Review do Sonic Forces

  Durante o anivers√°rio do Sonic, em 23 de Junho de 2016, n√£o houve o esperado an√ļncio de um novo game do ouri√ßo. A SEGA preferiu deixar para revelar durante a Comic-Con de 2016, em 22 de Julho. E ent√£o, duas grandes surpresas: a primeira delas foi o game Sonic Mania (confira o review aqui). De in√≠cio achou-se que este seria o game do anivers√°rio do Sonic, mas alguns desconfiaram por ser muito simplista e por haver uma segunda surpresa marcada na programa√ß√£o do evento. E a segunda surpresa foi nada mais nada menos que apenas e t√£o-somente esse v√≠deo abaixo:

  Com a promessa de um novo jogo do Sonic nos moldes do Colors e Generations com um toque “catacl√≠smico”, o “Project Sonic 2017” (como era chamado at√© ent√£o) veio com grandes promessas de reviver a mais recente alta da s√©rie Sonic, o que era um al√≠vio, pois n√£o ver√≠amos nada do fiasco de 2013/2014 sendo continuado. Com uma cara enorme de Sonic Generations 2, a Sonic Team fazia grande esfor√ßo para convencer que o jogo n√£o seria um mero Generations 2, mas sim algo mais, e que o retorno da Green Hill e do Sonic cl√°ssico eram apenas como formas comemorativas, pois este era o jogo de 25 anos do ouri√ßo.

  Conforme o tempo foi passando e mais informa√ß√Ķes foram sendo reveladas, mais fases do passado retornavam e a ideia do Generations 2 se consolidava, ainda mais depois da E3, onde mais um trailer do Sonic Forces foi revelado:

  At√© que um dia, o grande diferencial foi revelado:

  Sim, um personagem totalmente customiz√°vel foi colocado no jogo. O sonho molhado da DevianArt se concretizava e a era dos fan chars nunca fora t√£o promissora.

  Hist√≥ria precedente

  Sonic Forces teve algo in√©dito, parte da hist√≥ria que antecede o jogo foi revelada semanas antes do seu lan√ßamento via comics digitais, oficiais e que foram disponibilizadas gratuitamente na internet. Foram 4 partes, cada uma contando um peda√ßo do que aconteceu para chegar aonde o jogo come√ßa e explica partes importantes da hist√≥ria que n√£o s√£o explicadas durante o jogo, como, o surgimento do Infinite, como o Knuckles se tornou o l√≠der da resist√™ncia, o que aconteceu antes do episode Shadow, o que √© o Phantom Ruby, etc, portanto, o correto √© ler as comics antes de jogar o Sonic Forces.

  N√£o se sabe ao certo se isso foi uma jogada de marketing para promover a nova comic do Sonic que seria lan√ßada em Abril de 2018 pela IDW, j√° que quem fez as comics do Forces s√£o os mesmos que fariam a comic da IDW, ou se foi pura propaganda, mas seja como for, fiquem com as vers√Ķes que traduzimos:

Parte 1:

Parte 2:

 Parte 3:

Parte 4:

 

  Enredo oficial

 ‚ÄúEm uma nova tentativa de domina√ß√£o global, Dr. Eggman lan√ßa uma ofensiva em larga escala em um centro urbano. √Č um momento de desespero para os sobreviventes; toda a esperan√ßa fora perdida!

  Ent√£o, do nada surge o rosto heroico do ouri√ßo supers√īnico mais r√°pido do mundo: Sonic, que acaba com as for√ßas amea√ßadoras na √°rea. Mas o Dr. Eggman tem uma carta na manga.

  Sonic se v√™ frente a frente com uma tropa de inimigos bem mais fortes. Um deles carrega um poder misterioso que se prova forte demais para o nosso her√≥i. Sonic √© derrotado e capturado, sua situa√ß√£o atual √© desconhecida.

  Sem algu√©m para par√°-lo, √© uma quest√£o de poucos meses para que o Dr. Eggman conquiste todo o mundo, exceto uma pequena fra√ß√£o dele.

  Mesmo na aus√™ncia do Sonic, os sobreviventes n√£o estavam prontos para se renderem! Uma resist√™ncia foi formada com os que restaram no mundo, tendo o Knuckles como seu comandante. Juntos com o seu mais novo recruta, eles est√£o prontos para fazer o que √© necess√°rio.

  O destino do mundo est√° em suas m√£os.‚ÄĚ

  O enredo oficial do jogo √© propositalmente vago e n√£o explica muita coisa. Isso √© uma forma de for√ßar as pessoas a lerem as comics para saber tudo o que aconteceu antes do ataque do Dr. Eggman e de onde ele tirou o Phantom Ruby e o Infinite, a fonte de poder deles, e tamb√©m como forma de promover o episode Shadow para que se entenda as reais motiva√ß√Ķes do Infinite. J√° a forma como o Sonic cl√°ssico e o Phantom Ruby s√£o introduzidos no jogo √© explicado no Sonic Mania.

  Novidades

  Sonic Forces foi a primeira tentativa de solidifica√ß√£o da s√©rie Sonic em 3D em muitos anos. Pela primeira vez a Sonic Team disse que escolheria o estilo do “Uncolorations” para fazer um novo jogo do Sonic, o que indicaria que esse seria o futuro da s√©rie.

  Por ser um jogo comemorativo, novamente vimos a cara do Sonic cl√°ssico se unindo ao futuro e ao Sonic moderno para mais uma rodada de fases, mas, sem sombra de d√ļvidas, a grande novidade √© o Custom Hero (Avatar), onde voc√™ pode criar o seu pr√≥prio personagem, dando a ele uma apar√™ncia √ļnica e habilidades pr√≥prias.

  Outra grande novidade do Forces √© a Hedgehog Engine 2 que ficou em desenvolvimento por 2 anos. Essa nova engine gr√°fica fez com que o Sonic Forces acabasse tendo gr√°ficos lind√≠ssimos sem ser muito pesado.

  Cheio de cutscenes (inclusive durante as fases), di√°logos via r√°dio durante e antes das fases, menus bem feitos, excelentes m√ļsicas e cen√°rios deslumbrantes, a apresenta√ß√£o do jogo ficou incr√≠vel. Algo digno da nova gera√ß√£o.

  O jogo conta com os 3 estilos de gameplay, igual era no Colors ou Generations. Ent√£o, o Sonic cl√°ssico fica com o 2D, enquanto que o Sonic moderno e o Avatar ficam no 2,5D e 3D.

  Como dito, a grande novidade aqui √© o Avatar. Sua jogabilidade √© baseada em Wispons e no Grappling Hook que ele usa para se agarrar nos objetos e fazer Homing Attacks. Criar seu pr√≥prio personagem sempre foi o sonho de muita gente (DevianArt que o diga), ent√£o, Takashi Iizuka decidiu colocar um personagem customiz√°vel para que os f√£s pudessem se colocar no jogo e lutar ao lado do Sonic.

  Os Wisps est√£o de volta e dessa vez foram integrados ao Avatar, ou seja, √© o personagem customiz√°vel quem usar√° o poder dos Wisps, enquanto que o Sonic moderno os usa apenas para recarregar a barra de Boost, bem como era em Sonic Colors.

  Algumas mudan√ßas foram feitas em rela√ß√£o a dificuldade. O jogo n√£o possui mais vidas nem continues, logo, voc√™ pode morrer quantas vezes quiser que voc√™ sempre voltar√° no √ļltimo checkpoint que passou, claro que isso ir√° lhe custar pontos no final da fase. Sonic Forces possui sele√ß√£o de dificuldades logo no come√ßo, entre Normal e Hard. Caso jogue no Normal, os seus an√©is servir√£o como uma barra de vida, onde voc√™ pode coletar no m√°ximo 100 an√©is e toda vez que for atingido voc√™ perder√° 20 an√©is ao inv√©s de todos, por√©m, o seu Rank e o seu melhor tempo n√£o ser√£o gravados. Caso jogue no Hard, o jogo proceder√° da forma normal com os an√©is e Ranks.

  Desta vez, o novo vil√£o em destaque, Infinite, usou o poder do Phantom Ruby para trazer vil√Ķes ic√īnicos do passado para enfrentar o Sonic novamente. Ent√£o, o jogo conta com o retorno do Metal Sonic, Shadow, Chaos 0 e Zavok.

  O sistema de fases tamb√©m est√° diferente, agora as zonas funcionam como locais, onde os personagens v√£o passando conforme a hist√≥ria avan√ßa e cada fase possui apenas 1 ato. Ent√£o temos a Green Hill, por exemplo, como um local, e cada personagem passar√° por l√° em algum dado momento do jogo, ou seja, nem todos come√ßam o jogo na Green Hill. Outro exemplo de local √© a Chemical Plant. Isso tudo conta com o retorno de um World Map, que voc√™ usa para acessar as fases.

  Apesar de tudo, algumas coisas se mantiveram, como √© o caso da tela do jogo:

  – Bem no topo da tela temos os Rings, que como sempre, protegem o seu personagem. Voc√™ pode coletar no m√°ximo 999 e em algumas fases √© bem simples ter mais de 500 devido a enorme fatura de an√©is no jogo, j√° que eles n√£o rendem mais vida ao coletar 100 ou 200.
  – Logo abaixo temos o Score que mostra a sua pontua√ß√£o. Quase tudo agora conta pontos, pegar an√©is, colet√°veis, destruir badniks, etc. Diferentemente dos demais jogos do Sonic, o Score reseta ao final de cada fase;
  – Por fim o Time. Ele agora conta muito para ajudar na pontua√ß√£o final para conseguir tirar rank S no final da fase. O limite de tempo aqui √© de 1 hora (60 minutos);
Na parte de baixo da tela temos:
   – O Rental Avatar, caso esteja jogando com o Avatar e tenha escolhido um;
   – O Wispon equipado e seus modificadores;
   – A barra de Boost do Sonic moderno, caso esteja jogando com ele.

  J√° no final das fases, voc√™ receber√° sua pontua√ß√£o baseado no seu desempenho naquela fase. O Score que voc√™ atingiu durante a fase ser√° o ponto de partida da sua pontua√ß√£o, ent√£o ser√£o adicionados pontos pelo seu Time, pelo total de Rings que voc√™ terminou a fase e ser√° subtra√≠do pontos equivalentes a quantos Retries (mortes) voc√™ teve, portanto evite morrer ao m√°ximo para n√£o perder pontos. Por fim, seu Score final ser√° multiplicado pelo Daily Mission Bonus o que determinar√° o seu Rank e o total ser√° convertido em experi√™ncia para o seu Avatar.

  Requerimentos m√≠nimos

Para rodar o Sonic Forces em seu PC, ele precisa no mínimo de:

  • SO: Windows 7 Service Pack 1
  • Processador: Intel i5 5th gen @ 2.7Ghz or AMD A10 7th gen @ 3.0Ghz
  • Mem√≥ria: 4 GB de RAM
  • Placa de v√≠deo: Nvidia GTX 750 Ti or AMD R7 265
  • DirectX: Vers√£o 11
  • Armazenamento: 18 GB de espa√ßo dispon√≠vel
  • Placa de som: Sound: 11 compatible

  Menus e World Map


  O jogo conta com uma s√©rie de menus:

‚Äď New Game: resete todo o seu progresso (incluindo os seus Avatares) e comece um jogo novo do zero.

‚Äď Continue: carrega onde o jogo parou para que possa continuar progredindo pela hist√≥ria.

‚Äď Episode Shadow: DLC gratuito do Sonic Forces. S√£o 3 fases que servem para contar o que exatamente aconteceu com o Infinite e como ele surgiu. O ideal √© jogar o modo normal do jogo at√© voc√™ encontrar o Shadow pela primeira vez, ent√£o pare e jogue o Episode Shadow para poder tirar o m√°ximo de proveito da hist√≥ria.

 ‚Äď Options: configure as op√ß√Ķes do jogo como: v√≠deo, som, controles e idioma.

 ‚Äď Theater: permite que voc√™ reveja qualquer cutscene que voc√™ j√° tenha destravado na hist√≥ria.

 ‚Äď Quit: sai do jogo.

  Sonic Forces tamb√©m conta com um World Map, onde voc√™ pode ver todas as fases espalhadas pelo mundo, al√©m de outros menus:

– Espalhado pelo mundo, voc√™ ter√° todas as fases dispon√≠veis para jogar, incluindo as fases extras e secretas. Al√©m disso, voc√™ tamb√©m ver√° o menus de miss√Ķes e o local para customizar o seu Avatar. Pressionando Tab, voc√™ abrir√° o menu lateral com a lista de todas as fases, para um acesso mais f√°cil.

– Page Up abre o menu de miss√Ķes, para um acesso mais r√°pido, enquanto que Page Down abre o menu do Avatar e toda a sua customiza√ß√£o.

  Caixas de itens e c√°psulas

  As caixas de itens s√£o exclusivas do Sonic cl√°ssico, o jogo possui as padr√Ķes da s√©rie. J√° os Wisps s√£o exclusivos do Sonic moderno e Avatar:

  Super Ring: d√° 10 an√©is extras.
  Blue Shield: escudo neutro que protege o Sonic e seus an√©is na pr√≥xima vez que receber dano.
  Power Sneakers: aumenta a velocidade m√°xima e a acelera√ß√£o do seu personagem por 5 segundos.
  Invencible: torna o seu personagem imune a dano por 15 segundos e se voc√™ tocar em inimigos, eles √© quem receber√£o dano. Mas cuidado, pois voc√™ ainda pode morrer afogado, esmagado ou caindo em precip√≠cios!
  Wisp Capsule: como sempre, voc√™ encontrar√° os Wisps dentro destas c√°psulas. Espalhadas pelas fases do Sonic moderno e do Avatar, passe perto delas para quebr√°-las e receber o poder do Wisp que est√° dentro.
  Jogabilidade, personagens e habilidades

  
Com a promessa de trazer de volta o estilo de jogo do Colors e Generations, Sonic Forces foi feito nos mesmos moldes deles, fazendo uso da jogabilidade de boost. A f√≠sica do jogo √© bem semelhante a do Generations (por√©m melhor em alguns aspectos e pior em outros), mas se voc√™ j√° est√° acostumado com ela acaba se adaptando. Em termos de velocidade, o jogo est√° um pouco mais lento, j√° que agora n√£o √© mais poss√≠vel ficar no Boost o tempo todo com o Sonic moderno, e o Avatar e o Sonic cl√°ssico n√£o possuem tal mec√Ęnica. Com o retorno triunfal do ouri√ßo negro, s√£o ao todo 4 personagens jog√°veis: Sonic moderno, Sonic cl√°ssico, Avatar e Shadow. Apesar do Shadow ter uma jogabilidade id√™ntica ao do Sonic moderno (incluindo as habilidades), cada personagem tem uma jogabilidade distinta, enquanto que o Avatar mistura um pouco dos dois Sonics.  Uma novidade do Sonic moderno e do Avatar s√£o as cutscenes no meio das fases, onde voc√™ ter√° uma sequ√™ncia de QTE (Quick Time Event) e deve apertar o bot√£o de pulo quando o c√≠rculo chegar na marca√ß√£o. Se apertar cedo demais ou tarde demais, voc√™ perder√° pontos, mas prosseguir√°. Caso n√£o aperte nenhum bot√£o, voc√™ falhar√° e pode acabar morrendo.

  Sonic the Hedgehog (cl√°ssico): depois de ser sugado pelo Phantom Ruby, no final do Sonic Mania, at√© a dimens√£o onde se passa o Sonic Forces, ele se reencontra com os personagens do futuro, onde √© reconhecido por todos como um velho amigo retornando (mesmo com a SEGA insistindo em dizer que este Sonic cl√°ssico n√£o √© o mesmo do Generations, os di√°logos do jogo deixam o contr√°rio bem claro).

  Suas habilidades s√£o as mesmas de sempre, por√©m desta vez ele trouxe o Drop Dash consigo direto do Sonic Mania.

  Spin Jump: apertando o bot√£o de pulo, Sonic pular√° girando, como sempre, e destruindo tudo em seu caminho. Basta pressionar o bot√£o Jump enquanto estiver no ch√£o.
  Spin: segure para baixo enquanto estiver correndo e Sonic come√ßar√° a rolar, destruindo tudo em seu caminho e ganhando velocidade nas descidas.
  Spin Dash: enquanto estiver parado, segure para baixo e pressione o bot√£o Jump diversas vezes para carregar e ent√£o solte para que o Sonic dispare rolando para frente com grande velocidade. Excelente para fazer algumas subidas.
  Drop Dash: a nova habilidade do Sonic. Pule e enquanto estiver no ar, aperte e segure o bot√£o Jump novamente. Assim que tocar o ch√£o, o Sonic disparar√° para frente com impulso extra.
  Sonic the Hedgehog (moderno): o ouri√ßo supers√īnico mais r√°pido do mundo que ama liberdade e odeia injusti√ßas. Enquanto estava ocupado atrapalhando outra tentativa maligna do Dr. Eggman, ele foi capturado por um atacante desconhecido.

  Com mudan√ßas na sua jogabilidade, o Sonic moderno perdeu algumas habilidades que foram dadas para o Avatar, tornando o seu jogo um pouco mais simples. Agora ele n√£o usa mais o poder dos Wisps e eles servem apenas para preencher a sua barra de Boost.

  Spin Jump: apertando o bot√£o Jump, Sonic pular√° girando, como sempre, e destruindo tudo em seu caminho. Basta pressionar o bot√£o Jump enquanto estiver no ch√£o.
  Double Jump: aperte o bot√£o Jump enquanto estiver no ar para dar um pequeno salto, ganhando um pouco de altitude.
  Slide: um ataque rasteiro. Como o Sonic moderno n√£o possui o Spin, esta √© a √ļnica forma de atacar inimigos sem pular, ela tamb√©m serve para atravessar passagens estreitas. Para execut√°-la basta apertar o bot√£o Slide enquanto estiver no ch√£o e se movendo.
  Stomp: um ataque em velocidade para baixo. Com esta habilidade o ouri√ßo dar√° um grande impulso reto para baixo e s√≥ ir√° parar quando tocar no ch√£o. Esta habilidade serve para quebrar caixas que bloqueiam a sua passagem para baixo ou para chegar rapidamente ao ch√£o. Para execut√°-la basta apertar o bot√£o Slide enquanto estiver no ar.
  Homing Attack: o bom e velho ataque a√©reo do ouri√ßo. Com esta habilidade o Sonic ir√° de encontro direto com um inimigo ou outros v√°rios objetos do jogo. Excelente para acertar alvos com precis√£o, especialmente badniks e molas. Para execut√°-la basta apertar o bot√£o Jump enquanto estiver no ar e quando uma mira aparecer em algo.
  Boost: um aumento incr√≠vel de velocidade. Ele destruir√° qualquer obst√°culo est√°tico ou inimigo que tocar enquanto nesta habilidade, por√©m ela tem energia limitada, mostrada pela barra no canto inferior esquerdo. Voc√™ pode preencher esta barra fazendo destruindo inimigos ou pegando Wisps. O Sonic n√£o consegue manter esta habilidade no ar por muito tempo. Para execut√°-la basta segurar o bot√£o Boost.
  Cartwheel/Grind Step: um r√°pido impulso para os lados, quase instant√Ęneo. Excelente para desviar de objetos e inimigos enquanto corre, ou mudar de rail rapidamente. Para execut√°-la basta apertar os bot√Ķes Quick Step Left ou Quick Step Right enquanto estiver no ch√£o e nas √°reas em 3D.
  Custom Hero: o seu pr√≥prio personagem customiz√°vel. Como um sobrevivente do ex√©rcito de rob√īs do Dr. Eggman, e como novo recruta da resist√™ncia, voc√™ ser√° encarregado de v√°rias miss√Ķes perigosas. V√° encontrar o Sonic, combine for√ßas e ajude a salvar o mundo!  Como √ļnico sobrevivente de um ataque do Infinite √† cidade, o Avatar decide se unir a resist√™ncia para ajudar a retomar o mundo do Dr. Eggman.

  Sua jogabilidade √© bem semelhante ao Sonic moderno, por√©m com a adi√ß√£o dos Wispons e do Grappling Hook que ele usa para fazer o Homing Attack. Como √© ele quem usa o poder dos Wisps agora, isso acabou criando uma boa diversifica√ß√£o ao seu gameplay, pois o caminho que voc√™ segue na fase, depende totalmente do Wispon que voc√™ usa.

  Escolha bem o seu primeiro Avatar, pois voc√™ s√≥ poder√° criar outros depois de completar o modo hist√≥ria e pode ter no m√°ximo 15 ao mesmo tempo.

  Spin Jump: apertando o bot√£o Jump, o Avatar pular√° dando um salto mortal e destruindo tudo em seu caminho. Basta pressionar o bot√£o de pulo.
  Slide: um ataque rasteiro. Como o Avatar n√£o possui o Spin, esta √© a √ļnica forma de atacar inimigos sem pular ou usar o Wispon, ela tamb√©m serve para atravessar passagens estreitas. Para execut√°-la basta apertar o bot√£o Slide enquanto estiver no ch√£o e se movendo.
  Stomp: um ataque em velocidade para baixo. Com esta habilidade seu Avatar dar√° um grande impulso reto para baixo e s√≥ ir√° parar quando tocar no ch√£o. Esta habilidade serve para quebrar caixas que bloqueiam a sua passagem para baixo ou para chegar rapidamente ao ch√£o. Para execut√°-la basta apertar o bot√£o Slide enquanto estiver no ar.
  Wire Attack: a vers√£o do Homing Attack do Avatar. Com esta habilidade seu personagem ir√° de encontro direto com um inimigo ou outros v√°rios objetos do jogo. Excelente para acertar alvos com precis√£o, especialmente badniks e molas. Para execut√°-lo basta apertar o bot√£o Jump enquanto estiver no ar e quando uma mira aparecer em algo.
  Cartwheel/Grind Step: um r√°pido impulso para os lados, quase instant√Ęneo. Excelente para desviar de objetos e inimigos enquanto corre, ou mudar de rail rapidamente. Para execut√°-la basta apertar os bot√Ķes Quick Step Left ou Quick Step Right enquanto estiver no ch√£o e nas √°reas em 3D.
  Wall Jump: habilidade exclusiva da fase Imperial Tower, o Avatar herdou os saltos nas paredes do Sonic. Para usar essa habilidade, pule em dire√ß√£o a uma parede nas se√ß√Ķes espec√≠ficas da fase e o seu avatar grudar√° na parede, ent√£o, basta continuar apertando o bot√£o de Jump diversas vezes para escalar pulando de parede em parede.
  Switch Avatar: se voc√™ tiver escolhido um Rental Avatar, pressione o bot√£o Switch Avatar, enquanto estiver no ch√£o, para trocar de Avatar e ganhar todas as habilidades deste novo Avatar, incluindo seu Wispon.
  Wispon Attack: aperte o bot√£o de Wispon Attack para que o Avatar dispare o ataque b√°sico do Wispon que estiver equipado.
  Wispon Special: depois de pegar um Wisp do mesmo tipo do seu Wispon, pressione o bot√£o de Wispon Special para iniciar o ataque especial do seu Wispon. A energia come√ßar√° a ser drenada imediatamente e voc√™ pode usar o ataque especial enquanto tiver energia.
  Tag Team: o quarto modo do jogo √© o Tag Team, onde o Sonic e o seu Avatar se unem em uma miss√£o e voc√™ joga com ambos ao mesmo tempo. A jogabilidade √© a jun√ß√£o de ambos os personagens, ent√£o voc√™ tem acesso a todas as habilidades do Sonic e do seu Avatar.

  Voc√™ n√£o precisa ficar trocando de personagens ou de controle, pois basta voc√™ apertar o bot√£o e o personagem respons√°vel por aquela a√ß√£o imediatamente toma a frente e executa tal a√ß√£o. Todas as fases de Tag Team s√£o 100% em 3D.

  Double Boost: a √ļnica habilidade in√©dita do Tag Team, aqui, os dois personagens se unem em momentos espec√≠ficos das fases e come√ßam a carregar o Double Boost, ent√£o, voc√™ tem apenas 3 segundos para apertar o bot√£o Jump ou Boost repetidamente o mais r√°pido que puder, para que o marcador fique dentro da √°rea mostrada. Assim que o tempo acabar, os dois personagens saem em disparada com uma velocidade muito maior que a do Boost normal. Atropele o m√°ximo poss√≠vel de inimigos e pegue o m√°ximo poss√≠vel de an√©is para manter a barra do Double Boost cheia.  

  Cria√ß√£o e customiza√ß√£o do Avatar

  Assim que voc√™ chegar a segunda fase do jogo, voc√™ criar√° o seu Avatar. Esse √© o seu personagem na hist√≥ria e voc√™ n√£o pode mudar algumas caracter√≠sticas fundamentais dele depois de pronto (esp√©cie, g√™nero, voz, olhos, orelhas e penas), portanto escolha com sabedoria, pois voc√™ s√≥ poder√° criar outros avatares depois de terminar o modo hist√≥ria.

  Existem ao todo 7 esp√©cies para voc√™ escolher ao criar o seu Avatar, cada uma possui uma habilidade passiva:

  –Coelho: Fica invenc√≠vel por mais tempo quando √© atingido;
  –Lobo: Automaticamente atrais os an√©is e colet√°veis pr√≥ximos dele;
  –Gato: Fica com um anel ap√≥s ser atingido;
  –Cachorro: Recome√ßa com 5 an√©is depois de morrer;
  –Urso: Joga inimigos pra longe com o Homing Attack;
  –P√°ssaro: Voa alto com habilidades de pulo duplo;
  –Ouri√ßo: Os an√©is ficam mais tempo no ch√£o quando voc√™ √© atingido.

  Como a grande novidade do jogo, o Avatar tem diversas op√ß√Ķes de customiza√ß√£o tanto com as partes do corpo como nas roupas e acess√≥rios. Voc√™ pode fazer o seu personagem ter uma apar√™ncia incr√≠vel, ou engra√ßada, e a melhor parte √© que o seu Avatar aparece em todas as cutscenes do jogo mantendo a mesma apar√™ncia que voc√™ o deixou!

  Inicialmente suas op√ß√Ķes de acess√≥rios ser√° bem limitada, mas conforme voc√™ avan√ßa no jogo, mais op√ß√Ķes ser√£o destravadas permitindo que voc√™ deixe o seu Avatar com um visual mais √ļnico e personalizado.

  Wispons e modificadores

  Novidade do Avatar, os Wispons (WISp + weaPON), s√£o as armas que ele usa para auxiliar em sua jornada. Existem ao todo 7 poderes diferentes, cada um com 9 varia√ß√Ķes que criam pequenas modifica√ß√Ķes no seu personagem, totalizando 63 Wispons.

  Cada Wispon possui um ataque b√°sico, que n√£o tem limite de uso, e um ataque especial que precisa de um Wisp do mesmo tipo para ser usado e dura apenas alguns segundos ap√≥s ativado, portanto procure as c√°psulas de Wisps para ganhar uma super habilidade tempor√°ria.

  Voc√™ destrava a vers√£o b√°sica de cada Wispon avan√ßando no modo hist√≥ria do jogo e para destravar as vers√Ķes com modificadores, voc√™ precisa completar as miss√Ķes do jogo ou coletar todos os Red Rings de certas fases.

Burst: seu ataque b√°sico √© um lan√ßa chamas que vai para frente por uma boa dist√Ęncia, segure o bot√£o de ataque para um jato constante. Seu ataque especial √© uma s√©rie de saltos explosivos no ar indo na dire√ß√£o em que voc√™ quiser. Excelente para cortar caminho pelos c√©us
Lightning: seu ataque básico é uma chicotada elétrica na direção em que o seu personagem está virado. Se estiver no chão, o seu personagem dará um impulso para frente junto da chicotada caso esteja se movendo, então cuidado para não cair de onde está. Seu ataque especial é o igual ao Lightspeed Dash dos jogos antigos, onde você pode seguir por uma sequência de anéis ou inimigos com grande velocidade.
Cube: seu ataque básico é uma martelada no chão que prende todos os inimigos terrestres em cubos e então você pode usar uma segunda martelada (ou atravessá-los) para transformá-los em anéis. Cada inimigo concede 3 anéis e isso não afeta inimigos aéreos, mas se você usar esta habilidade no ar, você girará até bater no chão, causando dano aos inimigos no caminho. Seu ataque especial é poder criar cubos abaixo de você para que alcance locais mais altos.
Hover: seu ataque básico é uma explosão de energia à sua frente, que joga para longe os inimigos. Seu ataque especial é poder flutuar pela fase (segure o botão para subir e solte para descer). Se você estiver com a carga máxima deste Wispon e cair em um abismo, você automaticamente começará a flutuar até voltar para onde estava.
Drill: para usar o seu ataque b√°sico, pressione o bot√£o v√°rias vezes para carregar e ent√£o solte para que o seu personagem dispare com velocidade na dire√ß√£o em que estiver virado, atropelando tudo em seu caminho. Sua habilidade especial √© enterrar o seu personagem e andar automaticamente para frente, destruindo inimigos e subindo paredes. Voc√™ pode pular enquanto se arrasta por a√≠. Este Wispon √©, sem sombra de d√ļvidas, o melhor para enfrentar chefes ou fazer Time Attacks.
Asteroid: seu ataque b√°sico √© disparar ‚Äúhomenzinhos‚ÄĚ de energia para frente causando dano aos inimigos. Voc√™ pode travar a mira em at√© 6 inimigos diferentes ao mesmo tempo. Seu ataque especial √© torn√°-lo invenc√≠vel, permitir que caia lentamente ao pular e atrair qualquer item pr√≥ximo de voc√™.
Void: seu ataque b√°sico √© disparar um enorme buraco negro para frente que suga an√©is e inimigos, os an√©is s√£o coletados e os inimigos destru√≠dos. Sua habilidade especial √© se teleportar a uma grande dist√Ęncia na dire√ß√£o em que voc√™ apontar o direcional, destruindo tudo em seu caminho, mas voc√™ n√£o pode atravessar paredes, e se voc√™ cair em um abismo ap√≥s usar a habilidade especial, voc√™ come√ßar√° a flutuar por um tempo (10 segundos se estiver em uma parte 3D e 5 segundos se estiver em 2D), ganhando altitude automaticamente. Este Wispon √©, provavelmente, o mais forte do jogo e √© altamente indicado para conseguir altas pontua√ß√Ķes ou coletar 999 an√©is nas fases.

  Por sua vez, os modificadores s√£o poderes especiais que podem vir com os Wispons e que melhoram a performance do seu Avatar. Existem ao todo 18, cada Wispon cont√©m de 0 a 3 modificadores e eles fazem uma diferen√ßa significativa durante as fases, ent√£o escolha bem um que mais se adapta ao seu estilo de jogo ou que ajudar√° no que voc√™ pretende fazer.

Concede uma barreira protetora ao iniciar uma fase. Funciona igual ao escudo do Sonic cl√°ssico, protegendo os seus an√©is e o seu Avatar de ataques uma √ļnica vez. Este √© o √ļnico modificador que afeta o seu Avatar se ele estiver equipado no Rental Avatar.
Permite que voc√™ pare imediatamente, independente da sua velocidade. O famoso breque instant√Ęneo √© excelente para aqueles com dificuldade de controlar a velocidade do Avatar ou para jogadas de precis√£o.
Toda vez que você for atingido, você poderá se levantar mais rapidamente. Excelente para quem costuma ser atingido com frequência.
Permite que você faça Wire Attacks em sequência muito mais rápido. Recomendado para fases onde você tem que usar o Wire Attack diversas vezes seguidas.
Concede mais velocidade conforme você pega anéis. Perfeito para ir mais rápido em fases com muitos anéis.
Aumenta a sua velocidade nos rails. Excelente para acelerar mais forte naquelas fases cheias de rails.
A cada 100 anéis coletados você ganha uma invencibilidade de 5 segundos. Muito bom para aquelas fases cheia de anéis e armadilhas.
Bloqueia ataques inimigos enquanto estiver brecando. √ötil para aquelas fases com muitos inimigos e que requerem manobras precisas.
Concede 5 anéis quando você começa uma fase. Muito bom caso esteja lutando contra chefes ou fases com muitos inimigos logo de cara.
Ganhe 5 anéis toda vez que atingir um checkpoint. Recomendado para fases com poucos anéis e inimigos logo após checkpoints.
Recebe anéis ao derrotar inimigos. Altamente recomendado para coletar anéis para completar o achievement de pegar 100.000 anéis.
Concede pontos extras toda vez que pegar anéis em sequência. Excelente para conseguir mais pontos nas fases e mais experiência para o seu Avatar.
A cada 100 an√©is pegos, voc√™ ganhar√° um b√īnus de pontos. √ďtimo para ganhar mais pontos durante as fases e ajudar a pegar aquele rank S.
Receba pontos extras por derrotar vários inimigos em sequência. Mais um recomendado para conseguir mais pontos extras.
Concede uma explosão de velocidade após atingir o chão com o Stomp. Útil para conseguir bons tempos nas fases.
  Receba uma explos√£o de velocidade ao pousar. Cuidado ao usar este modificador, pois toda a vez que voc√™ tocar no ch√£o, seja por um salto ou uma queda, seu personagem ir√° disparar para frente com tudo.
Aumenta a dist√Ęncia que voc√™ alcan√ßa com o Slide. Recomendado para aqueles que abusam do Slide ou para fases com muitas passagens estreitas.
Torna os seus Wire Attack mais r√°pidos. √ďtimo para economizar tempo em fases onde voc√™ usa o Wire Attack com frequ√™ncia.

  Experi√™ncia e honras

  Cada Avatar que voc√™ criar receber√° experi√™ncia igual a sua pontua√ß√£o no final de cada fase, mesmo que voc√™ n√£o tenha jogado com ele naquela fase. Conforme sua experi√™ncia aumenta, voc√™ ganhar√° honras (medalhas), a cada 4 honras de bronze, voc√™ ganha 1 de prata e a cada 2 de prata voc√™ ganha uma de ouro. Cada Avatar pode ter no m√°ximo 3 honras de ouro e voc√™ precisar√° de aproximadamente 9.000.000 de experi√™ncia para isso.

  Como praticamente tudo no jogo rende pontos, pegue o m√°ximo de an√©is poss√≠veis, destrua o m√°ximo poss√≠vel de inimigos e pegue os colecion√°veis (Red Star Rings, Number Rings e Silver Moons), pois conseguir os 5 de cada rende muitos pontos, mas tamb√©m n√£o se esque√ßa de terminar a fase r√°pido, j√° que o tempo tamb√©m rende muitos pontos e n√£o morra, pois mortes tiram muitos pontos. Al√©m disso, tire o m√°ximo de proveito das Daily Missions, pois elas multiplicam a sua pontua√ß√£o, aumentando em at√© 3x a quantidade de experi√™ncia que voc√™ ganha.

  Rental Avatar

  Uma op√ß√£o que foi revelada pouco antes do lan√ßamento do jogo √© que voc√™ pode alugar um Avatar de outro jogador atrav√©s da internet para lhe auxiliar nas fases, permitindo que voc√™ use 2 Avatares em uma mesma fase. Voc√™ pode alternar entre eles a qualquer momento durante a fase, trocando as habilidades do seu Avatar e o seu Wispon pelos do alugado.

  Nos menus, antes de come√ßar qualquer fase com o Avatar ou Tag Team, voc√™ pode alugar um Avatar. Ao entrar nas op√ß√Ķes, 9 avatares lhe ser√£o apresentado, mostrando os seus status, e ent√£o voc√™ pode escolher um deles.

  Procure escolher um Avatar que complete o seu e que tenha um Wispon diferente, para que voc√™ possa seguir por um caminho diferente durante a fase.

  Locais e Fases

  Como dito, Sonic Forces usa um esquema diferente com rela√ß√£o as fases. Agora ao inv√©s de zonas com atos, o jogo conta com locais e fases, mas de uma forma n√£o linear, pois cada personagem passa nessas localidades em momentos diferentes da hist√≥ria. Ent√£o, apesar da Green Hill ser a primeira fase do Sonic moderno, o Avatar come√ßa na Chemical Plant e passa na Green Hill na vig√©sima fase do jogo, por exemplo.

  Apesar do jogo ter 30 fases principais, elas s√£o o grande problema do jogo. Al√©m de serem muito curtas, s√£o extremamente lineares e est√£o cheias de partes autom√°ticas, onde o seu personagem faz tudo sozinho e voc√™ pode, literalmente, largar o controle e s√≥ assistir. Esse foi, sem sombra de d√ļvidas, o grande fator de reclama√ß√£o sobre o jogo. Mesmo com Shun Nakamura dizendo, ap√≥s o lan√ßamento do jogo, que as fases foram feitas assim para que os jogadores pudessem passar por elas como man√≠acos, a coisa n√£o colou.

  Uma novidade interessante √© que existem cutscenes durante algumas fases, especialmente com o Avatar. Isso adicionou um toque interessante ao Sonic Forces. Conforme avan√ßa na hist√≥ria, voc√™ vai recuperando territ√≥rio conforme passa todas as fases de uma certa localidade.

  Cada personagem tem uma fase em cada localidade do jogo (salvo exce√ß√Ķes), e elas s√£o: Green Hill, Chemical Plant, Death Egg, City, Mystic Jungle, Metropolis e Eggman‚Äôs Empire Fortress. Voc√™ pode facilmente identificar com qual personagem ir√° jogar pela cor do √≠cone na fase. Se o √≠cone da fase parecer espinhado, √© porque ser√° uma boss fight:

Azul escuro é para o Sonic moderno.
Laranja é a cor que representa o Avatar.
O Sonic clássico é marcado pelo azul claro.
Metade azul escuro e metade laranja é para o Tag Team.
  Green Hill: devido a forte industrializa√ß√£o do Dr. Eggman, a Green Hil est√° come√ßando a se desertificar e toda a vida vegetal est√° morrendo.  Aqui √© onde tudo come√ßa com o Sonic moderno correndo para a cidade para impedir o mais novo ataque do Dr. Eggman. Voc√™ s√≥ retornar√° aqui na s√©tima fase como Tag Team, onde voc√™ ataca uma base do Dr. Eggman dentro de uma pir√Ęmide. O Sonic cl√°ssico, por sua vez, vem a Green Hill na d√©cima fase √† procura do Dr. Eggman e o enfrenta em sua primeira boss fight com o ouri√ßo de outra dimens√£o. J√° o Avatar, passa por ela na vig√©sima fase para criar uma distra√ß√£o para o Sonic moderno atacar a Chemical Plant, por√©m, voc√™ √© surpreendido por um rob√ī caranguejo gigante que o persegue.

  A batalha contra o Dr. Eggman come√ßar√° id√™ntica a da Green Hill original, mas ap√≥s atingi-lo 4 vezes, ele ir√° para dentro do Egg Dragoon, onde ele o ataca do fundo da fase e voc√™ deve desviar dos seus ataques, e esperar ele jogar as pedras. Rebata as pedras pretas para atingir o vil√£o.

  J√° o Avatar enfrentar√° um caranguejo rob√ī gigante, basta desviar das pedras que ele atira e quando QTE aparecer, acerte-o para derrotar o rob√ī.

  Chemical Plant: com o dom√≠nio global do Dr. Eggman, ele criou diversas Chemical Plants. Sua primeira miss√£o aqui ser√° com o Avatar, onde voc√™ ajuda a roubar uma nave para resgatar o Sonic moderno. Depois, voc√™ voltar√° com o Sonic cl√°ssico na d√©cima oitava fase para hackear o computador e conseguir informa√ß√Ķes. O Sonic moderno vir√° aqui na vig√©sima primeira fase, onde ele precisa encontrar a sala do computador para tomar controle da Chemical Plant. N√£o h√° Tag Team nem boss fights nesse local.
  City: a cidade onde se originou o ataque do Dr. Eggman para dominar o mundo. Agora ela est√° completamente destru√≠da e dominada por diversos Death Egg Robots.  O Sonic cl√°ssico come√ßa a sua jornada no jogo aqui, na terceira fase, onde ele se une ao Tails moderno para ir atr√°s do Dr. Eggman e acabar com toda a destrui√ß√£o. O Avatar passa pela cidade na d√©cima segunda fase, onde ele ajuda a combater o ex√©rcito do Dr. Eggman para auxiliar na evacua√ß√£o dos civis. J√° o Sonic moderno vai em busca do Shadow na d√©cima quinta fase. O Tag Team vem para a cidade na tentativa de parar o ataque do Metal Sonic na d√©cima nova fase.

  O Metal Sonic √© o √ļnico chefe aqui e voc√™ o enfrente no Tag Team. Desvie dos ataques do Metal Sonic enquanto o persegue. Espere ele criar um escudo de inimigos ao seu redor e ent√£o se aproxime e use o Homing Attack ou o seu Wispon para destruir o escudo e ent√£o atingir o Metal Sonic 3 vezes seguidas. Ele ent√£o fugir√° e criar√° um zig-zag de lasers. Repita o processo 3 vezes para derrot√°-lo.

  Death Egg: a ic√īnica fortaleza espacial do Dr. Eggman est√° de volta e desta vez com direito a partes no espa√ßo e artilharia pesada!  A primeira fase aqui ser√° a quarta, com o Avatar, onde voc√™ precisa localizar e salvar o Sonic moderno da pris√£o do Dr. Eggman. A quinta e sexta fases s√£o com o Sonic moderno, que devido ao caos causado pelo Avatar, consegue escapar, mas logo d√° de cara com Zavok para uma boss fight e depois o ouri√ßo precisa encontrar uma forma de escapar da Death Egg. J√° o Sonic cl√°ssico s√≥ vem aqui na vig√©sima segunda fase, onde precisa destruir a base espacial do vil√£o para acabar com a fonte de energia do Phantom Ruby. N√£o h√° Tag Team nesta localidade.

  A luta contra o Zavok ser√° em uma pequena arena flutuante, onde ele vem montado em um Buzz Bomber gigantesco. Comece destruindo os Buzz Bombers que aparecem e ent√£o desvie do laser e fuja da sombra do Buzz Bomber. Aproveite o impulso de quando ele bater no ch√£o para atingir Zavok 3 vezes. Repita o processo e est√£o um peda√ßo da plataforma cair√° e ele come√ßar√° a atacar pelas laterais. Continue repetindo o processo at√© derrot√°-lo.

  Mystic Jungle: em busca de mais uma das bases do Dr. Eggman, a resist√™ncia agora vai para uma floresta que est√° em chamas devido aos ataques do vil√£o.  O primeiro personagem a se jogar aqui ser√° o Sonic moderno nas oitava e nona fases, e que se depara com uma cobra gigante no final da fase que tenta com√™-lo, e logo ap√≥s o Infinite para uma boss fight. O Sonic cl√°ssico passa por aqui na d√©cima terceira fase que √© mistura floresta e cassino, para tentar achar o Sonic moderno. O Avatar vem logo em seguida na d√©cima quarta fase para finalmente achar a base do Dr. Eggman ap√≥s passar uma s√©rie de escorregadores de √°gua.

  Na primeira luta contra o Infinite o Sonic moderno estar√° correndo em uma espiral que se assemelha a cobra que ele acaba de derrotar. Corra atr√°s do Infinite para alcan√ß√°-lo o mais r√°pido poss√≠vel e acert√°-lo, depois desvie das fendas que ele cria. Se uma delas lhe atingir, voc√™ ser√° enviado para uma ilus√£o cheia de armadilhas para desviar. Ap√≥s ser atingido algumas vezes, Infinite saltar√° no ar criando diversas ilus√Ķes de si pr√≥prio, use o Homing Attack para pular por elas at√© chegar no original que est√° l√° atr√°s.

  Metropolis: uma fase com visual deslumbrante, nesta cidade futur√≠stica a resist√™ncia come√ßa a sua investida direto ao Dr. Eggman.  Em uma decis√£o precipitada, Knuckles ordena um ataque direto e voc√™ toma controle do Avatar na d√©cima sexta fase para ajudar no ataque e logo em seguida na d√©cima s√©tima fase para enfrentar Infinite novamente. Depois de destruir a fonte de energia da Death Egg, o Sonic moderno vai em busca do Dr. Eggman na vig√©sima terceira fase para tentar derrotar o vil√£o. Contudo, com o Phantom Ruby ainda energizado pela real fonte de poder, o Dr. Eggman prende o Sonic e o Avatar no null space na vig√©sima quarta fase, ent√£o cabe ao Tag Team sair de l√° e perseguir o vil√£o novamente. O Sonic cl√°ssico n√£o possui fase nesta localidade.

  A luta entre Infinite e o Avatar tem tom de revanche de quando o Infinite atacou a cidade e deixou o Avatar sobreviver. Aqui voc√™ deve desviar dos ataques incessantes do vil√£o enquanto tenta acert√°-lo. Fa√ßa de tudo para desviar das fendas que ele cria, pois se tocar nelas, voc√™ ser√° enviado para uma ilus√£o cheia de canh√Ķes e m√≠sseis gigantes para desviar. O Wispon Drill torna toda essa luta extremamente f√°cil, pois ele atinge o vil√£o mesmo no ar e causa tanto dano que a luta acaba rapidamente.

  Eggman‚Äôs Empire Fortress: encurralado em sua fortaleza final, e com o tempo acabando para que o seu plano se finalize, o Infinite apela para uma manobra que destruiria tudo.  O Avatar se encarrega logo de cara, na vig√©sima quinta fase, a parar o ataque do Infinite e salvar a todos. Logo ap√≥s isso, o Sonic cl√°ssico dispara na vig√©sima sexta fase para procurar a fonte de energia final do Phantom Ruby, mas se depara com o Infinite para a √ļltima boss fight contra ele na vig√©sima s√©tima fase, onde ele conta com uma ajuda bem vinda. Enquanto isso, o Sonic cl√°ssico segue por outra √°rea para tentar encontrar a entrada da torre onde o Dr. Eggman se esconde durante a vig√©sima oitava fase. Na vig√©sima nona fase, o Tag Team se encarrega de destruir a √ļltima fonte de energia do Phantom Ruby. Finalmente todos se unem para derrotar o Dr. Eggman de uma vez por todas durante a trig√©sima fase.

  Na luta contra o Infinite, o Sonic moderno come√ßa sozinho, mas depois de atingi-lo duas vezes, o seu Avatar se unir√° a luta. Ela √© bem parecida com a luta contra o Metal Sonic, corra atr√°s do Infinite, desvie das fendas que ele crie para n√£o entrar na sua ilus√£o cheia de armadilhas, destrua o escudo de badniks que ele cria ao redor dele e ent√£o atinja-o. Repita tudo isso 4 vezes e ele ser√° derrotado.

  J√° na batalha final contra o Death Egg Robot, cada um dos tr√™s personagens ter√° a sua vez. O Sonic cl√°ssico come√ßa a luta em uma plataforma flutuante feita de cubos que s√£o destru√≠das pelo Dr. Eggman, desvie dos ataques e rebata as pedras pretas no rob√ī. Assim que causar dano o suficiente, ele cair√° na plataforma onde o seu Avatar toma a lideran√ßa. Agora, desvie dos m√≠sseis e depois do soco que o rob√ī d√° na plataforma e ent√£o use o Wire Attack na esfera vermelha no peito do rob√ī. Depois de fazer isso duas vezes, comece a correr, pois o vil√£o ir√° destruir uma enorme parte da plataforma com um enorme soco e depois mais um pouco com os lasers. Atinja a esfera em seu peito mais algumas vezes para que o rob√ī seja destru√≠do. Ent√£o voc√™ chega na terceira e √ļltima parte, onde os 3 personagens se unem em um Tag Team e voc√™ precisa correr atr√°s do Dr. Eggman enquanto desvia dos ataques. Alcance-o e o atinja diversas vezes, at√© que sua barra de vida se esgote e ent√£o use o Triple Boost para finalizar o jogo.

  Extra e Secret Stages
  Al√©m das fases normais, existem as outras fases que voc√™ precisa destravar: as Secret Stages e Extra Stages. S√£o ao todo 6 Secret Stages e 7 Extra Stages e voc√™ sempre jogar√° com o Avatar ou o Sonic moderno. Ganhando territ√≥rio de volta no World Map, voc√™ vai destravando as Secret Stages, a primeira √© destravada ap√≥s completar a fase 14. Para destravar as Extra Stages, voc√™ precisa completar as Challenge Missions de coletar Red Star Rings, que exigem que voc√™ colete certas quantidades deles, a primeira √© destravada ap√≥s coletar 25 Red Star Rings. Tais fases n√£o s√£o necess√°rias para completar o jogo, por√©m √© recomendado que as fa√ßa, pois cada uma delas destrava um Wispon com 3 modificadores! Cada uma delas s√£o uma esp√©cie de mini fase. S√£o todas em 2D e exigir√£o um bom n√≠vel de plataforming e precis√£o nos seus movimentos.
  Miss√Ķes

  Existem 3 tipos de miss√Ķes: SOS Missions, Daily Missions e Challenge Missions.

  As Challenge Missions v√£o destravando conforme voc√™ vai completando o jogo e outras Challenge Missions. Elas variam de coisas simples, como usar uma habilidade em tal fase, upar o seu Avatar, usar Wispons, at√© exigir terminar certas fases abaixo do tempo determinado. Para acess√°-las, basta apertar Page Up no World Map. A cada miss√£o desse tipo que voc√™ completar, voc√™ destravar√° novos acess√≥rios para o Avatar ou at√© mesmo Wispons com modificadores.

  J√° as Daily Missions servem para aumentar a quantidade de pontos que voc√™ recebe ao final de cada fase e consequentemente a experi√™ncia para o seu Avatar. Para acess√°-las, basta apertar Tab no menu de miss√Ķes (√© necess√°rio conex√£o com a internet para us√°-las). Como o nome sugere, existe apenas uma por dia, mas voc√™ pode completar a miss√£o do dia seguinte com algumas horas de anteced√™ncia. Elas s√£o simples de se fazer, pedem coisas como mudar alguma pe√ßa do seu Avatar ou completar uma determinada fase. O b√īnus de pontos que voc√™ recebe aumenta conforme voc√™ completa miss√Ķes em sequ√™ncia, ent√£o, o ideal √© voc√™ nunca perder uma! O b√īnus come√ßa com 1,2x e vai subindo at√© 3,0x conforme voc√™ as completas e se perder algum dia, o b√īnus voltar√° para 1,2x. Eles ajudam muito a upar novos Avatares e a tirar rank S nas fases. Tal b√īnus n√£o vale para o Episode Shadow, dura apenas 30 minutos e ele se ativa automaticamente na pr√≥xima vez que voc√™ entrar no modo hist√≥ria do jogo, portanto cuidado quando for jogar!

  As SOS Missions aparecem frequentemente no World Map e exigem que voc√™ complete uma fase sem morrer ou desistir dela, ent√£o se prepare bem antes de come√ßar uma! Depois de aparecerem, elas ficam dispon√≠veis apenas por um tempo e concedem experi√™ncia extra quando completadas, ent√£o n√£o demore para faz√™-las! Cada SOS Mission vem com uma cor diferente que indica o que voc√™ deve fazer, voc√™ pode ver a cor no bal√£o do SOS no √≠cone da fase e na descri√ß√£o no menu da fase:

Vermelho: você receberá um Avatar aleatório e precisa completar a fase com ele.
Verde: complete a fase com um Rental Avatar aleatório. Você não é obrigado a usá-lo.
Azul: você deve encontrar uma cápsula de animais escondida em algum lugar da fase para liberar os animais e um Avatar que estão presos, antes de completar a fase. Caso complete a fase sem destruir a cápsula, você falhará na missão.
  Destrav√°veis e Colet√°veis

  O jogo possui uma grande quantidade de destrav√°veis, por√©m todos s√£o para o Avatar. Eles s√£o acess√≥rios, para customizar mais ainda o seu Avatar, ou Wispons com modificadores para melhorar ainda mais o seu desempenho nas fases. Para destravar conte√ļdo, voc√™ deve pegar todos os Red Star Rings de uma mesma fase ou completar as Challenge Missions, e voc√™ ser√° recompensado com uma s√©rie de destrav√°veis. Ap√≥s chegar ao final do jogo, voc√™ destravar√° o Avatar Collection, que permite que voc√™ crie novos avatares, lembrando que voc√™ pode ter no m√°ximo 15 avatares de uma vez. Ao completar o Episode Shadow, voc√™ destravar√° o ouri√ßo negro e poder√° jogar com ele nas fases do Sonic moderno.

  Sonic Forces traz uma grande quantidade de colet√°veis para aumentar o fator replay do jogo. Desta vez, al√©m dos Red Rings, temos tamb√©m os Number Rings (usados pela primeira vez no Lost World) e as Silver Moons (novidade na s√©rie Sonic). Voc√™ deve sempre terminar a fase ap√≥s colet√°-los para que sejam salvos, morrer ap√≥s peg√°-los faz com que desapare√ßam, a menos que alcance um checkpoint. Nem todas as fases possuem esses colet√°veis.

  Os Number Rings e as Silver Moons n√£o destravam conte√ļdo, servem apenas para achievements e est√£o sempre pr√≥ximos um do outro, ent√£o se voc√™ achou o primeiro, os demais n√£o devem estar longe:

Red Star Rings: como costume na série moderna, esses anéis ficam escondidos em algum lugar da fase. São sempre 5 e você precisa coletar os 5 de uma mesma fase para ganhar os destraváveis e liberar os Number Rings dessa fase.
Number Rings: com a mesma funcionalidade do Sonic Lost World, você deve coletá-los em ordem crescente, indo do 5 ao 1. Se pegar algum fora de ordem, todos somem. Ao coletar todos da fase, você destravará as Silver Moons.
Silver Moons: coletáveis inéditos da série Sonic, são sempre 5 e a partir do momento que você pegar a primeira, uma contagem regressiva começará e você deve pegar as demais antes do tempo acabar, caso contrário elas sumirão. O tempo para pegá-las varia de fase para fase. Elas darão um pouco de trabalho em algumas fases, pois a sua cor se confunde com o cenário de fundo.
  DLCs

  Sonic Forces recebeu v√°rios conte√ļdos via DLC ao longos dos meses seguintes ao seu lan√ßamento, coisa que n√£o aconteceu com o Generations, e todos de gra√ßa, at√© agora.

  V√°rios desses conte√ļdos vieram com o jogo, como o Episode Shadow, o pacote de acess√≥rios da SEGA e do Persona 5 para o seu Avatar.

  Ap√≥s o lan√ßamento, o jogo j√° recebeu as camisas do Sanic para o Avatar e o Super Sonic.

  Episode Shadow

  A grande bomba que veio do nada foi a confirma√ß√£o de outro DLC de pre-order que cont√©m n√£o apenas a roupa do Shadow para o seu Avatar, mas tamb√©m um modo hist√≥ria para se jogar com o Shadow em si.

  Em termos de hist√≥ria, o episode Shadow conecta a parte 3 da comic lan√ßada antes do jogo (que est√° no come√ßo desta review) com o come√ßo do jogo em si, ent√£o ele conta mais sobre como o Infinite surgiu e como o ouri√ßo negro se encontrou com ele. Essa mini hist√≥ria possui 3 fases exclusivas e o ideal √© que voc√™ a jogue ap√≥s se encontrar com o Shadow pela primeira vez no modo hist√≥ria normal. Terminar este DLC permite que voc√™ jogue com o Shadow em quase todas as fases do Sonic moderno.

  Super Sonic

  A DLC, que seria paga, do Super Sonic chegou causando grande controv√©rsia na comunidade, afinal, algo que sempre foi padr√£o em praticamente todos os jogos do Sonic desde o Sonic the Hedgehog 2, agora √© um conte√ļdo adicional e pago. Ela foi disponibilizada para ser baixada gratuitamente de 22 de Dezembro de 2017 at√© 23 de Janeiro de 2018, mas aqueles que chegassem depois desta data teriam que pagar, por√©m, devido as cr√≠ticas a respeito, a Sonic Team resolveu voltar atr√°s e fez a DLC ser gratuita para sempre.  N√£o h√° necessidade de pegar as Esmeraldas do Caos e voc√™ pode jogar com o Super Sonic tanto com o Sonic cl√°ssico quanto com o moderno e pode us√°-los em qualquer fase em que voc√™ jogue com um deles, incluindo as fases de Tag Team.  Voc√™ ativa o Super Sonic no menu antes da fase, assim como faz para escolher o Shadow. O Sonic se transformar√° automaticamente ao coletar 50 an√©is e se destransformar√° automaticamente durante as cutscenes. Como sempre, o Super Sonic consome 1 anel por segundo e se eles acabarem, voc√™ perde a transforma√ß√£o.  Como de costume, o Super Sonic √© invulner√°vel e mais r√°pido que o normal. O Super Sonic moderno possui Boost infinito e atrai os an√©is pr√≥ximos enquanto o executa, j√° o Super Sonic cl√°ssico atrai an√©is pr√≥ximos dele enquanto executa o Spin, Spindash ou Drop Dash.

  Leaderboards

  Sonic Forces n√£o possui um modo espec√≠fico de Time Attack, ent√£o se quiser concorrer para os melhores tempos nas leaderboards online voc√™ deve jogar no modo hist√≥ria mesmo.

  O √ļnico diferencial aqui √© se voc√™ for jogar com o Avatar, pois o Wispon que voc√™ usa com certeza influenciar√° no seu tempo, mas as leaderboards n√£o fazem diferen√ßa entre eles, logo, voc√™ dever√° optar pelo melhor Wispon para aquela fase para ter alguma chance.

  As leaderboards s√£o apenas para tempo, n√£o existindo uma vers√£o para pontos, e voc√™ n√£o pode participar delas usando o Super Sonic.

  An√°lise Geral

  A Hedgehog Engine 2.0 n√£o deixa d√ļvidas da sua capacidade, fazendo do Sonic Forces um dos jogos mais bonitos graficamente. O fundo das fases s√£o bem detalhados e bonitos, basta ver a Metropolis para se ter um exemplo.

  Em termos de m√ļsica, o jogo d√° um show com a trilha sonora do Sonic moderno e do Avatar, sendo que pela primeira vez em muitos anos, tivemos m√ļsicas com vocais nas fases. A maioria delas parece sempre lembrar alguma outra m√ļsica, seja do pr√≥prio Sonic ou de outros jogos. Por√©m, as m√ļsicas do Sonic cl√°ssico deixam a desejar, pois parece que tentaram fazer as m√ļsicas soarem como se fosse algo da era do Mega Drive, mas acabaram ficando muito abaixo do que deveriam.

  Levando em conta a equipe que trabalhou no Forces, o jogo parece um retrocesso em alguns aspectos comparado com o Colors e o Generations. Os dois maiores, sem sombra de d√ļvidas, s√£o o level design e a f√≠sica.

  Comparando o controle dos personagens, o Sonic cl√°ssico √© bem semelhante ao que era no Generations, enquanto que o Sonic moderno parece que teve uma leve piora. Parece ser mais dif√≠cil controlar o Sonic moderno em baixa velocidade, o que torna mais complicado fazer saltos de precis√£o nas se√ß√Ķes de plataforma. Com rela√ß√£o ao Avatar, o √ļnico grande problema que ele apresenta √© com rela√ß√£o a sua acelera√ß√£o, que √†s vezes √© um pouco repentina e √†s vezes parece que ele simplesmente n√£o acelera.

  J√° falando das fases em si, elas s√£o muito curtas e lineares, e apresentam v√°rias se√ß√Ķes autom√°ticas, onde voc√™ pode literalmente largar o controle que o personagem far√° tudo sozinho, isso sem contar as se√ß√Ķes onde voc√™ s√≥ segura para frente e salta esporadicamente. Esses s√£o, sem sombra de d√ļvidas, os pontos mais baixos do jogo e os que foram o centro de quase todas as reclama√ß√Ķes.

  O n√≠vel de dificuldade do jogo √© mediano, mesmo jogando no Hard. Talvez apenas quem for novo na s√©rie Sonic tenha dificuldades para finaliz√°-lo.

  O fan service do Sonic Forces √© extremamente alto. Com o Shadow como personagem jog√°vel e o Avatar sendo o centro das aten√ß√Ķes, sem sombra de d√ļvidas se preocuparam bastante em agradar os f√£s com cosm√©ticos e um clone do Sonic, o que n√£o seria ruim se as fases n√£o apresentassem tantos problemas. Voc√™ pode deixar o seu Avatar bem estiloso, ou com uma apar√™ncia bem c√īmica, mas a impress√£o que ficou, √© que se preocuparam demais com tudo isso e se esqueceram do principal, que √© o jogo em si.

  Sem nenhuma forma de multiplayer, nem mesmo local, que √© algo que vem sendo pedido faz tempo, o m√°ximo que temos √© o Rental Avatar, mas que tem zero intera√ß√£o com outros jogadores, e as Leaderboards de melhores tempos.

  A quantidade de extras, como os destrav√°veis e os colet√°veis aumentam o fator replay do jogo, afinal voc√™ pode destravar mais Wispons e aparatos para o seu Avatar, mas pegar tudo para fechar o jogo 100% tem um forte ar de grinding. Pegar 100.000 an√©is para conseguir o achievement leva tempo e dedica√ß√£o.

  O trailer de revela√ß√£o do jogo deixou um ar de propaganda enganosa, quando todos ficaram excitados com o retorno dos vil√Ķes, e que no fim, Chaos 0 e Shadow s√£o derrotados em meras cutscenes dentro do jogo e o jogador nunca chega a enfrent√°-los.

  Segundo o pr√≥prio Shun Nakamura, produtor do Sonic Forces, eles levaram cerca de 2 anos trabalhando na Hedgehog Engine 2 e 1 ano no Sonic Forces em si. Talvez isso seja a raiz dos maiores problemas do jogo? Talvez se eles tivessem se empenhado mais no jogo em si as fases seriam mais complexas? Dif√≠cil dizer.

  Antes do lan√ßamento, quase n√£o revelavam muito sobre o jogo, mostravam um peda√ßo de fase aqui, um peda√ßo de m√ļsica ali e assim por diante. Na √©poca n√£o se entendia o motivo, estariam eles nervosos? Atrasados? Receosos com a rea√ß√£o dos f√£s? Isso come√ßou a gerar uma aura de desconfian√ßa ao redor do jogo e para amenizar a situa√ß√£o, os desenvolvedores come√ßaram a fazer alega√ß√Ķes sobre o jogo para mostrar confian√ßa, entre elas, Nakamura disse em seu twitter pessoal que o Sonic Forces n√£o seria um jogo curto. No fim, o Sonic Forces deve ser um dos jogos 3D mais curtos do ouri√ßo.

  Seja como for a impress√£o que o Sonic Forces deixou √© que a Sonic Team parece ter desaprendido o que faz um jogo do Sonic ser um jogo do Sonic (especialmente quando se olha para o lado e se v√™ o Sonic Mania que n√£o foi feito pela Sonic Team), pois o jogo tentou recapturar o sucesso que o Uncolorations havia feito, trazendo a s√©rie Sonic de volta a relev√Ęncia, mas parece que acabaram se perdendo. Talvez esses 6 anos de hiato entre o Generations e o Forces tenha apagado algumas mem√≥rias dos desenvolvedores.

  Como Takashi Iizuka havia dito que o futuro da s√©rie Sonic dependeria do sucesso do Mania e do Forces, ainda √© incerto o que esperar, uma vez que o Mania foi um sucesso absoluto, sendo reconhecido at√© mesmo pela SEGA como o jogo mais popular do Sonic nos √ļltimos 15 anos, e o Forces trope√ßou, sendo bombardeado pelas cr√≠ticas.

  Ser√° que a SEGA conseguiu cumprir com a promessa que fez em 2015 de que voltaria a ganhar a confian√ßa dos f√£s?

  Concept Arts

  V√°rias concept arts do Sonic Forces foram liberadas, confiram algumas abaixo:

  Curiosidades

РTodo o trailer da revelação do jogo foi feito exclusivamente para isso e não aparece em momento algum em nenhuma parte do jogo;

РApesar de ter sido dito que o Sonic Forces seria feito pela mesma equipe que fez o Colors e o Generations, duas das três pessoas responsáveis pelo level design do Forces nunca trabalharam em um jogo do Sonic antes como level designers:

– Por algum motivo, as Esmeraldas do Caos foram completamente ignoradas no jogo. √Č como se elas n√£o existissem. Os Super Sonics j√° estavam nos arquivos do jogo e √© poss√≠vel acess√°-los fazendo algumas modifica√ß√Ķes em tais arquivos, por√©m eles foram liberados mais tarde como DLC;

– Antes do lan√ßamento, depois que foi revelado que o Shadow seria um dos vil√Ķes do jogo, foi dito que ele teria suas pr√≥prias raz√Ķes para lutar do lado do Eggman, mas no fim, ele n√£o passava de uma ilus√£o;

РEm todas as demos mostradas em eventos, não era possível recuperar nenhum anel perdido e essa era a habilidade especial do Avatar ouriço: você poderia recuperar anéis perdidos, porém na versão final do jogo, isso foi modificado e você pode recuperar anéis com qualquer personagem;

 – Esta concept art do Sonic Forces chamou muito a aten√ß√£o. Ela foi liberada pouco antes do lan√ßamento do jogo e mostra o que parece ser uma luta final contra o Infinite em um lugar que parece ter sido criado pelo Phantom Ruby, por√©m, tal lugar e tal batalha nunca existiram no jogo. N√£o se sabe ao certo se foi uma ideia descartada ou se vir√° no futuro como um DLC, j√° que o Infinite simplesmente some no final do jogo:

– Takashi Iizuka disse que o Avatar foi colocado no jogo como uma resposta aos in√ļmeros e-mails que recebeu de f√£s mostrando os seus fan-chars ao longo dos anos. Ent√£o ele finalmente resolveu dar a chance de que as pessoas criassem os seus pr√≥prios personagens num jogo do Sonic;

– Pouco antes do lan√ßamento do jogo, uma demo foi lan√ßada na regi√£o do Jap√£o (e n√£o demorou muito para que as pessoas ao redor do mundo baixassem), que causou muita controv√©rsia, pois era uma demo por tempo. Ou seja, voc√™ tinha a primeira fase do Sonic moderno, do Avatar e a primeira boss fight do Sonic cl√°ssico completas para jogar, mas voc√™ s√≥ tinha 60 segundos, e isso deixou as pessoas que n√£o deveriam ter acesso a tal demo indignadas por tal limita√ß√£o de tempo, por√©m, esse estilo de demo √© aceit√°vel para o p√ļblico japon√™s;

РUm dos motivos pelo qual não se pode jogar com o Shadow nas fases Egg Gate e Luminous Forest é por conta das cutcenes não mudarem o modelo do personagem:

– V√°rias esp√©cies foram cogitadas para o Avatar e foram abandonadas. Por muito pouco n√£o tivemos drag√Ķes!

– Zero era o nome do Infinite durante os seus esbo√ßos e a sua m√ļsica tema faz refer√™ncia aos demais vil√Ķes que ele trouxe de volta:
  ‚ĖļI’m the tallest of the mountains = Zavok
  ‚ĖļI am the roughthest of the waves = Chaos 0
  ‚ĖļI’m the toughtest of the terrors = Metal Sonic
  ‚ĖļI am the darkest of the days = Shadow

РInicialmente a base da resistência seria na Casino Forest, mas com o avanço do desenvolvimento do jogo, a ideia do esconderijo usado na versão final foi criada e a ideia antiga acabou virando a fase;

РNo Japão, uma parceria entre o Sonic Forces e a franquia de restaurantes Hooters foi feita. O restaurante é famoso por usar mulheres sensuais como garçonetes. Como parte da parceria, o restaurante recebeu vários enfeites do Sonic e começou a servir comidas baseadas no Sonic, como chili-dogs e uma bebida azul:

РDurante a criação dos acessórios do Avatar, a SEGA of Japan entrou em contato com a SEGA of America para terem mais ideias sobre o que colocar no jogo, e daí surgiram coisas como os acessórios de pirata e cowboy;

РEscondidas fora do caminho natural da Final Judgement, foram encontradas cápsulas com prisioneiros dentro. Parece que o Dr. Eggman estaria fazendo mais do que apenas prender os membros da resistência. Talvez outra ideia para o jogo que acabou sendo descartada.

– Tudo indica que o jogo teria um modo de Realidade Virtual, gra√ßas a um arquivo encontrado na vers√£o PC do Sonic Forces com o nome de ‚Äúvr_stage.pac”. Junto dele uma imagem sugere que ao menos uma demo de Realidade Virtual foi criada para o Sonic Forces, que foi chamado de Sonic 2017.

  Ficha T√©cnica 
Capa do jogo Dados
    Nome: Sonic Forces
  Plataformas: Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch e Steam
  G√™nero: Plataforma/A√ß√£o
  Distribuidora: SEGA
  Desenvolvedores: Sonic Team e Hardlight
  Idioma: Multi-Idiomas
  Data de Lan√ßamento: 07/11/2017
Avaliação Prós/Contras
Gr√°ficos: 10
Som: 9
Jogabilidade: 6
Divers√£o: 7
Nota Final: 7

  Pr√≥s: bastante fan service, boas m√ļsicas, bons gr√°ficos, boa atmosfera, desenvolvimento dos personagens muito bom (com algumas exce√ß√Ķes), bom valor de replay, finalmente o Sonic n√£o √© o √ļnico personagem jog√°vel, v√°rias op√ß√Ķes de customiza√ß√£o do Avatar, bom pre√ßo e conte√ļdo extra gratuito.

  Contras: fases muito lineares, curtas e com uso excessivo de partes autom√°ticas, aus√™ncia completa das esmeraldas, trilha sonora do Sonic cl√°ssico e o fato dele parecer perdido ou for√ßado no jogo, pouca customiza√ß√£o com rela√ß√£o ao formato do corpo do Avatar e algumas esp√©cies tem poderes pouco √ļteis.

Diga n√£o ao pl√°gio, cite a autoria!
Por: Skar
Postado em: 25/12/2017
Atualizado em: 25/11/2019