Sonic the Hedgehog 2 foi um sucesso
total: dois personagens jogáveis, Super Sonic, mais fases, mais esmeraldas, mais
desafio. Foi assim que quando foi feito o Sonic & Knuckles, a junção do Sonic 2
com o Sonic & Knuckles resultou no próprio game, mas jogando-se com o Knuckles.
Daí veio o Knuckles in Sonic 2, ou simplesmente, Sonic 2 & Knuckles.
Novidades
Ao se acoplar o Sonic 2, a tela
título começa com o Knuckles individualmente dentro do logotipo Sonic the
Hedgehog 2. Logo depois, vem escrito em cima "Knuckles the Echidna in" e a tela
de Press Start Button. Não há mais os menus 1 Player, 2 Players e Options. A
paleta com o título da fase também se modifica: no Sonic 2 as cores são azul,
vermelho e amarelo. Em Sonic 2 & Knuckles, as cores passam a ser vermelho,
amarelo e verde.
Da construção das fases não há mais
diferença alguma: nenhuma nova estrutura é criada no jogo para o Knuckles.
Acontece que agora algumas áreas poderão ser acessíveis sem o Debug Mode e
ficará mais fácil coletar o Bônus Perfect. Os elementos do jogo continuam os
mesmos: você precisa coletar os anéis para não morrer, e toda vez que é
atingido, você pode resgatar parte deles; durante as fases há inúmeros loopings
e obstáculos e alguns elementos comuns, como as molas, postes de estrelas e os
monitores. Ao final dos atos, segue a placa ou a cápsula de aprisionamento. Os
postes de estrelas servem como checkpoint e posto de acesso ao estágio especial.
Após tocá-los, quando você morrer você voltará neste ponto. Mas em Sonic 2 &
Knuckles ocorre algo curioso: você volta com o mesmo número de anéis,
independente de ter sido por estágio ou morte.
Estes, por sinal, são os mesmos do
Sonic 2, com a diferença que o Escudo (Shield) possui uma cor mais clara (mais
próxima do cinza) e que o Life-Up (a vida) possui o ícone evidentemente do
Knuckles. Como se sabe, os monitores escondem itens secretos para os jogadores:
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Super
Rings (Super Anéis): dá 10 anéis extras. |
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Invencibilidade:
deixa o Knuckles 100% protegido, basta encostar nos inimigos que eles serão
destruídos automaticamente. Você só morrerá se cair de um abismo ou se
for esmagado. |
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Life-Up
(Vida Extra): dá uma vida extra. |
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Shield
(Escudo): deixa você protegido, de modo que quando você for atingido
não perde anéis ou se não tiver nenhum, não morrerá; |
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Power
Sneakers (Super Velocidade): deixa o personagem ainda mais rápido
temporariamente; |
A tela do jogo segue 100% igual.
São os campos Score, Time, Rings e marcador de vida. No campo Score, você tem a contagem do número
de pontos obtidos. Cada inimigo destruído dá 100 pontos, e cada anel coletado ao
final da fase, representa 100 pontos. Você ganha Bônus por número de anéis
coletados e também pelo tempo. Se fechar a fase em até 30 segundos, ganhará o
bônus de 50 mil pontos. A partir de 30 mil pontos computados ao final da fase,
de uma só vez, você ganha um Continue. E a cada 50 mil pontos, ganha uma vida. O
segundo elemento é novamente o Tempo. Você tem os mesmos 10:00 minutos para terminar a
fase, sendo que quando for atingido esse tempo, o personagem morrerá e será dada
a tela de Time Over. O terceiro elemento é o contador de anéis.
Ele conta o número de anel momentâneo. Quando um inimigo
lhe tirar todos os anéis, o contador volta do zero, mas há a possibilidade de
resgatar alguns, agora em Sonic 2 é possível coletar mais do que em Sonic 1. Na primeira vez que você atinge 100 e 200 anéis você adquire
uma vida extra. E agora o game oferece um exclusivo bônus para quem conseguir
pegar todos os anéis: é o Perfect Bônus, que dá 50 mil pontos (1 vida) ao
jogador. Por fim, temos o contador de vidas, que chega
até zero. Após isso é dado o Game Over, com a possibilidade do personagem
ganhar um Continue (3 vidas extras), nas telas de contagem de pontos.
Enredo
Não há enredo. É apenas o Sonic 2
com o Knuckles.
Análise Técnica
O efeito prático do game é o de um hack: ou seja, é
exatamente o Sonic 2 com o Knuckles no lugar. No restante é tudo igual, até
porque é a função do cartucho apenas colocar o Knuckles no lugar do Sonic.
Diferente já para o Sonic 3, que ao que tudo indica, foi pré-programado para
receber o Sonic & Knuckles.
Habilidades
Knuckles segue individualmente e nas fases em que
precisará do Tornado (Sky Chase e Wing Fortress) será Tails quem vai pilotá-lo.
As habilidades são iguais às de Sonic.
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Pulo:
quando o Sonic pula, ele vira uma verdadeira bola, que devasta com tudo
que há pela frente! Basta pressionar A, B ou C |
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Giro
Supersônico: quando o personagem estiver com velocidade, aperte para
baixo e ele fará essa habilidade, com a qual ganha velocidade e destrói
inimigos facilmente |
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Planar:
Knuckles pode alcançar lugares secretos e acessar determinados locais
longínquos com maior facilidade: para isso, o personagem pode planar.
Para fazer é bem simples: basta apertar duas vezes o botão de pulo.
Quanto mais do alto você sair, maior velocidade vai alcançar. É possível
destruir inimigos dessa forma. Habilidade exclusiva do Knuckles. |
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Escalar Paredes:
outra habilidade exclusiva do
Knuckles é a de escalar paredes. Usando os ossos de sua mão, ele vai
facilmente subir pelas paredes e achar locais secretos. Para fazer é bem
simples: basta planar e direcionar o personagem contra uma parede. |
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SpinDash: segure para baixo, e com ele segurado, aperte A, B ou
C. Quanto mais você apertar esses botões, maior impulso vai conseguir.
Com essa habilidade você consegue muito mais velocidade, para fazer
subidas e acertar inimigos. |
Fases
São exatamente as mesmas do Sonic 2 normal, e são as mesmas dicas a serem
dadas.
Emerald
Hill: cenário tropical em que você poderá juntar as sete Esmeraldas do Caos
já nesta fase. Algumas paredes possuem acessos secretos, onde você poderá pegar
vidas, anéis e escudo. Dica: para destruir o macaco-robô que fica atirando
cocos, acerte-o por baixo ou plane em sua direção. Chefe:
muito fácil, basta tomar cuidado com o parafuso gigante na parte da frente e
acertar oito vezes pela parte de cima. Fique atento: quanto você fizer a sétima
batida, quando o chefe voltar, ele vai soltar o parafuso.
Chemical
Plant: uma velha indústria química, cheia de labirintos e caminhos
alternativos. Cuidado com o rio poluído (Mega Mack), nele não há como tomar
fôlego, por isso, se você cair nele trate de sair logo. É a melhor fase para se
explorar a escalada de paredes. Dica: tome cuidado com
os robôs-garras e lembre-se que os caminhos de cima são sempre mais rápidos e
mais fáceis. Dica: com o Knuckles surgem 3 vidas extras ao todo em monitores nos
atos 1 e 2. Chefe: fica mais difícil do que quando se joga com o Sonic. Ao
contrário do ouriço, Knuckles não pode ficar agachado, porque se não irá perder
anéis quando o chefe jogar o líquido tóxico. Acerte-o oito vezes quando ele for
coletá-lo.
Aquatic
Ruin: as belas e bonitas ruínas aquáticas revelam um cenário cheio de
obstáculos de uma cidade antiga: muitas lanças surgirão das colunas. No caminho
aquático, basta pegar fôlego no aglomerado de bolhas, quando sair a bolha maior.
Dica: cuidado com os robôs que surgem das paredes. Para isso é sempre
recomendável passar por elas com o SpinDash. O caminho de cima também é o mais
fácil e mais rápido. Chefe: ele vai fazer surgir duas colunas enorme. Dessas
colunas sairão algumas flechas que você precisa tomar cuidado. Para derrotá-lo,
suba nas flechas e acerte Robotnik oito vezes.
Casino
Night: cenário noturno e dia de jogatina! Uma fase cheia de luzes como um
verdadeiro cassino. Você poderá se divertir - e de quebra coletar anéis - nos
slots. Há também slots de pontuação apenas. As paredes às vezes guardam
passagens secretas. Curiosidade: o número de slots de pontos foi diminuído. Dica: use os elevadores para subir de níveis e nas molas,
segure o botão de pulo, para poder sair delas. Dica: clique
aqui para ver o que
você pode ganhar no Casino. Chefe: um pouco complicado, mas nada demais. Nunca
acerte-o por baixo, porque ora ele vai deixar eletricidade e ora vai soltar uma
bomba que se estilhaça no chão. Use o spindash para subir até uma parede, e
quando der a altura certa use o botão de pulo para Knuckles acertar o chefe de
lado. Ou use os travessões de pinball para jogar Knuckles para cima e quando ele
cair acertar Robotnik.
Hill
Top: um lindo cenário vulcânico, onde você deverá tomar muito cuidado para
não cair no fogo. Terremotos poderão acontecer e complicar a sua vida. Dica: no
segundo ato, quando começar o terremoto, procure um acesso secreto onde terá uma
invencibilidade. Com isso, o seu trabalho será reduzido em 90%. Chefe: parecido
com o de Marble Zone, acerte-o quando ele se levantar do fogo, tomando cuidado
para não cair no fogo após ele descer. Quando ele mirar, vai atear fogo na
plataforma toda, por isso pule para o outro lado. Oito batidas.
Mystic
Cave: agora é a vez de uma floresta escura e obscura. Cuidado com os
inúmeros obstáculos, como as paredes móveis com espinho. Dica: para matar o
vagalume, espere ele parar de piscar. Dica: para abrir pontes e acessar lugares,
pule nos cipós. Chefe: cuidado quando começar a cair objetos, os pontudos
poderão tirar seus anéis. Acerte o cheque quando ele descer. Depois disso, ele
vai virar os parafusos para frente, agora você pode acertá-lo por cima. Depois,
ele virará os parafusos para cima, agora você pode acertar por baixo, mesmo no
fogo, que não vai tirar seus anéis. Oito batidas como sempre.
Oil
Ocean: uma usina poluiu toda a água, virando óleo puro. Knuckles foi parar lá
dentro e precisa sair! É uma fase muito bonita. Dica: quando cair no óleo, fique
pulando para não morrer. Chefe: parecido com o da Hill Top. Robotnik vai surgir
do óleo, momento de você atingi-lo. Após isso, ele vai atirar garras mecânicas
para as plataformas: tenha cuidado. Oito vezes e pronto!

Metropolis:
uma super moderna cidade, cheias de transportadores, inimigos, magma e
esmagadores. Muita atenção! É a única fase do jogo em três atos. Dica: nos
círculos giratórios, basta seguir normal. Dica: as paredes com telas costumam
esconder acessos secretos. Dica: cuidado com o louva-a-deus mecânico, ele vai
atirar as suas garras, que ficarão como um bumerangue. Dica: use as porcas para
subir e tome cuidado para não se esmagar. Dica: cuidado com as estrelas, elas
vão explodir e soltar destroços por todo lado, especialmente quando você estiver
no parafuso. Chefe: Robotnik ficará envolvido por 7 bolas que formarão uma
espécie de balão que representa o Robotnik. Pegue impulso e salte sobre o chefe
para elas não te acertarem. Quando o chefe se levantar, vá para o canto direito
e se abaixe, pois as bolas vão ficar girando. Depois disso, elas vão rodar em
frente ao chefe, momento de acertá-lo. Quando fizer isso, ele vai soltar o
primeiro balão. Faça isso 7 vezes e por fim acerte mais uma vez o chefe.
Sky
Chase: uma linda perseguição no céu, sem maiores segredos. Você vai através
do tornado. Use para cima para o avião subir e para baixo para ele descer. Você
pode - e deve - pular para acertar os inimigos, sempre por cima deles. Fase sem
chefe, após ela a perseguição prossegue na Fortaleza Voadora. O avião de Tails
será atingido e Knuckles segue na fortaleza.
Wing
Fortress: chegou a hora do desafio final. Agora você vai enfrentar a
Fortaleza Voadora, repleta de perigos. Logo no começo, o avião de Tails será
atingido e você precisará pular na plataforma, se não vai cair e morrer. Na
fortaleza, tome muito cuidado com as hélices. Dica: tenha calma quando você
precisará atravessar o cenário com as plataformas que surgem e desaparecem na
parte externa (essa parte está logo depois de você sair voando e se apoiando nas
placas externas da fortaleza). Procure pular na primeira logo que ela estiver
acessível e agora você tem que ser rápido. É possível chegar ao final apenas
planando a partir da antepenúltima plataforma. No outro lado, a dificuldade será
passar sem cair. Você pode pegar impulso e plantar ou usar aquele acelerador. E dê um spindash em
sentido contrário a ele. Não faça mais nada, você vai automaticamente ao outro
lado. Lá, tome cuidado para não pegar o outro acelerador e cair no abismo de
novo. Chefe: poderoso canhão laser. Acerte por baixo antes que ele dispare o
laser. Oito vezes.

Death Egg:
chegou a hora da batalha final. Na primeira etapa, você enfrentará Silver Sonic.
Acerte-o na cabeça, nunca nos espinhos. Tome cuidado com o giro super sônico
dele. Se passar, você enfrenta o chefão final. Nele é preciso ter calma.
Acerte-o logo que começar o chefe, e aproveite os momentos em que ele estiver se
preparando para subir (nunca tente acertar com as garras na frente). Depois, ele
vai te mirar. Deixe mirar num canto e saia correndo. Volte e acerte quando ele
estiver terminado de se abaixar (se você pular exatamente quando ele se abaixar,
vai morrer), quando fizer isso corra para o outro lado e pule para a garra não
te acertar. Depois ele soltrará a outra garra. Você pode acertá-lo de novo.
Agora, repita o procedimento até dar as 12 batidas. Detonado completo do jogo na
seção Detonados.
Special
Stage

São os mesmos e em número de 7. São acessíveis nos postes quando você junta mais de 50 anéis. É
realmente muito difícil não pegar todas as esmeraldas, porque há poste até a
fase da Wing Fortress. Já na Emerald Hill é possível ter 7 estágios. O estágio é
bem simples: é uma corrida, em que você tem que juntar o número de anéis que for
pedido, sempre tomando cuidado com as bombas. Coletando as sete esmeraldas,
quando você juntar 50 anéis e for pular, Knuckles vai usar o poder das esmeraldas
para virar Super Knuckles, que é invencível, mais rápido e ágil e o Knuckles fica
numa cor mais brilhante e rósea. A tela do Estágio Especial é bem simples: há só um contador de
anéis, e quando está para chegar perto do próximo checkpoint (são três por
pista), ele vai avisar quantos anéis estão faltando. Curiosidade: não há o
marcador "Knuckles" em cima do contador de anéis como há em Sonic 2 para o Tails
e para o Sonic, o que mostra mais uma vez que o jogo é apenas a exclusão de
todas as partes do Tails e a simples substituição de tudo que envolve Sonic para
Knuckles. Para virar Super Knuckles você precisa ter mais de 50 anéis e dar dois
pulos em seguida. Apenas para lembrar: ele consumirá os anéis.
Curiosidades
Dica com data do jogo: assim como
em Sonic 2 a dica do Debug Mode é a data de lançamento de Sonic 2, em Sonic 2 &
Knuckles a dica corresponde à data de lançamento de Sonic & Knuckles nos EUA, ou
seja, as músicas 01, 09, 09, 04, 01, 00, 01, 08, ou seja, 18/10/1994.
Ficha Técnica
Avaliação |
Prós/Contras |
Gráficos:
8,5 |
Prós: com Knuckles
é possível explorar novas áreas que com o Sonic
eram ou inacessíveis ou muito difíceis de serem
acessadas.
Contras: não é bem
um ponto negativo pois o jogo foi feito para
isso, mas pode-se citar o fato de que é apenas o
Knuckles no Sonic 2. |
Som:
9,0 |
Jogabilidade:
9,5 |
Diversão:
9,5 |
Nota Geral:
9,1 |
Por: Hyper Knuckles |
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