ESPECIAL DUST HILL

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  Dust Hill já deu muito o que falar e já alimentou a expectativa de vários fãs, que esperavam que a tal fase do Sonic no deserto pudesse estar presente em algum jogo do Sonic, perdida. Alimentou inúmeros debates e teorias sobre a que jogo pertenceria a tal fase. Acontece que a coisa perdeu a graça, quando se descobriu recentemente que Dust Hill ao final foi um mero e tão-somente mockup, ou seja, uma foto de demonstração... apesar de tudo isso, optamos manter este especial, para que os fãs tomem contato com as antigas teorias que imaginavam que Dust Hill pudesse pertencer a algum jogo.

Dust Hill: a teoria

  Bem, algumas revistas estrangeiras ao fazer uma matéria sobre Sonic 2 enquanto o game ainda estava em seus estágios iniciais de produção, exibiram uma foto de uma área no deserto (foto acima). E é isso que nós entendemos por Dust Hill hoje em dia. Essa versão do Sonic 2 era realmente a primeira versão do game! Só para você ter uma idéia, essa versão nem tinha o Tails ainda!

  Mas será que o mistério de Dust Hill começou mesmo no Sonic 2? Vejam as imagens abaixo retiradas de uma propaganda feita do Sonic 1, antes de ele ser lançado (o game ainda nem tinha nome definido):

  São quatro imagens que mostram Sonic andando por um deserto, e destruindo um cacto com seu ataque de giro. Lembrando que esse comercial é do Sonic 1!! E o Sonic 1 não tem nenhum deserto!!  De fato, o Sonic 2 Beta que está disponível para download aqui na Power Sonic tem um nível chamado Dust Hill Zone. Para acessá-lo, basta segurar A e apertar Start na tela de título e selecioná-lo.

  Porém, ao acessar ESTA Dust Hill, percebe-se que não é nenhum deserto, mas sim o que posteriormente passaria a ser chamado de Mystic Cave Zone. Mas... o que aconteceu com aquela Dust Hill da foto da revista?

Teoria 1: Foi deletada do jogo.
Teoria 2: Passou por várias modificações e tornou-se o que hoje conhecemos por Mystic Cave Zone.

  Eu acredito que a segunda teoria esteja correta. Se você olhar novamente para aquela foto da Dust Hill (a primeira foto nesta página) você verá que, bem à direita, o cenário lembra bastante a Mystic Cave... Então, eles possivelmente fizeram apenas uma troca no cenário a partir do Sonic 2 Beta para incluírem mais coisas no game (o Tails, por exemplo). Tudo o que sabemos é que nem Sonic 1 e nem Sonic 2 têm áreas no deserto...

  Essa última teoria, de que Dust Hill era o nome da Mystic Cave foi praticamente comprovada com os betas revelados em 2008. No Sonic 2 Beta 4, notamos que não tem a fase Mystic Cave e que já não há mais a fase Hidden Palace, contudo, continua havendo Dust Hill e acessando ela, acessamos nada mais nada menos que a Mystic Cave.

  Outro game do Sonic foi lançado, desta vez para Sega CD. É o famoso Sonic the Hedgehog CD. Durante as telas de "Loading" do game, ele mostra o Little Planet, que seria um planeta-satélite onde o game se passa. E lá há uma área que parece ser um deserto... Dust Hill!? Como Sonic CD possui fases com mesmas iniciais, os fãs sugerem o nome "Dust Desert".

  Repare bem no cenário da foto do nível Collision Chaos na tela de Time Attack (foto acima). Algumas pessoas afirmam que no fundo desta foto há um deserto. Poderia ser um nível que vem antes ou depois de Collision Chaos, e que foi deletado? Para quem não sabe, antes de Collision Chaos vem a Palmtree Panic (o primeiro nível do game, que lembra bastante a Green Hill do Sonic 1), e depois vem a Tidal Tempest (que seria uma espécie de Labyrinth no Sonic CD). Nada de desertos cercando a Collision Chaos...

  Por outro lado, se você usar o Windows Explorer para "explorar" o CD do game, você poderá ver no diretório "GAME" várias pastas contendo um R e um número. Dentro dessas pastas está a informação de cada nível do game. A letra "R" significa "Round" (pois é assim que aparece na tela de Load / Save... Round 1, Round 2, Round 3, etc; e não Zone 1, Zone 2, Zone 3 como nos outros games), e o número seria a identificação do nível. Mas, repare que não há uma pasta "R2". Um nível deletado, ahn? Isso pode ser notado tanto nas versões para Sega CD quanto para PC.

  Isso até que tem lógica. Pois, na foto acima do Time Attack, o fundo seria o suposto deserto, e na frente há um rio. Após a Collision Chaos (R3), vem a Tidal Tempest (R4) que é aquele nível na água. Portanto, o R2 provavelmente seria a Dust Hill ou algum outro deserto, senão o fundo da foto da Collision Chaos teria uma floresta (Palmtree Panic).

  Mas existem bons argumentos contrários para Dust Hill em Sonic CD: primeiro de tudo, o marcador de vida é o mesmo usado em Sonic 1 ou Sonic 3. Segundo, o contador de Sonic CD usa ' para minutos e '' para segundos e não dois pontos. Terceiro que aparece um badnik do Sonic 2. Mas isso poderia não significar nada, afinal, seria no caso de um protótipo do Sonic CD.

  Depois, veio Sonic 3. Na tela de seleção de níveis desse game, pode-se notar o nível Sandopolis, que não pode ser selecionado. Possivelmente outra zona no deserto que foi cancelada!

 Sonic & Knuckles não passou de uma reciclagem de idéias. Este game recebeu o tão esperado Hidden Palace (que chegou a decepcionar um pouquinho), uma versão completa da Wings Fortress chamada de Flying Battery (que havia sido cancelada no Sonic 3), e até um Death Egg descente! Mais do que isso, Sonic & Knuckles também nos trouxe uma zona que se passa no deserto, a tal de Sandopolis do Sonic 3!

 Possivelmente, o fato de Sandopolis ser no deserto é apenas uma coincidência. Afinal, o Hidden Palace de Sonic & Knuckles não lembra em nada o Hidden Palace cancelado do Sonic 2 Beta; assim como a Sandopolis não lembra em nada essa foto da Dust Hill das revistas!

  Realmente, a Sandopolis não lembra em nada a Dust Hill, mas compare as duas fotos abaixo:

  A foto da esquerda você já conhece! É a famosa Dust Hill das revistas estrangeiras. A foto da direita, como você vê, é do Sonic CD, do nível Wacky Workbench, passado. Apenas para referência, a Wacky Workbench presente é uma indústria, e a Wacky Workbench passado é o que você está vendo.

Uma outra visão: Sonic 2!

Por: ***Eu****

  Alguns fãs acreditam que planejavam colocar Dust Hill no Sonic 2, desistiram e foi para Sonic CD, em que desistiram e ela nunca foi colocada em nenhum jogo. A música dela, podemos ter uma pista de qual seria: é a música n°90 do beta, que é uma música com um tema de deserto, baseada na de Oil Ocean. Então possivelmente esta seria a música de Dust Hill, principalmente que o endereço 03 no beta usa essa música. O mesmo foi mantido no final, em que pode ser acessado o ID03 com ACLA-AGD4 entrando em Death Egg. Uma das coisas que mais indicam Dust Hill ser inicialmente de Sonic 2 é o crocobot, que aparece completo no Beta e Early. Mas pode ser que depois foi planejado ir para Sonic CD. Alguns acreditam que Dust Hill seria o antigo nome de Mystic Cave, pois no Sonic 2 Beta, a fase resulta em Mystic Cave. Mas pode ter ocorrido que, aproveitaram  no menu a fase Dust Hill e simplesmente alteraram para quando abrir ir para Mystic Cave. Vale dizer que segundo o que as revistas da época do Sonic 2 noticiavam, o game teria viagens no tempo e é possível perfeitamente fazer uma relação entre Oil Ocean e Dust Hill. Podemos afirmar que Dust Hill seria o passado de Oil Ocean, e que no lugar do óleo, haveria areia movediça... coincidência ou não se no Sonic 2 Beta você estiver com o Debug Mode ativado, e deixar o Sonic afundar no óleo, quando você voltar para a superfície como forma de debug mode e voltar ao normal, você andará na mesma pose da foto da Dust Hill (andará no ar).

Dust Hill: a farsa ou um mero mockup?

  De tanto os fãs investigarem a respeito de Dust Hill, alguns até mesmo conseguiram contato com os criadores dos jogos do Sonic e quase tudo que se foi dito antigamente sobre Dust Hill, inclusive este especial, foram por água baixo. Já não é de hoje que se questiona a falsidade da suposta Dust Hill da foto. Em primeiro lugar, bem a brilhante observação de que absolutamente nenhum jogo do Sonic conta anéis com algarismo zero na frente. De 9 rings vai para 10. Não há 09 rings em qualquer contador. Ademais, a posição em que o Sonic está na foto, não é a do seu pulo comum, o que faz crer que a imagem é uma bela duma montagem. E não é só isso. Tem ainda a questão de que o contador está com as fontes do Sonic 1 (sem itálico) e o protótipo mais antigo está com as fontes do Sonic 2 (em itálico). (Colaboração de: Vinícius A. e Pedro Gabriel)

  Os argumentos contra isso não no sentido de que se trata na realidade não de um hoax, mas sim de uma primeira montagem do jogo, um mock-up. Portanto, pode ter sido algo como uma prévia de como seria o jogo. É uma montagem, não é uma fase que existiu de fato. O contador 0X não chega a ser muito significativo, pois nada impede que originariamente ele fosse assim. E sobre o sprite do Sonic, remete-se ao fato de poder ser um bug natural do jogo, como vemos aqui em IceCap: http://www.youtube.com/watch?v=mIfMJi1hp7g (o vídeo é meio controvertido, como se vê nos comentários). E fique de olho no You Tube: eles andam mostrando vídeos da Dust Hill que são do hack Sonic 2 Delta como se fosse no Sonic 2. Não acredite nesses fakes! (Colaboração de: João Silva

O veredicto final de Dust Hill: Entrevista com Brenda Ross

  Uma suposta entrevista de 2001 com Brenda Ross teria revelado que Dust Hill chegou a ser cogitada como fase. Essa entrevista foi há alguns anos redescoberta e postada no site Retro Sonic. Acompanhe a tradução livre:

Deviance: Bem, algumas pessoas suspeitam que a captura de tela não fosse uma imagem real. Pelo contrário, era uma imagem criada usando um computador e algum programa de pintura. O que você tem a dizer sobre isso?

Brenda Ross: Foi um nível real.

Deviance: Foi Dust Hill nunca concluído? Se não, pelo menos até onde foi?

Brenda Ross: Eu acho que foi concluída. Eu não teria criado uma fase como como a Woods Zone, se não tivesse sido. Eles simplesmente não tiveram tempo para adicioná-la para o jogo.

Desviance: Então a Wood Zone foi concluída? Se não, pelo menos até onde foi?

Brenda Ross: Ela estava com cerca de metade do caminho feito, eu acho. Ou um pouco mais.

Desvio: Que outros objetos estavam na zona de deserto e floresta? Há uma abundância de espaços vazios no binário, por isso, deduz-se que um dia houve diversos dados lá.

Brenda Ross: A Dust Hill era como você vê na imagem, com cactos e plantas variadas. Ela foi projetada para ter uma mudança de paleta, que transformaria a areia em neve, e você teria uma cena de inverno. Tivemos que ser bastante engenhosos para trabalhar com uma paleta tão limitada. Na winter zone, (como poderia chamar), eu havia criado árvores de Natal, em vez de cactos. Lembro-me da Wood Zone ter rosas (flores) em algum lugar. Bem, eu sou uma menina... hehe.

Fonte: http://info.sonicretro.org/Brenda_Ross_interview_by_Deviance_(February_2001)

Por Saturn WoD
Atualizado por: Hyper Knuckles
Atualizado em: 13/04/2018