SONIC & SEGA ALL STARS RACING

Falhas Técnicas (Bugs)  Dicas e Códigos Secretos  Sonic em Outros Games  Detonados  Resumo dos Jogos Previews Personagens Manuais de Instrução Página Inicial

 

   Sonic & Sega All Star Racing surgiu como uma alternativa certa de spin-off com potencial de grandes vendas. Um jogo que traga os personagens da Sega, estrelado pelo Sonic, em corridas de Kart, não poderia dar errado. E de fato não deu. O Jogo mistura as várias personagens do mundo Sega numa grande e louca aventura de Drifting, batalha e sem dúvida muita diversão! Este porte (o de PC) foi o que ficou a perder mais, pois não contou com modo online, não contou com Downloadable contens e o suporte que este tem é muito reduzido, foi um porte sem dúvida feito completamente às pressas. Mas não deixa de ser um bom jogo.

Novidades

  Sonic & Sega All Stars Racing, reúne as mais populares criações da Sega num único jogo de corrida, mas não uma corrida normal: nesta corrida podes usar mísseis, bombas, etc! Semelhante ao já visto em Mario Kart (aliás, esta comparação é inevitável). E para apimentar a coisa, cada personagem tem um ataque especial chamado de All Star Move, que faz com que o personagem entre a todo o vapor pela pista fora derrubando tudo e todos que se meterem no seu caminho! O Sonic neste caso vira Super Sonic.

  Este jogo, criticado por muitos por se parecer imenso com o Mario Kart, conta com os elementos já clássicos de um jogo de ação em plena corrida (que serão abaixo descritos detalhadamente), os anéis deixaram de ter um papel importante neste jogo. Ao passar as pistas, conforme a posição que acabas, ganhas Sega Miles, que poderás usar na loja (Sega Shop) para adquirir pistas, personagens e músicas! Como é mais que óbvio, os famosos monitores, que neste jogo viraram meio que balões, não deixam de estar presentes, e é através deles que se podem apanhar os ataques especiais.

  O que mais neste jogo se destaca, é o Drift. Ao derrapar nas pistas e em curvas, à medida que se vai derrapando, o carro vai adquirindo um turbo, mais ou menos como o Kers da Fórmula 1, pois só se derrapa ao frear. São 3 níveis de boost. Ao soltar o botão após a derrapagem, o personagem sairá a toda velocidade.

  Vamos dar uma olhada na tela do jogo, para ver como esta é constituída:

  A tela do jogo é constituída por 7 elementos (isto a tela principal), sendo eles:

  1 - Ataque pronto a usar:
  2 - Posição do jogador;
  3 - Volta em questão;
  4 - Visão geral da Pista (jogadores / ataques);
  5 - Jogadores atrás de nós (e bem perto);
  6 - Ataques a chegar ao jogador;
  7 - Personagem com que o jogador joga.

Os modos de jogo

  Ao começar o jogo a primeira vez, você deve criar uma carteira de licença, escolhe seu nome, país e um personagem para a foto. O menu principal, é constituído por: Single Player; Split Screen; Options; Lincense e Shopping. Depois virá uma espécie de tutorial. Feito isso, o jogo liberará os menus iniciais:

Single Player: aqui pode jogar em todas as pistas, obviamente sozinho. Neste modo, estão disponíveis as opções: Single Race, em que você corre sozinho em uma das pistas contra os personagens controlados pelo CPU, Time Trials, onde corres contra o tempo, tentando obter novos recordes pessoais nas várias pistas com os vários personagens, Missions, onde se encontram disponíveis várias missões para se completarem com rank que vai de E a AAA, e Grand Prix, onde escolhes um personagem e fará baterias de corridas, divididas em Copas.

As copas são divididas em níveis: Begginer, Advanced e Expert. Cada qual é dividida nas seguintes copas: Chao, Graffiti, Egg, Horror, Samba, Simio. Claro que tudo só é liberado com o tempo e à medida que se progride no jogo.

As Missões são num total de 64. Cada qual tem um desafio próprio: destruir badniks, desviar de obstáculos, vencer uma bateria de corridas, salvar algum personagem, fazer determinados drifts, etc. À medida que se vai jogando cada Missão, você já vai tendo uma prévia do rank que você obterá, que vai de E a AAA.

Em Time Trials, você corre contra o mirror dos produtores do jogo, para tentar bater o tempo mais rápido de volta por circuito. Depois que você fecha um tempo, passa a ter o seu mirror também. Assim você pode ir se aperfeiçoando.

Split Screen: ao entrar, pode escolher com quantos amigos irá jogar, sendo possível escolher 2, 3 ou 4 jogadores. Em todos os modos, você tem á escolha entre Race, em que disputará uma corrida contra o seu colega numa das pistas, Battle, em que poderá batalhar numa das 3 arenas disponíveis, Capture the Chao, em que terás que capturar chaos (obvio não?), Grab, em que disputarão também em arena por uma esmeralda, King of the Hill, que irão disputar na arena para ver quem é o "rei da ilha", e por fim, Knock Out, que é disputado nas pistas normais do jogo, e que o quando o tempo acabar, quem mais á frente estiver, ganha!

Options: Aqui poderá mudar as opções do jogo, como dificuldade, controle, áudio, número de voltas, etc

License: Aqui poderás criar novas licenças, ou ver os teus troféus ganhos, etc.

Shopping: Aqui é a loja falada anteriormente, em que poderás adquirir novas pistas, personagens e músicas para o jogo! Para escolher os destraváveis, no caso de PC, tem que ir apertando F1.

Enredo

  O Jogo em si não tem história, não é como o Sonic Riders ou Sonic Riders Zero Gravity, neste jogo você simplesmente disputa por diversão nas várias pistas com os vários personagens com um único objetivo em mente: GANHAR!

Personagens

  Sonic & Sega All Stars Racing conta com uma grande variedade de personagens! Estão todos bastante equilibrados entre si, sendo que os que andam de moto, têm melhor chances de ganhar que os outros (com o tempo a jogar, você compreende). Segue-se abaixo a lista completa de personagens da Sega que foram incluídos no jogo. Nem todos estão disponíveis desde o princípio.

 - AiAi
 - Alex Kidd (tem que ser adquirido no modo Shopping)
 - Amigo
 - Amy
 - BDJoe (tem que ser adquirido no modo Shopping)
 - Beat  (tem que ser adquirido no modo Shopping)
 - Big the Cat (tem que ser adquirido no modo Shopping)
 - Billy Hatcher
 - Bonanza Bros
 - ChuChu (tem que ser adquirido no modo Shopping)
 - Dr Eggman
 - House of The Dead
 - Jacky Bryant & Akira Yuki (tem que ser adquirido no modo Shopping)
 - Knuckles  (tem que ser adquirido no modo Shopping)
 - Opa-Opa (tem que ser adquirido no modo Shopping)
 - Ryo Hazuki (tem que ser adquirido no modo Shopping)
 - Shadow the Hedgehog
 - Sonic the Hedgehog
 - Tails
- Ulala (tem que ser adquirido no modo Shopping)
- Zobio & Zobiko (tem que ser adquirido no modo Shopping)
- Zobo & Robo (tem que ser adquirido no modo Shopping)

Comandos

  Conheça abaixo os principais comandos do jogo:

Conduzir: Use as setas esquerda e direita para conduzir e fazer curvas.

Acelerar: Pressione D para acelerar durante a pista.

Drift: Drift é uma técnica usada para dar as curvas mais rapidamente. É também usada para se ganhar boosts ao longo da pista. Pressione S e uma das direcionais (Esquerda ou direita) para o fazer. Segure o S o máximo possível enquanto gira, para acumular os 3 níveis de boost.

Olhar para trás: Pressione A para ver quem está atrás de você.

Lançar bomba: Carregue no espaço para usar a arma que apanhou nos itens.

Lançar bomba para trás: Carregue nela para mandar a arma que ganhou, mas para trás!

Truques no ar: Pressione S para fazer truques no ar!

Itens e elementos do jogo

  Os elementos do jogo são:

Saltos: Servem para fazer truques no ar, para que ao chegar ao chão, ganhe um Boost!

Luva de Box: Ao mandar a luva de Box (que pode ser para a frente ou para trás), e esta acertar no outro personagem, este ficará às voltas.

Mísseis (normais): A mesma coisa que as luvas de box, porém estes não precisam que se faça pontaria, eles vão logo direitos ao adversário.

Buzina: Ao apertar a super buzina, todos os adversários que o rodeiam, ficaram atordoados!

Arco Íris: Ao "semear" um arco íris, se um adversário passar pelo mesmo, a tela ficará cheia de cores, dificultando a visão do mesmo.

Bomba: Uma grande esfera sem controlo, que ao ser mandada (apenas para a frente) vai rebolar até rebentar contra uma parede ou contra um adversário!

Míssil inteligente: Um míssil super gigante, que vai derrubar todos os adversários pelos quais ele passe! Pode também ser detonado "remotamente".

Estrela da Confusão: Como não poderia deixar de ser, existe um elemento que vira o tela do adversário de pernas para o ar!

Atalhos: Presentes em quase todas as pistas, qualquer personagem os poderá apanhar, para ganhar tempo e terreno em relação aos adversários!

Como funciona o jogo

  O jogo ao início é confuso de se entender, mas é bastante fácil após um pouco de treino. Aliás, chega a ser tão fácil que o modo super difícil parece-nos tão fácil de bater... Em si, o jogo é basicamente o descrito: correr para ganhar, mas aqui podemos usar mísseis, bombas, com toda a "legalidade" de uma corrida destas! E o grande segredo para vencer é saber usar o Drift para usar o máximo do boost.

Sonic & Sega All Stars Racing  -  Porte para PC

  A adaptação para PC do jogo foi simplesmente a pior que eu já vi em todos os jogos que saíram para computador. Foi feita extremamente à pressa, tem imensas incompatibilidades, e o sistema de proteção do disco original simplesmente falha a reconhecer o próprio disco original várias vezes! O jogo possuí também um V-Sync horrível, que a 60 frames parece mais 30, sendo que só de 75 Hz para cima fica suave (ou seja, é preferível jogar sem o mesmo caso o seu monitor seja 60 hz), a seleção dos detalhes dos modelos, o modo off, em vez de meter tudo em HIGH deixa tudo em LOW, sendo que não é possível jogar a 4 jogadores com os detalhes elevados, e por fim, o jogo NÃO suporta anti alising, nem forçado via o driver da Placa gráfica. Outra coisa mal feita é os controles: simplesmente NÃO PODEM SER MUDADOS! Só usando um truque feito por um fã se pode corretamente jogar este jogo a 2 players.

Seleção do adaptador gráfico que se pretende usar para rodar o jogo.
Resolução: 640x480 a 1080p (grandes resoluções)
Full screen ou janela (editando o arquivo .ini claro)
v-Sync
WideScreen
Qualidade da textura (de baixo a alto)
Detalhes dos modelos (Off tudo em low detail)
Sombras (de baixo a alto)
Idioma

  Sonic & Sega All Stars Racing exige as seguintes configurações mínimas:

Microsoft Windows® XP, Vista ou 7
Intel Pentium® 4 ou AMD equivalente Clock de 3.2 Ghz ou mais
1 GB RAM (2GB no Vista)
12x CD ROM Drive
6.0 GB de HD Livre
640 X 480 - 32 bits de cores
DirectX® 9.0c
Placa gráfica Nvidia 7600 ou ATI equivalente, ou Superior

  Configuração recomendada:

Intel Dual Core running at 2.0 Ghz
3 GB System RAM
1024 X 768 32 bit (True Color)
Placa gráfica Nvidia 8600 ou ATI equivalente, ou superior.

  Quando eles dizem mínimos não estão a brincar. O Jogo roda entre 18 FPS a 28 FPS com LOW details, tudo no mínimo num Pentium 4 a 3.2 Ghz com uma 7600 GS da Nvidia! testado por mim mesmo! (Palito)

As pistas

  Ao inicio conta com poucas fases, mas depois quando tiveres muitos Sega Miles, podes comprar muitas mais! No total 24 extraordinárias pistas (e 3 arenas no modo multiplayer) prontas para tu queimares pneu! Antes de começar cada corrida, pode-se escolher a música que será executada, sempre relacionada ao jogo em que se baseia as pistas. As pistas são todas baseadas em alguma fase dos jogos da Sega, sobretudo Sonic.

Whale Lagon: Este lugar pode parecer uma simples praia, mas garanto que é BEM mais do que isso quando soar a partida!

Icicle Valley: Uma pista curta, mas cheia de curvas e derrapagens no gelo! Conta com vários speed pads para por tudo a andar depressa!

Roulette Road: Não poderia deixar de faltar um casino! Este é sempre a fundo, até de pernas para o ar pode andar!

Sunshine Tour: Um sítio muito colorido, cheio de ambientes e casa dançantes, que ao ritmo do samba vão fazer os nossos personagens delirar!

Shibuya Downtown: Fase que se encontra na baixa de uma cidade, sempre a fundo, mas cuidado com os outros veículos que não pertencem à corrida!

Outer Forest: Bem sombrio, corra por um bosque cheio de curvas, contra curvas e mansões assombrosas!

Turbine Loop: Bem ao estilo do Dr. Eggman, esta pista está cheia de armadilhas!

Treetops: Esta sim, no meio da floresta, cheia de curvas e sítios para bater com o carro, uma pista extremamente desafiante!

Rampart Road: Baseada em Icicle Valley, esta pista é mais longa, e conta com mais perigos e esquemas para fazer o jogador cair!

Dark Arsenal: Mais uma estilo Dr. Eggman, é preciso descrever? =P

Jump Parade: Mais uma pista muito colorida, esta conta com mais saltos, e mais curvas, mas não deixa de ser completamente linda ao som do Samba de Janeiro!

Pinbal Highway: Bem no meio dos flippers, faça drift a toda a velocidade por esta pista!

Sewer Scrapes: Mais uma assombrosa pista, em que se corre nos esgotos do castelo, e se dá de caras com um grande monstro e um assombroso cemitério!

Lost Palace: Lembraste do Ocean Palace do Sonic Heroes? Sim? E que tal uma corridinha por um ambiente bem familiar nas ruínas do palácio?

Sandy Drifts: É uma das pistas mais desafiadoras do jogo, cheia de saltos, curvas, contra curvas e atalhos onde menos se espera! Corra pelas areias a todo o gás!

Rokkaku Hill: Uma corrida pela auto estrada mais movimentada da ilha, agora de noite, para aumentar o clima entre os participantes!

Rocky-Coaster: Nada como uma bela corrida por diversões doidas, cheias de perigos que desta vez podem realmente atrapalhar a sua corrida! A todo o gás pelo Arco-íris!

Highway Zero: A melhor pista da cidade, passe por prédios, auto estradas, pontes, a toda a velocidade e sem piscar os olhos!

Deadly Route: Esta pista faz valer o seu nome, corra dentro de uma mansão assombrosa, passando pelo seu átrio, escadaria caracol, e telhados! Cuidado com os zombies!

Ocean Ruin: Uma pista quase que sub aquática, passe pelos caranguejos, mande saltos gigantes e ande debaixo do mar nesta louca pista de praia!

Bingo Party: Uma pista mais mediana de casino, mas que não deixa de ser completamente doida de se passar! Cuidado com as moedas que caiem do céu!

Lava Lair: Com um clima arrepiante e bem fervente, corra pelas encostas de um vulcão, passando bem perto da sua lava! Cuidado, não passes lá dentro, queima!

Monkey Target: Esta pista dá que falar! Sem parapeitos, sempre a fundo, com muitas curvas e contra curvas , em que os participantes poderão bem ir experimentar a água se não tiverem cuidado!

Thunder Deck: O Dr. Eggman estava determinado, e nesta pista, preparem-se porque realmente não é pêra doce! Cheia de armadilhas, canhões e robots do Eggman, é uma pista em que nem respirar se pode!

  Nos modos arena temos temos as pistas Grave Hard, Rumble Ramps e Seaside Square.

Análise Técnica

  Sonic & Sega All Stars Racing possui uma engine muito melhor que a grande maioria dos spin-off que saíram do ouriço. Conta com uma boa plataforma gráfica, com gráficos bem definidos, sombras bem detalhadas, tudo feito ao pormenor para que o jogo fique muito colorido e para que dê vontade de jogar! O Blur (desfocado que dá a sensação de velocidade) é o único elemento que deixa o jogo mau, mas por sorte, desta vez foi incluída uma opção para o desativar!

  A abertura do jogo, feita "a la Dreamworks pictures", com um detalhe gráfico simplesmente espetacular, conta com os modelos bem animados, e dá realmente uma sensação de que o jogo é realmente "para velocidade". O Som, está muito bom, apesar de serem basicamente reciclagem das trilhas sonoras dos jogos da Sega, os sons escolhidos encaixam simplesmente perfeitamente com as fases (uns melhores que os outros), as vozes estão bem trabalhadas (especialmente a do comentador da pista), simplesmente o jogo está muito bom neste nível.

  A jogabilidade é outro ponto forte. Alguns personagens são mais difíceis de controlar, mas não deixam de ser fáceis de jogar após algum treino com o mesmo (o caso de Tails por exemplo). Tirando que só com mods se pode jogar em condições a multiplayer no PC, os controles estão muito bons e bem trabalhados na engine. Apesar disso, enquanto jogo de corrida, a opção é limitada. Não há opção de marchas nem nada semelhante. Você simples só aperta o botão de correr. O jogo não oferece uma versatilidade típica de jogos de corrida.. A jogabilidade fica limitada a acelarar e fazer curvas. E aí o segredo do jogo: saber fazer bem as curvas e ter o máximo de boost.

  De modo geral, pode-se dizer que o jogo é divertido e oferece uma boa opção de entretenimento e passar de tempo. Mas falta um pouco mais de corpo ao jogo para que se possa dizer efetivamente que é um jogo bom, bem feito e acabado. É realmente um jogo feito para se jogar e curtir, sem muita pretensão de se levar em nível de detalhes.

Conclusão

  É um jogo extremamente divertido, em que tanto podemos ter maré de sorte como maré de azar a jogar, mas que geralmente é sempre muito bom para descontrair. Tirando a parte que a versão de PC foi capada no modo online e em Downloadable Contens (em que se poderia comprar novas pistas personagens, etc para o jogo através da Sega), o jogo está muito bem feito, contendo gráficos fenomenais e uma jogabilidade soberba. Mas faltou um pouco mais de profundidade para ser considerado um bom jogo de corrida. É divertido e talvez se resuma a isso.

Curiosidades


Estilo único?
 Claro que não. Este jogo é baseado no lendário Mario Kart, assim como muitos outros jogos o são (assim como Crash Team Racing, Madagascar Kartz, etc). Mas podemos garantir com toda a certeza uma coisa: Este estilo NUNCA passa de moda! Está sempre pronto a aparecer com novas surpresas, modos, e especialmente o modo online que faz com que o jogo dure e dure e dure e dure na casa de alguém!

Pistas em modo reverso: foram encontradas pistas de que o Sonic & Sega All Stars Racing deveria ter pistas em modo reverso (de trás para a frente), tendo sido extraído do jogo arquivos de áudio em que se ouve o comentador dando comentários sobre o mesmo. Foi confirmado mais tarde por Steve Lycett, que efetivamente estava planeado haver esta opção, porém devido aos enormes saltos que as pistas contêm, esta opção foi posta de lado.

Imagens do jogo

 
 

Ficha Técnica

  Capa do jogo  Ficha técnica

Nome: Sonic & Sega All Stars Racing
Plataforma: Xbox 360, Playstation 3, Wii, Nintendo DS e PC
Gênero: Corrida
Distribuidora: Sega
Desenvolvedora: Sumo Digital
Idioma: Multi-idiomas
Data de Lançamento: 26/02/2010
Download: manual do jogo (PDF - Manual PC)
Site oficial: Aqui
 
  Avaliação  Prós/Contras
Gráficos: 9,0
Som: 9,0
Jogabilidade: 9,0
Diversão: 8,5
Nota Média: 9,1
Nota Geral: 8,5

Prós: Óptimos gráficos; trilha sonora detona; bom número de personagens; muitos modos de jogo; bom desafio; muita velocidade.

Contras: Porte para PC horrivelmente feito, alguns COM players são "batoteiros" ao ponto de sem drift passarem por você a todo o gás.

Por: Palito
Atualizado por: HKº
Atualizado em: 10/12/12