SONIC THE HEDGHEOG |
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O início da década de 90 acompanhou uma verdadeira guerra no mundo dos games. A Sega e a Nintendo buscavam ano-a-ano aperfeiçoar os seus jogos, para atrair novos consumidores para si. A Nintendo já possuía o seu próprio mascote - o baixinho bigodudo Mario Bros. A Sega tentou investir no jogo Alex Kid, mas o game não correspondeu mais às expectativas dos usuários. Uma das principais reivindicações era a necessidade de um jogo mais rápido. Com isso, a Sega investiu pesado no game Sonic the Hedgehog, protagonizado por um ouriço azul que corre a velocidades incríveis e o mundo dos games assistia ao nascimento daquele que viria a ser um dos maiores sucessos do mundo dos games. Novidades O jogo atendeu às expectativas dos fãs. Sonic the Hedgehog é um jogo rápido, com muita ação. Ao longo das fases não faltará desafios: espinhos, inimigos, paredes secretas, obstáculos e muito mais. O personagem sobrevive dos anéis. Toda vez que Sonic é atingido por um inimigo ou cai num espinho, fogo, dentre outros obstáculos, o personagem irá perder estes anéis. Se o personagem estiver sem nenhum anel ele morre.
Na tela do jogo, vemos os elementos
básicos. O Score representa a sua pontuação. Você ganha ponto toda vez
que destrói um inimigo e ao final da fase, quando será computado o seu bônus
pelo número de anéis coletados (100 por anel) e pelo tempo (até 30 segundos
ganha bônus de 50 mil pontos). O
segundo elemento é o Tempo. Você tem 10:00 minutos para terminar a
fase, sendo que quando for atingido esse tempo, o personagem morrerá e será dada
a tela de Time Over. O terceiro elemento é o contador de anéis.
Ele conta o número de anel que o personagem tem no momento. Quando um inimigo
lhe tirar todos os anéis, o contador volta do zero, mas há a possibilidade de
resgatar alguns. Na primeira vez que você atinge 100 e 200 anéis você adquire
uma vida extra. Por fim, na tela ao lado temos o contador de vidas, que chega
até zero. Após isso é dado o Game Over, com a possibilidade do personagem
ganhar um Continue (3 vidas extras).
As fases são dividas em atos - subfases. Ao final dos atos 1 e 2 de todas as fases você encontrará uma placa. Essa placa indica a conclusão da fase. No final dos atos 3, após derrotar o chefão, você encontrará com uma cápsula que após aberta, liberará os animais que haviam sido prendidos pelo vilão do jogo. Enredo Na Ilha do Sul todos viviam tranquilamente até aparecer um cientista maluco, Dr. Robotnik. Com o objetivo de dominar o mundo, Robotnik capturou inúmeros animais para usá-los em sua nova experiência: ele quer formar um exército de robôs (os badniks) comandados por esses animais, que ficarão presos dentro deles. Enquanto isso, ele terá tempo de sobra para procurar as místicas Chaos Emeralds (em português: Esmeralda do Caos ou Esmeralda Caóticas). Essas pedras possuem um poder desconhecido, mas sabe-se que quem as possuir terá uma grande fonte de energia ao seu dispor. O único que poderá deter este plano
é o ouriço azul Sonic the Hedgehog. Graças à sua velocidade, ele enfrentará
todos os badniks, que após destruídos, liberam o animal que os comandavam. Mas
Sonic terá que enfrentar várias vezes o Dr. Robotnik. O desafio está lançado.
Será o ouriço forte e esperto o suficiente para pôr fim aos planos de Robotnik?
Fases
Final Zone - um único ato e zero anéis para você enfrentar o chefão final, que não é difícil. Robotnik surgirá por meio das plataformas. Sempre fique no lado da direita, pois lá você nunca será acertado. Quando as plataformas surgirem, você terá que usar um pouco de intuição porque Robotnik sempre estará numa delas. Quando for criado as bolas de eletricidade, você tem que procurar qual delas têm mais espaço entre si e procurar ficar nesse local e pular quando eles chegarem perto. Depois, corra novamente para a direita. Oito batidas e você terá fechado o jogo! Badniks 1 -
Ball Hog: É um pequeno porco que aparece em Scrap
Brain Zone, ele lança bolas que ficam quicando no chão. Pode ser facilmente
destruído com um pulo. Badniks nas Fases: Green Hill: Chopper Marble Zone: Caterkiller Spring Yard: Buzz Bomber Labyrinth Zone: Burrobot Star Light: Bomb Scrap Brain: Caterkiller Special Stage
Quando você termina os atos 1 e 2 com mais de 50 anéis, ao final da fase você encontrará um anel gigante logo acima da placa. Entre dentro dele: ele fará o acesso a uma fase secreta chamada Special Stage. São seis no total. O Estágio Especial é um labirinto gigante cheio de anéis e que guarda a Esmeralda do Caos. Para você acessá-la, será preciso destruir a sua proteção, que é composta de pedras especiais. Basta encostar nelas para desaparecerem. Após isso é só resgatar a esmeralda! Elementos do Estágio Especial: "Up" e "Down", modifica a velocidade de rotação do estágio; "R", rotaciona o estágio para o lado inverso; Estrela, ajuda a pular; e, finalmente, Goal, faz você cair fora. Coletando mais de 50 anéis (não há como contar) você consegue um Continue (+3 vidas) e juntando mais de 100 você ganha uma vida extra. Você ouvirá uma musiquinha quando isso ocorrer. Somente conseguindo as seis Esmeraldas do Caos você terá o final verdadeiro do jogo, pois elas serão usadas para restaurar a destruição feita por Eggman. Troféus no Playstation 3 O jogo Sonic 1 foi lançado no PSN. Foi acrescentado um sistema de Troféus. Eis a lista dos troféus disponíveis:
Centurion - Bronze: Coletar
100 rings ou mais.
Clear Green - Bronze: Passar dos 3 acts de Green Hill Zone
Fast Green - Bronze: Terminar
Green Hill Zone Act1 em menos de 35 segundos.
Fast Marble - Bronze: Terminar
Marble Zone Act1 em menos de 80 segundos
Star Light Zone - Bronze:
Chegar até a quinta fase.
Spring Yard Zone - Bronze:
Chegar até a terceira fase.
Labyrinth Zone - Bronze:
Chegar até a quarta fase.
Chaos Emerald - Prata: Pegar
qualquer Chaos Emerald
Chaos Master - Prata: Pegar
todas as Chaos Emeralds
Win - Prata: Zerar o jogo
Fast Win - Prata: Zerar o jogo
em 40 minutos
Perfect Win - Ouro: Zerar o
jogo sem perder nenhuma vida
Curiosidades
Versões do jogo: Existem algumas diferenças entre as versões americana e japonesa do jogo (Rev 01). A versão japonesa foi lançada posteriormente, e possui algumas correções e alguns extras. Chama-se a americana de Rev 00 e a Japonesa de Rev 01. Aqui vão as diferenças: foi consertado o bug das demonstrações do jogo no qual se você segurasse o botão "C", o Sonic não pulava; ordem das fases na tela de seleção de fases foi corrigida; nuvens da Tela de título movem-se mais rapidamente; nuvens da Green Hill Zone movem-se da esquerda pra direita; nuvens da Marble Zone movem-se em planos diferentes; pedras que caem do teto na Marble Zone ficam subindo e descendo vagarosamente sobre a lava; nuvens da Spring Yard Zone movem-se em planos diferentes; água da Labyrinth Zone possui dois novos efeitos: o background fica distorcendo, dando um ar mais realista, e várias pequenas distorções no cenário vão passando aos poucos; há um anel extra na parte alta da Labyrinth Zone act 1; nuvens da Scrap Brain Zone movem-se em planos diferentes. (Por Skar) Crash Fatal Japonês: Na versão japonesa ocorre um crash fatal na fase Labyrinth Zone Act 2. Se você terminar a fase e passar pela placa de fim de ato segurando pra baixo, o Sonic irá rolar e quando a tela descer, o jogo vai dar um bug fatal, com um código de erro. Esse bug foi corrigido na versão americana, onde isso não ocorre. É necessário resetar o jogo. Tela secreta e Press Start Button: Como todos sabem o jogo Sonic 1 não tem tela de Press Start Button, entretanto, algumas versões foram distribuídas com essa tela. Temos relatos de gente que comprou um Sonic 1 que veio com essa tela, mas especialmente nos últimos anos, a tela veio direto na coletânea Sega Top Ten. Sonic the Hedgehog esconde ainda uma tela secreta. Essa tela aparece no logo da Sega, e representa os créditos do jogo. Para ativar estas duas telas, é preciso fazer um procedimento um pouco difícil, mas que valerá a pena. Primeiro de tudo vamos convencionar chamar de condição 1 a fita japonesa no Mega Drive americano e de condição 2 a fita japonesa no Mega Drive japonês. Rad Mobile e Remakes: A primeira aparição do Sonic em video-games foi no Arcade "Rad Mobile", em que era um chaveiro pendurado no carro. O jogo Sonic 1 foi novamente produzido na coletânea Sonic Classics do Mega Drive, depois em Sonic Jam (em que foi adicionado o Spin Dash no jogo) e em muitos outros jogos do Sonic até hoje. Tela-título: uma curiosidade sobre a Tela-Título. O corpo do Sonic se sobrepõe ao logo, ficando parcialmente em cima do letreiro "Sonic". Repare na primeira foto deste review.
Adaptações para outros sistemas: o game Sonic the Hedgehog foi adaptado para Arcade, no sistema Sega Mega Play e Mega Tech, um sistema de Arcade lançado em 1993 pela Sega, baseado na tecnologia do Mega Drive. O jogo ganhou bastante edições para se adaptar ao estilo Arcade. O game Sonic 1 foi também relançado num dos maiores fracassos da Sega: uma versão remixada para Game Boy Advance, que deveria ter alguns avanços, mas foi considerado um dos piores jogos do Sonic, com uma engine inferior a qualquer fan game que se encontra por aí... O Mega Play é menos desenvolvido e roda simultaneamente 4 jogos do Mega Drive, enquanto o Mega Tech tem uma performance superior, suportando 8 jogos simultâneos. Na foto, vemos o Mega Play.
Monitores perdidos na Scrap Brain: nos cenários da Scrap Brain Act 2 é possível visualizar diversos monitores perdidos. Tais monitores estão inativos e escondidos atrás do cenário. Em emuladores que retiram o background secundário, é possível visualizar esses monitores. Acima temos um exemplo de uma foto normal e outra sem o background. Colaboração de Nick the Hedgehog.
Logo após o primeiro teletransporter do ato 1, algo curiosíssimo acontece. Se você cair na área onde há um monitor de anéis logo à esquerda da saída do teletransportador e pular bem baixinho, mas o suficiente pro Sonic andar pela plataforma, você ouvirá o barulho de um monitor sendo estourado e um item rosa surgindo no chão, como visto na foto acima. Isso ocorre porque este monitor é "estourável". Chefe Final Infinito: No chefe final, se você bater mais uma vez no Dr. Robotnik após ele ser derrotado, a sequência de destruição do chefe é interrompida e o chefe não tem mais fim!
Comercial animado com cenas análogas à Sonic CD? Um dos comerciais mais famosos de Sonic 1 trazem cenas do game, intermediadas por animações do Sonic. Dentre estas animações, Sonic atravessa um deserto (igualzinho ao presente no cenário do Little Planet de Sonic CD) e acerta um satélite com a cara de Dr. Robotnik (igualzinho à cena final do Sonic CD e uma possível inspiração futura à Death Egg). Duas placas de fim de ato: Na Spring Yard Act 2 há dois caminhos possíveis para se chegar ao final, cada qual com sua placa. As placas de fim de ato ficam na mesma linha vertical. Com o Debug Mode é possível vê-las claramente. Sonic 1 para Sega CD: Uma versão de Sonic 1 começou a ser adaptada em 1992 para ser lançada com o Sega CD. O projeto, contudo, foi cancelado para dar lugar ao Sonic CD. Fonte: Sonic Retro. Sonic 1 para Dreamcast: Sonic 1 foi também relançado no Dreamcast na coletânea Sega Smash Pack Vol 1. A qualidade do jogo ficou bem comprometida, com uma fraca emulação: https://www.youtube.com/watch?v=QBBAOwp4Kgo. A versão adaptada foi a Rev00. Referência à Marble Zone? No game Crash Bandicoot 2: N-Tranced de Nintendo DS, na música da Volcano Stage é possível ouvir um trecho praticamente igual ao da Marble Zone. Confira no vídeo a seguir a partir do exato instante: http://youtu.be/znXzYihKVBo?t=22s. Música acelerada no Special Stage: Essa nos foi enviada pelo Lucas Couto no Facebook. Se você terminar uma fase com o Speed Shoes e entrar no Special Stage, a música do Special Stage ficará acelerada. A música continuará acelarada até mesmo na contagem dos pontos do Special Stage. Ficha Técnica
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