Review do Team Sonic Racing

  No come√ßo de 2018, um documento contendo um slideshow de 2017 feito pela SUMO Digital chegou a internet, e neste arquivo havia uma men√ß√£o de que eles estariam trabalhando em um novo jogo de corrida de karts e isso fez geral come√ßar a achar que um novo All-Stars Racing estaria vindo.  Para somar a tudo isso, empresas de brinquedos estavam come√ßando a mostrar novas cole√ß√Ķes de brinquedos do Sonic com temas de corrida, que inclu√≠am carros e at√© pistas de montar, por√©m eles seriam de um jogo ainda n√£o anunciado e por conta disso estavam usando brinquedos do Sonic & All-Stars Racing Transformed como substitutos. Tudo isso junto com rumores que algumas dessas empresas estavam deixando escapar de que um novo jogo de corrida do Sonic estaria vindo, fez com que a internet ficasse afoita a respeito de um poss√≠vel All-Stars Racing Transformed 2, a tal ponto que Aaron Webber, gerente de comunidade da franquia Sonic, veio em seu Twitter para dissipar tais rumores:

  “Eae, pessoal. Vi rumores circulando sobre um novo ASRT. Quero apenas confirmar que n√£o √© verdade!

  Aaron Webber havia confirmado que um All-Stars Racing Transformed n√£o estava vindo, mas ele n√£o disse nada sobre um jogo de corrida! Tanto que meses depois um novo jogo de corrida do Sonic foi anunciado:

  Ent√£o, no final do painel da SXSW 2018 um v√≠deo teaser foi mostrado:

  E finalmente, meses depois, o trailer do Team Sonic Racing foi revelado:

  Imposs√≠vel de n√£o se tra√ßar compara√ß√Ķes com o All-Stars Racing Transformed, Team Sonic Racing surgiu de uma ideia do Takashi Iizuka, chefe da Sonic Team, que ao ver o seu filho jogando Mario Kart com os amigos, ele percebeu que apenas um deles ficava feliz ao final da corrida, pois havia apenas 1 vencedor, logo ele achou que seria uma grande ideia jogar fora tudo o que havia dado certo no Sonic & All-Stars Racing Transformed e fazer um jogo de corrida do Sonic baseado em times. Portanto o jogo trocaria as transforma√ß√Ķes por times e habilidades de equipe, e a pergunta que todos faziam era: ser√° que valeria a pena?

  Contudo, desde o primeiro trailer de jogabilidade, a sensa√ß√£o de algo gen√©rico n√£o conseguia sair. E, mais e mais, muitos n√£o pareciam convencidos de que a troca valeria a pena. Ent√£o, um dia, revelaram um dos grandes pontos do jogo:

  Al√©m de poder modificar partes do seu carro para alterar os status, voc√™ tamb√©m poderia mudar a pintura dos carros, buzina e ainda aplicar adesivos, mostrando que o jogo n√£o se tratava de correr, mas sim correr com estilo.

  Inicialmente prometido para o Ver√£o de 2018, depois de muitos e muitos meses sem not√≠cias sobre o jogo, finalmente tivemos a confirma√ß√£o que o jogo teria a sua data de lan√ßamento mudada para Maio de 2019.

  Hist√≥ria precedente

  Assim como o Sonic Forces, o Team Sonic Racing teve uma comic lan√ßada antes do jogo e que contava um pouco da hist√≥ria de como tudo come√ßa no jogo. Por√©m, esta comic n√£o foi lan√ßada digitalmente e gratuitamente como a do Sonic Forces, ela foi comercializada pela IDW, a mesma empresa que fazia as comics do Sonic na √©poca, logo n√£o teremos a vers√£o traduzida disponibilizada aqui no site.

Tal comic especial foi lançada no dia 5 de Dezembro de 2018.

  Enredo oficial

  Quando um convite com palavras vagas chegou sobre um Ultimate Test of Racing Skill, a curiosidade tomou conta dos nossos her√≥is. Sonic, Tails e Knuckles foram voando para o encontro, onde eles encontraram alguns amigos.

  Logo ap√≥s, um enigm√°tico estranho se aproximou, um Tanuki que dizia se chamar Dodon Pa. A ajuda deles, ele explicou, era vital para testar os mais tecnologicamente avan√ßados carros de corrida jamais construidos em suas pistas perigosamente customizadas!

  Algo em toda aquela situa√ß√£o parecia suspeito: quem era esse estranho? Seria ele confi√°vel? Tudo isso n√£o tinha o cheiro ineg√°vel de um plano do Dr. Eggman?

  Eles precisavam de respostas e elas n√£o viriam se eles ficassem ali parados conversando. A situa√ß√£o necessitava de a√ß√£o: qualquer a√ß√£o que fosse necess√°ria para chegar ao fundo disso.

  E se isso significasse pular em carros de corrida nunca testados e se jogar a velocidades de quebrar o pesco√ßo por uma s√©rie de pistas de tirar o f√īlego, cada uma mais perigosa e excitante que a outra, ent√£o esse era um pre√ßo que eles estavam dispostos a pagar.

  Novidades

  Como j√° dito, Team Sonic Racing n√£o possui as transforma√ß√Ķes do seu antecessor, por√©m adicionou as mec√Ęnicas de equipe e uma customiza√ß√£o de carros maior e, claro, os personagens e pistas s√£o apenas da franquia Sonic. Existe a op√ß√£o de correr solo, mas o jogo perde muita gra√ßa.

  A trilha sonora √© compostas por remixes da franquia Sonic de tirar o f√īlego dirigidas por ningu√©m menos que Jun Senoue, enquanto que os gr√°ficos ficaram bons.

  Todas as armas foram trocadas por Wisps, que embora sejam diferentes em apar√™ncia, suas funcionalidades s√£o bem semelhantes √†s armas do All-Stars Racing Transformed.

  As mec√Ęnicas de time d√£o um diferencial interessante ao jogo, j√° que agora o foco n√£o √© ser bom sozinho, mas jogar em equipe para vencer como equipe, pois o que vale √© a equipe melhor colocada e n√£o quem chegou em primeiro, logo o jogo conta com um sistema de pontua√ß√£o ao final da corrida para determinar o time vencedor. Mas apesar de tudo, o enfoque em Drifts, Stunts e Boosts continua alto.

  Os an√©is est√£o no jogo e servem para aumentar a sua velocidade m√°xima, mas voc√™ perder√° todos caso seja atingido!

  J√° no lado da customiza√ß√£o, agora voc√™ pode mudar completamente a cor e a textura dela nos carros, al√©m de alterar algumas pe√ßas para n√£o s√≥ mudar completamente a apar√™ncia, mas tamb√©m a performance.

  Cada personagem agora possui um tipo (Speed, Power ou Technique), que determina algumas habilidades b√°sicas fixas.

  A tela do jogo sofreu algumas altera√ß√Ķes dos jogos passados:

  • No canto superior esquerdo est√° o retrato do seu personagem, sua coloca√ß√£o e quanto an√©is voc√™ possui;
  • No topo a direita, temos a volta em que voc√™ est√° e ao lado o Wisp/item que voc√™ possui;
  • No topo ao centro, ficam as mensagens de equipe;
  • No meio a esquerda voc√™ tem a coloca√ß√£o geral do seu time na corrida;
  • No meio a direita, o mapa da pista com a posi√ß√£o de todos os corredores nas cores da equipe;
  • Nos cantos inferiores est√£o os demais integrantes do seu time. Tais retratos indicam a coloca√ß√£o, quando um personagem tem um Wisp ou est√° oferecendo um Wisp, e quem est√° com o Team Ultimate carregado;
  • Logo atr√°s do carro do seu personagem se encontra a barra do Team Ultimate.

  Outra grande novidade aqui √© a tela de resultados ao final da corrida. J√° que o enfoque do jogo √© s√£o as equipes, ganha o time melhor colocado e n√£o necessariamente o time do jogador que chegou em primeiro. Cada coloca√ß√£o tem uma pontua√ß√£o diferente, e a equipe vitoriosa √© aquela com a maior soma dessas pontua√ß√Ķes (em caso de empate, ganha o time com o jogador mais bem posicionado). O primeiro colocado ganha 15 pontos, o segundo 12, o terceiro 10 e a partir da√≠ √© um ponto a menos para cada coloca√ß√£o.

  Ao final de cada corrida (fora do modo Time Trial), a sua performance ser√° convertida em cr√©ditos para voc√™ comprar Mod Pods.

  Requerimentos

  Para rodar o Team Sonic Racing no seu PC, voc√™ precisa:

M√ćNIMOS:

  • Requer um processador e sistema operacional de 64 bits
  • SO: Windows 7 64 Bit ou novo
  • Processador: Intel Core i3 4130T (2.9GHz) / AMD FX 6300 (3.5 GHz)
  • Mem√≥ria: 4 GB de RAM
  • Placa de v√≠deo: Nvidia GeForce GTX 770 (2GB) / AMD Radeon HD 7870 (2GB)
  • DirectX: Vers√£o 11
  • Armazenamento: 32 GB de espa√ßo dispon√≠vel

RECOMENDADOS:

  • Requer um processador e sistema operacional de 64 bits
  • SO: Windows 7 64 Bit ou novo
  • Processador: Intel i5 ‚Äď 8600K (3.6 GHz) / AMD Ryzen 5 1600X (3.6 GHz)
  • Mem√≥ria: 8 GB de RAM
  • Placa de v√≠deo: Nvidia GeForce GTX 970 (4GB) / AMD Radeon RX 570 (4GB)
  • DirectX: Vers√£o 11
  • Armazenamento: 32 GB de espa√ßo dispon√≠vel
  Controles

  Parte obrigat√≥ria, aqui deve ser a sua primeira parada no jogo, pois se voc√™ quiser se dar bem, √© melhor que tenha tudo a sua m√£o, afinal, s√£o mais de 10 bot√Ķes pra voc√™ usar ao longo das corridas.

  O Accelerate √© o bot√£o que voc√™ mais vai usar, pois √© o que move o seu carro para frente e voc√™ dificilmente precisar√° solt√°-lo. J√° o Brake/Drift servem para voc√™ fazer o t√£o importante drift e tamb√©m dar r√©. Para de fato brecar, voc√™ deve segurar este bot√£o sozinho, pois se apertar o direcional junto, voc√™ come√ßar√° o drift ao inv√©s de parar, logo, √© imposs√≠vel brecar enquanto se faz curvas nesse jogo.

  Use Item/Horn serve para voc√™ disparar o seu item e caso n√£o tenha um, voc√™ usar√° a sua buzina no lugar.

  Alternate Fire dispara o Wisp automaticamente no modo alternativo, enquanto que o bot√£o Item Box Transfer serve para oferecer ou aceitar itens do seu time.

  Team Ultimate ativa o seu Team Ultimate.

  Steer serve para voc√™ virar para os lados e o Aim serve para voc√™ escolher se quer mirar o seu item para frente ou para tr√°s.

  Os bot√Ķes de Stunt servem para fazer manobras enquanto estiver no ar. J√° o bot√£o de Rear View-Camera serve para voc√™ olhar para tr√°s.

  Menus

  Team Sonic Racing possui uma s√©rie de menus e submenus:

  • Team Adventure: pule direto para o modo hist√≥ria do jogo;
  • Local Play: escolha um modo de jogo para jogar offline solo ou em time:
    • Grand Prix: jogue um conjunto de pistas em sequ√™ncia para ver quem √© o melhor na pontua√ß√£o geral;
    • Exhibition Race: corra por uma √ļnica pista;
    • Time Trial: compita em qualquer pista pelos melhores tempos e confira as leaderboards para ver como voc√™ se saiu comparado a outros jogadores.
  • Online Multiplayer: corra online contra outros jogadores:
    • Matchmaking: jogue com jogadores ao redor do mundo:
      • Quick Play: ache uma partida rapidamente em qualquer modo;
      • Team Race: jogue uma partida em time no modo casual ou rankeado;
      • Standard: jogue uma partida solo no modo casual ou rankeado;
    • Create Custom Lobby: crie uma partida com as regras, modo de jogo e pista que quiser e convide os amigos para jogar;
    • Join Friend’s Custom Lobby: entre na partida criada por um amigo.
  • Player Stats: mostra os seus status como total de corridas, distancia percorrida, habilidades de equipe usadas, etc;
  • Garage: modifique partes do seu carro para melhorar a performance ou personalize a apar√™ncia dele;
  • Mod Pods: troque cr√©ditos por pr√™mios aleat√≥rios para usar na Garage;
  • Options: modifique aspectos do jogo como controles, v√≠deo, √°udio, etc;
  • Tips: veja uma s√©rie de dicas sobre jogo, s√£o as mesmas que aparecem nas telas de loading;
  • Credits: veja os cr√©ditos do jogo.
  Dificuldades

  No geral, o Team Sonic Racing √© um jogo que √© tecnicamente mais f√°cil que o ASRT, j√° que voc√™ tem apenas uma jogabilidade e as pistas s√£o mais simples por conta disso. Por√©m, o jogo ainda apresenta 3 n√≠veis de dificuldade e cada uma delas tamb√©m aumenta a quantidade de cr√©ditos que voc√™ recebe ao final da corrida:

  Normal: a menor dificuldade do jogo, aqui a velocidade m√°xima √© bem limitada e a IA n√£o √© l√° muito boa. Essa dificuldade √© excelente para se fazer Achievements.

  Hard: a maior dificuldade dispon√≠vel no come√ßo no modo Team Adventure. A velocidade m√°xima j√° √© atingida e a IA melhora bem. Este modo concede 10% a mais de cr√©ditos ao final das corridas.

  Expert: dispon√≠vel naturalmente em todos os modos de jogo, exceto no Team Adventure, onde voc√™ precisa destrav√°-la fase por fase, uma por uma, ap√≥s vencer cada uma delas no Hard. Velocidade total e IA vingativa e com mira sobre-humana, se voc√™ atingir uma IA advers√°ria, ela vai te ca√ßar pelo resto da corrida. Aqui voc√™ ganha 20% a mais de cr√©ditos ao final das corridas.

  Drift

  Assim como seu antecessor, o Team Sonic Racing tamb√©m tem grande foco nos Drifts, ao ponto de existirem curvas que s√≥ podem ser feitas sem bater usando o Drift, e isso resulta em Boosts.

  Para come√ßar um Drift, basta segurar o bot√£o de Brake/Drift junto do acelerador e do direcional para a esquerda ou direita e ent√£o o seu carro ficar√° de lado na posi√ß√£o de Drift, agora basta manter o Brake/Drift pressionado pelo tempo que quiser enquanto manobra com o direcional para aumentar ou diminuir a velocidade com que voc√™ vira. A √ļnica forma de frear durante o Drift √© soltando o acelerador, j√° que voc√™ est√° usando o bot√£o do freio para fazer o Drift.

  Ao segurar um Drift na mesma dire√ß√£o por um determinado tempo, voc√™ come√ßar√° a carregar o Drift Boost e assim que voc√™ soltar o Drift, o seu personagem usar√° um Boost equivalente ao quanto voc√™ carregou, sendo no m√°ximo 3 n√≠veis. √Č poss√≠vel mudar a dire√ß√£o do seu Drift sem soltar o Boost, basta segurar o direcional para o lado oposto ao qual voc√™ come√ßou o Drift e ent√£o solte e aperte novamente o bot√£o de Drift de forma bem r√°pida.

  Lembre-se sempre de calcular bem o tempo que se leva para mudar o n√≠vel do Drift Boost, para que voc√™ n√£o solte ou mude de dire√ß√£o faltando poucos instantes para passar de n√≠vel. Voc√™ ter√° que memorizar o tempo ou olhar para os escapamentos do seu carro para ver em que n√≠vel est√°, j√° que o jogo faz um p√©ssimo trabalho em lhe avisar as mudan√ßas de n√≠vel j√° que n√£o existe outro recurso visual ou sonoro como era no ASRT:

  • N√≠vel 1: 1,8 segundos (avermelhado);
  • N√≠vel 2: 2,6 segundos (rosa);
  • N√≠vel 3: 2,6 segundos (azul claro).
  Boost

  Esta ainda √© a forma mais importante de ganho de velocidade, se voc√™ quiser se dar bem neste jogo, aprenda a tirar o m√°ximo de proveito deste recurso, especialmente se estiver jogando com um personagem de Power. Os n√≠veis e cores se mant√©m o mesmo do All-Star Racing Transformed:

Nível 1: chamas pequenas e vermelhas;
Nível 2: chamas médias e rosas;
Nível 3: chamas médias e azuis;
Nível 4: chamas longas e laranjas;
Nível 5: chamas longas e azuis;
Nível 6: chamas enormes, laranjas e com anéis.

  Com dura√ß√£o vari√°vel, dependendo do seu corredor e do status de Boost que voc√™ tem, cada n√≠vel dar√° uma quantidade maior de velocidade, por√©m, diferentemente do ASRT, voc√™ n√£o pode mais somar Drift Boost com Stunt Boost, mas apenas os demais tipos. Logo, o principal truque de soma de Boosts individuais n√£o funcionam mais, ent√£o voc√™ n√£o precisa mais fazer um salto carregando um Drift de n√≠vel 3 e fazer 3 Stunts para unir Boosts, pois o resultado ser√° um √ļnico Boost de n√≠vel 3.  Portanto a √ļnica forma de se conseguir um boost acima do n√≠vel 3 √© usando habilidades de equipe, Wisps ou Boost Pads, o que remove poder do jogador individual e for√ßa a equipe.

  Boost Pads, aquelas setas rosadas espalhadas pelo ch√£o de todas as pistas, s√£o a forma mais f√°cil de se conseguir um boost de n√≠vel 2, mas fique atento, pois muitas delas est√£o t√£o fora do caminho, que as vezes fechar uma curva valer√° mais a pena que ir atr√°s de um deles.

  Pressionar e soltar o acelerador a cada n√ļmero da contagem na largada, carregar√° um n√≠vel de Start Line Boost, errar um deles far√° voc√™ perder tudo o que acumulou, mas se acertar os 3, voc√™ largar√° com um Boost de n√≠vel 6.

  Fazer manobras (Stunts) sempre que o seu carro sair do ch√£o tamb√©m carregam o seu Boost, mas o n√≠vel m√°ximo agora √© 3, n√£o importa quais manobras voc√™ fa√ßa.

  Um Boost de n√≠vel 1 concede 3% a mais de velocidade, enquanto que um de n√≠vel 6 concede 30% a mais de velocidade, logo, trabalhe em equipe para acelerar fundo.

  Vale lembrar que voc√™ fica imune a terrenos lentos enquanto estiver em um Boost e para atingir um Boost de n√≠vel 6 fora da largada ou do Team Ultimate, voc√™ precisa unir ao menos tr√™s fontes diferentes de Boost, caso contr√°rio, n√£o importa os n√≠veis que voc√™ use, o seu limite ser√° o n√≠vel 5.

  Resumindo:

  • Boost Pads concedem um boost de n√≠vel 2;
  • Drifts concedem no m√°ximo um boost de n√≠vel 3;
  • Stunts concedem no m√°ximo um boost de n√≠vel 3;
  • Skimboost concede um boost de n√≠vel 4;
  • White Boost concede um boost de n√≠vel 4;
  • Slingshot concede no m√°ximo um boost de n√≠vel 5;
  • Start Line Boost concede no m√°ximo um boost de n√≠vel 6;
  • Team Ultimate concede um boost de n√≠vel 6;
  Itens

  Trocados por Wisps (o que faz muito mais sentido que itens aleat√≥rios e d√° mais personalidade ao jogo), em todas as pistas, fora do modo Time Trial, voc√™ encontrar√° diversas caixas de itens espalhadas por todo o percurso. Atropele uma delas para receber um item aleat√≥rio.

  Saber usar os Wisps √© uma parte importante do jogo, pois agora, al√©m de voc√™ precisar ser estrat√©gico com os itens, voc√™ tamb√©m tem a op√ß√£o de passar ou receber os itens, o que resultar√° em vers√Ķes mais poderosas deles, portanto se voc√™ estiver na primeira coloca√ß√£o e n√£o estiver precisando do item, considere pass√°-lo adiante, j√° que isso ajudar√° um membro da sua equipe e carregar√° a sua barra do Team Ultimate. Voc√™ tamb√©m pode disparar Wisps para destruir outros Wisps, como, por exemplo, usar um Orange Rocket para destruir um Blue Cube.

  Alguns Wisps s√£o exclusivos de certos tipos de corredores (Speed, Power ou Technique) e a √ļnica forma de outros corredores consegu√≠-los √© atrav√©s do Item Transfer, enquanto que passar um Wisp para um aliado dar√° uma vers√£o mais forte daquele Wisp, como, por exemplo, passar um White Boost para algu√©m, resultar√° em 3 White Boosts para aquele jogador. Isso funciona apenas com o Blue Cube, White Boost, Black Bomb, Red Eagle e Orange Rocket.

  Apesar de ser poss√≠vel atingir a si pr√≥prio ou membros da equipe com as suas armas, voc√™ n√£o causar√° dano, por√©m o item ser√° consumido, portanto mire bem para n√£o acabar desperdi√ßando um disparo em um aliado.

  Infelizmente, alguns Wisps s√£o mal programados ao ponto de n√£o levar o terreno em considera√ß√£o, como o Bomb ou o Cube quando jogados para frente, pois ele fazem um arco levando em conta a posi√ß√£o relativa da fase e n√£o da pista, ou seja, se voc√™ estiver em uma descida vertical (o que acontece muito nesse jogo), ao arremessar um desses Wisps para frente, eles simplesmente ser√£o jogados para bem longe fora da pista, pois o arco n√£o ser√° calculado de acordo com a posi√ß√£o do seu carro. J√° outros s√£o imposs√≠veis de saber de quem √©, ou seja, voc√™ pode acabar se jogando numa parede pra tentar desviar de um Gray Quake ou Blue Cube que na verdade era de algu√©m do seu time, e logo n√£o lhe causariam dano algum. Outro grande problema √© que agora, ao contr√°rio do que era no ASRT, os Wisps s√£o disparados para a dire√ß√£o em que o seu carro est√° apontada, ao inv√©s de para a dire√ß√£o em que voc√™ est√° indo, isso torna muito mais dif√≠cil mirar um disparo enquanto estiver fazendo Drift.

  Antes de cada corrida, fora do modo Time Trial, voc√™ pode equipar uma Bonus Box ao seu personagem (canto superior direito da tela). Existem 22 ao todo e elas o fazem come√ßar a corrida com algum item j√° selecionado. √ďtimo para ganhar uma enorme vantagem logo na largada. Essas Bonus Box s√£o adquirida abrindo Mod Pods.

  Blue Cube: armadilha est√°tica, um cubo √© criado atr√°s do seu carro para bloquear o caminho dos advers√°rios ou disparos. Voc√™ tamb√©m pode jog√°-lo para frente na tentativa de fazer um ataque surpresa.
  Orange Rocket: dispara um foguete em linha reta que quica nas paredes e vai bem longe. Voc√™ tamb√©m pode jog√°-lo para tr√°s. √Č poss√≠vel acertar 2 alvos com um s√≥ Rocket, mas eles precisam estar bem pr√≥ximos. Voc√™ tamb√©m pode usar este Wisp para destruir barreiras naturais ou outros Wisps que criam barreiras, como o Blue Cube ou o Gray Quake.
  White Boost: um Boost instant√Ęneo de n√≠vel 4. Excelente para lhe tirar de uma situa√ß√£o ruim ou apenas para dar mais velocidade e somar com outros Boosts. Aproveite este Boost gr√°tis para passar sobre terreno lento sem perder velocidade.
  Crimson Eagle: dispara um proj√©til teleguiado para frente que perseguir√° e tentar√° atingir o advers√°rio mais pr√≥ximo √† sua frente. Se disparado para tr√°s, ele seguir√° em linha reta. Ele tamb√©m pode destruir barreiras naturais ou criadas por outros Wisps.
  Black Bomb: lan√ßa uma bomba para frente, fazendo um arco, se a bomba n√£o atingir algo, ela explodir√° depois de um tempo, causando dano em uma √°rea enorme. Se jogada para tr√°s, ela ser√° posicionada logo atr√°s do seu carro, ficando no ch√£o n√£o importando a posi√ß√£o da pista.
  Yellow Drill: item conseguido por estar nas √ļltimas posi√ß√Ķes, ele transformar√° o seu personagem num Yellow Drill gigante e se mover√° automaticamente para frente seguindo o tra√ßado no meio da pista, causando dano aos advers√°rios no caminho. Voc√™ ficar√° brevemente invulner√°vel quando o efeito acabar. Infelizmente n√£o h√° como dizer por quanto tempo isso ficar√° ativo, mas quanto mais atr√°s nas posi√ß√Ķes estiver, maior ser√° a dura√ß√£o
  Gray Quake: dispara uma pedra para frente que se move em alta velocidade at√© ultrapassar o primeiro colocado e cria uma sequ√™ncia de pilares de pedra no caminho, causando dano aos advers√°rios que forem atingidos. Se usado para tr√°s, os pilares aparecer√£o logo atr√°s do seu carro.
  Jade Ghost: Wisp in√©dito, enquanto estiver sobre o efeito deste Wisp, voc√™ atravessar√° corredores, an√©is, caixas de Wisps e quaisquer obst√°culos da pista, al√©m de ficar imune ao terreno lento. Quando o efeito acabar, se voc√™ estiver pr√≥ximo de um advers√°rio, voc√™ roubar√° o seu Wisp.
  Ivory Lightning: provavelmente o Wisp mais raro do jogo, ap√≥s alguns segundos, ele causar√° dano a todos os advers√°rios na pista. A √ļnica forma de desviar deste ataque √© usando algum Wisp que lhe torne invulner√°vel, como o Jade Ghost, ou o Team Ultimate ou a Invincibility.
  Red Burst: exclusivo dos personagens Speed, voc√™ deixar√° uma trilha de fogo atr√°s do seu carro, que causar√° dano a qualquer advers√°rio que fique em contato com as chamas por tempo demais. Excelente item para zonear algu√©m que esteja logo atr√°s de voc√™.
  Magenta Rythm: exclusivo dos personagens Technique, voc√™ criar√° notas m√ļsicais coloridas na tela de todos os seus advers√°rios, bloqueando parcialmente a vis√£o deles. Como isso seria in√ļtil contra corredores IA, este Wisp reduz a velocidade de todos os corredores IA advers√°rios.
  Cyan Laser: exclusivo dos corredores Power, dispara um laser em linha reta para frente. Para causar dano em algu√©m, voc√™ precisa manter o laser focado no alvo por um tempo. Infelizmente, devido a m√° programa√ß√£o, o laser segue em linha reta, n√£o importando se a pista est√° fazendo uma curva vertical, ent√£o √© comum o laser atingir o c√©u ou penetrar no ch√£o.
  Pink Spikes: outro exclusivo dos corredores Power, enormes bolas de espinhos girar√£o ao redor do seu carro por um tempo. Chegue perto de um advers√°rio para causar dano.
  Violet Void: terceiro exclusivo dos corredores Power, cria uma √°rea de distor√ß√£o ao redor do seu carro por um tempo, diminuindo a velocidade de todos os advers√°rios pr√≥ximos e sugando an√©is, caixas de itens e Wisps disparados contra voc√™. O primeiro Wisp absorvido ser√° armazenado para voc√™ usar quando a dura√ß√£o acabar.
  Invincibility: √ļnico item n√£o Wisp do jogo. Existe uma caixa dessa por volta escondida em algum lugar da pista. Torna o seu personagem invulner√°vel a qualquer tipo de dano ou terreno lento e ainda causa dano aos advers√°rios ao bater neles.
  An√©is: cl√°ssicos de qualquer jogo do Sonic, eles est√£o espalhados por todas as pistas fora do modo Time Trial. Colete-os para aumentar a sua velocidade m√°xima, quanto mais voc√™ tiver, maior ser√° a sua velocidade m√°xima at√© um m√°ximo de 30% de b√īnus. Ser atingido far√° voc√™ perder todos os an√©is. Se voc√™ tiver an√©is ao final da corrida, eles ser√£o convertidos em cr√©ditos.
  Tipos de Corredores, Equipes e Personagens

  J√° que o tema do jogo s√£o equipes, √© importante saber quem est√° presente na sua e o que voc√™ pode esperar deles. Se voc√™ estiver jogando em multiplayer, seja local ou online, voc√™ pode formar times com quaisquer personagens, sem nenhum tipo de limita√ß√£o (rola at√© um Knuckles, Knuckles & Knuckles se quiser), mas caso esteja em single player, o jogo for√ßar√° uma composi√ß√£o equilibrada com os 3 tipos.

  O ideal √© voc√™ se adaptar a pista em que vai correr, j√° que existem pistas que claramente favorecem um tipo de corredor a outros, mas seja como for, √© poss√≠vel jogar bem com qualquer um, desde que voc√™ saiba tirar vantagem dos pros e cubrir os contras.

  O jogo possui 6 status diferentes para cada corredor:

  • Acceleration: mede quanto tempo o seu personagem leva para atingir a velocidade m√°xima, ou desacelerar. Tamb√©m influencia sua perda de velocidade em subidas;
  • Boost: a pot√™ncia do boost e a dura√ß√£o do mesmo;
  • Defense: a resist√™ncia do seu personagem quando se trata de bater em outros corredores ou ser atingido por Wisps ou armadilhas. Quanto maior este valor, mais r√°pido voc√™ ir√° se recuperar ao ser atingido (de fato um personagem com Acceleration alto levar√° mais tempo para se recuperar que um personagem com Defense alto), e quando dois personagens batem, sai na vantagem quem tiver mais Defense;
  • Handling: sua habilidade em se mover para os lados. Quanto maior este valor, mais facilidade voc√™ ter√° para fazer curvas ou desviar de algo;
  • Top Speed: a velocidade m√°xima que o corredor pode atingir sem nenhum Boost ou an√©is.
  Tipos de corredores

  O jogo conta com 3 tipos de corredores, sendo que cada equipe, originalmente, tem um de cada. Cada tipo possui vantagens e desvantagens que n√£o podem ser modificadas pelos Mods, mas seus status podem ser suavizados ou aprimorados. Cada um se especializa em 1 ou 2 dos status dos corredores, al√©m de possu√≠rem habilidades extras:

  Speed: o tipo mais b√°sico de qualquer jogo de corrida, corredores deste tipo possuem a melhor Top Speed do jogo e ent√£o conseguem ir muito mais r√°pido em uma linha reta que os demais. Com p√©ssima Defense, isso os torna muito vulner√°veis a ataques. Sua habilidade extra, o Radial Burst, √© que sempre que voc√™ solta um Drift Boost ou Stunt Boost, uma pequena explos√£o rosa acontecer√° abaixo e ao redor do seu personagem, destruindo quaisquer Orange Rocket ou Crimson Eagle inimigos no alcance o que gera alguns an√©is para voc√™. Apesar de ser bem dif√≠cil fazer bom uso do Radial Burst, voc√™ vai precisar.

  Technique: personagens com excelentes status de Acceleration e Handling. Com os piores Boosts e Top Speed, este s√£o os personagens √°geis, que ganham a vantagem em curvas e desviar das coisas com facilidade. Prefira sempre fechar a curva ao pegar o Boost Pad no lado de fora dela. A habilidade especial deles √© poder passar por terreno lento (grama, areia, neve, lava, √°gua, etc) sem perder velocidade, o que cria cortes de caminhos √ļnicos para eles e tamb√©m permite resgatar membros da sua equipe que tenham ca√≠do em tais lugares. Passar em terreno lento por um certo tempo, dar√° an√©is ao sair dele.

  Power: corredores que excedem em Defense e Boost, mas que s√£o p√©ssimos em Acceleration e Handling. Com o melhor Start Line Boost do jogo, √© f√°cil tomar a frente e come√ßar o Slipstream da equipe, mas tome cuidado com as curvas, elas s√£o suas inimigas. Personagens desse tipo s√£o verdadeiros bullies e devem tirar vantagem disso, pois al√©m de serem imunes a armadilhas est√°ticas das pistas (barreiras, totens de pedra, estalagmites, paredes, etc), eles sempre saem na vantagem ao bater em outros corredores, ent√£o seja o valent√£o da equipe e saia jogando os outros pra fora da pista ou em armadilhas, enquanto abre caminhos escondidos atr√°s de barreiras ou paredes, que tamb√©m geram an√©is. N√£o tenha medo de ser o escudo da sua equipe, pois por ter um Defense alto, voc√™ ir√° se recuperar rapidamente ao ser atingido por Wisps, mesmo tendo pouca Acceleration.

  Equipes e Personagens

  O jogo possui um total de 5 equipes com 3 personagens cada. Os personagens foram um dos grandes pontos de reclama√ß√Ķes do jogo, j√° que algumas equipes n√£o fazem muito sentido e alguns personagens favoritos da galera foram trocados por outros que, sinceramente, ningu√©m pediu. Isso sem contar que o jogo passa muito a impress√£o de ter poucos personagens, o que s√≥ piora com a recusa da SUMO Digital em adicionar qualquer tipo de DLC ao jogo.

  Cada equipe possui um corredor de cada tipo:

  Team Sonic: O incans√°vel trio Sonic, Tails e Knuckles est√£o juntos novamente para provar que eles s√£o os mais r√°pidos, espertos e dur√Ķes de todos os times:

  Corredor: Sonic The Hedgehog
  Tipo: Speed
  Carro: Speed Star

  O ouri√ßo mais r√°pido do mundo se junta a corrida como um corredor a altura de sua fama. Ele seria muito mais r√°pido a p√©, com certeza, mas ele tem que dar uma chance justa aos demais…

  Como era de se esperar, Sonic √© um personagem que excede em Top Speed e Boost, mas falta em Defense. Quase imposs√≠vel de ser alcan√ßado numa linha reta, tome muito cuidado para n√£o ser atingido ou cair em terreno lento, pois esses s√£o de longe, os pontos fracos do ouri√ßo azul.

  Corredor: Miles “Tails” Prower
  Tipo: Technique
  Carro: Whirlwind Sport

  O fiel companheiro do Sonic adora o seu novo carro brilhante, e est√° doido para colocar a m√£o na massa e come√ßar a adicionar partes customizadas para melhorar a sua performance.

  Infelizmente, o pior personagem da categoria Technique em termos de status base, Tails simplesmente perde para os demais aqui e depende dos mods para ter alguma chance.

  Corredor: Knuckles the Echidna
  Tipo: Power
  Carro: Land Breaker

  Knuckles nunca se cont√©m e o seu novo carro √© resistente o suficiente para que ele atravesse com tudo qualquer coisa que se oponha em seu caminho.

  O tanque do time, Knuckles n√£o est√° para brincadeira e deve se impor na pista mandando a concorr√™ncia pra fora. N√£o tenha medo de bater nos outros, mas tome cuidado com as retalia√ß√Ķes, como a sua Acceleration √© horr√≠vel, ser√° sempre dif√≠cil se recuperar caso bata na parede, o que n√£o √© dif√≠cil de acontecer gra√ßas ao seu Handling baixo.

  Team Amy: Amy, Chao e Big juntam for√ßas. Se voc√™ vai correr, √© bom fazer isso com estilo:

  Corredor: Amy Rose
  Tipo: Speed
  Carro: Pink Cabriolet

  O comportamento alegre da Amy esconde um veio competitivo bem espinhento, e o seu novo carro o ajudar√° a ficar um passo √† frente da competi√ß√£o. Tentem acompanhar, garotos!

  Com um carro com formato de sabonete e status mais equilibrados do que o Sonic, Amy n√£o √© t√£o r√°pida quanto o ouri√ßo, mas consegue a vantagem nos demais status, al√©m de ser mais durona.

  Corredor: Chao (Neutral, Hero, Dark e Omochao)
  Tipo: Technique
  Carro: Chao Pod

  Os Chao podem parecer ador√°veis, mas s√£o monstros na pista e est√£o disposto a vencer a qualquer custo!

  Surpresa e decep√ß√£o ao mesmo tempo, j√° que eles entraram no lugar da Cream sem nenhuma explica√ß√£o, eles foram uma adi√ß√£o interessante, j√° que muitos pedem o retorno dos Chao, e ainda mais que s√£o jog√°veis. Com status altos e bem equilibrados, eles provavelmente s√£o o melhor corredor da categoria Technique.

  Corredor: Big the Cat
  Tipo: Power
  Carro: Frog Cruiser

  O gentil e despreocupado gigante est√° dando um tempo na pescaria para uma aventura em alta-octanagem.

  Big sacrifica um pouco de Boost para ter mais Top Speed e Defense que os demais personagens, mas ainda assim √© fraco de Acceleration e Handling.

  Team Vector: tr√™s figuras formid√°veis no combate ao mal se uniram para se tornarem uma poderosa for√ßa automotiva:

  Corredor: Blaze the Cat
  Tipo: Speed
  Carro: Royal Chariot

  A elegante princesa de outra dimens√£o adora mostrar os seus far√≥is traseiros para qualquer um que ela deixe para tr√°s na largada.

  Provavelmente a personagem mais pedida para estar no ASRT, Blaze possui um enfoque maior em velocidade que a Amy, mas sacrifica um pouco de controle para isso, ent√£o tire o m√°ximo de proveitos nas retas e fa√ßa o seu melhor nas curvas.

  Corredor: Silver the Hedgehog
  Tipo: Technique
  Carro: Lightron

  Como o protetor psicocin√©tico do tempo que veio de 200 anos no futuro, √© o seu dever garantir que o passado (presumido) de vit√≥rias da equipe se mantenha.

  Outro personagem que tamb√©m fez falta no ASRT. Com um pouco mais de Boost que o Tails e menos Acceleration, aproveite as pistas com muitos Boost Pads para garantir a lideran√ßa.

  Corredor: Vector the Crocodile
  Tipo: Power
  Carro: Beat Monster

  Este imponente detetive escamoso tem o que √© preciso para vencer, contanto que o dinheiro do pr√™mio seja bom.

  Personagem que parece perdido neste time, a impress√£o que d√° √© que n√£o sabiam qual personagem de for√ßa colocar e ent√£o escolheram o Severino da franquia Sonic. Assim como todos os personagens de Power, Vector vai ter problemas em curvas e retomar a velocidade quando perde o controle, mas n√£o est√° nem a√≠ pra armadilhas e os carros advers√°rios.

  Team Dark: Shadow, Rouge e Omega s√£o conhecidos por colocarem os seus interesses pessoais a frente do resto, mas ser√° que eles conseguir√£o se unir como um time?

  Corredor: Shadow the Hedgehog
  Tipo: Speed
  Carro: Dark Reaper

  A Forma de Vida Suprema pode rivalizar o Sonic tanto em velocidade quanto em habilidade, dentro e fora das pistas.

  Como esperado, Shadow √© bem semelhante ao Sonic, tanto que eles possuem os mesmos status. Literalmente. Apenas os mods conseguem diferenciar isso.

  Corredor: Rouge the Bat
  Tipo: Technique
  Carro: Lip Spyder

  Como uma ca√ßadora profissional de tesouros, Rouge n√£o tem o costume de sair de m√£os abanando e n√£o pretende come√ßar agora.

  Com os mesmos status que o Tails, por√©m mais Top Speed e menos Handling, ela se d√° um pouco melhor do que a raposa em pistas com mais retas.

  Corredor: E-123 Omega
  Tipo: Power
  Carro: Cross Dozer

  O √ļltimo rob√ī da s√©rie E do Dr. Eggman, Omega √© uma for√ßa poderosa com uma vontade vingativa de ganhar.

  Com um pouco mais de Acceleration e menos Defense que o Knuckles, ele pode n√£o se dar t√£o bem quando o equidna quando se trata de bater nos outros, mas se d√° melhor quando atingido.

  Team Eggman: o trio de inimigos improv√°veis formam uma equipe s√≥lida apesar dos seus conflitos motivacionais:

  Corredor: Metal Sonic
  Tipo: Speed
  Carro: Formula M

  Metal Sonic √© uma exata r√©plica do nosso her√≥i, exceto o fato dele ser um rob√ī maligno. Teria ele um motivo oculto para estar correndo?

  Apesar de ser uma c√≥pia do Sonic, seu status n√£o s√£o, j√° que ele possui mais Handling e menos Top Speed, o que o faz um monstro de velocidade nas curvas, pelo menos mais do que o Sonic.

  Corredor: Dr. Eggman
  Tipo: Technique
  Carro: Egg Booster

  Dando um tempo nos seus esquemas man√≠acos apocal√≠pticos, Dr. Eggman est√° aproveitando um descanso com seus velhos rivais. Como se f√īssemos acreditar nisso… O que ser√° que ele est√° realmente tramando?

  O √ļnico personagem dessa categoria que n√£o muda apenas um status com rela√ß√£o do Tails, ele tem menos Acceleration e Handling, mas ganha em Boost e Top Speed, o que o torna melhor em pistas com menos curvas fechadas.

  Corredor: Zavok
  Tipo: Power
  Carro: Road Dragoon

  Zeti e antigo l√≠der dos Deadly Six, Zavok √© uma for√ßa poderosa na pista que sabe como impor o seu peso sobre os demais corredores.

  O Bowser vermelho… digo… o personagem que ningu√©m sentiu falta est√° de volta e pronto para… ser capacho do Eggman (?) em seu mais novo plano maligno. Zavok √©, provavelmente, o melhor corredor para Time Attacks do jogo, j√° que ele possui os melhores status de Top Speed e Boost juntos.

  Habilidades de equipe

  O ponto central do jogo, √© aqui que corridas s√£o ganhas e perdidas. De fato, as habilidades de equipe s√£o t√£o importantes, que a individualidade pagou um pre√ßo caro no TSR. Voc√™ ser um excelente corredor por conta n√£o √© o suficiente e voc√™ ser√° facilmente vencido por qualquer equipe que saiba o b√°sico de jogar juntos e tirar vantagens destas mec√Ęnicas.

  Tais mec√Ęnicas n√£o tem como fun√ß√£o apenas dar vantagem aos times, mas tamb√©m para preencher a barra do Team Ultimate, que √© uma habilidade extremamente forte e que deve ser perseguida sem d√≥.

  Infelizmente, parece que tais mec√Ęnicas n√£o foram testadas o suficiente, pois duas delas s√£o facilmente abus√°veis ao ponto de ser obrigat√≥rio para carregar o Team Ultimate rapidamente e ganhar ainda mais vantagem.

  Vale lembrar que o jogo possui um modo solo e nele voc√™ n√£o ter√° acesso a essas habilidades. Existem 5 habilidades de equipe ao todo:

  Slingshot: o corredor mais bem posicionado de cada equipe deixar√° uma trilha de energia amarela no ch√£o, chamada de Slipstream, que segue o caminho que ele fez e apenas os membros daquela equipe podem ver. Qualquer membro de equipe que ficar em cima do Slipstream ganha um aumento instant√Ęneo de velocidade e come√ßa a carregar o Slingshot, e ao sair de cima do Slipstream voc√™ usar√° um Boost equivalente ao tempo que ficou em contato. Fique de olho na cor da aura ao redor do seu carro para saber em que n√≠vel est√°, se voc√™ chegar ao n√≠vel 3, o Boost ser√° de n√≠vel 5. Tome cuidado quando sair do Slipstream, pois existe um tempo de recarga para voc√™ come√ßar a ser afetado por ele novamente, caso tenha usado um Slingshot.

  Skimboost: quando um membro de equipe passa pr√≥ximo de outro (ou bate na traseira dele), com uma diferen√ßa de velocidade significativa (n√£o importa se o corredor est√° lento por ter sido atingido ou brecou de prop√≥sito), o corredor mais lento receber√° um Boost de n√≠vel 4 ap√≥s alguns momentos. O jogo incentiva a troca de Skimboosts, pois as vezes, o corredor mais lento ganha um impulso t√£o grande que ultrapassa o que estava mais r√°pido dando um Skimboost a ele, por√©m, √© a√≠ que acontece o abuso, pois se o jogador que ficou na frente frear e esperar o que recebeu o Skimboost pass√°-lo, eles poder√£o criar uma cadeia infinita de Boosts de n√≠vel 4 ao ponto que ganharem muita vantagem se feito da forma correta, sem contar que estar√£o carregando o Team Ultimate.

  Item Box Transfer: outra mec√Ęnica facilmente abus√°vel. Ao pressionar o bot√£o de Item Box Transfer, voc√™ oferecer√° o item que estiver segurando para outro membro da sua equipe, caso n√£o tenha um item, voc√™ pedir√° por um, e se outro corredor apertar o mesmo bot√£o, a transfer√™ncia de item ocorre e a barra do Team Ultimate √© carregada. O item que o jogador recebe n√£o √© necessariamente o mesmo que foi enviado, mas alguns Wisps s√£o transferidos com mais cargas, ou seja, voc√™ receber√° 3 de um Wisp ao inv√©s de 2, o que torna muito vantajoso e quase obrigat√≥rio a passagem de itens, a menos que voc√™ realmente precise us√°-lo, pois voc√™ fortalecer√° a equipe. E √© exatamente nisso que acontece o abuso, n√£o somente voc√™ pode ficar passando os itens o tempo todo sem parar para ganhar carga no Team Ultimate, mas voc√™ pode usar 2 cargas do Wisp e transferir, o jogador que receber vai ganhar 3 cargas, ent√£o ele usa 2 e passa. Isso cria um ciclo infinito de troca, uso e carregamento do Team Ultimate a partir de um √ļnico item.

  Rival Takedown: atingir um corredor da equipe rival ajudar√° a preencher a barra de Team Ultimate. Apesar do jogo n√£o deixar claro qual √© o time rival, √© aquele que est√° na frente do seu na coloca√ß√£o geral das equipes (mostrada no canto esquerdo da tela ao centro). Os corredores que fazem parte daquela equipe ficar√£o com um contorno vermelho ao redor deles, para melhor identifica√ß√£o.

  Team Ultimate: o pr√™mio final de se usar todas as habilidades de time. Toda vez que alguma habilidade de equipe √© usada por qualquer membro dessa equipe, a barra do Team Ultimate (que fica logo atr√°s do seu carro) se preenche parcialmente e quando cheia, voc√™ pode ativar o Team Ultimate. Quando ativado, ele o torna invulner√°vel e concede um boost de n√≠vel 6 durante toda a dura√ß√£o. Infelizmente apenas a sua velocidade √© alterada, mas n√£o o seu controle, ent√£o tome cuidado aonde o ativa e com as curvas e saltos, pois se voc√™ cair da pista, o seu Team Ultimate acabar√° imediatamente. Existem duas formas de aumentar a dura√ß√£o desta habilidade, uma delas √© quanto mais corredores do seu time estiverem com ela ativada ao mesmo tempo, far√° com que a barra de dura√ß√£o drene mais lentamente. A outra forma de aumentar a dura√ß√£o √© atropelando os advers√°rios. Portanto, tenha cuidado quando for usar essa habilidade, mas tamb√©m evite segur√°-la por muito tempo, pois voc√™ j√° poderia estar carregando outro Team Ultimate.

  Garagem

  Aqui √© onde voc√™ customiza os carros (isso depois de se desipnotizar da m√ļsica). Mude o esquema de cores do seu carro, as cores em si, a textura delas, mude sua buzina e at√© mesmo aplique adesivos, al√©m de, claro, mudar as partes dos carros para alterar a sua performance.

  Voc√™ n√£o pode mudar as habilidades inerentes a cada tipo de corredor (como pegar o Sonic e transform√°-lo num corredor do tipo Power), mas pode alterar os seus status para melhorar o que os personagens tem de bom, ou cobrir as suas fraquezas.

  Com rela√ß√£o aos mods, que s√£o as partes que alteram a performance dos carros, existem 3 partes principais para serem mudadas: frente, traseira e rodas. Cada uma delas possui 3 op√ß√Ķes que permite que voc√™ perca for√ßa em algum lugar mas ganhe em outra, ent√£o cabe a voc√™ equilibrar as perdas e ganhos para deixar o carro da forma que achar melhor. Existem, tamb√©m, 3 vers√Ķes lend√°rias de cada pe√ßa, elas n√£o tem nenhuma diferen√ßa com rela√ß√£o as vers√Ķes b√°sicas delas, a n√£o ser na apar√™ncia dourada e se voc√™ equipar as 3 partes do seu carro com pe√ßas lend√°rias, todo o seu carro ficar√° dourado, ignorando qualquer op√ß√£o de cor e Vinyl que voc√™ tenha escolhido.

  J√° na parte de cores, voc√™ deve escolher um dos temas de cores pr√© existentes para customizar o carro, e ent√£o, voc√™ pode escolher qualquer uma das 4 cores dispon√≠veis no tema para colocar no seu carro. Se voc√™ tiver equipado alguma que brilha, voc√™ tamb√©m poder√° mudar a cor do brilho. Ao escolher cada cor, voc√™ tamb√©m poder√° escolher a textura dela, voc√™ pode escolher algo mais metalizado, plastificado ou neutro, o que muda significativamente a apar√™ncia.

  Nos Vinyls, voc√™ pode escolher um esquema de adesivos para colocar no carro, eles ser√£o sempre aplicados na frente e nas das laterais do carro, mas tome cuidado, pois algumas pe√ßas dos carros podem cobrir o Vinyl por completo. Infelizmente, o esquema de cores dos Vinyls ser√° o mesmo que voc√™ escolheu para o carro, mas ao menos voc√™ pode alterar as cores.

  Na parte de buzinas (Horns), voc√™ pode escolher qual buzina o seu carro ter√°. S√£o v√°rias op√ß√Ķes, mas boa parte delas s√£o meio sem gra√ßa.

  Team Adventure

  Modo hist√≥ria do jogo, onde voc√™ progride atrav√©s de um mapa, enquanto vence corridas e desafios para destravar a pr√≥xima fase, enquanto acompanha uma trama bem simples, mas que tem o seu charme com as cutscenes est√°ticas e as falas dos personagens, que s√£o engra√ßadas as vezes. Aqui voc√™ descobrir√° quem √© esse tal de Dodon Pa, suas motiva√ß√Ķes e por que ele deu um carro de corrida para todos.

   √Č aqui que alguns cosm√©ticos s√£o destravados, desde esquemas de cores, a Vinyls e buzinas. Cada cap√≠tulo vir√° com desafios para voc√™ ganhar estrelas e chaves. Voc√™ precisa de estrelas para destravar os portais que bloqueiam o seu progresso e as chaves servem para voc√™ destravar Vinyls. Vencer uma fase no Hard, destravar√° o Expert e vencer todas as fases de um cap√≠tulo no Expert, destravar√° um esquema de cores para os carros.

  V√°rias fases s√£o opcionais, mas voc√™ ter√° que passar todas se quiser destravar tudo. √Č poss√≠vel jogar em multiplayer local aqui, o que facilita, e muito, o seu progresso aqui j√° que voc√™ n√£o precisa lidar com a IA defasada no seu time.

  S√£o ao todo 7 cap√≠tulos, cada um deles se passando em uma das zonas do jogo. Aqui voc√™ n√£o ter√° apenas corridas convencionais de uma pista, mas tamb√©m encontrar√° eventos como Grand Prix, Ring Challenge, Traffic Attack, Daredevil, Destruction, Survival Race e Eggpawn Assault:

  • Grand Prix: √© uma sequ√™ncia de 4 corridas seguidas onde o que importa √© a pontua√ß√£o total ao final delas;
  • Ring Challenge: colete an√©is para marcar pontos. Pegue an√©is fazendo Drift para aumentar o tempo restante e a pontua√ß√£o ganha;
  • Traffic Attack: desvie dos robozinhos enquanto passa nos checkpoints para aumentar o tempo restante;
  • Daredevil: passe em Drift o mais pr√≥ximo poss√≠vel dos Star Posts, mas sem bater neles, para ganhar pontos, passe do lado vermelho para aumentar o tempo restante e o multiplicador de pontua√ß√£o;
  • Destruction: destrua os alvos, seja atirando neles ou atropelando. Fa√ßa isso enquanto usa o Drift para aumentar o tempo restante e o multiplicador de pontua√ß√£o;
  • Survival Race: ao final de cada volta, os √ļltimos corredores s√£o eliminados. Sobreviva at√© o fim para vencer;
  • Eggpawn Assault: corra em meio a uma gangue de Eggpawns e destrua o m√°ximo que puder, seja atirando neles ou atropelando, para marcar pontos, mas cuidado pois alguns deles v√™m com surpresinhas. Use o Drift enquanto os destr√≥i para ganhar mais pontos.
  Grand Prix

  Modo de jogo que ficou meio redundante devido ao Team Adventure e por n√£o destravar nada, ele √© mais como um modo extra onde voc√™ joga por 5 Grand Prix com 4 pistas cada. Por algum motivo, as pistas Thunder Deck, Dark Arsenal e Turbine Loop n√£o est√£o dispon√≠veis aqui.

  Este modo √© bem √ļtil para quem quer jogar multiplayer local, ou se divertir offline sem ter que ca√ßar as pistas no modo Team Adventure.

  Aqui √© poss√≠vel jogar tanto em time quanto solo.

  Exhibition Race

  Similar ao Grand Prix, mas aqui voc√™ escolhe apenas uma pista para correr. Tamb√©m √© poss√≠vel jogar em multiplayer local aqui.

  Este modo serve mais para treino, caso esteja tendo dificuldade em alguma pista no Team Adventure ou queira se aventurar no Multiplayer, ou apenas para se divertir em uma pista em espec√≠fico.

  Aqui voc√™ tamb√©m pode jogar solo ou em equipe, e escolher a dificuldade que quiser.

  Time Trial

  O famoso modo Time Attack que n√£o pode faltar nos jogos de Sonic. Compita sozinho nas pistas pelos melhores tempos. Voc√™ pode competir com os fantasmas programados para destravar as medalhas, ou baixar o fantasma de algu√©m online para tentar bat√™-lo (isso se n√£o for de um cheater).

  Infelizmente, assim como no ASRT, a sua primeira volta ser√° morta, pois voc√™ n√£o ter√° tempo o suficiente para adquirir velocidade e cada volta lhe concede 3 White Boosts para usar, ent√£o voc√™ sempre vai poder come√ßar a segunda volta muito mais embalado que na primeira.

  Voc√™ pode correr em qualquer pista do jogo e com qualquer personagem. O personagem mais comum de se ver neste modo √© o Zavok, pois ele possui os melhores status de Boost e Top Speed do jogo, que s√£o os status mais importantes para este modo de jogo. Todas as armadilhas das pistas s√£o removidas, exceto o terreno lento, ent√£o voc√™ n√£o vai precisar se preocupar em desviar de coisas aleat√≥rias que comprometeriam sua performance.

  E claro, tudo isso conta com uma leaderboard online, onde voc√™ pode deixar o seu melhor tempo ou baixar de algu√©m para servir de fantasma, que s√£o extremamente √ļteis para mostrar o melhor caminho em cada pista.

  Multiplayer Online

  O que se tornou uma verdadeira cidade fantasma semanas depois do lan√ßamento do jogo. Este modo foi o que mais sofreu com os bugs e problemas de performance que v√£o desde instabilidades nas conex√Ķes, causando dessincronismo e at√© mesmo ejetando jogadores da partida, a at√© mesmo n√£o conseguir encontrar lobbys.

  Aqui existem v√°rios modos de jogo e eventos que podem ser desfrutados:

  • Matchmaking: encontre jogos com pessoas ao redor do mundo;
    • Quick Play: jogue casualmente contra outros jogadores;
    • Team Race: jogue um modo mais competitivo em equipe contra outros jogadores, voc√™ pode jogar valendo rank ou n√£o;
    • Standard: modo mais competitivo contra outros jogadores, por√©m solo, voc√™ tamb√©m pode jogar rankeado ou n√£o;
  • Create Custom Lobby: crie a sua pr√≥pria sala e convide quem voc√™ quiser para jogar;
  • Join Friend’s Custom Lobby: acesse a sala criada por um amigo.

  No modo multiplayer online, voc√™ pode jogar qualquer fase do jogo ou qualquer um dos eventos dispon√≠veis. Al√©m dos eventos j√° descritos no modo Team Adventure, existem mais eventos:

  • Boost Race: todas as caixas de itens conter√£o apenas White Boosts;
  • Rocket Race: todas as caixas de itens conter√£o apenas Orange Rockets;
  • King of the Hill: fique na primeira coloca√ß√£o para ganhar pontos. Atinja o limite de pontos para ganhar;
  • Lightning Race: raios atingem os corredores peri√≥dicamente e voc√™ deve usar a invencibilidade para se defender. Basta segurar o bot√£o de Use Item para isso;
  • Vampire Race: colete an√©is para aumentar a sua velocidade. Use o Violet Void para roubar an√©is dos se advers√°rios. Voc√™ perde an√©is ao longo do tempo.

  Vale lembrar que se voc√™ ficar muito tempo sem jogar no modo rankeado, o seu rank come√ßar√° a diminuir gradativamente.

  Pistas

  O jogo conta com um total de 21 pistas (42 se contar as vers√Ķes espelhadas), sendo que 9 delas foram copiadas direto do All-Stars Racing ou All-Stars Racing Transformed e s√£o id√™nticas em seus tra√ßados, ou seja, apenas 12 pistas foram feitas para o Team Sonic Racing. Todas s√£o baseadas em alguma fase de algum jogo do Sonic. Como o jogo n√£o conta com mec√Ęnicas de transforma√ß√£o, eventos ou nada do g√™nero, as pistas s√£o mais simples e n√£o possuem mudan√ßas em seu tra√ßado, logo todas as voltas s√£o id√™nticas. As pistas est√£o divididas em 7 zonas:

  Planet Wisp

  Wisp Circuit: a menor e mais simples pista do jogo, ela √© bem direta e sem muitos caminhos, existe apenas uma bifurca√ß√£o em 3 caminhos no meio dela, onde voc√™ n√£o deve escolher o caminho do meio, o looping gigante, pois √© de longe o maior, o caminho da direita √© levemente mais curto que o da esquerda. Ao final da volta, uma grande queda permitir√° que voc√™ fa√ßa alguns stunts, mas tome cuidado para n√£o bater na arquibancada ou no teto dela.

  Mother’s Canyon: hora de visitar a m√£e Wisp novamente enquanto corre por este canyon cheio de quedas e caminhos suspensos no ar. Existe uma rampa bloqueada para os personagens de Power seguir que resulta em um pequeno, mas significativo corte de caminho com chance de stunts. Logo ap√≥s o caminho rosa, voc√™ entrar√° em um t√ļnel cil√≠ndrico com um rio bem no meio, voc√™ pode girar a vontade dentro deste t√ļnel, mas cuidado com os obst√°culos e com a √°gua enquanto tenta pegar os Boost Pads.

  Doctor’s Mine: direto para uma das constru√ß√Ķes do Dr. Eggman no Planet Wisp, aqui existem muitos cortes de caminhos para os personagens de Technique. Logo ap√≥s a segunda grande curva para a direita, existe um caminho secund√°rio bem √† direita que leva a alguns saltos e boosts. Cuidado com a se√ß√£o com as serras, pois √© muito f√°cil virar o seu carro e acabar ficando preso de ponta cabe√ßa na pista at√© cair lentamente dela.

  Seaside Hill

  Ocean View: direto do ASRT, ela se mant√©m como uma pista bem pequena e simples. Como de se esperar, a queda da pista logo depois da largada ainda est√° l√° e o item de invicibility est√° ali. Aproveite o salto logo depois das primeiras curvas para fazer um Drift Stunts no ar e depois siga pelo caminho da esquerda, pois o looping gigante, como sempre, √© o pior caminho, mas cuidado para n√£o ser esmagado pelas pedras rolantes gigantes. Mais algumas curvas e voc√™ chegar√° ao final da pista.

  Lost Palace: direto do ASR, tome muito cuidado com os badniks logo depois da largada, pois eles adoram entrar na sua frente. Cheia de curvas sinuosas, inclinadas e at√© parafusos, voc√™ vai precisar estar preparado para virar rapidamente de um lado para o outros aqui. O pequeno salto antes do t√ļnel permite apenas um Stunt, mas √© arriscado, o salto mais √† frente √© bem melhor para Stunts. Logo ap√≥s o segundo salto se voc√™ for um personagem Technique, poder√° ir para o caminho da esquerda na √°gua para cortar caminho e fazer alguns Stunts.

  Whale Lagoon: tamb√©m direto do ASR, suas curvas e bifurca√ß√Ķes que se encontram pelo meio do caminho criam momentos perigosos para batidas. Cuidado com a enorme curva em espiral, pois se voc√™ entrar muito tarde, poder√° cair da pista e se entrar muito forte, poder√° ser atingido pelas molas e jogado para longe, al√©m de perder velocidade. A bifurca√ß√£o na praia √© perigosa no caminho da esquerda, pois existe √°gua e badniks no caminho, mas a recompensa √© um item de Invincibility.

  Glacierland

  Ice Mountain: cheia de caminhos alternativos e saltos, esta pista √© a primeira de grande dificuldade do jogo. Personagens de Technique se destacar√£o aqui, pois existem 2 caminhos em terreno lento e uma curva fechada com chicane. Logo de cara, siga pelo caminho da esquerda e se mantenha nele at√© o fim, depois use a rampa para ir no caminho mais alto e, se voc√™ for do tipo Technique, poder√° seguir pela esquerda no terreno lento. Ap√≥s os saltos e a curva para a esquerda, voc√™ ter√° a bifurca√ß√£o onde o caminho da esquerda √© para os corredores Technique e o da direita √© cheio de estalagmites. Mais adiante, na curva final, existe a √°rea de terreno lento na parte de dentro da curva que pode ser um excelente corte de caminho.

  Frozen Junkyard: um tecno-cemit√©rio de rob√īs do Dr. Eggman no meio do gelo. Uma pista com boas oportunidades para personagens Power, aqui a corrida j√° come√ßa com dois caminhos para se seguir, sendo o reto o mais perigoso e tamb√©m o menor. Na curva, quebre a porta de gelo e v√° por dentro da caverna, quando sair, pegue o caminho da direita e mantenha-se o mais a direita poss√≠vel durante o resto do percurso e tome cuidado com o Death Egg Robot.

  Hidden Volcano: o que acontece quando se mistura Fire and Ice? N√£o, n√£o √© um Sonic Boom, mas sim uma pista com um vulc√£o no meio de uma geleira. Ainda n√£o √© doido o suficiente? Tudo bem, tem um golem de lava tamb√©m que fica atacando os corredores durante a corrida. √ďtima pista para personagens Technique, devido a lava ser terreno lento e resultar em alguns cortes de caminho. A √ļnica bifurca√ß√£o aqui √© um caminho secreto logo na curva de gelo em espiral para baixo, onde se voc√™ cair logo ap√≥s o segundo Boost Pad, existe um caminho mais curto l√° embaixo. Esta √© uma pista onde voc√™ precisar√° otimizar cada manobra sua para fazer melhor.

  Casino Park

  Roulette Road: outra direto do ASR que tamb√©m esteve no ASRT. Seu tra√ßado √© bem simples e o caminho √© √ļnico, ent√£o aqui √© otimizar as curvas e zig zags, pois eles s√£o muitos. Depois da sequ√™ncia de subidas e descidas verticais, vir√° uma grande curva para a direita, tente pegar mais de um Boost Pad por vez, ent√£o o zig zag no meio das fichas vai testar a sua habilidade e o seu n√≠vel de Handling. Na bifurca√ß√£o de caminhos v√° pela esquerda, pois √© o mais f√°cil de se manter o drift.

  Bingo Party: outra do ASR, cuidado com o zig zag logo na largada. Com bem mais sobe e desce verticais, apenas tome cuidado com as curvas logo depois deles. Assim como na Roulette Road, a bifurca√ß√£o com uma grande curva est√° de volta, desta vez √© melhor ir pela direita, mas cuidado, pois logo ap√≥s a curva as pistas se cruzam podendo causar acidentes. Mais √† frente voc√™ entrar√° na mesa de pinball, ent√£o cuidado para n√£o bater em algo. Existem 2 saltos claros nesta pista, use-os para fazer o m√°ximo de Stunts que puder.

  Pinball Highway: sim, mais uma do ASR e n√£o, voc√™ n√£o est√° ficando doido se acha que essas 3 pistas s√£o muito parecidas. Com um zig zag logo na largada, cuidado para n√£o bater nos obst√°culos, feche muito bem as curvas e pegue todos os Boost Pads no caminho, especialmente no t√ļnel. Quando cair na mesa de Pinball, cuidado para n√£o ser atropelado pela bola gigante. No √ļnico salto da pista, √© poss√≠vel atravessar toda a se√ß√£o com uma √ļnica sequ√™ncia de Drift Stunts bem feita.

  Sandopolis

  Sand Road: Desenterrada das profundezas do Sonic Adventure, √© uma pista com tra√ßado bem simples e que favorece personagens Technique. Desvie dos bancos de areia enquanto faz as curvas o mais fechado poss√≠vel, e ent√£o siga pelo caminho da direita logo depois da ponte e fique esperto para pegar o corte de caminho √† esquerda que nem no mapa aparece. Logo ap√≥s, voc√™ chegar√° ao oasis, onde voc√™ pode seguir pela √°gua, se o seu personagem puder, mas caso tenha que ir pela areia, cuidado com os badniks.

  Boo’s House: com o retorno dos famosos fantasmas da franquia Sonic, √© hora de voltar para as pir√Ęmides. Com um tra√ßado simples, tome muito cuidado nas curvas e nos saltos, pois √© f√°cil perder o controle aqui. Nas descidas, procure sempre usar a rampa para ter mais tempo no ar e poder fazer v√°rios Stunts. Assim que chegar na parte com v√°rios fantasmas e paredes de energia, fique esperto, pois existe um corte de caminho na parede da esquerda, logo antes da curva, que n√£o est√° no mapa. Do mais, √© tomar cuidado pra n√£o cair na areia fofa.

  Clockwork Pyramid: pista visualmente linda, aqui √© fazer curvas e bem, e claro, desviar das armadilhas. A pista possui diversas lombadas bem sutis, mas que se bem aproveitadas, rendem um Stunt. Cuidado com o terreno lento, √© dif√≠cil enxerg√°-lo aqui, e quando chegar na parte com os canos de vapor, existe uma rampa de cada lado de fora da pista, √© poss√≠vel pegar as duas, mas perigoso por conta do vapor.

  Rooftop Run

  Market Street: hora de correr por paredes e telhados, enquanto desvia de mesas, cadeiras e bueiros soltando √°gua. Uma pista bem t√©cnica e cheia de n√≠veis diferentes de terreno, √© f√°cil se perder aqui ou n√£o perceber que aquele telhado ali era um caminho e dos bons. Com um corte de caminho f√°cil de se visualizar √† direita logo depois da primeira queda, tome cuidado para n√£o bater na parede. Aqui voc√™ encontrar√° a primeira sequ√™ncia de saltos nos bal√Ķes, n√£o h√° como errar, j√° que √© algo autom√°tico, mas fazer Stunts aumentar√° a sua velocidade a cada salto. Tome cuidado por qual telhado voc√™ vai querer seguir, pois nem sempre l√° √© o melhor caminho.

  Haunted Castle: uma pista bem psicod√©lica e capciosa, as curvas aqui s√£o bem fortes e os saltos podem dar errado com facilidade. Tome muito cuidado com as engrenagens gigantes e com a √°gua na se√ß√£o do esgoto. Existe uma parede para se quebrar antes do esgoto que culmina em um corte de caminho do esgoto, mas cuidado para n√£o acabar caindo na √°gua. Personagens Technique ter√£o uma vida mais f√°cil aqui, j√° que podem passar pela √°gua sem problemas. Cuidado tamb√©m com as est√°tuas gigantes e seu machados, tente ficar bem pr√≥ximo de alguma das paredes ou exatamente no meio da pista.

  Sky Road: outra pista linda, agora voc√™ vai para as alturas enquanto faz saltos que parecem nunca ter fim. Aqui √© f√°cil cair da pista em certas curvas, ent√£o se voc√™ n√£o tiver um Handling alto, entre forte e cedo nessas curvas, cuidado com os saltos nos bal√Ķes e tente pegar os an√©is durante eles. Na parte do zig zag, se voc√™ cair na pista no lado direito, existe um bal√£o posicionado ali para voc√™ voltar e fazer Stunts. Quando a pista se dividir, nem se preocupe com as pistas laterais, n√£o valem a pena, fique no meio mesmo, mas cuidado para n√£o cair da pista mais a frente. E cuidado com a gosma verde no t√ļnel.

  Final Fortress

  Thunder Deck: sim, mais uma sequ√™ncia de repetecos do ASR. Com um tra√ßado sem muito o que dizer, basta tomar cuidado com as curvas e aproveitar as poucas lombadas na pista para fazer Stunts. As bifurca√ß√Ķes de caminho tem pouca relev√Ęncia, mas fique atento na primeira, pois a pista pode estar liberada no centro para cortar caminho, e basta voc√™ se focar em fazer o m√°ximo nas curvas e Drift que voc√™ se dar√° bem aqui. Tome cuidado com os lasers logo depois da largada.

  Dark Arsenal: tamb√©m do ASR, √© bom que voc√™ goste de curvas, pois isso √© praticamente tudo o que existe nessa pista. As poucas se√ß√Ķes retas possuem armadilhas, ent√£o fique atento. Logo depois da largada, √© poss√≠vel seguir reto na pista ao inv√©s de virar para um corte de caminho, e o mesmo vale para quando voc√™ estiver no retorno, j√° que a pista √© praticamente espelhada. No mais √© isso, seja bom de curvas e tome conta do dedo que voc√™ usa pra segurar o bot√£o do Drift.

  Turbine Loop: √ļltima pista do jogo e tamb√©m a √ļltima repetida do ASR. Com um tra√ßado estranhamente simples para essa altura do jogo, apenas fique atento com as armadilhas no meio da volta e aproveito as poucas lombadas para fazer Stunts.

  Mod Pods e destrav√°veis

  As √ļnicas formas de se destravar qualquer coisa neste jogo √© atrav√©s do Team Adventure ou das lootboxes… digo… dos Mod Pods, e a grande maioria dos destrav√°veis est√£o nos Mod Pods: pe√ßas de performance, temas de cores, Vinyls e buzinas.

  Voc√™ compra os Mod Pods usando cr√©ditos do jogo. Ao final de cada corrida, a sua performance ser√° convertida em cr√©ditos, logo, quanto melhor voc√™ for nas corridas, mais cr√©ditos ganhar√°. Ou seja, felizmente, n√£o h√° como usar dinheiro de verdade nem nada do tipo para comprar os Mod Pods, apenas jogando o jogo.

  O conte√ļdo das Mod Pods √© aleat√≥rio, mas voc√™ n√£o pode tirar cosm√©ticos repetidos, apenas as Bonus Box podem vir repetidas, j√° que voc√™ pode armazenar at√© 5 de cada.

  E claro, como era de se esperar, as vers√Ķes lend√°rias das pe√ßas dos carros s√£o mais raras, por√©m, assim que voc√™ completar a cole√ß√£o com todas as pe√ßas comuns, as lend√°rias come√ßar√£o a vir com mais frequ√™ncia.

  Abrir Mod Pods √© um processo lento e tedioso (ao menos voc√™ pode sentir a luz do sol enquanto o faz), pode at√© ser legal no come√ßo, mas depois de um tempo voc√™ vai estar spammando o bot√£o enquanto eles abrem lentamente. N√£o √© dif√≠cil voc√™ conseguir cr√©ditos o suficiente para abrir 4 Mod Pods por corrida.

  J√° no modo Team Adventure, voc√™ pode destravar alguns temas de cores, Vinyls e buzinas. As buzinas e Vinyls basta voc√™ pegar todas as estrelas e chaves que voc√™ vai destravando tudo. J√° os esquema de cores √© um pouco mais complicado, pois voc√™ precisa vencer todas as corridas na dificuldade Expert e o jogo n√£o mostra quais voc√™ j√° fez, ent√£o se estiver precisando de algum tema de cor em espec√≠fico, veja o nome dele, procure aquele cap√≠tulo/zona no modo Team Adventure e ven√ßa tudo no Expert.

  An√°lise Geral

  Team Sonic Racing √© um bom jogo, mas que n√£o chega aos p√©s do seu antecessor, o All-Stars Racing Transformed. Com a remo√ß√£o das transforma√ß√Ķes e das mudan√ßas nas pistas durante a corrida, o jogo perdeu muito mais do que ganhou com as mec√Ęnicas de time. Tudo isso somado √† pouca quantidade de personagens, alguns times sem muito sentido, reuso de pistas e modos de jogo fez com que o jogo tivesse um ar de pequeno e repetitivo.

  A customiza√ß√£o, embora boa, √© muito limitada. Voc√™ √© preso a temas de cores, n√£o podendo usar quaisquer cores, boa parte das buzinas s√£o fracas e os adesivos s√£o gen√©ricos e ficam presos ao mesmo esquema de cor do carro. J√° na parte das pe√ßas, s√£o apenas 18 por personagem sendo 9 apenas a vers√£o dourada das anteriores.

  A IA defasada do jogo parece n√£o saber como usar as mec√Ęnicas de time, como se n√£o tivessem tido tempo para programar isso. Motivo de muitas reclama√ß√Ķes dos jogadores, elas n√£o conseguem sequer seguir um Slipstream e fazem Skimboost apenas quando o companheiro est√° no caminho (j√° vi a IA desviar propositalmente do companheiro que precisava de um Skimboost). Isso sem contar que ela bate em paredes, passam em terreno impr√≥prio mesmo na dificuldade mais alta, ativa o Team Ultimate sem voc√™, caso voc√™ demore muito para ativar, e muito raramente oferece Wisps. Voc√™ tem que literalmente carregar o seu time para vit√≥ria no modo Team Adventure.

  As mec√Ęnicas de time s√£o for√ßadas ao ponto de valer mais a pena voc√™ parar, literalmente, esperar o seu time te alcan√ßar para ajud√°-los do que manter a primeira posi√ß√£o na corrida e auxili√°-los com Wisps e Slipstreams. Ou todo o seu time est√° nas 3 primeiras coloca√ß√Ķes, ou o seu time est√° perdendo muito por voc√™ n√£o estar l√° ajudando com todas as t√©cnicas de equipe. Por√©m, caso voc√™ esteja jogando com pessoas, que tem compet√™ncia para usar os Wisps de forma correta e aproveitar Slingshots, voc√™ pode garantir mais ficando na frente.

  J√° o modo online veio t√£o quebrado e cheio de bugs que virou uma cidade fantasma em menos de 2 semanas depois do lan√ßamento. Isso somado a falta de comunica√ß√£o dos desenvolvedores e suporte ao jogo p√≥s lan√ßamento (com apenas um patch para melhorar o modo multiplayer tendo sido liberado mais de um m√™s depois do lan√ßamento), fez com que o jogo morresse muito r√°pido. A sensa√ß√£o que ficou foi de um cash grab, onde simplesmente lan√ßaram o jogo com um pre√ßo alto, pouco conte√ļdo e pronto. Especialmente quando se olha para o lado e v√™ o Crash Team Racing sendo lan√ßado um m√™s depois, com mais conte√ļdo, e recebendo atualiza√ß√Ķes logo em seguida.

 Por ter sido constru√≠do em cima do All-Stars Racing Transformed (o que foi comprovado quando os modders come√ßaram a mexer nos arquivos e encontraram v√°rios resqu√≠cios do ASRT), o jogo apresenta exatamente a mesma jogabilidade, o que √© √≥timo para quem j√° era familiarizado com a franquia, ent√£o isso gerou uma transi√ß√£o natural.

  Team Sonic Racing foi t√£o obscurecido pelo Crash Team Racing: Nitro Fueled (devido a enorme quantidade de fan service, personagens, modos de jogo, pistas, atualiza√ß√Ķes, etc), que o jogo praticamente morreu um m√™s depois, quase n√£o se ouve mais pessoas falando dele ou fazendo conte√ļdo na internet. Nem mesmo as empresas envolvidas no jogo falavam mais dele depois do primeiro m√™s. Team Sonic Racing parece um jogo cru, quando comparado com o Crash Team Racing ou at√© mesmo o All-Stars Racing Transformed.

  N√£o h√° duvidas de que a m√ļsica deste jogo √© fenomenal, os gr√°ficos s√£o muito bons e a customiza√ß√£o adiciona um extra bacana, mas esses s√£o os pontos altos. No geral, o jogo n√£o vale o pre√ßo, portanto se voc√™ quiser compr√°-lo, espere por uma boa promo√ß√£o.

  Curiosidades

  Escondidos pelas pistas, foram encontrados sprites cl√°ssicos dos personagens. Algo que √© quase imposs√≠vel de se ver no jogo normalmente, mas que, aparentemente, foi colocado como um easter egg para a comunidade que gosta de modificar o jogo adicionando a c√Ęmera livre. Confiram alguns:

  Para ajudar no marketing do jogo, o Team Sonic Racing ganhou tamb√©m uma web s√©rie animada, no mesmo estilo do Sonic Mania Adventures, chamada Team Sonic Racing Overdrive;

  Aqui est√£o os outdoors encontrados em muitas pistas do jogo:

  Nos arquivos da vers√£o PC do Team Sonic Racing, foram encontrados vest√≠gios de que o jogo foi de fato constru√≠do a partir do All-Stars Racing Tranformed, mas uma imagem chamou mais aten√ß√£o, na imagem que lista a pose dos personagens, Blaze aparece com uma roupa bem diferente, o que sugere, que talvez os personagens teriam um certo redesign para este jogo:

  Richard Acherki, lead designer do Team Sonic Racing, disse em entrevista a Nintendo World Report TV que este √© o primeiro jogo que ele est√° fazendo na SUMO Digital e que boa parte da equipe que est√° trabalhando no jogo √© nova e n√£o trabalhou em nenhum t√≠tulo anterior, contudo eles tem contato com o pessoal que trabalhou no All-Stars Racing e ASRT para usar de refer√™ncia;

  Algumas concept arts do jogo:

  Team Sonic Racing estava para ser lan√ßado no final de 2018, mas o jogo foi adiado at√© Maio de 2019, a desculpa que usaram foi a de que eles precisavam demais tempo para acertar a parte do Multiplayer, mas parece que n√£o adiantou muito, pois mesmo com esse tempo extra, o modo Multiplayer ainda foi lan√ßado cheio de bugs, que foram um dos principais motivos pelo qual o jogo ter ca√≠do em esquecimento de forma t√£o r√°pida.

  Ao final de 2019, o jogo recebeu o t√≠tulo de melhor jogo de esporte/corrida pela Playstation LifeStyle:


 

  Ficha T√©cnica 
Capa do jogo Dados
    Nome: Team Sonic Racing
  Plataformas: Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch e Steam
  G√™nero: Corrida
  Distribuidora: SEGA
  Desenvolvedore: SUMO Digital
  Idioma: Multi-Idiomas
  Data de Lan√ßamento: 21/05/2019
Avaliação Prós/Contras
Gr√°ficos: 9
Som: 10
Jogabilidade: 8
Divers√£o: 7
Nota Final: 7

  Pr√≥s: candidato a melhor trilha sonora de todos os jogos do Sonic e jogabilidade id√™ntica ao All-Stars Racing Transformed.

  Contras: sensa√ß√£o de retrocesso com rela√ß√£o ao seu antecessor, bugs que atrapalham na divers√£o, muito conte√ļdo reutilizado, poucos personagens, pre√ßo alto, mec√Ęnicas de time altamente abus√°veis e total descaso, falta de comunica√ß√£o e falta de suporte ao jogo por parte dos desenvolvedores.

Diga n√£o ao pl√°gio, cite a autoria!
Por: Skar
Postado em: 23/11/2019
Atualizado: 19/12/2019