ESPECIAL OURIÇOS

Página Inicial  Enquetes Entrevistas Quem somos Fale Conosco Matérias Especiais Arte Conceitual S.O.S Sonic (FAQ) Passe Carnival Night (!)


  Aqui neste especial falaremos do ouriço, o famoso animal que é o Sonic, muitas vezes confundido com ouriço. O n
ome científico do Ouriço-Cacheiro (uma espécie de ouriço) é Erinaceus europaeus.

  Este pequeno ouriço de origem africana conquistou o seu lugar no mundo dos animais de estimação. O seu corpo exótico coberto de espinhos e o focinho com um permanente olhar cativante fazem do ouriço um excelente animal de estimação na classe dos pequenos exóticos. A verdade é que, nos Estados Unidos ele atingiu o auge de sua popularidade com o lançamento de "Sonic the Hedgehog" (confira a história do jogo aqui mesmo na Power Sonic). Atualmente existem já clubes de criadores e proprietários de Ouriços que organizam encontros e exposições.

  Como dito no especial sobre o Eqüidna, ambos se parecem, apenas o Eqüidna é um pouco mais pesado que o Ouriço. Ele (Ouriço) tem de tamanho cerca de 18 a 20 cm e cerca de 1 kg de peso máximo, sendo o valor mais comum 700 g.

  O ouriço possui uma cauda muito pequena, as orelhas são igualmente pequenas e a cabeça encontra-se bem destacada do corpo. A cabeça é densamente coberta de pelos. Sua visão é pouco desenvolvida, ao contrário da audição e do olfato. Quando se sente em perigo vira uma bola, expondo os espinhos como arma de defesa (Spin Dash). Hiberna geralmente entre Novembro e Março.

  É um animal solitário e territorial, de hábitos essencialmente noturnos, podendo ser observado nas últimas horas do dia e ao amanhecer. Alimenta-se principalmente de invertebrados que encontra no solo - minhocas, lagartas, lesmas etc .- embora também as vezes consuma pequenos animais vertebrados - sapos, lagartos etc. Também come peixe, até por que é um excelente nadador (é amigos, existem controvérsias com o Sonic). Ele come pouco por dia, cerca 70g em média de alimentos por noite.

  A época de reprodução costuma ser de Abril a Agosto, tendo uma duração de 12 a 13 semanas. As ninhadas são compostas de 4 a 6 crias. Vive em média de 7 a 10 anos, vivendo apenas 3 geralmente. As principais causas de mortalidade são a fome durante a hibernação, a caça por parte de raposas (??? sério???), texugos ou mesmo cães. Os atropelamentos também constituem em um importante fator de mortalidade dos Ouriços.

Hedgehogs na Mídia

  Recentemente o Jornal A Gazeta do Povo de Curitiba/PR, publicou uma informação sobre os hedgehogs. Confira parte da reportagem abaixo:

Hedgehog, Um lindo Ouriço Africano

 Eles tem o nariz vermelho, olhos bem vivos, muitos espinhos pelo corpo e fazem o maior sucesso no mercado de pets dos estados unidos. Mesmos raros no Brasil, tem tudo para caírem no gosto de animais exóticos

  Um parente distante do ouriço brasileiro vem se tornando febre entre os norte-americanos apaixonados por animais exóticos, os ouriços pigmeus africanos. Mais conhecidos como Hedgehogs, eles têm hábitos noturnos e uma beleza ímpar, que faz a fama do gracioso pet.

  Considerado o menor ouriço europeu, sua capa de espinhos sobre uma pele fina e altamente flexível o transformam numa verdadeira arma quando ameaçados, principalmente contra seus predadores naturais, os texugos e as raposas (nota: sonic deve ter cuidado com Tails!). Ele tem a capacidade de se enrolar como uma bola em momentos de tensão e partir rolando para cima dos seus agressores, botando-os para correr (nota 2: exatamente como nos games!).

  Possui nariz muito sensível e ótimo farejador para encontrar aliemntos, principalmente à noite, quando fica mais ativo, por ser um animal de hábitos noturnos. Na natureza, pode ser encontrado embaixo de troncos, raízes e arvores. Nada e é bom alpinista.

  Em Curitiba, segundo informações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/PR), ainda não há registro que alguém tenha adquirido um Hedgehog. Segundo Eunice de Souza, coordenadora do Núcleo de Fauna e Recursos Pesqueiros do órgão, o animal exótico só pode ser adquirido em um importador e comerciante credenciado. “Para eles, é necessária a liberação tanto de quem importa quanto de quem exporta”, explica a coordenadora.

  No Brasil, há uma espécie de roedores chamados de ouriço-preto (Chaetomys subspinosus), mas como todos os animais silvestres, eles não podem ser domesticados. A espécie, maior que os Hedgehogs, vive na Floresta Atlântica, principalmente na Bahia e Espírito Santo.

Características

Nome Científico: Ateleryx albiventris
Denominação em Inglês: Hedgehogs
Nome em português: Ouriço Pigmeu Africano
Peso: 250 a 600 gramas
Tempo de vida: 10 anos
Hibernação: ocorre quando a temperatura fica abaixo de 16ºC
Gestação: de 34 a 37 dias
Ninhada: de 3 a 4 filhotes
Alimentação: insetos e pequenos vertebrados mas, em cativeiro, podem comer rações ‘light’ de cachorro ou comida de gato.
Hábitos: solitário e noturno

Escrito por: Adriano Justino
Fonte: Gazeta do Povo – Caderno Animal – Curitiba, 2 de junho de 2007
Scan por: Sonigor

Curiosidades

  • Diz o povo (erradamente), que os ouriços foram desde há muito, influenciados pelas bruxas, para roubar de noite o leite das vacas.

  • Diz a lenda que, o homem que queira conquistar uma mulher, terá de esfolar um ouriço-cacheiro, e depois borrifá-lo com sumo de erva-de-diabo. Com esta magia, a mulher ficará apaixonada, e fará tudo o que ele lhe exigir.

Por Aldebaran
Atualizado em: 07/04/2010