» Sonic 2: 25 Anos

O jogo Sonic the Hedgehog 2, o segundo da saga, assinalou recentemente o 25º aniversário de seu lançamento, no dia 21 de novembro de 1992. Tal como já havia sido anunciado aqui no site, o jogo passou a estar disponível para baixar para Android e iOS na Sega Forever, permitindo jogar este grande clássico em equipamentos móveis. Mais uma vez, o Eggman (Dr. Ivo Robotnik) estava apostado em dominar o mundo com a ajuda de seus robôs-animais, mas tinha agora uma novidade em relação ao primeiro jogo: a construção do Ovo da Morte, uma clara paródia da Estrela da Morte da saga dos filmes Star Wars.

Mas também Sonic trazia algumas novidades. Para ajudar na sua luta contra Eggman, ele passou a ter o Tails, que em breve viraria um dos personagens mais populares da Sega. O jogador podia escolher qualquer um dos personagens, ou até os dois, sendo que neste caso o jogador controlava o Sonic e o Tails corria junto. A presença de 2 personagens correspondia à possibilidade do modo de 2 jogadores, permitindo a cada um escolher um deles.

Casino Night Zone

Um dos níveis mais interessantes do jogo era o Casino Night Zone. Outro exemplo do grande grau de inovação conseguido nesse título pela Sega, o Night Zone não se limitava à decoração a lembrar jogos de cassino e a estética de Las Vegas. O jogador era “convidado” a jogar fliperama usando o Sonic como “bola” e também a tentar sua sorte nas “slot machines”, onde poderia conseguir mais anéis se tivesse a combinação de símbolos certa. Tinha até a possibilidade de conseguir um jackpot! Claro que a experiência do cassino é limitada; seria impossível colocar o Sonic jogando póquer ou enfrentar croupiês ao vivo, mas não seria bacana jogar na roleta com o Sonic igualmente como bola?

Crítica ao jogo: um clássico para a História

A crítica ao jogo foi muito positiva e permite classificá-lo entre os grandes títulos de todos os tempos. Lucas Thomas, da IGN, falou na altura que a maior inovação de Sonic 2 era o fato de ter se tornado não um simples jogo de plataforma (platform-jumping) mas um verdadeiro jogo de corrida em plataforma (platform-running), trazendo todo um novo conceito de velocidade. Várias nomeações importantes se seguiram, como sua classificação como “Melhor Jogo Sega Genesis em 1992” pela Electronic Gaming Monthly. Seu estatuto de clássico surgiu ao longo dos anos, como sua inclusão nos “100 Melhores Jogos de Sempre” pela importante revista Game Informer em 2000.

Comentários do Facebook

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *