SONIC DRIFT 2 |
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Após o sucesso do game Sonic Drift, no ano de 1994, a Sega não poderia deixar de dar uma seqüência ao jogo. Foi assim que no ano seguinte, em 1995, surgiu a continuação do Sonic Drift, Sonic Drift 2. A nova versão trouxe algumas mudanças, que melhoraram bastante o jogo, tais como: novos personagens que ficaram de fora do primeiro jogo (como Knuckles por exemplo), novas pistas, e algumas outras mudanças internas (como as chamadas das fases, as opções e a pequena melhora gráfica, que era o ponto fraco do jogo anterior). Novidades
Internamente o jogo não mudou quase nada. Como dito na introdução, há apenas algumas mudanças, porém que deram um novo aspecto ao game em si. Entre elas está uma pequena melhora gráfica, pois o grande ponto fraco do Sonic Drift era justamente os gráficos (pois consoles de 8-bits têm pouco processamento de vídeo). As músicas foram melhoradas (destaque a Wilky Way e Death Egg Final Round), as fases estão mais aperfeiçoadas para jogar, além de que agora você pode escolher quando aplicar os itens, no momento em que achar conveniente, ou seja, agora você vai poder usá-los na hora em que realmente precisar. A jogabilidade continua a mesma, um tanto quanto fraca. Esses são os elementos do jogo (fotos tiradas da The GHZ):
Ao lado temos a tela de jogo, que é relativamente simples. Na parte superior temos ao centro o mapa da fase. As fases podem ser do tipo abertas ou fechadas. As abertas é um circuito sem volta, onde você deve sair da largada até a bandeirada final sem dar voltas. Já as pistas fechadas são aquelas tradicionais, com voltas (3 voltas sempre). No canto superior esquerdo temos o ícone do personagem selecionado, o contador de anéis e o item disponível. Para acioná-lo, basta apertar PARA CIMA. À direita temos o competidor que está em primeiro ou segundo lugar. O percentual representa a sua velocidade relativa à do oponente. Se estiver 100%, significa que a sua velocidade é a mesma do oponente. Se estiver mais ou menos, significa o quanto sua velocidade representa em relação à do adversário. Finalmente, na parte inferior temos o circuito, que geralmente é uma rua estreita, com uma zebra (que não tem importância se tocar nela) e a área de brita/grama ou em alguns cenários, o espaço. Ao apertar START na tela título, você acessa os menus do jogo. O primeiro deles é o Chaos GP. É nele que rola o jogo. São três modalidades de circuito: Purple, White e Blue. O Blue é o principal e mais difícil, e Purple o mais fácil. A segunda opção é o Free Run. Nele você faz sua tomada de tempo e aproveita para conhecer os circuitos. O menu Free Run tem as seguintes opções: Result (quadro de tempo), Driver (personagem que você vai correr), Course (a pista em que você vai treinar) e finalmente Run, para iniciar o treinamento, que é sem oponentes. O próximo menu é o Versus, modo de competição entre dois jogadores. Por fim, o menu de Opções (Options). Nada demais. É apenas a dificuldade (Normal/Hard) e Enemy (On/Off). Enemy são os obstáculos. Enredo Não se sabe muito a respeito do enredo do jogo, até porque não existe uma "apresentação", assim como no primeiro game. O provável é que Dr. Eggman, em mais um de seus planos maléficos, quer acabar de vez com Sonic, mas agora ele se tocou de que não pode lidar com o ouriço e seus amigos sozinho. Então chamou uma ajuda de peso: Metal Sonic. Metal Sonic é que é um robô na forma de ouriço que pode copiar os dados das formas de vida. Sendo assim ele pode copiar a velocidade de Sonic. Sonic decidido a novamente acabar com sua cópia e com os sonhos de Eggman, entra nessa disputa, juntamente com Tails, seu melhor amigo, Knuckles (que por motivos desconhecidos ficou fora do primeiro game), ao qual pode-se dizer que seja o segundo melhor amigo de Sonic, Amy, que nunca desiste (e talvez nunca vai desistir) de conquistar o herói e o último personagem é Fang the Weasel, uma espécie de doninha. Ele é um caçador de jóias ou um ladrão querendo furtar as esmeraldas. As esmeraldas são as recompensas para cada vitória. Quem conseguirá elas? Que vença o melhor! Análise técnica
Houve algumas mudanças, mas nada que alterasse o resultado finais do jogo se comparado com o anterior. Os gráficos receberam uma pequena melhora, ainda sim significativa, o que pode render ao jogo uma vendagem mais que a do primeiro. O áudio continua no mesmo esquema, Mono, com muita semelhança do Nintendo 8-bits, mas as músicas tiveram um pequeno aperfeiçoamento, mais elaboradas, combinando mais com os jogos tradicionais do Sonic. Algumas trilhas foram remixadas dos jogos do Mega Drive: a música tema de Sonic & Knuckles foi usada para invencibilidade; a música do chefe de Sonic & Knuckles também foi usada na Final Round Death Egg. Infelizmente, o game não conta com o Sound Test, e se quiser ouvir todas as músicas terá que finalizar o jogo. Por falar em finalizar, o jogo possui um ranking onde quem vence é quem tem mais pontos. Ou seja, você não precisa vencer todas as corridas para faturar o circuito. Basta apenas vencer no quesito pontuação. Ao final do jogo, se você se classificar entre os 3 primeiros, você terá direito a subir ao podium. Se classificando em primeiro você ganha até troféu. Entretanto, o final do jogo é somente no modo Blue com todas as esmeraldas, ou seja, vencendo todas as corridas. Uma pequena mudança que deu uma grande reviravolta no jogo foi a questão da opção do jogador de poder escolher a hora que queira usar um item. Isso facilita nas partes finas das fases onde você pode esconder uma carta na manga e usar num momento crítico. Mas nada tão brusco, tanto que as corridas não são tão difíceis assim de serem completadas. Isso melhorou um pouco a jogabilidade, que continua fraca. Outro fator positivo é que há agora 7 personagens, entre ele Knuckles, que muitos gostaram de ter dado as caras neste game para compensar sua ausência no primeiro. Metal Sonic também resolveu voltar, na sua primeira vez nos 8 bits. Esses dois personagens são a segunda opção do jogador escolher para competir nas pistas (a primeira opção é Sonic, claro, é o mais rápido) mas Tails também é ótimo, principalmente nas curvas, onde tem o melhor "steering". Enfim. Comparar com Mario Kart é inevitável, mas Mario Kart é um jogo 3D feito para Super Nintendo, 16 bits, de modo que é praticamente incomparável os games. A dúvida é: como seria Sonic Drift para Mega Drive? Personagens e Habilidades
O jogo possui 7 personagens. Cada um deles tem características próprias em seus carros, além de uma habilidade especial. Para acionar essa habilidade basta apertar PARA CIMA no momento adequado. É preciso ter 2 ou 3 anéis, de acordo com o personagem. Os personagens são os seguintes (fotos tiradas da The GHZ):
Fases
O jogo possui 3 modalidades de corrida, como dito: Purple, White e Blue. Purple são as fases mais fáceis, White são as intermediárias e Blue são as mais difíceis. A Blue é a principal modalidade, a única que tem o final do jogo. Os circuitos são mistos. A pista é muito estreita, de modo que ultrapassar os oponentes pode ser meio difícil. As curvas nem sempre são fáceis de fazer. A grande maioria deve ser feita com o jogador acelerando e ao mesmo tempo freando e virando para o lado correto. Cada circuito tem obstáculos próprios. Fique de olho neles! Purlpe Emerald Hill 1 - A clássica fase de Sonic 2, agora no Sonic DRIFT 2. Use bem
as partes retas da pista para ganhar velocidade e ultrapassar seus oponentes. White Desert Road 2 - A pista ficou maior, com mais curvas e alguns
túneis. E, é claro, e com mais desafios! Tome cuidado no segundo trecho
pois há muitos obstáculos. Blue Dark Valley 2 - É uma pista fácil, com muitas retas e curvas abertas.
Utilize as molas para desviar dos buracos. O grande problema da pista é que se
você escapar dela, você cai do cenário e perde muito tempo.
Final Round Death Egg: Se você conseguiu vencer todas as pistas, conseguindo as 6 esmeraldas do Caos, você vai para o desafio final. Dr. Eggman ou o Sonic não ia deixar barato se perdessem, não é mesmo? Por isso, se você tiver escolhido um personagens dos heróis (Sonic, Tails, Knuckles e Amy) você vai enfrentar Dr. Eggman na Death Egg. E Eggman é Dick Vigarista total: tome muito cuidado para não cair nas bombas do vilão.Se você estiver com um dos personagens vilões (Metal Sonic, Fang/Nack e Dr. Eggman) você vai enfrentar o Sonic, que fica a todo momento usando sua velocidade. Você só tem uma chance! Se perder, não vai ter o final do jogo. Se vencer, poderá acompanhar a tela de Staff. Curiosidades Fang the Sniper/Nack the Weasel = Rouge the Bat ? Um fato muito curioso é que esse personagem tenha servido de base para a criação da amada caçadora de tesouros, Rouge the Bat, que só apareceu nos jogos do ouriço 6 anos depois. Talvez a Sonic Team tenha apostado numa mulher por falta de personagens femininas na série. Apesar do sucesso de Amy, talvez ela tenha sido pouca para as meninas fãns da saga, que gostariam de mais personagens femininas, então Rouge surgiu no jogo Sonic Adventure 2, para Dreamcast, e em Sonic Adventure 2 Battle, para Nintendo Game Cube. De todo modo o Fang ou Nack é mais um personagem na geladeira da Sonic Team. Knucles? Não, não é um novato que escreveu o nome do Knuckles errado, mas sim o próprio jogo! Se você reparar, a tela de seleção de personagens marca "Knucles" e não "Knuckles". A razão não é esquecimento, mas sim o fato de que o nome Knuckles não cabia no espaço designado para o nome do personagem. Por isso, cortaram um k. O mesmo ocorre com Metal Sonic, que ficou como M.Sonic (tudo junto mesmo). A fonte do Knuckles, Eggman e Metal Sonic está diferente da fonte usada para Sonic, Tails, Amy e Nack, também devido a isso. No caso, os personagens citados ficaram sem o negrito. O nome de Knuckles é corrigido nas telas de classificação. Sonic Drift Racing 2? O jogo também é conhecido como Sonic Drift Racing na Europa, onde todos os encartes foram feitos com este nome. Sonic Drift 2 para Master System. Pouca gente sabe, mas o Sonic Drift 2 também foi adaptado para o Master System. Isso mesmo! Advinha por quem? Pela nossa querida Tec Toy. O jogo vem junto da última versão do Master System lançada, que não contém slot para encaixe de cartuchos. A adaptação ficou relativamente boa, no entanto, usa a resolução do Game Gear, por isso há uma borda preta em volta da tela. Exclusividade brasileira! Relançamentos: O jogo foi relançado para PC e Game Cube no Sonic Adventure DX; para GameCube, Playstation 2 e Xbox 360 no Sonic Gems Collection; e em 2013 para o Virtual Console para 3DS na Europa. Ficha técnica
Por:
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