ESPECIAL SONIC 2

Página Inicial  Enquetes Entrevistas Quem somos Fale Conosco Matérias Especiais Arte Conceitual S.O.S Sonic (FAQ) Passe Carnival Night (!)

  No game Sonic 2 do Mega Drive ao usar o truque das mil faces em Emerald Hill, é possível deixar o Sonic em cores verde-amarela; verde-preto; dentre outras. Antigamente dizia-se que era Ashura, o irmão do Sonic e que isto era um truque do jogo. Bem, na realidade nada mais é do que uma falha gráfica que ocorre no cartucho. Por que isso ocorre? Como isso ocorre? Aprenda tudo isso e aprenda como foi feito o Sonic 2, vendo este especial.

  Acima temos a foto da placa do cartucho do Sonic 2. O cartucho em si é composto por uma plaqueta impressa contendo uma memória não re-programável (ROM – Read Only Memories) e outros componentes com função de garantir estabilidade ao circuito e à operação que executa, que no caso é armazenar o jogo Sonic 2.

  A ROM propriamente dita já vem programada de fábrica, praticamente no momento em que são produzidas, por isso não podem ter seu conteúdo modificado de forma alguma. Memórias do tipo EPROM e EEPROM já podem ter seu conteúdo modificado, mas desconheço qualquer hipótese de que a Sega venha a ter empregado memórias desse tipo na confecção dos cartuchos.

   As memórias ROM costumam ter um espaço médio de cerca de 8.388.608 bits (1Mbyte), mas isso varia de acordo com cada modelo de memória. No caso da MPR – 15000A, produzida e utilizada pela Sega para armazenar o jogo Sonic 2, possui um cachê de cerca de 1 Mbyte (8 Megabits), suficiente para rodar o jogo. Acontece que, no momento do debug, a memória mistura dados de outras zonas, como onde Sonic está submerso em algum líquido como na  Chemical Plant Zone e até mesmo do Super Sonic que está escondido no jogo.

  Você percebe que a memória sobrecarrega pois, (durante o debug) no momento em que se está apertando C e mexendo com as direcionais, algumas vezes, o jogo não responde aos comandos, nesse momento, o marcador de vidas muda de cor, alterando de azul, para verde, vermelho e até mesmo amarelo. A causa de tudo isso seriam, talvez, duas: memória insuficiente durante a execução do jogo (não sei se conseguiram perceber, mas na opção 2 players vs, o jogo parece que vai em câmera lenta em algumas partes, como no Emerald Hill Zone e na Mystic Cave?), e outra seria talvez um “bug” deixado durante a gravação do jogo pela Sega, como a música misteriosa número 10 do Sound Test. É estranho de não acontecer em outras fases, mas talvez seja porque o erro de instruções só ocorre na primeira zona....

  Você com certeza notou que na placa há escrito o ano de 1990! Mas o game é de 92! O pessoal da Tec Toy explicou que a placa foi produzida anteriormente e acabou sobrando. Então a Sega apenas inseriu o Chip que seria o game propriamente dito.

    Obs. Evite abrir os cartuchos dos games, por se tratarem de peças muito frágeis, qualquer descarga eletrostática poderá afetar o desempenho do jogo, inutilizando-o.

Por Sonigor
Atualizado em: 07/04/2010