Review do Sonic Mania

  Desde que as roms hacks e fan games do Sonic se tornaram populares, e as versões de alta qualidade começaram a surgir, os fãs tinham aquele sonho utópico de que seria legal se a SEGA contratasse alguns dos membros mais famosos dessa área para fazer um jogo oficial do Sonic. Tal sonho se intensificou muito depois do tropeço do Sonic 4.

  Enfim, em 2016 a comemoração do aniversário do Sonic fora adiada para o mês seguinte, dia 22 de Julho, durante a Comic Con. Chegado o dia da festa, tudo começou com uma bomba. Um simples trailer que fez explodir a cabeça de qualquer fã de longa data do Sonic.

  Sim, o dia que ninguém poderia ter previsto enfim chegara, o dia em que a SEGA contratou talentosos membros da comunidade de Sonic para fazer um jogo oficial do Sonic the Hedgehog. Ou seja, enquanto certas empresas gastam dinheiro e tempo fechando fan games e processando os autores, a SEGA fez o exato oposto. Ela literalmente abriu as portas e deu a chance do pessoal se provar e mostrar que existem pessoas talentosas por trás dos fan games. Afinal, SEGA does…

  Com a promessa de resgatar o que o Sonic foi na sua era clássica, o jogo seria um sucessor do Sonic 3 & Knuckles. Seria o jogo do Sonic que o SEGA Saturn nunca teve. Um jogo do Sonic totalmente em 2D, em sprites, e que recriaria várias fases do passado, trazendo algumas novas, tudo embrulhado em uma narrativa estilo do Sonic 3 e com animações estilo Sonic CD. Gráficos dignos da era 32 bits, HD, 60 FPS e com animações de tirar o fôlego, o jogo chegou prometendo muito.

  Enredo oficial (retirado da versão impressa do manual)

  “Algum tempo após salvar a Angel Island, Sonic the Hedgehog e seu melhor amigo, Miles “Tails” Prower, estavam relaxando quando Tails captou estranhas leituras de energia longe dali. Apesar de diferente das Esmeraldas do Chaos, as leituras eram impressionantemente fortes, e Tails convenceu Sonic a irem juntos verem o que era.
Sonic e Tails saem no Tornado em direção a fonte, mas, com certeza, o maléfico o Dr. Eggman também captou tais sinais de energia! Agora é uma corrida entre o Sonic e o Eggman para descobrir que mistérios essa energia esconde.
Contudo, Eggman esteve ocupado: ele acaba de soltar uma nova equipe de Egg-robôs de elite para cuidar da sua missão mais importante. Eles são chamados de Hard-Boiled Heavies, e eles estão prestes a chegar na fonte do sinal antes do Sonic!
Está a cargo do Sonic e Tails, juntos de seu mais novo aliado Knuckles the Echidna, derrotarem os Hard-Boiled Heavies, descobrirem os mistérios da fonte de energia e parar o Dr. Eggman!”.

  Novidades

  Sonic Mania tenta recapturar toda a glória dos jogos clássicos do Sonic, com gigantescas doses de nostalgia e referências a vários jogos do Sonic dos 8 bits e 16 bits. O jogo conta com o trio clássico jogável, Sonic, Tails e Knuckles. Várias opções de jogo no modo Extra e no NO SAVE. Tudo isso ao mesmo tempo em que Special Stages inéditos baseados no Sonic R foram criados e o retorno (um pouco excessivo) do Blue Spheres.

  Os novos robôs de elite do Eggman trazem uma dose de desafio bem diferente para os chefes, isso sem contar o retorno de rostos famosos do passado. O jogo conta com um total de 8 fases retornantes e 5 fases inéditas, porém, as fases antigas foram reconstruídas de forma que apenas o começo dela se pareçam com as versões originais, mas da metade do ato 1 para frente, o level design se torna inédito, então você está na Green Hill e de repente o caminho se torna algo que você nunca viu antes.

  Com abertura e encerramento em forma de animações no mesmo estilo do Sonic CD e transições de fases no estilo do Sonic 3, o Sonic Mania dá um show de apresentação. Isso sem falar da trilha sonora incrível que conta com remixes fantásticos das fases originais, além das músicas inéditas das fases novas.

  Apesar de tudo, algumas coisas se mantiveram, como é o caso da tela do jogo:

  -Ainda no topo da tela temos o Score que mostra a sua pontuação (você ganha uma vida a cada 50.000 pontos), o Time que é o seu tempo (você perde uma vida se ele chegar a 10:00:00), e Rings que mostra o total de anéis que você tem e o símbolo do Hyper Ring, se ele estiver ativo (você ganhao uma vida extra sempre que pegar 100 ou 200 anéis);
  -No canto de baixo temos o contador de vida, que mostra quantas vidas lhe restam (se chegar a zero você leva Game Over);
  -A novidade é no canto superior direito, que aparece o símbolo mostrando o botão que você deve apertar caso queira se transformar em super.

  Já no final das fases, você pode bater na placa para ficar ganhando pontos e escolher onde ela vai cair, podendo tirar caixas de item do chão, assim como era no Sonic 3 & Knuckles. O sistema de pontuação continua o mesmo de sempre, mas com uma adição, o Cool Bonus, ele começa valendo 10.000 e a cada vez que você for atingido durante a fase, você perde parte desse bônus. A pontuação especial de 50.000 pontos por terminar uma fase com o tempo de 9:59 ainda existe.

  Requerimentos mínimos

  Para rodar o Sonic Mania em seu PC, ele precisa no mínimo de:

  • SO: Windows 7 / 8 / 10
  • Processador: Core 2 Duo
  • Memória: 2 GB de RAM
  • Placa de vídeo: DirectX 9.0c compliant video card 256MB
  • DirectX: Versão 9.0c
  • Armazenamento: 400 MB de espaço disponível
  • Placa de som: DirectX 9.0c Compatible
  Menus

  O jogo conta com uma série de menus:

  –Mania Mode: o modo de história do jogo. É aqui que você encontra os saves para jogar, de forma semelhante ao que era no Sonic 3.
  –NO SAVE: aqui você começa um jogo do zero e sem que ele seja salvo. Existem modificadores que podem ser ativados aqui, como Debug Mode, escolher a habilidade do Sonic e ativar o modo & Knuckles.

  –Time Attack: compita pelos melhores tempos nas leaderboards online do jogo, ou apenas para melhorar o seu próprio tempo.

  –Competition: modo VS local com direito a tela dividida. Jogue contra um amigo ao seu lado para ver quem é o melhor.

  –Options: configure as opções do jogo como: vídeo, som controles e idioma do jogo.

  –Extras: divirta-se com boa parte dos extras do jogo.

  Caixas de itens

  Assim como em todo jogo do Sonic, as caixas de itens estão espalhadas por todas as fases, só esperando que alguém as pegue. Não há nenhuma caixa nova, em relação aos jogo clássicos, mas existem algumas retornantes interessantes:

  Super Ring: dá 10 anéis extras.
  Hyper Ring: da próxima vez em que perder os anéis, eles cairão em forma de hyper rings, tornando muito mais fácil recuperá-los. Cada hyper ring contém 15 anéis.
  Blue Shield: escudo neutro que protege contra um ataque inimigo.
  Flame Shield: escudo de fogo que também protege contra ataque flamejantes e lava. Também permite que você queime os troncos espinhentos na Green Hill, não seja congelado na Press Garden ato 2 e coloque fogo no óleo da Oil Ocean.
  Bubble Shield: escudo de água que permite que você respire dentro da água e protege contra a água tóxica da Chemical Plant.
  Lightning Shield: escudo elétrico que também protege contra ataques elétricos, puxa todos os anéis próximos para você e também faz com que os tetos eletrificados da Flying Battery lhe puxem como um imã.
  Power Sneakers: aumenta a velocidade máxima e a aceleração do seu personagem por 20 segundos. Evite pegar este item se estiver na forma super, pois ele buga a sua velocidade, assim como era no Sonic 2!
  Invencible: torna o seu personagem imune a dano por 20 segundos e se você tocar em inimigos, eles é quem receberão dano. Mas cuidado, pois você ainda pode morrer afogado, esmagado ou caindo em precipícios!
  1-UP: garante uma vida extra.
  Eggman Mark: item armadilha! Se você o pegar, receberá dano. Cuidado!
  Player Swap: item exclusivo do modo Competitive. Ele troca os dois personagens de lugar.
  Random: item exclusivo do modo Competitive. Ele dará um item aleatório para o seu personagem. Pode ser qualquer um dos citados acima!
  Super: item exclusivo do Debug Mode, ele concede 50 anéis e lhe transforma em super.
  Ring Capsule: exclusivo do Special Stage, garante 10 anéis extras.
  Sphere Capsule: exclusivo do Special Stage, preenche boa parte da barra do Mach.
  Mach Up: instantaneamente aumenta o seu Mach.
Jogabilidade, personagens e habilidades

 
Sonic Mania é um jogo que remete ao passado, então a jogabilidade deveria ser no estilo dos jogos do Mega Drive, certo? Bom, a física do jogo (como gostam de chamar), é simplesmente idêntica a do Sonic 3 & Knuckles. Então se você está acostumado com os jogos da trilogia clássica, Sonic CD ou Chaotix, você não terá problemas em controlar o seu personagem. Em termos de velocidade, o jogo parece ter a mesma dos clássicos, incluindo a parte em que se pode correr mais rápido que a câmera. O jogo possui 3 personagens jogáveis, nada mais e nada menos que o trio clássico que todos esperariam: Sonic, Tails e Knuckles.  A parte mais impressionante é que todas as animações dos personagens foram feitas do zero e estão muito mais suaves e detalhadas do que nunca.

  Sonic the Hedgehog: o ouriço mais rápido do mundo, correndo o mais rápido que pode para parar os Hard-Boiled Heavies e frustrar os planos diabólicos do Dr. Eggman.

  Personagem que obviamente não poderia faltar, ele continua sendo o mais focado em velocidade, porém, seu Insta Shield foi removido e substituído pelo Drop Dash, uma nova habilidade voltada para dar mais velocidade. Fora isso, ele ainda continua com o seu bom e velho kit, incluindo sendo o único que pode usar habilidades especiais com os escudos elementais.

  Spin Jump: apertando o botão de pulo, Sonic pulará girando, como sempre, e destruindo tudo em seu caminho. Basta pressionar o botão de pulo.
  Spin: segure para baixo enquanto estiver correndo e Sonic começará a rolar, destruindo tudo em seu caminho e ganhando velocidade nas descidas.
  Spin Dash: enquanto estiver parado, segure para baixo e pressione o botão de pulo diversas vezes para carregar e então solte para que o Sonic dispare rolando para frente com grande velocidade. Excelente para fazer algumas subidas.
  Drop Dash: a nova habilidade do Sonic. Pule e enquanto estiver no ar, aperte e segure o botão de pulo novamente. Assim que tocar o chão, o Sonic disparará para frente com impulso extra. Esta habilidade não funciona se você tiver algum escudo elemental e ela é potencializada na forma Super.
  Fireball Spin Dash: enquanto estiver com o Flame Shield, pule e aperte novamente o botão de pulo para dar um dash na direção em que estiver virado, destruindo tudo no caminho e ganhando impulso.
  Bounce Jump: enquanto estiver com o Water Shield, pule e aperte novamente o botão de pulo para quicar rapidamente no chão e subir mais alto que o seu pulo original. Atingir um inimigo ou item box com isso fará o seu salto ser maior ainda.
  Double Jump: enquanto estiver com o Lightning Shield, pule e aperte o pulo novamente para dar um salto duplo.
  Buddy Flight: mesmo jogando sozinho, você pode controlar o Tails para carregar o Sonic. Basta pular, segurar pra cima, e apertar repetidamente o botão de pulo (tudo isso enquanto o Tails estiver junto do Sonic), com isso, Tails começará a voar e basta você pular nele com o Sonic para que ele te carregue. Para se soltar, segure para baixo e pule. Se você estiver com algum escudo elemental, será difícil fazer usar esta habilidade, especialmente se for o Flame Shield.
  Peel Out: habilidade exclusiva do modo NO SAVE, ela vem direto do Sonic CD e substituirá o Drop Dash. Segure para cima enquanto estiver parado e aperte o botão de pulo para que o Sonic carregue por um tempo, e então solte para que ele saia disparado a toda velocidade.
  Insta Shield: habilidade exclusiva do modo NO SAVE, ela vem direto do Sonic 3 e substituirá o Drop Dash. Com uma funcionalidade idêntica a original, aperte o botão de pulo novamente enquanto já estiver pulando para que o Sonic crie um breve escudo de energia ao seu redor tornando-o invulnerável a vários disparos e algumas armadilhas e também aumentando a área de dano ao redor dele. Esta habilidade só funciona se você não estiver com escudos ativos.

  Miles “Tails” Prower: uma jovem raposa com dois rabos e amigo leal do Sonic. Girando os seus rabos, ele pode voar como um helicóptero.

  A raposa de dois rabos super inteligente está de volta e pronta pra ação. Suas habilidades são as mesmas do Sonic 3, assim como a sua jogabilidade.

  Spin Jump: apertando o botão de pulo, Tails pulará girando, como sempre, e destruindo tudo em seu caminho. Basta pressionar o botão de pulo.
  Spin: segure para baixo enquanto estiver correndo e Tails começará a rolar, destruindo o que estiver em seu caminho e ganhando velocidade nas descidas.
  Spin Dash: enquanto estiver parado, segure para baixo e pressione o botão de pulo diversas vezes para carregar e então solte para que o Tails dispare rolando para frente com grande velocidade. Excelente para fazer algumas subidas.
  Tails Fly: depois de saltar ou ser arremessado no ar por alguns gimmicks, basta apertar repetidamente o botão de pulo e Tails começará a voar. Esta habilidade dura no máximo 8 segundos e atingir inimigos com os rabos rotatórios causará dano a eles.
  Tails Swin: depois de saltar, aperte repetidamente o botão de pulo para que Tails comece a nadar, permitindo que ele “voe” dentro da água. A habilidade dura até 8 segundos, mas você não pode atacar inimigos enquanto nada.
  Knuckles the Echidna: nascido e criado na Angel Island, ele é o guardião da Master Emerald. Ele se destaca em planar e escalar.

  A equidna vermelha está de volta com seus punhos a toda. Suas habilidades também se mantiveram as mesmas do Sonic 3 & Knuckles, incluindo a existência de paredes que apenas ele pode quebrar, liberando passagens exclusivas em algumas fases.

  Spin Jump: apertando o botão de pulo, Knuckles pulará girando, como sempre, e destruindo tudo em seu caminho. Basta pressionar o botão de pulo. Assim como no Sonic 3 & Knuckles, o pulo da equidna é mais baixo que o dos outros personagens.
  Spin: segure para baixo enquanto estiver correndo e Knuckles começará a rolar, destruindo coisas o que estiver pela frente e ganhando velocidade nas descidas.
  Spin Dash: enquanto estiver parado, segure para baixo e pressione o botão de pulo diversas vezes para carregar e então solte para que o Knuckles dispare rolando para frente com grande velocidade. Excelente para fazer algumas subidas.
  Glide: depois de saltar ou ser arremessado no ar por alguns gimmicks, basta apertar e segurar o botão de pulo novamente para Knuckles começar a planar, ganhando velocidade horizontal enquanto cai lentamente até o chão. Se você atingir inimigos ou item boxes enquanto plana, você causará dano a eles, mas se for um chefe, você parará de planar imediatamente.
  Wall Climb: atingir uma parede enquanto você plana, fará com que o Knuckles grude nela e fique ali até você pular novamente ou escalar até o topo ou de volta ao chão. Segure para cima ou para baixo para subir ou descer na parece em que estiver grudado.
  Dr. Eggman: Auto-proclamado gênio do mal, cientista e megalomaníaco. Ele está sempre tentando dominar o mundo, mas um certo ouriço azul está sempre no seu caminho.
  Heavy King: líder dos Hard-Boiled Heavies. Ele comanda a sua tropa de elite com um olhar firme e um cetro poderoso.
  Heavy Gunner: um canhão folgado com grande poder de fogo. Ele as vezes voa em um helicóptero para causar terror dos céus.
  Heavy Shinobi: um ninja robô que usa Asterons como shurikens. Cuidado! Um simples golpe da sua espada irá lhe transformar em um cubo de gelo.
  Heavy Magician: uma performista mística com truques desconsertantes em suas mangas. Com um chapéu que muda a sua forma, ela está pronta pra trazer o bando de volta.
  Heavy Rider: uma robô que faz manobras alucinantes e que está sempre em busca de fortes emoções. É melhor tomar cuidado com os seus saltos perigosos e o Jimmy, o seu confiável Motobug.
  Zonas

  O jogo conta com um total de 13 fases, sendo 5 novas e 8 antigas. As fases antigas possuem apenas o começo do ato 1 igual ao que elas eram originalmente, mas a partir da metade do ato 1 e todo o ato 2 já são completamente novos e são tão bem feitos que parecem continuações naturais das fases originais. O level design realmente capturou a sensação daquele tempo e recriaram com perfeição o que se espera de um jogo do Sonic clássico.

  As fases seguem o mesmo esquema do Sonic 3: 2 atos, com um chefe ao final de cada ato, e a última fase é exclusiva do Super Sonic.

  O jogo começa na Angel Island, onde a história se desenrola e a tal fonte de energia é encontrada (Phantom Ruby), mas logo os personagens são jogados para a Green Hill, onde tudo começa.

  Green Hill: a primeira fase do primeiro jogo do Sonic. O ato 1 completo original está presente aqui, mas com uma parte inferior da fase nova, mas logo depois que a parte antiga acaba, uma nova já começa, fazendo o ato ser muito maior. Com novas partes que simulam áreas internas das montanhas, água, tirolesas e tudo o que havia na fase original, Essa é a melhor recriação da Green Hill já feita oficialmente. O ato 2 faz bom uso das tirolesas e várias áreas com água, tornando a fase bem mais dinâmica.

  O chefe do ato 1 são duas bolas metálicas acorrentadas que ficam girando. Desvie da que estiver vermelha e ataque a outra, depois de destruir uma das esferas, a outra começará a agir de forma diferente. O chefe do ato 2 é uma grande surpresa! Uma versão nova do chefe final do Sonic 2, mas desta vez, ele ficará correndo atrás de você enquanto você deve tentar atingir o robô ao mesmo tempo que desvia dos seus ataques, mas seja rápido, pois o chão uma hora acaba!

  Knuckles começará o ato 1 em um local diferente, mas logo emerge na mesma parte em que o Sonic ou o Tails passam.

  Chemical Plant: direto do saudoso Sonic 2 a indústria química de águas duvidosas está de volta! O ato 1 é uma verdadeira junção dos dois atos da fase original. Já o ato 2 é completamente inédito e conta com mecânicas novas. Gelatinas que servem como molas, plataformas que o seus personagem gruda, elevadores em espirais de DNA e muuitos loopings. Use as seringas para injetar os compostos químicos para mudar as propriedades das gelatinas e usá-las como trampolins poderosos. Cuidado com a água azul escura, pois ela é tóxica!

  O chefe do ato 1 é um remake do original, onde uma máquina fica dentro da água se enchendo e depois salta com bolhas de água ao redor dela (semelhante ao chefe da Metropolis do Sonic 2), você terá que esperar o momento certo para atacar. Já no ato 2 o chefe é uma surpresa mais maluca ainda que da Green Hill! Você jogará uma partida de Puyo Puyo contra o Dr. Eggman! Junte 4 beans da mesma cor para estourá-los e mandar mais para o Dr. Eggman, quanto mais beans você estourar de uma vez, mais será jogado para o oponente. Quem chegar ao topo da tela primeiro perde.

  Studiopolis: sim, finalmente a primeira fase original do Sonic Mania! Trata-se de um estúdio de gravações onde o Dr. Eggman grava e transmite seus programas de tv. Com muitos monitores, carros de transmissão, badniks cinematográficos e filmes, o ato 1 conta até com máquinas de pipoca para você se divertir, sem contar a orgia de referências e easter eggs. Já o ato 2 parece com uma grande sala de gravações, cheia de câmera, holofotes e caixas de som. Um apostador no estilo bingo pode lhe dar ou tirar anéis. Seja transformado em energia e viaje pelos tubos de transmissão, enquanto gira por rolos de filme gigantes.

  O chefe do ato 1 será a sua primeira luta contra um dos Hard-Boiled Heavies. Heavy Gunner ficará em um helicóptero de filmagem no fundo disparando mísseis em você, enquanto você corre e pula, desvie dos mísseis avermelhados e atinja os azuis para que eles voltem e atinjam o chefe. O chefe do ato 2 é o Dr. Robotnik que vem em uma espécie de máquina de previsão do tempo, fique de olho no telão ao fundo para saber qual será a previsão do tempo e qual será o ataque que o Dr. usará. Aproveite as rajadas de vento para acertar o vilão.

  Flying Battery: a icônica fortaleza voadora do Sonic & Knuckles retorna com força total e muitas novidades. Durante o ato 1, você passará por dentro da nave, como era em sua versão original, mas se deparará com alguns compactadores de lixo para afundar. Já no ato 2, você fica intercalando entre o interior e o exterior da nave. Cuidado com a tempestade lá fora, os ventos serão muito fortes e os badniks estão bem mais equipados.

  O chefe do ato 1 é uma versão semelhante ao chefe da Flying Fortress do Sonic 2, mas ao invés do laser, é um imã que suga lixo e transforma em badniks para te atacar, tudo isso enquanto as paredes se fecham, então seja rápido para derrotar a máquina. Já no chefe do ato 2, o Dr. Eggman está de volta em uma máquina aranha que fica de ponta cabeça presa por uma corda/teia na parte de trás, tudo o que você precisa fazer é bater com força na… retaguarda dela para que ela atinja os espinhos que vão passando nas paredes, use os bastões rotativos para ganhar impulso.

  Press Garden: segunda fase original do Sonic Mania, o ato 1 sofreu um pouco com cortes de conteúdo, onde várias coisas foram retiradas da versão final, deixando a fase um pouco vazia e difícil de entender que é uma gráfica gigante, onde os jornais do Dr. Eggman são impressos. Fuja das prensas gigantes antes que elas se fechem e quique pelas esteiras, enquanto pula nas letras e desvia dos Splats. O ato 2 é tão diferente do primeiro ato que quase nem parece a mesma zona. Agora você está numa floresta congelada que está sendo devastada para fabricar o papel para ser usado na gráfica. Deslize por esta belíssima paisagem que mistura rosa com gelo, enquanto destrói blocos de gelo, se transforma em cubos de gelo e sobrevive a badniks bem chatos.

  O chefe do ato 1 será uma máquina voadora de fatiar, use as caixas para atrair os seus ataques e forçá-la a se danificar nas caixas mais duras, tornando-a vulnerável aos seus ataques. Já o chefe do ato 2 será uma batalha contra o Heavy Shinobi, com sua espada congelante, ele atira Asterons como shurikens (que podem ser destruídos com seus ataques), que explodem depois de um tempo, você terá que atacar enquanto ele estiver girando no ar para desarmá-lo e poder atacar novamente causando dano. Cuidado, pois a sua espada é tão poderosa que lhe congelará até na forma Super.

  Stardust Speedway: acelerando com tudo direto do Sonic CD, essa zona apegou todo mundo de surpresa quando a revelaram. Devido a bagunça que o Dr. Eggman está causando, o ato 1 se passa no passado, então tome cuidado com as plantas carnívoras gigantes que saem das cápsulas de sementes, enquanto usa as suas folhas para escalar. Depois da belíssima transição de fase, no ato 2 você estará de volta ao presente e encontrará uma fase bem semelhante a versão original e com muita velocidade.

  O chefe do ato 1 é aquele vaga-lume que ficou icônico por conta da animação do final do Sonic CD, basta desviar dos seus ataque, destruir os mini vaga-lumes e atacar o grande quando aparecer. O chefe do ato 2 consegue fechar a zona com chave de ouro com uma corrida/luta contra o Metal Sonic. Um chefe de 4 estágios, que pode ser bem frustrante de se passar caso morra em alguma parte (você terá que recomeçar do zero e este chefe é demorado), comece correndo, enquanto o Metal Sonic fica lhe atacando, até chegar a uma máquina que produz os Silver Sonics do Sonic 2 do Master System! Aqui você precisa rebatê-lo para atingir o Metal Sonic no alto, a forma mais fácil é usar o Spin Dash. Depois, corra novamente até a parte final do chefe, onde uma parede de espinhos aparece no canto da tela e se move para a direita, você deve fugir da parede enquanto tenta atingir o Metal Sonic em meio aos seus ataques.

  Hydrocity: a melhor fase de água da série clássica está de volta! E mais molhada do que nunca. O ato 1, apesar de começar de forma bem semelhante, é o mais diferente dos 2 atos. Com muitas correntes, barcos e bolhas que você fica preso dentro e usa para se mover (igual no Sonic 2 e Chaos do Master System). O ato 2 é bem semelhante ao ato 2 da versão original da fase, muitas subidas e descidas em alta velocidade. Procure sempre manter a alta velocidade para escapar mais facilmente das áreas inundadas.

  A vingança é um prato que se come molhado! O chefe do ato 1 tem duas partes, a primeira será uma sequência de fuga onde o Dr. Eggman explode parte da fase e você deve correr para não ser esmagado, depois fica idêntico ao chefe do ato 2 da fase original, porém com uma virada do destino, agora é o Dr. Eggman quem está na água enquanto você está no Egg Mobile sugando ele pra cima para atingí-lo com as hélices, cuidado para não puxar as bombas. Já o chefe do ato 2 é uma bela armadilha do Dr. Eggman em duas partes novamente, primeiro ele lhe prende em um túnel inundado e vai lhe empurrando para a direita com sua hélice poderosa, ative as minas e faça com que elas atinjam o vilão para causar dano e soltar bolhas para você respirar. Na segunda parte você volta no mesmo chefe do ato 1 da fase original, onde você está em um espaço apertado e inundado, e uma máquina fica passando e agitando a água, basta desviar e atacar quando puder.

  Mirage Saloon: a terceira fase original do jogo. Sky Chase? Claro, como queira, mas que tal uma versão um pouco mais elaborada, com mais desafios, inimigos e surpresas? Mas o que eles estão tramando? Chegando ao ato 2, você passará pelos bares em meio a Dust Hill… digo… a um deserto nada familiar, com flippers, bumpers, armas que lhe disparam com grande velocidade, reservatórios de água que criam pontes de água temporárias e inimigos bem familiares.

  O chefe do ato 1 será em pleno voo, um caterkiller gigante ficará pulando do fundo para a frente do cenário, você terá que calcular bem a hora de pular para atingí-lo na cabeça enquanto ele estiver bem no meio do caminho. O chefe do ato 2 será a Heavy Magician, que se disfarça de Fang, Bark ou Bean para lhe atacar! Fique esperto, cada disfarce tem seus próprios ataques. Atinja a Magician para que se destransforme e então ataque novamente.

  Knuckles terá um ato 1 completamente diferente dos demais personagens sendo algo parecido com o ato 2, porém com muito mais seções de escalada e planagem. O chefe será uma alta referência ao chefe do Sonic Chaos, com o catterkiller aparecendo nas laterais e executando ataques. Ele jogará partes do corpo dele em você, mas quando ele o faz, a sua cabeça vai ficando cada vez mais próxima do chão, permitindo que você o atinja.

  Oil Ocean: direto do Sonic 2, esta fase surpreendeu ao retornar. O ato 1 começa idêntico a versão original, mas logo você se depara com coisas novas, como cascatas de óleo que podem ser escaladas e Orbinauts de fogo que podem incendiar o óleo. No ato 2 você encontrará submarinos que você pode entrar, passando uma mini fase dentro deles e emergindo em outro local da fase, além de que uma mecânica semelhante a escuridão do ato 2 da Sandopolis está presente, porém mais perigosa, agora uma nuvem de poluição vai se acumulando na fase e se ela ficar intensa demais, você começará a perder 1 anel por segundo, portanto puxe as alças para purificar o ar sempre que possível.

  O chefe do ato 1 será uma espécie de robô engenheiro que cuida de toda a pressão do local, desvie da sua hélice e das suas chaves inglesas enquanto o ataca e tome cuidado quando ele for liberar a pressão, pois o teto está cheio de espinhos nas laterais. O chefe do ato 2 será bem familiar, o mesmo da fase original com a adição dos tentáculos que lhe atacam do chefe do ato 1 da Lava Reef do Sonic & Knuckles, além de que algumas plataformas afundam de vez em quando.

  Lava Reef:  fase do Sonic & Knuckles que não poderia faltar, prepare-se para revisitar estes recifes incandescentes. O ato 1 será bem semelhante ao original, mas com a adição de pequenos loopings baseados nos da Endless Mine do modo 2P do Sonic 3 e andadores de ferro que você pode usar para fazer travessias com segurança sobre espinhos ou lava. Já o ato 2 será uma mistura do ato 2 original com a Colision Chaos do Sonic CD, onde esteiras no chão que mudam de direção quando você bate na placa.

  O chefe do ato 1 se assemelha ao original, mas agora ele tentará pousar em você, ao atingir um chão de pedra, ele tentará cavar, causando uma erupção que fará dano a ele próprio. Depois que ele causar dano nele mesmo pela segunda vez, ele ficará vulnerável no centro e você poderá atacá-lo. Se ele cair num chão rígido, ele soltará uma bola de espinhos do teto, que se cair em outro chão rígido, o quebrará expondo a lava. O chefe se recusará a pousar na lava. Já o chefe do ato 2 é uma enorme homenagem a um querido membro da comunidade de mods de Sonic que faleceu em um acidente de carro em 2013, conhecido como Polygon Jim, que fez o famoso hack do Motobug in Sonic 1. A batalha será contra a Heavy Rider, que estará montada no motobug Jimmy em questão, e ficará passando de um lado ao outro da tela, no chão ou usando a plataformas no fundo, enquanto usa a sua bola de espinhos presa a uma corrente para lhe acertar. Desvie dos ataque e acerte a Heavy Rider.

  Knuckles terá vários caminhos exclusivos no ato 2, incluindo um obrigatório no final do ato que o levará para a Hidden Palace, onde você enfrentará o Heavy King que está tentando roubar a Master Emerald, mas dessa vez, Knuckles não repete o erro do passado e o impede, começando assim a luta. O Heavy King usará o poder da Master Emerald de forma semelhante ao Mecha Sonic no Sonic & Knuckles, mas ele não ficará numa forma super, então desvie dos seus ataques e ataque-o assim que puder.

  Metalic Madness: a fase final do Sonic CD aparece com novidades e muitos raios encolhedores! O ato 1 será bem simples, com tudo o que tinha na versão original, incluindo um maior uso das plataformas que lhe jogam para o fundo da fase, mas agora será bem mais desafiador ficar no caminho mais alto. O ato 2 contará com maior uso dos raios encolhedores, então prepare-se para passar boa parte da fase na sua versão mini.

  O chefe do ato 1 é uma versão um pouco modificada da Final Zone do Sonic 1, agora as esferas de raios lhe perseguem mais e após 4 golpes a máquina entra em curto e os pilares começam a se mover com mais frequência. O chefe do ato 2 será enfrentado na sua versão mini. Basta você atingir a “chave” que existe na máquina do Eggman para que uma esfera caia de dentro dela. De dentro da esfera 3 mini coisas podem sair: o chefe da Emerald Hill do Sonic 2, uma Amy bomba ou o chefe da Marble Zone do Sonic 1, derrote tudo e então você conseguirá tirar o Eggman de dentro da máquina.

  Titanic Monarch: a quarta fase original do jogo. O ato um será bem simples, aqui você encontrará elevadores, rebatedores, muitos espinhos, badniks bem chatos, esferas de energia para você rodar e carrinhos de transporte. O ato 2 tem uma mecânica bem diferente, logo no início da fase, você chegará a uma sala com 4 saídas, você precisa entrar e achar a saída verdadeira de cada uma das 4, para que você possa chegar ao chefe. Cada sala que você completar terá a sua porta fechada.

  O chefe do ato 1  será o mesmo do ato 1 da Death Egg do Sonic & Knuckles. Durante sua primeira fase, desvie das esferas e acerte o olho. Na sua segunda fase, ele se desprenderá e o elevador em que vocês estão lutando começará a subir ou descer, alterando a altura do seu pulo, tente acertar o chefe quando o elevador desce. O chefe do ato 2 será contra uma máquina do Eggman energizada pelo Phantom Ruby. Cuidado com os tentáculos, pois eles ficarão eletrificados e a máquina disparará mísseis também. De tempos em tempos, ele pode tentar lhe agarrar com uma mão de energia, se ele conseguir, você será lançado para uma dimensão paralela onde você enfrentará um dos Hard-Boiled Heavies novamente, mas eles terão truques novos. Atinja o doutor enquanto o escudo da máquina estiver abaixado.

  Egg Reverie: fase final e exclusiva do Super Sonic, ela também é inédita. Aqui o Heavy King trai o Dr. Eggman e tenta roubar o Phantom Ruby, então os 2 começam a brigar e o Sonic fica no meio. Você poder voar livremente ou correr pelo chão, para voar novamente, pule e aperte o pulo novamente. Enquanto voa, você pode apertar o botão de pulo mais o direcional para dar um dash na direção desejada, mas isso consome 5 anéis. Tudo o que você deve fazer é desviar dos ataques do Heavy King, que tiram anéis do Super Sonic, e atingí-lo, então o Dr. Eggman pegará o Phantom Ruby e você deve atingí-lo agora, o Dr. não consegue causar dano ao Super Sonic, apenas jogá-lo para trás, e então o ciclo recomeça. Anéis estarão voando aleatoriamente pela fase, pegue-os sempre.

  Bonus Stage

  Direto dos Star Posts, passar por um dos checkpoints com pelo menos 25 anéis, fará com que estrelas surjam acima dele e se você pular, será levado para o Bonus Stage.

  Sim, o Blue Spheres está de volta, mas desta vez, ele não lhe dará esmeraldas, mas sim tokens de acordo com o seu desempenho. Pegar todas as esferas azuis lhe rende um token prateado, e pegar todas as esferas e os anéis (perfect), lhe concederá um token dourado.

  São ao todo 32 bonus stages, sendo que os 14 originais do Sonic 3 & Knuckles estão presentes, além dos 2 secretos, logo 16 bonus stages são inéditos.

  O jogo prioriza os que você ainda não conseguiu um token dourado e nunca repete o mesmo duas vezes seguidas, a menos que só lhe falte 1 token dourado.

  A cada certa quantidade de tokens que você coletar, você irá destravar extras no jogo. Coletar tokens dourados serve apenas para achievements, ou seja, se você quer apenas destravar o conteúdo do jogo, tokens prateados serão o suficiente.

  Caso tenha dificuldades neles, você pode conferir o nosso guia aqui.

  Special Stage

  Inéditos e muito divertidos, eles são uma mistura dos Special Stages do Sonic CD com um toque de Sonic R e Knuckles Chaotix! Você os encontrará dentro dos anéis gigantes que estão escondidos por todas as fases, da mesma forma do Sonic 3 & Knuckles.

  Com gráficos poligonais, esses mundos suspensos no ar com fundos psicodélicos remetem a muitos jogos do Sonic. Você verá os peixes dos Special Stages do Sonic 1 ao fundo, planetóides e referências a outros jogos.

  Como de praxe, são 7 ao todos, cada um mais difícil que o anterior. Corra atrás do UFO que está fugindo com a esmeralda. No caminho, desvie de minas, pegue esferas azuis para aumentar a sua velocidade e anéis para aumentar o seu tempo. Se você ficar sem anéis ou cair do percurso, você será expulso do Special Stage. Para vencer, encoste no UFO!

  O seu personagem corre automaticamente para frente, então você pode apenas virar para os lados e pular. Você pode, se quiser, dar meia volta e fazer o percurso na contramão. A cada volta completada, as esferas azuis retornarão para onde estavam, mas os anéis nunca voltam, então o seu tempo é limitado!

  Procure sempre correr atrás do UFO pegando o menor caminho possível e evite ao máximo pular ou pegar as rampas, pois você perde muita velocidade no ar, especialmente se fizer pulos consecutivos.

  A cada tantas esferas azuis que você coletar, você mudará de Mach. Você começa no Mach 1 e vai até o 3. Cuidado ao atingir o Mach 3, pois seus personagem estará tão rápido que ele começará a derrapar! Quando se atinge o Mach 3, as esferas azuis começarão a piscar amarelas, elas completam a barra do Mach mais rápido ainda, mas não existe um Mach 4, então sempre que preencher a barra após o 3, você receberá mais pontos no final do Special Stage e um continue ao atingir 10.000 pontos (se estiver no modo NO SAVE).

  E como se tudo isso não bastasse, todos os 3 personagens possuem uma forma super! Infelizmente apenas o Super Sonic tem uma melhoria nas habilidades, enquanto que o Super Tails perdeu os seus pássaros (o que foi ótimo na minha opinião), fazendo com que o Knuckles e o Tails ficassem meio genéricos.

  Destraváveis

  Como já dito, pegar tokens nos Bonus Stages destravam extras no jogo, aqui está a lista do que você pode destravar:

  -Sonic CD Peel Out;
  -Sonic 3 Insta Shield;
  -Debug Mode;
  -& Knuckles;
  -Mean Bean Machine;
  -Blues Spheres;
  -D.A. Garden.

  Além disso, ao completar a Green Hill, novos modos serão destravados e novas fases serão destravadas conforme você avança pelo jogo:

  -Time Attack;
  -Competition.

  Extras

  O menu de extras possui 4 partes:

  –Blue Spheres: aqui você pode jogar a versão original deste modo, ou o modo Mania, onde as esferas verdes e rosas são adicionadas (a esfera verde fica azul quando você toca nela e a rosa lhe teleporta para algum lugar);
  –Mean Bean: dispute contra o jogo ou uma pessoa em uma versão do Puyo Puyo que mistura um pouco das duas versões originais do jogo;
  –D.A. Garden: o sound test do jogo, aqui você pode ouvir as músicas do Sonic Mania;
  –Staff Credits: assista a tela de créditos com o nome da equipe de produção.

  Modo NO SAVE

  Este modo se assemelha ao do Sonic 3, onde você pode jogar o jogo do zero e sem salvar, mas o Sonic Mania conta com modificadores aqui, para que você possa se divertir mais:

  –Debug Mode: idêntico aos dos jogos clássicos, desta vez você não precisar usar nenhum código para ativar este modo. Com ele ativo, você pode se transformar em qualquer objeto daquela fase e colocá-lo onde estiver, podendo criar situações inusitadas. É puramente um modo para se divertir;
  –Sonic Ability: aqui você pode escolher qual habilidade especial o Sonic terá. Ao escolher Mania ele terá o Drop Dash como de costume, ao escolher CD ele terá o Peel Out no lugar e ao escolher 3&K ele terá o Insta Shield no lugar.
  –& Knuckles: direto dos memes, ativar este modo fará com que o Knuckles siga o seu personagem, agindo da mesma forma que o Tails quando se jogar com Sonic & Tails. Zerar o jogo com este modo ativo e pegando todas as esmeraldas destravará um final secreto!

  Time Attack 

  O único modo online do Sonic Mania. Corra por qualquer fase do jogo (exceto a Egg Reverie) o mais rápido que puder para conseguir o menor tempo possível e concorra em leaderboards contra pessoas ao redor do mundo, onde os 99 melhores tempos em cada ato são exibidos (isso se você conseguir pegar alguma posição que não está ocupada por hackers).

  Este modo recebeu uma atenção especial dos criadores, agora existe um marcador logo no começo da fase, o qual o tempo só começa a ser contado a partir do momento em que você cruzá-lo. Isso é ótimo, pois evita erros logo de cara com você desesperadamente tentando um Spin Dash assim que a fase começa e também permite que você tome um fôlego antes de recomeçar a corrida. E como se só isso não bastasse, se você segurar o botão que usa para se transformar em super, você resetará a sua corrida, voltando imediatamente para o começo da fase, com o tempo zerado e sem resetar a música! É muita praticidade em um só modo de jogo.

  Competition

  Sim, o bom e velho modo de competição de 2 jogadores locais está de volta e no estilo do Sonic 2, com tela dividida e tudo mais! Escolham os personagens, depois as regras e por fim a fase.

  O esquema de pontuação permanece o mesmo: score, anéis, total de anéis pegos, caixas de itens estouradas e tempo. Quem marcar mais pontos ganha a rodada. Assim que todas as rodadas forem finalizadas, caso haja um empate, o desempate será em uma partida morte súbita de Puyo Puyo.

  Nas regras, você escolhe qual será o estilo das caixas de item, se serão fixas, aleatórias, ou apenas caixas de Player Swap e também quantos rounds durará a partida, que variam de 1 a 12.

  As fases são quase todas as do jogo normal, foram excluídas apenas aquelas em que se pode criar caminhos impassáveis, o que causaria grandes problemas.

  Seleção de Fases
  Para entrar neste menu secreto, o procedimento é o mesmo em todas as plataformas, mudando apenas os botões que você deve apertar.  Basta ir no modo NO SAVE, entrar nas opções para ativar o Debug Mode (as demais opções são opcionais), voltar, colocar o cursor sobre o NO SAVE e segurar os botões de Jump e Delete ao mesmo tempo até que a tela de seleção de fases apareça. Basta ir nas opções de configurações de controle para ver qual botão/tecla está vinculada ao Jump e ao Delete. Já na tela de seleção de fases, use o Jump para escolher a fase, Back para voltar ao menu inicial e Delete para mudar o personagem. Aqui você pode escolher qualquer fase, o Special Stage ou Bonus Stage.
  Análise Geral

  Levando em conta a equipe que trabalhou no jogo mais as limitações impostas pela SEGA, o jogo ficou muito bom. A iniciativa de chamar fan gamers e pequenos estúdios para fazer um jogo oficial, além de ser algo que quase não se vê por aí, valeu muito a pena. O jogo é muito melhor que o Sonic 4, que foi a última tentativa da Sonic Team em fazer um jogo 2D do ouriço. Seria burrice se a SEGA não chamá-los novamente para fazer outros jogos.

  As fases parecem ampliações naturais das suas respectivas versões originais e os remixes das músicas acompanharam. Apenas o fato de terem mantido a jogabilidade idêntica ao que era nos clássicos já é algo que a Sonic Team nunca conseguiu fazer em anos, e olha que não faltaram tentativas.

  É visível o tanto que esforço que foi colocado no jogo, com detalhes que não seriam necessários, mas fizeram questão de colocar pra mostrar que a equipe sabia o que estava fazendo e que eles entendem de Sonic.

  Graficamente o jogo se apresenta como um jogo da era Saturn, tanto que seria impossível rodar o Mania num mega Drive sem fazer um downgrade. Sonoramente o jogo busca elementos diretamente dos jogos clássicos, mas mesmo os efeitos sonoros novos soam naturais no jogo.

  A quantidade de extras no jogo é algo muito bem vindo e ajuda bastante na longevidade do jogo. Isso sem falar na quantidade incontável de easter eggs e referências a praticamente todos os jogos do Sonic e outras coisas relacionadas ao Sonic. Fazer uma lista disso ficaria gigantesca.

  Os Special Stages simulando um jogo da era Saturn foi um toque fantástico para criar ainda mais aquele clima de meados dos anos 90. os polígonos e a renderização dos objetos acontecendo somente quando se chegar perto apenas somam a tudo isso.

  Sonic Mania resgatou o velho espírito perdido do ouriço azul e o trouxe de volta aos dias de hoje com um toque do passado e foi aclamado como o melhor jogo do Sonic em muito anos.

  Contudo, nem tudo são flores, a falta de transição entre zonas em algumas partes do jogo deixou a impressão que faltou tempo para finalizarem o jogo.

  O excesso do uso do Blue Spheres fez muita gente odiar esse modo de jogo, isso sem contar que ele parece estar dando uma sensação de tontura maior do que a versão do Sonic 3.

  A falta de um modo multiplayer online foi bem decepcionante. O modo competition seria perfeito pra isso.

  Alguns chefes deixaram a desejar, seja em dificuldade ou feeling, por exemplo, o chefe da Lava Reef ato 2, é uma homenagem muito bonita, mas como chefe deixou a desejar, especialmente se comparado com a épica sequência do chefe da Lava Reef ato 2 do Sonic & Knuckles. Enquanto outros chefes podem ser frustrantes por serem longos e terem múltiplas partes, como é o caso da Stardust Speedway ato 2, caso você morra perto do final do chefe, terá que percorrer todo o longo caminho novamente, enquanto que os chefes mais normais, isso não parece tão pesado.

  O jogo não possui uma dificuldade muito linear, onde alguns chefes de algumas fases podem ser mais difíceis que o seguinte, sem contar os Special Stages que existe um salto de dificuldade entre o quarto e o quinto, mas o sétimo é mais fácil que o segundo.

  Curiosidades

  -Inicialmente, o Sonic Mania se chamava, Sonic Discovery;

  -Existe uma ligação entre o Sonic Mania e o Sonic Forces, onde no final verdadeiro do Sonic Mania o Sonic entra em uma espécie de buraco de minhoca criado pelo Phantom Ruby e vai parar no Sonic Forces, sendo ele o Sonic clássico do jogo;

  -Tails teve a sua animação do começo da Chemical Plant removida (quando a gota cai na cabeça dele.):
  -O primeiro chefe feito para o jogo foi o Egg Junken, que foi removido da versão final:

  -Como mencionado na review, vários objetos foram removidos da Press Garden ato 1, como tintas que mudariam a cor do seu personagem e impressoras, confiram:

  -Inicialmente, a história do jogo seria que o Dr. Eggman se aposentou após o fracasso no Sonic & Knuckles e teria ficado deprimido, mas resolveram mudar isso pra evitar problemas;

  -O jogo teve a sua OST lançada em discos de vinil:
   –O modo Mean Bean Machine não trabalha com a regra do Rule Renka do Puyo Puyo original (e que foi tirado da versão Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine), mas trabalha com a possibilidade de mover os beans enquanto já estão enfileirados, diferente do Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine;

  –(retirado do jogo no dia 27/09/2017) Dunkey Mode: durante a Hydrocity ato 1, segure em um daqueles ganchos e aperte esquerda, esquerda esquerda, direita, direita, direita, cima, cima e cima, se fizer certo um som de anel soará e agora todas vez que você tomar impulso em uma daquelas mãos, você ouvirá o youtuber Dunkey falando;

  -Assistir a abertura animada do jogo pela segunda vez seguida mudará a música da mesma. Dessa vez tocará a versão do Tee Lopes ao invés da versão da Hyper Potions;

  -Eggette: algumas pessoas tiveram problemas com as sprites do chege do ato 2 da Flying Battery e ao invés de enxergarem o Dr. Eggman de ponta cabeça, enxergaram uma personagem completamente diferente, que acabou sendo adotada pela fanbase na época e inclusive ganhou um design muito bom:


  -O jogo possui dois manuais, um virtual, que você pode encontrar no site oficial do Sonic (versão PDF). Já o outro manual, que foi impresso e distribuído oficialmente pela SEGA em algumas convenções, ainda não tem uma versão PDF;

 -Alguns Bonus Stages (Get Blue Spheres) bugam e computam a quantidade de esferas azuis errado, fazendo o bonus terminar com esferas ainda no contador (parece que isso ocorre quando se fecha os quadrados de esferas e o contador erra na conta). A equipe tentou consertar, mas parece que ainda acontece.  Atualizado por HKº

  -Sonic Mania fez tanto sucesso que até a própria SEGA reconheceu em seu relatório do ano fiscal de 2018 que o Sonic Mania foi o jogo mais popular do Sonic nos últimos 15 anos;

  -A Hydrocity é a única zona antiga que tem o ato 1 como sendo o inédito. Isso foi feito devido a música do ato 2 não combinar com as coisas novas que colocariam na fase, então optaram por deixar o ato 2 como o semelhante ao original.

  Ficha Técnica 
Capa do jogo Dados
    Nome: Sonic Mania
  Plataformas: Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch e Steam
  Gênero: Plataforma/Ação
  Distribuidora: SEGA
  Desenvolvedores: Christian Whitehead, Headcannon, PagodaWest Games
  Idioma: Multi-Idiomas
  Data de Lançamento: consoles: 15/08/2017 – Steam: 29/08/2017
Avaliação Prós/Contras
Gráficos: 9
Som: 8
Jogabilidade: 10
Diversão: 8
Nota Final: 9
  Prós: jogabilidade e a recriação das fases antigas são fantásticas. Nostalgia a mil e provavelmente o melhor Special Stage dos jogos 2D. Sem dúvidas o melhor jogo do Sonic em muitos anos.

  Contras: falta de transições de fases entre algumas fases, falta de fases inéditas, excesso de Blue Spheres, dificuldade relativamente baixa, mas com picos repentinos e a falta de multiplayer online.

Diga não ao plágio, cite a autoria!
Por: Skar
Postado em: 18/10/2017
Atualizado em: 21/04/2018

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!