2004
- SEGUINDO EM
FRENTE
//Lançamentos
//Notícias
No
início do ano temos o lançamento de Sonic Battle nos EUA, em 05 de janeiro. Um
dia depois Sonic Heroes é lançado também nos EUA em 06 de janeiro para Game Cube
e em 27 de janeiro para Playstation 2 Xbox. Posteriormente, o jogo é lançado na
Europa em 6 de fevereiro para os três sistemas simultaneamente. Neste mesmo dia,
a Sega da Europa publica Sonic Adventure DX no continente. Sonic Battle é também
lançado na Europa em 27 de fevereiro.
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Em
04 de fevereiro é lançado no Japão um OST das músicas vocais de Sonic
Heroes no Japão, num CD incluindo 11 músicas. Em 03 de março é a vez do
OST geral do game, incluindo 50 músicas ao todo. No mesmo ano a empresa
lança o CD Sonic Team Unplugged Live 2004, incluindo músicas de jogos
variados do Sonic. Outro OST do jogo, com menos músicas, é lançado nos
EUA em novembro.
A Sega Of America lança o game Sonic Mega Collection Plus para
Playstation 2 e Microsoft Xbox, que inclui uma compilação dos seguintes
jogos do Sonic: Sonic the Hedgehog, Sonic the Hedgehog 2, Sonic Spinball,
Dr. Robotnik's Mean Bean Machine, Sonic the Hedgehog 3, Sonic & Knuckles,
Sonic 3D: Flickies' Island, Flicky, Ristar the Shooting Star, Comix Zone, e
The Ooze. Na versão Plus, veio também os jogos do game Gear: Sonic the
Hedgehog, Sonic Chaos, Dr. Robotnik's Mean Bean Machine, Sonic Drift, Sonic
Labyrinth, e Sonic Blast. O jogo é lançado no Japão em 09 de dezembro. Outro
lançamento é o Sega Super Stars para Playstation 2, reunindo
clássicos da Sega.
Sonic Heroes é posteriormente lançado também para PC, numa
ótima adaptação (ao contrário de SADX, que ficou cheio de bugs). Primeiro
nos EUA em 16 de novembro, depois na Europa em 26 de novembro e finalmente
no Japão em 09 de dezembro. Falando em Sonic Adventure DX para PC, a versão
da Europa foi lançada em 06 de fevereiro.
Segundo grande lançamento do jogo é Sonic Advance 3 para Game Boy
Advance, em 25 de maio nos EUA e em 17 de Junho no Japão. O game traz uma
lembrança à Knuckles Chaotix: você joga em duplas interativas, onde é
possível segurar um dos personagens e atirá-lo para ganhar maior velocidade.
O jogo possui também pequenos fields onde ficam as fases, além de dois
mini-games fora o próprio estágio especial.
No fim do ano é a vez dos EUA e do Brasil ganharem a versão dos mini-games
do Sonic no Mc Lanche Feliz. São agora os seguintes mini-games nos
EUA: Sonic the Hedgehog Extreme Skateboarding, Tails Sky Adventure, Knuckles
Treasure Hunt, Amy & Rouge Volleyball, Big Fishing, Shadow Hockey, Cream
Flower Catch, e Billy's Giant Egg. No Brasil os jogos são: Sonic Skate,
Tails Soccer, Knuckles BaseBall, Shadow BasketBall, Cream Colhendo Flores e
Amy & Rouge Tennis. Ainda fora do mundo dos videogames, temos a continuação
da série Sonic X, agora incluindo os episódios de Sonic Adventure 2, Sonic
Battle e outras sagas. São também lançados CDs com os OSTs do animê. No
Brasil, o anime estréia no Jetix em 04 de outubro.
A notícia do ano foi a incorporação da empresa Sammy à Sega. Logo no início
todos acharam que a Sega poderia acabar, mas no fim foi possível ver que
tudo continuou na mesma. As empresas costumam fazer essas incorporações para
aumentar o capital total. A Sega continuou-se chamando Sega, não alterando
em nada a relação com os clientes.
2005
- MANDANDO BALA
//Lançamentos
//Notícias
O ano de 2005 foi um ano relativamente morno para o ouriço. O sucesso de
Sonic X levou a TMS a produzir novos episódios. Na nova saga foram
inseridos novos personagens, como a novata Cosmo. Agora Sonic e os outros
deverão combater além de Eggman, os terríveis Metarex. O anime foi inicialmente
lançado na França, de onde saiu para os outros países. No Brasil, não houve
qualquer anúncio.
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É
lançado em agosto num primeiro momento no Japão (11 de agosto),
depois nos EUA (16 de agosto) e finalmente na Europa (30 de setembro) mais
uma coletânea de jogos do Sonic, com Sonic Gems Collection para
Playstation 2 e Nintendo Game Cube. O jogo trazia os games lançados para
Game Gear, Mega Drive, e ainda Sonic CD, Sonic R e Sonic the Fighters.
Outros games exclusivos do Mega Drive também vieram incluídos: Vectorman,
Vectorman 2, Streets of Rage (saga complea), dentre outros. Uma boa maneira
de relembrar jogos clássicos que fazem sucesso até hoje.
O
ouriço também ganhou uma aventura 100% nova, com o game Sonic Rush. O
título foi lançado para o Nintendo DS, portátil da Nintendo que interage o
usuário com duas telas, uma delas sensíveis à tecnologia Touch Screen. O
jogo se torna um sucesso e recebe uma das maiores notas dos games do Sonic,
desde a era Advance. Uma nova personagem veio junto do jogo: Blaze the Cat,
uma gata que vive numa espécie de dimensão paralela à de Sonic. A história
do jogo é que existe essa dimensão paralela, em que vive a Blaze, e acabou
havendo uma confusão entre as duas dimensões. O grande vilão de Blaze -
Eggman Nega, se une ao Eggman de Sonic e os dois resolvem aprontar contra os
dois personagens. O game foi lançado no dia 15 de novembro nos EUA.
Neste
mesmo dia foi lançado também o novo jogo do personagem sensação da
série Sonic: Shadow the Hedgehog. Com um título homônimo, o
personagem passou a ser o quarto da série Sonic a ganhar um game próprio,
depois de Tails, Knuckles e Robotnik. O grande destaque do jogo é que o
personagem usa armas, e deve usá-las para mandar bala aos alienígenas que
estão para dominar o mundo. Shadow cai numa verdadeira crise existencial, e
de acordo com o progresso do jogo, o jogador é quem decide se o ouriço é um
vilão ou se é herói. O título foi lançado para Nintendo GameCube, Xbox e
Playstation 2. Para o Playstation 2, o destaque foi um controle estilizado
do ouriço, lançado por uma empresa com autorização da Sony e da Sega.
No
dia 18 de novembro, foi a vez da Europa ganhar os dois jogos. O Japão
conheceu Sonic Rush em 23 de novembro, e Shadow the Hedgehog em 15 de
dezembro. No mesmo dia do lançamento de Sonic Rush no Japão, foi também
lançado no país o OST (Original SoundTrack) do game Sonic Rush, intitulado
"Original Groove Rush".
É anunciado o lançamento do game Sonic Riders. O jogo provoca
impacto positivo nas exibições prévias. Os vídeos que rolam nos bastidores
animam os gamers. As principais expectativas davam-se em torno da
apresentação em anime, e dos novos personagens num game futurista e muito
rápido.
Os
celulares da Panasonic são agraciados com o jogo Sonic the Hedgehog,
apelidado "Sonic Mobile". É a adaptação do jogo do Mega Drive agora
disponível nos celulares. Vários outros games do ouriço são também lançados
para os celulares do Japão através do serviço Sonic Cafe.
A
Sega lança também vários combos incluindo jogos do GBA do ouriço e da
Sega em um só pacote: Sonic Advance + Sonic Battle, Sonic Advance + Sonic
Pinball Party, Sonic Pinball Party + Sonic Sonic Battle, dentre outros. No
fim do ano começam a correr os boatos sobre o lançamento de um jogo do Sonic
para a nova geração de videogame, os 256 bits. Se cogita a possibilidade de
o jogo ser um remake do Sonic 1 do Mega Drive, adaptado às novas gerações.
2006 - UMA NOVA GERAÇÃO
//Lançamentos
//Notícias
O
jogo Sonic Riders é lançado. Com muitas expectativas pelos
fãs, o jogo é bem recebido pelos fãs mais novos e logo se torna um sucesso. Ele traz novos
personagens em corridas com pranchas flutuantes por várias pistas. Um jogo
veloz, com alguns elementos de animes, destacando-se a abertura do jogo. O
game é lançado para as plataformas 128 bits: GameCube, Xbox e Playstation 2.
Nos EUA foi lançado em 21 de fevereiro, no Japão em 23 de fevereiro e na
Europa em 17 de março. Contudo, os membros mais experientes criticam o jogo
por ter uma jogabilidade muito fraca. Uma adaptação para PC é lançado mais
ao fim do ano, em 14 de novembro, tendo ficado muito bem adaptado, contudo
sem nenhum diferencial em relação à versão dos videogames.
Explorando o sucesso do ouriço Shadow the Hedgehog, é lançado no Japão o CD
do Original SoundTrack (OST) do game, em CD duplo, no dia 22 de fevereiro.
Alguns sons vocais e remixes são lançados em outro CD, o Lost and Found.
Outro OST lançado é o de SOnic Riders, em 16 de março, também no Japão, com
um repertório de mais de 20 músicas.
A Sega da Europa lança o game Sonic Mega Collection Plus para PC em
31 de março. Infelizmente nada na Sega of America ou Japan até então, mas o game já é
facilmente encontrável nas lojas brasileiras. A adaptação dos jogos ficou
muito ruim, chegando a ter qualidade inferior às dos emuladores e roms.
Contudo, em 2007 a Sega of America lança oficialmente a versão de PC.
A
surpresa do ano foi a saída do Yuji Naka da Sega. Isso prejudicou em
nada o lançamento de jogos do Sonic, pois a detentora dos direitos sobre o
ouriço é a Sega, e não o Yuji Naka em pessoa. Na realidade, ele continuará
trabalhando no ramo dos games, mas em outros setores. Para falar a verdade,
a relação dele com a Sega continua a mesma. Mas ao invés de ser contratado
pela empresa japonesa, o "pai do Sonic" será terceirizado.
2006 representou também o lançamento do que poderíamos dizer ser a sexta
grande geração de videogames nos formatos atuais (considerando a 8 bits como
a primeira). E a Sega em virtude disso fez a terceira geração do Sonic
(considerando a trilogia Mega Drive-Master System como a primeira). Sonic
agora ficou com um visual ainda mais moderno, mais alto. A história
ganhou novos elementos e novos personagens. O grande destaque é Silver the
Hedgehog, um novo ouriço, que utiliza poderes psicológicos para levitar
objetos. Ele virá do futuro para deter o Iblis Trigger, na trilogia de
Sonic the Hedgehog.
Em 14 de novembro temos o lançamento na Europa e EUA de Sonic the
Hedgehog para Xbox 360. O jogo também ficou conhecido como Sonic Next-Gen (por
representar a próxima geração) ou simplesmente Sonic 2006. O game foi sem
dúvida alguma o mais aguardado da história do ouriço. Talvez tamanho
alvoroço só se tenha dado quando do lançamento de Sonic 2 para Mega Drive. O
jogo foi lançado para Xbox 360 e Playstation 3 e traz três personagens
principais jogáveis, os três ouriços da série: Sonic, Shadow e o já referido Silver. A
história é complexa e envolve a cidade de Soleanna, onde Dr. Eggman descobre
o segredo das Chamas do Desastre na princesa Elise. Silver vem do futuro
para deter o caos e Sonic vem impedir. O jogo é completamente parecido com
Sonic Adventure, tendo inclusive fases de ação e aventura, como em Sonic
Adventure. O jogo é lançado no Japão em 21 de dezembro junto da versão do
Playstation 3. As versões americanas e européias do Play 3 ficaram para
2007.
Contudo nem tudo é um mar de rosas. O jogo foi "trucidado" nos reviews e
revistas do mundo todo. Por quê? O jogo é bonito, tem bastante personagens e
parece Sonic Adventure, mas o geral, o todo, fez um jogo muito abaixo das
expectativas, com um enredo excessivamente viajado e fantasioso, além de ter
muitos bugs e uma jogabilidade que deixa a desejar. Além do mais, o Super
Sonic que havia sido anunciado como jogável, não foi utilizado como já vinha
ocorrendo nos últimos anos.
No mesmo dia, em 14/11, é lançado nos EUA para Game Boy Advance o fiasco do ano:
Sonic the Hedgehog: Genesis Version. Absolutamente sem mais nem menos e
sem justificativa, a Sega resolveu relançar o Sonic 1 do Mega Drive (que já
foi relançado umas 300 vezes) numa nova versão. Até aí tudo bem, o problema
é que o jogo ficou tão mal adaptado, que ficou pior que qualquer fan game de
iniciante. Resultado: nota zero para a Sega. Criaram um jogo inútil e
desnecessário.
Outro lançamento no mesmo dia é o de Sonic Riders para PC.
Infelizmente a Sega não tem boa aposta em jogos para PC. Deixou de fora
Sonic Adventure 2 e depois lançou os games populistas, mas bobos, para PC:
Sonic Heroes e agora Sonic Riders. Poderia ter vindo algum jogo melhor no
lugar. No entanto, o game foi lançado, e criou as mesmas expectativas de
Sonic Riders. Em 24 de novembro o
jogo é lançado pela Sega da Europa.
Em 21 de novembro é
lançado nos EUA o jogo Sonic Rivals, o primeiro jogo do Sonic para
Sony PSP, jogo este que traz um desafio entre Sonic e outros personagens num
game de corrida em que um tem que atrapalhar o outro. O nome "Rivals" é
porque o jogo reúne os rivais... Sonic, Knuckles, Silver e Shadow. Quem será
o mais rápido? O jogo é lançado no dia primeiro de dezembro na Europa.
Fica
anunciado para 2007 o jogo Sonic and the
Secrets of The Rings (ex- Sonic Wild Fire), título do Sonic para o Wii.
No Brasil, é lançada a segunda temporada de Sonic X, através do canal de TV
a Cabo Jetix, a partir de 24 de julho, encerrando a ansiedade dos fãs, que
já se enjoavam de ver os episódios repetidos inúmeras vezes. Mas
infelizmente o que vem fácil, vai fácil. Sem mais nem menos e sem a menor
satisfação, o Jetix retira do ar antes de terminar de exibir todos os
episódios.
Finalizando, já podemos concluir que não foi um ano tão bom, mas foi
movimentado.
Ainda
no ano de 2006 é lançados nos EUA o game Sonic X para Leapster, um game
educacional do Sonic com um enredo bem simples, voltado para crianças de 5 a 7
anos, ao custo de 24 dólares. A Leapster é um console de mão (portátil) com
jogos educacionais.
2007 - AS MUDANÇAS QUE NÃO VIERAM
//Lançamentos
//Lançamentos Online:
» Virtual Console (Wii)
11/03: Sonic Spinball |
11/06: Sonic the Hedgehog
2 |
09/09: Sonic the Hedgehog
3 |
16/10: Sonic 3D BLAST |
» Xbox Live Arcade (Xbox
360)
11/07: Sonic the Hedgehog
(Mega Drive) |
12/09: Sonic the Hedgehog
2 |
//Notícias
2006 foi um ano em que se teve
muitas expectativas sobre o ouriço, contudo, foram
todas por água abaixo com o lançamento do Sonic
Next-Gen, do Sonic Riders para PC e sem muitas
mudanças significativas. Em primeiro lugar, os fãs
queriam Sonic Next-Gen para PC. Isso chegou a ser
anunciado praticamente oficialmente por sites de
alto renome, contudo, um e-mail da Sega da Europa
confirma que o jogo não sairia para PC tão cedo.
De todo modo, todos já haviam se decepcionado com
o jogo, mas restava a esperança da redenção numa
eventual versão para PC. Isso faz com que 2007
siga com a necessidade de mudança. Uma notícia
toma conta dos sites: a Sega supostamente
anunciaria que o Sonic seria replanejado e que
teria um tempo.
No
decorrer dos meses de 2007, a Sega lançou varios
jogos classicos do Mega Drive no Virtual Console
do Wii, um sistema online que permite baixar jogos
clássicos, entre eles Sonic 2, Sonic 3, Sonic
& Knuckles e Sonic Spinball.
No
início do ano, em 10 de Janeiro temos o lançamento
no Japão do CD Several Wills que tem algumas
músicas do jogo Sonic the Hedgehog 2006. No mesmo
dia é lançado o OST do jogo, dessa vez com todas
as músicas. Em 30 de janeiro sai a versão para
Playstation 3 do Sonic Next-Gen nos EUA e em 23 de
março na Europa. A versão japonesa do PS3, havia
saído junto com o Xbox 360.
Em
20 de fevereiro temos o lançamento da salvação dos
jogos da nova geração do Sonic, com Sonic and
the Secret of The Rings nos EUA para Wii. O jogo havia
sido o menos esperado inicialmente, mas terminou
sendo considerado o melhor jogo do Sonic de
2006/2007 e recebeu notas altíssimas em vários
sites, sendo por isso considerado um dos melhores
jogos do Sonic. O game é um spin-off, lançado
exclusivamente para
Nintendo Wii, em que o jogador controla Sonic
sozinho em fases com vários cenários, em que o
jogador usa o Wiimote. Em 02 de março sai a versão
Européia e em 15 de Março no Japão,
simultaneamente sai o CD Seven Rings in Hand,
baseado nas músicas do Sonic and Secret Rings,
evidentemente somente no Japão como
sempre.
Sai nos fóruns e sites em geral a informação sobre
um jogo perdido no tempo: Sonic Mars. O jogo seria
baseado no cartoon Sonic the Hedgehog da DiC e
sairia para Mega Drive. Tudo aconteceu quando o
site http://www.sega-16.com/
fez entrevista com Peter Morawiec, que trabalhou
em vários jogos do Sonic, e que soltou informações
sobre este jogo. O vídeo pode ser conferido em http://www.youtube.com/watch?v=TYRz3oWVEMQ.
Outra informação que sai é que o Super Sonic seria
jogável em Sonic Next-Gen, tendo sido depois
cancelado.
Finalmente sai no Brasil
o DVD de Sonic X, inicialmente com apenas os
primeiros episódios. Recentemente já foi lançado o
Box e pode ser encontrado por aproximadamente 30
reais. Agora quem quiser ver o anime, pode vê-lo
sem precisar recorrer a downloads na internet,
direto nos melhores sites de venda: http://www.submarino.com/,
http://www.saraiva.com.br/,
dentre outros.
A Sega desmente a si
mesma, quebrando o suposto jejum de jogos do Sonic
ao anunciar dois títulos: Mario & Sonic at
Olympic Games e Sonic Rush Adventure.
Isso mesmo: Mario & Sonic. Aquilo que fãs
antigos sempre esperavam aconteceu, ainda que do
modo não desejado: Sonic e Mario finalmente se
reúnem num mesmo jogo. Mas ao que tudo indica não
deverá ser só amizade: o jogo é de competições
olímpicas, portanto, podemos ter o Sonic
competindo com o Mario, algo inimaginável há 10
anos atrás.
Na
E3 ela revelou o jogo Mario & Sonic, com muita
promoção, por parte da Nintendo e da Sega. Um demo
foi mostrado, que capturou o interesse da critica,
mas aparentemente mostrava que o jogo iria ser uma
especie de simulador dos Jogos Olímpicos, com os
personagens de ambas as serie jogáveis. Alem
disso, a Microsoft faz um importante anuncio,
dizendo que varios jogos do Genesis/Mega Drive
estão vindo para o Xbox Live Arcade, sistema
online que permite comprar e baixar jogos para o
Xbox 360. Sonic 1 e Golden Axe são os primeiros a
serem lançados, enquanto que Sonic 2 é esperado
para atingir o console uns meses mais
tarde.
Já
Sonic Rush Adventure emplaca no sucesso de
Sonic Rush para Nintendo DS, trazendo agora um
novo vilão e novos desafios. O jogo mal teve seu
pré-lançamento e já teve a sua rom liberada. O
game mostrou novamente o prestígio dos jogos do
Sonic na Nintendo, recebendo altíssimas notas nos
mais importantes sites de reviews. Foi lançado em
14 de setembro, juntamente com a sua
OST.
Na
Game Convention 2007, onde a Sega participa, é
mostrado um beta jogável ao publico de Mario &
Sonic, com três eventos. A critica adorou o jogo,
tendo ganho o prêmio de "Melhor para Nintendo Wii
da Games Convention".
Mas tarde, no TGS 2007, é anunciada a continuação
de Sonic Riders, dessa vez sob o título de
Sonic Riders: Zero Gravity. O jogo contará
com o regresso de personagens antigos e o novo
sistema de gravidade e será lançado para
Playstation 2 e Nintendo Wii em 2008. Também é
anunciado Sonic Rivals 2; mais uma
continuação, dessa vez com mais personagens e
cursos. Por fim, a BioWare e a Sega anuncima que
estão trabalhando num Sonic RPG. Isso mesmo: um
RPG do ouriço. Ninguém podia prever o que iria
acontecer!
Fora do mundo dos games, Jun Senoue anuncia que
irá lançar uma compilação de músicas do Sonic,
ainda sem nome, que reunirá varias músicas
populares do ouriço, que fizeram sucesso ao longo
destes 16 anos.
No
fim do ano, é lançado finalmente Mario &
Sonic (06/11) e Sonic Rivals 2 (20/11).
Após o lançamento de Mario & Sonic, os
críticos aproveitam para "afundar" a imagem do
Sonic, pelos seus jogos não corresponderem as
expectativas, e ao hype gerado na sua divulgação.
A GameSpot, considerou-o Mario & Sonic
candidato a pior do ano, ao mesmo tempo que Sonic
the Hedgehog do Xbox 360/PS3 ganhou essa mesma
votação por parte dos usuários. Sonic Rivals 2
torna-se outro jogo "para esquecer" do ouriço, com
uma media de notas 65/100% da critica. Sonic Rush
Adventure salva temporariamente a imagem do
ouriço, com varias críticas positivas e
tornando-se "um dos melhores jogos para o Nintendo
DS disponíveis".
Sonic the Hedgehog 1, de MegaDrive é lançado para o
iPod. A jogabilidade é um pouco estranha mas faz o
seu papel. Também nos fez voltar a contar quantas
vezes o clássico original já foi revivido ao longo
dos anos.
Uma série de polêmicas tomou conta da internet em
2007. Em primeiro lugar uma afirmação de um dos
diretores da Sega de que o Sonic é feito para
crianças. Isso gera um profundo mal estar e o
próprio diretor vem mais tarde pedir desculpas aos
fãs e afirmar que a frase foi tirada fora do
contexto. A recém formada, Sega da Austrália
afirma que o Sonic precisa ser refeito. Será que
os detentores dos direitos autorais do ouriço
terão ouvidos? Os fãs reclamam que Sonic está
decadente. A mudança é necessária. Se a "Cega"
tiver ouvidos, que ouça!
2008 - O QUE SERÁ DO SONIC?
//Lançamentos
08/01: Sonic Riders: Zero Gravity (Wii e
PS2) |
20/01: Mario & Sonic at the Olympic Games (DS) |
26/09: Sonic Chronicles (DS) |
18/11: Sonic Unleashed (multi-sistemas) |
//Notícias
A
posição do Sonic no mundo dos games foi bastante
abalada no ano de 2007. A verdade, é que todos
os games anunciados prometiam muito, de uma
maneira ou de outra, e apenas Sonic Rush Adventure fez
bonito. A versão de DS de Mario & Sonic tinha
sido adiada para 2008, sendo lançada em janeiro
(17/01 no Japão) sem qualquer brilho.
O
ano começa mal, Sonic Riders: Zero Gravity
(08/01 nos EUA para Play 2; 17/01 no Japão para
Wii) é lançado logo na primeira semana, e é
rapidamente vitima de varias críticas negativas
sobre o jogo, tirando notas mais baixas que seu
antecessor, e que Sonic Rivals 2. O jogo usa um
sistema de pranchas futurísticas baseados em
jogos já lançados no Dreamcast e no Playstation
2 anteriormente. É lançado também no Japão o CD
com o OST de Sonic Riders: Zero Gravity.
Em 23 de janeiro é lançado
no Japão o CD True Blue, com várias músicas vocais de variados jogos do Sonic,
algumas remixadas.
No aniversário do
ouriço Jun Senoue cria uma música própria para o ouriço, como uma espécie de
homenagem. O vídeo foi exibido no site da Sega e pode ser visto aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=CHkTQMWo9ME
O primeiro semestre poderia
ser apagado, mas foi reanimado com a notícia da construção do tão sonhado RPG do
Sonic. Foi assim que começou todo o rebuliço em torno de Sonic RPG, que mais
tarde foi chamado de Sonic Chronicles: The Dark Brotherhood.
Assim, em 26/09 é lançado na
Europa o game Sonic Chronicles, trazendo o universo de Sonic para o mundo de
RPG, com gráficos que lembram a Archie Comics, um enredo diferenciado. O jogo,
comparado com o insucesso dos demais jogos do Sonic, acabou sendo a salvação do
ano, tendo recebido notas razoáveis.
Mario & Sonic, apesar das
críticas, torna-se um dos maiores sucessos de venda, atingindo facilmente a
marca dos 5 milhões de unidades vendidas. Aproveitando a esteira, é lançado Sonic at the Olympic Games para os celulares. O jogo
parece ser uma versão original usando a licença das
olimpíadas, e largando o Mario.
Novas expectativas são
criadas quando a Sega registra a marca Sonic Unleashed, anunciando um novo jogo
do Sonic. Uma nova tentativa de introduzir o ouriço com sucesso no mundo dos
next-gen. As expectivas passam a ser altas, e a Sega lança o filme "Night of
Werehog" para anunciar a série em Novembro. Trata-se de uma curta metragem, que virou
sucesso na internet.
Mas um revés duro: é
anunciado uma nova forma do Sonic, uma espécie de lobo, o Werehog, que passou a
ser uma criatura em que o Sonic se transforma de noite. É anunciado que a Sega
desenvolveu uma engine para a câmera própria para o jogo.
Assim, com muitas
expectativas é lançado em 18/11 nos EUA para PS2 e Wii; 24/11 nos EUA para Xbox
360 e 28/11 para Play 3 o game Sonic Unleashed, chamado no Japão de
Sonic World Adventures.
Sonic Unleashed foi o primeiro jogo do Sonic a ter
um desenvolvimento paralelo. Enquanto a versão de
Play 2 e Wii foi feita pela Sega em parceria com a
Dimps, a versão de Play 3 e Xbox 360 é feita toda
pela Sega e o resultado é um produto relativamente
diferente. A versão de Play 2 de Unleashed recebe uma das piores notas de todos os jogos do Sonic já lançados e
os fãs se queixam do pouco tempo de jogo com o Sonic e o excesso de jogo com o
Werehog.
Já na versão Play 3 e Xbox
360 o jogo foi um pouco melhor recebido, mas ainda assim não deixou de ser uma
decepção, tornando-se mais uma tentativa frustrada da Sega de relançar o ouriço
com todo o esplendor do passado. Os reviews ligados à mídia especializada
detonam com o jogo, que não foi sequer poupado por alguns fãs insatisfeitos.
Para encerrar mais um ano
nebuloso, é anunciado um novo jogo do Sonic: Sonic and the Black Knight, um jogo
em que Sonic usaria espadas para destruir os inimigos, uma espécie de Rei
Arthur. O jogo é recebido com desconfiança pelos fãs, que após a grande decepção
de Sonic Unleashed, ficam apreensivos. Saem as primeiras imagens e cria-se uma
expectativa normal sobre o jogo, nada comparável ao que os fãs esperavam em
Sonic Next-gen ou Sonic Unleashed. 2008 encerra deste modo como mais um ano
negro do ouriço e cada vez mais questiona-se a competência da Sega em
administrar sua principal franquia.