SONIC 3D BLAST |
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Sonic 3D Blast foi um jogo único para o ouriço. Foi o primeiro que introduziu um sistema 3D e passou por três diferentes plataformas. Apesar de alguns poréms, o sucesso foi grande e assim o game marcou grande presença no Sega Saturn e no PC. Com gráficos melhores e uma bela trilha, Traveller’s Tales ganhou fama e produziu ainda mais um jogo no lugar da Sonic Team, além de outros projetos. Para quem já enjoou do “falso 3D” do Mega, não vai achar muita coisa nova neste título. Pra quem nunca jogou Sonic 3D Blast, já está mais que na hora de dar uma conferida! Novidades O game não possui nenhuma diferença crucial comparado à versão do PC. Já a de Mega Drive...O game possui um cenário mais polido. Isso já é possível de se perceber olhando o chão das fases. Por exemplo, em Rusty Ruins, o chão tem algumas falhas. Pisando nelas, o chão pode subir ou descer um pouco. A trilha é mais superior que a de Mega Drive, os efeitos sonoros foram mais digitalizados. Cada zona agora possui uma música diferente que combina muito bem com o cenário, além da qualidade. O gráfico em geral está mais “leve” sem a presença de muitos pixels no cenário e nos personagens. Há também efeitos cosméticos. Pausando o game, é possível ver o mapa da fase e saber sua localização e ao terminar a fase, a tela de Score está mais agradável. Fora isso, os cenários foram incrementados, existem zonas em que até chove! A tela de título mudou e ainda há um pequeno vídeo de apresentação bem simpático. O Sound Test também está presente. Já a jogabilidade está melhor do que nunca! Os botões do Sega Saturn são macios e facilitam a sua tarefa. E Sonic parece estar melhor “regulado” que antes. Tudo ainda é bastante difícil, mas agora o jogador pode ter mais controle sobre Sonic. Vale lembrar que agora o game possui Loading. O Special Stage talvez seja um dos mais bem feitos dos jogos de Sonic. Entregando cinqüenta Rings para Tails ou Knuckles, você pega uma “carona” muito legal até o Special Stage. Tudo lembra Sonic 2. Seu objetivo é pegar um número determinado de Rings. O melhor de tudo é encarar os loops, túneis, springs para coletar Rings. O gráfico ficou ótimo (o Sonic aqui é um pouco diferente da versão 3D Blast) e o cenário é todo colorido. Por fim, vale mencionar os itens do jogo, que são os mesmos da versão do Mega Drive:
Ao lado temos a tela do jogo. Bem diferente das telas dos outros games, ela não apresenta o contador de tempo e de score. O contador de anéis continua presente, valendo a regra de que no primeiro 100 e 200 anéis é dada uma vida extra. O contador de vida está presente na tela inferior esquerda. Após zerado, é dada a tela de Game Over, havendo a possibilidade do jogador ganhar um Continue desde que junte 10 ou mais medalhas do Sonic ao longo das fases. No canto inferior direito há o contador de flickies. São sempre 5 por etapa. O símbolo de Robotnik representa o total que falta pegar, e os de flickies representam o tanto que você já pegou. Porém, o fato de o jogo não apresentar a tela de contador de tempo e score não impede que eles existam. Ao final de cada fase haverá a contabilidade dos bônus do jogo, que resultarão em score. Você ganha ponto a cada flickie salvo. Cada um individualmente dá 100 pontos, mas se você juntar todos de uma vez, haverá uma progressão geométrica de 2, de modo que no primeiro flickie você vai ganhar 100 pontos, no segundo 200, no terceiro 400, depois 800 e finalmente 1600. Além desses pontos, ao final de cada fase será contabilizado os seguintes bônus: Tempo (50 000 com menos de 0:30, 10 000 com 0:30 a 1:00 e outras faixas), Anéis (cada um vale 100), Flicky (1 000 por flicky) e finalmente o do Estágio de Knuckles e de Tails (que leva em conta o número de vezes que você acessou, quantos anéis pegou, se juntou a esmeralda ou não, dentre outros elementos). Não é concedida vida para a junção de 50 mil pontos. Sobre o tempo de jogo, é possível passar dos 10 minutos. Quando isso ocorrer, na tela de contagem de pontos, será dada a mensagem "Too Long" para o tempo.
Os Flickies Cada Ring carrega no máximo cinco Flickies. Entregando os cinco, você prossegue com a fase. Ainda podem surgir mais cinco Flickies precisando de resgate. Resgate-os e procure por um novo Ring gigante. Quanto mais Flickies entregar de uma só vez ao Ring, mais pontos o jogador ganha. Muito cuidado ao andar com eles,
pois caso Sonic seja atacado, os Flickies separam-se. Sendo assim, você precisa
recuperá-los rapidamente. Eles também podem ser separados quando são golpeados.
A tarefa está ainda mais difícil no PC, então é preciso muita atenção. Flickie Rosa: Outra Flickie muito fácil de achar. Sua única diferença entre o Flickie Azul, é que ela não lhe segue, caso golpeada. Mesmo assim ela fica parada esperando até que o jogador lhe encontre Flickie Vermelho: Um dos mais chatos. Ele fica pulando em várias direções e é bastante chato de pegá-lo. Tome cuidado para ele não ser atingido, pois o mesmo pode lhe trazer uma dor de cabeça tremenda. Flickie Verde: É o mais burro de todos. Quando se perde anda para direção oposta e dificilmente fica quieto. E para piorar, sempre acaba caindo num lugar cheio de espinhos, o que dificulta ainda mais o jogador. Enredo
Os Flickies são misteriosos pássaros. Eles vivem em outra dimensão e podem viajar para qualquer lugar através de imensas Rings. Eggman tentou aprender mais sobre esses pássaros. Seu terrível plano é transformar os Flickies em robôs para procurar pelas Chaos Emeralds. Assim ele conseguirá dominar o mundo! Infelizmente quando Sonic foi visitar a ilha dos Flickies, encontrou somente robôs. Sua missão é libertar todos os Flickies, levá-los para um lugar seguro e acabar de uma vez por todas com os planos de Eggman! Análise Técnica
É a melhor versão das três. A jogabilidade é simplesmente a melhor e agora é difícil ter problemas com a movimentação de Sonic no cenário. A trilha e os efeitos de som foram digitalizados e estão muito melhores. Os gráficos que eram ótimos na versão 16 Bits foram ainda mais melhorados e os Special Stages apresentam um belo gráfico 3D, além dos efeitos adicionados ao cenário. Os Special Stages é o melhor do game sem dúvidas. O que peca é que nenhuma, personagem ou um modo 2 Players foi adicionado.
Personagens e habilidades
Fases
Rusty Ruin: Explore bem as ruínas, pois elas sempre guardam passagens secretas com Tails e Knuckles te esperando para um Special Stage. Pisando no painel com “ventilador” Sonic ficará girando e assim pode destruir pilastras. O chefe de Mystic Ruins é bem simples. Quando Eggman está agora dentro de uma estátua. Quando sua mão tentar lhe amassar, fuja rapidamente e pule em cima dela, para depois poder acertar o gorducho mais acima. Só tome cuidado com os tiros da estátua.
Spring Stadium: Com certeza a pior fase. Spring Stadium é um lugar repleto de Springs e espinhos que irão lhe causar muita dor de cabeça. Aqui, achar os Flickies é uma tarefa bastante chata! Eggman agora volta na sua nave com um novo par de garras. Espere-o descer para tentar lhe acertar, dê um golpe nele e fuja em seguida. Não vá muito rápido, pois o local está infestado de espinhos.
Diamond Dust: Ótima zona que lembra muito a Ice Cap. Em Diamond Dust, existem muitos loops e quedas escorregadias. Só não vá ficar congelado com pequenas máquinas que jogam gelo em você de vez em quando. O chefe é típico de todos os jogos antigos do ouriço. Eggman chega com pequenas “bolas” envolvendo sua nave. Espere-o descer e simplesmente acerte-o. Preste atenção, pois essas bolas soltam um vapor congelante. Além disso, Eggman joga uns pequenos bonecos de gelo que explodem.
Volcano Valley: Sonic agora está dentro de um vulcão em erupção! Passe com precaução pelas labaredas de fogo e nunca vá rápido demais...Sempre existe um abismo cheio de lava esperando a sua queda. Eggman agora é bem complicado. Ele se localiza no centro da fase, mas existe um mecanismo que solta labaredas de fogo na sua direção. Desvie do fogo, pule em cima da construção com cuidado para não cair na lava e acerte Eggman.
Gene Gadget: Fase eletrônica muito difícil, mas bem legal. Passe por tubulações e encare os robôs para assim libertar os Flickies. Passe rápido pelo chão que está eletrocutado e vá com calma quando Sonic estiver flutuando pelos pequenos ventiladores. Aqui, para derrotar Eggman, precisa de uma boa coordenação. Sonic fica numa esteira que está sempre indo à direção oposta de Eggman. Caso fique parado, você pode morrer para um punhado de espinhos lá atrás. Mantenha um pouco de velocidade e pule por cima de alguns espinhos que irão aparecer pela esteira. Num certo ponto, Eggman dá uma pequena descida com a nave. Aproveite para acertá-lo e repita o processo. Tome cuidado com seus mísseis.
Panic Puppet: Última fase. Aqui há um fato bem interessante, pois os Flickies agora estão encapsulados em pequenas máquinas ao invés de robôs. Para destruí-las, apenas dê um Spin Dash nelas. Use e abuse dos ventiladores em seu benefício em Panic Puppet e acione as alavancas pulando em cima delas, para trocar a direção de esteiras que podem levar Sonic a vários lugares. O chefão é bem difícil e possui três fases. Na primeira, fique embaixo da sombra de um de seus braços e quando ele descer para lhe esmagar, fuja imediatamente e acerte um ponto azul, que está brilhando no final de seu braço. Fazendo isso quatro vezes em cada dois braços, você vai para uma outra parte do chefe. Na segunda parte, desvie da labareda de fogo provocada pelo braço e acerte seu ponto azul. Fazendo isso quatro vezes nos dois braços, Sonic passa para a última parte. Nela, sua tarefa é desviar de pequenas bolas de espinhos que quicam e acertar o ponto azul do braço que fez o ataque. Destruindo novamente os dois braços, Eggman será destruído. Final Fight: Essa fase só pode ser aberta coletando todas as Chaos Emeralds. Nela, o jogador enfrenta o último chefe e assim poderá ver o final completo. O cenário é como se fosse uma fase. Acertando Eggman uma vez, ele corre para um outro lugar e cabe a você segui-lo. Em sua primeira forma, desvie dos tiros causados por sua mão e quando sua nave for para frente, acerte-a sem dó. Em sua segunda forma, desvie das labaredas de fogo e acerte-o quando for para frente. Na sua terceira forma, saia de perto das mãos para não ser amassado e acerte-o novamente. Em sua quarta forma, desvie dos foguetes e acerte Eggman. Na sua quinta forma, pule por cima dos tiros que ricochetam e acerte Eggman mais uma vez. Repetindo esse processo mais uma vez, ele será destruído. Lembre-se que demorando muito tempo na transição de um bloco para o outro (derrotando Eggman e passando para outro bloco), o cenário pode sumir fazendo Sonic morrer. Qualquer outra dúvida sobre esse chefe pode ser esclarecida na seção Detonados no vídeo do Skar, mostrando como se derrota este chefe. Special Stage
Para ter acesso à um Special Stage você precisa de ter no mínimo 50 Rings e entregar para Knuckles ou Tails, que estão espalhados em pontos estratégicos nas fases. Caso tenha entregue 50 Rings para Knuckles e conseguido pegar uma Chaos Emerald, ao acessar o bônus com o Tails nessa mesma zona, você apenas conseguirá uma vida. Para conseguir outra Chaos Emerald, é preciso passar da zona. Os Special Stages são praticamente iguais ao de Sonic 2. Sonic anda por uma imensa “estrada” na qual tem de coletar o número de Rings exigido.Chegando ao final com elas, o jogador recebe uma Chaos Emerald, ou uma vida. Existem diversas bombas espalhadas pelo local. Para desviar delas, uma boa alternativa é pular. É tudo bem difícil, pois a cada bônus feito com êxito, a velocidade aumenta. Curiosidades Traveller's Talles: O jogo Sonic 3D Blast foi o primeiro jogo do Sonic para Mega Drive não feito pela Sega. A Traveller's Talles é uma empresa britânica de Softwares e voltou a jogos do ouriço, com o Sonic R em 1997. Outros games feitos pela empresa incluem: Mickey Mania, Mickey's Wild Adventure, Toy Story, A Bug's Life e Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex. O game foi licenciado pela Sonic Team e publicado pela Sega. 3 Versões?: Sonic 3D Blast foi o primeiro jogo do ouriço que saiu em três plataformas. A primeira foi o Mega Drive. A segunda foi no Sega Saturn e a terceira para PC. A versão de Sega Saturn e PC possuem o gráfico um pouco mais limpo e uma trilha sonora de melhor qualidade que a do Mega. Mas o que difere as três versões são os Special Stages. Cada versão possui um bônus diferente da outra. O objetivo é o mesmo: coletar Rings até o final e ganhar a Chaos Emerald, porém, é um fato bem interessante. A melhor versão sem dúvidas é a do Sega Saturn que contem loops, túneis, springs e um visual muito legal fazendo dela o game do ouriço com o melhor Special Stage de todos! Versão Japonesa: A versão japonesa do Sonic 3D Blast foi lançada apenas em 1999. Ela tem algumas correções: a primeira é o trque de seleção de fases, diferente da Ocidental; a segunda são os loadings menores; a terceira são correções de bugs; a quarta é bem interessante: se você pega vida, a música volta da onde parou e não desde o início. Ficha Técnica
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