SONIC ADVANCE 2

Falhas Técnicas (Bugs)  Dicas e Códigos Secretos  Sonic em Outros Games  Detonados  Resumo dos Jogos Previews Personagens Manuais de Instrução Página Inicial

  Um ano após o lançamento de Sonic Advance, foi a vez de Sonic Advance 2 sair para Game Boy Advance. Trata-se de uma ótima continuação, bem melhor que a versão anterior, cheio de novidades, mas tudo mantendo o mesmo estilo do jogo anterior. É a série nova do Sonic com o estilo clássico e consagrado.

Novidades

  Existe uma enorme quantidade de novidades em relação ao jogo anterior desde pequenos detalhes como a mudança de alguns sprites, onde agora é possível andar vagarosamente com o personagem numa postura ereta e até mesmo quando os personagens pulam e começam a cair eles param de girar fazendo uma posição de pouso, caso o personagem fique nessa posição só será possível acertar os inimigos caindo em cima deles, até a adição de novas habilidade para todos os personagens, inclusive Eggman!

  Com relação aos gráficos, eles estão um pouco melhores que o jogo anterior, a grande novidade fica por conta dos cenários das fases onde foi usado o Paralax (efeito em que o fundo se move em plano diferente do Sonic e dos objetos da fase de forma exuberante em certas fases).

  Esse jogo foi feito baseando-se na velocidade, para compensar a falta dela no jogo anterior, de tão grande é a mudança que as fases começam como uma largada de uma corrida, com direito a preparação do personagem, onde é possível largar com grande velocidade, para isto aperte para frente, apenas, no mesmo instante em que o narrador disser "GO!", isso exige um pouco de treino, mas é essencial no modo Time Attack, e a chegada das fases também é como em uma corrida, ou seja, não existem mais placas de conclusão de fase, e quanto mais rápido você cruzar a linha de chegada mais pontos ganhará e assim que cruzar a chegada você deve frear para parar em cima de uma das três cores de faixa, quanto mais próxima a faixa for da chegada mais pontos você ganhará. As fases dos chefes terminam assim que Eggman for derrotado.

  As músicas estão bem melhores que as do jogo anterior, sem remix e bem mais criativas. Alguns consideram que este jogo tem a melhor trilha sonora da série Advance.

 Este jogo possui, de início 3 menus: Game Start, onde você joga o modo história, Time Attack, onde você grava seus melhores tempos, mas inicialmente só é possível jogar nas fases e não nos chefes, e Option, que serve pra você mudar algumas opções do jogo, mas o Sound Test não está habilitado logo de cara. O Tiny Chao Garden se mantém o mesmo do jogo anterior, mas será habilitado mais tarde.

 Os badniks estão mais traiçoeiros do que nunca, sempre estão no lugar certo, prontos para te pegarem e em algumas fases eles conseguem se camuflar com o cenário! Como sempre os anéis estão no jogo, espalhados por todas as fases e servem para te proteger destes badniks e outras armadilhas e quanto mais se junta, menos vulnerável se torna aos inimigos, pois quando atingido, basta recuperar parte dos anéis em volta e seguir em frente. Agora existe apenas um poste de salvamento durante cada fase e este se localiza exatamente no centro delas, mas não é necessário tocar neles para os ativar, basta passar do meio da fase. Os itens são aquela ajuda extra que o game oferece, escondidos dentro de monitores. Basta estourá-los e se beneficiar do item que estiver dentro e agora está muito mais fácil de pegá-los, pois agora basta tocar neles, essa mudança é muito útil já que agora não se precisa parar para estourá-los basta passar por eles. Os itens do jogo são:

 5 Rings: dá 5 Anéis extras.
 10 Rings: dá 10 Anéis extras.
 ? Rings: dá uma quantidade aleatória de Anéis extras, podem ser 1, 5, 10 ou 20.
 Shield: escudo simples, enquanto estiver com ele você perderá o escudo ao invés dos seus Anéis quando for atingido.
 Lightning Shield: escudo magnético, além de proteger seus Anéis quando você for atingido, também atrai para você os Anéis nas suas proximidades, mas ao contrário do que ocorre no Sonic 3 & Knuckles, este escudo funciona debaixo da água.
 Invencibilidade: torna você invulnerável por aproximadamente 20 segundos, mas não protege contra esmagamentos, afogamentos ou quedas em precipícios.
 Speed Shoes: antes chamado "Power Sneakers", com este item o personagem fica bem mais veloz que o normal por aproximadamente 20 segundos.
 1-UP: dá uma vida extra.

  O jogo possuí sistema de salvamento, que permite salvar as fases em que você parou com todos os personagens, tornando dispensável o uso de continues, além de salvar as esmeraldas pegas, os seus tempos no Time Attack e o Tiny Chao Garden.

 A tela do jogo sofreu novas alterações com relação ao jogo anterior, mas continua com o mesmo esquema. No canto superior esquerdo está o contador de Anéis que marca o número total que você possui e onde você ganha uma vida na primeira vez que junta 100 e 200 anéis. Logo abaixo está o campo Score onde é computado a pontuação do jogador, sendo que cada inimigo destruído dá 100 pontos, e se forem destruídos vários em seqüência pode-se chegar a 10 mil pontos. Ao final da fase será feita a contagem de pontos, onde serão analisados o tempo de conclusão: até 0:30 dá 80 mil pontos, de 0:30 a 1:00 dá 50 mil pontos e assim sucessivamente, mais a quantia de Anéis que você terminou a fase onde cada Anel vale 100 pontos. Na parte de cima no centro da tela está o campo Tempo, você tem 10:00 minutos como sempre para terminar as fases. Por fim, na parte de baixo da tela no canto esquerdo há o campo de contador de vidas, que após zerado, dá o Game Over e não há continues nesse jogo.

 

  Uma das maiores novidades neste jogo é uma nova habilidade chamada Boost Mode, que se trata de uma explosão de velocidade, que felizmente todos os personagens podem fazer. Esta explosão permite que você alcance velocidades incríveis, muito superiores as do jogo anterior e quando seu personagem alcança esse nível de impulso uma sombra, muito semelhante a do Hyper Sonic, é criada e enquanto você permanecer em alta velocidade ela irá seguir seus movimentos, quando esta sombra sumir significa que você perdeu muita velocidade e terá de recuperar todo o impulso. Existem várias maneiras para conseguir este feito, a básica é você correr bastante, de preferência morro abaixo e quanto mais anéis você tiver mais rápido entrará neste modo e mais difícil será perder a sombra, outra forma é utilizando os Speed Booster encontrados em vários lugares ao longo das fases, ou ainda batendo em algumas molas verticais que também lhe dão tal impulso. Enquanto estiver no Boost Mode se você apertar o botão B seu personagem realizará um ataque em movimento e ainda continuará em alta velocidade depois de executá-lo.

 

  Foi adicionado ao jogo outra nova habilidade que todos os personagens podem realizar em qualquer direção, chamada Mid Air Trick Attack, trata-se de um movimento realizado no ar utilizando o direcional mais o botão R, com isso seu personagem realizará uma manobra na direção apontada, mas esta habilidade só funciona se seu personagem for arremessado para o alto por uma mola ou por uma rampa ou ainda por pular no fim de um Rail.

 

  As novas habilidades não são apenas para os heróis, pois Eggman também ganhou uma habilidade chamada Boss Pinch. Esse modo é ativado quando você o acertar pela quarta vez, ou sexta no caso do Egg Bomber Tank, e quando isso ocorrer, haverá uma mudança súbita na música e Eggman começará a apelar, atacando com muito mais freqüência ou mudando a sua tática. Essa habilidade existe em todos os chefes do jogo tornando o desafio ainda maior.

 

  Outra novidade também com relação aos chefes é que todos eles são em movimento ou seja a tela se movimenta sozinha para a direita enquanto Eggman corre nesta mesma direção e para acerta-lo você deve primeiro alcançá-lo, os Anéis vão passando com o tempo. Uma dica útil para quem não conhece bem os chefes é: acertar e correr pro canto esquerdo da tela e esperar que mais Anéis apareçam.

 

  Sabe quando você fica muito tempo com seu personagem parado e ele começa a bater o pé, apontar para frente, bocejar, etc? Isso é chamado de "Apeal" e neste jogo para fazer o Apeal do seu personagem basta segurar para cima. O Apeal do Knuckles também é um poderoso ataque e pode destruir badniks facilmente. Infelizmente não é mais possível rolar a tela ir para cima ou para baixo.

 

Enredo

 

  Novamente Eggman ataca, mas desta vez seu plano foi melhor elaborado e além de capturar os pequenos animais para fazer badniks também conseguiu capturar Tails, Knuckles e a pequena coelha Cream e por alguma razão também quer capturar a sua mãe. Os problemas não acabam aqui, pois Eggman reconstruiu a Death Egg e está mais perigosa do que nunca. Cabe a Sonic salvar seus companheiros e o mundo novamente. Conforme os personagens vão sendo liberados, aparecerão cenas contando um pouco sobre história do jogo.

Personagens e Habilidades

  Desta vez são cinco personagens jogáveis, mas não de início, é preciso habilitá-los durante o jogo, várias novas habilidades e agora todos os personagens podem deslizar pelos Rails.

 Sonic the Hedgehog: mais rápido do que nunca agora suas habilidades foram aprimoradas para conseguir o máximo de velocidade e derrotar Eggman tão rápido que ele nem verá o que o acertou. Único personagem disponível de início e somente ele pode salvar seus companheiros das garras do terrível doutor.

 Cream the Rabbit: a novata da turma, doce e meiga, tudo o que a pequena coelha quer é salvar sua mãe das garras do terrível Eggman e para isso ela conta com a ajuda de seu inseparável amigo Chao, Cheese, que ataca seus inimigos impiedosamente e juntos formam uma dupla poderosa. Com suas grandes orelhas Cream também pode voar! Ela é a primeira personagem a ser habilitada logo que você derrota o primeiro chefe do jogo.

 Miles "Tails" Prower: também capturado por Eggman, Tails tenta provar para si próprio que também pode dar conta do vilão e sai em busca das esmeraldas para acabar com mais este plano do incansável doutor. Para habilitá-lo vença o chefe da Music Plant com Sonic.

 Knuckles the Echidna: novamente enganado pelo Eggman, Knuckles acaba sendo preso por uma de suas engenhocas e cabe a Sonic a missão de salva-lo. A equidna não deixará isso barato e correrá como nunca para mostrar a Eggman que ele não é ingênuo. Para habilitá-lo vença o chefe da Sky Canyon com Sonic.

 Amy Rose: misteriosamente ela é uma personagem secreta neste jogo e está completamente fora da história. A ouriça finalmente aprendeu a girar como os outros personagens, mas mesmo assim não dispensa seu martelo Piko Piko. Para habilita-la termine o jogo com todos os outros personagens pegando as 7 esmeraldas.

 Spin Jump: quando seu personagem pula, ele vira uma verdadeira bola, que devasta com tudo que há pela frente! Basta pressionar A.

 Spin: quando o personagem estiver com velocidade, aperte para baixo e ele fará essa habilidade, com a qual ganha velocidade e destrói inimigos facilmente
 SpinDash: segure para baixo, e com ele segurado, aperte A. Quanto mais você apertar esse botão, maior será o impulso de largada. Com essa habilidade você consegue muito mais velocidade, para fazer subidas e acertar inimigos.

 Insta-Shield: quando você aperta o botão de pulo duas vezes em seguida, o giro do Sonic gerará uma pequena energia que servirá para ampliar sua área de dano, que auxilia muito a destruição dos inimigos. Essa habilidade é exclusiva do Sonic.

 Air Dash: para realizar esta manobra basta pular e enquanto estiver no ar pressione rapidamente duas vezes para a direita ou esquerda e Sonic ganhará impulso na direção desejada. Muito útil para ganhar impulso ou passar por cima de obstáculos. Habilidade exclusiva do Sonic.

 Slide: aperte o botão B para Sonic realizar esta manobra. Sonic então dará uma cambalhota e depois a rasteira. Muito útil para acertar inimigos a curto alcance. Habilidade, também, exclusiva do Sonic.
 Sonic Boost Mode Attack: sonic irá desferir uma rasteira em alta velocidade, para fazer isso basta apertar o botão B enquanto estiver no Boost Mode.
 Homing Attack: sonic disparará em direção a um inimigo próximo a ele acertando-o em cheio, para fazer isto basta pula próximo a um inimigo e apertar o botão A.
 Bounce: sonic fará uma parada total em sua velocidade e descerá rolando até bater no chão, para realizar tal manobra basta pular e apertar o botão B. Esta habilidade pode ser usada para quebrar o chão.
 Sonic Grind Trick: quando estiver bem próximo do final do Rail aperte o botão A para saltar a uma altura maior que a normal, excelente para alcançar locais altos, mas não é possível fazer isto se o Rail terminar no mesmo nível do chão.
 Sonic Air Trick Forward: pressione para frente no direcional e aperte o botão R para Sonic dar um impulso para frente destruindo o que estiver em seu caminho.
 Sonic Air Trick Backward: apenas aperte o botão R para Sonic parar instantaneamente de ir para frente e começar a ir para trás.
 Sonic Air Trick Upward: segure para cima no direcional e aperte o botão R para Sonic parar instantaneamente de ir para frente e ir para cima.
 Sonic Air Trick Downward: segure para baixo no direcional e aperte o botão R para Sonic parar instantaneamente de ir para frente e ir para baixo destruindo tudo o que estiver em seu caminho e podendo quebrar o chão.
 Rushing Attack: aperte o botão B para executar este ataque. Habilidade única do Super Sonic e pode ser realizada em qualquer direção.
 Tails Fly: basta ficar apertando em seguida o botão de pulo repetidamente, para voar livremente, mas a pequena raposa não tem fôlego ilimitado: são aproximadamente oito segundos. É possível destruir inimigos enquanto voa, basta acerta-los com os rabos.
 Tail Swipe: para usar esta habilidade pressione o botão B enquanto estiver no chão e Tails usará suas poderosas caudas para destruir o que estiver em seu alcance.
 Tails Boost Mode Attack: Tails irá atacar com seus rabos em alta velocidade, para fazer isso basta apertar o botão B enquanto estiver no Boost Mode.
 Tails Air Trick Forward: segure para frente no direcional e aperte o botão R para Tails dar um pequeno impulso para cima e para frente, mas logo ele começa a cair.
 Tails Air Trick Backward: apenas aperte o botão R para Tails mudar bruscamente sua direção indo para trás.
 Tails Air Trick Upward: segure para cima no direcional e aperte o botão R para Tails parar instantaneamente de ir para frente e dar um impulso para cima.
 Tails Air Trick Downward: segure para baixo no direcional e aperte o botão R para Tails parar instantaneamente de ir para frente e começar a descer.
 Glide: Knuckles pode alcançar lugares secretos e acessar determinados locais longínquos com maior facilidade: para isso, o personagem pode planar. Para fazer é bem simples: basta apertar duas vezes o botão de pulo. Quanto mais do alto você sair, maior velocidade vai alcançar. É possível destruir inimigos dessa forma. Habilidade exclusiva do Knuckles.
 Climb: outra habilidade exclusiva do Knuckles é a de escalar paredes. Usando os ossos de sua mão, ele vai facilmente subir pelas paredes e achar locais secretos. Para fazer é bem simples: basta planar e direcionar o personagem contra uma parede, mas isso só funciona em paredes verticais.
 Drill Claw: Knuckles irá parar e começar a descer em parafuso destruindo tudo em seu caminho até atingir o chão, para isto pule e aperte o botão B. Esta habilidade pode ser usada para quebrar o chão.
 Punch: agora você pode usar os poderosos punhos de Knuckles para devastar tudo pela frente. Para isso basta apertar o botão B e Knuckles irá desferir uma seqüência de dois poderosos socos andando um pouco para frente.
 Knuckles Boost Mode Attack: Knuckles irá desferir um poderoso soco em espiral para frente em alta velocidade, para fazer isso basta apertar o botão B enquanto estiver no Boost Mode.
 Knuckles Air Trick Forward: segure para frente no direcional e aperte o botão R para Knuckles dar um impulso para frente destruindo o que estiver em seu caminho, mas logo ele começa a cair e quando tocar no chão começará a rolar.
 Knuckles Air Trick Backward: pressione o botão R para Knuckles mudar imediatamente de direção indo para trás e destruindo o que estiver em seu caminho e assim que tocar o chão começará a rolar.
 Knuckles Air Trick Upward: segure para cima no direcional e aperte o botão R para Knuckles parar instantaneamente de ir para frente e dar um upper flamejante pegando um pequeno impulso para cima.
 Knuckles Air Trick Downward: segure para baixo no direcional e aperte o botão R para Knuckles parar instantaneamente de ir para frente e começar a descer em parafuso destruindo o que estiver em seu caminho podendo quebrar o chão.
 Cream Fly: Cream também pode voar, para fazer isto basta pular e ficar apertando repetidamente o botão A, mas seu fôlego também tem limite: aproximadamente 5 segundos. Ela alcança uma velocidade muito superior a de Tails, mas não consegue subir muito alto. Ela não pode atacar seus inimigos enquanto voa.
 Cream Fly Attack: este é o ataque que Cream pode realizar enquanto voa, basta apertar o botão B para que a coelhinha pare de voar e comece a cair acertando os inimigos caindo em cima.
 Chao Attack: pressione o botão B enquanto estiver no chão ou durante o pulo para que Cream ordene a Cheese atacar o inimigo mais próximo. Isso é extremamente eficiente contra chefes e também pode ser usado para pegar os SP Rings, mas você deve esperar um pouco para Cheese poder atacar novamente.
 Chao Rolling Attack: pule e pressione para baixo mais o botão B. Cheese irá girar em volta de Cream destruindo tudo o que estiver ao seu alcance.
 Cream Boost Mode Attack: Cream irá saltar e Cheese rodará em volta dela acertando o que estiver em seu caminho, tudo isto  em alta velocidade, para fazer isso basta apertar o botão B enquanto estiver no Boost Mode.
 Cream Air Trick Forward: segure para frente no direcional e aperte o botão R para Cream dar um pequeno impulso para cima e para frente, mas logo ela começa a cair.
 Cream Air Trick Backward: pressione o botão R para Cream mudar de direção bruscamente indo para trás.
 Cream Air Trick Upward: segure para cima no direcional e aperte o botão R para Cream parar instantaneamente de ir para frente e dar impulso para cima
 Cream Air Trick Downward: segure para baixo no direcional e aperte o botão R para Cream parar instantaneamente de ir para frente e dar impulso para baixo destruindo o que estiver em seu caminho.
 Spin Dash: idêntico ao dos outros personagens a única diferença é que ela carrega como se fosse usar o Peel Out do Sonic CD, mas no fim sai rolando. Basta se abaixar enquanto estiver parado e apertar várias vezes o botão de pulo.
 Hammer Attack: enquanto estiver no chão pressione o botão B para que Amy use seu martelo para atacar.
 Super Hammer Attack: pule e aperte o botão A para que Amy pare de girar e bata com seu martelo, muito útil para aumentar sua área de dano, mas ruim, pois ela para de girar e ela só consegue usar esta habilidade uma vez por salto.
 Mid-Air Hammer Swirl: pule e enquanto estiver no ar segure para baixo e aperte o botão B. Amy descerá girando com seu martelo e destruirá o que estiver em seu caminho. Esta habilidade pode ser usada para quebrar o chão.
 Amy Boost Mode Attack: Amy irá usar sua cabeça para atropelar o que estiver em seu caminho em alta velocidade, para fazer isso basta apertar o botão B enquanto estiver no Boost Mode.
 Amy Grind Trick: quando estiver bem próximo do final do Rail aperte o botão A para saltar a uma altura maior que a normal, excelente para alcançar locais altos, mas não é possível fazer isto se o Rail terminar no mesmo nível do chão.
 Amy Air Trick Forward: segure para frente no direcional e aperte o botão R para Amy parar dar impulso para frente destruindo o que estiver em seu caminho.
 Amy Air Trick Backward: apenas aperte o botão R para Amy mudar instantaneamente sua direção para trás.
 Amy Air Trick Upward: segure para cima no direcional e aperte o botão R para Amy parar instantaneamente de ir para frente e ir para cima.
 Amy Air Trick Downward: segure para baixo no direcional e aperte o botão R para Amy parar instantaneamente de ir para frente e começar a descer rodando seu martelo e destruindo tudo em seu caminho podendo inclusive destruir o chão.

Fases

  São 8 ao todo, cada uma está dividida em 2 atos, e mais uma fase extra apenas para Sonic e apenas se você coletou todas as 7 esmeraldas. As fases estão mais bem feitas e mais difíceis, além de estarem bem mais tematizadas.

Leaf Forest: uma floresta verdejante com muitos loopings gigantes e parafusos, curiosamente a única fase do jogo que apresenta água e apenas no primeiro ato. Não será nenhum desafio passar por essa fase. Chefe: Eggman ataca com seu Egghamer Tank II e nele está presa Cream. Este chefe não será difícil, apenas observe a freqüência com que Eggman ataca e calcule a hora exata de correr e ataca-lo. Caso fique sem Anéis, basta ficar no canto esquerdo da tela esperando, pois o vilão não consegue te acertar neste canto.

Hot Crater: a melhor junção música e fase de toda a série Advance. Você agora entra em uma cratera fervente, mas curiosamente não ha poços de lava. Esta fase é, em sua maioria, descida permitindo alcançar facilmente altíssimas velocidades. Chefe: Egg Bomber Tank é o veículo que Eggman usará para tentar te parar. Para destruí-lo acerte primeiramente oito vezes o cano do tanque, tomando cuidado com as bombas que saem dele, depois disto o cano explodirá e Eggman entrará no Pinch fazendo com que as bombas saiam com mais freqüência.

Music Plant: a fase mais bem tematizada de toda série Adventure. Prepare-se para andar sobre partituras, teclados e cordas, saltar sobre balões musicais, xilofones e pratos e passar por trompetes e flautas. Chefe: Eggman ataca com o Egg Totem e lá no alto está preso Tails. Este chefe é um pouco complicado, fique aproximadamente no centro da tela e espere que o vilão solte uma das três partes do centro, ela virá até um certo ponto da tela e um pequeno canhão aparece e dispara em sua direção, dois golpes neste canhão e ele será destruído, mas isso não é necessário, basta pular em cima da parte que saiu do totem, tomando cuidado com os espinhos ao seu redor, é possível pular pelo meio da roda, e de lá pule direto em Eggman. Para te confundir as vezes podem sair duas ou mais partes do totem e elas então trocam de lugar, mas nada de muito especial.

Ice Paradise: fase noturna de gelo com uma cidade ao fundo e muitas luzes, está zona é bem cativante. Existem alguns escorregadores e partes congeladas do chão que também o fazem escorregar dificultando sua passagem. Chefe: agora é a vez de Eggman atacar com seu Aero Egg. Ele ficará voando no canto da tela e você verá uma espécie de rabo na parte de trás da nave com um trampolim na ponta. Para acerta-lo corra e pule neste trampolim e ele te dará impulso para acertar o vilão, mas não será tão simples assim, pois este trampolim inverte de vez em quando impedindo que você o use, e o que é pior, Eggman soltará bombas de sua nave que explodem no chão arremessando pedaços para o alto que são difíceis de desviar e isso ainda não é tudo, pois quando ele entrar no Pinch as bombas cairão com mais freqüência. Oito golpes e pronto.

Sky Canyon: voltando mais uma vez para os céus, esta fase está repleta de moinhos de vento, ventiladores, correntes de ar ascendentes, exaustores gigantes e caminhos vertiginosos que dão a sensação de estar correndo pelas nuvens, mas muito cuidado, pois um simples erro e você acabará lá em baixo. Chefe: Egg Saucer. Na primeira vez em que você enfrentar este chefe com Sonic você verá que Knuckles estará preso na máquina no lugar de Eggman e o mais estranho para destruir este chefe você deve acertar Knuckles! Esta geringonça consiste em uma roda gigante com três coisas nela: um braço com uma mão na ponta, um canhão e a cápsula com Eggman ou Knuckles dentro e o pior é que tudo isto gira no sentido horário para dificultar mais ainda. Primeiramente recomendo que destrua o canhão para não se preocupar mais com seus disparos acertando ele quatro vezes, isso vai facilitar muito sua vida, depois disto preocupe-se apenas em desviar dos ataques da mão, pois alguns ataques dela te matam instantaneamente não importando quantos Anéis você tenha. Depois de oito golpes tudo começa a explodir com Knuckles no meio!! Após as explosões, a Equidna aparece correndo e gritando furiosamente atrás de Sonic, sem dúvidas a cena mais cômica do jogo.

Tecno Base: uma base de alta tecnologia, onde se tem a impressão de se estar andando dentro de um computador devido ao seu fundo ser cheio de chips e conexões. Fase cheia de cores, pontes de lasers e pontes móveis. Muito cuidado nesta zona, pois os espinhos, badniks e os Speed Boosters são diferentes dos encontrados das outras fases e podem facilmente se camuflarem com o cenário do fundo. Chefe: Egg-Go-Round (imagine a cena: em vez de cavalinhos e pôneis no carrossel, houverem... ovos....), pois bem esta e a geringonça da vez, consiste na nave de Eggman correndo por um trilho no centro da tela com quatro braços com plataformas nas pontas que ficam girando em volta da nave no sentido horário, sendo que duas plataformas são cinza azuladas e duas amarelas e no centro de cada uma delas há uma esfera azul. Aleatoriamente as luzes das plataformas azuis ou amarelas vão piscar e então elas farão seus movimentos, as plataformas azuis começam a girar impedindo que você suba nelas e nas plataformas amarelas aparecem espinhos. Tudo o que você tem que fazer é escolher o momento certo para subir nestas plataformas e pular em Eggman, mas ainda existem mais problemas, a nave do vilão também dispara contra você, portanto fique atento. Quando Eggman entrar no Pinch, as plataformas começarão a girar no sentido anti-horário dificultando muito. Em resumo esse é o chefe mais complicado deste jogo.

Egg Utopia: novamente o Ovo da Morte, Eggman nunca desiste dele. Está é uma fase típica de base seu estilo é bem parecido com o do Sonic 3 & Knuckles, cheio de armadilhas e com inversões de gravidade. Em várias partes você passa por intercessões para chegar às em outras partes da nave, muito cuidado nestas intercessões, pois elas são no meio do espaço, normalmente feita através de Rails e um pequeno erro você pode acabar a deriva no espaço. Chefe: nova geringonça: Egg Frog (imaginando um ovo com pernas de sapo...), este chefe não é muito difícil, consiste na nave do Eggman com duas pernas, parecendo um sapo, com rodas no lugar dos pés, nesta faze é possível inverter a sua gravidade e para isso basta apertar para cima ou para baixo, isso será muito útil para escapar de alguns ataques. Seus ataques consistem em mudar a gravidade e soltar uma bomba napalm fazendo o chão onde ele estava pegar fogo, inverta sua gravidade para escapar deste ataque, ou então ele pode brecar sumindo da tela pelo lado esquerdo e reaparecer no chão ou no teto tentando assim te atropelar com as rodas das pernas, quando ele sumir corra e fique no canto direito da tela. Oito golpes e você acaba com ele.

XX-Zone: não é bem uma fase, mas sim uma seqüência de chefes. Aqui você enfrentará novamente todos os chefes deste jogo, um seguido do outro, mas você precisa acerta-los apenas quatro vezes cada com exceção do Egg Bomber Tank e o Egg Saucer, que terão de ser acerto seis vezes, mas cuidado, pois os chefes já vem no Pinch. Depois de destruir todos, seu personagem finalmente pára de correr e diante dele surge um robô gigante! Sim este é o chefe final. Para derrotá-lo acerte-o nos braços seis vezes em cada e depois oito vezes na cabeça. Como sempre Eggman não ficará parado esperando você bater nele, seus golpes consistem em atirar seus braços em sua direção para acerta-lo, para saber quando ele fará isso fique olhando para os braços dele, se algum estiver seguindo seus movimentos é porque está prestes a disparar, além disso um laser sairá da cabeça do robô e isso ainda não é tudo, pois você já deve ter reparado que seu personagem não consegue pular alto o suficiente para acertar a cabeça do robô, mas já deve ter reparado que as três plataformas laranjas sobem e descem e são elas que você deve usar para acertar o robô, mas você não deve ficar nas plataformas até elas alcançarem o teto, pois este está cheio de espinhos, evite ficar em cima das plataformas enquanto elas estiverem no chão, pois quando elas se soltam para começar a subir, jogarão seu personagem para cima fazendo com que você perca a controle. Não é obrigatório destruir os braços do robô, mas caso queira acerte-os depois que forem disparados e longe das garras. Este chefe é muito fácil com Cream e Tails.

True Area 53: sim o jogo ainda não acabou, que graça teria se não houvesse uma fase secreta? Como sempre essa fase secreta serve apenas para Sonic e se você tiver pego todas as esmeraldas com ele. Quando entrar nesta fase uma pequena cena aparecerá mostrando a mãe de Cream sendo raptada por algo invisível, então Sonic se transformando em Super Sonic e parte em perseguição a ela. Quando Sonic a alcança essa coisa se torna visível e então aparece a última nave de Eggman. Desta vez você pode se mover livremente pela tela, seu único ataque é o Rushing Attack que pode ser feito em qualquer direção. Desta vez Eggman se superou muito, pois não é possível acertar a nave com o Rushing Attack e o doutor descobriu como causar grandes estragos em Super Sonic, baseando-se na sua fraqueza, a perda de Anéis por segundo. Seus ataques são lançar varias bolas de energia que apenas retardam o Super Sonic, lançar mísseis teleguiados que explodem com o tempo e o mais perigoso ataque: um raio de gelo que sai do rabo da nave e caso este raio o acerte, Sonic será transformado em picolé e a nave o sugará para dentro dela e então 10 Anéis serão retirados de você. Para desviar do ataque do rabo basta esperar o momento exato para usar o Rushing Attack, para cima ou para baixo, e atravessar o laser congelando, mas mesmo assim Eggman tentará sugá-lo para dentro da nave e sua única alternativa é ficar usando o Rushing Attack para trás. A única forma de acertar o vilão é usando o Rushing Attack para rebater os mísseis teleguiados na nave 12 vezes. Como sempre o Boss Pinch também existe aqui e é ativado quando você acerta-lo pela oitava vez, desta vez além de fazer todos os ataque de antes Eggman começará a girar a nave e a jogará contra você retardando seus movimentos, mas nada de muito grave.

Special Stage

  Para entrar nos Estágios Especiais você deve encontrar e pegar 7 SP Rings , que estão espalhados pela fase e terminar a fase sem morrer e caso morra e já tiver passado do meio da fase, terá de reiniciar toda a fase, pois você voltará no poste de salvamento e na grande maioria das fases não é possível retornar ao começo sem reiniciar o jogo. É considerado o meio de entrar nos estágios especiais mais difícil de todos os jogos do ouriço. Para piorar você só pode pegar uma esmeralda por fase, ou seja, se você pegar a esmeralda na Leaf Forest ato 1 e depois concluir o Stage na Leaf Forest ato 2, será a mesma esmeralda, reduzindo bastante as chances de você coletar as esmeraldas. Caso tenha dificuldade em achar os SP Rings consulte nosso detonado. Assim que terminar o ato com todos os Special Rings seu personagem irá disparar a toda velocidade e entrará no estágio especial, que consiste em um amplo espaço em 3D, onde você deve correr para pegar 300 anéis em menos de 120 segundos, estágio parecido com o do Sonic CD. Infelizmente alguns estágios possuem menos de 300 Anéis, mas há uma maneira de conseguir tal quantia: quando se pega cinco anéis em seguida, com uma diferença de aproximadamente menos de dois segundos, o número 2 aparecerá em cima da cabeça de seu personagem e enquanto este número estiver sobre sua cabeça significa que para cada anel que você pegar, seu valor será multiplicado por 2 e caso consiga pegar mais cinco Anéis enquanto este número estiver em sua cabeça ele aumentará passando para 3 e assim por diante. Durante o Special Stage você encontrará Anéis simples e umas bolinhas pretas que valem 5 Anéis, existem também grandes círculos vermelhos no chão que podem ser trampolins ou Speed Boosters e também há o guardião da esmeralda que é um robô que ficará te seguindo o tempo todo e se ele te acertar você perderá 10 Anéis e se não possuir Anéis será expulso do estágio, mas você também pode acertá-lo pulando nele. Para saber onde está esse robô haverá uma seta próximo a seu personagem que sempre apontará para ele.

Modo Multi Players

  O game também conta com um ótimo modo "Versus" para até quatro jogadores. Há o modo Single Game Pack, em que só é necessário um cartucho para se jogar com até quatro pessoas, em uma disputa de quem pega mais anéis pela fase, sendo que também vale pular nos adversários para roubar seus anéis. Já no modo Multi Game Pack, os jogadores disputam uma corrida em qualquer fase do jogo, com exceção da XX e True Area 53 e todas as caixas de itens ficarão alternando de item constantemente, sendo que existem novos itens para ajudar ou atrapalhar seu oponente, como por exemplo, há um item que inverte os controles do seu oponente, outro que trás seu oponente para perto do seu personagem, outro que deixa ele muito lento, etc.

Tiny Chao Garden

  Novamente o Chao Garden está presente neste jogo e idêntico ao jogo anterior, mudando apenas um mini-game. Se trata de um pequeno jardim, onde você cuida de seu Chao. Os Chaos são uma espécie de bichinho virtual e você deve cuidar dele como se fosse um animal de estimação de verdade, alimentando ele, acariciando, brincando, etc. Assim que entrar pela primeira vez você verá um ovo no centro dele, leve a mãozinha até o ovo e acaricie ele, usando o botão A, até que o ovo rache e seu Chao nascerá. No canto direito da tela você verá os status do seus Chao como, os níveis dele, seu nome e a quantidade de anéis que você dispõe, para mudar o nome do Chao basta clicar em cima de seu nome. Ele começará com status de criança e com todas as barras no nível 1, não há como mudar o esta tos de criança no Tiny Chao Garden, para isso você deve transferi-lo par o Sonic Adventure 2 - Battle  do Game Cube. Pressione o botão R para aparecer no canto esquerdo o menu com frutas e brinquedos que você pode comprar para seu Chao, as frutas servem de alimento e para cada fruta que você der as barras de nível dele subirão ou descerão dependendo de qual fruta ele comer, os brinquedos  aparecerão com o tempo e variam de cornetas e patos infláveis até televisores, podem aparecer também alguns ovos, mas eles não terão utilidade se você não tiver um Game Cube para transferi-los. Mas nada disso é de graça tudo tem seu preço e é pago em Anéis e para conseguir mais Anéis você pode escolher entre duas opções: pegá-los durante o jogo ou jogar um dos dois mini games que são os dois Game Boys coloridos no alto da tela do Tiny Chao Garden. 

  O Game Boy branco mudou de jogo, agora você deve pegar os Anéis que estão no ar e para isso você controla Cream que usa uma mola para atirar Cheese em direção dos Anéis, mas logo ele começa a cair e você deve pegá-lo com a mola e arremessá-lo novamente, caso Cheese caia no chão ele perderá uma vida e caso caia três vezes é fim de jogo, se ele cair sobre a cabeça de Cream, ela o jogará de volta na mola. Quando os Anéis da primeira fila terminarem uma nova aparecerá em um lugar mais alto e assim por diante, são 4 níveis, sendo que no terceiro aparecerá um balão para atrapalhar e no quarto aparecerão dois balões e um Anel que vale por 10, estes balões servem de rebatedores e se Cheese bater neles será jogado para uma direção qualquer. Segure o Botão B para Cream andar mais rápido e aperte o botão A no momento em que Cheese cair na mola para arremessá-lo mais alto. O limite de anéis que se pode pegar neste jogo é 113.

  O Game Boy roxo o leva para o famoso jogo da memória, onde as cartas serão revelado por um breve instante logo de início e depois elas viram, então seu Chao muito gentilmente entra em cena e modifica a posição de algumas cartas e então começa o jogo. Você deve formar pares com figuras iguais para ganhar Anéis. Existe uma pontuação para cada cor no tabuleiro, caso você forme um par e as duas cartas estiverem na parte azul você ganha 1 + 1 Anéis, ou seja 2, se uma das cartas está na parte rosa e outra na azul sua recompensa será de 3 + 1 Anéis, ou seja 4 Anéis, e se uma das cartas estiver na parte vermelha e outra na azul você ganha 5 + 1 Anéis, resultando em 6 Anéis, e assim por diante. Se você errar três vezes estará acabado o jogo, mas caso consiga acertar todos os pares você receberá uma recompensa extra para cada erro não cometido.

  Para mais informações sobre o Tiny Chao Garden, olhe o detonado do site.

Destraváveis

 Existem várias coisas para se habilitar neste jogo:

  •   Cream: derrote o chefe da Leaf Forest com Sonic;

  •   Tails: derrote o chefe da Music Plant com Sonic;

  •   Knuckles: derrote o chefe da Sky Canyon com Sonic;

  •   Tiny Chao Garden: termine o jogo com as 7 esmeraldas com 1 personagem;

  •   Estágio Secreto para Sonic: termine o jogo com Cream, Tails e Knuckles e depois pegue as 7 esmeraldas com Sonic e termine o jogo;

  •   Sound Test: termine o jogo com as 7 esmeraldas com dois personagens;

  •   Time Attack nos Chefes: termine o jogo com as 7 esmeraldas com três personagens;

  •   Amy: termine o jogo com as 7 esmeraldas com os quatro personagens.

Curiosidades

  • Este jogo apenas possui água na Leaf Forest ato 1 e mais estranho ainda é que todas as habilidades com relação a água, como as habilidades de nadar do Tails e Knuckles, foram retiradas do jogo, mas mesmo assim é possível morrer afogado;

  • Os sprites de quando o personagem fica se equilibrando na beira de algo também foram retirados do jogo;

  • Neste jogo não é possível fazer a tela rolar para cima ou para baixo, por causa dos Apeals;

  • No manual do game não é revelado o nome da mãe de Cream, Vanilla, só revelado em Sonic X

  • O ring no contador de rings fica girando proporcionalmente à velocidade do Sonic; quanto mais rápido, mais rápido ele gira; quanto menos rápido, menos rápido ele gira

  • Nas cenas finais do Sonic Advance 2 quando termina como Super Sonic há uma cena engraçada em que Tails aparece "zarolho" idêntico ao personagem Nutty da série Happy Tree friends, seria alguma sátira que a Sega fez à série, que a propósito virou jogo pela mesma? Veja as imagens e compare para ver se não há alguma semelhança.

Análise Técnica

  Houve poucas mudanças gráficas no jogo, os personagens sofreram algumas alterações e os cenários de fundo ficaram mais realistas. As músicas estão bem melhores e mais criativas que do jogo anterior. A jogabilidade também sofreu melhora, estranhando-se menos na primeira vez que se joga. A melhora na velocidade do jogo é algo facilmente notado, muito mais rápido e alucinante do jeito que os fãs gostam.

Ficha Técnica

Capa  Dados

Nome: Sonic Advance 2
Plataforma: Game Boy Advance
Gênero: Ação
Distribuidora: Sega e THQ
Desenvolvedora: Sonic Team
Idioma: Multi-Idiomas
Data de Lançamento: ??/12/2002
 
Avaliação  Prós/Contras
Gráficos: 9,0 Prós: gráficos muito bons, vários personagens com grande variedade de movimentos e a velocidade está excelente agora.

Contras: apesar das melhorias as músicas poderiam ser ainda melhores,o fato do jogo ser muito voltado para velocidade, houve uma valorização muito grande apenas do Sonic nas fases e há uma dificuldade exagerada para acessar os Estágios Especiais.

Som: 8.5
Jogabilidade: 9,0
Diversão: 9,0
Nota Geral: 8,5

Diga não ao plágio, cite a autoria!
Por: Skar
Atualizado em: 23/11/2018