a a
 
 
 
 

 Protótipos dos Jogos    Fotos secretas    Sprites Perdidos    Mistérios    Teorias    Página Inicial

a
PROTÓTIPO DO SONIC CD (CD SONIC)
 


 

 

  Este é outro famoso protótipo de jogo do Sonic. A história do beta do Sonic CD se confunde com a história de Sonic 2, devido a uma teoria: o segundo jogo do Sonic estaria sendo feito pela Sega of Japan, mas esse jogo ficou muito grande, e acabou sendo guardado. Enquanto isso, coube à Sega of America a realização do jogo, vide Sonic 2 Beta. Assim, a frente do Japão trabalhou no projeto para o Sega CD, enquanto que a frente dos Estados Unidos trabalharam para o Mega Drive, com o Sonic 2.

  Por isso então, que Sonic CD e Sonic 2 possuem ligações entre si, e é muito mais provável que o segundo jogo fosse o Sonic CD. Basta lembrarmos que o game possui gráficos quase iguais aos do Sonic 1, fases em mesmo estilo, e ainda o Tails não apareceu no jogo.

 Reforços disso, são revistas da época, que anunciaram o lançamento do jogo "Sonic II" para Sega CD. O protótipo do Sonic CD se chama CD Sonic, e nele há diferenças visuais, mas, mesmo assim, no jogo ficou em branco a pasta destinada à fase 2, pois na seleção de fases, é pulado da fase 1 - 3 para 3 - 1. Logo, é reforçado que Dust Hill seria de Sonic CD, mesmo que não estivesse presente.

Diferenças

    Vejamos então algumas diferenças no jogo:

1) Tela Título e detalhes gerais

    A tela título do jogo é diferente, e o nome seria CD Sonic e não Sonic CD. Além disso, durante as fases há diferença nos efeitos sonoros de passagem do tempo, e quando se pega uma placa de Past ou Future, não fica o marcador na parte debaixo do foto da fase.

    Pela foto acima você nota 3 diferenças. A primeira é a já citada da placa do tempo, a segunda é o monitor de tempo, que não possui utilidade no jogo, e a terceira é que quando você está com 0 anéis, no marcador de rings não é mostrado nada, ele nem fica piscando, diferente do Sonic CD final. A placa do Sonic no act 1 é diferente. O Special Stage não está no jogo, pois ele ainda estava em programação, possuindo apenas um demo, não jogável. O resto são mínimos detalhes

2) Monitores misteriosos

    A foto acima é do Sonic 1, num bug que ocorre com a placa da fase. Note claramente que existem ícones de monitores inexistentes, tais como um S, um óculos, entre outros. Esses mesmos monitores estão presentes no Sonic CD beta (foto ao lado)! Incluindo outros monitores, todos sem funções, a maioria apenas deixa o Sonic invencível e mais rápido. Isso leva a desconfiar, por exemplo, ainda mais como o Sonic CD seria uma seqüência de Sonic 1.

3) Fases

    As fases também tiveram muita modificação do CD Sonic para o Sonic CD. Primeiro, vamos falar a nível gráfico. Em Palmtree Panic há muito pouca diferença. A diferença mais significativa está na Amy, que possui cores e desenho diferente. Em Collision Chaos também há pouca e insignificativa diferença. Em Tidal Tempest os gráficos estão mais bonitos, mais limpos, a água é mais clara, e a cor da fase em geral é diferente. Após isso vem Quartz Quadrant, que possui um pouco de diferença nos objetos da fase em geal. Em Wacky Worckbench a diferença está no gráfico de fundo, e no Past a paleta é diferente. Stardust Speedway é uma fase que está mal acabada, com vários bugs gráficos, como uma paleta azul que passa pela fase. E finalmente, Metallic Madness! Essa é a fase que possui mais diferenças gráficas, principalmente no act 2 e no Future da fase.  Já a nível técnico, existem vários ítens diferentes e novos em fases, que assim como em Sonic 2 Beta, não é muito necessário listarmos tudo, pois a maioria é item que foi aperfeiçoado ou parte que não é acessível.

4) Vídeo de abertura

     Para poder visualizar o vídeo no emulador Gens, é necessário que você esteja com a opção PERFECT SYNCHRO (SLOW) ativada, no menu CPU. Assim, após o demo do Special Stage, passará o vídeo da abertura. A música que toca é a You Can Do Anything, a mesma da versão japonesa. O vídeo está em qualidade melhor, além de ter trechinhos que não tem na versão final. Abaixo segue uma foto do vídeo na versão Beta.

5) Mercury Mine

     Pois bem, todos sabe que a versão final de Sonic CD traz a pasta R2 em branco (na versão de PC). Essa pasta é o que todos acreditam que seria preenchida por uma fase de deserto. Contudo na versão 409 do CD Sonic há uma zona chamada Mercury Mine, acessível somente mediante hacking. Não há qualquer elemento na fase, tendo sido completamente descartada. Algumas imagens circulam na internet, mas são meros mockups ou mesmo fan arts.

Scans de Revistas da Época

Por: Hyper Knuckles
Atualizado em: 17/12/2016