a a
 
 
 
 

 Protótipos dos Jogos    Fotos secretas    Sprites Perdidos    Mistérios    Teorias    Página Inicial

a
PROTÓTIPO: SONIC'S EDUSOFT
 


 

 

  Sonic's Edusoft é, junto de Sonic Eraser, um dos jogos perdidos do Sonic e só disponibilizado e conhecido pelos fãs graças aos avanços dos meios de comunicação (com a aquisição de uma cópia por um fã e a sua conversão em rom). O jogo seria um game educativo utilizando o nosso ouriço azul a ser lançado para o Master System em 1991.

Sobre o jogo

  O game foi desenvolvido pela Tiertex. Não se sabia nada do jogo até que alguém criou uma página no Wikipedia em inglês falando sobre o jogo. Então, a equipe do site SMS Power entrou em contato com a pessoa que criou a página do game no Wikipedia e no dia 27 de abril a rom foi pela primeira vez conhecida.

  O que se fala sobre o pouco que se sabe deste game é que o jogo não teria capacidade para rodar no Master System. Com efeito, a sua rom não é lida diretamente pelos emuladores. Por isso a equipe do site Retro Sonic modificou a rom para torná-la acessível. E o resultado que temos é um jogo que espanta pela sua qualidade de gráficos. Até poderíamos dizer maldosamente, que os gráficos do jogo são melhores que os gráficos do suposto beta de Sonic X-treme que rolou na net recentemente...

  O jogo se passa sobre um cenário 3D onde o usuário tem que escolher uma determinada lição que avalia conhecimentos gramaticais básicos, coordenação motora, capacidade de raciocínio. À medida que vai se avançando no jogo, é possível liberar itens para acessar novos desafios. Na foto ao lado vemos o mapa inicial da fase.

Lições

  O jogo possui as seguintes lições: formar a palavra correta e equações matemáticas simples (multiplicação, subtração, divisão e multiplicação). O Sonic compete com um badnik. Se o Sonic acerta, o ouriço dá um passo à frente, mas se erra, o badnik é quem dá um passo à frente. E você é quem é o Sonic. A cada vitória ganha-se uma estrela. Elas são necessárias para pegar os itens de transporte, como o balão ou o helicóptero e para liberar as porteiras. O mínimo de estrelas necessárias para pegar todos os itens é 17. Com 4 estrelas é possível usar o helicóptero para acessar a outra área. Com 7 estrelas, é possível também acessar a outra parte da fase, que inicialmente é presa com uma porteira.

Mini-games

  O jogo possui 3 mini-games. Num deles o Sonic tem que pular numa cama elástica que o jogador comanda usando os botões da direita ou esquerda. No segundo jogo, o Sonic precisa estourar os balões, mas existe um deles que não é estorável (o balão cinza). E no terceiro jogo, o Sonic corre pela Green Hill e deve desviar dos obstáculos. Os mini-games apenas servem para diversão, pois não dão nada além de ponto. Para acessá-los é necessário localizar três balões dispostos ao longo do mapa do jogo.

Considerações Finais

  Não há muito o que considerar sobre o jogo. Seria apenas um game educativo do Sonic, com ótimos gráficos, músicas dentro do padrão 8 bits e bem interativo e divertido. Creio que seja mais divertido do que o Sonic's Schoolhouse, lançado para PC alguns anos mais tarde.

Por: Hyper Knuckles
Atualizado em: 10/01/2014