Preview: Sonic Mania

3098794-sonicmania00

Novas informações serão adicionadas no final da preview.

Durante o aniversário do Sonic, em 23 de Junho, não houve o esperado anúncio de um novo game do Sonic. Preferiu a Sega deixar para revelar durante a Comic-Con de 2016, em 22 de Julho duas grandes surpresas. A primeira delas foi o game Sonic Mania (e a segunda um jogo ainda sem título, que está sendo chamado de Project Sonic 2017, confira aqui). Sonic Mania é o novo jogo do Sonic que será lançado em 2017, estrelado pelo trio principal da série: Sonic, Tails e Knuckles e, ao que tudo indica, Eggman será o vilão, em um game plataforma 2D que será lançado para PC, Playstation 4 e Xbox One. Consoles da Nintendo, ao menos por enquanto, parecem ter ficado de fora.

Primeiro trailler

Pequenos detalhes já podem ser notados desde o trailler inicial do game. Primeiro, o apego ao clássico, já no começo com o “Sega”. Depois, imagens de diversos jogos do Sonic ao longo dos 25 anos. Logo depois, Sonic surge correndo em um cenário que parece ter uma inspiração mista em Knuckles’ Chaotix e o hack Sonic Megamix, contudo, o gráfico é extremamente simplista e parece um 16 bits bem refinado. De repente, surge um “Re-imagined classics” e vemos o Sonic num cenário diferente da Green Hill Zone. “New Zones” e Sonic surge surge num cenário colorido, cheio de elementos inéditos na série. “3 Playable Characters”, com o famoso trio Sonic, Tails e Knuckles, antiga reivindicação dos classicistas. “All-new drop dash” e Sonic surge quebrando paredes e demonstrando novas habilidades e o vídeo encerra falando sobre cenários do passado e do futuro. O jogo é previsto para a Primavera de 2017 no Hemisfério Norte ou Outono do Sul.

Primeiras Informações

Inicialmente imaginou-se que Sonic Mania seria o game do Sonic do ano, o que seria um conceito por demais simplista para comemorar o aniversário do Sonic. Depois, com o anúncio de outro game, viu-se que Sonic Mania tem uma vocação específica, de resgatar o lado nostálgico da série, que foi frustrado por Sonic 4. Agora sem muitas inovações, temos um game plataforma do Sonic em 2D, que parece ter sido inspirado no Mega Drive.

Christian Whitehead está na equipe de produção do Sonic Mania. Ele foi um dos grandes nomes por trás das versões remasterizadas do Sonic 1, 2 e CD.

As fases confirmadas por enquanto são a Green Hill Zone e Studiopolis Zone. Ambas já possuem gameplay disponibilizado no YouTube, pois uma demo do jogo foi disponibilizada aos participantes da Comic-con. Confira abaixo:

O estilo ficou muito parecido com o do Sonic CD. Podemos notar, ainda, um chefe inédito. Logo depois o vídeo parte para a Studiopolis Zone, com uma música claramente inspirada em Sonic CD e vários elementos interativos nunca vistos na série. O vídeo acima é da Gamespost. A galera da GameXPlay fez um vídeo ainda maior, mas numa qualidade mais amadora. Mas vale a pena conferir:

No vídeo da GameXPlay notamos a presença de um monitor de item já presente em Knuckles’ Chaotix:

Este item em Knuckles’ Chaotix garante que ao Sonic ser atingido, ao invés de perder todos os anéis e você só conseguir recuperar alguns, você perde os anéis, mas somente um anel sai do Sonic e pegando ele, você recupera todos os anéis de volta. Mas em Sonic Mania parece ser um pouco diferente. Ao ser atingido, o Hyper Ring faz com que anéis grandes saiam do seu personagem, que recuperam anéis em dezenas, mas não sai tudo num anel só. E você não perde todos os anéis ao ser atingido, com ou sem este item. Pudemos ver, também, no vídeo o Shield clássico também: Sem título.

Nota-se também como a Green Hill Zone está muito maior ao que estamos habituados, de modo que indica que o game deve ter cenários longos. Nota-se também que o Ato 1 dela terá um sub-chefes, podendo seguir a tendência de Sonic 3 & Knuckles: sub-chefes nos atos iniciais e Eggman no ato final. Em Studiopolis Zone 1, contudo, não há sub-chefe na demo distribuída, apesar de já ter sido confirmado que haverá um chefe no final de cada ato do jogo.

A Studiopolis Zone ficou bem colorida, com um cenário que lembra muito Speed Slider de Knuckles’ Chaotix e eu poderia dizer que me lembrou muito um cenário de Pulseman. Há realmente muitos elementos na fase que nunca havíamos visto em outros games. Nela pudemos avistar o Flame Shield, com direito ao ataque e tudo: Sem título. O Lightning Shield e seu ataque também está no jogo: Sem título. E pra completar a festa é óbvio que não poderia faltar o Water Shield e seu ataque: Sem título . A invencibilidade também está presente: Sem título.

A placa de final de ato cai do céu no final da Green Hill, igual ao Sonic 3, e é possível desenterrar caixas de itens.

O game será disponibilizado apenas em mídia digital (PC possivelmente Steam), e jogo será maior que o Sonic Generations, o que pode ser indicado já pelo próprio tamanho das fases, muito maior que as fases 2D de Generations.

De acordo com Taxman, o jogo terá história e filtros CRT (aqueles que simulam TVs antigas).

Easter Eggs

Sem títuloifsahninilaSem título

Sonic Mania chegou cheio de referências e pequenos detalhes que remetem a coisas que existem no mundo real ou partes dos jogos passados do Sonic. Confira os encontrados até agora:

Notamos que Sonic ao correr, faz a pose do “segurando o anel”, como pode ser visto em Sonic Crackers.
O Sonic em alta velocidade corre igual em Sonic CD e deixa “sombras” iguais ao do Hyper Sonic.
A Studiopolis Zone está cheia de easter-eggs, inclusive da SegaSonic Popcorn Shop, referências ao Daytona com a van da Hornet, o Pink Club fazendo referência a loja no começo do Streets of Rage, monitores de TV referenciando o Game Gear além de um letreiro parecido com o do SEGA Club, o próprio nome (Studiopolis), é um estúdio no mundo real onde foram gravadas várias coisas, incluindo a série animada do Sonic Boom. O cenário parece ter algo a ver com o Eggman, pois tudo ali remete ao Eggman. Há inclusive o monitor do Eggman.
No fim das fases o Sonic dá um pulo para comemorar, imitando o Sprite Perdido do Sonic 1.
A ilha, onde aparentemente se passará o jogo, temo formato da cabeça do Sonic.
O frame ao redor do Sonic na tela título lembra a frame ao redor do D-pad do controle do Mega Drive.

Special Stage?

Sem título

Em um dos vídeos que a galera fez in loco, pode-se ver um Big Ring surgindo, isso provavelmente confirma os Special Stages, porém o Big Ring está desativado e o Sonic simplesmente atravessa por ele, como se ele já tivesse sido pego antes.

Music Tracks reveladas

Primeiras Impressões

Fomos surpreendidos com o Sonic Mania. A tendência retrô parece ter vindo pra ficar não só nos games, mas em muitas coisas de modo geral. O 2D do Generations e de Sonic 4 foi uma tentativa de reboot. Já em Sonic Mania claramente vemos um jogo que parece estar sendo rodado num Mega Drive ou 32X. O potencial que isso tem num PC, Playstation 4 e Xbox One pode fazer com que se crie uma boa expectativa!

Física melhor que a dos jogos clássicos?

Não se sabe muito dela ainda, mas pessoas que estiveram na festa dos 25 anos e que jogaram a demo disponibilizada por lá, estão reportando que a física é muito boa, talvez até melhor que a clássica e com certeza melhor que a do Sonic 4 e do Sonic clássico no Generations. O Sonic parece estar mais solto e mais rápido que no Sonic 1 do Mega Drive e as fases são mais abertas, permitindo que se atinja mais velocidade.

Entrevista com Christian Whitehead

Em uma entrevista com o pessoal da TSSZ News, Christian Whitehead revelou mais alguns detalhes do Sonic Mania:

  • Todas as animações do jogo foram feitas do zero, se baseando na trilogia clássica, portanto elas vão parecer versões aprimoradas delas. O time tentou recriá-las como se fosse um jogo pós Saturn em 1995. Isso tudo fará com que o jogo fique mais fluído visualmente.
  • A nova habilidade Drop Dash está vindo para substituir o Insta Shield. Isso deve ajudar os novos jogadores a conseguir mais velocidade em grandes subidas sem ter que parar para usar o Spin Dash e jogadores experientes com certeza tirarão muito proveito dessa habilidade em Speed Runs.
  • As fases do Sonic não estão fixadas no tempo, por isso, mesmo nas zonas antigas, eventos inesperados irão acontecer, portanto esperem surpresas em partes memoráveis das fases conhecidas. Isso explica o boss novo na Green Hill.
  • Existe uma razão para o Sonic revisitar as zonas antigas e isso será explicado pela história do jogo.
  • Christian acha que o Mania é como uma evolução do trabalho dele, já que no Sonic CD remastered eles introduziram um personagem novo, Tails, e no Sonic 2 eles colocaram a Hidden Palace, onde tiveram que captar todo o feeling dos jogos clássicos para criar uma fase nova.

Informações da Pax

  • Vários elementos do Sonic 3 estarão presentes no jogo, como as transições entre atos.
  • Controles USB do Genesis irão funcionar com o jogo.

Vídeo da Kinda Funny Games

Aparecendo meio que do nada, pela primeira vez vimos todos os personagens em ação e uma nova zona Mirage Saloon:

-Withehead é o principal programador e designer do Sonic Mania;
-Sonic Mania será em HD, 60 frames por segundo;
-As fases terão um tamanho semelhante as do Sonic 3 e elas terão um multi design, então a fase se parece diferente no caminho mais alto, quando comparado com o mais baixo;
Existirão zonas do Sonic CD;
-Cada ato terá 2 Big Rings. Confirmado que serão entradas para os Special Stages.

Stream da Extra Life

Durante a stream da Extra Life, muitas coisas puderam ser notadas:

-Aaron Webber parecia uma criança encantada com seu novo brinquedo favorito;
-Todos os personagens podem efetuar sua ação especial no ar depois de ser lançado para cima, seja por uma rampa, subida, mola, gimmick, etc, ou seja, Tails pode começar a voar e o Knuckles a planar sem terem pulado;
-Enquanto voa, Tails pode destruir caixas de itens;
-Vão existir paredes exclusivas que apenas o Knuckles deveria quebrar, apesar do Sonic ter quebrado uma delas, provavelmente um bug;
-Sonic e Tails serão jogáveis juntos e Tails pode carregar o Sonic voando;
-Knuckles ainda não consegue planar direito fora da tela, ele não ganha momento;
-Aaron Webber diz que o Sonic Mania está fazendo o papel que o Sonic 4 deveria ter feito, trazendo de volta a física e o espírito do Sonic.

Informações da Playstation Magazine de Janeiro de 2017:

-Logo de cara, podemos ver que existem tirolesas na Green Hill act 2;
-Saltar de uma parede vertical te lança com muito mais momento;
-Ao quicar em um monitor ou badnik, você não pode mais controlar a altura com que vai quicar, ou seja, você sempre será lançado de volta na altura em que estava;
-Confirmado que Tails voltará a nadar;
-Correr com o escudo de fogo por um daqueles troncos giratórios espinhentos da Green Hill faz acontecer algo interessante, não foi especificado o que.

 

Mais vídeos:

Ficha

Produção: Christian Whitehead, Headcannon, PagodaWest Games (não envolve a Sonic Team)
Trilha Sonora do Trailler: Hyper Potions e NiRo Fun
Música: Confirmado Tee Loopes
Previsão: Primavera/Norte 2017 Outono/Sul 2017
Plataformas: PC, PS4 e Xbox One
Meio: Digital

Última revisão: 14/01/2017 às 13:30:40