a
        Museu do Sonic: 2004 - 2008
 

2004 - SEGUINDO EM FRENTE

//Lançamentos

//Notícias

No início do ano temos o lançamento de Sonic Battle nos EUA, em 05 de janeiro. Um dia depois Sonic Heroes é lançado também nos EUA em 06 de janeiro para Game Cube e em 27 de janeiro para Playstation 2 Xbox. Posteriormente, o jogo é lançado na Europa em 6 de fevereiro para os três sistemas simultaneamente. Neste mesmo dia, a Sega da Europa publica Sonic Adventure DX no continente. Sonic Battle é também lançado na Europa em 27 de fevereiro.

 Em 04 de fevereiro é lançado no Japão um OST das músicas vocais de Sonic Heroes no Japão, num CD incluindo 11 músicas. Em 03 de março é a vez do OST geral do game, incluindo 50 músicas ao todo. No mesmo ano a empresa lança o CD Sonic Team Unplugged Live 2004, incluindo músicas de jogos variados do Sonic. Outro OST do jogo, com menos músicas, é lançado nos EUA em novembro.

  A Sega Of America lança o game Sonic Mega Collection Plus para Playstation 2 e Microsoft Xbox, que inclui uma compilação dos seguintes jogos do Sonic: Sonic the Hedgehog, Sonic the Hedgehog 2, Sonic Spinball, Dr. Robotnik's Mean Bean Machine, Sonic the Hedgehog 3, Sonic & Knuckles, Sonic 3D: Flickies' Island, Flicky, Ristar the Shooting Star, Comix Zone, e The Ooze. Na versão Plus, veio também os jogos do game Gear: Sonic the Hedgehog, Sonic Chaos, Dr. Robotnik's Mean Bean Machine, Sonic Drift, Sonic Labyrinth, e Sonic Blast. O jogo é lançado no Japão em 09 de dezembro. Outro lançamento é o Sega Super Stars para Playstation 2, reunindo clássicos da Sega.

  Sonic Heroes é posteriormente lançado também para PC, numa ótima adaptação (ao contrário de SADX, que ficou cheio de bugs). Primeiro nos EUA em 16 de novembro, depois na Europa em 26 de novembro e finalmente no Japão em 09 de dezembro. Falando em Sonic Adventure DX para PC, a versão da Europa foi lançada em 06 de fevereiro.

  Segundo grande lançamento do jogo é Sonic Advance 3 para Game Boy Advance, em 25 de maio nos EUA e em 17 de Junho no Japão. O game traz uma lembrança à Knuckles Chaotix: você joga em duplas interativas, onde é possível segurar um dos personagens e atirá-lo para ganhar maior velocidade. O jogo possui também pequenos fields onde ficam as fases, além de dois mini-games fora o próprio estágio especial.

  No fim do ano é a vez dos EUA e do Brasil ganharem a versão dos mini-games do Sonic no Mc Lanche Feliz. São agora os seguintes mini-games nos EUA: Sonic the Hedgehog Extreme Skateboarding, Tails Sky Adventure, Knuckles Treasure Hunt, Amy & Rouge Volleyball, Big Fishing, Shadow Hockey, Cream Flower Catch, e Billy's Giant Egg. No Brasil os jogos são: Sonic Skate, Tails Soccer, Knuckles BaseBall, Shadow BasketBall, Cream Colhendo Flores e Amy & Rouge Tennis. Ainda fora do mundo dos videogames, temos a continuação da série Sonic X, agora incluindo os episódios de Sonic Adventure 2, Sonic Battle e outras sagas. São também lançados CDs com os OSTs do animê. No Brasil, o anime estréia no Jetix em 04 de outubro.

  A notícia do ano foi a incorporação da empresa Sammy à Sega. Logo no início todos acharam que a Sega poderia acabar, mas no fim foi possível ver que tudo continuou na mesma. As empresas costumam fazer essas incorporações para aumentar o capital total. A Sega continuou-se chamando Sega, não alterando em nada a relação com os clientes.

2005 - MANDANDO BALA

//Lançamentos

11/08: Sonic Gems Collecton (Play 2/Game Cube)
15/11: Sonic Rush (Nintendo DS)
15/11: Shadow the Hedgehog (Multisistemas)

//Notícias

O ano de 2005 foi um ano relativamente morno para o ouriço. O sucesso de Sonic X levou a TMS a produzir novos episódios. Na nova saga foram inseridos novos personagens, como a novata Cosmo. Agora Sonic e os outros deverão combater além de Eggman, os terríveis Metarex. O anime foi inicialmente lançado na França, de onde saiu para os outros países. No Brasil, não houve qualquer anúncio.

 É lançado em agosto num primeiro momento no Japão (11 de agosto), depois nos EUA (16 de agosto) e finalmente na Europa (30 de setembro) mais uma coletânea de jogos do Sonic, com Sonic Gems Collection para Playstation 2 e Nintendo Game Cube. O jogo trazia os games lançados para Game Gear, Mega Drive, e ainda Sonic CD, Sonic R e Sonic the Fighters. Outros games exclusivos do Mega Drive também vieram incluídos: Vectorman, Vectorman 2, Streets of Rage (saga complea), dentre outros. Uma boa maneira de relembrar jogos clássicos que fazem sucesso até hoje.

 O ouriço também ganhou uma aventura 100% nova, com o game Sonic Rush. O título foi lançado para o Nintendo DS, portátil da Nintendo que interage o usuário com duas telas, uma delas sensíveis à tecnologia Touch Screen. O jogo se torna um sucesso e recebe uma das maiores notas dos games do Sonic, desde a era Advance. Uma nova personagem veio junto do jogo: Blaze the Cat, uma gata que vive numa espécie de dimensão paralela à de Sonic. A história do jogo é que existe essa dimensão paralela, em que vive a Blaze, e acabou havendo uma confusão entre as duas dimensões. O grande vilão de Blaze - Eggman Nega, se une ao Eggman de Sonic e os dois resolvem aprontar contra os dois personagens. O game foi lançado no dia 15 de novembro nos EUA.

 Neste mesmo dia foi lançado também o novo jogo do personagem sensação da série Sonic: Shadow the Hedgehog. Com um título homônimo, o personagem passou a ser o quarto da série Sonic a ganhar um game próprio, depois de Tails, Knuckles e Robotnik. O grande destaque do jogo é que o personagem usa armas, e deve usá-las para mandar bala aos alienígenas que estão para dominar o mundo. Shadow cai numa verdadeira crise existencial, e de acordo com o progresso do jogo, o jogador é quem decide se o ouriço é um vilão ou se é herói. O título foi lançado para Nintendo GameCube, Xbox e Playstation 2. Para o Playstation 2, o destaque foi um controle estilizado do ouriço, lançado por uma empresa com autorização da Sony e da Sega.

 No dia 18 de novembro, foi a vez da Europa ganhar os dois jogos. O Japão conheceu Sonic Rush em 23 de novembro, e Shadow the Hedgehog em 15 de dezembro. No mesmo dia do lançamento de Sonic Rush no Japão, foi também lançado no país o OST (Original SoundTrack) do game Sonic Rush, intitulado "Original Groove Rush".

 É anunciado o lançamento do game Sonic Riders. O jogo provoca impacto positivo nas exibições prévias. Os vídeos que rolam nos bastidores animam os gamers. As principais expectativas davam-se em torno da apresentação em anime, e dos novos personagens num game futurista e muito rápido.

 Os celulares da Panasonic são agraciados com o jogo Sonic the Hedgehog, apelidado "Sonic Mobile". É a adaptação do jogo do Mega Drive agora disponível nos celulares. Vários outros games do ouriço são também lançados para os celulares do Japão através do serviço Sonic Cafe.

 A Sega lança também vários combos incluindo jogos do GBA do ouriço e da Sega em um só pacote: Sonic Advance + Sonic Battle, Sonic Advance + Sonic Pinball Party, Sonic Pinball Party + Sonic Sonic Battle, dentre outros. No fim do ano começam a correr os boatos sobre o lançamento de um jogo do Sonic para a nova geração de videogame, os 256 bits. Se cogita a possibilidade de o jogo ser um remake do Sonic 1 do Mega Drive, adaptado às novas gerações.

2006 - UMA NOVA GERAÇÃO

//Lançamentos

21/02: Sonic Riders (Multisistemas)
31/03: Sonic Mega Collection Plus (PC)
14/11: Sonic the Hedgehog (Xbox360 e Play 3)
14/11: Sonic Riders (PC)
14/11: Sonic the Hedgehog Genesis (GBA)
19/11: Sonic 1 (Virtual Console Wii)
11/12: Dr. Robotnik Mean Bean Machine (Virtual Console Wii)

//Notícias

 O jogo Sonic Riders é lançado. Com muitas expectativas pelos fãs, o jogo é bem recebido pelos fãs mais novos e logo se torna um sucesso. Ele traz novos personagens em corridas com pranchas flutuantes por várias pistas. Um jogo veloz, com alguns elementos de animes, destacando-se a abertura do jogo. O game é lançado para as plataformas 128 bits: GameCube, Xbox e Playstation 2. Nos EUA foi lançado em 21 de fevereiro, no Japão em 23 de fevereiro e na Europa em 17 de março. Contudo, os membros mais experientes criticam o jogo por ter uma jogabilidade muito fraca. Uma adaptação para PC é lançado mais ao fim do ano, em 14 de novembro, tendo ficado muito bem adaptado, contudo sem nenhum diferencial em relação à versão dos videogames.

  Explorando o sucesso do ouriço Shadow the Hedgehog, é lançado no Japão o CD do Original SoundTrack (OST) do game, em CD duplo, no dia 22 de fevereiro. Alguns sons vocais e remixes são lançados em outro CD, o Lost and Found. Outro OST lançado é o de SOnic Riders, em 16 de março, também no Japão, com um repertório de mais de 20 músicas.

  A Sega da Europa lança o game Sonic Mega Collection Plus para PC em 31 de março. Infelizmente nada na Sega of America ou Japan até então, mas o game já é facilmente encontrável nas lojas brasileiras. A adaptação dos jogos ficou muito ruim, chegando a ter qualidade inferior às dos emuladores e roms. Contudo, em 2007 a Sega of America lança oficialmente a versão de PC.

 A surpresa do ano foi a saída do Yuji Naka da Sega. Isso prejudicou em nada o lançamento de jogos do Sonic, pois a detentora dos direitos sobre o ouriço é a Sega, e não o Yuji Naka em pessoa. Na realidade, ele continuará trabalhando no ramo dos games, mas em outros setores. Para falar a verdade, a relação dele com a Sega continua a mesma. Mas ao invés de ser contratado pela empresa japonesa, o "pai do Sonic" será terceirizado.

  2006 representou também o lançamento do que poderíamos dizer ser a sexta grande geração de videogames nos formatos atuais (considerando a 8 bits como a primeira). E a Sega em virtude disso fez a terceira geração do Sonic (considerando a trilogia Mega Drive-Master System como a primeira). Sonic agora ficou com um visual ainda mais moderno, mais alto. A  história ganhou novos elementos e novos personagens. O grande destaque é Silver the Hedgehog, um novo ouriço, que utiliza poderes psicológicos para levitar objetos. Ele virá do futuro para deter o Iblis Trigger, na trilogia de Sonic the Hedgehog.

  Em 14 de novembro temos o lançamento na Europa e EUA de Sonic the Hedgehog para Xbox 360. O jogo também ficou conhecido como Sonic Next-Gen (por representar a próxima geração) ou simplesmente Sonic 2006. O game foi sem dúvida alguma o mais aguardado da história do ouriço. Talvez tamanho alvoroço só se tenha dado quando do lançamento de Sonic 2 para Mega Drive. O jogo foi lançado para Xbox 360 e Playstation 3 e traz três personagens principais jogáveis, os três ouriços da série: Sonic, Shadow e o já referido Silver. A história é complexa e envolve a cidade de Soleanna, onde Dr. Eggman descobre o segredo das Chamas do Desastre na princesa Elise. Silver vem do futuro para deter o caos e Sonic vem impedir. O jogo é completamente parecido com Sonic Adventure, tendo inclusive fases de ação e aventura, como em Sonic Adventure. O jogo é lançado no Japão em 21 de dezembro junto da versão do Playstation 3. As versões americanas e européias do Play 3 ficaram para 2007.

  Contudo nem tudo é um mar de rosas. O jogo foi "trucidado" nos reviews e revistas do mundo todo. Por quê? O jogo é bonito, tem bastante personagens e parece Sonic Adventure, mas o geral, o todo, fez um jogo muito abaixo das expectativas, com um enredo excessivamente viajado e fantasioso, além de ter muitos bugs e uma jogabilidade que deixa a desejar. Além do mais, o Super Sonic que havia sido anunciado como jogável, não foi utilizado como já vinha ocorrendo nos últimos anos.

  No mesmo dia, em 14/11, é lançado nos EUA para Game Boy Advance o fiasco do ano: Sonic the Hedgehog: Genesis Version. Absolutamente sem mais nem menos e sem justificativa, a Sega resolveu relançar o Sonic 1 do Mega Drive (que já foi relançado umas 300 vezes) numa nova versão. Até aí tudo bem, o problema é que o jogo ficou tão mal adaptado, que ficou pior que qualquer fan game de iniciante. Resultado: nota zero para a Sega. Criaram um jogo inútil e desnecessário.

  Outro lançamento no mesmo dia é o de Sonic Riders para PC. Infelizmente a Sega não tem boa aposta em jogos para PC. Deixou de fora Sonic Adventure 2 e depois lançou os games populistas, mas bobos, para PC: Sonic Heroes e agora Sonic Riders. Poderia ter vindo algum jogo melhor no lugar. No entanto, o game foi lançado, e criou as mesmas expectativas de Sonic Riders. Em 24 de novembro o jogo é lançado pela Sega da Europa.

  Em 21 de novembro é lançado nos EUA o jogo Sonic Rivals, o primeiro jogo do Sonic para Sony PSP, jogo este que traz um desafio entre Sonic e outros personagens num game de corrida em que um tem que atrapalhar o outro. O nome "Rivals" é porque o jogo reúne os rivais... Sonic, Knuckles, Silver e Shadow. Quem será o mais rápido? O jogo é lançado no dia primeiro de dezembro na Europa.

  Fica anunciado para 2007 o jogo Sonic and the Secrets of The Rings (ex- Sonic Wild Fire), título do Sonic para o Wii. No Brasil, é lançada a segunda temporada de Sonic X, através do canal de TV a Cabo Jetix, a partir de 24 de julho, encerrando a ansiedade dos fãs, que já se enjoavam de ver os episódios repetidos inúmeras vezes. Mas infelizmente o que vem fácil, vai fácil. Sem mais nem menos e sem a menor satisfação, o Jetix retira do ar antes de terminar de exibir todos os episódios. Finalizando, já podemos concluir que não foi um ano tão bom, mas foi movimentado.

  Ainda no ano de 2006 é lançados nos EUA o game Sonic X para Leapster, um game educacional do Sonic com um enredo bem simples, voltado para crianças de 5 a 7 anos, ao custo de 24 dólares. A Leapster é um console de mão (portátil) com jogos educacionais.

2007 - AS MUDANÇAS QUE NÃO VIERAM

//Lançamentos

20/02: Sonic and the Secret Rings (WII)
14/09: Sonic Rush Adventure (DS)
6/11: Mario & Sonic (Wii)
20/11: Sonic Rivals 2 (PSP)

//Lançamentos Online:

» Virtual Console (Wii)

11/03: Sonic Spinball

11/06: Sonic the Hedgehog 2

09/09: Sonic the Hedgehog 3

16/10: Sonic 3D BLAST

» Xbox Live Arcade (Xbox 360)

11/07: Sonic the Hedgehog (Mega Drive)

12/09: Sonic the Hedgehog 2

//Notícias

2006 foi um ano em que se teve muitas expectativas sobre o ouriço, contudo, foram todas por água abaixo com o lançamento do Sonic Next-Gen, do Sonic Riders para PC e sem muitas mudanças significativas. Em primeiro lugar, os fãs queriam Sonic Next-Gen para PC. Isso chegou a ser anunciado praticamente oficialmente por sites de alto renome, contudo, um e-mail da Sega da Europa confirma que o jogo não sairia para PC tão cedo. De todo modo, todos já haviam se decepcionado com o jogo, mas restava a esperança da redenção numa eventual versão para PC. Isso faz com que 2007 siga com a necessidade de mudança. Uma notícia toma conta dos sites: a Sega supostamente anunciaria que o Sonic seria replanejado e que teria um tempo.

  No decorrer dos meses de 2007, a Sega lançou varios jogos classicos do Mega Drive no Virtual Console do Wii, um sistema online que permite baixar jogos clássicos, entre eles Sonic 2, Sonic 3, Sonic & Knuckles e Sonic Spinball.

  No início do ano, em 10 de Janeiro temos o lançamento no Japão do CD Several Wills que tem algumas músicas do jogo Sonic the Hedgehog 2006. No mesmo dia é lançado o OST do jogo, dessa vez com todas as músicas. Em 30 de janeiro sai a versão para Playstation 3 do Sonic Next-Gen nos EUA e em 23 de março na Europa. A versão japonesa do PS3, havia saído junto com o Xbox 360.

  Em 20 de fevereiro temos o lançamento da salvação dos jogos da nova geração do Sonic, com Sonic and the Secret of The Rings nos EUA para Wii. O jogo havia sido o menos esperado inicialmente, mas terminou sendo considerado o melhor jogo do Sonic de 2006/2007 e recebeu notas altíssimas em vários sites, sendo por isso considerado um dos melhores jogos do Sonic. O game é um spin-off, lançado exclusivamente para Nintendo Wii, em que o jogador controla Sonic sozinho em fases com vários cenários, em que o jogador usa o Wiimote. Em 02 de março sai a versão Européia e em 15 de Março no Japão, simultaneamente sai o CD Seven Rings in Hand, baseado nas músicas do Sonic and Secret Rings, evidentemente somente no Japão como sempre.

  Sai nos fóruns e sites em geral a informação sobre um jogo perdido no tempo: Sonic Mars. O jogo seria baseado no cartoon Sonic the Hedgehog da DiC e sairia para Mega Drive. Tudo aconteceu quando o site http://www.sega-16.com/ fez entrevista com Peter Morawiec, que trabalhou em vários jogos do Sonic, e que soltou informações sobre este jogo. O vídeo pode ser conferido em http://www.youtube.com/watch?v=TYRz3oWVEMQ. Outra informação que sai é que o Super Sonic seria jogável em Sonic Next-Gen, tendo sido depois cancelado.

  Finalmente sai no Brasil o DVD de Sonic X, inicialmente com apenas os primeiros episódios. Recentemente já foi lançado o Box e pode ser encontrado por aproximadamente 30 reais. Agora quem quiser ver o anime, pode vê-lo sem precisar recorrer a downloads na internet, direto nos melhores sites de venda: http://www.submarino.com/, http://www.saraiva.com.br/, dentre outros.

  A Sega desmente a si mesma, quebrando o suposto jejum de jogos do Sonic ao anunciar dois títulos: Mario & Sonic at Olympic Games e Sonic Rush Adventure. Isso mesmo: Mario & Sonic. Aquilo que fãs antigos sempre esperavam aconteceu, ainda que do modo não desejado: Sonic e Mario finalmente se reúnem num mesmo jogo. Mas ao que tudo indica não deverá ser só amizade: o jogo é de competições olímpicas, portanto, podemos ter o Sonic competindo com o Mario, algo inimaginável há 10 anos atrás.

  Na E3 ela revelou o jogo Mario & Sonic, com muita promoção, por parte da Nintendo e da Sega. Um demo foi mostrado, que capturou o interesse da critica, mas aparentemente mostrava que o jogo iria ser uma especie de simulador dos Jogos Olímpicos, com os personagens de ambas as serie jogáveis. Alem disso, a Microsoft faz um importante anuncio, dizendo que varios jogos do Genesis/Mega Drive estão vindo para o Xbox Live Arcade, sistema online que permite comprar e baixar jogos para o Xbox 360. Sonic 1 e Golden Axe são os primeiros a serem lançados, enquanto que Sonic 2 é esperado para atingir o console uns meses mais tarde.

  Já Sonic Rush Adventure emplaca no sucesso de Sonic Rush para Nintendo DS, trazendo agora um novo vilão e novos desafios. O jogo mal teve seu pré-lançamento e já teve a sua rom liberada. O game mostrou novamente o prestígio dos jogos do Sonic na Nintendo, recebendo altíssimas notas nos mais importantes sites de reviews. Foi lançado em 14 de setembro, juntamente com a sua OST.

  Na Game Convention 2007, onde a Sega participa, é mostrado um beta jogável ao publico de Mario & Sonic, com três eventos. A critica adorou o jogo, tendo ganho o prêmio de "Melhor para Nintendo Wii da Games Convention".

  Mas tarde, no TGS 2007, é anunciada a continuação de Sonic Riders, dessa vez sob o título de Sonic Riders: Zero Gravity. O jogo contará com o regresso de personagens antigos e o novo sistema de gravidade e será lançado para Playstation 2 e Nintendo Wii em 2008. Também é anunciado Sonic Rivals 2; mais uma continuação, dessa vez com mais personagens e cursos. Por fim, a BioWare e a Sega anuncima que estão trabalhando num Sonic RPG. Isso mesmo: um RPG do ouriço. Ninguém podia prever o que iria acontecer!

  Fora do mundo dos games, Jun Senoue anuncia que irá lançar uma compilação de músicas do Sonic, ainda sem nome, que reunirá varias músicas populares do ouriço, que fizeram sucesso ao longo destes 16 anos.

  No fim do ano, é lançado finalmente Mario & Sonic (06/11) e Sonic Rivals 2 (20/11). Após o lançamento de Mario & Sonic, os críticos aproveitam para "afundar" a imagem do Sonic, pelos seus jogos não corresponderem as expectativas, e ao hype gerado na sua divulgação. A GameSpot, considerou-o Mario & Sonic candidato a pior do ano, ao mesmo tempo que Sonic the Hedgehog do Xbox 360/PS3 ganhou essa mesma votação por parte dos usuários. Sonic Rivals 2 torna-se outro jogo "para esquecer" do ouriço, com uma media de notas 65/100% da critica. Sonic Rush Adventure salva temporariamente a imagem do ouriço, com varias críticas positivas e tornando-se "um dos melhores jogos para o Nintendo DS disponíveis".

  Sonic the Hedgehog 1, de MegaDrive é lançado para o iPod. A jogabilidade é um pouco estranha mas faz o seu papel. Também nos fez voltar a contar quantas vezes o clássico original já foi revivido ao longo dos anos.

  Uma série de polêmicas tomou conta da internet em 2007. Em primeiro lugar uma afirmação de um dos diretores da Sega de que o Sonic é feito para crianças. Isso gera um profundo mal estar e o próprio diretor vem mais tarde pedir desculpas aos fãs e afirmar que a frase foi tirada fora do contexto. A recém formada, Sega da Austrália afirma que o Sonic precisa ser refeito. Será que os detentores dos direitos autorais do ouriço terão ouvidos? Os fãs reclamam que Sonic está decadente. A mudança é necessária. Se a "Cega" tiver ouvidos, que ouça!

2008 - O QUE SERÁ DO SONIC?

//Lançamentos

08/01: Sonic Riders: Zero Gravity (Wii e PS2)
20/01: Mario & Sonic at the Olympic Games (DS)
26/09: Sonic Chronicles (DS)
18/11: Sonic Unleashed (multi-sistemas)

//Notícias

 A posição do Sonic no mundo dos games foi bastante abalada no ano de 2007. A verdade, é que todos os games anunciados prometiam muito, de uma maneira ou de outra, e apenas Sonic Rush Adventure fez bonito. A versão de DS de Mario & Sonic tinha sido adiada para 2008, sendo lançada em janeiro (17/01 no Japão) sem qualquer brilho.

  O ano começa mal, Sonic Riders: Zero Gravity (08/01 nos EUA para Play 2; 17/01 no Japão para Wii) é lançado logo na primeira semana, e é rapidamente vitima de varias críticas negativas sobre o jogo, tirando notas mais baixas que seu antecessor, e que Sonic Rivals 2. O jogo usa um sistema de pranchas futurísticas baseados em jogos já lançados no Dreamcast e no Playstation 2 anteriormente. É lançado também no Japão o CD com o OST de Sonic Riders: Zero Gravity.

  Em 23 de janeiro é lançado no Japão o CD True Blue, com várias músicas vocais de variados jogos do Sonic, algumas remixadas.

   No aniversário do ouriço Jun Senoue cria uma música própria para o ouriço, como uma espécie de homenagem. O vídeo foi exibido no site da Sega e pode ser visto aqui: http://www.youtube.com/watch?v=CHkTQMWo9ME

  O primeiro semestre poderia ser apagado, mas foi reanimado com a notícia da construção do tão sonhado RPG do Sonic. Foi assim que começou todo o rebuliço em torno de Sonic RPG, que mais tarde foi chamado de Sonic Chronicles: The Dark Brotherhood.

  Assim, em 26/09 é lançado na Europa o game Sonic Chronicles, trazendo o universo de Sonic para o mundo de RPG, com gráficos que lembram a Archie Comics, um enredo diferenciado. O jogo, comparado com o insucesso dos demais jogos do Sonic, acabou sendo a salvação do ano, tendo recebido notas razoáveis.

  Mario & Sonic, apesar das críticas, torna-se um dos maiores sucessos de venda, atingindo facilmente a marca dos 5 milhões de unidades vendidas. Aproveitando a esteira, é lançado Sonic at the Olympic Games para os celulares. O jogo parece ser uma versão original usando a licença das olimpíadas, e largando o Mario.

  Novas expectativas são criadas quando a Sega registra a marca Sonic Unleashed, anunciando um novo jogo do Sonic. Uma nova tentativa de introduzir o ouriço com sucesso no mundo dos next-gen. As expectivas passam a ser altas, e a Sega lança o filme "Night of Werehog" para anunciar a série em Novembro. Trata-se de uma curta metragem, que virou sucesso na internet.

  Mas um revés duro: é anunciado uma nova forma do Sonic, uma espécie de lobo, o Werehog, que passou a ser uma criatura em que o Sonic se transforma de noite. É anunciado que a Sega desenvolveu uma engine para a câmera própria para o jogo.

  Assim, com muitas expectativas é lançado em 18/11 nos EUA para PS2 e Wii; 24/11 nos EUA para Xbox 360 e 28/11 para Play 3 o game Sonic Unleashed, chamado no Japão de Sonic World Adventures.

  Sonic Unleashed foi o primeiro jogo do Sonic a ter um desenvolvimento paralelo. Enquanto a versão de Play 2 e Wii foi feita pela Sega em parceria com a Dimps, a versão de Play 3 e Xbox 360 é feita toda pela Sega e o resultado é um produto relativamente diferente. A versão de Play 2 de Unleashed recebe uma das piores notas de todos os jogos do Sonic já lançados e os fãs se queixam do pouco tempo de jogo com o Sonic e o excesso de jogo com o Werehog.

  Já na versão Play 3 e Xbox 360 o jogo foi um pouco melhor recebido, mas ainda assim não deixou de ser uma decepção, tornando-se mais uma tentativa frustrada da Sega de relançar o ouriço com todo o esplendor do passado. Os reviews ligados à mídia especializada detonam com o jogo, que não foi sequer poupado por alguns fãs insatisfeitos.

  Para encerrar mais um ano nebuloso, é anunciado um novo jogo do Sonic: Sonic and the Black Knight, um jogo em que Sonic usaria espadas para destruir os inimigos, uma espécie de Rei Arthur. O jogo é recebido com desconfiança pelos fãs, que após a grande decepção de Sonic Unleashed, ficam apreensivos. Saem as primeiras imagens e cria-se uma expectativa normal sobre o jogo, nada comparável ao que os fãs esperavam em Sonic Next-gen ou Sonic Unleashed. 2008 encerra deste modo como mais um ano negro do ouriço e cada vez mais questiona-se a competência da Sega em administrar sua principal franquia.

Voltar (Parte 3)

 

Continuar (Parte 5)