Sonic, o Filme impulsiona popularidade da série e ganha espaço no meio digital de diferentes formas

Sonic, o Filme impulsiona popularidade da série e ganha espaço no meio digital de diferentes formas

Por Lucas Pedron


Fonte da foto: Unsplash

Enquanto a Nintendo nunca deixou Super Mário perder espaço no universo dos games, a Sega teve dificuldades para resgatar a popularidade que o Sonic tinha nos anos 90. Porém, recentemente, o personagem parece cada vez mais presente e ganhando espaço de diferentes formas. O sucesso do filme, por exemplo, fez com que ele conseguisse um feito que nem mesmo o popular encanador alcançou.

A receita de Sonic – O Filme ultrapassou a marca dos US$ 300 milhões e bateu diversos recordes de bilheteria, principalmente na categoria de filmes baseados em jogos de videogames. Se compararmos com a produção Super Mario Bros. de 1993, que arrecadou cerca de US$ 20 milhões, a vantagem do ouriço azul contra o maior adversário é gigantesca. Ou seja, mesmo com menor popularidade no mundo dos games, o Sonic conseguiu um feito surpreendente nas telonas.

O efeito desse sucesso está fazendo com que o personagem resgate a popularidade que tinha nos anos 90. Como qualquer um que acompanha nosso site sabe, o Sonic sempre foi o principal rosto da Sega e foi responsável pelo sucesso de vários consoles da empresa japonesa, desde o Mega Drive até o Master System (e perdeu o impulso no Saturn e Dreamcast, que teve vida relativamente curta). Após passar alguns anos sem chamar atenção, ele parece ter voltado com tudo, principalmente após o sucesso do filme.

Mais espaço no digital

Uma prova desse retorno bem-sucedido do Sonic é a popularização dele com os fãs de videogame. Por exemplo, na plataforma do YouTube, existem alguns canais que são totalmente dedicados ao personagem, seja trazendo novidades da saga, ou até mesmo produzindo vídeos com curiosidades. Algo que parecia pouco provável de acontecer nos anos 2000. Não seria nenhuma surpresa também ver que o Sonic está ganhando espaço novamente nas festas de aniversários. O uso de temas clássicos para esses eventos voltou a ganhar força recentemente. Assim, o personagem ganharia espaço até como tema em um convite interativo virtual da Invideo, que é uma plataforma para criar convites de festas personalizados que possui modelos que se enquadram em qualquer tema e ambiente. Ou seja, a saga do Sonic daria uma excelente temática para esses convites digitais, além do próprio evento em si.

Além disso, como já falamos por aqui, o personagem também vai entrar no universo do streaming. O seriado da Netflix pode não contar com Tyson Hesse, um dos principais responsáveis pelo redesign do Sonic no filme, mas ainda é uma produção que vai gerar expectativa. Afinal, as pessoas não acreditavam muito na produção para o cinema, e o resultado foi um sucesso.

O seriado deve estrear apenas em 2022, e o tema dele ainda não foi divulgado para o público. Apesar de existirem várias vertentes possíveis, é difícil imaginar qual caminho a Netflix vai tentar seguir com a produção. De qualquer forma, o fato de Sonic entrar para essa plataforma digital já é motivo para comemorar.

Sucesso em outros games

Além de ganhar espaço no streaming, nas plataformas de vídeo e até nos convites para festas, o Sonic também é homenageado no universo gamer. Podemos lembrar, por exemplo, que o jogo Fall Guys criou uma skin com o personagem azul em outubro do ano passado. Foi uma forma do estúdio MediaTonic prestar homenagem ao histórico herói. É impossível não notar a importância dessa ação.

Sonic está voltando com todas as forças, e resgatando uma grande parte do sucesso que tinha nos anos 90. Apesar de fazer um caminho diferente do Mário, que até hoje tem muitos jogos elogiados pela crítica, o ouriço azul abre espaço em um mercado que o rival nunca conseguiu. É um jeito audacioso, e até agora bem-sucedido, para relembrar a disputa saudável entre a Nintendo e a Sega.

Comentários do Facebook

Comentários do Facebook

One Response to Sonic, o Filme impulsiona popularidade da série e ganha espaço no meio digital de diferentes formas

  1. S.T.K. disse:

    Pra mim eu queria que a franquia se dedicasse mais na parte de games já que é esse o ramo que a série surgiu mas não precisa necessariamente abandonar as outras áreas que está fazendo sucesso apenas dedicar mais aos jogos que ultimamente está sendo deixado de lado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + 2 =