muito bem desenhado, o que traz ótimos resultados por ser um game de esporte. Os sons são razoáveis, poderiam ter sido  melhores, mas trazem sempre um ótimo acompanhamento para o game. Nos Dream Events, as músicas são baseadas nos jogos do Mario e do Sonic. A jogabilidade varia muito, mas existe a hora de usar a stylus em alguns eventos, o que complica sua jogabilidade nesse quesito. A sombra e a iluminação ficaram bem feitas. Nas animações em alguns eventos temos alguns efeitos especiais, para dar mais diversão no game. A impressão que dá, é que o jogo embora seja muito divertido, poderia ter sido melhor.

Parceria Sega – Nintendo

  A Sega e a Nintendo surpreenderam ao anunciar um jogo com seus mascotes. O jogo obteve a licença pelo Comitê Olímpico Internacional. O jogo é para todas as idades, principalmente para as crianças. Com isso fizeram algo diferente no Sonic, e pensaram numa forma de promover o espírito olímpico. O jogo está fazendo o maior sucesso nas vendas pelo mundo todo.

Curiosidades

  Não é bem uma coisa importante, mas o nadador Kosuke Kitajima, ganhou uma medalha de ouro com muito sangue, suor, e... Mario & Sonic at the Olimpic Games para Wii!!! Confira em http://www.gamestart.com.br/news.php?in=8950

Ficha Técnica

Capa do jogo

 Dados

X

Nome: Mario & Sonic at the Olympic Games (EUA); Mario & Sonic at the Beijing Games (Japão)

Plataforma: Nintendo Wii e Nintendo DS

Gênero: Esportes e Crossover

Distribuidora: Sega e Nintendo

Desenvolvedora: Sega Studios e Sega Sports

Idioma: Multi-Idiomas

Data de Lançamento: 6/11/2007

 

  Avaliação

 Prós/Contras

Gráficos: 8,3

Som: 9.0

Jogabilidade: 7.5

Diversão: 9.5

Nota Geral: 8.5

Prós: Mário & Sonic juntos em um jogo; bastante modalidades e personagens; incríveis ranking mundiais.

Contras: Contém várias modalidades semelhantes e enjoativas; usar a stylus em vários eventos.

Por: Tails Georgelemon
Colaboração de: Andersonic
Atualizado em: 09/03/2013