Review do Sonic Mania Plus

  Desde que as roms hacks e fan games do Sonic se tornaram populares, e as vers√Ķes de alta qualidade come√ßaram a surgir, os f√£s tinham aquele sonho ut√≥pico de que seria legal se a SEGA contratasse alguns dos membros mais famosos dessa √°rea para fazer um jogo oficial do Sonic. Tal sonho se intensificou muito depois do trope√ßo do Sonic 4.

  Enfim, em 2016 a comemora√ß√£o do anivers√°rio do Sonic fora adiada para o m√™s seguinte, dia 22 de Julho, durante a Comic Con. Chegado o dia da festa, tudo come√ßou com uma bomba. Um simples trailer que fez explodir a cabe√ßa de qualquer f√£ de longa data do Sonic.

  Sim, o dia que ningu√©m poderia ter previsto enfim chegara, o dia em que a SEGA contratou talentosos membros da comunidade de Sonic para fazer um jogo oficial do Sonic the Hedgehog. Ou seja, enquanto certas empresas gastam dinheiro e tempo fechando fan games e processando os autores, a SEGA fez o exato oposto. Ela literalmente abriu as portas e deu a chance do pessoal se provar e mostrar que existem pessoas talentosas por tr√°s dos fan games. Afinal, SEGA does…

  Com a promessa de resgatar o que o Sonic foi na sua era cl√°ssica, o jogo seria um sucessor do Sonic 3 & Knuckles. Seria o jogo do Sonic que o SEGA Saturn nunca teve. Um jogo do Sonic totalmente em 2D, em sprites, e que recriaria v√°rias fases do passado, trazendo algumas novas, tudo embrulhado em uma narrativa estilo do Sonic 3 e com anima√ß√Ķes estilo Sonic CD. Gr√°ficos dignos da era 32 bits, HD, 60 FPS e com anima√ß√Ķes de tirar o f√īlego, o jogo chegou prometendo muito.

  Enredo oficial (retirado da vers√£o impressa do manual)

  ‚ÄúAlgum tempo ap√≥s salvar a Angel Island, Sonic the Hedgehog e seu melhor amigo, Miles ‚ÄúTails‚ÄĚ Prower, estavam relaxando quando Tails captou estranhas leituras de energia longe dali. Apesar de diferente das Esmeraldas do Chaos, as leituras eram impressionantemente fortes, e Tails convenceu Sonic a irem juntos verem o que era.
Sonic e Tails saem no Tornado em direção a fonte, mas, com certeza, o maléfico o Dr. Eggman também captou tais sinais de energia! Agora é uma corrida entre o Sonic e o Eggman para descobrir que mistérios essa energia esconde.
Contudo, Eggman esteve ocupado: ele acaba de soltar uma nova equipe de Egg-rob√īs de elite para cuidar da sua miss√£o mais importante. Eles s√£o chamados de Hard-Boiled Heavies, e eles est√£o prestes a chegar na fonte do sinal antes do Sonic!
Est√° a cargo do Sonic e Tails, juntos de seu mais novo aliado Knuckles the Echidna, derrotarem os Hard-Boiled Heavies, descobrirem os mist√©rios da fonte de energia e parar o Dr. Eggman!‚ÄĚ.

  Novidades

  Sonic Mania tenta recapturar toda a gl√≥ria dos jogos cl√°ssicos do Sonic, com gigantescas doses de nostalgia e refer√™ncias a v√°rios jogos do Sonic dos 8 bits e 16 bits. O jogo conta com o trio cl√°ssico jog√°vel, Sonic, Tails e Knuckles, al√©m de Mighty e Ray que foram adicionados mais tarde com o Encore DLC. V√°rias op√ß√Ķes de jogo no modo Extra e no NO SAVE. Tudo isso ao mesmo tempo em que Special Stages in√©ditos baseados no Sonic CD foram criados e o retorno (um pouco excessivo) do Blue Spheres.

  Os novos rob√īs de elite do Eggman trazem uma dose de desafio bem diferente para os chefes, isso sem contar o retorno de rostos famosos do passado. O jogo conta com um total de 8 fases retornantes e 5 fases in√©ditas, por√©m, as fases antigas foram reconstru√≠das de forma que apenas o come√ßo dela se pare√ßam com as vers√Ķes originais, mas da metade do ato 1 para frente, o level design se torna in√©dito, ent√£o voc√™ est√° na Green Hill e de repente o caminho se torna algo que voc√™ nunca viu antes.

  Com abertura e encerramento em forma de anima√ß√Ķes no mesmo estilo do Sonic CD e transi√ß√Ķes de fases no estilo do Sonic 3, o Sonic Mania d√° um show de apresenta√ß√£o. Isso sem falar da trilha sonora incr√≠vel que conta com remixes fant√°sticos das fases originais, al√©m das m√ļsicas in√©ditas das fases novas.

  Apesar de tudo, algumas coisas se mantiveram, como √© o caso da tela do jogo:

  -Ainda no topo da tela temos o Score que mostra a sua pontua√ß√£o (voc√™ ganha uma vida a cada 50.000 pontos), o Time que √© o seu tempo (voc√™ perde uma vida se ele chegar a 10:00:00), e Rings que mostra o total de an√©is que voc√™ tem e o s√≠mbolo do Hyper Ring, se ele estiver ativo (voc√™ ganha uma vida extra sempre que pegar 100 ou 200 an√©is);
  -No canto de baixo temos o contador de vida, que mostra quantas vidas lhe restam (se chegar a zero voc√™ leva Game Over), ou quantos personagens voc√™ possui destravado, caso esteja no modo Encore;
  -A novidade √© no canto superior direito, que aparece o s√≠mbolo mostrando o bot√£o que voc√™ deve apertar caso queira se transformar em super.

  J√° no final das fases, voc√™ pode bater na placa para ficar ganhando pontos e escolher onde ela vai cair, podendo tirar caixas de item do ch√£o, assim como era no Sonic 3 & Knuckles. O sistema de pontua√ß√£o continua o mesmo de sempre, mas com uma adi√ß√£o, o Cool Bonus, ele come√ßa valendo 10.000 e a cada vez que voc√™ for atingido durante a fase, voc√™ perde parte desse b√īnus. A pontua√ß√£o especial de 50.000 pontos por terminar uma fase com o tempo de 9:59 ainda existe.

  Requerimentos m√≠nimos

  Para rodar o Sonic Mania em seu PC, ele precisa no m√≠nimo de:

  • SO: Windows 7 / 8 / 10
  • Processador: Core 2 Duo
  • Mem√≥ria: 2 GB de RAM
  • Placa de v√≠deo: DirectX 9.0c compliant video card 256MB
  • DirectX: Vers√£o 9.0c
  • Armazenamento: 400 MB de espa√ßo dispon√≠vel
  • Placa de som: DirectX 9.0c Compatible
  Menus

  O jogo conta com uma s√©rie de menus, que foram refeitos com o Mania Plus, ficando bem mais organizados e bonitos:

  –Mania Mode: o modo de hist√≥ria do jogo. √Č aqui que voc√™ encontra os saves para jogar, de forma semelhante ao que era no Sonic 3.
  –NO SAVE: aqui voc√™ come√ßa um jogo do zero e sem que ele seja salvo. Existem modificadores que podem ser ativados aqui, como Debug Mode, escolher a habilidade do Sonic e ativar o modo & Knuckles.

  –Encore Mode: modo exclusivo para quem comprou o Encore DLC. Este √© um modo hist√≥ria semelhante ao Mania Mode, por√©m com v√°rias novidades.

  –Time Attack: compita pelos melhores tempos nas leaderboards online do jogo, ou apenas para melhorar o seu pr√≥prio tempo.

  –Competition: modo VS local com direito a tela dividida. Jogue contra amigos ao seu lado para ver quem √© o melhor.

  –Options: configure as op√ß√Ķes do jogo como: v√≠deo, som controles, idioma do jogo e deletar os saves.

  –Extras: divirta-se com boa parte dos extras do jogo.

  –DLC: menu de propaganda para aqueles que ainda n√£o possuem o Encore DLC. Aqui voc√™ pode visualizar seus detalhes e compr√°-lo.

  –Exit: fecha o jogo.

  Mania Mode

  Modo principal de jogo, √© aqui que o modo hist√≥ria se desenrola. Voc√™ ter√° um total de 8 save slots que funcionam da mesma forma que os do Sonic 3, mais um modo NO SAVE, onde voc√™ pode ativar alguns c√≥digos de trapa√ßas ou modos de jogo exclusivos.

  Neste modo, voc√™ escolhe com qual personagem ir√° jogar e ficar√° com ele at√© o fim daquela se√ß√£o, assim como era no Sonic 3. Voc√™ pode jogar com qualquer um dos personagens aqui, mas o Mighty e o Ray s√≥ ficam dispon√≠veis depois de comprar o Encore DLC. Com a adi√ß√£o do Mania Plus, este modo agora tamb√©m permite continues e os modos extras de jogo nos saves slots (coisas que eram exclusivas do modo NO SAVE antes do Mania Plus).

  Encore Mode

  Modo extra de jogo e que s√≥ fica dispon√≠vel para aqueles que compraram o Encore DLC e recomendado apenas para aqueles que j√° tem dom√≠nio sobre o modo Mania, j√° que a dificuldade aqui √© maior. Este √© um modo hist√≥ria secund√°rio que cont√©m claras refer√™ncias ao Knuckles’ Chaotix e se passa logo depois do Sonic retornar da dimens√£o do Sonic Forces. Aqui voc√™ possui apenas 3 save slots e voc√™ n√£o pode escolher com qual personagem ir√° jogar. Voc√™ sempre come√ßar√° um novo save com o Sonic e continuar√° os demais com a dupla que parou.

  Existem algumas diferen√ßas na hist√≥ria em si, incluindo o final, mas os grandes diferenciais aqui s√£o o modo de times e as mudan√ßas significativas no level design de todas as fases. O modo Encore se assemelha muito ao que seria uma transi√ß√£o de era no Sonic CD, onde parece que as fases est√£o na sua vers√£o futuro. As novidades deste modo s√£o:

  • As paletas de cores das fases foram trocadas para gerar um ar de novidade;
  • O ato 1 da Mirage Saloon √© uma variante da vers√£o do Knuckles ao inv√©s de ser igual a do modo Mania;
  • Mudan√ßas significativas no level design das fases, com a cria√ß√£o de novos caminhos (incluindo pedras no ch√£o que apenas o Mighty pode quebrar) e reposicionamento de badniks e armadilhas;
  • O Bonus Stage foi trocado pelo Pinball Stage;
  • A grande maioria da localiza√ß√£o dos Big Rings foi mudada e est√£o em locais mais intuitivos de se encontrarem;
  • Todos os Special Stages s√£o novos neste modo e ser√£o bem mais dif√≠ceis que os do modo Mania;
  • O sistema de vidas foi trocado pelo sistema de times e novas caixas de itens foram colocadas para dar suporte a isso.

  A grande novidade aqui √© o sistema de times. Voc√™ controla dois personagens ao mesmo tempo, da mesma forma que o Sonic e Tails funcionam no modo Mania, por√©m voc√™ pode acrescentar todos os 5 personagens no seu time, mas voc√™ s√≥ joga com 2 ao mesmo tempo. Para mudar de personagem entre os 2 principais, basta apertar o bot√£o Aux. enquanto os dois estiverem no ch√£o, mas para trocar por algum dos que est√£o na reserva voc√™ deve usar as caixas de item de Random ou morrer.

  Outra grande mudan√ßa √© que o modo Encore n√£o possui vidas, ao morrer, voc√™ perder√° o seu personagem principal, ent√£o o secund√°rio assumir√° o seu lugar e o primeiro personagem da reserva entrar√° como secund√°rio, e isso acontecer√° de forma instant√Ęnea, ou seja, voc√™ n√£o recome√ßar√° a fase no √ļltimo checkpoint, mas sim de onde morreu e sem que a fase reinicie com a tela t√≠tulo e a m√ļsica recome√ßando, √© algo instant√Ęneo. As exce√ß√Ķes para isso s√£o, morrer por cair em um precip√≠cio, ou o personagem secund√°rio n√£o estar na tela, neste caso, voc√™ voltar√° no √ļltimo checkpoint com os personagens j√° trocados.

  Ao perder todos os personagens, voc√™ levar√° Game Over e para conseguir o final verdadeiro deste modo, voc√™ deve termin√°-lo com todas as esmeraldas e todos os personagens no seu time.

  Este modo come√ßa na Angel Island, por√©m desta vez voc√™ jogar√° pelo come√ßo do ato 1 original do Sonic 3, mas sem acesso a parte mais alta da fase. Ap√≥s chegar ao final dela, voc√™ salvar√° o Mighty e o Ray, e ent√£o escolher√° um deles para ser o seu primeiro parceiro. Para destravar os demais personagens, voc√™ precisa encontrar caixas 1-UP nas fases ou ir para o Bonus Stage deste modo, que √© o Pinball Stage, novidade do Encore DLC.

  Caixas de itens e c√°psulas

  Assim como em todo jogo do Sonic, as caixas de itens est√£o espalhadas por todas as fases, s√≥ esperando que algu√©m as pegue. N√£o h√° nenhuma caixa nova, em rela√ß√£o aos jogo cl√°ssicos, mas existem algumas retornantes interessantes:

  Super Ring: d√° 10 an√©is extras.
  Hyper Ring: da pr√≥xima vez em que perder os an√©is, eles cair√£o em forma de hyper rings, tornando muito mais f√°cil recuper√°-los. Cada hyper ring cont√©m 15 an√©is.
  Blue Shield: escudo neutro que protege contra um ataque inimigo.
  Flame Shield: escudo de fogo que tamb√©m protege contra ataque flamejantes e lava. Tamb√©m permite que voc√™ queime os troncos espinhentos na Green Hill, n√£o seja congelado na Press Garden ato 2 e coloque fogo no √≥leo da Oil Ocean. Reflete proj√©teis de badniks.
  Bubble Shield: escudo de √°gua que permite que voc√™ respire dentro da √°gua e protege contra a √°gua t√≥xica da Chemical Plant. Reflete proj√©teis de badniks.
  Lightning Shield: escudo el√©trico que tamb√©m protege contra ataques el√©tricos, puxa todos os an√©is pr√≥ximos para voc√™, permite que voc√™ seja carregado pelas descargas el√©tricas na Titanic Monarch e tamb√©m faz com que os tetos eletrificados da Flying Battery lhe puxem como um im√£. Reflete proj√©teis de badniks.
  Power Sneakers: aumenta a velocidade m√°xima e a acelera√ß√£o do seu personagem por 20 segundos. Evite pegar este item se estiver na forma super, pois ele buga a sua velocidade, assim como era no Sonic 2!
  Invencible: torna o seu personagem imune a dano por 20 segundos e se voc√™ tocar em inimigos, eles √© quem receber√£o dano. Mas cuidado, pois voc√™ ainda pode morrer afogado, esmagado ou caindo em precip√≠cios!
  1-UP: no mania Mode, garante uma vida extra. J√° no Encore Mode, voc√™ destravar√° um personagem para o seu time.
  Eggman Mark: item armadilha! Se voc√™ o pegar, receber√° dano. Cuidado!
  Player Swap: item exclusivo do modo Competition e do Encore Mode. No modo Competition ele troca de lugar todos os personagens de forma aleat√≥ria. J√° no modo Encore, ele troca o seu personagem principal por um aleat√≥rio dos personagens extras.
  Random: item exclusivo do modo Competition e do Encore Mode. No modo Competition ele dar√° um item aleat√≥rio para o seu personagem, podendo ser qualquer um dos citados acima! J√°no modo Encore ele trocar√° de forma aleat√≥ria os 2 personagens ativos do seu time.
  ???: item exclusivo do modo Encore, ele alterna rapidamente entre todas as caixas de itens dispon√≠veis. Espere at√© aparecer o que voc√™ quer antes de peg√°-lo, mas seja r√°pido.
  Super: item exclusivo do Debug Mode, ele concede 50 an√©is e lhe transforma em super.
  Ring Capsule: exclusivo dos Special Stages, garante 10 an√©is extras.
  Sphere Capsule: exclusivo dos Special Stages, preenche boa parte da barra do Mach.
  Mach Up: exclusivo dos Special Stages, instantaneamente aumenta o seu Mach.
  Bumper Capsule: exclusivos dos novos Special Stages do modo Encore, eles rebatem o seu personagem para cima servindo como molas. Ao contr√°rio dos demais itens, este nunca some.
Jogabilidade, personagens e habilidades

 
Sonic Mania √© um jogo que remete ao passado, ent√£o a jogabilidade deveria ser no estilo dos jogos do Mega Drive, certo? Bom, a f√≠sica do jogo (como gostam de chamar), √© simplesmente id√™ntica a do Sonic 3 & Knuckles. Ent√£o se voc√™ est√° acostumado com os jogos da trilogia cl√°ssica, Sonic CD ou Chaotix, voc√™ n√£o ter√° problemas em controlar o seu personagem. Em termos de velocidade, o jogo parece ter a mesma dos cl√°ssicos, incluindo a parte em que se pode correr mais r√°pido que a c√Ęmera. Mania possui at√© 5 personagens jog√°veis, nada mais e nada menos que o trio cl√°ssico que todos esperariam: Sonic, Tails e Knuckles, e dois personagens de DLC vindos direto das profundezas do esquecimento: Mighty e Ray. A parte mais impressionante √© que todas as anima√ß√Ķes dos personagens foram feitas do zero e est√£o muito mais suaves e detalhadas do que nunca.

  Sonic the Hedgehog: o ouri√ßo mais r√°pido do mundo, correndo o mais r√°pido que pode para parar os Hard-Boiled Heavies e frustrar os planos diab√≥licos do Dr. Eggman.

  Personagem que obviamente n√£o poderia faltar, ele continua sendo o mais focado em velocidade, por√©m, seu Insta Shield foi removido e substitu√≠do pelo Drop Dash, uma nova habilidade voltada para dar mais velocidade. Fora isso, ele ainda continua com o seu bom e velho kit, incluindo sendo o √ļnico que pode usar habilidades especiais com os escudos elementais.

  Spin Jump: apertando o bot√£o de pulo, Sonic pular√° girando, como sempre, e destruindo tudo em seu caminho. Basta pressionar o bot√£o de pulo.
  Spin: segure para baixo enquanto estiver correndo e Sonic come√ßar√° a rolar, destruindo tudo em seu caminho e ganhando velocidade nas descidas.
  Spin Dash: enquanto estiver parado, segure para baixo e pressione o bot√£o de pulo diversas vezes para carregar e ent√£o solte para que o Sonic dispare rolando para frente com grande velocidade. Excelente para fazer algumas subidas.
  Drop Dash: a nova habilidade do Sonic. Pule e enquanto estiver no ar, aperte e segure o bot√£o de pulo novamente. Assim que tocar o ch√£o, o Sonic disparar√° para frente com impulso extra. Esta habilidade n√£o funciona se voc√™ tiver algum escudo elemental e ela √© potencializada na forma Super.
  Fireball Spin Dash: enquanto estiver com o Flame Shield, pule e aperte novamente o bot√£o de pulo para dar um dash na dire√ß√£o em que estiver virado, destruindo tudo no caminho e ganhando impulso.
  Bounce Jump: enquanto estiver com o Water Shield, pule e aperte novamente o bot√£o de pulo para quicar rapidamente no ch√£o e subir mais alto que o seu pulo original. Atingir um inimigo ou item box com isso far√° o seu salto ser maior ainda.
  Double Jump: enquanto estiver com o Lightning Shield, pule e aperte o pulo novamente para dar um salto duplo.
  Buddy Flight: mesmo jogando sozinho, voc√™ pode controlar o Tails para carregar o Sonic. Basta pular, segurar pra cima, e apertar repetidamente o bot√£o de pulo (tudo isso enquanto o Tails estiver junto do Sonic), com isso, Tails come√ßar√° a voar e basta voc√™ pular nele com o Sonic para que ele te carregue. Para se soltar, segure para baixo e pule. Se voc√™ estiver com algum escudo elemental, ser√° dif√≠cil fazer usar esta habilidade, especialmente se for o Flame Shield. Esta habilidade √© exclusiva do modo Mania.
  Peel Out: habilidade exclusiva do modo NO SAVE, ela vem direto do Sonic CD e substituir√° o Drop Dash. Segure para cima enquanto estiver parado e aperte o bot√£o de pulo para que o Sonic carregue por um tempo, e ent√£o solte para que ele saia disparado a toda velocidade.
  Insta Shield: habilidade exclusiva do modo NO SAVE, ela vem direto do Sonic 3 e substituir√° o Drop Dash. Com uma funcionalidade id√™ntica a original, aperte o bot√£o de pulo novamente enquanto j√° estiver pulando para que o Sonic crie um breve escudo de energia ao seu redor tornando-o invulner√°vel a v√°rios disparos e algumas armadilhas e tamb√©m aumentando a √°rea de dano ao redor dele. Esta habilidade s√≥ funciona se voc√™ n√£o estiver com escudos ativos.

  Miles “Tails” Prower: uma jovem raposa com dois rabos e amigo leal do Sonic. Girando os seus rabos, ele pode voar como um helic√≥ptero.

  A raposa de dois rabos super inteligente est√° de volta e pronta pra a√ß√£o. Suas habilidades s√£o as mesmas do Sonic 3, assim como a sua jogabilidade.

  Spin Jump: apertando o bot√£o de pulo, Tails pular√° girando, como sempre, e destruindo tudo em seu caminho. Basta pressionar o bot√£o de pulo.
  Spin: segure para baixo enquanto estiver correndo e Tails come√ßar√° a rolar, destruindo o que estiver em seu caminho e ganhando velocidade nas descidas.
  Spin Dash: enquanto estiver parado, segure para baixo e pressione o bot√£o de pulo diversas vezes para carregar e ent√£o solte para que o Tails dispare rolando para frente com grande velocidade. Excelente para fazer algumas subidas.
  Tails Fly: depois de saltar ou ser arremessado no ar por alguns gimmicks, basta apertar repetidamente o bot√£o de pulo e Tails come√ßar√° a voar. Esta habilidade dura no m√°ximo 8 segundos e atingir inimigos com os rabos rotat√≥rios causar√° dano a eles.
  Tails Swin: depois de saltar, aperte repetidamente o bot√£o de pulo para que Tails comece a nadar, permitindo que ele “voe” dentro da √°gua. A habilidade dura at√© 8 segundos, mas voc√™ n√£o pode atacar inimigos enquanto nada.
  Knuckles the Echidna: nascido e criado na Angel Island, ele √© o guardi√£o da Master Emerald. Ele se destaca em planar e escalar.

  A equidna vermelha est√° de volta com seus punhos a toda. Suas habilidades tamb√©m se mantiveram as mesmas do Sonic 3 & Knuckles, incluindo a exist√™ncia de paredes que apenas ele pode quebrar, liberando passagens exclusivas em algumas fases.

  Spin Jump: apertando o bot√£o de pulo, Knuckles pular√° girando, como sempre, e destruindo tudo em seu caminho. Basta pressionar o bot√£o de pulo. Assim como no Sonic 3 & Knuckles, o pulo da equidna √© mais baixo que o dos outros personagens.
  Spin: segure para baixo enquanto estiver correndo e Knuckles come√ßar√° a rolar, destruindo coisas o que estiver pela frente e ganhando velocidade nas descidas.
  Spin Dash: enquanto estiver parado, segure para baixo e pressione o bot√£o de pulo diversas vezes para carregar e ent√£o solte para que o Knuckles dispare rolando para frente com grande velocidade. Excelente para fazer algumas subidas.
  Glide: depois de saltar ou ser arremessado no ar por alguns gimmicks, basta apertar e segurar o bot√£o de pulo novamente para Knuckles come√ßar a planar, ganhando velocidade horizontal enquanto cai lentamente at√© o ch√£o. Se voc√™ atingir inimigos ou item boxes enquanto plana, voc√™ causar√° dano a eles, mas se for um chefe, voc√™ parar√° de planar imediatamente.
  Wall Climb: atingir uma parede enquanto voc√™ plana, far√° com que o Knuckles grude nela e fique ali at√© voc√™ pular novamente ou escalar at√© o topo ou de volta ao ch√£o. Segure para cima ou para baixo para subir ou descer na parece em que estiver grudado.
  Mighty the Armadillo: Um tatu com um poder defensivo incr√≠vel! Sua carapa√ßa dura o protege de ataques, e ao se curvar em forma de bola, ele pode us√°-la para esmagar os inimigos.

  Personagem exclusivo do Encore DLC, Mighty vem direto do SEGASonic e do Knuckles’ Chaotix para um retorno triunfal e inesperado. Sua carapa√ßa √© t√£o dura que enquanto ele estiver girando, seja no Spin, Spin Dash ou Hammer Drop, ele rebater√° todos os proj√©teis dos badniks e poder√° bater contra espinhos e armadilhas sem tomar dano.

  Spin Jump: apertando o bot√£o de pulo, Mighty pular√° girando, como sempre, e destruindo tudo em seu caminho. Basta pressionar o bot√£o de pulo. Como j√° dito, enquanto estiver pulando, Mighty rebater√° proj√©teis de badniks e pode se chocar contra espinhos e armadilhas sem levar dano.
  Spin: segure para baixo enquanto estiver correndo e Mighty come√ßar√° a rolar, destruindo coisas o que estiver pela frente e ganhando velocidade nas descidas. Como j√° dito, enquanto estiver girando, Mighty rebater√° proj√©teis de badniks e pode se chocar contra espinhos e armadilhas sem levar dano, por√©m, ele perder√° todo o momento.
  Spin Dash: enquanto estiver parado, segure para baixo e pressione o bot√£o de pulo diversas vezes para carregar e ent√£o solte para que o Mighty dispare rolando para frente com grande velocidade. Excelente para fazer algumas subidas. Como j√° dito, enquanto estiver girando, Mighty rebater√° proj√©teis de badniks e pode se chocar contra espinhos e armadilhas sem levar dano, por√©m, ele perder√° todo o momento.
  Hammer Drop: com uma funcionalidade semelhante ao Bubble Shield, ao pressionar o bot√£o de pulo enquanto j√° estiver pulando, far√° com que Mighty des√ßa na vertical com grande velocidade at√© bater no ch√£o. Esta habilidade destruir√° badniks em seu caminho, inclusive atravessando poss√≠veis prote√ß√Ķes que eles possam ter, os espinhos congelados da Press Garden ato 2 e tamb√©m pode quebrar passagens no ch√£o para abrir caminhos exclusivos para o tatu. Atingir o ch√£o com o Hammer Drop, causar√° um terremoto que al√©m de destruir badniks e caixas de itens pr√≥ximos, tamb√©m derrubar√° caixas de itens de √°rvores e outros objetos.
  Ray the Flying Squirrel: um jovem e entusiastico esquilo voador. Ele adora aventuras e as vezes voa para lugares altos para ter vis√£o do que acontecesse no ch√£o.

  Outro personagem exclusivo do Encore DLC, Ray retorna do √ļnico jogo que havia aparecido at√© ent√£o, SEGASonic, para uma nova aventura e totalmente reimaginado, j√° que ele n√£o possuia habilidades l√°. Sua habilidade especial, apesar de lembrar muito o Cape Mario do Super Mario World, apresenta um pouco mais de controle.

  Spin Jump: apertando o bot√£o de pulo, Ray pular√° girando, como sempre, e destruindo tudo em seu caminho. Basta pressionar o bot√£o de pulo.
  Spin: segure para baixo enquanto estiver correndo e Ray come√ßar√° a rolar, destruindo coisas o que estiver pela frente e ganhando velocidade nas descidas.
  Spin Dash: enquanto estiver parado, segure para baixo e pressione o bot√£o de pulo diversas vezes para carregar e ent√£o solte para que o Ray dispare rolando para frente com grande velocidade. Excelente para fazer algumas subidas.
  Air Glide: pressione e segure o bot√£o de pulo enquanto j√° estiver pulando para que Ray comece a planar, ent√£o segure para a esquerda ou para a direita para fazer com que ele suba ou des√ßa. Esta habilidade requerer√° bastante treino para ser dominada, mas como resultado, voc√™ poder√° fazer com que Ray suba cada vez mais alto e plane cada vez mais r√°pido. Cuidado, pois se voc√™ atingir uma parede ou o teto da fase, o Air Glide ser√° imediatamente interrompido.
  Dr. Eggman: Auto-proclamado g√™nio do mal, cientista e megaloman√≠aco. Ele est√° sempre tentando dominar o mundo, mas um certo ouri√ßo azul est√° sempre no seu caminho.
  Heavy King: l√≠der dos Hard-Boiled Heavies. Ele comanda a sua tropa de elite com um olhar firme e um cetro poderoso.
  Heavy Gunner: um canh√£o folgado com grande poder de fogo. Ele as vezes voa em um helic√≥ptero para causar terror dos c√©us.
  Heavy Shinobi: um ninja rob√ī que usa Asterons como shurikens. Cuidado! Um simples golpe da sua espada ir√° lhe transformar em um cubo de gelo.
  Heavy Magician: uma performista m√≠stica com truques desconsertantes em suas mangas. Com um chap√©u que muda a sua forma, ela est√° pronta pra trazer o bando de volta.
  Heavy Rider: uma rob√ī que faz manobras alucinantes e que est√° sempre em busca de fortes emo√ß√Ķes. √Č melhor tomar cuidado com os seus saltos perigosos e o Jimmy, o seu confi√°vel Motobug.
  Zonas

  O jogo conta com um total de 14 fases, sendo 5 novas e 9 antigas. As fases antigas possuem apenas o come√ßo do ato 1 igual ao que elas eram originalmente, mas a partir da metade do ato 1 e todo o ato 2 j√° s√£o completamente novos e s√£o t√£o bem feitos que parecem continua√ß√Ķes naturais das fases originais. O level design realmente capturou a sensa√ß√£o daquele tempo e recriaram com perfei√ß√£o o que se espera de um jogo do Sonic cl√°ssico.

  As fases seguem o mesmo esquema do Sonic 3: 2 atos, com um chefe ao final de cada ato, e a √ļltima fase √© exclusiva do Super Sonic e do modo Mania.

  O jogo come√ßa na Angel Island, onde a hist√≥ria se desenrola e a tal fonte de energia √© encontrada (Phantom Ruby), mas logo os personagens s√£o jogados para a Green Hill, onde tudo come√ßa.

  Angel Island: fase exclusiva do modo Encore. Tudo come√ßa com o Sonic retornando da dimens√£o do Sonic Forces e tentando recuperar o Phantom Ruby, quando se depara com algo muito inesperado. Esta fase √© apenas um peda√ßo do ato 1 da Angel Island original do Sonic 3, ser√° bem curta e n√£o ter√° um chefe. Ao final da fase voc√™ passar√° por um mini tutorial de como trocar de personagens e como usar as habilidades do Mighty ou do Ray, ent√£o ser√° jogado para a Green Hill e come√ßar√° as fases normalmente. Voc√™ s√≥ pode jogar esta fase ao iniciar um novo jogo no modo Encore.
  Green Hill: a primeira fase do primeiro jogo do Sonic. O ato 1 completo original est√° presente aqui, mas com uma parte inferior da fase nova, mas logo depois que a parte antiga acaba, uma nova j√° come√ßa, fazendo o ato ser muito maior. Com novas partes que simulam √°reas internas das montanhas, √°gua, tirolesas e tudo o que havia na fase original, Essa √© a melhor recria√ß√£o da Green Hill j√° feita oficialmente. O ato 2 faz bom uso das tirolesas e v√°rias √°reas com √°gua, tornando a fase bem mais din√Ęmica.

  O chefe do ato 1 s√£o duas bolas met√°licas acorrentadas que ficam girando. Desvie da que estiver vermelha e ataque a outra, depois de destruir uma das esferas, a outra come√ßar√° a agir de forma diferente. O chefe do ato 2 √© uma grande surpresa! Uma vers√£o nova do chefe final do Sonic 2, mas desta vez, ele ficar√° correndo atr√°s de voc√™ enquanto voc√™ deve tentar atingir o rob√ī ao mesmo tempo que desvia dos seus ataques, mas seja r√°pido, pois o ch√£o uma hora acaba!

  Knuckles come√ßar√° o ato 1 em um local diferente, mas logo emerge na mesma parte em que o Sonic ou o Tails passam.

  Chemical Plant: direto do saudoso Sonic 2 a ind√ļstria qu√≠mica de √°guas duvidosas est√° de volta! O ato 1 √© uma verdadeira jun√ß√£o dos dois atos da fase original. J√° o ato 2 √© completamente in√©dito e conta com mec√Ęnicas novas. Gelatinas que servem como molas, plataformas que o seus personagem gruda, elevadores em espirais de DNA e muuitos loopings. Use as seringas para injetar os compostos qu√≠micos para mudar as propriedades das gelatinas e us√°-las como trampolins poderosos. Cuidado com a √°gua azul escura, pois ela √© t√≥xica!

  O chefe do ato 1 √© um remake do original, onde uma m√°quina fica dentro da √°gua se enchendo e depois salta com bolhas de √°gua ao redor dela (semelhante ao chefe da Metropolis do Sonic 2), voc√™ ter√° que esperar o momento certo para atacar. J√° no ato 2 o chefe √© uma surpresa mais maluca ainda que da Green Hill! Voc√™ jogar√° uma partida de Puyo Puyo contra o Dr. Eggman! Junte 4 beans da mesma cor para estour√°-los e mandar mais para o Dr. Eggman, quanto mais beans voc√™ estourar de uma vez, mais ser√° jogado para o oponente. Quem chegar ao topo da tela primeiro perde.

  Studiopolis: sim, finalmente a primeira fase original do Sonic Mania! Trata-se de um est√ļdio de grava√ß√Ķes onde o Dr. Eggman grava e transmite seus programas de tv. Com muitos monitores, carros de transmiss√£o, badniks cinematogr√°ficos e filmes, o ato 1 conta at√© com m√°quinas de pipoca gigantes para voc√™ se divertir (refer√™ncia √† m√°quina de pipoca que vinha com um mini game do Sonic, no Jap√£o), sem contar a orgia de refer√™ncias e easter eggs (dentre eles est√° no ato 2, nessa m√°quina da foto ao lado; o som que toca quando o Sonic est√° nela √© exatamente o mesmo de Sonic Advance 2 na fase Casino Paradise, quando se pega o Sonic entra numa engrenagem gigante). J√° o ato 2 parece com uma grande sala de grava√ß√Ķes, cheia de c√Ęmera, holofotes e caixas de som. Um apostador no estilo bingo pode lhe dar ou tirar an√©is. Seja transformado em energia e viaje pelos tubos de transmiss√£o, enquanto gira por rolos de filme gigantes.

  O chefe do ato 1 ser√° a sua primeira luta contra um dos Hard-Boiled Heavies. Heavy Gunner ficar√° em um helic√≥ptero de filmagem no fundo disparando m√≠sseis em voc√™, enquanto voc√™ corre e pula, desvie dos m√≠sseis avermelhados e atinja os azuis para que eles voltem e atinjam o chefe. O chefe do ato 2 √© o Dr. Robotnik que vem em uma esp√©cie de m√°quina de previs√£o do tempo, fique de olho no tel√£o ao fundo para saber qual ser√° a previs√£o do tempo e qual ser√° o ataque que o Dr. usar√°. Aproveite as rajadas de vento para acertar o vil√£o.

  Flying Battery: a ic√īnica fortaleza voadora do Sonic & Knuckles retorna com for√ßa total e muitas novidades. Durante o ato 1, voc√™ passar√° por dentro da nave, como era em sua vers√£o original, mas se deparar√° com alguns compactadores de lixo para afundar. J√° no ato 2, voc√™ fica intercalando entre o interior e o exterior da nave. Cuidado com a tempestade l√° fora, os ventos ser√£o muito fortes e os badniks est√£o bem mais equipados.

  O chefe do ato 1 √© uma vers√£o semelhante ao chefe da Flying Fortress do Sonic 2, mas ao inv√©s do laser, √© um im√£ que suga lixo e transforma em badniks para te atacar, tudo isso enquanto as paredes se fecham, ent√£o seja r√°pido para derrotar a m√°quina. J√° no chefe do ato 2, o Dr. Eggman est√° de volta em uma m√°quina aranha que fica de ponta cabe√ßa presa por uma corda/teia na parte de tr√°s, tudo o que voc√™ precisa fazer √© bater com for√ßa na… retaguarda dela para que ela atinja os espinhos que v√£o passando nas paredes, use os bast√Ķes rotativos para ganhar impulso.

  Press Garden: segunda fase original do Sonic Mania, o ato 1 sofreu um pouco com cortes de conte√ļdo, onde v√°rias coisas foram retiradas da vers√£o final, deixando a fase um pouco vazia e dif√≠cil de entender que √© uma gr√°fica gigante, onde os jornais do Dr. Eggman s√£o impressos. Fuja das prensas gigantes antes que elas se fechem e quique pelas esteiras, enquanto pula nas letras e desvia dos Splats. O ato 2 √© t√£o diferente do primeiro ato que quase nem parece a mesma zona. Agora voc√™ est√° numa floresta congelada que est√° sendo devastada para fabricar o papel para ser usado na gr√°fica. Deslize por esta bel√≠ssima paisagem que mistura rosa com gelo, enquanto destr√≥i blocos de gelo, se transforma em cubos de gelo e sobrevive a badniks bem chatos.

  O chefe do ato 1 ser√° uma m√°quina voadora de fatiar, use as caixas para atrair os seus ataques e for√ß√°-la a se danificar nas caixas mais duras, tornando-a vulner√°vel aos seus ataques. J√° o chefe do ato 2 ser√° uma batalha contra o Heavy Shinobi, com sua espada congelante, ele atira Asterons como shurikens (que podem ser destru√≠dos com seus ataques), que explodem depois de um tempo, voc√™ ter√° que atacar enquanto ele estiver girando no ar para desarm√°-lo e poder atacar novamente causando dano. Cuidado, pois a sua espada √© t√£o poderosa que lhe congelar√° at√© na forma Super.

  Stardust Speedway: acelerando com tudo direto do Sonic CD, essa zona apegou todo mundo de surpresa quando a revelaram. Devido a bagun√ßa que o Dr. Eggman est√° causando, o ato 1 se passa no passado, ent√£o tome cuidado com as plantas carn√≠voras gigantes que saem das c√°psulas de sementes, enquanto usa as suas folhas para escalar. Depois da bel√≠ssima transi√ß√£o de fase, no ato 2 voc√™ estar√° de volta ao presente e encontrar√° uma fase bem semelhante a vers√£o original e com muita velocidade.

  O chefe do ato 1 √© aquele vaga-lume que ficou ic√īnico por conta da anima√ß√£o do final do Sonic CD, basta desviar dos seus ataque, destruir os mini vaga-lumes e atacar o grande quando aparecer. O chefe do ato 2 consegue fechar a zona com chave de ouro com uma corrida/luta contra o Metal Sonic. Grandes mudan√ßas foram feitas aqui com o Mania Plus. O come√ßo do chefe se mant√©m o mesmo, corra por uma pista com obst√°culos enquanto desvia dos ataques do Metal Sonic at√© chegar na m√°quina que produz os Silver Sonics do Sonic 2 do Master System! Ent√£o, reb√°ta-os usando o Spin Dash, para acertar o Metal Sonic, ou apenas destrua-os para liberar proj√©teis que tamb√©m podem acertar o Metal Sonic. Cada proj√©til causa 1 de dano, ating√≠-lo com um dos Silver Sonics causa 2 de dano, Metal Sonic tem um total de 6 de vida. Ap√≥s derrot√°-lo, corra por mais uma breve se√ß√£o e ent√£o chegue na segunda parte. Agora, o Dr. Eggman usar√° o Phantom Ruby para aprimorar o Metal Sonic, transformando-o num Metal Sonic Kai (Knuckles’ Chaotix). Agora, desvie dos seus ataques e das suas garras e tente acert√°-lo em seu peito. Cuidado, pois o ch√£o desaba atr√°s do Metal Sonic!

  Vers√£o antiga do Metal Sonic: um chefe de 4 est√°gios, que pode ser bem frustrante de se passar caso morra em alguma parte (voc√™ ter√° que recome√ßar do zero e este chefe √© demorado), comece correndo, enquanto o Metal Sonic fica lhe atacando, at√© chegar a uma m√°quina que produz os Silver Sonics do Sonic 2 do Master System! Aqui voc√™ precisa rebat√™-lo para atingir o Metal Sonic no alto, a forma mais f√°cil √© usar o Spin Dash. Depois, corra novamente at√© a parte final do chefe, onde uma parede de espinhos aparece no canto da tela e se move para a direita, voc√™ deve fugir da parede enquanto tenta atingir o Metal Sonic em meio aos seus ataques.

  Hydrocity: a melhor fase de √°gua da s√©rie cl√°ssica est√° de volta! E mais molhada do que nunca. O ato 1, apesar de come√ßar de forma bem semelhante, √© o mais diferente dos 2 atos. Com muitas correntes, barcos e bolhas que voc√™ fica preso dentro e usa para se mover (igual no Sonic 2 e Chaos do Master System). O ato 2 √© bem semelhante ao ato 2 da vers√£o original da fase, muitas subidas e descidas em alta velocidade. Procure sempre manter a alta velocidade para escapar mais facilmente das √°reas inundadas.

  A vingan√ßa √© um prato que se come molhado! O chefe do ato 1 tem duas partes, a primeira ser√° uma sequ√™ncia de fuga onde o Dr. Eggman explode parte da fase e voc√™ deve correr para n√£o ser esmagado, depois fica id√™ntico ao chefe do ato 2 da fase original, por√©m com uma virada do destino, agora √© o Dr. Eggman quem est√° na √°gua enquanto voc√™ est√° no Egg Mobile sugando ele pra cima para ating√≠-lo com as h√©lices, cuidado para n√£o puxar as bombas. J√° o chefe do ato 2 √© uma bela armadilha do Dr. Eggman em duas partes novamente, primeiro ele lhe prende em um t√ļnel inundado e vai lhe empurrando para a direita com sua h√©lice poderosa, ative as minas e fa√ßa com que elas atinjam o vil√£o para causar dano e soltar bolhas para voc√™ respirar. Na segunda parte voc√™ volta no mesmo chefe do ato 1 da fase original, onde voc√™ est√° em um espa√ßo apertado e inundado, e uma m√°quina fica passando e agitando a √°gua, basta desviar e atacar quando puder.

  Mirage Saloon: a terceira fase original do jogo. Sky Chase? Claro, como queira, mas que tal uma vers√£o um pouco mais elaborada, com mais desafios, inimigos e surpresas? Mas o que eles est√£o tramando? Chegando ao ato 2, voc√™ passar√° pelos bares em meio a Dust Hill… digo… a um deserto nada familiar, com flippers, bumpers, armas que lhe disparam com grande velocidade, reservat√≥rios de √°gua que criam pontes de √°gua tempor√°rias e inimigos bem familiares.

  O chefe do ato 1 ser√° em pleno voo, um caterkiller gigante ficar√° pulando do fundo para a frente do cen√°rio, voc√™ ter√° que calcular bem a hora de pular para ating√≠-lo na cabe√ßa enquanto ele estiver bem no meio do caminho. O chefe do ato 2 ser√° a Heavy Magician, que se disfar√ßa de Fang, Bark ou Bean para lhe atacar! Fique esperto, cada disfarce tem seus pr√≥prios ataques. Atinja a Magician para que se destransforme e ent√£o ataque novamente.

  Knuckles ter√° um ato 1 completamente diferente dos demais personagens sendo algo parecido com o ato 2, por√©m com muito mais se√ß√Ķes de escalada e planagem. O chefe ser√° uma alta refer√™ncia ao chefe do Sonic Chaos, com o catterkiller aparecendo nas laterais e executando ataques. Ele jogar√° partes do corpo dele em voc√™, mas quando ele o faz, a sua cabe√ßa vai ficando cada vez mais pr√≥xima do ch√£o, permitindo que voc√™ o atinja.

  No modo Encore, o ato 1 ser√° diferente dos acima, e ser√° algo novo, mas parecido com a vers√£o do Knuckles. Esta √© a segunda fase exclusiva do Encore DLC. Siga pelo que parece ser a esta√ß√£o inicial dos trens do Dr. Eggman enquanto explora as cavernas deste deserto. O chefe ser√° o mesmo que o Knuckles enfrenta no modo Mania, um catterkiller que usar√° peda√ßos do seu corpo para lhe atacar.

  Oil Ocean: direto do Sonic 2, esta fase surpreendeu ao retornar. O ato 1 come√ßa id√™ntico a vers√£o original, mas logo voc√™ se depara com coisas novas, como cascatas de √≥leo que podem ser escaladas e Orbinauts de fogo que podem incendiar o √≥leo. No ato 2 voc√™ encontrar√° submarinos que voc√™ pode entrar, passando uma mini fase dentro deles e emergindo em outro local da fase, al√©m de que uma mec√Ęnica semelhante a escurid√£o do ato 2 da Sandopolis est√° presente, por√©m mais perigosa, agora uma nuvem de polui√ß√£o vai se acumulando na fase e se ela ficar intensa demais, voc√™ come√ßar√° a perder 1 anel por segundo, portanto puxe as al√ßas para purificar o ar sempre que poss√≠vel.

  O chefe do ato 1 ser√° uma esp√©cie de rob√ī engenheiro que cuida de toda a press√£o do local, desvie da sua h√©lice e das suas chaves inglesas enquanto o ataca e tome cuidado quando ele for liberar a press√£o, pois o teto est√° cheio de espinhos nas laterais. O chefe do ato 2 ser√° bem familiar, o mesmo da fase original com a adi√ß√£o dos tent√°culos que lhe atacam do chefe do ato 1 da Lava Reef do Sonic & Knuckles, al√©m de que algumas plataformas afundam de vez em quando.

  Lava Reef:  fase do Sonic & Knuckles que n√£o poderia faltar, prepare-se para revisitar estes recifes incandescentes. O ato 1 ser√° bem semelhante ao original, mas com a adi√ß√£o de pequenos loopings baseados nos da Endless Mine do modo 2P do Sonic 3 e andadores de ferro que voc√™ pode usar para fazer travessias com seguran√ßa sobre espinhos ou lava. J√° o ato 2 ser√° uma mistura do ato 2 original com a Colision Chaos do Sonic CD, onde esteiras no ch√£o que mudam de dire√ß√£o quando voc√™ bate na placa.

  O chefe do ato 1 se assemelha ao original, mas agora ele tentar√° pousar em voc√™, ao atingir um ch√£o de pedra, ele tentar√° cavar, causando uma erup√ß√£o que far√° dano a ele pr√≥prio. Depois que ele causar dano nele mesmo pela segunda vez, ele ficar√° vulner√°vel no centro e voc√™ poder√° atac√°-lo. Se ele cair num ch√£o r√≠gido, ele soltar√° uma bola de espinhos do teto, que se cair em outro ch√£o r√≠gido, o quebrar√° expondo a lava. O chefe se recusar√° a pousar na lava. J√° o chefe do ato 2 √© uma enorme homenagem a um querido membro da comunidade de mods de Sonic que faleceu em um acidente de carro em 2013, conhecido como Polygon Jim, que fez o famoso hack do Motobug in Sonic 1. A batalha ser√° contra a Heavy Rider, que estar√° montada no motobug Jimmy em quest√£o, e ficar√° passando de um lado ao outro da tela, no ch√£o ou usando a plataformas no fundo, enquanto usa a sua bola de espinhos presa a uma corrente para lhe acertar. Desvie dos ataque e acerte a Heavy Rider.

  Knuckles ter√° v√°rios caminhos exclusivos no ato 2, incluindo um obrigat√≥rio no final do ato que o levar√° para a Hidden Palace, onde voc√™ enfrentar√° o Heavy King que est√° tentando roubar a Master Emerald, mas dessa vez, Knuckles n√£o repete o erro do passado e o impede, come√ßando assim a luta. O Heavy King usar√° o poder da Master Emerald de forma semelhante ao Mecha Sonic no Sonic & Knuckles, mas ele n√£o ficar√° numa forma super, ent√£o desvie dos seus ataques e ataque-o assim que puder.

  Metalic Madness: a fase final do Sonic CD aparece com novidades e muitos raios encolhedores! O ato 1 ser√° bem simples, com tudo o que tinha na vers√£o original, incluindo um maior uso das plataformas que lhe jogam para o fundo da fase, mas agora ser√° bem mais desafiador ficar no caminho mais alto. O ato 2 contar√° com maior uso dos raios encolhedores, ent√£o prepare-se para passar boa parte da fase na sua vers√£o mini.

  O chefe do ato 1 √© uma vers√£o um pouco modificada da Final Zone do Sonic 1, agora as esferas de raios lhe perseguem mais e ap√≥s 4 golpes a m√°quina entra em curto e os pilares come√ßam a se mover com mais frequ√™ncia. O chefe do ato 2 ser√° enfrentado na sua vers√£o mini. Basta voc√™ atingir a “chave” que existe na m√°quina do Eggman para que uma esfera caia de dentro dela. De dentro da esfera 3 mini coisas podem sair: o chefe da Emerald Hill do Sonic 2, uma Amy bomba ou o chefe da Marble Zone do Sonic 1, derrote tudo e ent√£o voc√™ conseguir√° tirar o Eggman de dentro da m√°quina.

  Titanic Monarch: a quarta fase original do jogo. O ato um ser√° bem simples, aqui voc√™ encontrar√° elevadores, rebatedores, muitos espinhos, badniks bem chatos, esferas de energia para voc√™ rodar e carrinhos de transporte. O ato 2 tem uma mec√Ęnica bem diferente, logo no in√≠cio da fase, voc√™ chegar√° a uma sala com 4 sa√≠das, voc√™ precisa entrar e achar a sa√≠da verdadeira de cada uma delas para que voc√™ possa chegar ao chefe, cada sala tem 2 sa√≠das verdadeiras, uma estar√° sempre mais escondida e sair√° em uma mini sala com duas caixas de itens. Cada sala que voc√™ completar ter√° a sua porta fechada. Feche as 4 entradas e a entrada para o chefe se abrir√°.

  O chefe do ato 1  ser√° o mesmo do ato 1 da Death Egg do Sonic & Knuckles. Durante sua primeira fase, desvie das esferas e acerte o olho. Na sua segunda fase, ele se desprender√° e o elevador em que voc√™s est√£o lutando come√ßar√° a subir ou descer, alterando a altura do seu pulo, tente acertar o chefe quando o elevador desce. O chefe do ato 2 ser√° contra uma m√°quina do Eggman energizada pelo Phantom Ruby. Cuidado com os tent√°culos, pois eles ficar√£o eletrificados e a m√°quina disparar√° m√≠sseis tamb√©m. De tempos em tempos, ele pode tentar lhe agarrar com uma m√£o de energia, se ele conseguir, voc√™ ser√° lan√ßado para uma dimens√£o paralela onde voc√™ enfrentar√° um dos Hard-Boiled Heavies novamente, mas eles ter√£o truques novos. Atinja o doutor enquanto o escudo da m√°quina estiver abaixado.

  Egg Reverie: fase final, exclusiva do Super Sonic e do modo Mania, ela tamb√©m √© in√©dita. Aqui o Heavy King trai o Dr. Eggman e tenta roubar o Phantom Ruby, ent√£o os 2 come√ßam a brigar e o Sonic fica no meio. Voc√™ poder voar livremente ou correr pelo ch√£o, para voar novamente, pule e aperte o pulo novamente. Enquanto voa, voc√™ pode apertar o bot√£o de pulo mais o direcional para dar um dash na dire√ß√£o desejada, mas isso consome 5 an√©is. Tudo o que voc√™ deve fazer √© desviar dos ataques do Heavy King, que tiram an√©is do Super Sonic, e ating√≠-lo, ent√£o o Dr. Eggman pegar√° o Phantom Ruby e voc√™ deve ating√≠-lo agora, o Dr. n√£o consegue causar dano ao Super Sonic, apenas jog√°-lo para tr√°s, e ent√£o o ciclo recome√ßa. An√©is estar√£o voando aleatoriamente pela fase, pegue-os sempre que puder.

  Bonus Stages

  Direto dos Star Posts, passar por um dos checkpoints com pelo menos 25 an√©is (50 an√©is no modo Encore), far√° com que estrelas surjam acima dele e se voc√™ pular, ser√° levado para o Bonus Stage.

  O Sonic Mania Plus conta com 2 Bonus Stages, o Blue Spheres e o Pinball Stage.

  Blue Spheres: Sim, o Blue Spheres est√° de volta, mas desta vez, ele n√£o lhe dar√° esmeraldas, mas sim tokens de acordo com o seu desempenho. Pegar todas as esferas azuis lhe rende um token prateado, e pegar todas as esferas e os an√©is (perfect), lhe conceder√° um token dourado.

  Exclusivos do modo Mania, s√£o ao todo 32 bonus stages, sendo que os 14 originais do Sonic 3 & Knuckles est√£o presentes, al√©m dos 2 secretos, logo 16 bonus stages s√£o in√©ditos.

  O jogo prioriza os que voc√™ ainda n√£o conseguiu um token dourado e nunca repete o mesmo duas vezes seguidas, a menos que s√≥ lhe falte 1 token dourado.

  A cada certa quantidade de tokens que voc√™ coletar, voc√™ ir√° destravar extras no jogo. Coletar todos os tokens dourados serve para achievements e destravar o Pinball Stage no modo Mania, ou seja, se voc√™ quer apenas destravar o conte√ļdo do jogo, tokens prateados ser√£o o suficiente.

  Caso tenha dificuldades neles, voc√™ pode conferir o nosso guia aqui. Ou caso queira, use o c√≥digo de trapa√ßa para desbloquear todos os tokens dourados e nunca mais precisar jogar este b√īnus (vide a se√ß√£o de c√≥digos mais abaixo).

  Pinball Stage: Novidade do Encore DLC, este novo b√īnus remete ao Sonic Spinball com um toque de Knuckles Chaotix. Basicamente voc√™ estar√° em uma m√°quina de pinball e deve tentar jogar o seu personagem para o topo da tela. Ao conseguir, voc√™ jogar√° um mini game onde deve usar uma garra para tentar pegar algum item.

  Este bonus stage tem como funcionalidade principal, destravar os demais personagens para o seu time, portanto, sempre que perder um, fa√ßa uso dos bonus stages. Aqui tamb√©m √© poss√≠vel pegar qualquer escudo, vidas extras e an√©is, al√©m de continues.

  A cada vez que conseguir pegar algo com a garra, ou falhar 3 vezes, uma nova parte do b√īnus ser√° destravada, for√ßando-o a ir cada vez mais alto para usar a garra, s√£o ao todo 3 partes.

  Lembrando que ap√≥s pegar todas os tokens dourados no Blue Spheres, o Pinball Stage o substituir√° automaticamente no modo Mania, mas voc√™ s√≥ poder√° pegar itens nele.

  Special Stage

  In√©ditos e muito divertidos, eles s√£o uma mistura dos Special Stages do Sonic CD com um toque de Sonic R e Knuckles Chaotix! Voc√™ os encontrar√° dentro dos an√©is gigantes que est√£o escondidos por todas as fases, da mesma forma do Sonic 3 & Knuckles.

  Com gr√°ficos poligonais, esses mundos suspensos no ar com fundos psicod√©licos remetem a muitos jogos do Sonic. Voc√™ ver√° os peixes dos Special Stages do Sonic 1 ao fundo, planet√≥ides e refer√™ncias a outros jogos.

  Como de praxe, s√£o 7 ao todos, cada um mais dif√≠cil que o anterior. Corra atr√°s do UFO que est√° fugindo com a esmeralda. No caminho, desvie de minas, pegue esferas azuis para aumentar a sua velocidade e an√©is para aumentar o seu tempo, tudo isto enquanto tenta se manter no curso e fora do terreno lento (grama, terra e afins) que reduzem a sua velocidade. Se voc√™ ficar sem an√©is ou cair do percurso, voc√™ ser√° expulso do Special Stage. Para vencer, encoste no UFO!

  O seu personagem corre automaticamente para frente, ent√£o voc√™ pode apenas virar para os lados e pular. Voc√™ pode, se quiser, dar meia volta e fazer o percurso na contram√£o. A cada volta completada, as esferas azuis retornar√£o para onde estavam, mas os an√©is e as c√°psulas de item nunca voltam, ent√£o o seu tempo ser√° limitado!

  Procure sempre correr atr√°s do UFO pegando o menor caminho poss√≠vel e evite ao m√°ximo pular ou pegar as rampas, pois voc√™ perde muita velocidade no ar, especialmente se fizer pulos consecutivos.

  A cada tantas esferas azuis que voc√™ coletar, voc√™ mudar√° de Mach. Voc√™ come√ßa no Mach 1 e vai at√© o 3. Cuidado ao atingir o Mach 3, pois seus personagem estar√° t√£o r√°pido que ele come√ßar√° a derrapar! Quando se atinge o Mach 3, as esferas azuis come√ßar√£o a piscar amarelas, elas completam a barra do Mach mais r√°pido ainda, mas n√£o existe um Mach 4, ent√£o sempre que preencher a barra ap√≥s o 3, voc√™ receber√° mais pontos no final do Special Stage e um continue ao atingir 10.000 pontos.

  E como se tudo isso n√£o bastasse, todos os 5 personagens possuem uma forma super! Infelizmente apenas o Super Sonic tem uma melhoria nas habilidades, enquanto que o Super Tails perdeu os seus flickies (o que foi √≥timo na minha opini√£o), fazendo com que o Knuckles e o Tails ficassem meio gen√©ricos.

  Os Special Stages do modo Encore s√£o diferentes do modo Mania e ser√£o bem mais desafiadores, por√©m o Mania Plus trouxe algo para facilitar a vida de quem tem dificuldades nos Special Stages: ao apertar o bot√£o Aux., voc√™ automaticamente sobe de Mach, e se estiver no m√°ximo, ficar√° ganhando pontos extras. √Č poss√≠vel atingir uma quantidade absurda de pontos e isso funciona em qualquer modo de jogo.

  Destrav√°veis

  Como j√° dito, pegar tokens nos Bonus Stages do Blue Spheres destravam extras no jogo, aqui est√° a lista do que voc√™ pode destravar:

  -Sonic CD Peel Out;
  -Sonic 3 Insta Shield;
  -Debug Mode;
  -& Knuckles;
  -Mean Bean Machine;
  -Blues Spheres;
  -D.A. Garden.

  Al√©m disso, ao completar a Green Hill, novos modos ser√£o destravados e novas fases ser√£o destravadas conforme voc√™ avan√ßa pelo jogo:

  -Time Attack;
  -Competition.

  Extras

  O menu de extras possui 4 partes:

  –Blue Spheres: aqui voc√™ pode jogar a vers√£o original deste modo, ou o modo Mania, onde as esferas verdes e rosas s√£o adicionadas (a esfera verde fica azul quando voc√™ toca nela e a rosa lhe teleporta para algum lugar);
  –Mean Bean: dispute contra o jogo ou uma pessoa em uma vers√£o do Puyo Puyo que mistura um pouco das duas vers√Ķes originais do jogo;
  –D.A. Garden: o sound test do jogo, aqui voc√™ pode ouvir as m√ļsicas do Sonic Mania;
  –Staff Credits: assista a tela de cr√©ditos com o nome da equipe de produ√ß√£o.

  Time Attack 

  O √ļnico modo online do Sonic Mania. Corra por qualquer fase do jogo (exceto a Egg Reverie) o mais r√°pido que puder para conseguir o menor tempo poss√≠vel e concorra em leaderboards contra pessoas ao redor do mundo, onde os 99 melhores tempos em cada ato s√£o exibidos (isso se voc√™ conseguir pegar alguma posi√ß√£o que n√£o est√° ocupada por hackers).

  Este modo recebeu uma aten√ß√£o especial dos criadores, agora existe um marcador logo no come√ßo da fase, o qual o tempo s√≥ come√ßa a ser contado a partir do momento em que voc√™ cruz√°-lo. Isso √© √≥timo, pois evita erros logo de cara com voc√™ desesperadamente tentando um Spin Dash assim que a fase come√ßa e tamb√©m permite que voc√™ tome um f√īlego antes de recome√ßar a corrida. E como se s√≥ isso n√£o bastasse, se voc√™ segurar o bot√£o que usa para se transformar em super, voc√™ resetar√° a sua corrida, voltando imediatamente para o come√ßo da fase, com o tempo zerado e sem resetar a m√ļsica! √Č muita praticidade em um s√≥ modo de jogo.

  Novidade do Mania Plus, agora voc√™ pode salvar uma corrida sua e repris√°-la ou us√°-la como um fantasma na pr√≥xima vez que jogar, para poder comparar em tempo real a sua nova performance com a sua anterior.

  Competition

  Sim, o bom e velho modo de competi√ß√£o de 2 a 4 jogadores locais est√° de volta e no estilo do Sonic 2, com tela dividida e tudo mais! Para jogar com 3 ou 4 jogadores, voc√™ precisa ter o Encore DLC. Escolham os personagens, depois as regras e por fim a fase. O mesmo personagem n√£o pode ser escolhido mais de uma vez.

  O esquema de pontua√ß√£o permanece o mesmo: score, an√©is, total de an√©is pegos, caixas de itens estouradas e tempo. Quem marcar mais pontos ganha a rodada. Assim que todas as rodadas forem finalizadas, caso haja um empate, o desempate ser√° em uma partida morte s√ļbita de Puyo Puyo.

  Nas regras, voc√™ escolhe qual ser√° o estilo das caixas de item, se ser√£o fixas, aleat√≥rias, ou apenas caixas de Player Swap e tamb√©m quantos rounds durar√° a partida, que variam de 1 a 12.

  As fases s√£o quase todas as do jogo normal, foram exclu√≠das apenas aquelas em que se pode criar caminhos impass√°veis, o que causaria grandes problemas.

  Modo Mania NO SAVE

  Este modo se assemelha ao do Sonic 3, onde voc√™ pode jogar o jogo do zero e sem salvar, mas o Sonic Mania conta com modificadores aqui, para que voc√™ possa se divertir mais:

  -Debug Mode: id√™ntico aos dos jogos cl√°ssicos, desta vez voc√™ n√£o precisar usar nenhum c√≥digo para ativar este modo. Com ele ativo, voc√™ pode se transformar em qualquer objeto daquela fase e coloc√°-lo onde estiver, podendo criar situa√ß√Ķes inusitadas. √Č puramente um modo para se divertir;
  -Sonic Ability: aqui voc√™ pode escolher qual habilidade especial o Sonic ter√°. Ao escolher Mania ele ter√° o Drop Dash como de costume, ao escolher CD ele ter√° o Peel Out no lugar e ao escolher 3&K ele ter√° o Insta Shield no lugar.
  -& Knuckles: direto dos memes, ativar este modo far√° com que o Knuckles siga o seu personagem, agindo da mesma forma que o Tails quando se jogar com Sonic & Tails. Zerar o jogo com este modo ativo e pegando todas as esmeraldas destravar√° um final secreto!

  O modo NO SAVE do Encore n√£o disp√Ķe dessas op√ß√Ķes.

  Sele√ß√£o de Fases e c√≥digos de trapa√ßa
  Para entrar neste menu secreto, o procedimento √© o mesmo em todas as plataformas, mudando apenas os bot√Ķes que voc√™ deve apertar:

  -Entre no modo Mania;
  -V√° ao NO SAVE;
  -Entre nas op√ß√Ķes extras e ative o Debug Mode;
  -Volte para o NO SAVE e ent√£o segure os bot√Ķes Delete e Jump ao mesmo tempo at√© que a tela de sele√ß√£o de fases apare√ßa (como os bot√Ķes mudam dependendo da plataforma em que voc√™ estiver, basta ir nas op√ß√Ķes de controle e ver qual bot√£o est√° vinculado a qual).

  O Mania Plus trouxe uma s√©rie de c√≥digos para se usar na tela de sele√ß√£o de fases. √Č poss√≠vel ativar v√°rios c√≥digos ao mesmo tempo e alguns se unem, por exemplo, se voc√™ ativar o de for√ßar o modo Encore e o Total Control, todos os personagens ter√£o acesso ao Peel Out! (agradecimentos ao Codenamegamma por descobrir os c√≥digos):

  • 01 09 07 09 00 08 01 01 (Stealth Code): transforma todos os flickies em esquilos. Isso provavelmente √© algo relacionado ao Stealth, j√° que o seu fanchar √© um esquilo;
  • 04 01 02 06: concede todas as Esmeraldas do Caos;
  • 01 09 09 02 01 01 02 04: continues infinitos;
  • 02 00 01 08 00 06 02 03: for√ßa o modo Encore (lembrando que esses c√≥digos s√≥ funcionam no modo Mania, ent√£o ativar este c√≥digo coloca o jogo no modo Encore);
  • 09 00 00 01 (Total Control): destrava todas as habilidades do Sonic (Drop Dash, Peel Out e Insta Shield);
  • 02 00 01 07 00 08 01 05: permite que voc√™ voe com o seu personagem da mesma forma que na Egg Reverie;
  • 06 02 01 04: desabilita a m√ļsica das formas Super;
  • 01 09 08 09 00 05 00 01 (Hunter’s Birthday): parte do c√≥digo para destravar todas os Tokens dourados do Blue Spheres e consequentemente liberar todo o conte√ļdo destrav√°vel do jogo (instru√ß√Ķes abaixo). Originalmente este c√≥digo serviria para destravar o Vape Mode, mas ap√≥s a sua remo√ß√£o antes do lan√ßamento do jogo, agora este c√≥digo n√£o faz nada sozinho.

  Para fazer o c√≥digo de Hunter’s Birthday funcionar, voc√™ precisa fazer um passo a passo de c√≥digos (aten√ß√£o, este c√≥digo destravar√° todo o conte√ļdo permanentemente no seu jogo, ou seja, mesmo depois de deslig√°-lo tudo ainda estar√° l√° destravado quando voltar):

  1-) Na tela t√≠tulo do jogo, insira o c√≥digo: ‚ÜĎ ‚ÜĎ ‚Üď ‚Üď ‚ÜĎ ‚ÜĎ ‚ÜĎ ‚ÜĎ (2x ‚ÜĎ, 2x ‚Üď, 4x ‚ÜĎ) e voc√™ ouvir√° o som de um anel;
  2-) V√° na tela de sele√ß√£o de fases e insira o Stealth Code no Sound Test e voc√™ ouvir√° o som de um anel;
  3-) Insira o c√≥digo do Hunter’s Birthday tamb√©m no Sound Test, mas desta vez, voc√™ deve ouvir o som de um Token sendo pego, se voc√™ ouvir o som de um anel, voc√™ errou algum passo, ent√£o reinicie o jogo e comece tudo novamente;
  4-) Ap√≥s ouvir o som de um Token, entre em qualquer fase a√≠ mesmo na sele√ß√£o de fases e saia usando o menu do jogo. Se tudo for feito corretamente, voc√™ receber√° v√°rias mensagens de destravamento de conte√ļdo do jogo.

  Mania Plus

  No dia 17 de Julho de 2018, uma super atualiza√ß√£o foi feita gratuitamente no Sonic Mania, transformando-o no Sonic Mania Plus. Tal atualiza√ß√£o trouxe melhorias significativas ao jogo base:

  • Os menus foram refeitos, ficando bem mais organizados e bonitos;
  • Voc√™ agora pode pular cut-scenes;
  • V√°rias sprites e sons foram adicionados ou refeitos;
  • O Super Sonic ganhou uma nova anima√ß√£o ao ficar parado;
  • Mudan√ßa na anima√ß√£o da gota caindo na cabe√ßa do Tails no come√ßo da Chemical Plant;
  • Novas transi√ß√Ķes de fases foram adicionadas em todas as que faltavam;
  • Voc√™ n√£o pode mais se mover durante a apresenta√ß√£o do chefe da Press Garden ato 1;
  • V√°rias mudan√ßas foram feitas na luta contra o Metal Sonic na Stardust Speedway ato 2;
  • O local onde o ato 2 da Oil Ocean termina foi modificado para se adequar a transi√ß√£o de fase;
  • O chefe da Lava Reef ato 2 teve mudan√ßas em seu background;
  • O chefe da Titanic Monarch ato 2 est√° mais dif√≠cil;
  • V√°rias otimiza√ß√Ķes foram feitas para o jogo rodar em 60 frames por segundo;
  • Melhorias e novas funcionalidades no modo Time Attack, incluindo as leaderboards;
  • Ao zerar o jogo no modo Mania ou Encore, uma tela de resumo aparecer√°, mostrando o seu tempo em cada fase e Special Stage do jogo, al√©m do total e do personagem usado;
  • V√°rios bug fixes.
  Encore DLC

  A grande novidade que ficou dispon√≠vel junto do Mania Plus, ao comprar esta DLC, ou a vers√£o f√≠sica do Sonic Mania Plus, v√°rias novas funcionalidade s√£o destravadas no jogo, sendo as principais o modo Encore e os dois novos personagens jog√°veis: Mighty e Ray.

  Outras mudan√ßas do Encore DLC s√£o as novas funcionalidades do modo Time Attack, onde agora voc√™ pode salvar uma corrida sua para assist√≠-la ou us√°-la como um fantasma na pr√≥xima vez em que jogar. Junto de novidades nas leaderboards para suportar os novos personagens.

  O modo Competition agora permite at√© 4 jogadores, enquanto que Mighty e Ray est√£o dispon√≠veis em todos os modos de jogo, incluindo o modo Mania.

  Para finalizar o jogo finalmente conta com um Bonus Stage propriamente dito, o Pinball Stage, que inicialmente √© exclusivo do modo Encore, mas fica dispon√≠vel no modo Mania ap√≥s se coletar todos os tokens dourados.

  An√°lise Geral

  Levando em conta a equipe que trabalhou no jogo mais as limita√ß√Ķes impostas pela SEGA, o jogo ficou muito bom. A iniciativa de chamar fan gamers e pequenos est√ļdios para fazer um jogo oficial, al√©m de ser algo que quase n√£o se v√™ por a√≠, valeu muito a pena. O jogo √© muito melhor que o Sonic 4, que foi a √ļltima tentativa da Sonic Team em fazer um jogo 2D do ouri√ßo. Seria burrice se a SEGA n√£o cham√°-los novamente para fazer outros jogos.

  As fases parecem amplia√ß√Ķes naturais das suas respectivas vers√Ķes originais e os remixes das m√ļsicas acompanharam. Apenas o fato de terem mantido a jogabilidade id√™ntica ao que era nos cl√°ssicos j√° √© algo que a Sonic Team nunca conseguiu fazer em anos, e olha que n√£o faltaram tentativas.

  √Č vis√≠vel o tanto que esfor√ßo que foi colocado no jogo, com detalhes que n√£o seriam necess√°rios, mas fizeram quest√£o de colocar pra mostrar que a equipe sabia o que estava fazendo e que eles entendem e gostam de Sonic.

  Graficamente o jogo se apresenta como um jogo da era Saturn, tanto que seria imposs√≠vel rodar o Mania num Mega Drive sem fazer um downgrade. Sonoramente o jogo busca elementos diretamente dos jogos cl√°ssicos, mas mesmo os efeitos sonoros novos soam naturais no jogo.

  A quantidade de extras e desbloque√°veis √© algo muito bem vindo e ajuda bastante na longevidade do jogo. Isso sem falar na quantidade incont√°vel de easter eggs e refer√™ncias a praticamente todos os jogos do Sonic e outras coisas relacionadas ao Sonic. Fazer uma lista disso ficaria gigantesca e o Encore DLC trouxe mais referencias ainda.

  Os Special Stages simulando um jogo da era Saturn foi um toque fant√°stico para criar ainda mais aquele clima de meados dos anos 90. Os pol√≠gonos e a renderiza√ß√£o dos objetos acontecendo somente quando se chegar perto apenas somam a tudo isso.

  Sonic Mania resgatou o velho esp√≠rito perdido do ouri√ßo azul e o trouxe de volta aos dias de hoje com um toque do passado e foi aclamado como o melhor jogo do Sonic em muito anos. De fato, depois do Mania Plus, este √© o jogo do Sonic com a maior Metascore em 25 anos.

  O Mania Plus junto do Encore DLC consertaram os maiores problemas do Sonic Mania. A falta de transi√ß√£o entre algumas fases fazia o jogo parecer inacabado, e o Blue Spheres nunca se pareceu com um bonus stage de verdade, mas com a adi√ß√£o das novas transi√ß√Ķes de fases e o Pinball Stage, isso foi resolvido. Por√©m, o Blue Spheres em si ainda causa uma sensa√ß√£o de tontura maior que o original do Sonic 3.

  A quantidade de personagens jog√°veis e 2 modos de jogo principais ajudaram muito na longevidade e fator replay. Sem contar que o fato de terem ressuscitado o Mighty e o Ray, dois personagens completamente esquecidos pela Sonic Team, foi uma surpresa muito bem vinda.

  Contudo, alguns problemas ainda se mantiveram, como a falta de um modo multiplayer online foi bem decepcionante. O modo Competition seria perfeito pra isso.

  Muitos ficaram surpresos com o fato da Amy n√£o ter sido jog√°vel e terem escolhido o Mighty e o Ray no lugar.

  Alguns chefes deixaram a desejar, seja em dificuldade ou feeling, por exemplo, o chefe da Lava Reef ato 2, √© uma homenagem muito bonita, mas como chefe deixou a desejar, especialmente se comparado com a √©pica sequ√™ncia do chefe da Lava Reef ato 2 do Sonic & Knuckles.

  O jogo n√£o possui uma dificuldade muito linear, onde alguns chefes de algumas fases podem ser mais dif√≠ceis que o seguinte, sem contar os Special Stages que existe um salto de dificuldade entre o quarto e o quinto no modo Mania, mas o s√©timo √© mais f√°cil que o segundo. E o mesmo ocorre com alguns no modo Encore.

  Por fim, o Encore DLC n√£o trazendo nenhuma nova fase foi uma surpresa. A Angel Island √© apenas uma mini fase e a Mirage Saloon ato 1 do modo Encore n√£o √© o suficiente.

  Curiosidades

  -Inicialmente, durante o seu desenvolvimento, o Sonic Mania se chamava Sonic Discovery:

  -Existe uma liga√ß√£o entre o Sonic Mania e o Sonic Forces, onde no final verdadeiro do Sonic Mania o Sonic entra em uma esp√©cie de buraco de minhoca criado pelo Phantom Ruby e vai parar no Sonic Forces, sendo ele o Sonic cl√°ssico do jogo e logo ap√≥s ele voltar do Sonic Forces, ele chega no modo Encore;

  -Em meados de Dezembro de 2017, uma nova build chamada Project Plus, apareceu na database da Steam. Na √©poca ningu√©m sabia que isso viria a ser o Sonic Mania Plus:

  -Tails teve a sua anima√ß√£o do come√ßo da Chemical Plant removida (quando a gota cai na cabe√ßa dele), e mais tarde trocada pela que est√° atualmente no jogo:
  -O primeiro chefe criado para o jogo foi o Egg Junken, que foi removido da vers√£o final:

  -Como mencionado na review, v√°rios objetos foram removidos da Press Garden ato 1, como tintas que mudariam a cor do seu personagem e impressoras, confiram:

  -Inicialmente, a hist√≥ria do jogo seria que o Dr. Eggman se aposentou ap√≥s o fracasso no Sonic & Knuckles e teria ficado deprimido, mas resolveram mudar isso pra evitar problemas;

  -O jogo teve a sua OST lan√ßada em discos de vinil:
   –O modo Mean Bean Machine n√£o trabalha com a regra do Rule Renka do Puyo Puyo original (e que foi tirado da vers√£o Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine), mas trabalha com a possibilidade de mover os beans enquanto j√° est√£o enfileirados, diferente do Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine;

  –(retirado do jogo no dia 27/09/2017) Dunkey Mode: durante a Hydrocity ato 1, segure em um daqueles ganchos e aperte esquerda, esquerda esquerda, direita, direita, direita, cima, cima e cima, se fizer certo um som de anel soar√° e agora todas vez que voc√™ tomar impulso em uma daquelas m√£os, voc√™ ouvir√° o youtuber Dunkey falando;

  -Assistir a abertura animada do jogo pela segunda vez seguida mudar√° a m√ļsica da mesma. Dessa vez tocar√° a vers√£o do Tee Lopes ao inv√©s da vers√£o da Hyper Potions;

  -A vers√£o completa do mapa da Angel Island ato 2 foi encontrada no Mania Plus. N√£o √© poss√≠vel acess√°-la normalmente, pois a fase n√£o est√° programada:

  -Eggette: algumas pessoas tiveram problemas em interpretar as sprites do chefe do ato 2 da Flying Battery e ao inv√©s de enxergarem o Dr. Eggman de ponta cabe√ßa, enxergaram uma personagem completamente diferente, que acabou sendo adotada pela fanbase na √©poca e inclusive ganhou um design muito bom:


  -O jogo possui dois manuais, um virtual, que voc√™ pode encontrar no site oficial do Sonic (vers√£o PDF). J√° o outro manual, que foi impresso e distribu√≠do oficialmente pela SEGA em algumas conven√ß√Ķes, ainda n√£o tem uma vers√£o PDF;

  -No anivers√°rio de 6 anos do jogo, Christian Whitehead decidiu postar o rascunho da hist√≥ria original que ele havia criado para o jogo. Aquela onde o Dr. Eggman fica deprimido depois de perder tantas vezes para o Sonic:

  -Sonic Mania fez tanto sucesso que at√© a pr√≥pria SEGA reconheceu em seu relat√≥rio do ano fiscal de 2018 que o Sonic Mania foi o jogo mais popular do Sonic nos √ļltimos 15 anos;

  -O Sonic Mania Plus fez mais sucesso ainda e recebeu um Metascore t√£o alto na vers√£o Switch que fez com que o jogo fosse o mais bem cotado da s√©rie Sonic dos √ļltimos 25 anos:

  -De fato, o sucesso do Sonic Mania foi tamanho, que at√© uma s√©rie de curtas animados no mesmo estilo da abertura do jogo foi criada, Sonic Mania Adventures. Ela foi disponibilizada gratuitamente na internet e possui ao todo 5 epis√≥dios;

  -Um novo modo, chamado de Vape Mode, foi descoberto escondido na programa√ß√£o da vers√£o PC do Mania Plus e que foi retirado das vers√Ķes console. Tal modo deveria ser acessado usando o c√≥digo do Hunter’s Birthday na tela de sele√ß√£o de fases. Tudo o que este modo faz √© desacelerar a m√ļsica do jogo:

  -A Hydrocity √© a √ļnica zona antiga que tem o ato 1 como sendo o in√©dito. Isso foi feito devido a m√ļsica do ato 2 n√£o combinar com as coisas novas que colocaram na fase, ent√£o optaram por deixar o ato 2 como o semelhante ao original;

  -Em Mar√ßo de 2019, uma atualiza√ß√£o finalmente removeu o sistema de antipirataria Denuvo da vers√£o Steam do Mania Plus;

  -Sunshine Cassette (m√ļsica da sele√ß√£o de saves), foi uma das √ļltimas m√ļsicas que Tee Lopes fez para o jogo e √© top 3 favoritas dele:

https://twitter.com/teelopesmusic/status/1409207526558736386

Do nada, Tee Lopes, um dos compositores dos jogos da s√©rie Sonic, resolveu dar mais detalhes sobre a anima√ß√£o de abertura do Sonic Mania. Ele conta que fez os sons dessa abertura, e escreveu a m√ļsica ap√≥s a anima√ß√£o estar pronta, e a fez de um jeito que sincronizasse com a anima√ß√£o.

  -E do nada, Tee Lopes resolveu revelar a letra da m√ļsica da Metallic Madness ato 1:

  -Tee Lopes tamb√©m disse nunca ter jogado o Mania Plus at√© hoje (18/09/2021):

https://twitter.com/teelopesmusic/status/1439233514940022784

  -O Chefe da Lava Reef Ato 1 no desenvolvimento do jogo seria uma vers√£o diferente do que ficou no final (Drillerdroid):

  Ficha T√©cnica 
Capa do jogo Dados
    Nome: Sonic Mania Plus
  Plataformas: Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch e Steam
  G√™nero: Plataforma/A√ß√£o
  Distribuidora: SEGA
  Desenvolvedores: Christian Whitehead, Headcannon, PagodaWest Games e Hyperkinetic
  Idioma: Multi-Idiomas
  Data de Lan√ßamento do Mania: consoles: 15/08/2017 – Steam: 29/08/2017
  Data de Lan√ßamento do Mania Plus: 17/07/2018
Avaliação Prós/Contras
Gr√°ficos: 9
Som: 8
Jogabilidade: 10
Divers√£o: 9
Nota Final: 9
  Pr√≥s: jogabilidade e a recria√ß√£o das fases antigas s√£o fant√°sticas. Nostalgia a mil e provavelmente o melhor Special Stage dos jogos 2D. Sem d√ļvidas o melhor jogo do Sonic em muitos anos.

  Contras: falta de fases in√©ditas, excesso de Blue Spheres, dificuldade relativamente baixa, mas com picos repentinos e a falta de multiplayer online.

Diga n√£o ao pl√°gio, cite a autoria!
Por: Skar
Postado em: 18/10/2017
Atualizado em: 16/08/2023