SONIC 2 ALPHA

Página Inicial  Enquetes Entrevistas Quem somos Fale Conosco Matérias Especiais Arte Conceitual S.O.S Sonic (FAQ) Passe Carnival Night (!)

  De muito tempo se especulou como seria a versão alpha do Sonic 2, ou seja, a primeira versão que os projetistas da Sega gravaram num cartucho para testes, muitas teorias foram criadas, muitas screenshots de fases como Dust Hill e Genocide City apareceram, muita gente achava que o mesmo tinha as evidências que Sonic 2 seria como Sonic CD ou vice-versa, com viagens do tempo e efeitos que não foram pro jogo final, por muito tempo esteve aberto para todas as hipóteses, até ROMs falsas deste jogo foram divulgadas pela net mas ficou confirmado que era apenas hacks (roms alteradas por crackers).

  Mas tudo mudou quando um rapaz polonês chamado Early que usa o nick de drx  dono do site hidden-palace.org conseguiu comprar por uma quantia de dinheiro considerável, o que seria uma versão Beta de Sonic 2, mas anterior a versão 1.54 que conhecemos como Sonic 2 Beta, por fim, este rapaz conseguiu provar que o cartucho que ele tinha em mãos, era autêntico,  sendo até exibido em um programa de TV americano (consulte o final do artigo pra mais detalhes).

  Para a decepção de muitos, o Sonic 2 Alpha como ficou conhecido esta versão Beta não continha tais evidências de viagens no tempo, nem de fases perdidas. Simplesmente ficou provado que Sonic 2 foi feito a partir de Sonic 1, ou seja, eles não criaram um código fonte do zero para criar Sonic 2, ele partiram do código fonte de Sonic 1, sobrescrevendo as fases antigas pelas novas.

Afinal, o que tem em Sonic 2 Alpha?


A imagem acima não é um hack de Sonic 1, é a seleção de Fases de Sonic 2 Alpha, note que apesar dos nomes de fase da Sonic 1, ao iniciar você se depara com fases de Sonic 2.

  A principio, é como se você estivesse em Sonic 1 (J), as músicas da fases são de Sonic 1, não existe nenhuma musica de Sonic 2 presente no sound test, as demonstrações automáticas começa como em Sonic 2 Beta, primeiro a Chemical Plant, depois a Emerald Hill 2P, depois a Hidden Palace e por fim a Hill Top. Estas fases agora são comprovadamente as primeiras fases a ser criadas no projeto.Não existe o Especial Stages em Sonic 2 Alpha, nem mesmo os especiais de Sonic 1, foram completamente deletados do jogo.

Seleção de Fases

  O Menu de seleção de fases existe e pode ser acessado na tela de titulo digitando CIMA, BAIXO, BAIXO, BAIXO, BAIXO, CIMA, A + Start. É igual ao de sonic 1 (foto acima) com exceção do fundo azul e funciona assim:

 Menu Alpha Fase Acessada no Alpha  Fase Final (Sonic 2)
Green Hill Zone (todas) Green Hill Zone (Sonic 1 - danificada)
Marble Zone (todas) Chemical Plant (interminável) Chemical Plant
Spring Yard (todas) Hidden Palace (Beta e interminável)
Labyrinth Zone (todas) -
Star Ligth Zone (todas) Green Hill Zone (Sonic 2 Beta) Emerald Hill
Scrap Brain Zone (Stage 1 e Stage 2) Hill Top (Sonic 2 Beta) Hill Top
Scrap Brain Zone (Stage 3) Chemical Plant Aquatica
Final Zone Hill Top (interminavel)
Special Stage

Fases do Jogo

Star Ligth Zone (Emerald Hill): é a única fase que você pode terminar, no visual é praticamente igual a Emerald Hill de Sonic 2, com diferenças do badnicks, que alguns são de Sonic 1, da musica que é a da Star Ligth Zone de Sonic 1 e do mapa da fase, que se modifica um pouco em relação a versão beta e a final, como por exemplo a passagem abaixo:

  Uma estrutura muito semelhante a Green Hill Zone act 1 de Sonic 1, em algumas outras partes da tela também tem alguma diferenças, mas nada de tão extraordinário. Sonic está mais lento e as molas não dão grandes impulsões, nem mesmo as vermelhas.

 

  A primeira imagem é da placa de final de fase se apresenta de maneira diferente, tendo o Sonic desenhado de maneira frontal, como se fosse uma foto de documento 3x4. A segunda imagem foi retirada do site s2beta.com mostrando todas as placas de fim de fase ... Mas as mudanças de layout são mesmo sentidas na Act 2 da fase, na parte final deste Act ela é praticamente diferente do que conhecemos, dê uma olhada:

  Ao invés do macaquinho e do poste de estágio, existe um conjunto de molas que na prática, não leva a lugar nenhum.

.

  Onde seria a saída do grande looping em espiral, tem um buraco onde leva a uma espécie de "escada" da parte de baixo da tela. A saída da espiral está na parte de cima.

 

  É a parte de baixo da tela perto do Robotnik, repare que o mesmo está mais aberto. Outra curiosidade está neste tile do sonic deitado, ele fica assim quando você vem com muita velocidade e bate na parede, e é empurrado para trás e cai tonto. Comportamento parecido ao do Mario em Super Mario 64!

Marble Zone (Chemichal Plant): esta fase só pode ser acessada pela seleção de fases, apenas o Act 1 está disponível e mesmo assim ela não está completa, nela existe diferenças notáveis na paleta de cor da fase e do seu layout. Nesta fase não tem nenhum badnick.

  Uma cidade cor de rosa!  Ainda não se sabe se isto é um bug por causa da sobreposição com a paleta da Marble Zone ou se são tiles que foram construído com está cor. Isto ainda vai requerer mais estudos dos crackers ...

  Ao invés de uma pista em onde ele deveria correr em alta velocidade para parte de cima da tela, você encontra uma plataforma flutuante, que leva você a uma grande reta até as estrutura abaixo!

  Parte esquisita da tela, parece com vários fan-games e hacks existentes por aí, a partir daí, a tela entre em um caos...

... que termina aí!

Scrap Brain Zone (Stage 3) (Chemical Plant Aquatic): se você acessar na seleção de fase o stage 3 de Scrap Brain Zone irá se deparar com uma Chemical Plant totalmente inundada e interminável, com o fato que você não se afoga ...

  Parte inicial desta estranha tela...

Spring Yard Zone (Hidden Palace):  Uma coisa podemos notar que o layout e praticamente toda a fase Hidden Palace que se encontra no Beta, foi desenvolvido no Alpha, não existe praticamente nenhuma diferença. Parece que os projetistas da Sega preferiram deixar a HPZ de lado enquanto desenhavam as outras fases do jogo. Ou seja, apesar de ter sido uma das primeiras fases as ser desenhada, já parecia que ele não estavam com vontade de terminar a fase. Existe algo de diferente entre a HPZ Alpha e HPZ Beta, que é apenas um bug na grande esmeralda no fim da fase, vejam:

  Na primeira imagem você ver o Sonic caindo numa espécie de buraco perto da esmeralda, você consegue isto ao fazer o spindash perto da esmeralda. Na segunda imagem você ver a continuação, do Sonic caindo na água para morrer.

Scrap Brain Zone (Stage 1 e Stage 2) - (Hill Top): na Hill Top, assim como na Hidden Palace não é tão diferente da HTZ Beta, o background é estático, ou seja, as nuvens não se movimenta. A fase é interminável e só está disponível o Act 1. As lavas são inofensivas. Praticamente não tem badnick.

   Este é o Alpha da famosa gangorra da Hill Top, ao invés de um robô em forma da bola, é simplesmente uma bola de aço, mas cuidado, parece inocente, mas é o único badnick desta fase.

  É a Hill Top Act 2, uma fase pequena, tão pequena que termina antes de começar com uma enorme parede...

Labyrinth Zone: fase danificada, ou seja, praticamente vazia, com um background feito de tiles da Chemical Plant, está fase Labyrinth foi apagada para dar lugar a alguma outra fase do jogo, só não é possível saber qual é ...

Green Hill Zone: é a Green Hill de Sonic 1, em termos de gráficos ela praticamente está intacta, mas parece que seus mapas e o layout da fase foram danificado ou excluídos, muitos de seus badnick também foram danificados graficamente, a fase é interminável já que é o chão da fase como um todo, é instável.

  Este borrão na parte de cima da fase é um daqueles mosquitos que soltam bolas. Uma curiosidade é que as nuvem do background são dinâmicas,ou seja, se movimentam, assim como Sonic 1 Japonês ...

As lenda que caíram ...

  São duas as lenda que caíram com a descoberta deste Jogo;

  • Dust Hill Zone, a famosa fase do deserto que supostamente estaria na versão Alpha do jogo no lugar de Mystic Cave, não aparece nesta versão Alpha, e depois de algumas analises cuidadosas na única imagem é possível detectar indícios de fraude. Veja nosso especial sobre esta fase clicando aqui e neste site para compreender melhor ...

  • A Viagem no tempo em Sonic 2, teoria muito defendida e difundida nas comunidades sonic do mundo todo, muitos diziam que na versão Alpha teria o esboço deste plano da Sega em fazer de Sonic 2 algo parecido com Sonic CD, simplesmente caiu por terra nesta versão Alpha. O que se percebe é que no inicio os projetistas da Sega estariam planejando um jogo aos moldes de Sonic 1. Dizer que eles não tiveram a idéia seria algo hipócrita, mas parece que no projeto do Sonic 2 eles não a implementaram, ou talvez as evidências estejam em uma eventual versão "Gama", porém, cada dia mais esta teoria vem enfraquecendo...

O Fim do misticismo?

  Como dissemos no inicio do artigo, durante mais de 15 anos teve muitas especulações sobre este jogo, e agora que ele está disponível, parece ter acabado com lendas como a Dust Hill, mas mesmo com o Rom de Sonic 2 Alpha a disposição algum dos mistérios ainda continua, e um deles se intensificou mais, como por exemplo, porque a Hidden Palace foi deletada se ela foi uma das primeiras fases a ser produzida? Ou então, qual seria a verdadeira ordem das fases? E a Wood Zone por que ela foi deletada?

  O fim deste mistério todo só irá vir mesmo quando Yuji Naka ou qualquer outro membro da Sega um dia tiver coragem e falar de maneira franca, o que aconteceu. Talvez nunca saibamos, ou talvez, seja mesmo um mistério plantado pela Sega para deixar o jogo Sonic 2 com este atrativo a mais ...

  Algumas destas perguntas ou todas, seria respondidas se aparecesse um "Sonic 2 Gama", ou seja, uma versão posterior a Sonic 2 Beta, teríamos condições de juntar o antes, o durante e o depois, ver a linha de evolução e ver se nesta versão posterior do jogo, que com certeza esta mais completo, como estava a linha de raciocínio e o enredo do jogo. Se apareceu o Alpha, quem sabe não aparece o Gama ...

  Ah, sobre as viagens no tempo, vale aqui uma ressalva: todas as revistas da época noticiaram que o game teria. E ele não teve. Isso significa que ou o Sonic 2 seria o que conhecemos como Sonic CD (e aqui vale a teoria de que a Sega of Japan faria o Sonic 2, mas que adiou o projeto para Sega CD, deixando a carga da Sega of America a continuação) ou se não, que existe ainda um beta ainda mais antigo, o que é improvável.

Considerações finais

  Escrevi este especial aqui na PS levando em consideração que o protótipo Early (ou Nick Arcarde ou Sonic 2 Alpha)  é autêntico, por mais evidência da comprovação que este mesmo é autêntico, estamos lidando com a Internet, e sabemos que na Internet é terra de ninguém e sempre vai ter pessoas querendo se aproveitar, então, como nem mesmo o Sonic 2 Beta não é totalmente 100% tendo uma origem desconhecida, então, deixo claro que se amanhã  prove-se ao contrário, este humilde autor como milhões de fãs do sonic mundo afora foram enganados.

  Se sendo autêntico, este rom, apesar de ter acabado com vários mitos, é um registro de uma história e é valioso sem dúvida, pois podemos ver como a Sega trabalhou no inicio da produção deste jogo, foi interessante ver que as fases que estão no game, mudaram um bocado até a versão final, enfim, é mais um capitulo desta história misteriosa que não é muito longe dos suspenses de Conan Doyle e Ágata Christie...

Links

  • Baixe o Rom aqui na PS ou no próprio site do dono da rom, clicando aqui.
  • O site s2beta.com tem muito conteúdo sobre as versões Beta do Sonic, apesar de em inglês, tem coisas interessante...

Por Casper-Eark
Atualizado em: 07/04/2010