ESPECIAL CAMALEÕES

Página Inicial  Enquetes Entrevistas Quem somos Fale Conosco Matérias Especiais Arte Conceitual S.O.S Sonic (FAQ) Passe Carnival Night (!)


  Neste especial fala neste especial falaremos do camaleão, animal do Espio
do grupo Chaotix.

  Quando se trata em disfarce, o camaleão, da família Chamaeleonidae, é um lagarto considerado especialista no assunto. Há cerca de 80 espécies dele, onde a maior parte tem habitat na África, mais ou menos ao sul do Saara, e outras em Portugal, Brasil, Espanha, Sri Lanka, Índia e na Ásia menor. A Espanha é um dos países onde adotam camaleões como animais de estimação.

  Os camaleões se distinguem dos lagartos comuns pela sua capacidade de mudar de cor com a pele, usando o mesmo como sistema de defesa, por seus olhos que se movem independentemente um do outro, e por sua língua longa e rápida, usada para capturar insetos em sua alimentação. O camaleão também possui membros de seu corpo que biologicamente classificam como preênsil (capacidade de se agarrar a alguma coisa), exemplo: a cauda e as patas.

  O camaleão é outro nome dado pelos gregos, tem o significa de “leão da terra”, isso porque é derivado das palavras Chamai (na terra, no chão) e Leon (leão).

Características

  Basicamente, os camaleões chegam a medir 60 cm de comprimento, tem a capacidade de se agarrar as coisas com a cauda e as patas, mudam de cor e tem uma enorme língua de 1 metro de comprimento que os alimenta, usada para capturar insetos, basicamente se alimentam de artrópodes e pequenos vertebrados – em cativeiro podem se alimentar até de frutas, como mamão, maça picada e banana, mas isso somente aos espécimes adultos, pois filhotes precisam ter dietas insetívoras. Movimenta-se lentamente para não ser notado por predadores (como cobras) ou presas. Seus olhos podem ser movidos independentemente um dos outros, com minúsculas íris e pupilas no centro deles; e quando avistam uma presa fixam seus olhos em um ponto só. Sua pele possui bastante queratina, o que lhe da resistência e lhe faz mudar de pele quando esta em fase de crescimento.

  Camaleões são geralmente encontrados em arvores, mas espécies que também são encontradas em arbustos e no chão debaixo de folhas. Não são caçadores ativos, pois gostam de se sentar, ficar imóveis e ficar esperando sua presa passar próximo a ele; fazem isso em tempo diurno, ou seja, de dia até o entardecer, depois não são tão facilmente encontrados.  São solitários e são bastante agressivos com outros camaleões, mesmo que seja uma fêmea. Também mordem se forem provocados, mas não causam muitos danos com a mordida.

  Como já foi descrito rapidamente, o camaleão tem a capacidade de mudar de cor, porém, não é uma coisa que ocorre com frequência, é mais ocasional quando se trata de camuflagem. As cores só mudam com frequência quando eles estão em combates com os da mesma espécie, e nisso a mudança de cor tem um papel fundamental. Pois, a mudança de cor caracteriza ao outro camaleão apenas duas coisas: ou ele está furioso, ou está com medo e assustado. E os camaleões entendem quando uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa, os camaleões não se confundem. Os cientistas explicam que os camaleões têm células especificas de duas camadas sob a pela externa transparente. As células na camada superior, chamadas decromatóforas, contêm pigmentos amarelos e vermelhos. Abaixo das células cromatóforas há outra camada e células: as guanóforas, que contém uma substância cristalina e incolor (a guanina). Num resumo básico, com essas duas camadas de células, reações químicas de pigmentação ocorrem e assim permitem que o camaleão mude de cor.

Curiosidades

  Na cultura ocidental, camaleão é figurado como sinônimo de pessoas que conseguem se adaptar a qualquer tipo de ambiente, seja social, seja habitacional; isso em características de comportamento e de condições locais (por exemplo: conseguir se adaptar ao inverno da Rússia, ou o verão do Equador).

Por: Relâmpago Azul
Atualizado em: 10/07/2013