ESPECIAL 32 X

Página Inicial  Enquetes Entrevistas Quem somos Fale Conosco Matérias Especiais Arte Conceitual S.O.S Sonic (FAQ) Passe Carnival Night (!)

  Lançado por volta de 1994, o Sega 32X dava ao Mega Drive, uma velocidade de processamento com padrão de 32 bits. Seus gráficos eram melhorados, assim como sua qualidade sonora, utilizando chip de tecnologia Q-Sound.

Memória

  Como se trata de um sistema de 32 bits, o Sega 32X possui uma memória de 4 Mbits (0,5 Mbytes ou 500 Kbytes) extras, além de utilizar a memória do console também. Para não sobrecarregar a memória, tornando o jogo mais lento, foi adicionado esse 4 Mbits de memória.

Processador Central (CPU)

  Utiliza dois processadores desenvolvidos pela Hitachi, o SH2, operando a 28,5 MHz cada um, sendo um designado como principal e outro como escravo. É capaz de processar cerca de 25 MIPS (Milhões de Instruções Por Segundo). Com ambos os processadores, o Sega 32X acoplado ao Mega Drive, juntamente com o Sega CD, fazia com que esse console chegasse à um Saturn, com seu processamento em 32 bits. Como o Sega 32X ficou meio que preso ao Mega Drive, devido à seu processador interno ser de 16 bits, não foi alcançado um resultado estimado. Mesmo assim, os jogos de 32X não perderam sua velocidade, e os jogos do Sega CD chegava a ter qualidade de um Saturn (32 bits).

Co-Processadores

  Compartilha os processadores do sistema Mega Drive, que seriam: o Motorola 68000, o Z80 e o VDP; e o do sistema Sega CD, sendo outro Motorola 68000.

Processador Gráfico

  Utiliza um VDP capaz de processar 50.000 polígonos. Sendo possível a aplicação de texturas e sombreamentos aos jogos, que dava um ar mais do que realístico. Com sua paleta de cerca de 32.768 cores simultâneas, os jogos possuíam, além de uma velocidade incrível, a texturização dos cenários, com aplicação de mais cores.

Processador de Áudio

  Utiliza a tecnologia Q-sound, sendo Estéreo digital, PCM, mesclado com o som característico do Mega Drive (vozes digitalizadas), pois as instruções de áudio provem de um cartucho, como qualquer outro para Mega Drive, mas este sendo desenvolvido para a tecnologia 32 bits. Por isso, um cartucho desenvolvido para o sistema 32X não rodará sozinho se acoplado ao Mega Drive sem o Sega 32X.

Como funciona na prática

  Na prática, o 32X é como um cartucho gigantesco. O formato dele é igual um cartucho na parte inferior e na parte superior é igual a um console. O jogador para usar o 32X precisa ter um pouquinho de trabalho: ele é acompanhado de um cabo de áudio e vídeo com dois plugues machos, utilizados para conectar o Mega Drive na sua saída A/V até o 32X, que possui duas saídas A/V: in e out. O outro lado do cabo deve ser conectado no in. Depois, o cabo A/V do Mega Drive III (plugue menor) deve ser conectado na saída do 32X e daí finalmente para a televisão.

  A alimentação do 32X é automática quando se liga o Mega Drive. O 32X não tem botões. É apenas um adaptador externamente. Você pode conectar qualquer cartucho do Mega Drive nele direto. Você tem que deixar os dois consoles ligados na tomada. Ao ligar o Mega Drive, o 32X será automaticamente acionado. Veja na foto caseira ao lado, como o 32X funciona.

Por Sonigor
Atualizado em: 07/04/2010