MARIO & SONIC AT THE OG

Falhas Técnicas (Bugs)  Dicas e Códigos Secretos  Sonic em Outros Games  Detonados  Resumos/Reviews Previews Personagens Manuais de Instrução Página Inicial

  O sonho de todos os fãs se realizou somente agora em 2007: finalmente teremos um jogo em que o Sonic e o Mario estarão no mesmo game. Muitos já imaginaram a cena: como seria o Sonic e o Mario juntos? Alguns fãs já produziram arquivos em flash sobre isso, onde o Sonic e o Mario se guerreiam até a morte. Contudo, o objetivo deste jogo não é despertar a ira e a violência entre os personagens, mas sim o espírito de competição esportiva, adiantando-se às Olimpíadas de 2008. O game é o Mario & Sonic at the Olympic Games, também conhecido no Japão como Mario & Sonic at the Beijing Olympics.

  Isso mesmo: Sonic e Mario estão juntos num game de competição olímpica. O jogo tem muito mais de simbólico do que propriamente o jogo em si. Isso porque jogo de Olimpíadas nunca foi e nunca será o estilo de jogo favorito dos gamers. Muito pelo contrário, tendem naturalmente a ser jogos chatos, no entanto graças ao Wii-Remote, que possui sensores de movimento e ângulo capazes de proporcionar uma jogabilidade nunca antes vista nos jogos, o jogo foi muito esperado pelos jogadores, e até ganhou o prémio “Melhor jogo do Wii” no evento “Games Convention” de 2007. No entanto, a critica reclamou muito do jogo quando este saiu; dizendo que as modalidades eram muitas mas muitas semelhantes. Também realçaram que muitas não possuem controles divertidos, e provocavam cansaço ao jogador.

Novidades

  Diferentemente da franquia Sonic e um pouco mais acostumado as variações de esporte da franquia Mario, Mario & Sonic At Olympic Games traz o universo das olimpíadas de uma forma mais cômica e divertida que o normal, com os dois mascotes mais famosos no mundo dos videogames. A idéia da Sega a principio foi criar um game voltado para as Olimpíadas. Mais tarde, surgiu a vontade da empresa de criar a parceria com a franquia Mario da Nintendo, criando assim o game.

  Todos as arenas e cenários do jogo são baseados nos estádios de Pequim. A Sega teve de conseguir uma autorização, além de pagar, para representar a semelhança dos estádios no game. Tudo é muito bem detalhado, assim como os personagens bem iluminados e a torcida geralmente composta de personagens das duas franquias. O game é uma pitada de esportes olímpicos junto de alusões as duas séries, espalhadas por vários lugares que trazem boas lembranças.

  As modalidades presentes são as modalidades tradicionais pertencentes aos jogos olímpicos. Você irá encontrar provas de natação, tiro ao alvo, arremesso de lanças, corrida com e sem barreiras além de outras bem interessantes como esgrima e tênis de mesa. Todas as modalidade estão organizadas em grupos e muitas delas precisam ser habilitadas. Como o Wii utiliza seu controle de forma interativa, algumas modalidades terão um controle baseado na vida real, de uma maneira mais fácil de aprender enquanto outras irão requerer velocidade do jogador e jeito para manusear o Wii Mote. Algumas provas usarão o conjunto do controle: O Nunchuck, parte com o direcional analógico e o Wii-Mote, parte dos botões. Já outras provas precisarão ser feitas somente com o Wii-Mote, informado ao jogador para retirar o Nun-Chuck e dar início à prova. Ainda existem outras modalidades que o uso do Nunchuck é opcional, ou seja, depende do jogador se ele quer jogar somente de Wii-Mote ou não.

  Voltando aos personagens, Mario & Sonic At Olympic Games oferece uma grande variedade de personagens das duas franquias. São oito personagens de cada série, totalizando 16 ao final. Como o game oferece suporte a Multiplayer, será possível competições ao gosto dos jogadores, como Mario versus Sonic ou Tails versus Bowser. Cada personagem possui características diferentes. Na tela de escolha de personagens, você encontrará uma pequena janela informando em quais habilidades o personagem se destaca. Por exemplo: Sonic tem uma boa aceleração e velocidade, mas peca um pouco na força. Com base nesses dados e em qual modalidade você irá competir, a preferência é selecionar um bom personagem para aquela modalidade. De qualquer forma, é possível encontrar alguns status absurdos. Outro exemplo: Mario é mais rápido que Knuckles. Além dos personagens jogáveis, outros da série aparecem na torcida e como juízes. É o caso do Vector e da Cream, por parte da franquia Sonic. Além dos personagens, será possível jogar com o seu Mii. Mii é uma espécie de boneco que pode ser criado para o Nintendo Wii. Além do game "Wii Sports", no qual você poderá criá-lo, ele estará disponível em outros games e Mario & Sonic é um desses.

  Existe também um modo que não pode passar por despercebido: Trata-se do "Dream Events". Assim como diz o nome, são competições em lugares que trazem bastante o clima de Mario e de Sonic. Nesse modo, os personagens ganham habilidades especiais em algumas modalidades, deixando o game ainda mais competitivo, além de habilitar extras.

  Infelizmente, uma das opções mais esperadas pelos fãs não aparece de forma correta neste título. Num game aonde as disputas são bem acirradas, além do clima de disputa amigáveis entre mascotes, todos esperavam por partidas online, hospedadas no servidor de uma das empresas. Infelizmente, isso não acontece. A Sega preferiu que o jogador registrasse seus recordes, passando-os para internet. Assim, outros jogadores visualizarão os recordes de cada modalidade e tentarão quebrá-los. Não é a forma mais interessante de conteúdo online, mas vale a intenção.

Análise Técnica

  Mario & Sonic At Olympic Games é um jogo divertido, mas não consegue passar toda sua animação para alguns jogadores. O Game foi bastante especulado e bem falado em todo seu progresso de criação, mas em seu lançamento, as opiniões "magicamente" mudaram. O game é muito bom, principalmente para ser jogado com vários amigos, mas por outro lado ele não cumpre tudo aquilo que parecia ser promissor.

  Graficamente, o game é muito bonito. Os modelos dos personagens possuem uma utilização bem exagerada da iluminação. Apesar de alguns detalhes não estarem muito bem postos para os games de nova geração, o conjunto gráfico é bem competente e bonito ao mesmo tempo. Os backgrounds são agradáveis e também bastante iluminados, principalmente o efeito de água que é muito bonito em consoles dessa nova geração.

  A jogabilidade inovadora é um tanto confusa de ser explicada. Será possível utilizar o Wii Mote e "mirar" na TV a opção desejada para escolhê-la. Nas provas, antes de começar a jogar, é possível ler um guia de cada modalidade, explicando com figuras e animações os movimentos necessários para a realização da prova. É aí que o problema chega: Muitas modalidades trazem movimentos iguais e com o tempo desanimam o jogador. Outras provas trazem alguns movimentos mais complexos para ser realizados, segurando botões e soltando assim que chacoalhar o Wii-Mote. Com uma ou duas tentativas, os controles já ficam mais fáceis de ser executados. O outro problema é a constante mudança do Wii-Mote para a execução de provas que precisam somente do Wii-Mote ou as que precisam do Nun-Chuck. O jogador pode ficar um pouco perdido com os movimentos e perder a paciência junto. De qualquer forma, tudo é ajeitado com o tempo. Quem não estiver acostumado com o controle do Wii achará o game bem difícil. Quem já teve experiências de games que utilizam bastante o controle, irá gostar bastante do game e pegarão fácil os controles. A dica é praticar nas provas que precisam usar o mesmo movimento. Apesar de ser repetitivo, fica fácil pegar o movimento delas.

  Mas a jogabilidade não é ruim. O fator que peca é essa repetição de movimentos em diversas provas. Na verdade, temos um jogo bem divertido e engraçado, principalmente para quem vê as pessoas jogando. E essa é um do fator que diverte bastante: o jeito desengonçado no qual algumas provas deixam o jogador, que busca balançar o controle o mais rápido possível, quando as vezes é preciso somente um jeito mais adequado com o controle. Sem dúvida, as provas mais interessantes são as de esgrima, trampolim, tênis de mesa e salto triplo, na qual o jogador pode pedir o incentivo da torcida no começo de sua apresentação, fingindo estar batendo palmas com o controle do Wii.

  A parte sonora do game não é tão destacada quanto as músicas contagiantes das franquias, mas também tem seu valor. Misturado as músicas de clima olímpico, temos algumas músicas clássicas de Sonic e Mario e efeitos sonoros bem agradáveis. Os efeitos sonoros são bem feitos e incorporam o clima fantasioso da olimpíada. De qualquer forma, quem procura uma trilha sonora bem empolgante, típica de games de Sonic e Mario, vai se arrepender de começo.

  A diversão é o importante do game e ganha seu destaque em Mario & Sonic At Olympic Games. O game é sem dúvidas um dos mais divertidos para ser jogado em Multiplayer dessa nova geração. Todas as provas vão exigir experiência junto de um pouco de sorte. Enquanto algumas são bem fáceis de conseguir uma boa colocação, outras são bem desafiadoras. O game para somente um jogador também traz muita diversão, mas nem tanto quanto o esperado com o modo Multiplayer. De qualquer forma, a dificuldade em algumas provas e os extras a serem habilitados fazem com que o jogador fique entretido com o game por um bom tempo, ainda mais se ele gostar bastante de esportes, de olimpíadas e dos mascotes, claro. A melhor opção nesses casos é procurar quebrar algum recorde online.

Modos de Jogo

  Antes de começar a jogar, algumas opções estarão disponíveis ao jogador. Antes de tudo, o sistema de save aparecerá. O interessante é que você pode colocar a bandeira de um país no save. Vários países estão disponíveis, inclusive o Brasil. Os modos de jogo são:

Single Match Mode: - Neste modo, você poderá jogar as modalidades olímpicas e posteriormente os DreamEvents, depois de desbloqueados, individualmente ou em grupo (de 2 a 4 jogadores conforme a modalidade)

Circuit Mode: Competição numa série de eventos em circuito, para ganhar a maior pontuação. Existem vários circuitos, cada um com um nome de um planeta. Pode ser jogado de 1 a 4 jogadores

Mission Mode: O modo de missões do jogo, refere-se principalmente a desafios especiais das modalidades olímpicas. Eles variam desde conseguir uma determinada pontuação num evento, ou vencer uma personagem especialista num evento. A dificuldade varia muito, existem eventos muitos fáceis até desafios bem difíceis, como vencer um Sonic extremamente rápido com Mario na corrida.

Bonus: Este modo de jogo parece um dos extras metidos no jogo ao último tempo. Possui perfils de personagens, pequenos mini games e curiosidades sobre os Jogos Olímpicos. No entanto, parece que foi bem concebido e é divertido de se jogar, principalmente depois das modalidades normais.

Personagens

 Seguindo uma tendência desde Sonic Heroes, novamente os personagens serão divididos por grupos de habilidades especiais:

Power Type é relativo a personagens de força (Knuckles, Bowser, Vector e Wario). São melhores em modalidades onde é essencialmente necessária maior força, como no Arremesso de Peso.
Speed Type é relativo a personagens velozes (Sonic, Yoshi, Shadow, Daisy). Como é lógico, estes personagens serão melhores em provas de corrida.
Skill Type é relativo a personagens técnicas (Peach, Tails, Waluigi, Eggman). Estas personagens serão melhores em provas onde é preciso algo diferente de Força e Velocidade, como as provas de Skeet e Arco e Flecha
All Around é relativo a personagens equilibradas (Mario, Amy, Luigi, Blaze). Estas personagens possuem menos desvantagens e menos vantagens em eventos, já são equilibrados.

  Abaixo segue a lista completa de personagens jogáveis:

Team Mario:

- Mario
- Luigi
- Peach
- Wario
- Yoshi
- Bowser
- Waluigi
- Daysi

Team Sonic:

- Sonic
- Tails
- Knuckles
- Amy
- Shadow
- Blaze
- Vector
- Eggman

  Os jogadores também poderão escolher um Mii para jogarem em qualquer evento. Um Mii é uma espécie de avatar guardado na memória do Wii, que você pode utilizar em jogos compatíveis. Você pode editá-los indo ao Mii Channel no menu principal do console. Também haverá personagens não jogáveis no jogo para certos eventos, como Cream, Toad, Lakitu, Espio e Charmy fazendo o papel de Árbitro. Durante alguns eventos, onde está presente uma platéia, o publico é constituído por Chaos, Yoshis e outras personagens secundárias de ambas as séries, é estranho ver estas personagens fantasiadas num estádio realístico.

Modalidades

  O jogo vai é um simulador das olímpicas de 2008 mas com as personagens dos dois universos. Sendo já confirmado varias competições, com detalhes sobre o seu estilo único de jogo. Antes da modalidade começar serão dadas as instruções de como jogar, por isso não se preocupe. Segue abaixo a lista de modalidades, com os detalhes das diferentes modalidades:

Corrida

8 Personagens, competirão pela medalha de ouro nas pistas olímpicas. No início uma barra de energia aparece para carregar (botão B), quanto mais alta será a barra, maior será a sua velocidade, depois o jogador terá que abanar o Wii-Remote e Nunchuck na vertical como se fossem as pernas dos atletas o mais rápido possível. (cansativo não?)

Variações:

. Revezamento 4 x 100m
. 100m rasos
. 400m rasos

100 Metros Barreiras

Será igual aos 100 Metros em corrida, porem quando aparecer uma barreira o jogador terá que apertar o botão B do Wii-Remote. Se o jogador fizer na altura certo ganhará mais velocidade, para assim vencer a corrida. Caso contrario a barreira irá cair e o personagem irá perder velocidade.

Variacões:

. 110 metros barreiras
. 400 metros barreiras

Arremesso de Peso

Esta competição decorrerá por turnos, sendo o objetivo atirar mais longe o peso. Para fazer tal, os jogadores terão que imitar o movimento da personagem, abanando os controles por cima da cabeça, pressionando o botão B. Quando atingir a velocidade máxima é preciso largar o botão B, na altura certa para lançar o martelo. Quanto mais longe maior a pontuação.

Arremesso de Dardo

Com o mesmo objetivo do Arremesso de Peso: lançar o objeto (neste caso o dardo), o mais longe possível. Inicialmente o jogador terá que correr, para dar impulso ao lançamento. Quando se aproximar da linha final, o jogador terá que apertar ao mesmo tempo A+B, para lançar o dardo. Se carregar demasiado cedo o dardo pode ir menos longe, e se demorar muito o personagem poderá calcar a linha, levando á sua desclassificação.

Salto Triplo

Para simular o triplo salto, o jogador terá que abanar primeiro o Wii-Remote para baixo, depois o Nunchuck e outra vez o Wii-Remote, representado os três saltos do personagem. Isso tudo durante o tempo certo, por isso você terá que acompanhar os movimentos do personagem na tela. O jogador terá 3 oportunidade, e será contada o melhor performance dessas três.

Salto em Distância

O jogador para começar a prova terá que correr (abanando os controles como na corrida), até a sua velocidade ficar “trancada”.  Ao aproximar da caixa de areia o jogador terá que dar um impulso no Wii-Remote para simular o salto em distância. Se pisar a linha antes da caixa o jogador será desclassificado. O jogador terá 3 oportunidade, e será contada o melhor salto dessas três.

Arco e Flecha

Este é o evento com os controles mais originais no caso do Wii. Primeiro deve-se imitar o movimento da extensão do arco, movendo o Wii-Remote para trás e o Nunchuck para baixo e pressionar ao mesmo tempo A e B, em seguida apontar com o Wii-Remote para televisão e largar A e B para lançar a flecha. A modalidade incorpora um sistema de vento, no qual ele desvia um pouco da sua trajetória conforme a sua direção e intensidade. Quanto mais perto do centro, maior a pontuação.

Esgrima

Nesta competição, dois personagens defrontaram-se numa luta de esgrima. Para jogar esta competição o jogador terá que mover o Wii-Remote (no caso do Wii) como se fosse uma espada, e tentar acertar no adversário. Ganha quem conseguir mais pontos (acertando no oponente), durante um determinado período de tempo.

Tênis de Mesa

É uma das provas mais simples e divertidas, porem enjoa rápido. O jogador terá que abanar o Wii-Remote de um lado para o outro como se estivesse realmente a jogar ténis de mesa (ou ping-pong). É bastante semelhante á modalidade “Ténis” do Wii-Sports (jogo que acompanha o console), e também no Wii-Play (outro jogo da mesma série de mini jogos da Nintendo). O primeiro jogador ao chegar aos 11 pontos vence a partida.

Natação

Existem o modo de 100 metros ou 400 metros (4x 100). Em ambas os modos, o jogador terá que mover os controles para a esquerda e deira como se estivesse nadando, o mais rápido possível para chegar primeiro á meta. Tem que se ter cuidado com a barra de ar, pois quando essa se esgota o personagem tem que vir á superfície respirar e perde velocidade. Curiosamente, Sonic é o único personagem a usar um colete.

Variacões:

. 100m nado livre
. 4 x 100m nado livre

Remo

 Na prova de remo, o jogador compete individualmente numa corrida por um lago para ver quem chega primeiro á meta. Nesta modalidade o jogador terá que mover os controles para a frente e para atrás como se estivesse realmente a remar. De vez em quando a câmara irá mudar com foque ao jogador e aparecerá uns ícones para carregar B + Z. Ao carregar nestes dois botões na altura certa o jogador receberá um pequeno impulso que o fará ganhar mais velocidade.

Trampolim

Nesta modalidade, a precisão e coordenação de movimentos vale tudo. Primeiro o personagem pula no trampolim levantando o Wii-Remote, e enquanto ele está no ar uma sequência de botões (A, B) e movimentos (girar o controle para a esquerda/direita). Se a sequencia for bem executada o jogador terá mais pontos; no entanto se errar perderá pontos também.

Skeet

Skeet é uma prova de tiro a alvos em movimento. Eles surgem no ar e você deve mirar com o pointer do Wii-Remote com precisão e pressionar um botão para disparar. O jogador terá um determinado número de tiros que poderá fazer para determinar a sua pontuação final. Quantos mais alvos acertar mais pontos ganha. No entanto se falhar tiros, esses também pesam na pontuação.

Salto em Altura

Antes da modalidade começar, o jogador poderá calibrar a altura a que a barra se encontra do solo. No entanto a altura da barra vai subindo ao longo do evento. Na modalidade em sí, o jogador começa correndo (mais uma vez abanando os controles), e após trancada a velocidade, o jogador deve saltar na altura certa, para obter a maior altura. Caso contrario durante o salto o jogador chocará com a barra resultando numa tentativa falhada. O personagem tem 3 tentativas

Salto com Vara

Semelhante ao Salto em Altura, só que desta vez o personagem utiliza uma vara para se impulsionar e atingir alturas maiores. O esquema é o mesmo, o jogador começa a correr, e tem que saltar no determinado momento para conseguir elevar-se o mais alto possível. Este evento, também possui três tentativas, e será marcada a melhor.

Dream Events

  Dream Events são um modo específico do jogo. Serão competições personalizadas mais ao estilo Mario Party. Os “jogos” disponíveis aqui possuem aspectos, itens, decorações, power-ups e ataques especiais, ao estilo dos jogos das séries de Sonic e Mario. Infelizmente, são apenas 4 jogos.

Dream Race (Corrida)  – Uma corrida cheia de obstáculos e power-ups, suporta de 1 a 4 jogadores.
Dream Platform (Mergulho) – Mergulho do céu, fazendo uma combinação de truques e evitando obstáculos e adversários para chegar primeiro ao solo.
Dream Fencing (Esgrima) - Cada personagem possui ataques especiais, é semelhante á esgrima normal, mas muito mais divertida.
Dream Table Tennis (Ténis de Mesa) – Uma mesa de ping-pong mágica, que oferece um habilidade especial para cada personagem.

 Os quatro Dream Events são baseados em modalidades dos Jogos Olímpicos, porém com a adição de power ups e especiais, e terem cenários mais familiarizados com ambas as séries, são mais divertidos e foram os que mais se destacaram na critica em geral, chegando alguns sites conceituados de games a dizer que eram o que essencialmente valia o jogo.

Nintendo Wi-fi Connection

 Assim como outros próximos jogos de Sonic e também de Mário, este jogo também usa o recurso on-line do Wii e Nintendo DS. Infelizmente não há competições on-line, mas sim uma tabela de recordes mundial com os melhores tempos dos jogadores. As tabelas de rankings dividem-se por regiões, sendo possível visualizar os recordes dos melhores jogadores do mundo. E se tiver seu Wii ligado á Internet, torna-se tudo mais competitivo para ver quem é jogador com o melhor recorde.

Parceria SEGA-Nintendo

  Como era de esperar, se o jogo utiliza as personagens da Nintendo, o jogo só será lançado em consolas Nintendo, no DS e no Wii. O representante da SEGA explicou que a Sega obteve uma licença do ISM - International Sports Multimédia – para fazer um jogo das olímpicas para todas as faixas etárias, especialmente para crianças. Por isso acharam melhor fazer algo com Sonic, e começaram a pensar num meio de promover o espírito olímpico. Nada melhor que trazer as duas maiores mascotes rivais da historia, juntos num jogo. A Nintendo adorou a idéia, e assim a parceria foi estabelecida. A divulgação do jogo, ficou a cargo da Sega nos EUA e Europa e da Nintendo no Japão.

  O objetivo de lançar o game antes dos jogos olímpicos foi sem dúvida conseguir um bom marketing antes e depois das olimpíadas, na qual o espírito esportivo poderá quem sabe garantir mais algumas unidades de venda.

Considerações Finais

  Possivelmente, este nunca foi o jogo que os fãs de ambos os mascotes imaginavam, mas não deixa de ser um jogo muito divertido e um marco histórico na história dos videogames. No entanto, o jogo possui alguns pontos ruins, como a sensibilidade do Wii-Remote e Nunchuck funcionarem mal ás vezes, e possui varias modalidades semelhantes e muitas delas que desgastam fisicamente o jogador. O jogo é principalmente bom para fãs de ambos os mascotes, ou para quem esteja á procura de um bom multiplayer, já que é uma das principais atrações do jogo.

 Media

Galerias de Imagens:

- Gamespot

Teasers:

- Teaser Trailer – Primeiro Teaser Trailer do jogo mostrado na E3 (em CG)
- Teaser Trailer 2 Segundo Teaser Trailer do jogo mostrado no TGS (em CG)

Trailers de Jogabilidade:

- Salto Triplo
- Arremesso do martelo
- 110 Metros Barreiras
- Esgrima
- Trampolim
- Natação
- Ténis de Mesa
- Remo
- Arco e Flecha
- Dream Events

- Miis

Curiosidades

  Não é bem uma coisa importante, mas o nadador Kosuke Kitajima, ganhou uma medalha de ouro com muito sangue, suor, e... Mario & Sonic at the Olimpic Games para Wii!!! Confira em http://www.gamestart.com.br/news.php?in=8950

Ficha técnica

Capa do jogo

 Dados

Nome: Mario & Sonic at the Olympic Games (EUA); Mario & Sonic at the Beijing Games (Japão)

Plataforma: Nintendo Wii e Nintendo DS

Gênero: Esportes e Crossover

Distribuidora: Sega e Nintendo

Desenvolvedora: Sega Studios e Sega Sports

Idioma: Multi-Idiomas

Data de Lançamento: 6/11/2007

 

Avaliação

 Prós/Contras

Gráficos: 8.5

Prós: Mario e Sonic juntos num jogo; Varias modalidades e personagens; Grande multiplayer; Ranking Mundiais; Diversão em grupo.

Contras: Varias modalidades semelhantes e enjoativas; Cansaço físico depois de muito tempo jogando; Controles falham em algumas partes; Não existe um modo de competição online, apesar dos Rankings.

Som: 8.0

Jogabilidade: 7.5

Diversão: 8.0

Nota Geral: 8.0

 

Por Nezo the Hedgehog
Atualizado Por: Dark Fou-Lu
Atualizado em: 05/04/2010
Imagens:
 http://gamespot.com/