SEGA SUPERSTARS TENNIS

Falhas Técnicas (Bugs)  Dicas e Códigos Secretos  Sonic em Outros Games  Detonados  Resumo dos Jogos Previews Personagens Manuais de Instrução Página Inicial

 

  Jogos onde personagens de uma determinada empresa do segmento se reúnem não é novidade, afinal são vários nesse estilo com destaque para os jogos da Nintendo (Mario Kart, Smash Bros., Mario Party, etc.) e os famosos Crossovers da Capcom (Marvel vs Capcom, SKN vs Capcom, Namco vs Capcom, etc.).

  Então a Sega viu o filão que esses jogos proporcionam e também resolveu colocar seus personagens mais famosos num único jogo, inaugurando assim a série “Sega Superstars”, com um jogo para o acessório Eye Toy e agora com o jogo Sega Superstars Tennis que como o próprio nome já diz, coloca os personagens mais carismáticos da Sega em partidas de tênis.

Sobre o Review

 Este jogo foi lançado para as seguintes plataformas: Nintendo DS, Wii, Playstation 2, Playstation 3 e Xbox 360, mas neste review analisaremos apenas a versão para Playstation 2.

Enredo

  O jogo não possui enredo, simplesmente pode ser definido com uma reunião de grandes astros da Sega para partidas de tênis.

Modos de Jogo

  Sega Superstars Tennis conta com 4 modos de jogo, são eles:

Superstars:

  O principal modo do jogo, que ganha bastante destaque, nele você passa por vários mundos, que são baseados nos jogos da Sega. Nesse modo você passa por vários torneios, partidas e, em alguns mundos, alguns mini-games. Os mundos existentes no game são:

Alex Kidd
Puyo Pop Fever
Space Harrier
OutRun
Virtua Squad
Nights
After Burner
Golden Axe
Chu Chu Rocket
Jet Set Radio
Super Monkey Ball
Samba de Amigo
Curien Mansion
Space Channel 5
Sonic The Hedgehog
Planet Superstars

  Não existe ordem definida nos mundos, você pode jogar qualquer um na ordem que quiser. Para passar para a próxima missão, seja no mundo que for, é preciso conseguir rank A na missão. Se conseguir rank menor, terá que refazer a missão. Existe outros ranks maiores, que são AA e AAA; para conseguir AA você deve fazer mais coisas do que o pedido na missão, e AAA você tem que fazer as coisas quase perfeitas.

Mini Games:

  Um dos modos mais legais do jogo, aqui não se joga partidas propriamente ditas de tênis, mas sim passa por divertidos mini-games. Os mini-games são esses: 

Curien Mansion: Aqui você deve derrotar zumbis que estão vindo atrás de você. Cuidado, pois tem alguns que são gigantes!
Sonic The Hedgehog: Um mini game do Sonic não poderia faltar. Aqui você deve pegar rings, mas alguns robôs de Eggman vêm para lhe distrair. Quando começa você possui 3 vidas, mas se um robô lhe acertar, Você perde uma vida. Possui também monitores, como quase todo jogo do Sonic. Se você conseguir muitas rings, tem o Special Stage, onde você coleta rings e consegue até uma Esmeralda do Caos.
Super Monkey Ball: Aqui você tem que acertar alguns macaquinhos que ficam dentro de umas bolas. Você deve levá-los para uma espécie de “portal”.
Puyo pop Fever: Aqui você deve acertar aquelas “pecinhas” do jogo Puyo Puyo com boladas. Com o tempo, essas “pecinhas” viram pedra, tornando assim impossível destruí-las sozinhas, para destruí-las, deve-se acertar a que está do lado, que ainda não tenha virado pedra. Todos os tipos são indicados para esse mini game.
Virtua Squad: Aqui você deve eliminar os bandidos (pessoas de preto) e salvar os reféns (pessoas de branco). Pode chegar a aparecer, em níveis mais para frente, bandidos muito mais difíceis de se destruir, visto que eles usam armas e você uma raquete e uma bolinha de tênis.
Space Harrier: Aqui você deve derrotar umas naves que estão vindo do espaço, mas quando a dificuldade aumenta aparecerão mais coisas, além das naves.
Chu Chu Rocket: Aqui você deve salvar uns ratos, levando-os para o seu foguete. Você, para controlar os ratinhos, deve acertar boladas em umas setas, que farão com que os ratos mudem seu trajeto. Tome cuidado com os gatos que aparecem, derrote-os com boladas.
Jet Set Radio: Aqui você tem que pegar uns Sprays de Grafite e acertar o desenho que possui a mesma cor do Spray. Também tem policiais que vêm atrás de você, eles fazem seu Spray sumir.

Match:

Aqui é o modo para jogar partidas simples, seja em dupla ou individual. Provavelmente o modo mais divertido de todo o jogo, já que você pode usar e abusar do multitap, acessório para PS2 para se jogar partidas com até 4 jogadores simultâneos na mesma tela, o que garante horas a fio de diversão com mais 3 amigos, principalmente quando você já tiver desbloqueado todas as quadras e personagens. Os jogadores têm total liberdade para escolher inclusive o mesmo personagem, seu parceiro de partida e o seu lugar na quadra e também podem customizar a partida mudando o número de sets e games, o que aumenta e muito o fator replay! Experimente jogar com mais 3 amigos e usar o modo superstars dos 4 jogadores ao mesmo tempo pra ver a confusão que a quadra se torna!

Tournament:

  Aqui é o modo onde você joga um campeonato, seja individual, que contém 5 partidas, ou em dupla, que contém 3 partidas. Você tem que conseguir a melhor pontuação e ganhar o troféu, uma pena é que esse troféu não vai para algum lugar específico, para você guardar, comemorando a vitória.

Personagens

  O jogo conta com um grande número de personagens jogáveis, mais precisamente 16, cada um deles com sua específica habilidade. Há alguns personagens que já vem desbloqueados, outros você deve entrar nos mundos e desbloquear. Cada personagem tem seu tipo específico, os tipos disponíveis são: 

Speed: São os personagens mais rápidos, que se movimentam mais depressa.
Spin: É o que faz o personagem se mover “como uma bola”, se movendo mais facilmente.
Power: São os personagens mais fortes, que atiram a bola com mais força, o que faz a bola ir mais longe.
Control: São os personagens que tem mais controle sobre a bola, que podem movê-la.
All Round: São os personagens balanceados, não possuem habilidades extraordinárias, mas possuem um pouco de tudo.

Os Personagens:

  Aqui estão os personagens, seus tipos e suas principais habilidades. As habilidades são o “especial” de cada personagem. Esses especiais chamam-se Superstars. Para usar essas habilidades, a “estrela” deve estar brilhando ao máximo e você deve apertar L1 + R1. Cada personagem tem um Superstars mode diferente. Todos os personagens, tipos e habilidades são esses:

Sonic – Speed – Sonic, com o poder das Esmeraldas do Caos vira Super Sonic, sua bola pega fogo e é quase impossível segurá-la. Quando acerta alguém, este é empurrado.
Beat – Speed – Um amigo de Beat vêm e grafita a quadra, deixando-a escorregadia.
NiGHTS – All Round – Quando o adversário rebate a bola, NiGHTS se teletransporta em direção à bola.
Ulala – Control – Ulala troca de roupa e solta robôs no lado do adversário, se alguém encostar, ficará tonto.
AiAi – Spin – Ele solta cascas de banana no chão, quem pisar cai um tombo, perdendo um pouco de tempo.
Amigo – Power – Amigo solta uns “objetos” e quem encosta neles fica tonto, efeito similar ao de Ulala.
Dr. Eggman – Power – O doutor solta umas bolas elétricas com espinhos e se alguém encostar-se a elas levará um choque.
Tails – Spin – Quando rebate a bola, o adversário começará a rodar como um tornado.
Amy – All Round – Quando alguém rebater a bola ficará apaixonado pela Amy, ou seja, ficará com o efeito de tontura.
Gum – Speed – Solta 3 policiais, se você encostar neles você cai, sendo assim, sofrerá perda de tempo.
MeeMee – Spin – Solta 3 macacos no campo do adversário, quem encostar neles será atropelado, sendo assim, sofrerá perda de tempo.
Pudding – Control – Quando algum adversário rebater a bola, será empurrado para trás, similar ao efeito do Sonic.
Reala – All Round – Quando rebate a bola, o adversário começará a rodar como um tornado, efeito similar ao do Tails.
Shadow – Speed – Com o poder das Esmeraldas do Caos se transforma em Super Shadow, e usando o Chaos Control, faz com que quando o adversário rebata a bola, ela seja teletransportada.
Alex Kidd – Control – Ao rebater a bola, cairão pesos na cabeça do adversário, fazendo-os perder um pouco de tempo.
Gilius – Power – Troca a raquete por um martelo e ao rebater a bola, ela vai para o céu e cai em forma de 3 relâmpagos.

Quadras

  Como já mencionado, o jogo não possui fases, e sim quadras onde os jogadores disputam partidas de tênis. As quadras não têm nomes, o nome ficará do jogo a que ela representa. Nem todas as quadras estão liberadas de início, você deverá desbloqueá-las em algum ponto do jogo. As quadras do jogo são: 

Sonic the Hedgehog: Quadra que representa a fase mais famosa dos jogos do ouriço, representa Green Hill. Possui algumas estátuas de personagens, molas e alguns Chao.
Super Monkey Ball: Uma floresta calma, lá aparecem macacos dentro de bolas e até um pterodáctilo.
Curien Mansion: Passando de paisagens bonitas a um cemitério. Aqui tem zumbis que assiste tudo o que se passa na quadra.
Samba de Amigo: Um vilarejo que não para quieto, aqui é tudo muito colorido e bonito.
Sonic the Hedgehog: Quadra, ao que me parece, baseada em Scrap Brain. Uma fábrica cheia de robôs que pertence a Eggman.
Jet Set Radio: Uma cidade que está completamente grafitada, existem alguns policiais aqui.
NiGHTS: No chão, muita água, é uma quadra bonita e com vários “bichinhos” te olhando.
Out Run: Agora estamos em uma praia, onde há pessoas olhando e torcendo por você.
After Burner: Estamos agora em um navio, onde há pessoas olhando e torcendo por você.

Análise Técnica

  Os gráficos não estão muito bem detalhados, pelo contrário, estão bem simples, e embora às vezes isso atrapalhe um pouco, o resultado é satisfatório, sendo que, com visual simples e cores fortes, tem um charme que vale a pena ver. O som é outra coisa boa do jogo, mas em partes desaponta. Na maioria das vezes o som combina com a missão, embora em algumas sejam meio estranho, as músicas são bem alegres, isso é bom, mas não para uma quadra com zumbis...

  A jogabilidade está bem fácil, principalmente pelo fato de haver somente dois botões de ação, um para golpes fortes e outro para golpes fracos que podem ser alternados para desferir bolas de efeito, jogadas de linha de fundo, etc. Justamente por ser tão fácil, a curva de aprendizado desse jogo fica entre dez a quinze minutos, dependendo da destreza do jogador. Mas há um porém onde muitos jogadores provavelmente se atrapalharão no começo que é o fato de você ter que apertar o botão de ação bem antes da bola chegar ao seu personagem (na verdade, o correto é apertar o botão de ação após o oponente rebater a bola). Para completar as jogadas e torná-las um pouco mais complexas, você ainda pode usar o direcional para direcionar a bola para onde você quiser, inclusive nos saques. Uma jogada muito efetiva é sacar e apertar para o lado oposto ao seu para que o saque bata num ângulo bem difícil de ser pego para se fazer um ponto por ace.

  Enfim, é um jogo que vale a pena ser jogado, tem gráficos simples, porém bonitos, músicas alegres, jogabilidade fácil. É um prato cheio para os fãs de todas as séries presentes no jogo. Várias missões e boa dificuldade. Definitivamente, um ótimo jogo.

 Ficha Técnica

  Capa do jogo

 Ficha técnica

 

Nome: Sega Superstars Tennis

Plataforma: Nintendo DS, Nintendo Wii, Playstation2, Playstation3 e Xbox360.

Gênero: Esportes

Distribuidora: Sega

Desenvolvedora: Sumo Digital

Idioma: Inglês

 

  Avaliação

 Prós/Contras

Gráficos: 8,0

Som: 9,0

Jogabilidade: 8,5

Diversão: 9,0

Nota Geral: 9,0

Prós: Som combina com as quadras, jogabilidade simples, mini games divertidos, a união de várias franquias em um só jogo e modo para 4 jogadores simultâneos com uso do multitap, o que aumenta e muito o fator replay.

Contras: Gráficos muito simples, personagens muito parecidos entre si, mesmo com a divisão em categorias.

Diga não ao plágio, cite a autoria!
Por:
Cleysond
Atualizado por: Yuji N2
Atualizado em: 11/12/2010