SONIC CD |
|
|
Em 1992 o jogo Sonic the Hedgehog 2 foi o game mais esperado do ano. A todo momento revistas divulgavam mais e mais fotos até o ponto do protótipo do jogo ter se espalhado por todo o mundo. Foi neste contexto que foi divulgada a notícia de que o jogo teria viagens no tempo, de modo que o Sonic poderia ir ao futuro e ao passado. Dizia uma revista da época: "Sonic e Tails podem viajar no tempo, saltando da era dos dinossauros até o futuro controlado por máquinas". Sonic 2 foi lançado e os fãs viram que não havia nada disso, embora ainda houvesse um ótimo game. O projeto talvez teria sido adiado para um ano depois em que, com maior desenvolvimento e empenho, a idéia foi concretizada e serviu como o grande pretexto para o lançamento de um jogo do ouriço nas incríveis mídias digitais, ainda novidade na época. Assim nasce Sonic CD para Sega CD, trazendo consigo o mundo de Sonic dentro de um CD, apresentando uma incrível e inesquecível trilha sonora e vídeos que lembram um verdadeiro anime. Novidades O Sonic é um ouriço azul de incrível velocidade. A vida do ouriço é tão agitada quanto ele: a todo momento Dr. Robotnik, um cientista terrível, está a arrumar planos para detê-lo. Mas Sonic sempre se salva com sua esperteza e agilidade. O plano de Robotnik é sempre o mesmo: enquanto ele inventa alguma engenhoca à prova de Sonic, ele utiliza um exército de robôs - badniks - para darem um jeito de segurar o Sonic. Não sendo suficiente, o confronto é no mano-a-mano. Nesta nova aventura o Sonic deve voltar ao passado para destruir o Transportador de Robôs. Quando isso acontecer todos os badniks serão destruídos. Com isso o ouriço vai salvar o futuro. Mas se não conseguir achar esse transportador, o futuro estará para sempre comprometido. O jogo é composto de 7 fases divididas em três atos cada. O objetivo é juntar o máximo de anéis possíveis e voltar ao passado para salvar o futuro. Os anéis servem para evitar que o Sonic morra quando for atingido por um obstáculo ou badnik. Quanto mais anéis o ouriço estiver, mais invulnerável ele estará. Quando for atingido, porém, o Sonic perderá todos os anéis, mas é sempre possível resgatar alguns. Além dos anéis, ao longo das fases você encontrará também inúmeros monitores. Eles escondem itens secretos, que vão desde anéis extras a invencibilidade, velocidade extra e muito mais. Para poder pegar estes itens, basta estourar os monitores, que são:
O progresso do jogo poderá ser salvo por meio de checkpoints, que são postes espalhados ao longo das fases. Quando você morrer, você voltará diretamente neles. Ao longo das fases estão espalhadas várias placas que contêm a indicação "Past" ou "Future". Aqui começa a grande novidade do game. Tocando essas placas, o Sonic poderá viajar no tempo quando atingir altas velocidades. Quando isso ocorrer, várias estrelas acompanharão o ouriço que numa explosão romperá a barreira do tempo. Você sempre começa jogando no presente. Primeiro deve pegar uma placa de Past, para poder viajar ao passado. Lá, é preciso deter as Máquinas Transportadoras de Robôs. Após destrui-la, você pode concluir a fase no passado ou se preferir pode pegar uma placa Future para ir ao presente. Do presente a placa Future te levará ao futuro, que poderá ser Bom (se você destrui o Transportador de Robôs) ou Ruim (se você não destruiu). No ato 3 você enfrentará o Robotnik diretamente no futuro, que poderá ser bom ou ruim, dependendo se você destruiu os transportadores dos atos 1 e 2. Metal Sonic raptou todos os animais do planeta e os aprisionou em algum lugar do passado. Para salvá-los você deve procurar um holograma do Metal Sonic no passado. Após destrui-lo os animais serão libertados em todos os tempos. No passado e no futuro, tendo destruído o holograma ou não, os badniks liberam sementes de flores. O final dos atos 1 e 2 é representado por uma placa. Após ela é feita a contagem de pontos. No ato 3 haverá uma Cápsula de Aprisionamento, que após destruída liberam as sementes das flores. Assim, os elementos principais do jogo são:
Enredo A ação do jogo se passa no misterioso no Little Planet. Este planeta abriga as sete Pedras do Tempo: quem as possui pode controlar o tempo. Com o controle do tempo nada poderia conter o Dr. Robotnik. O malvado cientista, é claro, armou o seu plano para dominar o pequeno planeta onde se passa o jogo através das Pedras do Tempo, para que o futuro ficasse para sempre comprometido. Para isso, Robotnik criou Metal Sonic, um robô metálico baseado no Sonic, mas que possui muito mais habilidades. Além diso, o vilão ainda por cima seqüestrou a ouriça Amy Rose, a maior fã do Sonic. Robotnik retirou todos os limites do tempo do pequeno planeta e colocou máquinas-robô no passado para poder controlar o futuro. Essas máquinas impedem que o futuro seja bom, por isso chamado de "Bad Future". Agora Sonic tem que destruir as máquinas-robô, coletar as sete Pedras do Tempo, salvar a Amy e lutar contra Metal Sonic no minúsculo planeta onde o tempo não tem sentido... Análise Técnica
O jogo é sensacional. O padrão gráfico segue o estilo do Sonic 1. A razão é o fato de o jogo ter sido produzido pela Sega of Japan, os mesmos produtores do primeiro jogo. São gráficos limpos e com belas construções. As músicas são o grande forte do jogo: com a tecnologia do CD não há limitação quanto ao uso das músicas. Por este motivo, as músicas são compostas em altíssima qualidade. Muitas possuem fundo vocal. A música-tema do jogo na versão Americana - Sonic Boom - é totalmente cantada, algo simplesmente incrível. À tela-título segue-se um vídeo animado em que o Sonic tenta seguir Dr. Robotnik. O desenho animado de apenas 1 minuto foi feito pela Toei Animation, a mesma produtora de Digimon. O encerramento do jogo também é em desenho animado. A jogabilidade é outro ponto interessante: agora o Sonic ganhou uma nova e exclusiva habilidade do jogo: com ela o Sonic pode atingir altas velocidades sem precisar usar o SpinDash. A versão de PC apresenta os vídeos com pequenas modificações, mostrando trechos diferentes. A versão para PC possui também tela título diferente, mais bem desenhada. Personagens e Habilidades O jogo possui quatro personagens: Sonic, o protagonista do jogo e o nosso conhecido herói; Amy the Rose, uma ouriço rosa que é a fã número 1 do Sonic. Ela deu um jeito de atrapalhar a aventura do Sonic para dar-lhe uns beijos, o ouriço consegue fugir. A pequena ouriça não desiste e acaba sendo raptada por Metal Sonic, uma robô baseado no Sonic feito por Dr. Robotnik para ajudá-lo a derrotar o Sonic e pegar as Time Stones. Dr. Robotnik é o grande vilão, um cientista de QI 300, mas que não consegue ser tão ágil quanto seu desafeto, o Sonic. O único personagem jogável é o Sonic, cujas habilidades são:
Fases As fases lembram muito as de Sonic the Hedgehog. A Palmtree Panic lembra a Green Hill; a Tidal Tempest lembra a Aquatic Ruin; dentre outras. São ao todo 7 fases, divididas em 3 sub-atos. Nos dois primeiros parte-se do presente. No ato 3 parte-se do Futuro e você enfrenta Dr. Robotnik. Em Metallic Madness você enfrenta uma difícil corrida contra o Metal Sonic.
Stardust Speedway: zona de alta velocidade, onde você encontrará aceleradores pela fase. Possui muitos caminhos diferentes. Na primeira vez você vai quebrar a cabeça um pouco para conseguir chegar até o final. Há inúmeros obstáculos ao longo dos atos e pedaços onde você poderá ficar preso em salas. Chefe: uma dificílima corrida contra Metal Sonic. Não é para você acertá-lo, mas apenas correr, correr, correr e correr até chega ao final da fase. Amy será libertada.
Special Stage
Em Sonic CD os estágios especiais dão uma Time Stone e não uma Esmeralda. Times Stones são as pedras do tempo, que Robotnik quer pegar para controlar o tempo. Sonic precisa coletá-las e salvá-las do perigo do vilão. Para acessar o estágio encerre os atos 1 e 2 com mais de 50 anéis e entre no anel gigantesco que se forma ao final da fase, da mesma forma que no primeiro jogo do Sonic. O Estágio é um enorme campo onde você correrá por todas as direções. Você precisa destruir os Ufos. A tela do estágio apresenta o contador de ufos, que decresce até zerar. Para fazer isso você tem 99 segundos. Mas atenção: cada segundo na água faz descontar 10 segundos no jogo. Jamais pule nela. Aproveite os ventiladores para conseguir detonar facilmente os ufos. Quando o tempo chegar a 20 segundos, um ufo azul surgirá e quando você o detonar ele dará 30 segundos. Os outros ufos concedem itens especiais, como anéis e velocidade. Para fechar o game com o verdadeiro final além do Good Future é necessário ter também as sete Time Stones. Como não há as esmeraldas do Caos, não haverá o Super Sonic. Time Attack O jogo é composto de um modo chamado Time Attack. Este modo serve para você utilizar as fases apenas para bater o melhor tempo. Neste modo vale apenas o tempo. Então, não perca tempo coletando anéis, itens ou destruindo badniks. Apenas siga as fases procurando o melhor caminho e o melhor tempo. O contador começa com 084'00"00 e vai decrescendo à medida que você vai gravando tempos. Se você fechar as fases do Time Attack com pouco tempo, poderá liberar três menus secretos. Menus Secretos
Curiosidades Reiniciar a fase: caso você queira reiniciar a fase, basta apertar START e segurar A+B+C. Um nível deletado: é fato que Sonic CD possui uma fase deletada. No Little Planet é possível ver uma fase de Deserto, entretanto o jogo não tem nada parecido. A teoria diz que ali poderia ser a Dust Hill, a fase perdida dos jogos do Sonic. Uma curiosidade é que na versão para PC há uma nível deletado, que seria a fase número 3. Logo, essa possível fase de deserto seria o terceiro nível do jogo. Trilha sonora diferente: o jogo possui duas trilhas sonoras. A primeira é a original desenvolvida pela Sega of Japan. que tem como música-tema a música You Can do Anything e Cosmic Eternity. Essa versão foi a utilizada na Europa também. Já na América, a SoA utilizou outro padrão musical, sendo a música-tema somente Sonic Boom em sua versão full e a resumida. As músicas do passado de ambos os jogos são as mesmas. Green Hills Remixada? A música You Can do Anything foi baseada na música da fase Green Hills do game Sonic 2 do Master System. A mesma música ainda foi utilizada também de forma semelhante em Sonic Drift, na música de invencibilidade.
See you Next Game: o jogo possui também mais de 5 telas secretas, as quais você confere na seção Dicas. Numa delas há uma foto de Tails em frente a um carro em que ele diz: "See you Next Game". A imagem é provavelmente uma referência ao game Sonic Drift para Game Gear, em que o personagem corre através de um carro bem semelhante. Mas na internet existe uma segunda versão para esta imagem. O carro que aparece junto de Tails seria um Caterham Seven (http://en.wikipedia.org/wiki/Caterham_Seven). O Tails apareceu dirigindo este carro em um Mangá que foi lançado um mês após Sonic CD. Seria assim um merchandising. Versão para PC: a versão para PC é quase igual ao jogo original. Dentre as diferenças, temos a tela-título, que é muito mais bem construída e nítida. Aqui nesta seção do site, utilizamos a foto-título original da versão para PC. Se você tiver oportunidade de comparar com a versão do Sega CD verá as diferenças nítidas. Os vídeos apresentam também pequenas diferenças. O game é incompatível com o Windows XP e foi lançado em duas versões. Somente a segunda versão pode ser jogada no sistema mais novo do Windows através de um Patch. Outra diferença está na fase Metallic Madness, conforme mais abaixo se dirá.
Monitores secretos: na versão Beta do jogo havia 4 monitores que não foram usados na versão final: um anel azul, um relógio, um S e um Óculos. Três desses monitores estão escondidos na versão final do jogo. Em Palmtree Panic Ato 3, ao se ativar o Debug Mode, e usar o modo Debug abaixo do chefe, é possível achar um local secreto com o monitor S e o relógio. Além disso, no próprio Debug Mode, somente na fase Palmtree Panic, é possível inserir o monitor de S, anel azul e Relógio. O Relógio congela as coisas. Os anéis deixam de se mexer e os badniks ficam parados. Provavelmente ele pararia o cronômetro também (no Debug Mode não há como saber se congela o tempo). O monitor S é uma espécie de Super Sonic falso: invencibilidade + Shield + Tênis Mágico. Já o monitor de anel azul não serve para nada... só faz um barulho de placa de fim de ato, reaproveitado em Knuckles' Chaotix, em que neste jogo, quando se está com o anel azul e se é atingido por um badnik, ao invés de espalhar todos os anéis, sai somente um grande anel, que se for pego traz todos os anéis anteriores de volta Curiosamente, o monitor de S também aparece no game Sonic 1, num bug gráfico na fase de fim de ato. Vide a seção Bugs do Sonic 1.
Parte Inacessível: na Metallic Madness Ato 2 na versão Sega CD o passado existe uma mola mal programada que não leva a lugar algum. Por isso a fase é interminável no passado. O local é logo depois do Transportador de Robôs. Para sair de lá, você tem que voltar ao Presente. Para isso, pode-se seguir num túnel que levará a uma placa entre duas molas. Na versão de PC (foto acima), o erro foi corrigido e a mola dá impulso suficiente para prosseguir na fase. Engraçado que na versão do Sega CD no Debug Mode nota-se que o trecho está construído, o erro foi apenas na programação da mola. Agradecimentos ao Super Solaris pela indicação. Comparação entre as versões: O vídeo abaixo postado no YouTube traz uma completíssima diferença entre as versões do jogo:
Sonic CD 2012: Sonic CD foi relançado no fim de 2011 e início de 2012 para PC, Playstation 3, Xbox 360, iOS e Android em HD e com o Tails jogável. Trata-se efetivamente de uma nova versão para sepultar de vez a versão original do game, feita para o obsoleto Windows 95. Como muitas coisas foram adicionadas nesta nova versão, faremos um review próprio para ela assim que for possível.
Amy ou Sally? O manual americano de Sonic CD chama a Amy de "Princess Sally". Infelizmente o manual brasileiro, que é sempre baseado no americano, também usou o nome Sally.
Versão Gems Collection: O game é um dos que compõe a coletânea Sonic Gems Collection. Há algumas diferenças para a versão clássica: 1) Na Tidal Tempest não há coloração na água; 2) Um dos Special Stages tem diferença no background; 3) O Debug Mode não serve para nada, já que não insere os itens; 4) Não há os créditos no encerramento; 5) A tela-título foi a versão de PC; 6) O Special Stage e o jogo rodam bem, a 60 frames. Ficha Técnica
|