SONIC CHRONICLES

Falhas Técnicas (Bugs)  Dicas e Códigos Secretos  Sonic em Outros Games  Detonados  Resumo dos Jogos Previews Personagens Manuais de Instrução Página Inicial

  Mario Bros, o grande inimigo ou rival de Sonic, ganhou seu jogo versão Kart, versão Puzzle, versão diversão (Mario Paint). Sonic também ganhou similares. Mario também tinha a sua versão de RPG. Mas Sonic ainda não. O que fez a Sega? Anunciou em 2007 em parceria com a BioWare Corp, o game Sonic RPG, que mais tarde foi chamado de Sonic Chronicles e passou a ser o primeiro RPG de Sonic the Hedgehog e os outros para Nintendo DS. A idéia agradou aos fãs e o game caiu na graça do público. Aqui informo todas as informações básicas do jogo, desde as habilidades dos personagens, até uma descrição de cada zona, algumas informações aqui podem ser spoilers.

  Enredo
  Em um futuro nem tão distante, Eggman cria sua nova nave, a Egg Carrier (com formato de Final Fortress), imediatamente, caças da G.U.N. são enviados para a base de Eggman, a Metropolis, e, é claro, Sonic, Tails, Knuckles e Amy começaram a atacar a cidade também, quando os quatro chegam a nave, eles confrontam Eggman, e logo sua nave cai, e os 4 saem com o Tornado, uns dias depois, Tails fala com Sonic, e diz que Knuckles foi raptado por um grupo chamado de "Marauders", e que também haviam roubado 7 Chaos Emeralds, agora, cabe a você desvendar o que está por traz desta história.
  Novidades

  O mais novo lançamento da SEGA para o Nintendo DS estreando seu ouriço azul foi lançado há pouco tempo, e já quebrou todas as regras de games antigos do personagem com uma mudança marcante: o estilo de jogo. Sonic Chronicles: The Dark Brotherhood é nada mais, nada menos que um RPG, ou seja, um game do mesmo gênero que os famosos Final Fantasy e Pokémon, baseado em batalhas por turnos, níveis, pontos de vida e equipamentos para os personagens.

  Batalhas? Sim. Sonic agora entrou nessa, e enfrenta batalhas, mas é claro que está ao lado de seus companheiros, mas isso fica para mais pra frente. Quanto à mecânica de jogo, esse novo game é jogado completamente com o uso da caneta stylus, pela tela de toque, nos mapas, para movimentar o personagem pelas localidades, assim como para acessar menus e escolher os golpes nas batalhas. Claro, existem atalhos, como por exemplo o botão START para abrir a tela de opções (que não pausa o game, e a opção, como inventário ou acessar sua equipe, devem ser feitos em tempo real), ou o botão L (botão R para os canhotos) para realizar as ações no mapa principal, que variam desde conversar com os personagens NPC até realizar as habilidades especiais de Sonic e cia. como o Dash, que serve para atravessar os loopings e enormes rampas, até o Vôo de Tails, que atravessa grandes buracos no terreno. O game, representou, assim, um novo conceito.

  As batalhas ocorrem inúmeras vezes, bastando entrar em contato com um inimigo que esteja zanzando pelo mapa (eles te perseguem quando você passa perto deles). As batalhas são simples, ao iniciadas, o jogo calcula se ela inicia normalmente, se Sonic começa com a iniciativa (o que termina nos inimigos levando um turno de golpes do seu time, mas não é possível escolher os golpes, os personagens usam o ataque básico) ou se Sonic acaba sendo emboscado (o contrário da iniciativa, Sonic e seu time levam um turno de pancada dos oponentes). Definido o início, o jogador deve escolher os golpes do time, o que é rápido, basta tocar na opção desejada, que varia entre: Atacar, Defender, POW Moves, Usar itens ou Fugir. Caso tenha se enganado, pode clicar na opção para voltar para o personagem anterior, ou na opção que desfaz todas as seleções, permitindo reescolher tudo. Quanto às ações de combate, os personagens podem Atacar, que é um golpe básico, Defender, para reduzir os danos e ainda recuperar um pouco de POW Points (PP, explicarei em breve),POW Moves, que são movimentos especiais, que possuem efeitos, danos mais altos, e que podem até ser movimentos em que dois, três ou os quatro personagens juntos executam. Esses movimentos são muito úteis, mas gastam uma pequena quantidade de PP (como se fosse o MP dos games de Final Fantasy), e no caso de ataques conjuntos, todos os personagens gastam a mesma quantidade de PP do golpe. Ainda sobre os POW Moves, para executá-los com 100% de sucesso e efetividade, é necessário cumprir alguns movimentos com a caneta stylus, como tocar na tela na hora certa, ou tocar rapidamente na tela por um pequeno espaço de tempo, e caso algo saia errado, o golpe acaba enfraquecido ou até mesmo falha. Já no caso dos inimigos, muitos deles usam POW Moves também, e o jogador deve executar os movimentos certos para que não sejam atingidos. Ainda nas batalhas, pode-se usar os itens, para recuperar vida ou PP, e ainda fugir, que é outro minigame, no qual os personagens do time fogem correndo e deve-se tocar neles para que eles pulem os obstáculos, ou para pegarem argolas no caminho, tudo para evitar perder velocidade e fugir com sucesso.

  A era da Bioware
Eu disse, é a Egg Carrier v4.0, ou Final Fortress?

  Este jogo, não foi criado pela Sonic Team, mas sim pela Bioware, eles, por não serem a Sonic Team, não criaram tantos elementos novos no enredo, por exemplo, no começo, Eggman está em sua nave, a Egg Carrier (mas que parece a Final Fortress), ou lugares esquecidos como Metropolis (Sonic 2), Mystic Ruins (Sonic Adventure DX), e a volta da Angel Island, algo novo também são as cutscenes, agora, apenas desenhadas, a estilo Archie Comics (quem pensou que era apenas primeira impressão, se enganou), finalmente vamos falar da jogabilidade; Sonic Chronicles: The Dark Brotherhood conta com uma jogabilidade que se baseia inteiramente no uso da Stylus, para se movimentar, basta apenas tocar com a Stylus no local desejado, ou escolher um inimigo para atacar, algo importante também e a jogabilidade de RPG (Role-Playing Game), ganhar experiência, encontrar itens, explorar o cenário são apenas algumas das novidades na jogabilidade. Apesar da Bioware ter usado praticamente os personagens já criados da franchise Sonic (algo que a Sonic Team não fez), ela criou alguns novos personagens, como Shade, Lord Ix, e muitos outros.

Quanto as duas telas do DS, elas são usadas de um jeito pratico, por exemplo, no modo de exploração, na tela de baixo, você movimenta o personagem, enquanto na tela superior, você pode ver o mapa do lugar, sua equipe, sua barra de xp, de vida e de energia, e quanto em uma batalha, você configura os ataques na tela inferior, enquanto na superior você vê os turnos, a vida e energia sua e do inimigo.

Há também os POW Moves, movimentos especiais que precisam de POW Points (PP) para funcionar, e, não é apenas "escolher, preparar e atacar", para os POW Moves funcionarem, você precisa seguir certos comandos que aparecem na tela inferior, por exemplo, quando aparecer uma bola com um circulo que diminui em volta, você tem que tocar a bola quando o circulo estiver verde, quando houver uma linha e um circulo, você tem que seguir a bola na mesma velocidade, e o último caso, o caso de apertar continuamente, você tem que apertar a bola 8 vezes antes que o circulo se feche, seus acertos e erros nestes comandos dirão se o ataque ira funcionar ou falhar, ou até tirar menos vida, então, treine os dedos.

Algo novo também é a opção de fala, por exemplo, se alguém lhe faz uma pergunta, você tem varias opções na hora de falar, que são mostradas em abas do lado do balão de fala, você pode escolher em falar o mais rápido possível para continuar a aventura, fazer uma pergunta, ser ignorante, ser chato, concordar, discordas e até mesmo pedir a opinião de seu grupo, não seja apressado, pois você pode perder informações importantes.

Pause Menu
Para acessar o menu do jogo aperte o Start, e 6 opções serão dadas, elas são:
  •   Save Game: aqui, você pode salvar o game a qualquer momento, são 3 slots, escolha o que você preferir
  •   Journal: aqui você pode ver suas missões, seu progresso no jogo, informações gerais, as cutscenes, as regras e os créditos
  •   Inventory: seu inventário, aqui você pode equipar os personagens de sua equipe com itens e Chao's, também pode usar itens e ver seus Quest Itens
  •   Chao Garden: aqui você visualiza todos os Chao que você tem, ha no total 40 Chao, cada um com sua habilidade especial para seu personagem, e também a opção de troca com outros jogadores na área
  •   World Map: aqui você vê o mapa do lugar onde você esta, as estrelas são pontos de missões, a malinha é o shop, compre vários itens de equipamento e para consumo
  •   Profile: aqui você vê sua atual equipe, assim como suas skills, POW Moves, level e experiência

  


  Ações
 
No modo de exploração, muitas vezes você encontrará ícones, eles são ações que você pode realizar, como Dash, Fly, Smash, Climb, entre outros, veja aqui uma lista deles:
 Dash: Quando chegar em algum lugar como um looping ou uma rampa, você tem que usar Dash para passar, assim, o personagem dispara em alta velocidade até o final do lugar, esta habilidade chega até nível 3, para conseguir esta habilidade, você tem que ter Sonic (lv 0), Amy (lv 4) ou Shadow (lv0) para nível 1, nível dois apenas com Sonic (lv 4) ou Shadow (lv4), e para nível 3, apenas Sonic (lv 8).
 Smash: Pode ser usado para destruir caixas, esta habilidade pode chegar até nível 3, para nível 1, você precisa de Amy (lv 0), Knuckles (lv0) ou Omega (lv0), para nível 2, precisa-se ou de Amy (lv 4) ou Omega (lv 4), e para nível 3, somente Amy (lv 8).
 Fly: Com essa habilidade você pode voar, esta habilidade pode chegar até nível 3, para nível 1, você precisa de Tails (lv 0), Cream (lv 0), Rouge (lv 0) ou Knuckles (lv 0), para nível 2, você precisa ou de Tails (lv 4), Rouge (lv 4) ou Cream (lv 4), e para nível 3, você precisa de Tails (lv 8) ou Cream (lv 8). Tome cuidado, depois que você voa para algum lugar, pode não ter volta
 Invencibility: com essa habilidade, você pode passar por gases venenosos, lasers ou raios sem se machucar, pode chegar até nível 3, para nível 1, você pode usar Big (lv 0) ou Omega (lv 4), e para nível 2, ou Big (lv 4) ou Omega (lv 8), e para nível 3, somente Big (lv 8).
 Climb: quando você encontrar uma parede com uma grande seta apontando para cima, significa que você pode escalar, esta habilidade só tem nível 1, para usar, você precisa ou de Knuckles (lv 4) ou Shade (lv 0).
 Teleport: serve para se tele transportar de um lugar de fora para um de dentro e vice e versa, por exemplo uma cápsula, esta habilidade tem apenas nível 1, use Shadow (lv 8) ou Shade (lv 8).
 Stealth: quando houverem luzes de busca e você não deve ser visto, você pode usar Stealth para passar despercebido, use Rouge (lv 8) ou Shade (lv 4).
 Talk: pode ser usado por qualquer um, serve para falar com pessoas, algumas podem ser missões.
 !: pode fazer qualquer coisa, sempre que encontrar um, encoste e veja o que acontece.
 Entrar/Sair: use sempre quando aparecer, assim, você entra em algum lugar, apenas esteja preparado para o que estiver dentro.
 Cair/Pular: use isso para subir um degrau ou algo baixo, ou descer de um degrau ou até mesmo de uma torre.

  Personagens jogáveis
  Em Sonic Chronicles: The Dark Brotherhood, você libera no total 11 personagens, mas você pode formar um time com apenas 4, aqui listei sua descrição e algumas habilidades:

 Sonic the Hedgehog: O ouriço estréia em seu novo jogo, agora com novos movimentos, sua missão é resgatar Knuckles dos Marauders, ao longo da história ele vai descobrindo quem são eles, assim como descobrindo a verdadeira historia de tudo isso.

Ataque normal: Sonic carrega um Spin Dash e acerta o inimigo, dano grande.

 

POW Moves

Axe Kick: Sonic vai em Spin Jump até o inimigo e o acerta com dois chutes
Whirlwind: Sonic começa a girar em alta velocidade acertando todos os inimigos com um vento muito forte
Blue Bomber: Combo entre Sonic e Tails, Tails leva Sonic para o alto e o chuta no inimigo
Fastball: Combo entre Amy e Sonic, Amy use seu martelo e atira Sonic no inimigo três vezes
Triple Tornado: Combo entre Sonic, Tails e Knuckles, Sonic usa o Whirlwind e leva Tails e Knuckles junto, depois, os três caem e causam um estrondo em todos os inimigos
Hail Storm: Combo entre Sonic, Tails, Knuckles e Amy, todos acertam Sonic inúmeras vezes jogando ele contra o inimigo

 Miles "Tails" Prower: Tails também esta no jogo, com um papel importante, ele viu Knuckles ser raptado pelos Marauders, ele ajuda muitas vezes a construir armas, e também chega a ser contratado pela G.U.N. para a missão de resgate de Knuckles, ele também pilota o Tornado e o Cyclone.

Ataque Normal: Tails avança contra o inimigo e da um ataque com seus rabos, dano médio.

POW Moves

Scan: Habilidade única do Tails, ele escaneia o inimigo e procura um ponto fraco em sua armadura
Tinker: Tails saboteia o robô adversário e o deixa mais vulnerável
Medi Bot: Tails manda um robô que da mais HP para algum aliado
Shield Bot: Um robô que Tails manda para proteger alguém
Flash Bang: Uma bomba que causa tontura em algum inimigo por sua intensa luz

Adrenaline Rush: Tails da forças para algum aliado e o deixa hiper

Knuckles the Echidna: Knuckles foi raptado pelos Marauders antes do jogo começar, após descobrir que a Angel ISland havia sido movida, ele começa a procura pelo suspeito principal, Shade, a líder dos Marauders, e também atrás do imortal Eggman, que não morreu no começo do jogo.

Ataque Normal: Knuckles usa seus punhos com espinhos para dar um super soco, dano alto

POW Moves

Uppercut: Ataque forte de Knuckles, ele vai contra um inimigo e manda um Uppercut, que ignora qualquer armadura
Quake Punch: Knuckles da um soco no chão que causa um terremoto sobre o time adversário
Revolver Slam: Combo entre Knuckles e Sonic, Sonic usa o Spin Dash para lançar Knuckles no ar e cair no inimigo
Knuckles Sandwich: Combo entre Knuckles, Sonic e Amy, Knuckles gira Sonic e Amy e depois os lança contra o inimigo
Knuckles Express: Combo entre Knuckles e Shadow, Shadow usa seus poderes para lançar Knuckles no inimigo.

Hard Line: O combo entre Knuckles, Shadow e Shade, Knuckles lança Shade para o ar, depois chega Shadow e acerta ela de novo contra o inimigo.

Amy Rose: Amy encontra Sonic logo no começo do jogo, com uma novidade, ELA TEM NAMORADO!!! Ele se chama Dexter, mas deixando isso de lado, Amy é muito útil durante o jogo, na luta contra os Marauders, ela usa seu Piko Piko Hammer para arrebentar qualquer um.

Ataque Normal: Amy usa o Piko Piko Hammer, dano médio

POW Moves

Namorado...ta bom, acredito....
Low Blow: Amy usa seu martelo para acertar o ponto fraco do inimigo, talvez o deixe tonto
Spin Circle: O combo entre Amy e Cream, Cream ganha altitude e começa a girar Amy, depois ela a solta e a lança contra o inimigo
Tantrum: O POW Move mais forte da Amy, tira bastante HP
Blow Kiss: Amy manda um beijo para algum aliado para deixá-lo mais forte
Tarot Draw: Faz com que o inimigo erre muitos ataques

Flower Power: O combo do Team Rose, Big se deita, depois, Cream lança Amy e acerta Big, mandando Amy para cima e descendo com tudo sobre o inimigo.

Cream the Habbit: Cream voltou! Ela é opcional, você tem que fazer a missão dela para liberá-la, como ela é opcional, ela não aparece na linha da história normal, logo que você a libera, ela se auto-equipa com o Chao Cheese, afinal, esses dois são inseparáveis.

Ataque normal: Cream usa Cheese contra os inimigos, dano pequeno

POW Moves

Refresh: Cream restaura os PP do time inteiro
Demoralize: Cream distrai o time oponente
Cure: Cream retira qualquer olho-gordo veneno do amigo
Revive: Cream revive um amigo com parte do HP
Heal: Cream aumenta o HP de todo o seu time

Tough: Cream vira cheer-leader e insentiva um amigo a ficar mais forte

Big the Cat: Ele também esta no jogo, mas não tem um papel TÃO importante, quando Sonic, Tails, Rouge e Amy chegam na Mystic Ruins, Big os encontra. Froggy, mais uma vez, pode se perder de Big e você ter que sair procurando pelo sapo... é revelado também alguns amigos de Froggy.

Ataque Normal: Big lança um anzol no inimigo e o puxa, dano médio.

POW Moves

Lure Whip: Big usa sua vara de pescar como chicote para acertar o inimigo.
Battery Ram: Big parte para cima do inimigo sem dó e causa um GRANDE estrago
Taunt: Todos sabemos que Big é MUITO resistente, por isso, ele vira a atenção do inimigo para ele, assim o inimigo atacará somente Big mais fortificado.
Froggy Poison: Quem disse que sapo não é venenoso? Froggy acerta o alvo, tira HP e o envenena.
Feel No Pain: Big fica tão animado com a luta que mal sente dor, por isso, ele se regenera.

Froggy Rain: Froggy tem muitos amigos, tantos que da para fazer uma chuva deles, acerta todos os inimigos.

Shadow the Hedgehog: Shadow também está no jogo, ele entra no jogo quando estava a procura de E-123 Omega, na Blue Ridge Zone, ele se encontra com Sonic e seu time, afinal, todos estavam indo para a Metropolis, base de Eggman e provavelmente o local onde Omega se perdeu

Ataque Normal: Shadow usa Chaos Control e aparece atrás do inimigo e o acerta com um chute, dano alto

POW Moves

Chaos Spear: Técnica do Chaos de Shadow, ele invoca duas lanças do caos e as lança no inimigo, as vezes pode acertar dois inimigos
Chaos Rift: Shadow cria uma cápsula com energia do caos e manda contra o inimigo, pode ser muito bom para tirar até 400 HPs do inimigo
Chaos Blast: O Chaos Blast mudou muito, agora, Shadow manda um lazer contra o inimigo
Atomic Strike: O combo entre Shadow e Sonic, os dois criam uma esfera de caos que explode ao chegarem a velocidade do som
Focus Field: O Combo entre Shadow e Omega, os dois combinam o Beam Cannon e o Chaos Blast para acertar o inimigo.

Metal Storm: O combo do Team Dark, os três combinam seus poderes e lançam Omega contra o inimigo

Rouge the Bat: Rouge aparece no jogo quando Sonic, Tails e Amy vão a procura de Knuckles, Rouge oferece uma ajuda (por causa que era a missão dela investigar os Marauders), então, os 4 vão a procura de Knuckles, onde será que ele esta?

Ataque Normal:Rouge voa para cima do inimigo e o acerta um chute, dano médio

POW Moves

Tornado Kick: O chute poderoso clássico da Rouge
Jewel Storm: Rouge pega um colar qualquer o quebra, lançando jóias para todos os lados
Rising Knuckle: O combo entre Rouge e Knuckles, Rouge levanta Knuckles e o joga contra o inimigo, depois ela da um chute no inimigo
Plunder: Habilidade de ladra da Rouge, ela rouba um item de algum inimigo.
Distract: Rouge usa sua técnica especial para distrair o inimigo

Shriek: Rouge usa um grito sônico (normal entre morcegos) para deixar o inimigo atordoado.

E-123 Omega: E-123 Omega é um dos melhores personagens, após ter tentado invadir a Metropolis, ele fica preso em uma caverna até ser achado por Tails e Eggman, então ele se junta para reconquistar Angel Island e derrotar o Noctorus Clan.

Ataque Normal: O melhor, Omega lança um míssil, que tira grande dano, e o melhor, acertam os inimigos do lado do inimigo que você mirou

POW Moves

Flamethrower: Omega usa seus lança chamas para dar um grande dano sobre todos os inimigos
Lazer Beam: O melhor ataque de Omega, o ataque que causa mais dano entre todos os personagens, em nível 15, pelo menos 210 de hit
Blazing Tornado: Combo entre Omega e Rouge, Rouge usa o lança chamas de Omega e da um chute flamejante no inimigo
Wrecking Ball: Combo entre Omega e Big, o combo matador, Omega lança Big no inimigo, preciso dizer algo mais?
Temporal Field: Omega usa seu poder para deixar algum aliado Hiper

Machine Gunner: Um ataque Full Auto, ou seja, uma metralhadora que acerta todos os inimigos

Doctor Ivo "Eggman" Robotnik: Ele morre no começo do jogo, mas continua vivo, Eggman, desta vez, se junta a Sonic para derrotar os Marauders e reconquistar sua cidade, a Metropolis, e vale tudo, desde suas antigas armas a uma nova nave.

Ataque Normal: Eggman lança uma ferramenta no inimigo, dano baixo

POW Moves

SnooPING AS usual i see...
Bombardment: Um ótimo ataque, Eggman chama um robô que lança um bombardeiro sobre o time inimigo

Sabotage: Combo entre Eggman e Tails, os dois usam seus cérebros geniais para sabotar o inimigo SE ELE FOR UM ROBÔ

Não se enganem, ela é Echidna

Shade the...Echidna!?:Sim, Shade é jogável E uma Echidna, ela faz parte do Clã Noctorus, no qual o líder é o Lord Ix, ela sempre lutou ao lado deste clã, mas, após Lord Ix roubar a Master Emerald, ela se junta ao Sonic Team para retomar as Chaos Emeralds e a Master Emerlad do Clã Noctorus, mas para isso, eles precisam ir para a Twilight Cage, a dimensão de Shade

Ataque Normal: Shade parte para cima do inimigo dando um soco usando equipamento dos Marauders, alto dano

POW Moves

Cloak: Shade usa as técnicas do Clã Noctorus para se tornar invisível e mais forte
Blade Rush: Técnica dos Marauders, Shade vai para cima do inimigo usando uma Leech Blade para atacar o inimigo e ao mesmo tempo se regenerar
Blade Drop: Combo entre Shade e Sonic, Shade lança Sonic girando contra o inimigo depois o acerta com uma Leech Blade.

Echidna Rush: O combo entre Shade e Knuckles, os dois vão para cima do inimigo, Shade usa seu Blade Rush e no final os dois usam Uppercut

 
  Opções de fala
  Quando a tela estiver no modo de fala, muitas vezes você pode escolher o que falar, aqui listarei todos os tipos de falas.
 Sonic: Com essa opção, você falará de um jeito que fará você voltar para a ação o mais rápido possível, não recomendo, pois as vezes você pode perder partes importantes da história.
 Pergunta: Quando você escolhe esta opção, você fará uma pergunta, é importante usar essa opção para descobrir varias coisas importantes, pergunte sempre quando puder.

 Afirmação: você afirmará uma coisa, as vezes discordando com a afirmação da outra pessoa.
 Concordar: com esta opção, você concorda com algo, isso pode te levar a outra informação importante, e as vezes é uma pergunta se você que partir ou não.
 Discordar: discordar com alguém, muitas vezes isso pode ser falta de educação, por isso, não use sempre, mas as vezes, serve para dizer "não" para partir a uma viagem, afinal, as vezes você tem de se preparar.
 Ignorante: Você fala algo sem noção, sem qualquer ligação com a sua conversa, isso sim é falta de educação.
 Sem atenção: isso mostra que você não esta interessado na conversa, isso também e falta de educação, e pode deixar os personagens no qual você fala doidos.
 Opinião da Equipe: com isso, você pede a opinião do seu time para saber o que fazer, dependendo do seu time, pode ser util.
 
  Capítulos

  Como o nome já diz, Sonic Chronicles é uma crônica, então, ele tem capítulos, são no total 10:

  •   Capítulo 1 - Recepção Hostil: aqui você aprende a jogar, assim como conhecer alguns personagens, sua missão é chegar no Tails Workshop em Central City, mas essa missão pode ser mais difícil do que parece
  •   Capítulo 2 - A procura de Knuckles: Agora, você tem que ir atrás do esconderijo dos Marauders e encontrar Knuckles, aqui você já conta com a ajuda de Rouge, Tails, Amy e até Big
  • Capítulo 3 - Eggcaçada: Agora que Knuckles voltou, eles tem que encontrar o motivo de Angel Island ter saído dos céus da Mystic Ruins, o principal suspeito é Eggman
  • Capítulo 4 - Um lobo na sombra: Agora, com Eggman e Cream no time, eles partem para a Blue Ridge Zone para ir a Metropolis, ex-base de Eggman, no caminho eles encontram Shadow, será que ele se juntara ao time do ouriço?
  • Capítulo 5 - Batalha pela Angel Island: O time finalmente chega a Metropolis, mas eles se dividem em dois, Sonic e Knuckles partem com sua equipe para retomar Angel Island, enquanto isso, Tails e Eggman juntam um time para construir uma arma para mandar os Marauders pro lugar de onde eles vieram, mas eles podem achar mais alguém na cidade...
  • Capítulo 6 - Buraco Negro Solar: Angel Island caiu sobre a Metropolis, agora com Omega e Shade no time, o time deve reconstruir o Cyclone para ir para a dimensão do Clã Noctorus, a Twilight Cage
  • Capítulo 7 - Missão pelas Chaos Emeralds: Eggman ficou na outra dimensão para auxiliar na viajem (apesar de não auxiliar nada), eles chegam em uma ilha flutuante de rochas, será que o time conseguira a simpatia deles?
  • Capítulo 8 - Setor Cela: O time chega a uma das partes da dimensão, e lá eles devem procurar algumas Chaos Emeralds
  • Capítulo 9 - Setor Charybdis: Na outra parte da dimensão, o time cai em um setor de lulas psíquicas, eles devem ter cuidado para não terem suas mentes tomadas
  • Capítulo 10 - Batalha da Cidadela: O último capítulo, agora que as 4 raças da dimensão se uniram para invadir o lar do Clã Noctorus, enquanto isso, o time deve enfrentar Lord Ix e recuperar as últimas esmeraldas

  Chao Eggs

  Em Sonic Chronicles: The Dark Brotherhood, a Bioware explorou uma coisa que não é explorada desde Sonic Advance 3, os Chao, como nos outros jogos, o jogador deve fazer um Chao nascer através de Chao Eggs, mas em SCTDB, é muito mais fácil fazer isso, por exemplo, quando você encontra um Chao Egg, ele vai direto para seu Chao Garden, depois de um tempo, você vai ouvir um "crack", isso significa que um Chao nasceu, então, vá ao seu Chao Garden e veja o que nasceu.

Ha 3 tipos de Chao, os Normal, são Chao normais, dão habilidades nem tão extraordinárias, o Rare Chao, que dão boas habilidades, são mais difíceis de se conseguir, e, agora, os Unique Chao, são os Chao mais raros, ha muito poucos deles, e entre eles, está Cheese, mas não se encontra o Cheese em um ovo, você tem que procurar ele em Green Hill, assim que você o encontrar, você libera a Cream para jogar.

Cada Chao possui uma habilidade única, então, escolha bem, pois você só pode equipar um Chao por personagem, ha Chao que dão elemento aos seus ataques, ha Chao que enchem o HP e PP por rodada, e também ha Element Shield, assim, ataques inimigos são mais difíceis de acertar, ha Chao que aumentam chances de você acertar o inimigo, e também ha as 5 Unique Skills, a primeira você consegue com Spartoi, faz com que as vezes, um único ataque cause um KO, com Ovus, seu personagem revive uma vez quando ele morre em batalha, com Ferox, você não tem que fazer nenhum comando para acertar POW Moves, com Choopaloo, a XP que você ganha por batalha aumenta, e com Cheese, a sorte do seu time aumenta.

Há também a opção de troca de Chao, mas você precisa da DS Wireless Communication, assim, você pode criar uma sala para algum jogador que espera, ou esperar uma sala de outro jogador, assim, você pode trocar Chao com seus amigos, ou inimigos, quem sabe....


  Terra/Mobius - Twilight Cage

  Em Sonic Chronicles: The Dark Brotherhood, há vários "Action Fields" para explorar, e eles estão divididos em duas zonas maiores, a Terra, ou Mobius, e a Twilight Cage, primeira falarei da Terra, ou Mobius:

  •   Green Hill Zone: a primeira zona do jogo, aqui os inimigos são animais, ou, após a missão de destruir os hipnotizadores, Swat Bots e outros robôs, é o cenário básico, e o mais fácil, explore ao máximo aqui antes de continuar sua aventura
  •   Central City: a cidade do jogo, o segundo lugar a ser visitado, cheio de prédios, aqui também tem o G.U.N. Headquarters, aqui algumas skills nível 2 já são necessárias
  •   Mystic Ruins: a terceira zona do jogo, aqui, ha insetos gigantes, Mystic Ruins agora é um pântano, e é claro, cheio de ruínas, aqui ha também fumaça venenosa, passe por elas usando Invulnerability
  • Blue Ridge Zone: a quarta zona do jogo, um novo lugar, parece a Ice Cap, esse lugar tem águias, lagartos, gigantes e...Shadow!
  • Metropolis: a quinta zona do jogo, a cidade de Eggman, mas agora esta em ruínas após os Marauders terem a destruído, cheia de robôs e produtos químicos, procure nas cavernas, você pode achar alguma coisa, ou alguém...
  • Angel Island: a sexta zona do jogo, o Clã Noctorus/Marauders conquistou a ilha, cabe a você explorá-la e derrotá-los
  • Metropolis Ground Zero: a sétima zona do jogo, agora que Angel Island caiu, Metropolis esta diferente, cabe a você montar sua nave e viajar para o espaço

  

Após a Metropolis Ground Zero, você termina sua nave, o Cyclone, nisso, você vai para o buraco negro que leva a Twilight Cage, e, essa, é a segunda maior zona:

  • Kron Colony: a primeira colônia da Twilight Cage, um planeta rochoso, cheio de minérios, aqui o Clã Noctorus começou a extrair minério usando o povo Kron como escravo para construir armas
  • N'rrgal Colony: a segunda colônia da Twilight Cage, um planeta com criaturas gosmentas chamadas N'rrgal, eles foram escravizados por Noctorus também, aqui use Big, pois ha muitas barreiras que somente com Invulnerability podem ser atravessadas
  • Zoah Colony: a terceira colônia, um lugar moderno, use um personagem que tenha Stealth, os Zoah são muito fortes, evite enfrentá-los
  • Voxai Colony Beta: a quarta colônia, um lugar que quase não tem inimigos, eu disse quase, são criaturas mentais, se você achar alguma agressiva (ela fica vermelha) FUJA, pois é Ambushed na certa
  • Voxai Colony Alpha: a quinta colônia, só pode ser acessada através da Voxai Colony Beta, aqui só ha Voxai agressivos, então muito cuidado
  • Nocturne: a última parte, o lar dos Noctorus, não espere ser bem recebido, são dois times aqui, todos tem um objetivo: derrotar Lord Ix!

  Escolhendo seu time
Isso é uma montagem, Sonic é obrigatório no time e você nunca poderá escolher qualquer um dos personagens

  No capítulo 2, você fica com 4 personagens, completando seu time, até que chega Big, ai você tem a opção de escolher seu time, seu time só tem espaço para 4 personagens, sendo que em certos momentos do jogo, você tem que montar dois times, em cada time, ha sempre um personagem obrigatório, por exemplo, na primeira separação de dois times, os personagens obrigatórios do primeiro são Sonic e Knuckles, do segundo Tails e Eggman, aqui também vou falar das classes:

    Classes:

  • Power Class: A classe mais poderosa, os seus ataques são muito mais fortes do que as outras duas classes, tem vários POW Moves e muitos que envolvem outros personagens (ex: Sonic, Knuckles...)
  • Shifter Class: A segunda classe mais poderosa, ela tem ataques bons, mas sua principal característica é aumentar o poder de outras classes, por exemplo, usando Amy e Sonic, o Axe Kick é mais forte no Fast Ball (ex: Amy, Rouge...)
  • Support Class:A última classe, ela pode não ter os ataques mais fortes, mas da um grande suporte para o time, por exemplo Tails, ele pode usar Adrenaline Rush para dar mais uma vez na rodada para um aliado (ex: Tails, Cream...)

É sempre bom ter pelo menos um de cada classe no seu time para ficar equilibrado.

Por Skills:

  • Dash: Não é uma das mais necessárias, afinal, Sonic já tem essa Skill, mas quando você ter de selecionar dois times, use Shadow em um e Sonic no outro
  • Fly: Importante Skill, na maioria das fases você usa esta habilidade, caso seja apenas um time, use Tails, caso sejam dois, use Tails ou Cream, pois os dois tem Fly lv3
  • Smash: Outro importante, ha caixas para serem destruídas na maioria das fases, caso seja apenas um time, use Amy, pois ela é a única que tem Smash lv3, e caso sejam dois, use Amy ou Knuckles
  • Climb: Ha apenas em algumas fases, mas sempre use Knuckles, mas, quando você estiver mais à frente no jogo, use Shade
  • Invulnerability: Raramente esta habilidade aparece, somente em Mistyc Ruins e N'rrgal Colony, sempre use Big, pois só ele tem Invulnerability lv3, quanto a Omega só tem até Lv2
  • Teleport: Você usa esta habilidade somente em Voxai Colony Alpha e Beta, sugiro Shade, pois na mesma fase, você tem que usar Climb
  • Stealth: Está habilidade só pode é usada em Zoah Colony, use Rouge, afinal ela também tem Fly lv2

  Sobre o jogo

  A jogabilidade neste game é bem simples, bem ao estilo dos RPGs de computador, onde se clica sobre um ponto na tela e o personagem se dirige àquele ponto, mas a única diferença neste caso é que se tocar nas bordas da tela, Sonic andará mais rápido naquela direção, ao contrário de quando se toca próximo ao personagem, que no caso, anda lentamente na direção apontada (lembrando que não basta tocar na tela, deve-se tocar na tela, e manter a stylus sobre a mesma, como se estivesse segurando o botão do mouse). Caso encontre algum objeto ou personagem passível de interação, aparecerá um ícone sobre Sonic, caso ele esteja ao alcance da ação, que pode ser conversar, ou ativar algum botão, que pode ser feito tocando no ícone ou pressionando o botão L (botão R para canhotos).

  Ainda com a caneta, é possível pressionar uma pequena aba no canto inferior esquerdo da tela de toque, para acessar o menu, que permite salvar o game, administrar o time, abrir o inventário, verificar o Chao Garden, entre outras funções. Esse menu funciona em tempo real, e o game somente pausa caso seja feita alguma escolha, e ele pode ser acessado com o pressionar do botão START. Outro ponto legal são as conversas entre Sonic e outros personagens-chave, nas quais aparece um enorme balão de fala na sua tela de toque com a cara de Sonic ao lado, e existem várias opções de respostas, sempre existindo uma resposta que corta todo o assunto e parte direto para dar continuidade ao game, mas as outras opções de perguntas deixam a possibilidade de novos acontecimentos ou da aquisição de informações importantes. E por fim, no mapa principal, é possível selecionar o personagem entre um dos quatro do time, para uso de suas habilidades específicas, bastando tocar em seu ícone no topo da tela de toque. E aqui vai uma dica para ajudar no jogo: existe um CHAO que automatiza os POW ataques, é Ferox. Use na Cream no jogo e isso facilita nos combates.

  As músicas do game nos mapas principais são diferentes para cada localidade, mas se tornam enjoativas e irritantes, já que a qualidade das mesmas é parecida com aqueles ruídos de jogos do Super Nintendo e Mega Drive, e como o jogador volta constantemente a áreas já acessadas, as mesmas músicas que o irritaram por horas, voltam a assombrá-lo. Nas batalhas, a música é da mesma linhagem das músicas do mapa, mas como as batalhas exigem certa concentração, para evitar POW Moves inimigos e também porque os golpes e personagens emitem sons e vozes, quase não é percebida. A grande sacada deste jogo é, na minha opinião, que se jogue com som enquanto estiver calmo, porque a hora que irritar a musiquinha fica latejando, e acaba por desconcentrar, e é nesse momento que a divindade vem em forma de botão de volume, que deve ser desligado sem dó. Quanto aos personagens, eles não possuem dublagem, mas Sonic e cia. soltam algumas frases como "All right!" ou "Yeah!".

  Bem ao estilo cartunesco, os gráficos ficam num meio termo entre o cel-shading (gráfico em 3D em forma de desenho animado, como visto em jogos de Naruto, Dragon Ball e inclusive no Zelda Wind Waker) e o 3D poligonal tradicional, e usa uma palheta de cores um pouco mais escura, o que dá uma certa impressão de que foi usada tinta guache. Acredito que a SEGA e a BioWare quiseram dar um tom de personagem de massinha ao personagem, semelhante ao visto nos jogos de consoles atuais, mas devido à limitação do portátil, ficou assim. Ainda assim, o gráfico é bom, ainda mais comparado ao gráfico de outros jogos de DS lançados recentemente, mas acho que a SEGA e a BioWare podia ter usado um pouquinho mais do poder do portátil de duas telas da Nintendo. Os cenários seguem o mesmo estilo, e até que foram bem produzidos, estão bem limpos e agradáveis, cada um dando ao seu "tema" a devida coerência. Para compensar um pouquinho a falta de refinamento gráfico, o game roda fluído, não há slow downs, e a taxa de frames se mantém constante.

  O game diverte, e prende a atenção, principalmente por ser um RPG, e com o carisma de Sonic e cia. que deixa a partida mais descontraída. Mas, ao contrário de outros Sonics, nos quais, com pressa, era possível ligar o console rapidamente, jogar uma fase ou outra, correr por vários loopings, e ainda desligar o game a tempo para sair, sem se preocupar sequer em salvar, somente pela diversão e pelo passatempo, termina nesse game. Por ser um RPG, é raro vir vontade de jogar este game quando se está com pouca bateria no portátil, ou quando se tem que jogar rápido para logo em seguida sair correndo, a não ser, claro, quando se sabe o próximo passo no game, ou o que o jogador queira seja somente jogar uma batalhinha ou outra, mas explorar mapas com medo de perder todo o progresso feito naquela partida simplesmente por não ter salvo na pressa, é algo que corta as oportunidades de jogá-lo. Mas isso é desprezível, pois ver Sonic tirar sarro da cara dos NPCs nos chats interativos, ou levando bronca dos colegas, ou até mesmo as batalhas, cada vez mais desafiadoras e "apelonas", deixa o jogo com uma diversão contínua, mas um desafio e aprendizado progressivo, típico de um RPG, o que cumpre com um ponto positivo à BioWare, por sua fama de jogos em RPG ótimos, como Mass Effect (para Xbox 360).

  A exploração de mapas pode ser enrolada, se o jogador gostar de explorar em busca de itens e argolas, ou pode ser muito rápida, seguindo sempre em direção às estrelas que apontam o objetivo ou a missão atual (que pode ser verificada na tela de cima, que exibe um mapa da região). Apesar de, após cumprir o que era necessário em uma região, e seguir para a próxima, pode ser necessário voltar àquela parte já visitada, para seguir por partes inacessíveis anteriormente, devido ao nível baixo das habilidades dos personagens, ou por faltar algum personagem para puzzles que precisam de um certo número deles para serem completos. É diversão garantida, para pessoas que gostam de RPGs, e para os fãs desse clássico personagem da SEGA, assim como para os que querem conhecê-lo, e é desafio garantido e nivelado, para aqueles jogadores que não são hardcore, mas que possuem uma habilidade um pouco maior que os casuais.

  Sempre sendo a maldição dos RPGs, o replay (ou seja, aquilo que leva um jogador que zerou um game a querer jogá-lo novamente desde o início) é sempre algo delicado, visto que os jogos não oferecem mais nada para aqueles que ficaram com gostinho de quero mais, mas esse game dá uma chance aos jogadores que penaram para terminar a primeira vez, de estudar e melhorar o time, para terminar uma segunda vez, com estratégias diferenciadas, ou treinando personagens diferentes para as situações, antes inesperadas, e agora já conhecidas. Mas ainda assim, fica devendo nessa parte.

 
Curiosidades

Animação do jogo: as animações de Sonic Chronicles são extremamente parecidas com as que é possível fazer através do programa Autodesk 3Ds (Studio) Max, conforme é possível ver no vídeo http://br.youtube.com/watch?v=JCiC21fw79s. Ou seja, um software acessível a qualquer fã...

Ficha Técnica

  Capa

 Ficha técnica

Nome: Sonic Chronicles: Dark Brotherhood

Plataforma: Nintendo DS

Género: Role-Playing Games

Distribuidora: Sega

Desenvolvedora: BioWare

Data de Lançamento: 25/09/2008

  Avaliação  Prós/Contras
Gráficos: 8,5
Som: 5,0
Jogabilidade: 9,0
Diversão: 9,5
Nota Média: 8,0
Nota Geral: 8,5

Prós: É uma novidade ao mundo de Sonic, com o sistema de jogo de RPG, mas com o carisma da turma toda da SEGA; Longo e com desafio progressivo; Cumpre com todos os papéis de um game de RPG, como batalhas rápidas e prende a atenção dos jogadores

Contras: Sons enjoam e irritam com o tempo; Após terminar o game, ele se torna um depósito de poeira na gaveta; Gráficos poderiam ser um pouquinho mais refinados
 

Diga não ao plágio, cite a autoria!
Por: GTA Game Master a.k.a. GM Tails
Colaboração de: MattX
Atualizado em: 04/04/2010