KNUCKLES IN SONIC 2

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  Sonic the Hedgehog 2 foi um sucesso total: dois personagens jogáveis, Super Sonic, mais fases, mais esmeraldas, mais desafio. Foi assim que quando foi feito o Sonic & Knuckles, a junção do Sonic 2 com o Sonic & Knuckles resultou no próprio game, mas jogando-se com o Knuckles. Daí veio o Knuckles in Sonic 2, ou simplesmente, Sonic 2 & Knuckles.

Novidades

  Ao se acoplar o Sonic 2, a tela título começa com o Knuckles individualmente dentro do logotipo Sonic the Hedgehog 2. Logo depois, vem escrito em cima "Knuckles the Echidna in" e a tela de Press Start Button. Não há mais os menus 1 Player, 2 Players e Options. A paleta com o título da fase também se modifica: no Sonic 2 as cores são azul, vermelho e amarelo. Em Sonic 2 & Knuckles, as cores passam a ser vermelho, amarelo e verde.

  Da construção das fases não há mais diferença alguma: nenhuma nova estrutura é criada no jogo para o Knuckles. Acontece que agora algumas áreas poderão ser acessíveis sem o Debug Mode e ficará mais fácil coletar o Bônus Perfect. Os elementos do jogo continuam os mesmos: você precisa coletar os anéis para não morrer, e toda vez que é atingido, você pode resgatar parte deles; durante as fases há inúmeros loopings e obstáculos e alguns elementos comuns, como as molas, postes de estrelas e os monitores. Ao final dos atos, segue a placa ou a cápsula de aprisionamento. Os postes de estrelas servem como checkpoint e posto de acesso ao estágio especial. Após tocá-los, quando você morrer você voltará neste ponto. Mas em Sonic 2 & Knuckles ocorre algo curioso: você volta com o mesmo número de anéis, independente de ter sido por estágio ou morte.

  Estes, por sinal, são os mesmos do Sonic 2, com a diferença que o Escudo (Shield) possui uma cor mais clara (mais próxima do cinza) e que o Life-Up (a vida) possui o ícone evidentemente do Knuckles. Como se sabe, os monitores escondem itens secretos para os jogadores:

 Super Rings (Super Anéis): dá 10 anéis extras.
 Invencibilidade: deixa o Knuckles 100% protegido, basta encostar nos inimigos que eles serão destruídos automaticamente. Você só morrerá se cair de um abismo ou se for esmagado.
 Life-Up (Vida Extra): dá uma vida extra.
 Shield (Escudo): deixa você protegido, de modo que quando você for atingido não perde anéis ou se não tiver nenhum, não morrerá;
 Power Sneakers (Super Velocidade): deixa o personagem ainda mais rápido temporariamente;

  A tela do jogo segue 100% igual. São os campos Score, Time, Rings e marcador de vida. No campo Score, você tem a contagem do número de pontos obtidos. Cada inimigo destruído dá 100 pontos, e cada anel coletado ao final da fase, representa 100 pontos. Você ganha Bônus por número de anéis coletados e também pelo tempo. Se fechar a fase em até 30 segundos, ganhará o bônus de 50 mil pontos. A partir de 30 mil pontos computados ao final da fase, de uma só vez, você ganha um Continue. E a cada 50 mil pontos, ganha uma vida.  O segundo elemento é novamente o Tempo. Você tem os mesmos 10:00 minutos para terminar a fase, sendo que quando for atingido esse tempo, o personagem morrerá e será dada a tela de Time Over. O terceiro elemento é o contador de anéis. Ele conta o número de anel momentâneo. Quando um inimigo lhe tirar todos os anéis, o contador volta do zero, mas há a possibilidade de resgatar alguns, agora em Sonic 2 é possível coletar mais do que em Sonic 1. Na primeira vez que você atinge 100 e 200 anéis você adquire uma vida extra. E agora o game oferece um exclusivo bônus para quem conseguir pegar todos os anéis: é o Perfect Bônus, que dá 50 mil pontos (1 vida) ao jogador. Por fim, temos o contador de vidas, que chega até zero. Após isso é dado o Game Over, com a possibilidade do personagem ganhar um Continue (3 vidas extras), nas telas de contagem de pontos.

Enredo

  Não há enredo. É apenas o Sonic 2 com o Knuckles.

Análise Técnica

  O efeito prático do game é o de um hack: ou seja, é exatamente o Sonic 2 com o Knuckles no lugar. No restante é tudo igual, até porque é a função do cartucho apenas colocar o Knuckles no lugar do Sonic. Diferente já para o Sonic 3, que ao que tudo indica, foi pré-programado para receber o Sonic & Knuckles.

Habilidades

  Knuckles segue individualmente e nas fases em que precisará do Tornado (Sky Chase e Wing Fortress) será Tails quem vai pilotá-lo. As habilidades são iguais às de Sonic.

 Pulo: quando o Sonic pula, ele vira uma verdadeira bola, que devasta com tudo que há pela frente! Basta pressionar A, B ou C

Giro Supersônico: quando o personagem estiver com velocidade, aperte para baixo e ele fará essa habilidade, com a qual ganha velocidade e destrói inimigos facilmente

Planar: Knuckles pode alcançar lugares secretos e acessar determinados locais longínquos com maior facilidade: para isso, o personagem pode planar. Para fazer é bem simples: basta apertar duas vezes o botão de pulo. Quanto mais do alto você sair, maior velocidade vai alcançar. É possível destruir inimigos dessa forma. Habilidade exclusiva do Knuckles.
Escalar Paredes: outra habilidade exclusiva do Knuckles é a de escalar paredes. Usando os ossos de sua mão, ele vai facilmente subir pelas paredes e achar locais secretos. Para fazer é bem simples: basta planar e direcionar o personagem contra uma parede.
SpinDash: segure para baixo, e com ele segurado, aperte A, B ou C. Quanto mais você apertar esses botões, maior impulso vai conseguir. Com essa habilidade você consegue muito mais velocidade, para fazer subidas e acertar inimigos.

Fases

  São exatamente as mesmas do Sonic 2 normal, e são as mesmas dicas a serem dadas.

Emerald Hill: cenário tropical em que você poderá juntar as sete Esmeraldas do Caos já nesta fase. Algumas paredes possuem acessos secretos, onde você poderá pegar vidas, anéis e escudo. Dica: para destruir o macaco-robô que fica atirando cocos, acerte-o por baixo ou plane em sua direção. Chefe: muito fácil, basta tomar cuidado com o parafuso gigante na parte da frente e acertar oito vezes pela parte de cima. Fique atento: quanto você fizer a sétima batida, quando o chefe voltar, ele vai soltar o parafuso.

Chemical Plant: uma velha indústria química, cheia de labirintos e caminhos alternativos. Cuidado com o rio poluído (Mega Mack), nele não há como tomar fôlego, por isso, se você cair nele trate de sair logo. É a melhor fase para se explorar a escalada de paredes. Dica: tome cuidado com os robôs-garras e lembre-se que os caminhos de cima são sempre mais rápidos e mais fáceis. Dica: com o Knuckles surgem 3 vidas extras ao todo em monitores nos atos 1 e 2. Chefe: fica mais difícil do que quando se joga com o Sonic. Ao contrário do ouriço, Knuckles não pode ficar agachado, porque se não irá perder anéis quando o chefe jogar o líquido tóxico. Acerte-o oito vezes quando ele for coletá-lo.

Aquatic Ruin: as belas e bonitas ruínas aquáticas revelam um cenário cheio de obstáculos de uma cidade antiga: muitas lanças surgirão das colunas. No caminho aquático, basta pegar fôlego no aglomerado de bolhas, quando sair a bolha maior. Dica: cuidado com os robôs que surgem das paredes. Para isso é sempre recomendável passar por elas com o SpinDash. O caminho de cima também é o mais fácil e mais rápido. Chefe: ele vai fazer surgir duas colunas enorme. Dessas colunas sairão algumas flechas que você precisa tomar cuidado. Para derrotá-lo, suba nas flechas e acerte Robotnik oito vezes.

Casino Night: cenário noturno e dia de jogatina! Uma fase cheia de luzes como um verdadeiro cassino. Você poderá se divertir - e de quebra coletar anéis - nos slots. Há também slots de pontuação apenas. As paredes às vezes guardam passagens secretas. Curiosidade: o número de slots de pontos foi diminuído. Dica: use os elevadores para subir de níveis e nas molas, segure o botão de pulo, para poder sair delas. Dica: clique aqui para ver o que você pode ganhar no Casino. Chefe: um pouco complicado, mas nada demais. Nunca acerte-o por baixo, porque ora ele vai deixar eletricidade e ora vai soltar uma bomba que se estilhaça no chão. Use o spindash para subir até uma parede, e quando der a altura certa use o botão de pulo para Knuckles acertar o chefe de lado. Ou use os travessões de pinball para jogar Knuckles para cima e quando ele cair acertar Robotnik.

Hill Top: um lindo cenário vulcânico, onde você deverá tomar muito cuidado para não cair no fogo. Terremotos poderão acontecer e complicar a sua vida. Dica: no segundo ato, quando começar o terremoto, procure um acesso secreto onde terá uma invencibilidade. Com isso, o seu trabalho será reduzido em 90%. Chefe: parecido com o de Marble Zone, acerte-o quando ele se levantar do fogo, tomando cuidado para não cair no fogo após ele descer. Quando ele mirar, vai atear fogo na plataforma toda, por isso pule para o outro lado. Oito batidas.

Mystic Cave: agora é a vez de uma floresta escura e obscura. Cuidado com os inúmeros obstáculos, como as paredes móveis com espinho. Dica: para matar o vagalume, espere ele parar de piscar. Dica: para abrir pontes e acessar lugares, pule nos cipós. Chefe: cuidado quando começar a cair objetos, os pontudos poderão tirar seus anéis. Acerte o cheque quando ele descer. Depois disso, ele vai virar os parafusos para frente, agora você pode acertá-lo por cima. Depois, ele virará os parafusos para cima, agora você pode acertar por baixo, mesmo no fogo, que não vai tirar seus anéis. Oito batidas como sempre.

Oil Ocean: uma usina poluiu toda a água, virando óleo puro. Knuckles foi parar lá dentro e precisa sair! É uma fase muito bonita. Dica: quando cair no óleo, fique pulando para não morrer. Chefe: parecido com o da Hill Top. Robotnik vai surgir do óleo, momento de você atingi-lo. Após isso, ele vai atirar garras mecânicas para as plataformas: tenha cuidado. Oito vezes e pronto!

Metropolis: uma super moderna cidade, cheias de transportadores, inimigos, magma e esmagadores. Muita atenção! É a única fase do jogo em três atos. Dica: nos círculos giratórios, basta seguir normal. Dica: as paredes com telas costumam esconder acessos secretos. Dica: cuidado com o louva-a-deus mecânico, ele vai atirar as suas garras, que ficarão como um bumerangue. Dica: use as porcas para subir e tome cuidado para não se esmagar. Dica: cuidado com as estrelas, elas vão explodir e soltar destroços por todo lado, especialmente quando você estiver no parafuso. Chefe: Robotnik ficará envolvido por 7 bolas que formarão uma espécie de balão que representa o Robotnik. Pegue impulso e salte sobre o chefe para elas não te acertarem. Quando o chefe se levantar, vá para o canto direito e se abaixe, pois as bolas vão ficar girando. Depois disso, elas vão rodar em frente ao chefe, momento de acertá-lo. Quando fizer isso, ele vai soltar o primeiro balão. Faça isso 7 vezes e por fim acerte mais uma vez o chefe.

Sky Chase: uma linda perseguição no céu, sem maiores segredos. Você vai através do tornado. Use para cima para o avião subir e para baixo para ele descer. Você pode - e deve - pular para acertar os inimigos, sempre por cima deles. Fase sem chefe, após ela a perseguição prossegue na Fortaleza Voadora. O avião de Tails será atingido e Knuckles segue na fortaleza.

Wing Fortress: chegou a hora do desafio final. Agora você vai enfrentar a Fortaleza Voadora, repleta de perigos. Logo no começo, o avião de Tails será atingido e você precisará pular na plataforma, se não vai cair e morrer. Na fortaleza, tome muito cuidado com as hélices. Dica: tenha calma quando você precisará atravessar o cenário com as plataformas que surgem e desaparecem na parte externa (essa parte está logo depois de você sair voando e se apoiando nas placas externas da fortaleza). Procure pular na primeira logo que ela estiver acessível e agora você tem que ser rápido. É possível chegar ao final apenas planando a partir da antepenúltima plataforma. No outro lado, a dificuldade será passar sem cair. Você pode pegar impulso e plantar ou usar aquele acelerador. E dê um spindash em sentido contrário a ele. Não faça mais nada, você vai automaticamente ao outro lado. Lá, tome cuidado para não pegar o outro acelerador e cair no abismo de novo. Chefe: poderoso canhão laser. Acerte por baixo antes que ele dispare o laser. Oito vezes.

Death Egg: chegou a hora da batalha final. Na primeira etapa, você enfrentará Silver Sonic. Acerte-o na cabeça, nunca nos espinhos. Tome cuidado com o giro super sônico dele. Se passar, você enfrenta o chefão final. Nele é preciso ter calma. Acerte-o logo que começar o chefe, e aproveite os momentos em que ele estiver se preparando para subir (nunca tente acertar com as garras na frente). Depois, ele vai te mirar. Deixe mirar num canto e saia correndo. Volte e acerte quando ele estiver terminado de se abaixar (se você pular exatamente quando ele se abaixar, vai morrer), quando fizer isso corra para o outro lado e pule para a garra não te acertar. Depois ele soltrará a outra garra. Você pode acertá-lo de novo. Agora, repita o procedimento até dar as 12 batidas. Detonado completo do jogo na seção Detonados.

Special Stage

  São os mesmos e em número de 7. São acessíveis nos postes quando você junta mais de 50 anéis. É realmente muito difícil não pegar todas as esmeraldas, porque há poste até a fase da Wing Fortress. Já na Emerald Hill é possível ter 7 estágios. O estágio é bem simples: é uma corrida, em que você tem que juntar o número de anéis que for pedido, sempre tomando cuidado com as bombas. Coletando as sete esmeraldas, quando você juntar 50 anéis e for pular, Knuckles vai usar o poder das esmeraldas para virar Super Knuckles, que é invencível, mais rápido e ágil e o Knuckles fica numa cor mais brilhante e rósea. A tela do Estágio Especial é bem simples: há só um contador de anéis, e quando está para chegar perto do próximo checkpoint (são três por pista), ele vai avisar quantos anéis estão faltando. Curiosidade: não há o marcador "Knuckles" em cima do contador de anéis como há em Sonic 2 para o Tails e para o Sonic, o que mostra mais uma vez que o jogo é apenas a exclusão de todas as partes do Tails e a simples substituição de tudo que envolve Sonic para Knuckles. Para virar Super Knuckles você precisa ter mais de 50 anéis e dar dois pulos em seguida. Apenas para lembrar: ele consumirá os anéis.

Curiosidades

Dica com data do jogo: assim como em Sonic 2 a dica do Debug Mode é a data de lançamento de Sonic 2, em Sonic 2 & Knuckles a dica corresponde à data de lançamento de Sonic & Knuckles nos EUA, ou seja, as músicas 01, 09, 09, 04, 01, 00, 01, 08, ou seja, 18/10/1994.

Ficha Técnica

Avaliação  Prós/Contras
Gráficos: 8,5 Prós: com Knuckles é possível explorar novas áreas que com o Sonic eram ou inacessíveis ou muito difíceis de serem acessadas.

Contras: não é bem um ponto negativo pois o jogo foi feito para isso, mas pode-se citar o fato de que é apenas o Knuckles no Sonic 2.

 

Som: 9,0
Jogabilidade: 9,5
Diversão: 9,5
Nota Geral: 9,1

Por: Hyper Knuckles