SONIC RIVALS 2

Falhas Técnicas (Bugs)  Dicas e Códigos Secretos  Sonic em Outros Games  Detonados  Resumo dos Jogos Previews Personagens Manuais de Instrução Página Inicial


  O game Sonic Rivals estreou em 2005, e foi um jogo que misturava o clássico estilo plataforma em duas dimensões com gráficos 3D e corridas entre dois personagens. O jogo introduziu o ouriço no PSP, portátil da Sony. Em 2007, a Sega anunciou uma seqüência, intitulada Sonic Rivals 2, contando com novas varias personagens, para alem do “cast” do primeiro Rivals que regressa, totalizando assim 8 personagens jogáveis. Entre eles: Sonic, Tails, Knuckles, Shadow, Rouge, Silver, Espio e Metal Sonic.

Novidades

  Sonic Rivals 2 é mais um jogo da série "R" do ouriço, ou seja, com temas relacionados a corridas. Neste, os personagens correm a pé, como em Sonic R, entretanto num conceito bem diferente, em que o seu objetivo é o de tentar ganhar a corrida, seja de que forma for. E se for necessário até atrapalhando os adversários. O jogo não inova muito no conceito geral de Sonic: os cenários continuam bem semelhantes, e os elementos são os mesmos: anéis, shields, catapultas, dentre outros elementos. A novida fica por conta da interação entre os personagens, para um atrapalhar o outro. É uma espécie de corrida maluca, em que vence aquele que for mais esperto.

  Um elemento novo do game, nem tão novo, porque já usado em Sonic Rivals, são os cards. À medida que se progride no jogo você vai coletando cards dos personagens. Eles servem para fazer com que os personagens ganhem novas habilidades, geralmente relacionadas ao conteúdo da carta.

  O jogo conta com os seguintes menus: Single Player (modo de 1 jogador, onde se passa o jogo), Multiplayer (de 2 ou mais jogadores), Game Summary (um sumário do seu progresso no jogo), Card Collection (mostra as cartas que você ganhou no jogo) e Options (tradicionais ajustes, como saves, volume, idiomas, dentre outros).

  O Single Player é dividido em:

- Story Mode: O modo de história do jogo. O jogador progride do jogo, vencendo corridas contra um rival (conforme o decorrer da historia) em 3 acts, ao fim desses 3 Acts, enfrenta um Boss. Cada personagem tem o seu enredo, totalizando 8 “lados” diferentes do mesmo enredo, que é um record num jogo do Sonic.
- Free Play: é uma novidade neste jogo. De forma a aproximar o jogo da fórmula original da série clássica, a personagem compete sozinha num level normal, sem adversário. O jogador pode também competir num Time Atack ou encontrar Chaos nos níveis, que são o tema deste jogo.
- Cup Circuit: assim como no original, você pode competir em circuitos ou seqüências de fases pré-determinadas e Boss’s, para ganhar cards no jogo.

  Já o Multiplayer, é dividido em:

- Knockout: Os jogadores começam com 3 anéis, e basicamente mistura os elementos clássicos do “se você for atingido sem anéis, morre”. Desta forma, quem fizer mais “knockouts” ao seu adversário ganha.
- Rings Battle: Numa corrida, é dado um tempo limite para pegar anéis; quando chegar ao fim do tempo, quem tiver mais anéis vence.
- Capture the Chao: Semelhante a diversos modos de vários jogos, os personagens tem que capturar o Chão do inimigo e trazê-los para a sua base, e ao mesmo tempo, tentar manter o seu Chão.
- Laps Race: O mesmo modo do multiplayer de Sonic 3, está de volta. O objetivo do modo é ser o primeiro a dar um determinado número de voltas á pista, para ganhar a partida.
- King of the Hill: Como o nome indica, você tem que chegar ao topo do nível, e ganha pontos por se posicionar num determinado local, debaixo do Omochao.

Enredo

  Sejamos sinceros e podemos dizer que os enredos dos jogos do Sonic já não são exatamente como no tempo dos Adventures. Pode-se notar isto, nesta seqüela. O roteiro inicial do jogo, conta como alguém raptou os Chaos, as “formas de vida” introduzidas em Sonic Adventure, que desapareceram misteriosamente e mais tarde acaba com todo o mundo envolvido, incluindo as 8 personagens participam no enredo.

  Por um lado, ficamos felizes, pois alguns elementos que fizeram sucesso regressaram, como o estabelecimento de umas duplas de personagens, que trazem alguma ligação entre os personagens, mas por outro essas duplas foram só um “enchimento” pois duplas estranhas estão presentes, desde quando é que Espio e Silver tem algo a ver um com o outro? Ou então, possui algo que todos os escritores de fan fics irão adorar… Shadow e Metal Sonic.

  Eggman Nega, disfarçado de Eggman, planeja pegar os Chaos e dá-los como alimentos a uma besta chamada “Ifrit”, que precisa deles para se tornar mais forte; e igualmente também precisa das Chaos Emeralds para abrir um portal, que liberará o Ifrit. O enredo é dividido por duplas, de certa forma semelhante a Sonic Adventure 2, mas cada personagem segue a sua historia própria:

Sonic & Tails: Desta forma, após saberem do que aconteceu aos Chaos, Sonic e Tails forma uma dupla, para encontrar eles, e resgatá-los de Eggman… que “aparentemente” está por detrás de tudo.
Knuckles & Rouge: Knuckles parte á procura da Master Emerald que mais uma vez desapareceu. Eventualmente ele encontra-se com Rouge the Bat, que foi contratada por Nega para encontrar as esmeraldas do caos, e eles formam uma dupla.
Silver & Espio: Silver regressa do futuro, que para variar, se encontra destruído por um demônio chamado Ifrit, e esconde alguns Chaos que faltam para salvar o futuro. Espio junta-se a ele, porque este está a procura dos Chaos desaparecidos, já que ele é “detetive”
Shadow e Metal Sonic: O verdadeiro Eggman, manda Metal Sonic á procura de Shadow, para contar-lhe sobre os planos de Eggman Nega, em relação a pegar os chaos e as esmeraldas. Estes foram uma team para procurar as esmeraldas, antes que Nega.

Fases

  O jogo possui 6 fases ao todo, no mesmo estilo de Sonic Rivals.

Blue Coast Zone: É uma Zona Aquática com Ruínas Brancas e é aonde todas as equipes começam , o chefe é o Egg Liner que usa uma bola com espinhas para atacar o adversário.
Sunset Forest Zone: Essa Zona tem vários Penhascos e o ambiente é um por do sol. Ela é semelhante Falls Zone do Sonic Rivals e o chefe é o Egg Crawler, uma minhoca robô gigante.
Neon Palace Zone: Essa Zona é um grande cassino, nela você pode jogar nos caças níqueis e ganhar anéis, o chefe é o Egg Dealer e é um Robô Caça Níquel.
Frontier Canyon Zone: Essa Zona é estilo Velho Oeste, é idêntica ao Colosseum Highway Zone do Sonic Rivals, o chefe é o Egg Bull, um touro robô gigante.
Mystic Haunt Zone: Essa Zona é um castelo mal-assombrado e você também terá que lutar contra o Fantasma dos personagens. O chefe é o Egg Phantom um Robô Fantasma
Chaotic Inferno Zone: Essa Zona é uma cidade cheia de fogo e lava, o chefe é o Frit.

Personagens

  O jogo conta com um numero bem maior de personagens se comparado a primeira versão, são eles:

Jogáveis:

Sonic the Hedgehog
Miles "Tails" Prower
Knuckles the Echidna
Rouge the Bat
Shadow the Hedgehog.
Metal Sonic
Silver the Hedgehog
Espio the Chameleon

Não Jogáveis:

Eggman Nega
Dr. Eggman
Vector the Crocodile
Metal Sonic version 3.0
Frit

Análise Técnica

  No que diz respeito à jogabilidade, neste aspecto, bem como em quase todos no game, Sonic Rivals 2 é superior ao seu antecessor. Varias melhorias na Engine estão presentes, apesar do objetivo do jogo ser o mesmo, ganhar uma corrida usando itens e ataques para atrapalhar o seu rival. Um sistema de aprendizagem/tutorial haverá antes de iniciar o jogo com tudo, para ajudar principalmente jogadores novos que terão contato direto com o game, para entender melhor como jogá-lo de forma correta, para atrapalhar seus inimigos e ganhar nas corridas. Se você gostou do estilo do primeiro Rivals vai adorar a sua evolução.

  O jogo também traz mais interactividade com os cenários, como por exemplo em certas partes usar elementos como catapultas e lianas para ganhar vantagem sobre o adversário, que sempre acabam por ajudar. Como está na moda, barras de energia ou outros elementos nos jogos do Sonic, agora foi introduzido um novo sistema de “Signature Meter” uma barra que precisa ser enchida para executar um ataque característico do personagem, que teoricamente, dá vantagem ao jogador como no primeiro Rivals. Esse “Signature Meter” é preenchido por pegar rings e destruir inimigos e os ataques resultantes são essenciais para poder derrotar o rival.

  Quanto aos gráficos, o jogo continua com o mesmo estilo dos jogos de Mega Drive, mas com gráficos totalmente em 3D, os cenários estão muito bem desenhados e super coloridos, os personagens, mesmo parecendo pequenos na tela, estão muito bem feitos e detalhados tudo graças a ótima definição da tela do PSP e como sempre, temos as belíssimas áreas temáticas dos jogos do Sonic. A diferença com Sonic Rivals, talvez se dê com o fato de que no segundo jogo os gráficos estejam mais realistas.

  As músicas do jogo, seguem o mesmo estilo musical estabelecido no primeiro game. Ou seja, musicas rítmicas bem aceleradas, típicas de um jogo de corrida, que chega a enjoar passado um tempo. Destaque para o tema principal “Race to Win”, que foi trabalhado por Jun Senou, e toca na tela titulo e na primeira zona do jogo. Os efeitos sonoros foram copiados do primeiro game, e no caso das novas personagens foram gravados novos efeitos sonoros como vozes.

  Uma parte do jogo que decepciona é a dublagem, que é bem mal gravada, sendo ouvida durante os diálogos no Story Mode. O tema clássico de terminar uma fase, levou um simples remix. Como em Sonic Rush vai depender muito se você se identifica com o estilo musical, pois para muitos é enjoativo, enquanto outros não tem qualquer problema.

Conclusão

  Sonic Rivals 2 é, sem dúvida, superior ao primeiro e corrige vários problemas da primeira versão que desagradou alguns. O replay value é alto, já que você tem 150 cartas para pegar desta vez, um modo multiplayer surpreendente e diversificado, e ainda múltiplas personagens para escolher. Os levels designs foram expandidos, para que agora você pode pegar atalhos ou caminhos alternativos, ao contrário do primeiro Rivals, que era escasso neste mesmo aspeto. A série Rivals nunca será um substituto atual para os jogos de plataforma 2D do ouriço, pois os verdadeiros jogos action-adventure estão no portátil concorrente, com a série Rush. Independentemente de você ser ou não, fã do Sonic, não vai levar ninguém a comprar o console.

Ficha Técnica

  Capa do jogo  Ficha técnica

Nome: Sonic Rivals 2
Plataforma: Sony PSP
Gênero: Ação/Corrida
Distribuidora: Sega
Desenvolvedora: BlackBone Entertainment Team
Idioma: Inglês
Data de Lançamento: 15/11/2005

 

  Avaliação  Prós/Contras
Gráficos: 8,5
Som: 7,5
Jogabilidade: 8,0
Diversão: 9,0
Nota Média: 8,2
Nota Geral: 7,5
Prós: gráficos e jogabilidade foram ligeiramente melhorados; vários modos de multiplayer e circuitos; 8 lados diferentes da Story.

Contras: os 8 Personagens são muito parecidos; não corrige muito as falhas do seu antecessor como era esperado
 
 

Por: Nezo the Hedgehog
Atualizado por: Hyper Knuckles e Guilherme Souza
Imagens:
PSP World/
Atualizado em: 05/12/2012