SONIC THE HEDGEHOG |
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O início da década de 90 acompanhou uma verdadeira guerra no mundo dos games. A Nintendo tinha o seu mascote, o Mario Bros, mas a Sega ainda não tinha um mascote à altura. Foi aí que surgiu a idéia de um ouriço azul, veloz, que fosse capaz de demonstrar a capacidade do Mega Drive, e criar um novo conceito de game. Surgia Sonic the Hedgehog, inicialmente para Mega Drive, mas que foi também adaptado para Master System e Game Gear, com algumas diferenças. Surgia então uma das mais fortes franquia do mundo dos games. Novidades
Sonic the Hedgehog é uma das séries mais clássicas de games. O objetivo do jogo é relativamente simples: você é um ouriço chamado Sonic e tem que percorrer as várias fases em busca dos anéis e das esmeraldas do Caos para derrotar o vilão Dr. Robotnik. Para manter seu pique e não ficar vulnerável a inimigos, o Sonic sobrevive graças aos anéis. Mas atenção: se você for atingido, você perde todos os anéis (no Mega Drive é possível recuperar parte deles). Sonic The Hedgehog foi o primeiro game do ouriço para a plataforma 8 Bits. E talvez seja um dos mais divertidos da série. Ele consegue trazer toda a magia da versão 16-Bits, com fases bem elaboradas. Elas estão divididas em três atos, igual a versão de Mega Drive. A diferença fica pelo último ato, em que Sonic passa por um pequeno trecho de fase e enfrenta Robotnik sem nenhuma Ring. Algumas fases são as mesmas, como Green Hill Zone e Labyrinth Zone, e outras são totalmente inéditas, como a Jungle Zone e a Bridge Zone. São fases que não apareceram na versão 16 Bits e fizeram uma grande falta, pois elas são muito divertidas. Mesmo fases que levam o mesmo nome, como a Green Hill, possuem locais novos, como o segundo ato, que passa dentro de um local com bastante água. O mais interessante, é que antes da fase começar, um pequeno mapa aparece, mostrando toda a ilha pela qual Sonic irá percorrer durante as fases. Isso não possui na versão de Mega Drive. Agora dá para saber a localização de Sonic direitinho! Além disso, quando Sonic passa de algum ato, a tela de pontuação no final do estágio está um pouco diferente da versão de Mega Drive. Outro elemento do jogo são as chamadas Esmeralda do Caos, que servem para restaurar a paz e o Dr. Robotnik está interessado em usá-las em seus planos. As seis esmeraldas do caos são coletadas durante as fases, no primeiro e segundo ato, ao invés de serem coletadas num Special Stage como no Mega Drive. Elas ficam no meio da fase. Uma das grandes marcas dos jogos do Sonic são os monitores, que escondem itens especiais. Já falamos de alguns deles acima. Em Sonic 1 temos os seguintes monitores:
Ao lado temos a tela de jogo. Como se pode notar, o jogo é relativamente simples. Em cima temos o marcador de anéis. Você pode pegar até 99 anéis. Ao pegar o 100º anel, você ganha uma vida e o contador volta a apontar zero anéis. Abaixo há o marcador de tempo. Você tem 10:00 minutos para concluir o jogo. Por fim, tem o contador de vidas. A pontuação só é exibida após concluir cada ato. Ao final dos atos 1 ou 2, você chega a uma placa que marca o fim do ato. Nos atos 3 você enfrenta Dr. Robotnik. Os inimigos do jogo são os chamados badniks, que são robôs que o Dr. Robotnik criou a partir dos animais da floresta. Sonic ao destruir os badniks, resgata os animais de volta. Ao final do ato 3, Sonic libera uma cápsula que contém vários animais presos. Enredo Na Ilha do Sul todos viviam tranqüilamente até aparecer um cientista maluco, Dr. Robotnik. Com o objetivo de dominar o mundo, Robotnik capturou inúmeros animais para usá-los em sua nova experiência: ele quer formar um exército de robôs (os badniks) comandados por esses animais, que ficarão presos dentro deles. Enquanto isso, ele terá tempo de sobra para procurar as místicas Esmeraldas do Caos. Essas pedras possuem um poder desconhecido, mas sabe-se que quem as possuir terá uma grande fonte de energia ao seu dispor. O único que poderá deter este
plano é o ouriço azul Sonic the Hedgehog. Graças à sua velocidade, ele
enfrentará todos os badniks, que após destruídos, libertam o animal que os
comandavam. Mas Sonic terá que enfrentar várias vezes o Dr. Robotnik. O
desafio está lançado. Será o ouriço forte e esperto o suficiente para pôr
fim aos planos de Robotnik?
A jogabilidade está ótima. Os movimentos são simples de executar e ocorrem com precisão. Apesar de ser rápido, é uma pena os freqüentes slowdowns, que fazem o jogo perder um pouco de sua velocidade. As músicas são muito boas e bastante agitadas, sendo difícil de enjoar delas. Somente a música da Green Hill Zone é igual à versão de 16 Bits. As outras fases possuem músicas diferentes. A diversão é o ponto forte do
jogo. As fases lhe proporcionam uma boa velocidade e desafio ao mesmo
tempo. Os chefes são simples de começo, mas pode ficar mais complicado, a
partir do momento em que o game vai progredindo, assim como as fases. Os
Special Stages são muito divertidos e obrigatórios caso queira coletar
mais vidas. Quando você não consegue finalizar o game, a vontade de
jogá-lo de novo é imensa, e isso é muito bom. Sonic possui algumas habilidades especiais, as mesmas do Mega. Elas são:
Fases
Estágios Especiais
Não pense que os estágios especiais sumiram na versão 8 bits. Eles aparecem no jogo lhe trazendo um outro objetivo: coletar muitas Rings para ganhar vidas e pontos e destruir o monitor que lhe dará um Continue. Os estágios especiais se passam num local infestado de molas e obstáculos. Cada mola te impulsiona de uma maneira diferente, fazendo com que você possa rebater em alguns obstáculos, ou pegar muitas Rings. Os estágios especiais tem uma função diferente da versão 16 Bits. O objetivo deles é coletar monitores de Continue espalhados dentro deles. Para acessá-los, precisa possuir de 50 até 99 Rings ao passar pela roleta. Uma figura com um ponto de exclamação indicará o Special Stage. Eles são bem diferentes da versão de Mega Drive, sendo bem mais divertidos. São recheados de molas e obstáculos que fazem Sonic quicar, sem contar das Rings espalhadas pelo meio do caminho. Tente coletar o maior número de Rings possíveis para ganhar vidas, além de destruir os monitores de vidas. Os monitores de Continue são escondidos e chatos de pegar. Use molas de cor diferentes, pois cada cor lhe dá um impulso maior. E não se esqueça de chegar até a roleta, no final do Special Stage, antes que o tempo acabe, senão o seu trabalho será em vão. Diferenças entre o console e o portátil O Game Gear e Master System possuem algumas diferenças, apesar do título ser o mesmo e possuírem as mesmas fases e sistema. As diferenças são: Gráficos: O sprite de Sonic da versão de Game Gear é mais achatado e estranho do que a versão de Mega Drive, e alguns cenários receberam uma pequena modificação. Chefes: Os chefes da versão de Game Gear são mais fáceis. Na versão de Master, não é possível pular e alcança-los, a menos que ele desça e tente lhe atacar. Na versão de Game Gear, é possível ataca-los enquanto eles estão num lugar mais alto. Curiosidades Bridge Zone: A Bridge Zone é uma fase inesquecível, tanto pela sua dificuldade quanto por ser a única fase do Sonic em que a tela move-se sozinho. Uma banda americana, lembrando os bons tempos do jogo, fizeram uma versão da música, com guitarras e baterias. A versão foi bastante conhecida e seu download esteve presente na Power Sonic. É uma pena que hoje essa música seja uma raridade. Power Sneakers e Invencibilidade: o monitor de Power Sneakers ou Speed Shoes (o tênis que dá velocidade) só aparece uma vez neste jogo. É na fase Green Hill Zone Ato 1. Já o monitor de invencibilidade só aparece duas vezes no game: no alto da Green Hill Zone Ato 1 e Labyrinth Zone Ato 2. Shield no ato 2: Sonic 1 foi o primeiro jogo do Sonic em que o Shield prossegue no ato seguinte. No Mega Drive isso só veio a ocorrer novamente no game Sonic 3. Manual incompleto: no manual de instruções do jogo a lista de badnicks tem um que não apareceu no jogo o Roller e outros que nem sequer foram citados e que aparecem no jogo como Yadrim, Orbinaut e Mechabomb. Colaboração de Guilherme. Jungle Zone Act 2: a fase Jungle Zone em seu ato 2 tem algo peculiar nos jogos do Sonic: é a única zona que rola na vertical, ou seja, ao invés do personagem ir da direita à esquerda, o personagem tem que ir subindo entre obstáculos. O mesmo conceito foi usado no jogo Sonic Jump e Sonic Jump 2 para celular. Na versão do Master System, assim como em Sonic Jump, se você cair, você morre. Já na versão do Game Gear, é possível cair, voltando ao início da fase. Colaboração de Guilherme. Marcador de Vidas: nas fases o marcador de vidas contém apenas um caractere, que vai até 9. Nos mapas são dois caracteres. Quando se passa de 10 vidas, no Mapa exibe corretamente, porém na fase, o marcador fica parado em 9.
Imagens do Beta na capa: Na capa brasileira do jogo é possível ver imagens do protótipo do jogo. Virtual Console: O jogo foi relançado para Wii em 2008 e para 3DS em 2013 no serviço Virtual Console. Marble Zone: Há alguns anos foi descoberto por roms hackers a presença da música da Marble Zone no Sonic 1 do Master System, indício de que a fase poderia estar no jogo. Recentemente foi divulgado um código genie que permite acessar a GHZ com a música da Marble Zone. Para tanto, use os seguintes códigos: 0A7-16B-A29 e 4D7-17B-F77 e acesse a Green Hill Zone. A música será a da Marble Zone. O código foi revelado por um brasileiro no YouTube. Ficha Técnica
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