Review do Team Sonic Racing

  No começo de 2018, um documento contendo um slideshow de 2017 feito pela SUMO Digital chegou a internet, e neste arquivo havia uma menção de que eles estariam trabalhando em um novo jogo de corrida de karts e isso fez geral começar a achar que um novo All-Stars Racing estaria vindo.  Para somar a tudo isso, empresas de brinquedos estavam começando a mostrar novas coleções de brinquedos do Sonic com temas de corrida, que incluíam carros e até pistas de montar, porém eles seriam de um jogo ainda não anunciado e por conta disso estavam usando brinquedos do Sonic & All-Stars Racing Transformed como substitutos. Tudo isso junto com rumores que algumas dessas empresas estavam deixando escapar de que um novo jogo de corrida do Sonic estaria vindo, fez com que a internet ficasse afoita a respeito de um possível All-Stars Racing Transformed 2, a tal ponto que Aaron Webber, gerente de comunidade da franquia Sonic, veio em seu Twitter para dissipar tais rumores:

  “Eae, pessoal. Vi rumores circulando sobre um novo ASRT. Quero apenas confirmar que não é verdade!

  Aaron Webber havia confirmado que um All-Stars Racing Transformed não estava vindo, mas ele não disse nada sobre um jogo de corrida! Tanto que meses depois um novo jogo de corrida do Sonic foi anunciado:

  Então, no final do painel da SXSW 2018 um vídeo teaser foi mostrado:

  E finalmente, meses depois, o trailer do Team Sonic Racing foi revelado:

  Impossível de não se traçar comparações com o All-Stars Racing Transformed, Team Sonic Racing surgiu de uma ideia do Takashi Iizuka, chefe da Sonic Team, que ao ver o seu filho jogando Mario Kart com os amigos, ele percebeu que apenas um deles ficava feliz ao final da corrida, pois havia apenas 1 vencedor, logo ele achou que seria uma grande ideia jogar fora tudo o que havia dado certo no Sonic & All-Stars Racing Transformed e fazer um jogo de corrida do Sonic baseado em times. Portanto o jogo trocaria as transformações por times e habilidades de equipe, e a pergunta que todos faziam era: será que valeria a pena?

  Contudo, desde o primeiro trailer de jogabilidade, a sensação de algo genérico não conseguia sair. E, mais e mais, muitos não pareciam convencidos de que a troca valeria a pena. Então, um dia, revelaram um dos grandes pontos do jogo:

  Além de poder modificar partes do seu carro para alterar os status, você também poderia mudar a pintura dos carros, buzina e ainda aplicar adesivos, mostrando que o jogo não se tratava de correr, mas sim correr com estilo.

  Inicialmente prometido para o Verão de 2018, depois de muitos e muitos meses sem notícias sobre o jogo, finalmente tivemos a confirmação que o jogo teria a sua data de lançamento mudada para Maio de 2019.

  História precedente

  Assim como o Sonic Forces, o Team Sonic Racing teve uma comic lançada antes do jogo e que contava um pouco da história de como tudo começa no jogo. Porém, esta comic não foi lançada digitalmente e gratuitamente como a do Sonic Forces, ela foi comercializada pela IDW, a mesma empresa que fazia as comics do Sonic na época, logo não teremos a versão traduzida disponibilizada aqui no site.

Tal comic especial foi lançada no dia 5 de Dezembro de 2018.

  Enredo oficial

  Quando um convite com palavras vagas chegou sobre um Ultimate Test of Racing Skill, a curiosidade tomou conta dos nossos heróis. Sonic, Tails e Knuckles foram voando para o encontro, onde eles encontraram alguns amigos.

  Logo após, um enigmático estranho se aproximou, um Tanuki que dizia se chamar Dodon Pa. A ajuda deles, ele explicou, era vital para testar os mais tecnologicamente avançados carros de corrida jamais construidos em suas pistas perigosamente customizadas!

  Algo em toda aquela situação parecia suspeito: quem era esse estranho? Seria ele confiável? Tudo isso não tinha o cheiro inegável de um plano do Dr. Eggman?

  Eles precisavam de respostas e elas não viriam se eles ficassem ali parados conversando. A situação necessitava de ação: qualquer ação que fosse necessária para chegar ao fundo disso.

  E se isso significasse pular em carros de corrida nunca testados e se jogar a velocidades de quebrar o pescoço por uma série de pistas de tirar o fôlego, cada uma mais perigosa e excitante que a outra, então esse era um preço que eles estavam dispostos a pagar.

  Novidades

  Como já dito, Team Sonic Racing não possui as transformações do seu antecessor, porém adicionou as mecânicas de equipe e uma customização de carros maior e, claro, os personagens e pistas são apenas da franquia Sonic. Existe a opção de correr solo, mas o jogo perde muita graça.

  A trilha sonora é compostas por remixes da franquia Sonic de tirar o fôlego dirigidas por ninguém menos que Jun Senoue, enquanto que os gráficos ficaram bons.

  Todas as armas foram trocadas por Wisps, que embora sejam diferentes em aparência, suas funcionalidades são bem semelhantes às armas do All-Stars Racing Transformed.

  As mecânicas de time dão um diferencial interessante ao jogo, já que agora o foco não é ser bom sozinho, mas jogar em equipe para vencer como equipe, pois o que vale é a equipe melhor colocada e não quem chegou em primeiro, logo o jogo conta com um sistema de pontuação ao final da corrida para determinar o time vencedor. Mas apesar de tudo, o enfoque em Drifts, Stunts e Boosts continua alto.

  Os anéis estão no jogo e servem para aumentar a sua velocidade máxima, mas você perderá todos caso seja atingido!

  Já no lado da customização, agora você pode mudar completamente a cor e a textura dela nos carros, além de alterar algumas peças para não só mudar completamente a aparência, mas também a performance.

  Cada personagem agora possui um tipo (Speed, Power ou Technique), que determina algumas habilidades básicas fixas.

  A tela do jogo sofreu algumas alterações dos jogos passados:

  • No canto superior esquerdo está o retrato do seu personagem, sua colocação e quanto anéis você possui;
  • No topo a direita, temos a volta em que você está e ao lado o Wisp/item que você possui;
  • No topo ao centro, ficam as mensagens de equipe;
  • No meio a esquerda você tem a colocação geral do seu time na corrida;
  • No meio a direita, o mapa da pista com a posição de todos os corredores nas cores da equipe;
  • Nos cantos inferiores estão os demais integrantes do seu time. Tais retratos indicam a colocação, quando um personagem tem um Wisp ou está oferecendo um Wisp, e quem está com o Team Ultimate carregado;
  • Logo atrás do carro do seu personagem se encontra a barra do Team Ultimate.

  Outra grande novidade aqui é a tela de resultados ao final da corrida. Já que o enfoque do jogo é são as equipes, ganha o time melhor colocado e não necessariamente o time do jogador que chegou em primeiro. Cada colocação tem uma pontuação diferente, e a equipe vitoriosa é aquela com a maior soma dessas pontuações (em caso de empate, ganha o time com o jogador mais bem posicionado). O primeiro colocado ganha 15 pontos, o segundo 12, o terceiro 10 e a partir daí é um ponto a menos para cada colocação.

  Ao final de cada corrida (fora do modo Time Trial), a sua performance será convertida em créditos para você comprar Mod Pods.

  Requerimentos

  Para rodar o Team Sonic Racing no seu PC, você precisa:

MÍNIMOS:

  • Requer um processador e sistema operacional de 64 bits
  • SO: Windows 7 64 Bit ou novo
  • Processador: Intel Core i3 4130T (2.9GHz) / AMD FX 6300 (3.5 GHz)
  • Memória: 4 GB de RAM
  • Placa de vídeo: Nvidia GeForce GTX 770 (2GB) / AMD Radeon HD 7870 (2GB)
  • DirectX: Versão 11
  • Armazenamento: 32 GB de espaço disponível

RECOMENDADOS:

  • Requer um processador e sistema operacional de 64 bits
  • SO: Windows 7 64 Bit ou novo
  • Processador: Intel i5 – 8600K (3.6 GHz) / AMD Ryzen 5 1600X (3.6 GHz)
  • Memória: 8 GB de RAM
  • Placa de vídeo: Nvidia GeForce GTX 970 (4GB) / AMD Radeon RX 570 (4GB)
  • DirectX: Versão 11
  • Armazenamento: 32 GB de espaço disponível
  Controles

  Parte obrigatória, aqui deve ser a sua primeira parada no jogo, pois se você quiser se dar bem, é melhor que tenha tudo a sua mão, afinal, são mais de 10 botões pra você usar ao longo das corridas.

  O Accelerate é o botão que você mais vai usar, pois é o que move o seu carro para frente e você dificilmente precisará soltá-lo. Já o Brake/Drift servem para você fazer o tão importante drift e também dar ré. Para de fato brecar, você deve segurar este botão sozinho, pois se apertar o direcional junto, você começará o drift ao invés de parar, logo, é impossível brecar enquanto se faz curvas nesse jogo.

  Use Item/Horn serve para você disparar o seu item e caso não tenha um, você usará a sua buzina no lugar.

  Alternate Fire dispara o Wisp automaticamente no modo alternativo, enquanto que o botão Item Box Transfer serve para oferecer ou aceitar itens do seu time.

  Team Ultimate ativa o seu Team Ultimate.

  Steer serve para você virar para os lados e o Aim serve para você escolher se quer mirar o seu item para frente ou para trás.

  Os botões de Stunt servem para fazer manobras enquanto estiver no ar. Já o botão de Rear View-Camera serve para você olhar para trás.

  Menus

  Team Sonic Racing possui uma série de menus e submenus:

  • Team Adventure: pule direto para o modo história do jogo;
  • Local Play: escolha um modo de jogo para jogar offline solo ou em time:
    • Grand Prix: jogue um conjunto de pistas em sequência para ver quem é o melhor na pontuação geral;
    • Exhibition Race: corra por uma única pista;
    • Time Trial: compita em qualquer pista pelos melhores tempos e confira as leaderboards para ver como você se saiu comparado a outros jogadores.
  • Online Multiplayer: corra online contra outros jogadores:
    • Matchmaking: jogue com jogadores ao redor do mundo:
      • Quick Play: ache uma partida rapidamente em qualquer modo;
      • Team Race: jogue uma partida em time no modo casual ou rankeado;
      • Standard: jogue uma partida solo no modo casual ou rankeado;
    • Create Custom Lobby: crie uma partida com as regras, modo de jogo e pista que quiser e convide os amigos para jogar;
    • Join Friend’s Custom Lobby: entre na partida criada por um amigo.
  • Player Stats: mostra os seus status como total de corridas, distancia percorrida, habilidades de equipe usadas, etc;
  • Garage: modifique partes do seu carro para melhorar a performance ou personalize a aparência dele;
  • Mod Pods: troque créditos por prêmios aleatórios para usar na Garage;
  • Options: modifique aspectos do jogo como controles, vídeo, áudio, etc;
  • Tips: veja uma série de dicas sobre jogo, são as mesmas que aparecem nas telas de loading;
  • Credits: veja os créditos do jogo.
  Dificuldades

  No geral, o Team Sonic Racing é um jogo que é tecnicamente mais fácil que o ASRT, já que você tem apenas uma jogabilidade e as pistas são mais simples por conta disso. Porém, o jogo ainda apresenta 3 níveis de dificuldade e cada uma delas também aumenta a quantidade de créditos que você recebe ao final da corrida:

  Normal: a menor dificuldade do jogo, aqui a velocidade máxima é bem limitada e a IA não é lá muito boa. Essa dificuldade é excelente para se fazer Achievements.

  Hard: a maior dificuldade disponível no começo no modo Team Adventure. A velocidade máxima já é atingida e a IA melhora bem. Este modo concede 10% a mais de créditos ao final das corridas.

  Expert: disponível naturalmente em todos os modos de jogo, exceto no Team Adventure, onde você precisa destravá-la fase por fase, uma por uma, após vencer cada uma delas no Hard. Velocidade total e IA vingativa e com mira sobre-humana, se você atingir uma IA adversária, ela vai te caçar pelo resto da corrida. Aqui você ganha 20% a mais de créditos ao final das corridas.

  Drift

  Assim como seu antecessor, o Team Sonic Racing também tem grande foco nos Drifts, ao ponto de existirem curvas que só podem ser feitas sem bater usando o Drift, e isso resulta em Boosts.

  Para começar um Drift, basta segurar o botão de Brake/Drift junto do acelerador e do direcional para a esquerda ou direita e então o seu carro ficará de lado na posição de Drift, agora basta manter o Brake/Drift pressionado pelo tempo que quiser enquanto manobra com o direcional para aumentar ou diminuir a velocidade com que você vira. A única forma de frear durante o Drift é soltando o acelerador, já que você está usando o botão do freio para fazer o Drift.

  Ao segurar um Drift na mesma direção por um determinado tempo, você começará a carregar o Drift Boost e assim que você soltar o Drift, o seu personagem usará um Boost equivalente ao quanto você carregou, sendo no máximo 3 níveis. É possível mudar a direção do seu Drift sem soltar o Boost, basta segurar o direcional para o lado oposto ao qual você começou o Drift e então solte e aperte novamente o botão de Drift de forma bem rápida.

  Lembre-se sempre de calcular bem o tempo que se leva para mudar o nível do Drift Boost, para que você não solte ou mude de direção faltando poucos instantes para passar de nível. Você terá que memorizar o tempo ou olhar para os escapamentos do seu carro para ver em que nível está, já que o jogo faz um péssimo trabalho em lhe avisar as mudanças de nível já que não existe outro recurso visual ou sonoro como era no ASRT:

  • Nível 1: 1,8 segundos (avermelhado);
  • Nível 2: 2,6 segundos (rosa);
  • Nível 3: 2,6 segundos (azul claro).
  Boost

  Esta ainda é a forma mais importante de ganho de velocidade, se você quiser se dar bem neste jogo, aprenda a tirar o máximo de proveito deste recurso, especialmente se estiver jogando com um personagem de Power. Os níveis e cores se mantém o mesmo do All-Star Racing Transformed:

Nível 1: chamas pequenas e vermelhas;
Nível 2: chamas médias e rosas;
Nível 3: chamas médias e azuis;
Nível 4: chamas longas e laranjas;
Nível 5: chamas longas e azuis;
Nível 6: chamas enormes, laranjas e com anéis.

  Com duração variável, dependendo do seu corredor e do status de Boost que você tem, cada nível dará uma quantidade maior de velocidade, porém, diferentemente do ASRT, você não pode mais somar Drift Boost com Stunt Boost, mas apenas os demais tipos. Logo, o principal truque de soma de Boosts individuais não funcionam mais, então você não precisa mais fazer um salto carregando um Drift de nível 3 e fazer 3 Stunts para unir Boosts, pois o resultado será um único Boost de nível 3.  Portanto a única forma de se conseguir um boost acima do nível 3 é usando habilidades de equipe, Wisps ou Boost Pads, o que remove poder do jogador individual e força a equipe.

  Boost Pads, aquelas setas rosadas espalhadas pelo chão de todas as pistas, são a forma mais fácil de se conseguir um boost de nível 2, mas fique atento, pois muitas delas estão tão fora do caminho, que as vezes fechar uma curva valerá mais a pena que ir atrás de um deles.

  Pressionar e soltar o acelerador a cada número da contagem na largada, carregará um nível de Start Line Boost, errar um deles fará você perder tudo o que acumulou, mas se acertar os 3, você largará com um Boost de nível 6.

  Fazer manobras (Stunts) sempre que o seu carro sair do chão também carregam o seu Boost, mas o nível máximo agora é 3, não importa quais manobras você faça.

  Um Boost de nível 1 concede 3% a mais de velocidade, enquanto que um de nível 6 concede 30% a mais de velocidade, logo, trabalhe em equipe para acelerar fundo.

  Vale lembrar que você fica imune a terrenos lentos enquanto estiver em um Boost e para atingir um Boost de nível 6 fora da largada ou do Team Ultimate, você precisa unir ao menos três fontes diferentes de Boost, caso contrário, não importa os níveis que você use, o seu limite será o nível 5.

  Resumindo:

  • Boost Pads concedem um boost de nível 2;
  • Drifts concedem no máximo um boost de nível 3;
  • Stunts concedem no máximo um boost de nível 3;
  • Skimboost concede um boost de nível 4;
  • White Boost concede um boost de nível 4;
  • Slingshot concede no máximo um boost de nível 5;
  • Start Line Boost concede no máximo um boost de nível 6;
  • Team Ultimate concede um boost de nível 6;
  Itens

  Trocados por Wisps (o que faz muito mais sentido que itens aleatórios e dá mais personalidade ao jogo), em todas as pistas, fora do modo Time Trial, você encontrará diversas caixas de itens espalhadas por todo o percurso. Atropele uma delas para receber um item aleatório.

  Saber usar os Wisps é uma parte importante do jogo, pois agora, além de você precisar ser estratégico com os itens, você também tem a opção de passar ou receber os itens, o que resultará em versões mais poderosas deles, portanto se você estiver na primeira colocação e não estiver precisando do item, considere passá-lo adiante, já que isso ajudará um membro da sua equipe e carregará a sua barra do Team Ultimate. Você também pode disparar Wisps para destruir outros Wisps, como, por exemplo, usar um Orange Rocket para destruir um Blue Cube.

  Alguns Wisps são exclusivos de certos tipos de corredores (Speed, Power ou Technique) e a única forma de outros corredores conseguí-los é através do Item Transfer, enquanto que passar um Wisp para um aliado dará uma versão mais forte daquele Wisp, como, por exemplo, passar um White Boost para alguém, resultará em 3 White Boosts para aquele jogador. Isso funciona apenas com o Blue Cube, White Boost, Black Bomb, Red Eagle e Orange Rocket.

  Apesar de ser possível atingir a si próprio ou membros da equipe com as suas armas, você não causará dano, porém o item será consumido, portanto mire bem para não acabar desperdiçando um disparo em um aliado.

  Infelizmente, alguns Wisps são mal programados ao ponto de não levar o terreno em consideração, como o Bomb ou o Cube quando jogados para frente, pois ele fazem um arco levando em conta a posição relativa da fase e não da pista, ou seja, se você estiver em uma descida vertical (o que acontece muito nesse jogo), ao arremessar um desses Wisps para frente, eles vão simplesmente serem jogados para bem longe fora da pista, pois o arco não será calculado de acordo com a posição do seu carro. Já outros são impossíveis de saber de quem é, ou seja, você pode acabar se jogando numa parede pra tentar desviar de um Gray Quake ou Blue Cube que na verdade era de alguém do seu time, e logo não lhe causariam dano algum. Outro grande problema é que agora, ao contrário do que era no ASRT, os Wisps são disparados para a direção em que o seu carro está apontada, ao invés de para a direção em que você está indo, isso torna muito mais difícil mirar um disparo enquanto estiver fazendo Drift.

  Antes de cada corrida, fora do modo Time Trial, você pode equipar uma Bonus Box ao seu personagem (canto superior direito da tela). Existem 22 ao todo e elas o fazem começar a corrida com algum item já selecionado. Ótimo para ganhar uma enorme vantagem logo na largada. Essas Bonus Box são adquirida abrindo Mod Pods.

  Blue Cube: armadilha estática, um cubo é criado atrás do seu carro para bloquear o caminho dos adversários ou disparos. Você também pode jogá-lo para frente na tentativa de fazer um ataque surpresa.
  Orange Rocket: dispara um foguete em linha reta que quica nas paredes e vai bem longe. Você também pode jogá-lo para trás. É possível acertar 2 alvos com um só Rocket, mas eles precisam estar bem próximos. Você também pode usar este Wisp para destruir barreiras naturais ou outros Wisps que criam barreiras, como o Blue Cube ou o Gray Quake.
  White Boost: um Boost instantâneo de nível 4. Excelente para lhe tirar de uma situação ruim ou apenas para dar mais velocidade e somar com outros Boosts. Aproveite este Boost grátis para passar sobre terreno lento sem perder velocidade.
  Crimson Eagle: dispara um projétil teleguiado para frente que perseguirá e tentará atingir o adversário mais próximo à sua frente. Se disparado para trás, ele seguirá em linha reta. Ele também pode destruir barreiras naturais ou criadas por outros Wisps.
  Black Bomb: lança uma bomba para frente, fazendo um arco, se a bomba não atingir algo, ela explodirá depois de um tempo, causando dano em uma área enorme. Se jogada para trás, ela será posicionada logo atrás do seu carro, ficando no chão não importando a posição da pista.
  Yellow Drill: item conseguido por estar nas últimas posições, ele transformará o seu personagem num Yellow Drill gigante e se moverá automaticamente para frente seguindo o traçado no meio da pista, causando dano aos adversários no caminho. Você ficará brevemente invulnerável quando o efeito acabar. Infelizmente não há como dizer por quanto tempo isso ficará ativo, mas quanto mais atrás nas posições estiver, maior será a duração
  Gray Quake: dispara uma pedra para frente que se move em alta velocidade até ultrapassar o primeiro colocado e cria uma sequência de pilares de pedra no caminho, causando dano aos adversários que forem atingidos. Se usado para trás, os pilares aparecerão logo atrás do seu carro.
  Jade Ghost: Wisp inédito, enquanto estiver sobre o efeito deste Wisp, você atravessará corredores, anéis, caixas de Wisps e quaisquer obstáculos da pista, além de ficar imune ao terreno lento. Quando o efeito acabar, se você estiver próximo de um adversário, você roubará o seu Wisp.
  Ivory Lightning: provavelmente o Wisp mais raro do jogo, após alguns segundos, ele causará dano a todos os adversários na pista. A única forma de desviar deste ataque é usando algum Wisp que lhe torne invulnerável, como o Jade Ghost, ou o Team Ultimate ou a Invincibility.
  Red Burst: exclusivo dos personagens Speed, você deixará uma trilha de fogo atrás do seu carro, que causará dano a qualquer adversário que fique em contato com as chamas por tempo demais. Excelente item para zonear alguém que esteja logo atrás de você.
  Magenta Rythm: exclusivo dos personagens Technique, você criará notas músicais coloridas na tela de todos os seus adversários, bloqueando parcialmente a visão deles. Como isso seria inútil contra corredores IA, este Wisp reduz a velocidade de todos os corredores IA adversários.
  Cyan Laser: exclusivo dos corredores Power, dispara um laser em linha reta para frente. Para causar dano em alguém, você precisa manter o laser focado no alvo por um tempo. Infelizmente, devido a má programação, o laser segue em linha reta, não importando se a pista está fazendo uma curva vertical, então é comum o laser atingir o céu ou penetrar no chão.
  Pink Spikes: outro exclusivo dos corredores Power, enormes bolas de espinhos girarão ao redor do seu carro por um tempo. Chegue perto de um adversário para causar dano.
  Violet Void: terceiro exclusivo dos corredores Power, cria uma área de distorção ao redor do seu carro por um tempo, diminuindo a velocidade de todos os adversários próximos e sugando anéis, caixas de itens e Wisps disparados contra você. O primeiro Wisp absorvido será armazenado para você usar quando a duração acabar.
  Invincibility: único item não Wisp do jogo. Existe uma caixa dessa por volta escondida em algum lugar da pista. Torna o seu personagem invulnerável a qualquer tipo de dano ou terreno lento e ainda causa dano aos adversários ao bater neles.
  Anéis: clássicos de qualquer jogo do Sonic, eles estão espalhados por todas as pistas fora do modo Time Trial. Colete-os para aumentar a sua velocidade máxima, quanto mais você tiver, maior será a sua velocidade máxima até um máximo de 30% de bônus. Ser atingido fará você perder todos os anéis. Se você tiver anéis ao final da corrida, eles serão convertidos em créditos.
  Tipos de Corredores, Equipes e Personagens

  Já que o tema do jogo são equipes, é importante saber quem está presente na sua e o que você pode esperar deles. Se você estiver jogando em multiplayer, seja local ou online, você pode formar times com quaisquer personagens, sem nenhum tipo de limitação (rola até um Knuckles, Knuckles & Knuckles se quiser), mas caso esteja em single player, o jogo forçará uma composição equilibrada com os 3 tipos.

  O ideal é você se adaptar a pista em que vai correr, já que existem pistas que claramente favorecem um tipo de corredor a outros, mas seja como for, é possível jogar bem com qualquer um, desde que você saiba tirar vantagem dos pros e cubrir os contras.

  O jogo possui 6 status diferentes para cada corredor:

  • Acceleration: mede quanto tempo o seu personagem leva para atingir a velocidade máxima, ou desacelerar. Também influencia sua perda de velocidade em subidas;
  • Boost: a potência do boost e a duração do mesmo;
  • Defense: a resistência do seu personagem quando se trata de bater em outros corredores ou ser atingido por Wisps ou armadilhas. Quanto maior este valor, mais rápido você irá se recuperar ao ser atingido (de fato um personagem com Acceleration alto levará mais tempo para se recuperar que um personagem com Defense alto), e quando dois personagens batem, sai na vantagem quem tiver mais Defense;
  • Handling: sua habilidade em se mover para os lados. Quanto maior este valor, mais facilidade você terá para fazer curvas ou desviar de algo;
  • Top Speed: a velocidade máxima que o corredor pode atingir sem nenhum Boost ou anéis.
  Tipos de corredores

  O jogo conta com 3 tipos de corredores, sendo que cada equipe, originalmente, tem um de cada. Cada tipo possui vantagens e desvantagens que não podem ser modificadas pelos Mods, mas seus status podem ser suavizados ou aprimorados. Cada um se especializa em 1 ou 2 dos status dos corredores, além de possuírem habilidades extras:

  Speed: o tipo mais básico de qualquer jogo de corrida, corredores deste tipo possuem a melhor Top Speed do jogo e então conseguem ir muito mais rápido em uma linha reta que os demais. Com péssima Defense, isso os torna muito vulneráveis a ataques. Sua habilidade extra, o Radial Burst, é que sempre que você solta um Drift Boost ou Stunt Boost, uma pequena explosão rosa acontecerá abaixo e ao redor do seu personagem, destruindo quaisquer Orange Rocket ou Crimson Eagle inimigos no alcance o que gera alguns anéis para você. Apesar de ser bem difícil fazer bom uso do Radial Burst, você vai precisar.

  Technique: personagens com excelentes status de Acceleration e Handling. Com os piores Boosts e Top Speed, este são os personagens ágeis, que ganham a vantagem em curvas e desviar das coisas com facilidade. Prefira sempre fechar a curva ao pegar o Boost Pad no lado de fora dela. A habilidade especial deles é poder passar por terreno lento (grama, areia, neve, lava, água, etc) sem perder velocidade, o que cria cortes de caminhos únicos para eles e também permite resgatar membros da sua equipe que tenham caído em tais lugares. Passar em terreno lento por um certo tempo, dará anéis ao sair dele.

  Power: corredores que excedem em Defense e Boost, mas que são péssimos em Acceleration e Handling. Com o melhor Start Line Boost do jogo, é fácil tomar a frente e começar o Slipstream da equipe, mas tome cuidado com as curvas, elas são suas inimigas. Personagens desse tipo são verdadeiros bullies e devem tirar vantagem disso, pois além de serem imunes a armadilhas estáticas das pistas (barreiras, totens de pedra, estalagmites, paredes, etc), eles sempre saem na vantagem ao bater em outros corredores, então seja o valentão da equipe e saia jogando os outros pra fora da pista ou em armadilhas, enquanto abre caminhos escondidos atrás de barreiras ou paredes, que também geram anéis. Não tenha medo de ser o escudo da sua equipe, pois por ter um Defense alto, você irá se recuperar rapidamente ao ser atingido por Wisps, mesmo tendo pouca Acceleration.

  Equipes e Personagens

  O jogo possui um total de 5 equipes com 3 personagens cada. Os personagens foram um dos grandes pontos de reclamações do jogo, já que algumas equipes não fazem muito sentido e alguns personagens favoritos da galera foram trocados por outros que, sinceramente, ninguém pediu. Isso sem contar que o jogo passa muito a impressão de ter poucos personagens, o que só piora com a recusa da SUMO Digital em adicionar qualquer tipo de DLC ao jogo.

  Cada equipe possui um corredor de cada tipo:

  Team Sonic: O incansável trio Sonic, Tails e Knuckles estão juntos novamente para provar que eles são os mais rápidos, espertos e durões de todos os times:

  Corredor: Sonic The Hedgehog
  Tipo: Speed
  Carro: Speed Star

  O ouriço mais rápido do mundo se junta a corrida como um corredor a altura de sua fama. Ele seria muito mais rápido a pé, com certeza, mas ele tem que dar uma chance justa aos demais…

  Como era de se esperar, Sonic é um personagem que excede em Top Speed e Boost, mas falta em Defense. Quase impossível de ser alcançado numa linha reta, tome muito cuidado para não ser atingido ou cair em terreno lento, pois esses são de longe, os pontos fracos do ouriço azul.

  Corredor: Miles “Tails” Prower
  Tipo: Technique
  Carro: Whirlwind Sport

  O fiel companheiro do Sonic adora o seu novo carro brilhante, e está doido para colocar a mão na massa e começar a adicionar partes customizadas para melhorar a sua performance.

  Infelizmente, o pior personagem da categoria Technique em termos de status base, Tails simplesmente perde para os demais aqui e depende dos mods para ter alguma chance.

  Corredor: Knuckles the Echidna
  Tipo: Power
  Carro: Land Breaker

  Knuckles nunca se contém e o seu novo carro é resistente o suficiente para que ele atravesse com tudo qualquer coisa que se oponha em seu caminho.

  O tanque do time, Knuckles não está para brincadeira e deve se impor na pista mandando a concorrência pra fora. Não tenha medo de bater nos outros, mas tome cuidado com as retaliações, como a sua Acceleration é horrível, será sempre difícil se recuperar caso bata na parede, o que não é difícil de acontecer graças ao seu Handling baixo.

  Team Amy: Amy, Chao e Big juntam forças. Se você vai correr, é bom fazer isso com estilo:

  Corredor: Amy Rose
  Tipo: Speed
  Carro: Pink Cabriolet

  O comportamento alegre da Amy esconde um veio competitivo bem espinhento, e o seu novo carro o ajudará a ficar um passo à frente da competição. Tentem acompanhar, garotos!

  Com um carro com formato de sabonete e status mais equilibrados do que o Sonic, Amy não é tão rápida quanto o ouriço, mas consegue a vantagem nos demais status, além de ser mais durona.

  Corredor: Chao (Neutral, Hero, Dark e Omochao)
  Tipo: Technique
  Carro: Chao Pod

  Os Chao podem parecer adoráveis, mas são monstros na pista e estão disposto a vencer a qualquer custo!

  Surpresa e decepção ao mesmo tempo, já que eles entraram no lugar da Cream sem nenhuma explicação, eles foram uma adição interessante, já que muitos pedem o retorno dos Chao, e ainda mais que são jogáveis. Com status altos e bem equilibrados, eles provavelmente são o melhor corredor da categoria Technique.

  Corredor: Big the Cat
  Tipo: Power
  Carro: Frog Cruiser

  O gentil e despreocupado gigante está dando um tempo na pescaria para uma aventura em alta-octanagem.

  Big sacrifica um pouco de Boost para ter mais Top Speed e Defense que os demais personagens, mas ainda assim é fraco de Acceleration e Handling.

  Team Vector: três figuras formidáveis no combate ao mal se uniram para se tornarem uma poderosa força automotiva:

  Corredor: Blaze the Cat
  Tipo: Speed
  Carro: Royal Chariot

  A elegante princesa de outra dimensão adora mostrar os seus faróis traseiros para qualquer um que ela deixe para trás na largada.

  Provavelmente a personagem mais pedida para estar no ASRT, Blaze possui um enfoque maior em velocidade que a Amy, mas sacrifica um pouco de controle para isso, então tire o máximo de proveitos nas retas e faça o seu melhor nas curvas.

  Corredor: Silver the Hedgehog
  Tipo: Technique
  Carro: Lightron

  Como o protetor psicocinético do tempo que veio de 200 anos no futuro, é o seu dever garantir que o passado (presumido) de vitórias da equipe se mantenha.

  Outro personagem que também fez falta no ASRT. Com um pouco mais de Boost que o Tails e menos Acceleration, aproveite as pistas com muitos Boost Pads para garantir a liderança.

  Corredor: Vector the Crocodile
  Tipo: Power
  Carro: Beat Monster

  Este imponente detetive escamoso tem o que é preciso para vencer, contanto que o dinheiro do prêmio seja bom.

  Personagem que parece perdido neste time, a impressão que dá é que não sabiam qual personagem de força colocar e então escolheram o Severino da franquia Sonic. Assim como todos os personagens de Power, Vector vai ter problemas em curvas e retomar a velocidade quando perde o controle, mas não está nem aí pra armadilhas e os carros adversários.

  Team Dark: Shadow, Rouge e Omega são conhecidos por colocarem os seus interesses pessoais a frente do resto, mas será que eles conseguirão se unir como um time?

  Corredor: Shadow the Hedgehog
  Tipo: Speed
  Carro: Dark Reaper

  A Forma de Vida Suprema pode rivalizar o Sonic tanto em velocidade quanto em habilidade, dentro e fora das pistas.

  Como esperado, Shadow é bem semelhante ao Sonic, tanto que eles possuem os mesmos status. Literalmente. Apenas os mods conseguem diferenciar isso.

  Corredor: Rouge the Bat
  Tipo: Technique
  Carro: Lip Spyder

  Como uma caçadora profissional de tesouros, Rouge não tem o costume de sair de mãos abanando e não pretende começar agora.

  Com os mesmos status que o Tails, porém mais Top Speed e menos Handling, ela se dá um pouco melhor do que a raposa em pistas com mais retas.

  Corredor: E-123 Omega
  Tipo: Power
  Carro: Cross Dozer

  O último robô da série E do Dr. Eggman, Omega é uma força poderosa com uma vontade vingativa de ganhar.

  Com um pouco mais de Acceleration e menos Defense que o Knuckles, ele pode não se dar tão bem quando o equidna quando se trata de bater nos outros, mas se dá melhor quando atingido.

  Team Eggman: o trio de inimigos improváveis formam uma equipe sólida apesar dos seus conflitos motivacionais:

  Corredor: Metal Sonic
  Tipo: Speed
  Carro: Formula M

  Metal Sonic é uma exata réplica do nosso herói, exceto o fato dele ser um robô maligno. Teria ele um motivo oculto para estar correndo?

  Apesar de ser uma cópia do Sonic, seu status não são, já que ele possui mais Handling e menos Top Speed, o que o faz um monstro de velocidade nas curvas, pelo menos mais do que o Sonic.

  Corredor: Dr. Eggman
  Tipo: Technique
  Carro: Egg Booster

  Dando um tempo nos seus esquemas maníacos apocalípticos, Dr. Eggman está aproveitando um descanso com seus velhos rivais. Como se fôssemos acreditar nisso… O que será que ele está realmente tramando?

  O único personagem dessa categoria que não muda apenas um status com relação do Tails, ele tem menos Acceleration e Handling, mas ganha em Boost e Top Speed, o que o torna melhor em pistas com menos curvas fechadas.

  Corredor: Zavok
  Tipo: Power
  Carro: Road Dragoon

  Zeti e antigo líder dos Deadly Six, Zavok é uma força poderosa na pista que sabe como impor o seu peso sobre os demais corredores.

  O Bowser vermelho… digo… o personagem que ninguém sentiu falta está de volta e pronto para… ser capacho do Eggman (?) em seu mais novo plano maligno. Zavok é, provavelmente, o melhor corredor para Time Attacks do jogo, já que ele possui os melhores status de Top Speed e Boost juntos.

  Habilidades de equipe

  O ponto central do jogo, é aqui que corridas são ganhas e perdidas. De fato, as habilidades de equipe são tão importantes, que a individualidade pagou um preço caro no TSR. Você ser um excelente corredor por conta não é o suficiente e você será facilmente vencido por qualquer equipe que saiba o básico de jogar juntos e tirar vantagens destas mecânicas.

  Tais mecânicas não tem como função apenas dar vantagem aos times, mas também para preencher a barra do Team Ultimate, que é uma habilidade extremamente forte e que deve ser perseguida sem dó.

  Infelizmente, parece que tais mecânicas não foram testadas o suficiente, pois duas delas são facilmente abusáveis ao ponto de ser obrigatório para carregar o Team Ultimate rapidamente e ganhar ainda mais vantagem.

  Vale lembrar que o jogo possui um modo solo e nele você não terá acesso a essas habilidades. Existem 5 habilidades de equipe ao todo:

  Slingshot: o corredor mais bem posicionado de cada equipe deixará uma trilha de energia amarela no chão, chamada de Slipstream, que segue o caminho que ele fez e apenas os membros daquela equipe podem ver. Qualquer membro de equipe que ficar em cima do Slipstream ganha um aumento instantâneo de velocidade e começa a carregar o Slingshot, e ao sair de cima do Slipstream você usará um Boost equivalente ao tempo que ficou em contato. Fique de olho na cor da aura ao redor do seu carro para saber em que nível está, se você chegar ao nível 3, o Boost será de nível 5. Tome cuidado quando sair do Slipstream, pois existe um tempo de recarga para você começar a ser afetado por ele novamente, caso tenha usado um Slingshot.

  Skimboost: quando um membro de equipe passa próximo de outro (ou bate na traseira dele), com uma diferença de velocidade significativa (não importa se o corredor está lento por ter sido atingido ou brecou de propósito), o corredor mais lento receberá um Boost de nível 4 após alguns momentos. O jogo incentiva a troca de Skimboosts, pois as vezes, o corredor mais lento ganha um impulso tão grande que ultrapassa o que estava mais rápido dando um Skimboost a ele, porém, é aí que acontece o abuso, pois se o jogador que ficou na frente frear e esperar o que recebeu o Skimboost passá-lo, eles poderão criar uma cadeia infinita de Boosts de nível 4 ao ponto que ganharem muita vantagem se feito da forma correta, sem contar que estarão carregando o Team Ultimate.

  Item Box Transfer: outra mecânica facilmente abusável. Ao pressionar o botão de Item Box Transfer, você oferecerá o item que estiver segurando para outro membro da sua equipe, caso não tenha um item, você pedirá por um, e se outro corredor apertar o mesmo botão, a transferência de item ocorre e a barra do Team Ultimate é carregada. O item que o jogador recebe não é necessariamente o mesmo que foi enviado, mas alguns Wisps são transferidos com mais cargas, ou seja, você receberá 3 de um Wisp ao invés de 2, o que torna muito vantajoso e quase obrigatório a passagem de itens, a menos que você realmente precise usá-lo, pois você fortalecerá a equipe. E é exatamente nisso que acontece o abuso, não somente você pode ficar passando os itens o tempo todo sem parar para ganhar carga no Team Ultimate, mas você pode usar 2 cargas do Wisp e transferir, o jogador que receber vai ganhar 3 cargas, então ele usa 2 e passa. Isso cria um ciclo infinito de troca, uso e carregamento do Team Ultimate a partir de um único item.

  Rival Takedown: atingir um corredor da equipe rival ajudará a preencher a barra de Team Ultimate. Apesar do jogo não deixar claro qual é o time rival, é aquele que está na frente do seu na colocação geral das equipes (mostrada no canto esquerdo da tela ao centro). Os corredores que fazem parte daquela equipe ficarão com um contorno vermelho ao redor deles, para melhor identificação.

  Team Ultimate: o prêmio final de se usar todas as habilidades de time. Toda vez que alguma habilidade de equipe é usada por qualquer membro dessa equipe, a barra do Team Ultimate (que fica logo atrás do seu carro) se preenche parcialmente e quando cheia, você pode ativar o Team Ultimate. Quando ativado, ele o torna invulnerável e concede um boost de nível 6 durante toda a duração. Infelizmente apenas a sua velocidade é alterada, mas não o seu controle, então tome cuidado aonde o ativa e com as curvas e saltos, pois se você cair da pista, o seu Team Ultimate acabará imediatamente. Existem duas formas de aumentar a duração desta habilidade, uma delas é quanto mais corredores do seu time estiverem com ela ativada ao mesmo tempo, fará com que a barra de duração drene mais lentamente. A outra forma de aumentar a duração é atropelando os adversários. Portanto, tenha cuidado quando for usar essa habilidade, mas também evite segurá-la por muito tempo, pois você já poderia estar carregando outro Team Ultimate.

  Garagem

  Aqui é onde você customiza os carros (isso depois de se desipnotizar da música). Mude o esquema de cores do seu carro, as cores em si, a textura delas, mude sua buzina e até mesmo aplique adesivos, além de, claro, mudar as partes dos carros para alterar a sua performance.

  Você não pode mudar as habilidades inerentes a cada tipo de corredor (como pegar o Sonic e transformá-lo num corredor do tipo Power), mas pode alterar os seus status para melhorar o que os personagens tem de bom, ou cobrir as suas fraquezas.

  Com relação aos mods, que são as partes que alteram a performance dos carros, existem 3 partes principais para serem mudadas: frente, traseira e rodas. Cada uma delas possui 3 opções que permite que você perca força em algum lugar mas ganhe em outra, então cabe a você equilibrar as perdas e ganhos para deixar o carro da forma que achar melhor. Existem, também, 3 versões lendárias de cada peça, elas não tem nenhuma diferença com relação as versões básicas delas, a não ser na aparência dourada e se você equipar as 3 partes do seu carro com peças lendárias, todo o seu carro ficará dourado, ignorando qualquer opção de cor e Vinyl que você tenha escolhido.

  Já na parte de cores, você deve escolher um dos temas de cores pré existentes para customizar o carro, e então, você pode escolher qualquer uma das 4 cores disponíveis no tema para colocar no seu carro. Se você tiver equipado alguma que brilha, você também poderá mudar a cor do brilho. Ao escolher cada cor, você também poderá escolher a textura dela, você pode escolher algo mais metalizado, plastificado ou neutro, o que muda significativamente a aparência.

  Nos Vinyls, você pode escolher um esquema de adesivos para colocar no carro, eles serão sempre aplicados na frente e nas das laterais do carro, mas tome cuidado, pois algumas peças dos carros podem cobrir o Vinyl por completo. Infelizmente, o esquema de cores dos Vinyls será o mesmo que você escolheu para o carro, mas ao menos você pode alterar as cores.

  Na parte de buzinas (Horns), você pode escolher qual buzina o seu carro terá. São várias opções, mas boa parte delas são meio sem graça.

  Team Adventure

  Modo história do jogo, onde você progride através de um mapa, enquanto vence corridas e desafios para destravar a próxima fase, enquanto acompanha uma trama bem simples, mas que tem o seu charme com as cutscenes estáticas e as falas dos personagens, que são engraçadas as vezes. Aqui você descobrirá quem é esse tal de Dodon Pa, suas motivações e por que ele deu um carro de corrida para todos.

   É aqui que alguns cosméticos são destravados, desde esquemas de cores, a Vinyls e buzinas. Cada capítulo virá com desafios para você ganhar estrelas e chaves. Você precisa de estrelas para destravar os portais que bloqueiam o seu progresso e as chaves servem para você destravar Vinyls. Vencer uma fase no Hard, destravará o Expert e vencer todas as fases de um capítulo no Expert, destravará um esquema de cores para os carros.

  Várias fases são opcionais, mas você terá que passar todas se quiser destravar tudo. É possível jogar em multiplayer local aqui, o que facilita, e muito, o seu progresso aqui já que você não precisa lidar com a IA defasada no seu time.

  São ao todo 7 capítulos, cada um deles se passando em uma das zonas do jogo. Aqui você não terá apenas corridas convencionais de uma pista, mas também encontrará eventos como Grand Prix, Ring Challenge, Traffic Attack, Daredevil, Destruction, Survival Race e Eggpawn Assault:

  • Grand Prix: é uma sequência de 4 corridas seguidas onde o que importa é a pontuação total ao final delas;
  • Ring Challenge: colete anéis para marcar pontos. Pegue anéis fazendo Drift para aumentar o tempo restante e a pontuação ganha;
  • Traffic Attack: desvie dos robozinhos enquanto passa nos checkpoints para aumentar o tempo restante;
  • Daredevil: passe em Drift o mais próximo possível dos Star Posts, mas sem bater neles, para ganhar pontos, passe do lado vermelho para aumentar o tempo restante e o multiplicador de pontuação;
  • Destruction: destrua os alvos, seja atirando neles ou atropelando. Faça isso enquanto usa o Drift para aumentar o tempo restante e o multiplicador de pontuação;
  • Survival Race: ao final de cada volta, os últimos corredores são eliminados. Sobreviva até o fim para vencer;
  • Eggpawn Assault: corra em meio a uma gangue de Eggpawns e destrua o máximo que puder, seja atirando neles ou atropelando, para marcar pontos, mas cuidado pois alguns deles vêm com surpresinhas. Use o Drift enquanto os destrói para ganhar mais pontos.
  Grand Prix

  Modo de jogo que ficou meio redundante devido ao Team Adventure e por não destravar nada, ele é mais como um modo extra onde você joga por 5 Grand Prix com 4 pistas cada. Por algum motivo, as pistas Thunder Deck, Dark Arsenal e Turbine Loop não estão disponíveis aqui.

  Este modo é bem útil para quem quer jogar multiplayer local, ou se divertir offline sem ter que caçar as pistas no modo Team Adventure.

  Aqui é possível jogar tanto em time quanto solo.

  Exhibition Race

  Similar ao Grand Prix, mas aqui você escolhe apenas uma pista para correr. Também é possível jogar em multiplayer local aqui.

  Este modo serve mais para treino, caso esteja tendo dificuldade em alguma pista no Team Adventure ou queira se aventurar no Multiplayer, ou apenas para se divertir em uma pista em específico.

  Aqui você também pode jogar solo ou em equipe, e escolher a dificuldade que quiser.

  Time Trial

  O famoso modo Time Attack que não pode faltar nos jogos de Sonic. Compita sozinho nas pistas pelos melhores tempos. Você pode competir com os fantasmas programados para destravar as medalhas, ou baixar o fantasma de alguém online para tentar batê-lo (isso se não for de um cheater).

  Infelizmente, assim como no ASRT, a sua primeira volta será morta, pois você não terá tempo o suficiente para adquirir velocidade e cada volta lhe concede 3 White Boosts para usar, então você sempre vai poder começar a segunda volta muito mais embalado que na primeira.

  Você pode correr em qualquer pista do jogo e com qualquer personagem. O personagem mais comum de se ver neste modo é o Zavok, pois ele possui os melhores status de Boost e Top Speed do jogo, que são os status mais importantes para este modo de jogo. Todas as armadilhas das pistas são removidas, exceto o terreno lento, então você não vai precisar se preocupar em desviar de coisas aleatórias que comprometeriam sua performance.

  E claro, tudo isso conta com uma leaderboard online, onde você pode deixar o seu melhor tempo ou baixar de alguém para servir de fantasma, que são extremamente úteis para mostrar o melhor caminho em cada pista.

  Multiplayer Online

  O que se tornou uma verdadeira cidade fantasma semanas depois do lançamento do jogo. Este modo foi o que mais sofreu com os bugs e problemas de performance que vão desde instabilidades nas conexões, causando dessincronismo e até mesmo ejetando jogadores da partida, a até mesmo não conseguir encontrar lobbys.

  Aqui existem vários modos de jogo e eventos que podem ser desfrutados:

  • Matchmaking: encontre jogos com pessoas ao redor do mundo;
    • Quick Play: jogue casualmente contra outros jogadores;
    • Team Race: jogue um modo mais competitivo em equipe contra outros jogadores, você pode jogar valendo rank ou não;
    • Standard: modo mais competitivo contra outros jogadores, porém solo, você também pode jogar rankeado ou não;
  • Create Custom Lobby: crie a sua própria sala e convide quem você quiser para jogar;
  • Join Friend’s Custom Lobby: acesse a sala criada por um amigo.

  No modo multiplayer online, você pode jogar qualquer fase do jogo ou qualquer um dos eventos disponíveis. Além dos eventos já descritos no modo Team Adventure, existem mais eventos:

  • Boost Race: todas as caixas de itens conterão apenas White Boosts;
  • Rocket Race: todas as caixas de itens conterão apenas Orange Rockets;
  • King of the Hill: fique na primeira colocação para ganhar pontos. Atinja o limite de pontos para ganhar;
  • Lightning Race: raios atingem os corredores periódicamente e você deve usar a invencibilidade para se defender. Basta segurar o botão de Use Item para isso;
  • Vampire Race: colete anéis para aumentar a sua velocidade. Use o Violet Void para roubar anéis dos se adversários. Você perde anéis ao longo do tempo.

  Vale lembrar que se você ficar muito tempo sem jogar no modo rankeado, o seu rank começará a diminuir gradativamente.

  Pistas

  O jogo conta com um total de 21 pistas (42 se contar as versões espelhadas), sendo que 9 delas foram copiadas direto do All-Stars Racing ou All-Stars Racing Transformed e são idênticas em seus traçados, ou seja, apenas 12 pistas foram feitas para o Team Sonic Racing. Todas são baseadas em alguma fase de algum jogo do Sonic. Como o jogo não conta com mecânicas de transformação, eventos ou nada do gênero, as pistas são mais simples e não possuem mudanças em seu traçado, logo todas as voltas são idênticas. As pistas estão divididas em 7 zonas:

  Planet Wisp

  Wisp Circuit: a menor e mais simples pista do jogo, ela é bem direta e sem muitos caminhos, existe apenas uma bifurcação em 3 caminhos no meio dela, onde você não deve escolher o caminho do meio, o looping gigante, pois é de longe o maior, o caminho da direita é levemente mais curto que o da esquerda. Ao final da volta, uma grande queda permitirá que você faça alguns stunts, mas tome cuidado para não bater na arquibancada ou no teto dela.

  Mother’s Canyon: hora de visitar a mãe Wisp novamente enquanto corre por este canyon cheio de quedas e caminhos suspensos no ar. Existe uma rampa bloqueada para os personagens de Power seguir que resulta em um pequeno, mas significativo corte de caminho com chance de stunts. Logo após o caminho rosa, você entrará em um túnel cilíndrico com um rio bem no meio, você pode girar a vontade dentro deste túnel, mas cuidado com os obstáculos e com a água enquanto tenta pegar os Boost Pads.

  Doctor’s Mine: direto para uma das construções do Dr. Eggman no Planet Wisp, aqui existem muitos cortes de caminhos para os personagens de Technique. Logo após a segunda grande curva para a direita, existe um caminho secundário bem à direita que leva a alguns saltos e boosts. Cuidado com a seção com as serras, pois é muito fácil virar o seu carro e acabar ficando preso de ponta cabeça na pista até cair lentamente dela.

  Seaside Hill

  Ocean View: direto do ASRT, ela se mantém como uma pista bem pequena e simples. Como de se esperar, a queda da pista logo depois da largada ainda está lá e o item de invicibility está ali. Aproveite o salto logo depois das primeiras curvas para fazer um Drift Stunts no ar e depois siga pelo caminho da esquerda, pois o looping gigante, como sempre, é o pior caminho, mas cuidado para não ser esmagado pelas pedras rolantes gigantes. Mais algumas curvas e você chegará ao final da pista.

  Lost Palace: direto do ASR, tome muito cuidado com os badniks logo depois da largada, pois eles adoram entrar na sua frente. Cheia de curvas sinuosas, inclinadas e até parafusos, você vai precisar estar preparado para virar rapidamente de um lado para o outros aqui. O pequeno salto antes do túnel permite apenas um Stunt, mas é arriscado, o salto mais à frente é bem melhor para Stunts. Logo após o segundo salto se você for um personagem Technique, poderá ir para o caminho da esquerda na água para cortar caminho e fazer alguns Stunts.

  Whale Lagoon: também direto do ASR, suas curvas e bifurcações que se encontram pelo meio do caminho criam momentos perigosos para batidas. Cuidado com a enorme curva em espiral, pois se você entrar muito tarde, poderá cair da pista e se entrar muito forte, poderá ser atingido pelas molas e jogado para longe, além de perder velocidade. A bifurcação na praia é perigosa no caminho da esquerda, pois existe água e badniks no caminho, mas a recompensa é um item de Invincibility.

  Glacierland

  Ice Mountain: cheia de caminhos alternativos e saltos, esta pista é a primeira de grande dificuldade do jogo. Personagens de Technique se destacarão aqui, pois existem 2 caminhos em terreno lento e uma curva fechada com chicane. Logo de cara, siga pelo caminho da esquerda e se mantenha nele até o fim, depois use a rampa para ir no caminho mais alto e, se você for do tipo Technique, poderá seguir pela esquerda no terreno lento. Após os saltos e a curva para a esquerda, você terá a bifurcação onde o caminho da esquerda é para os corredores Technique e o da direita é cheio de estalagmites. Mais adiante, na curva final, existe a área de terreno lento na parte de dentro da curva que pode ser um excelente corte de caminho.

  Frozen Junkyard: um tecno-cemitério de robôs do Dr. Eggman no meio do gelo. Uma pista com boas oportunidades para personagens Power, aqui a corrida já começa com dois caminhos para se seguir, sendo o reto o mais perigoso e também o menor. Na curva, quebre a porta de gelo e vá por dentro da caverna, quando sair, pegue o caminho da direita e mantenha-se o mais a direita possível durante o resto do percurso e tome cuidado com o Death Egg Robot.

  Hidden Volcano: o que acontece quando se mistura Fire and Ice? Não, não é um Sonic Boom, mas sim uma pista com um vulcão no meio de uma geleira. Ainda não é doido o suficiente? Tudo bem, tem um golem de lava também que fica atacando os corredores durante a corrida. Ótima pista para personagens Technique, devido a lava ser terreno lento e resultar em alguns cortes de caminho. A única bifurcação aqui é um caminho secreto logo na curva de gelo em espiral para baixo, onde se você cair logo após o segundo Boost Pad, existe um caminho mais curto lá embaixo. Esta é uma pista onde você precisará otimizar cada manobra sua para fazer melhor.

  Casino Park

  Roulette Road: outra direto do ASR que também esteve no ASRT. Seu traçado é bem simples e o caminho é único, então aqui é otimizar as curvas e zig zags, pois eles são muitos. Depois da sequência de subidas e descidas verticais, virá uma grande curva para a direita, tente pegar mais de um Boost Pad por vez, então o zig zag no meio das fichas vai testar a sua habilidade e o seu nível de Handling. Na bifurcação de caminhos vá pela esquerda, pois é o mais fácil de se manter o drift.

  Bingo Party: outra do ASR, cuidado com o zig zag logo na largada. Com bem mais sobe e desce verticais, apenas tome cuidado com as curvas logo depois deles. Assim como na Roulette Road, a bifurcação com uma grande curva está de volta, desta vez é melhor ir pela direita, mas cuidado, pois logo após a curva as pistas se cruzam podendo causar acidentes. Mais à frente você entrará na mesa de pinball, então cuidado para não bater em algo. Existem 2 saltos claros nesta pista, use-os para fazer o máximo de Stunts que puder.

  Pinball Highway: sim, mais uma do ASR e não, você não está ficando doido se acha que essas 3 pistas são muito parecidas. Com um zig zag logo na largada, cuidado para não bater nos obstáculos, feche muito bem as curvas e pegue todos os Boost Pads no caminho, especialmente no túnel. Quando cair na mesa de Pinball, cuidado para não ser atropelado pela bola gigante. No único salto da pista, é possível atravessar toda a seção com uma única sequência de Drift Stunts bem feita.

  Sandopolis

  Sand Road: Desenterrada das profundezas do Sonic Adventure, é uma pista com traçado bem simples e que favorece personagens Technique. Desvie dos bancos de areia enquanto faz as curvas o mais fechado possível, e então siga pelo caminho da direita logo depois da ponte e fique esperto para pegar o corte de caminho à esquerda que nem no mapa aparece. Logo após, você chegará ao oasis, onde você pode seguir pela água, se o seu personagem puder, mas caso tenha que ir pela areia, cuidado com os badniks.

  Boo’s House: com o retorno dos famosos fantasmas da franquia Sonic, é hora de voltar para as pirâmides. Com um traçado simples, tome muito cuidado nas curvas e nos saltos, pois é fácil perder o controle aqui. Nas descidas, procure sempre usar a rampa para ter mais tempo no ar e poder fazer vários Stunts. Assim que chegar na parte com vários fantasmas e paredes de energia, fique esperto, pois existe um corte de caminho na parede da esquerda, logo antes da curva, que não está no mapa. Do mais, é tomar cuidado pra não cair na areia fofa.

  Clockwork Pyramid: pista visualmente linda, aqui é fazer curvas e bem, e claro, desviar das armadilhas. A pista possui diversas lombadas bem sutis, mas que se bem aproveitadas, rendem um Stunt. Cuidado com o terreno lento, é difícil enxergá-lo aqui, e quando chegar na parte com os canos de vapor, existe uma rampa de cada lado de fora da pista, é possível pegar as duas, mas perigoso por conta do vapor.

  Rooftop Run

  Market Street: hora de correr por paredes e telhados, enquanto desvia de mesas, cadeiras e bueiros soltando água. Uma pista bem técnica e cheia de níveis diferentes de terreno, é fácil se perder aqui ou não perceber que aquele telhado ali era um caminho e dos bons. Com um corte de caminho fácil de se visualizar à direita logo depois da primeira queda, tome cuidado para não bater na parede. Aqui você encontrará a primeira sequência de saltos nos balões, não há como errar, já que é algo automático, mas fazer Stunts aumentará a sua velocidade a cada salto. Tome cuidado por qual telhado você vai querer seguir, pois nem sempre lá é o melhor caminho.

  Haunted Castle: uma pista bem psicodélica e capciosa, as curvas aqui são bem fortes e os saltos podem dar errado com facilidade. Tome muito cuidado com as engrenagens gigantes e com a água na seção do esgoto. Existe uma parede para se quebrar antes do esgoto que culmina em um corte de caminho do esgoto, mas cuidado para não acabar caindo na água. Personagens Technique terão uma vida mais fácil aqui, já que podem passar pela água sem problemas. Cuidado também com as estátuas gigantes e seu machados, tente ficar bem próximo de alguma das paredes ou exatamente no meio da pista.

  Sky Road: outra pista linda, agora você vai para as alturas enquanto faz saltos que parecem nunca ter fim. Aqui é fácil cair da pista em certas curvas, então se você não tiver um Handling alto, entre forte e cedo nessas curvas, cuidado com os saltos nos balões e tente pegar os anéis durante eles. Na parte do zig zag, se você cair na pista no lado direito, existe um balão posicionado ali para você voltar e fazer Stunts. Quando a pista se dividir, nem se preocupe com as pistas laterais, não valem a pena, fique no meio mesmo, mas cuidado para não cair da pista mais a frente. E cuidado com a gosma verde no túnel.

  Final Fortress

  Thunder Deck: sim, mais uma sequência de repetecos do ASR. Com um traçado sem muito o que dizer, basta tomar cuidado com as curvas e aproveitar as poucas lombadas na pista para fazer Stunts. As bifurcações de caminho tem pouca relevância, mas fique atento na primeira, pois a pista pode estar liberada no centro para cortar caminho, e basta você se focar em fazer o máximo nas curvas e Drift que você se dará bem aqui. Tome cuidado com os lasers logo depois da largada.

  Dark Arsenal: também do ASR, é bom que você goste de curvas, pois isso é praticamente tudo o que existe nessa pista. As poucas seções retas possuem armadilhas, então fique atento. Logo depois da largada, é possível seguir reto na pista ao invés de virar para um corte de caminho, e o mesmo vale para quando você estiver no retorno, já que a pista é praticamente espelhada. No mais é isso, seja bom de curvas e tome conta do dedo que você usa pra segurar o botão do Drift.

  Turbine Loop: última pista do jogo e também a última repetida do ASR. Com um traçado estranhamente simples para essa altura do jogo, apenas fique atento com as armadilhas no meio da volta e aproveito as poucas lombadas para fazer Stunts.

  Mod Pods e destraváveis

  As únicas formas de se destravar qualquer coisa neste jogo é através do Team Adventure ou das lootboxes… digo… dos Mod Pods, e a grande maioria dos destraváveis estão nos Mod Pods: peças de performance, temas de cores, Vinyls e buzinas.

  Você compra os Mod Pods usando créditos do jogo. Ao final de cada corrida, a sua performance será convertida em créditos, logo, quanto melhor você for nas corridas, mais créditos ganhará. Ou seja, felizmente, não há como usar dinheiro de verdade nem nada do tipo para comprar os Mod Pods, apenas jogando o jogo.

  O conteúdo das Mod Pods é aleatório, mas você não pode tirar cosméticos repetidos, apenas as Bonus Box podem vir repetidas, já que você pode armazenar até 5 de cada.

  E claro, como era de se esperar, as versões lendárias das peças dos carros são mais raras, porém, assim que você completar a coleção com todas as peças comuns, as lendárias começarão a vir com mais frequência.

  Abrir Mod Pods é um processo lento e tedioso (ao menos você pode sentir a luz do sol enquanto o faz), pode até ser legal no começo, mas depois de um tempo você vai estar spammando o botão enquanto eles abrem lentamente. Não é difícil você conseguir créditos o suficiente para abrir 4 Mod Pods por corrida.

  Já no modo Team Adventure, você pode destravar alguns temas de cores, Vinyls e buzinas. As buzinas e Vinyls basta você pegar todas as estrelas e chaves que você vai destravando tudo. Já os esquema de cores é um pouco mais complicado, pois você precisa vencer todas as corridas na dificuldade Expert e o jogo não mostra quais você já fez, então se estiver precisando de algum tema de cor em específico, veja o nome dele, procure aquele capítulo/zona no modo Team Adventure e vença tudo no Expert.

  Análise Geral

  Team Sonic Racing é um bom jogo, mas que não chega aos pés do seu antecessor, o All-Stars Racing Transformed. Com a remoção das transformações e das mudanças nas pistas durante a corrida, o jogo perdeu muito mais do que ganhou com as mecânicas de time. Tudo isso somado à pouca quantidade de personagens, alguns times sem muito sentido, reuso de pistas e modos de jogo fez com que o jogo tivesse um ar de pequeno e repetitivo.

  A customização, embora boa, é muito limitada. Você é preso a temas de cores, não podendo usar quaisquer cores, boa parte das buzinas são fracas e os adesivos são genéricos e ficam presos ao mesmo esquema de cor do carro. Já na parte das peças, são apenas 18 por personagem sendo 9 apenas a versão dourada das anteriores.

  A IA defasada do jogo parece não saber como usar as mecânicas de time, como se não tivessem tido tempo para programar isso. Motivo de muitas reclamações dos jogadores, elas não conseguem sequer seguir um Slipstream e fazem Skimboost apenas quando o companheiro está no caminho (já vi a IA desviar propositalmente do companheiro que precisava de um Skimboost). Isso sem contar que ela bate em paredes, passam em terreno impróprio mesmo na dificuldade mais alta, ativa o Team Ultimate sem você, caso você demore muito para ativar, e muito raramente oferece Wisps. Você tem que literalmente carregar o seu time para vitória no modo Team Adventure.

  As mecânicas de time são forçadas ao ponto de valer mais a pena você parar, literalmente, esperar o seu time te alcançar para ajudá-los do que manter a primeira posição na corrida e auxiliá-los com Wisps e Slipstreams. Ou todo o seu time está nas 3 primeiras colocações, ou o seu time está perdendo muito por você não estar lá ajudando com todas as técnicas de equipe. Porém, caso você esteja jogando com pessoas, que tem competência para usar os Wisps de forma correta e aproveitar Slingshots, você pode garantir mais ficando na frente.

  Já o modo online veio tão quebrado e cheio de bugs que virou uma cidade fantasma em menos de 2 semanas depois do lançamento. Isso somado a falta de comunicação dos desenvolvedores e suporte ao jogo pós lançamento (com apenas um patch para melhorar o modo multiplayer tendo sido liberado mais de um mês depois do lançamento), fez com que o jogo morresse muito rápido. A sensação que ficou foi de um cash grab, onde simplesmente lançaram o jogo com um preço algo, pouco conteúdo e pronto. Especialmente quando se olha para o lado e vê o Crash Team Racing sendo lançado um mês depois, com mais conteúdo, e recebendo atualizações logo em seguida.

 Por ter sido construído em cima do All-Stars Racing Transformed (o que foi comprovado quando os modders começaram a mexer nos arquivos e encontraram vários resquícios do ASRT), o jogo apresenta exatamente a mesma jogabilidade, o que é ótimo para quem já era familiarizado com a franquia, então isso gerou uma transição natural.

  Team Sonic Racing foi tão obscurecido pelo Crash Team Racing: Nitro Fueled (devido a enorme quantidade de fan service, personagens, modos de jogo, pistas, atualizações, etc), que o jogo praticamente morreu um mês depois, quase não se ouve mais pessoas falando dele ou fazendo conteúdo na internet. Nem mesmo as empresas envolvidas no jogo falavam mais dele depois do primeiro mês. Team Sonic Racing parece um jogo cru, quando comparado com o Crash Team Racing ou até mesmo o All-Stars Racing Transformed.

  Não há duvidas de que a música deste jogo é fenomenal, os gráficos são muito bons e a customização adiciona um extra bacana, mas esses são os pontos altos. No geral, o jogo não vale o preço, portanto se você quiser comprá-lo, espere por uma boa promoção.

  Curiosidades

  Escondidos pelas pistas, foram encontrados sprites clássicos dos personagens. Algo que é quase impossível de se ver no jogo normalmente, mas que, aparentemente, foi colocado como um easter egg para a comunidade que gosta de modificar o jogo adicionando a câmera livre. Confiram alguns:

  Para ajudar no marketing do jogo, o Team Sonic Racing ganhou também uma web série animada, no mesmo estilo do Sonic Mania Adventures, chamada Team Sonic Racing Overdrive;

  Aqui estão os outdoors encontrados em muitas pistas do jogo:

  Nos arquivos da versão PC do Team Sonic Racing, foram encontrados vestígios de que o jogo foi de fato construído a partir do All-Stars Racing Tranformed, mas uma imagem chamou mais atenção, na imagem que lista a pose dos personagens, Blaze aparece com uma roupa bem diferente, o que sugere, que talvez os personagens teriam um certo redesign para este jogo:

  Richard Acherki, lead designer do Team Sonic Racing, disse em entrevista a Nintendo World Report TV que este é o primeiro jogo que ele está fazendo na SUMO Digital e que boa parte da equipe que está trabalhando no jogo é nova e não trabalhou em nenhum título anterior, contudo eles tem contato com o pessoal que trabalhou no All-Stars Racing e ASRT para usar de referência;

  Algumas concept arts do jogo:

  Team Sonic Racing estava para ser lançado no final de 2018, mas o jogo foi adiado até Maio de 2019, a desculpa que usaram foi a de que eles precisavam demais tempo para acertar a parte do Multiplayer, mas parece que não adiantou muito, pois mesmo com esse tempo extra, o modo Multiplayer ainda foi lançado cheio de bugs, que foram um dos principais motivos pelo qual o jogo ter caído em esquecimento de forma tão rápida.

  Ao final de 2019, o jogo recebeu o título de melhor jogo de esporte/corrida pela Playstation LifeStyle:


 

  Ficha Técnica 
Capa do jogo Dados
    Nome: Team Sonic Racing
  Plataformas: Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch e Steam
  Gênero: Corrida
  Distribuidora: SEGA
  Desenvolvedore: SUMO Digital
  Idioma: Multi-Idiomas
  Data de Lançamento: 21/05/2019
Avaliação Prós/Contras
Gráficos: 9
Som: 10
Jogabilidade: 8
Diversão: 7
Nota Final: 7

  Prós: candidato a melhor trilha sonora de todos os jogos do Sonic e jogabilidade idêntica ao All-Stars Racing Transformed.

  Contras: sensação de retrocesso com relação ao seu antecessor, bugs que atrapalham na diversão, muito conteúdo reutilizado, poucos personagens, preço alto, mecânicas de time altamente abusáveis e total descaso, falta de comunicação e falta de suporte ao jogo por parte dos desenvolvedores.

Diga não ao plágio, cite a autoria!
Por: Skar
Postado em: 23/11/2019
Atualizado: 19/12/2019