a a
 
 
 
 

 Protótipos dos Jogos    Fotos secretas    Sprites Perdidos    Mistérios    Teorias    Página Inicial

a
SONIC MARS
 


 

 

  Esse é mais um jogo perdido no túnel do tempo, praticamente revelado só em 2007 e ainda assim um tanto quanto questionável. O papo é que esse jogo seria para o protótipo do 32X, o Sega Mars. Por isso ficou conhecido como "Sonic Mars". O Mars não foi lançado e acabou virando o nosso conhecido 32X.

  O jogo traz Sonic em todo o ambiente do desenho Sonic SatAM, com os robôs e badniks do desenho, além dos personagens, como a Sally. O jogo seria um solo do Sonic. O game traria gráficos 3D em perspectiva 2D. Como é isso? Mais ou menos como alguns jogos de luta da década de 90 e Mortal Kombat 4: o personagem pode interagir um pouco com o cenário, embora o ângulo de visão seja predominantemente bidimensional.

  Assim, o cenário apresenta fundo, e o personagem não precisa ir somente para frente ou para trás, como se vê no vídeo do jogo.

  Tudo veio à tona com a entrevista feita pelo site Sega 16, com Peter Morawiec, que ajudou a criar jogos como Sonic Spinball, Sonic 2 e Comic Zone. Ou seja, da equipe americana da Sega. A entrevista original infelizmente se perdeu na internet.

  Essa entrevista apresenta o Peter Morawiec, que era do Sega Technical Institute, predominantemente americano, que desenvolvia jogos exclusivos para a Sega. Na entrevista, Peter fala sobre a diferença de mentalidade entre os programadores do Sonic dos EUA e do Japão, não como uma crítica, mas como paradigmas diferentes.

  A parte que mais interessa é esta:

Sega-16: The video you graciously donated is the game we mentioned in our interview with Sonic Xtreme artist Chris Senn, who stated that it later evolved into Xtreme; however, all evidence points to the contrary. Can you tell us more about this unreleased Sonic title?

Peter Morawiec: Shortly after finishing Sonic Spinball, Roger Hector (STI's boss) took Naka's team and number of us down to DiC Animation in Burbank, CA. The studio was about to start production on a Sonic cartoon series for the ABC TV network. It was a funny meeting - the storyboards were super Warner Bros'y, all squash-and-stretch, and full of silly slapstick humor. The Sonic Team guys sat through the spiel all stone-faced, so I don't think they liked it very much. Roger was interested in having STI create a spin-off game based on the show, so I tried to come up with a gameplay format allowing for more story and adventure than the original Sonic games. I had made a number of these Amiga demos by then, so it didn't take very long to put together, probably less than a week. John Duggan (STI's Art Director) created the title screen and helped with the character sprites.

Unfortunately, it wasn't easy to animate fast-scrolling backgrounds in Brilliance, so the demo came off too slow-paced, though I always intended for it to have some fast-moving sections. From what I heard, Naka gave the design thumbs down, but it was probably the right decision. The cartoon wasn't even out, so banking on its success would've been premature, and too many spin-offs for a fresh new franchise are likely to do more harm than good. I was really excited to get started on Comix Zone which was just green lit, so the design was shelved...

  Basicamente, eles perguntam sobre um título do Sonic não lançado num vídeo que foi revelado anteriormente. E Peter Morawiec comenta que devido à empolgação do Sonic em 1993 (que se todos lembrarem, foi o ano de Marketing da Sega), cogitou-se seriamente fazer-se um spin-off do ouriço envolvendo o desenho Sonic the Hedgehog da DiC. Aliás, o próprio game Sonic Spinball contém cameos de personagens do jogo Sonic SatAM. Peter comenta que, entretanto, não foi fácil bolar o jogo no jeito que queriam, e que Yuji Naka não concordou. E Peter conclui dizendo que talvez tenha sido correta a decisão de não lançar esse jogo, pois como era tudo muito rápido, a chance de ser um fracasso seria maior do que a chance do jogo emplacar. A idéia de fazer um jogo baseado no desenho da DiC, teria partido de Roger Hector, o então diretor da STI.

  Da empolgação inicial, começaram a fazer as telas títulos e os sprites dos personagens. Contudo, o jogo estava um pouco lento para ser um game Sonic. Eles tentaram dar mais velocidade ao jogo, mas não conseguiram. Então, como Sonic SatAM era uma franquia muito nova, e sequer sabia se o sucesso ia ser assim tão absoluto, optou-se por deixar quieto. Daí partiram para outro projeto, o Comix Zone.

  Infelizmente a entrevista original feita com o produtor se perdeu na internet.

Enredo

  O Sonic estava chegando um alarme de segurança numa remota parte da Grear Forest, quando Sally, Bunnie, Tails e Knuckles (!!!) discobriram uma mensagem que vinha dos super computadores de Dr. Robotnik. O Dr. Robotnik, para variar, estava querendo acabar com a paz de Knothole. Voltando para lá, Sonic descobre que Dr. Robotnik já tinha capturado alguns de seus amigos e havia introduzido eles num mundo 3D de realidade virtual. Sonic precisa agora salvar os seus amigos, para trazer a paz de volta a Móbius. (divulgado no site de Chris Senn: http://xtreme.projectsonic.com/story/story_0sonicmars.html)

Comentários da Power Sonic

  Um vídeo é insuficiente para se falar de um jogo. Entretanto, é bem interessante a engine do jogo. Esse cenário onde o Sonic também pode se mover para o fundo, ajuda a dar uma dose a mais de desafio no jogo. Além disso, é possível ver que o jogo possui bastante animações e habilidades novas. Contudo, concordamos que seria muito precipitado lançar um jogo do Sonic para um desenho que teve pouco menos de 30 episódios.

Sonic Mars?

  Uma coisa merece ser ressaltada: na entrevista em momento algum se fala que o jogo seria para o Mars, o protótipo do 32X, nem que foi a primeira versão do Sonic XTreme, como se costuma encontrar na internet. O que é plausível é aquilo que está no site de Chris Senn, outro produtor: que originalmente foi feito o projeto de Sonic Mars, mas que posteriormente ele foi cancelado e fizeram um NOVO projeto: o de Sonic Xtreme.

Você pode ver o vídeo aqui: http://www.youtube.com/watch?v=TYRz3oWVEMQ

Por: Hyper Knuckles
Atualizado em: 11/12/2012