ESPECIAL CROCODILOS

Página Inicial  Enquetes Entrevistas Quem somos Fale Conosco Matérias Especiais Arte Conceitual S.O.S Sonic (FAQ) Passe Carnival Night (!)


  Neste especial fala neste especial falaremos do crocodilo, animal do Vector
dos Chaotix.

  Conhecido e chamado de besta-fera, o crocodilo é um animal da classificação dos répteis, da família crocodylidae, membro da ordem crocodylia: ordem classificada a todos os répteis semelhantes ao crocodilo, aligátores, jacarés, gavial’s, etc... Na qual são moradores das Américas, da África, Ásia e Austrália, encontrados geralmente na beira de rios e lagos, muito raramente em lugares habitados pelo homem.

  O nome crocodilo começou inicialmente com os gregos, quando em observações da espécie, perceberam que estes ficavam imóveis como pedras debaixo do sol, e assim deram-lhes o nome de krokodeilos; onde foi pronunciado mais tarde pelos romanos como crocodilus. A cunhagem desse nome feito pelos gregos tem a seguinte tradução: kroké (pedra) e drilos (gusano ou verme). O que fecha com o raciocínio deles de terem observado os animais daquela maneira quando os viram.

  O maior réptil conhecido no planeta é pertencente à classe dos crocodilos, é chamado de crocodilo-de-água-salgada, encontrado no norte da Austrália e ilhas do sudeste do continente Asiático. Os machos chegam a medir de 6 à 7 metros de comprimento, chegando a pesar em média 1500 kg; as fêmeas só chegam a medir de 2,1 à 3 metros de comprimento, com um peso aproximado de 800 kg à 1000 kg. Seus maxilares possuem, tanto macho como fêmea, de 64 à 68 dentes, contendo uma força capaz de esmagar a cabeça de um boi em uma só dentada. Outras espécies de crocodilo variam entre medida e peso. Todo e qualquer crocodilo, tem mais força no musculo que fecha a boca, do que no musculo que abre.  Crocodilos tem a capacidade de abrir a boca em um ângulo de 75 graus, o que lhes permitem abocanhar animais grandes, como zebras, búfalos, gnus, e outros deste porte.

  Na lista, depois das aves, o crocodilo é considerado o animal mais próximo da era jurássica, ou seja, de um parentesco dos dinossauros. Não possuem a mesma mobilidade que seus antepassados tinham, mas conferem com muitas características idênticas; sendo desse modo, a velocidade máxima que já foi registrada de um crocodilo, isso próximo a um rio, ou lago, foi de 16 km por hora apenas. Sabe-se que gostam muito de estar perto, ou dentro da água e são excelentes nadadores.

Curiosidades

  Na antiguidade clássica, havia mitos que crocodilos emitiam sons semelhantes a um soluço humano, o que atraía pessoas às cavernas para serem devoradas em uma armadilha brutal. E muito após devora-las, deixavam rolar lágrimas de uma possível compaixão ao triste destino de suas vítimas, o que disso surgiu aquela expressão: derramar lágrimas de crocodilo. Usada para caracterizar um sentimento falso e fingido.  Verdadeiramente, crocodilos realmente choram, mas não por esse motivo sem pé nem cabeça; choram porque, ao estar devorando uma presa, ou melhor, digerindo um animal, a passagem do mesmo pela sua cabeça pode sofrer uma pequena pressão, e com isso, comprimir as glândulas lacrimais, o que causa então a liberação de lágrimas. 

  São mais ou menos 14 espécies de crocodilos existentes, veja uma lista de nomes abaixo:

Crocodilo-americano: Crocodylus acutus

Crocodilo-de-focinho-delgado: Crocodylus cataphractus

Crocodilo-do-orinoco: Crocodylus intermedius

Crocodilo-de-água-doce: Crocodylus johnstoni

Crocodilo-filipino: Crocodylus mindorensis

Crocodilo-de-morelet: Crocodylus moreletii

Crocodilo-do-nilo: Crocodylus niloticus

Crocodilo-da-nova-guiné: Crocodylus novaeguineae

Crocodilo-persa: Crocodylus palustris

Crocodilo-de-água-salgada: Crocodylus porosus

Crocodilo-cubano: Crocodylus rhombifer

Crocodilo-siamês: Crocodylus siamensis

Crocodilo-anão: Osteolaemus tetraspis

Gavial-falso: Tomistoma schlegelii

  E lembre-se: se cruzar com um desses, fique o mais longe possível para sua segurança. Vector só nos games do Sonic. Como dito no especial sobre o Eqüidna, ambos se parecem, apenas o Eqüidna é um pouco mais pesado que o Ouriço. Ele (Ouriço) tem de tamanho cerca de 18 a 20 cm e cerca de 1 kg de peso máximo, sendo o valor mais comum 700 g.

Por: Relâmpago Azul
Atualizado em: 10/07/2013